Sei sulla pagina 1di 14

COORDENAO DE ENGENHARIA ELTRICA

LABORATRIO DE CONVERSO ELETROMECNICA DE ENERGIA

Experimento 07 Banco Trifsico de Transformadores

Prof. Joel Rocha Pinto

Diose Martins Rafael Marani

090667 090704

Sorocaba - SP

2 Maio - 2012

FIGURAS
Figura 1.1 - Conexo dos enrolamentos de um transformador trifsico........5 Figura 1.2 - Ligao em estrela dos enrolamentos........................................6 Figura 1.3 - Ligao em tringulo dos enrolamentos.....................................6 Figura 1.4 - Ligao em zig-zag dos enrolamentos.......................................6 Figura 1.5 - Transformador trifsico com ligao Y-....................................7 Figura 1.6 - Transformador trifsico com ligao -Y....................................7 Figura 1.7 - Configuraes utilizadas em transformadores trifsicos............8

TABELAS
Tabela 5.1 - Dados obtidos na configurao Y/.........................................11

3 Tabela 5.2 - Dados obtidos na configurao /Y.........................................12

SUMRIO
1. Introduo...................................................................................................5 1.1. Formas de ligao de transformadores trifsicos...............................5 Os transformadores trifsicos podem ser ligados de diferentes formas em seus enrolamentos:...........................................................................................5 Ligao em zig-zag:...................................................................................6 Esta forma pressupe a partio de cada um dos trs enrolamentos em dois semi-enrolamentos, interligados da maneira apresentada na figura uma espcie de estrela desmembrada........................................................................6 1.2. Relao de Transformao.................................................................6 Lembrando que na conexo a tenso de fase igual a tenso de linha, ento a relao de transformao fica:..................................................................7 ....................................................................................................................7 ...................................................................................................................7 1.3. Banco Trifsico de Transformadores..................................................8 2. Objetivo.......................................................................................................8 3. Materiais Utilizados....................................................................................9 Procedimento ................................................................................................9 4.1 Ligao Y/..........................................................................................9 4.2 Ligao /Y........................................................................................10 Dados Obtidos..............................................................................................11 5.1 Ligao Y/........................................................................................11 5.2 Ligao /Y........................................................................................11 Questes......................................................................................................12 6.1 Demonstre as relaes de transformao de um transformador trifsico para as quatro ligaes: Y/, Y/Y, / e /Y..........................................13 6.2 Como feita a ligao delta aberto e quando aconselhvel a sua utilizao?.............................................................................................................13 Concluso.....................................................................................................14 8. Referncias..............................................................................................14

1. Introduo
O transformador um dos equipamentos eltricos de enorme utilizao, dado que permite ajustar tenses e correntes s necessidades existentes. Trs transformadores monofsicos podem ser ligados para formar um banco trifsico de quatro formas diferentes. Em todas as maneiras em que forem ligados, os enrolamentos esquerda so os primrios, aqueles a direita so os secundrios e cada enrolamento primrio tem como secundrio paralelo a ele. Um transformador trifsico constitudo de pelo menos trs enrolamentos no primrio e trs enrolamentos no secundrio, os quais podem estar conectados tanto em Y (estrela) quanto em (tringulo ou delta). A ligao em Y ou dos enrolamentos estabelecida atravs da conexo dos seus terminais.

Figura 1.1 - Conexo dos enrolamentos de um transformador trifsico

Essas vrias formas de conexo do origem aos quatro tipos de ligao dos transformadores trifsicos: (Y-Y), (Y-), (-Y) e (-). Cada um desses tipos possui propriedades diferentes que determinam o uso mais adequado conforme a aplicao. Os transformadores trifsicos so normalmente construdos de duas maneiras: em banco ou mononuclear. A escolha da associao adequada depende de diversos fatores como: acesso a neutro, bitola dos condutores por fase, sistema de aterramento, nvel de isolamento, defasagem angular requerida, etc.

1.1. Formas de ligao de transformadores trifsicos Os transformadores trifsicos podem ser ligados de diferentes formas em seus enrolamentos: Ligao estrela:

Figura 1.2 - Ligao em estrela dos enrolamentos

Ligao em tringulo:

Figura 1.3 - Ligao em tringulo dos enrolamentos

Ligao em zig-zag:

Figura 1.4 - Ligao em zig-zag dos enrolamentos

Esta forma pressupe a partio de cada um dos trs enrolamentos em dois semienrolamentos, interligados da maneira apresentada na figura uma espcie de estrela desmembrada.

1.2. Relao de Transformao Em transformadores trifsicos, a relao de transformao dada pelo quociente entre a tenso de linha do primrio e a tenso de linha do secundrio. De acordo com o tipo de conexo, a relao de transformao pode no ser igual relao de espiras. Isso acontece nas formas de conexo Y- e -Y. Seja um

7 banco trifsico de trs transformadores monofsicos ideais, conectados na forma Y-.

Figura 1.5 - Transformador trifsico com ligao Y-

Lembrando que na conexo a tenso de fase igual a tenso de linha, ento a relao de transformao fica:

Uma situao semelhante ser observada no caso de uma conexo -Y. Essa forma de ligao normalmente utilizada nos transformadores abaixadores de tenso nas redes urbanas de distribuio, em que os alimentadores primrios ficam conectados no lado primrio do transformador () e do lado secundrio (Y) saem os alimentadores secundrios de distribuio com neutro (220V e 127V).

Figura 1.6 - Transformador trifsico com ligao -Y

Nesse caso, a relao de transformao dada por:

8 1.3. Banco Trifsico de Transformadores A ligao Y- comumente usada para transformar uma alta tenso em uma mdia ou baixa. Uma das razes que assim existe um neutro para aterrar o lado de alta tenso. A ligao -Y comumente usada para transformar uma baixa ou mdia tenso em uma alta tenso. Em uma ligao - um transformador pode ser removido para reparo ou manuteno enquanto os outros dois continuam a funcionar como um banco trifsico com a potncia nominal reduzida em aproximadamente 58% do valor para o banco original (ligao delta-aberto). A ligao Y-Y raramente utilizada devido a dificuldade com fenmenos relativos a correntes de excitao.

Figura 1.7 - Configuraes utilizadas em transformadores trifsicos

2. Objetivo
Verificar as relaes entre correntes e as tenses de fase e de linha nas ligaes de transformadores trifsicos, bem como a relao de transformao.

3. Materiais Utilizados
2 multimedidores; 1 multmetro digital; 1 gaiola resistiva; 3 transformadores de 1 KVA com as seguintes ligaes: 110 V / 220 V / 440 V 9,1 A / 4,6 A / 2,3 A

Procedimento
4.1 Ligao Y/ Montou-se o circuito conforme a figura abaixo.

Figura 4.1 - Banco trifsico de transformadores em configurao Y/

10 Aplicou-se 190 V no primrio do banco trifsico de transformadores e registraram-se as tenses de linha (fase-fase) e fase (fase-neutro) e a corrente no primrio, cujo qual estava ligado na configurao Y, e tambm as correntes de linha e fase e a tenso no secundrio, cujo qual estava ligado em . Posteriormente ligou-se a carga no secundrio do banco, a gaiola resistiva em , na POSIO 1.

4.2 Ligao /Y Montou-se o circuito conforme a figura abaixo.

Figura 4.2 - Banco trifsico de transformadores em configurao /Y

Aplicou-se 111V no primrio do banco e aps essa etapa foram registrados os valores da tenso e correntes de linha e fase no primrio () e das tenses de linha e fase e a corrente do secundrio (Y), com a carga no secundrio, a gaiola resistiva em Y, na POSIO 1. Todos os dados e anlise encontram-se no item 5 (Dados Obtidos).

11

Dados Obtidos

5.1 Ligao Y/ Utilizando-se de dois multimedidores e um multmetro digital, foi possvel obter os seguintes dados:

Figura 5.1 - Dados obtidos na configurao Y/

Tabela 5.1 - Dados obtidos na configurao Y/

1 do Trafo 2 do Trafo

VLINHA (V) VFASE (V) ILINHA (A) IFASE (A) 190 110,9 2,93 2,93 203,9 203,9 1,952 1,209

Pode se observar que os valores obtidos esto dentro do esperado para um sistema trifsico, sendo que para ligao em Y (primrio do trafo) os valores das correntes de linha e fase so iguais e a relao da tenso de fase pela tenso de linha obedece a seguinte equao:

5.2 Ligao /Y

12 Utilizando os mesmos equipamentos de medio, foram observados os seguintes resultados:

Figura 5.2 - Dados obtidos na configurao /Y

Tabela 5.2 - Dados obtidos na configurao /Y

1 do Trafo 2 do Trafo

VLINHA (V) VFASE (V) ILINHA (A) IFASE (A) 111 111 4,95 2,85 351 199,2 1,11 1,11

Como j visto na ligao anterior, os dados obtidos tambm estiveram dentro do esperado para um sistema trifsico, sendo que para ligao em (primrio do trafo), os valores das tenses de linha e de fase so os mesmos e os valores das correntes obedecem a seguinte equao:

Questes

13 6.1 Demonstre as relaes de transformao de um transformador trifsico para as quatro ligaes: Y/, Y/Y, / e /Y. R: a=N1/N2, sendo N1=n de espiras do primrio e N2=n de espiras do secundrio. Y/

Y/Y

/Y

6.2 Como feita a ligao delta aberto e quando aconselhvel a sua utilizao? R: A ligao delta aberto feita quando o primrio e o secundrio do banco trifsico de transformadores so ligados na configurao tringulo (/), e um dos transformadores retirado para manuteno, ou seja, o sistema continua funcionando normalmente como um banco trifsico, porm com 58% de sua potncia nominal. Sua utilizao pode ser aconselhvel quando existe frequente queda de fase, pois nesse caso, o sistema continuaria funcionando com sada trifsica, porm com potncia reduzida, at que a fase remanescente retorne

14 operao.

Concluso
Para uma determinada utilizao de um banco trifsico de transformadores, existe um tipo de ligao entre os terminais primrios e secundrios que melhor favorecem-na. De acordo com os resultados e observaes dos experimentos percebeuse que a ligao tringulo-estrela pode ser melhor empregada quando se quer obter uma relao de transformao elevadora (alimentando-se o primrio com tenso de linha igual a tenso de fase) de tenso com dois nveis diferentes nas sadas do secundrio (uma entre fases e outra entre fase e neutro). J a ligao estrela-tringulo pode ser melhor utilizada quando deseja-se obter uma relao de transformao abaixadora de tenso com apenas um nvel de tenso na sada do secundrio. Pois a tenso de alimentao do primrio j reduzida em raiz de trs, pela relao entre a tenso de linha e a tenso de fase na ligao em estrela (a reduo de 380V para 110V pode ser obtida neste tipo de ligao, por exemplo).

8. Referncias
PINTO, J. Rocha. Converso Eletromecnica de Energia. Sorocaba, 2003.194 p. APOSTILA FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA. PINTO, J. Rocha. Converso Eletromecnica de Energia. Biblioteca 24 horas, 2011. PAIVA, E. Apostila de Transformadores. Disponvel http://www.estv.ipv.pt/PaginasPessoais/eduardop/MqE/transformadores.pdf. Acesso em: 22/Maio/2012. em:

Potrebbero piacerti anche