Sei sulla pagina 1di 3

Álcool Absoluto

O álcool é um composto orgânico formado por um ou mais grupos oxidrila (OH) ligado a átomos de carbono saturados. Os álcoois mais comuns no nosso cotidiano são o metanol e o etanol, sendo empregados como combustíveis e reagentes químicos. O etanol combustível é obtido, principalmente, por meio da fermentação da cana-deaçúcar. O processo utilizado durante a produção do álcool pode gerar substâncias com maior ou menor teor de concentração. A destilação simples ou fracionada de etanol e água resulta numa concentração máxima de 95%.

Bio-óleo
O bio-óleo é um combustível renovável cuja matéria-prima é a biomassa, ou seja, substâncias de origem orgânica (vegetal, animal, etc.). Sua fabricação consiste numa série de transformações físico-químicas, que originam um líquido de coloração negra e bastante viscoso, podendo ser empregado na geração de energia elétrica, aquecimento doméstico, fertilizantes orgânicos, aditivos para combustíveis e como combustíveis (após ser refinado). A obtenção do bio-óleo se dá por meio da pirólise. Esse processo se caracteriza pela queima e degradação térmica da biomassa (serragem, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos agrícolas, casca de arroz, etc.) a temperaturas de 500 °C, na ausência total de oxigênio. O resultado origina carvão, aerossóis, vapores e ácido pirolígneo (que pode passar por mais uma transformação para se produzir metanol).

Biodiesel
O biodiesel é um combustível renovável e biodegradável, podendo ser obtido através do craqueamento, esterificação ou transesterificação. As principiais matérias-primas são o girassol, babaçu, amendoim, soja, mamona, dendê, além de gordura animal. Muito utilizado no processo de fabricação do biodiesel, a transesterificação consiste numa reação química da matéria-prima com etanol ou metanol, sendo estimulada por um catalisador.

Bioetanol
O bioetanol é um combustível obtido através da fermentação controlada e da destilação de resíduos vegetais, como o bagaço da cana-de-açúcar, a beterraba, trigo ou o milho. Todos esses produtos passam por processos físico-químicos (deslignificação, fermentação, destilação, etc.) até se transformarem em combustíveis. O produto final é altamente energético, podendo ser utilizado em automóveis adaptados para esse tipo de combustível. A produção é mais expressiva com a utilização da canade-açúcar como matéria-prima, visto que sua fermentação já proporciona açúcares. Aproximadamente 6.800 litros de bioetanol são produzidos com 80 toneladas de cana.

Biogás
Biogás é um tipo de gás inflamável produzido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano, por meio da ação de bactérias fermentadoras em matérias orgânicas. A fermentação acontece em determinados patamares de temperatura, umidade e acidez.

A matéria-prima usada na produção do biogás é de origem orgânica, são aproveitados materiais como esterco (humano e de animais), palhas, bagaço de vegetais e lixo. Essa fonte energética pode ser utilizada como combustível para fogões, motores e na geração de energia elétrica.

Biomassa
A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas. Essa fonte energética é renovável, pois a sua decomposição libera CO2 na atmosfera, que, durante seu ciclo, é transformado em hidratos de carbono, através da fotossíntese realizada pelas plantas. Nesse sentido, a utilização da biomassa, desde que controlada, não agride o meio ambiente, visto que a composição da atmosfera não é alterada de forma significativa.

BTL
O BTL, também chamado de Biomass-to-Liquids, consiste em um combustível líquido obtido através da pirólise rápida ou do Processo de Fischer-Tropsch. Esses métodos são responsáveis pela transformação da biomassa em gás e, em seguida, em líquido, dando origem ao biocombustível denominado BTL.

E85
A adição de pequenas porcentagens de etanol na gasolina é muito comum, no entanto, com o E85 a mistura é inversa. Esse combustível é composto por 85% de etanol e 15% de gasolina. A utilização dessa substância nos automóveis contribui para reduzir o lançamento de gases poluentes na atmosfera, visto que a combustão do E85 emite menos metano, dióxido de carbono e óxido nitroso. Esse fato é proporcionado em razão da grande concentração de etanol, que polui menos que a gasolina.

Etanol
O etanol pode ser obtido através da cana-de-açúcar, milho, beterraba, mandioca, batata, etc. A matéria-prima é submetida a uma fermentação alcoólica, com atuação do microorganismo Sacchromyces cerevisiae. Porém, a cana é a mais utilizada, pois apresenta maior produtividade. Após ser processado, o etanol pode ser utilizado puro (em motores adaptados) ou misturado com gasolina, como combustível.

Etanol Celulósico
Esse combustível se diferencia do etanol “comum” pela matéria-prima e pela forma de processamento. O etanol celulósico é fabricado por meio de reações químicas que promovem a quebra das cadeias dos principais polímeros que formam a estrutura das plantas: celulose, hemicelulose e pectina. Esse processo ocorre através da hidrólise enzimática ou da fermentação e destilação.

Metanol
O metanol, também chamado de álcool metílico e hidrato de metilo, é um biocombustível altamente inflamável. Essa substância pode ser obtida através da destilação destrutiva de madeiras (principal), processamento da cana-de-açúcar ou por meio de gases de origem fóssil. Suas propriedades químicas são semelhantes ao etanol, porém, a toxidade é bem superior.

Potrebbero piacerti anche