Sei sulla pagina 1di 28

EDITAL DE ABERTURA 55 CONCURSO PARA JUIZ SUBSTITUTO DO ESTADO DE GOIS

O Desembargador WALTER CARLOS LEMES, Presidente da Comisso de Seleo e Treinamento do Tribunal de Justia do Estado de Gois - CST, no uso de suas atribuies legais, conforme o que ficou deliberado em Reunio da mesma Comisso, torna pblico, para conhecimento dos interessados, que estaro abertas do dia 23 de fevereiro de 2012 ao dia 23 de maro de 2012 as inscries para o Concurso destinado ao provimento de 34 (trinta e quatro) vagas do cargo de Juiz Substituto do Estado de Gois, inicial da carreira da magistratura vitalcia.

1. DAS BASES DO CONCURSO


1.1 O Concurso ser realizado conforme a Resoluo n 012, aprovada pela Corte Especial, em 24 de junho de 2009, e publicada no Dirio da Justia Eletrnico n 367, de 2 de julho de 2009, em conformidade com a Resoluo n 75, de 12 de maio de 2009, do Conselho Nacional de Justia CNJ, publicada no Dirio Oficial da Unio, Seo 1, em 21/05/09, p. 72-75, e no DJ-e n 80/2009, em 21/05/09, p. 3-19. 1.2 O contedo programtico das provas so os constantes do Anexo I deste Edital. 1.3 s vagas existentes e indicadas neste Edital podero ser acrescidas outras, que surgirem durante o prazo de validade do Concurso. 1.4 O prazo de validade do Concurso de 2 (dois) anos, prorrogvel, a critrio do Tribunal de Justia, uma vez, por igual perodo, contado da data da publicao da homologao do resultado final do Concurso. 1.5 O valor da taxa de inscrio de R$ 180,00 (cento e oitenta reais) que dever ser recolhido com guia de recolhimento a ser retirada no site do TJ/GO (www.tjgo.jus.br). 1.6 No haver iseno total ou parcial do valor da taxa de inscrio, exceto para os candidatos amparados pelo Decreto n 6.593, de 02/10/2008, publicado no Dirio Oficial da Unio de 03/10/2008. 1.6.1 A iseno dever ser solicitada Comisso de Seleo e Treinamento, mediante requerimento do candidato no perodo de 23 de fevereiro a 9 de maro de 2012.

2. DAS ETAPAS E DO PROGRAMA DO CONCURSO


2.1 O Concurso desenvolver-se- de acordo com as seguintes etapas: I. primeira etapa - uma Prova Objetiva Seletiva, de carter eliminatrio e classificatrio; II. segunda etapa - duas Provas Escritas, de carter eliminatrio e classificatrio; III. terceira etapa - de carter eliminatrio, com as seguintes fases: a) sindicncia da vida pregressa e investigao social; b) exame de sanidade fsica e mental;
1

c) exame psicotcnico; IV. quarta etapa - uma Prova Oral, de carter eliminatrio e classificatrio; V. quinta etapa - avaliao de ttulos, de carter classificatrio. 2.1.1 O Concurso ser regido por este Edital, sendo a 1 Etapa Prova Objetiva Seletiva, executada pela Fundao Carlos Chagas, e as demais etapas executadas pela Comisso Examinadora do Concurso, sob a coordenao da Comisso de Seleo e Treinamento do Tribunal de Justia do Estado de Gois - CST. 2.2 A participao do candidato em cada etapa ocorrer necessariamente aps habilitao na etapa anterior.

3. DA CLASSIFICAO E DA MDIA FINAL


3.1 A classificao dos candidatos habilitados obedecer ordem decrescente da mdia final, observada a seguinte ponderao: I. da Prova Objetiva Seletiva: peso 1; II. da Primeira e da Segunda Prova Escrita: peso 3 para cada prova; III. da Prova Oral: peso 2; IV. da Prova de Ttulos: peso 1. 3.1.1 Em nenhuma hiptese haver arredondamento de nota, desprezadas as fraes alm do centsimo nas avaliaes de cada etapa do certame. 3.2 Para efeito de desempate, prevalecer a seguinte ordem de notas: I. das duas Provas Escritas somadas; II. da Prova Oral; III. da Prova Objetiva Seletiva; IV. da Prova de Ttulos. 3.2.1 Persistindo o empate, prevalecer o candidato de maior idade. 3.3 Considerar-se- aprovado para provimento do cargo o candidato que for habilitado em todas as etapas do Concurso. 3.3.1 Ocorrer eliminao do candidato que: I. no obtiver classificao, observado o redutor previsto no item 7.21 deste Edital, ficando assegurada a classificao dos candidatos empatados na ltima posio de classificao; II. for contraindicado na terceira etapa; III. no comparecer realizao de qualquer das provas no dia, hora e local determinados, munido de documento oficial de identificao; IV. for excludo da realizao da prova por comportamento inconveniente. 3.4 Aprovado pela Comisso Examinadora, o quadro classificatrio ser o resultado final do Concurso e ser submetido homologao pela CST. 3.4.1 A ordem de classificao prevalecer para a nomeao dos candidatos. 3.5 Os aprovados, quando convocados pelo Tribunal de Justia, submeter-se-o a Curso de Formao a ser ministrado pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Gois ESMEG.

4. DA PUBLICAO
4.1 Este Edital ser divulgado mediante: I. publicao integral, uma vez, no Dirio da Justia Eletrnico, Seo I; II. publicao integral no endereo eletrnico do Tribunal de Justia e do CNJ; III. afixao no quadro de avisos da Secretaria da CST. 4.2 Todas as comunicaes individuais e coletivas aos candidatos inscritos no Concurso
2

sero consideradas efetuadas, para todos os efeitos, por sua publicao em edital no Dirio da Justia Eletrnico, Seo I, no endereo eletrnico do Tribunal de Justia do Estado de Gois (www.tjgo.jus.br) ou da Fundao Carlos Chagas (www. concursosfcc.com.br). 4.2.1 Qualquer candidato inscrito no Concurso poder impugnar este Edital, em petio escrita e fundamentada endereada ao Presidente da CST, no prazo de 5 (cinco) dias, aps o trmino do prazo para a inscrio preliminar ao Concurso, sob pena de precluso. 4.3 Qualquer alterao nas datas e locais de realizao de cada etapa do Concurso ser divulgada atravs do endereo eletrnico do Tribunal de Justia do Estado de Gois (www.tjgo.jus.br) ou da Fundao Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br).

5. DAS COMISSES
5.1 O Concurso ser acompanhado, em todas as suas etapas, pela Comisso de Seleo e Treinamento CST, que dar apoio integral s Comisses Examinadoras. 5.2 O Tribunal de Justia do Estado de Gois firmou contrato com a Fundao Carlos Chagas para realizar a primeira etapa do Concurso. 5.3 A Comisso Examinadora das demais fases, aprovada pela CST, ser presidida pelo magistrado mais antigo, observado o grau da jurisdio e tem a seguinte composio: I. Seis magistrados, designados pela CST; II. um advogado militante, indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seo do Estado de Gois OAB. 5.3.1 Compete s Comisses Examinadoras em cada etapa, conforme o caso: I. preparar, aplicar e corrigir as Provas Escritas; II. arguir os candidatos submetidos Prova Oral, de acordo com o ponto sorteado do programa, atribuindo-lhes notas; III. julgar os recursos interpostos pelos candidatos; IV. velar pela preservao do sigilo das Provas Escritas at a identificao da autoria, quando da realizao da sesso pblica; V. apresentar a lista de aprovados CST. 5.4 Das decises proferidas pelas Comisses Examinadoras no caber novo recurso CST.

6. DA INSCRIO PRELIMINAR
6.1 A inscrio preliminar ser requerida ao Presidente da Comisso de Seleo e Treinamento - CST pelo interessado, mediante o preenchimento de formulrio prprio, disponvel no endereo eletrnico do Tribunal de Justia do Estado de Gois (www.tjgo.jus.br). 6.1.1 O candidato, ao preencher o formulrio de requerimento de inscrio, firmar declarao, sob as penas da lei: a) que bacharel em Direito e de que dever atender, at a data da inscrio definitiva, a exigncia de 3 (trs) anos de atividade jurdica exercida aps a obteno do grau de bacharel em Direito; b) estar ciente de que a no apresentao do respectivo diploma, devidamente registrado pelo Ministrio da Educao, e da comprovao da atividade jurdica, no ato da inscrio definitiva, acarretar a sua excluso do Concurso Pblico; c) que aceita as demais regras pertinentes ao Concurso; d) que pessoa portadora de deficincia e, se for o caso, que necessita de
3

6.2

6.3 6.4

6.5 6.6 6.7

atendimento especial nas provas, de conformidade com o Captulo 15, item 15.8.1. 6.1.2 O candidato no-deficiente, que necessitar de condio especial para realizao da prova, dever solicit-la at o trmino das inscries, via Sedex ou Aviso de Recebimento (AR), ao Tribunal de Justia do Estado de Gois (Av. Assis Chateaubriand, n 195, Sala 153, Setor Oeste, CEP: 74.130-012, Goinia-GO Secretaria da Comisso de Seleo e Treinamento). 6.1.3 O candidato que no o fizer at o trmino das inscries, seja qual for o motivo alegado, poder no ter a condio atendida. 6.1.4 O atendimento s condies solicitadas ficar sujeito anlise de viabilidade e razoabilidade do pedido. 6.1.5 A candidata que tiver necessidade de amamentar, durante a realizao das Provas, dever levar um acompanhante que ficar em sala reservada e que ser responsvel pela guarda da criana. 6.1.5.1 A amamentao ser acompanhada por fiscal de prova. 6.1.5.2 A candidata que no levar acompanhante no realizar as provas. 6.1.5.3 No haver compensao do tempo de amamentao com o tempo de prova da candidata. Do dia 23/02/12 at 23/03/12 no horrio de expediente do Tribunal de Justia de Gois - o candidato, ou seu procurador, dever apresentar, na Secretaria da Comisso de Seleo e Treinamento ou, ainda, enviar por Sedex, os seguintes documentos: I. Requerimento de inscrio, devidamente preenchido e assinado (disponvel no site do TJ/GO www.tjgo.jus.br). II. cpia autenticada de documento oficial de identificao, com fotografia e assinatura do portador, e que comprove a nacionalidade brasileira. III. prova de pagamento do valor da inscrio. IV. duas fotos recentes tamanho 3 x 4; IV. instrumento de mandato com poderes especiais e firma reconhecida, no caso de inscrio por procurador. 6.2.1 O documento oficial de identificao dever conter fotografia do portador e sua assinatura. 6.2.2A inscrio s ter validade aps a entrega da documentao exigida na Secretaria da CST. 6.2.3A data da postagem no poder ser posterior aos dias previstos para entrega da documentao na Secretaria da Comisso (23/03/12). 6.2.4A Secretaria no se responsabiliza por documentao incompleta ou extravio da mesma por qualquer irregularidade constatada quando da anlise dos documentos pela Comisso de Seleo e Treinamento. Os pedidos de inscrio preliminar sero apreciados e decididos pelo presidente da CST, e no sero aceitas inscries condicionais. A inscrio preliminar deferida habilita o candidato prestao da Prova Objetiva Seletiva Primeira Etapa. 6.4.1 Caber recurso CST, no prazo de 2 (dois) dias teis, nos casos de indeferimento de inscrio preliminar. No prazo de 5 (cinco) dias, contados da publicao da relao dos inscritos, qualquer cidado poder representar contra os candidatos, desde logo oferecendo ou indicando provas. A inscrio do candidato implicar o conhecimento e a tcita aceitao das normas e condies estabelecidas, das quais no poder alegar desconhecimento. No haver, sob nenhum pretexto:
4

I. II.

devoluo do valor da taxa de inscrio em caso de desistncia voluntria; publicao das razes de indeferimento de inscrio.

DA PRIMEIRA ETAPA 7. DA PROVA OBJETIVA SELETIVA


7.1 A Prova Objetiva Seletiva, com durao de 5 (cinco) horas, constar de 100 (cem) questes de mltipla escolha, com cinco alternativas cada uma. 7.2 As questes sero agrupadas por disciplina e nos respectivos blocos:
BLOCO UM: Direito Civil; Direito Processual Civil; Direito do Consumidor e Direito da Criana e do Adolescente. BLOCO DOIS: Direito Penal; Direito Processual Penal; Direito Constitucional e Direito Eleitoral. BLOCO TRS: Direito Empresarial; Direito Tributrio; Direito Ambiental e Direito Administrativo e Direito Agrrio.

7.3 A Prova Objetiva Seletiva realizar-se- na Cidade de Goinia-GO. 7.3.1 A confirmao da data e as informaes sobre horrios e locais da Prova Objetiva Seletiva sero divulgadas oportunamente por Edital de Convocao para Provas, a ser publicado no Dirio da Justia Eletrnico e Cartes Informativos que sero encaminhados aos candidatos por e-mail. 7.3.2 O candidato receber o Carto Informativo por e-mail, no endereo eletrnico informado no ato da inscrio, sendo de sua exclusiva responsabilidade a manuteno/atualizao de seu correio eletrnico. 7.3.3 No sero encaminhados Cartes Informativos de candidatos cujo endereo eletrnico informado no Formulrio de Inscrio esteja incompleto ou incorreto. 7.3.4 A Fundao Carlos Chagas e o Tribunal de Justia do Estado de Gois no se responsabilizam por informaes de endereo incorretas, incompletas ou por falha na entrega de mensagens eletrnicas causada por endereo eletrnico incorreto ou por problemas no provedor de acesso do candidato tais como: caixa de correio eletrnico cheia, filtros anti-spam, eventuais truncamentos ou qualquer outro problema de ordem tcnica, sendo aconselhvel sempre consultar o site da Fundao Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br) para verificar as informaes que lhe so pertinentes. 7.3.5 A comunicao feita por e-mail meramente informativa. O candidato dever acompanhar por meio do Dirio da Justia Eletrnico a publicao do Edital de Convocao para Prova Objetiva Seletiva. 7.3.6 O envio de comunicao pessoal dirigida ao candidato que, por qualquer motivo, no for recebida, no desobriga o candidato do dever de consultar o Edital de Convocao para Prova Objetiva Seletiva no Dirio da Justia Eletrnico. 7.3.7 O candidato que no receber o Carto Informativo at o 3 (terceiro) dia que antecede a aplicao da Prova Objetiva Seletiva, dever entrar em contato com o Servio de Atendimento ao Candidato SAC da Fundao Carlos Chagas, pelo telefone (0xx11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, teis, das 10 s 16 horas (horrio de Braslia) ou consultar os endereos eletrnicos www.concursos.fcc.com.br e www.tjgo.jus.br. 7.3.8 Ao candidato s ser permitida a realizao das provas na respectiva data, local e horrio constantes no Carto Informativo, no site da Fundao Carlos Chagas e no site do Tribunal de Justia do Estado de Gois. 7.3.9 Os eventuais erros de digitao verificados no Carto Informativo enviado ao
5

candidato quanto ao nome, nmero de documento de identidade, sexo, data de nascimento etc, devero ser corrigidos somente no dia da aplicao da prova, em formulrio especfico. 7.3.10 O candidato que no solicitar as correes dos dados pessoais nos termos do item 7.3.9 dever arcar, exclusivamente, com as consequncias advindas de sua omisso. 7.3.11 Caso haja inexatido na informao relativa condio de candidato com deficincia, o interessado dever entrar em contato com o Servio de Atendimento ao Candidato SAC da Fundao Carlos Chagas, pelo telefone (0xx11) 3723-4388 (de segunda a sexta-feira, teis, das 10 s 16 horas horrio de Braslia) com, no mnimo, 48 (quarenta e oito) horas de antecedncia da data de realizao da prova. 7.3.12 O candidato que no entrar em contato com o SAC no prazo mencionado ser o exclusivo responsvel pelas consequncias advindas de sua omisso. 7.4 Somente ser admitido sala de provas o candidato que estiver portando documento de identidade original que bem o identifique, como: Carteiras e/ou Cdulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurana, pelas Foras Armadas, pela Polcia Militar, pelo Ministrio das Relaes Exteriores; Cdula de Identidade para Estrangeiros; Cdulas de Identidade fornecidas por rgos ou Conselhos de Classe que, por fora de Lei Federal, valem como documento de identidade, como por exemplo, as da OAB, CREA, CRC etc.; Carteira de Trabalho e Previdncia Social, bem como Carteira Nacional de Habilitao (com fotografia na forma da Lei n 9.503/97). 7.4.1 Os documentos devero estar em perfeitas condies, de forma a permitir, com clareza, a identificao do candidato. 7.4.2 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realizao das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, dever ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrncia em rgo policial, expedido h, no mximo, 30 (trinta) dias, ocasio em que ser submetido identificao especial, compreendendo coleta de dados, assinaturas e impresso digital em formulrio prprio. 7.4.3 A identificao especial ser exigida, tambm, do candidato cujo documento de identificao apresente dvidas relativas fisionomia, assinatura ou condio de estado de conservao do documento. 7.4.4 O candidato poder ser submetido a detector de metais durante a realizao da prova. 7.4.5 No haver segunda chamada ou repetio de prova. 7.4.6 O candidato no poder alegar desconhecimentos quaisquer sobre a realizao da prova como justificativa de sua ausncia. 7.4.7O no comparecimento s provas, qualquer que seja o motivo, caracterizar desistncia do candidato e resultar em sua eliminao do Concurso Pblico. 7.5 Na Prova Objetiva Seletiva, o candidato dever assinalar as respostas na Folha de Respostas, que ser o nico documento vlido para a correo da prova. O preenchimento da Folha de Respostas ser de inteira responsabilidade do candidato que dever proceder em conformidade com as instrues especficas contidas na capa do Caderno de Questes. Em hiptese alguma haver substituio da Folha de Respostas por erro do candidato. 7.5.1 Os prejuzos advindos de marcaes feitas incorretamente na Folha de Respostas sero de inteira responsabilidade do candidato. 7.5.2 O candidato dever conferir os seus dados pessoais, em especial seu nome, nmero de inscrio e nmero do documento de identidade.
6

7.5.3

7.6

7.7

7.8

7.9

O candidato dever comparecer ao local de realizao da prova munido de caneta esferogrfica de material transparente e tinta preta, lpis preto n 2 e borracha. 7.5.4 O candidato dever preencher os alvolos, na Folha de Respostas da Prova Objetiva Seletiva, com caneta esferogrfica de material transparente e tinta preta. Se estiver com outra cor de tinta, os alvolos devero ser cobertos com grafite, evitando rejeio da Folha de Respostas pela Leitora tica. 7.5.5 No sero computadas questes no assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legvel. Durante o perodo de realizao da Prova Objetiva Seletiva, no sero permitidos: a) qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos ou entre estes e pessoas estranhas, oralmente ou por escrito; b) o uso de livros, cdigos, manuais, impressos ou anotaes; c) o porte de arma. Motivar a eliminao do candidato do Concurso Pblico, sem prejuzo das sanes penais cabveis, a burla ou a tentativa de burla a quaisquer das normas definidas neste Edital ou a outros atos relativos ao Concurso, aos comunicados, s instrues ao candidato ou s instrues constantes da prova, bem como o tratamento incorreto e/ou descorts a qualquer pessoa envolvida na aplicao das provas. Poder ser excludo do Concurso Pblico o candidato que: a) apresentar-se aps o horrio estabelecido, no se admitindo qualquer tolerncia; b) apresentar-se em local diferente da convocao oficial; c) no comparecer s provas, seja qual for o motivo alegado; d) no apresentar documento que bem o identifique; e) ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal; f) ausentar-se do local de provas antes de decorrida uma hora do incio das provas; g) fizer anotao de informaes relativas s suas respostas no comprovante de inscrio ou em qualquer outro meio, que no o fornecido pela Fundao Carlos Chagas no dia da aplicao da Prova Objetiva Seletiva; h) ausentar-se da sala de provas levando Folha de Respostas, Caderno de Questes ou outros materiais no permitidos, sem autorizao; i) estiver portando armas, mesmo que possua o respectivo porte; j) utilizar-se de meios ilcitos para a execuo da prova; k) no devolver integralmente o material recebido; l) for surpreendido, durante a realizao da prova, em comunicao com outras pessoas ou utilizando-se de livro, anotao, impresso no permitido ou mquina calculadora ou similar; m) estiver fazendo uso de qualquer tipo de aparelho eletrnico ou de comunicao (bip, telefone celular, relgios digitais, walkman, agenda eletrnica, notebook, palmtop, receptor, gravador, blackberry ou outros equipamentos similares), bem como protetores auriculares; n) for pego em comunicao com outro candidato ou com pessoas estranhas; o) no observar as regras dispostas na Resoluo n 012, que regulamenta este Concurso; p) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido. Os aparelhos eletrnicos dos candidatos como os indicados nas alneas l e m, devero ser por eles desligados e acondicionados em embalagem especfica a ser fornecida pela Fundao Carlos Chagas exclusivamente para tal fim, antes de iniciar a prova, devendo a embalagem permanecer fechada at a sada do candidato do local de realizao da prova.
7

7.9.1

7.10 7.11 7.12 7.13

7.14 7.15 7.16 7.17 7.18

7.19

Os demais pertences pessoais dos candidatos, tais como: bolsas, sacolas, bons, chapus, gorros ou similares, culos escuros e protetores auriculares, sero acomodados em local a ser indicado pelos fiscais de sala, onde devero permanecer at o trmino da prova. Por medida de segurana os candidatos devero manter as orelhas visveis observao dos fiscais de sala durante a prova. O candidato, ao terminar a prova, entregar ao fiscal, juntamente com a Folha de Respostas, o Caderno de Questes personalizado. Aps o trmino da prova, o candidato no poder retornar ao recinto em nenhuma hiptese. Distribudos os Cadernos de Questes aos candidatos e, na hiptese de verificarem-se falhas de impresso, o Coordenador do Colgio, antes do incio da prova, diligenciar no sentido de: a) substituir os Cadernos de Questes defeituosos; b) proceder, em no havendo nmero suficiente de Cadernos para a devida substituio, a leitura dos itens nos quais ocorreram as falhas, usando, para tanto, um Caderno de Questes completo; c) estabelecer, aps consultar o Planto da Fundao Carlos Chagas, prazo para compensao do tempo usado para regularizao do Caderno, caso se verifique a ocorrncia aps o incio da prova. Quando, aps a prova, for constatado, por meio eletrnico, estatstico, visual, grafolgico ou por investigao policial, ter o candidato utilizado processos ilcitos, sua prova ser anulada e o candidato ser automaticamente eliminado do Concurso. No haver, por qualquer motivo, prorrogao do tempo previsto para a aplicao das provas em virtude de afastamento do candidato da sala de prova. Em hiptese nenhuma ser realizada a prova fora do dia, local e horrio determinados no Edital de Convocao para as provas. Por razes de ordem tcnica, de segurana e de direitos autorais adquiridos, no sero fornecidos exemplares dos Cadernos de Questes a candidatos ou a instituies de direito pblico ou privado, mesmo aps o encerramento do Concurso. O gabarito oficial e as questes da Prova Objetiva Seletiva sero publicados, no mximo, 3 (trs) dias aps a realizao da prova, no Dirio da Justia Eletrnico, Seo I, no endereo eletrnico do Tribunal de Justia do Estado de Gois (www.tjgo.jus.br) e no site da Fundao Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br). Ser admitido recurso Fundao Carlos Chagas quanto: a) aplicao da Prova Objetiva Seletiva; b) divulgao das questes da Prova Objetiva Seletiva e gabarito; c) vista da Folha de Respostas da Prova Objetiva Seletiva; d) ao resultado da Prova Objetiva Seletiva. 7.19.1 O prazo para interposio de recurso ser de 2 (dois) dias teis aps a concretizao do evento que lhes disser respeito, tendo como termo inicial o primeiro dia subsequente data do evento a ser recorrido. Os recursos devero ser remetidos pela Internet (www.concursosfcc.com.br) Fundao Carlos Chagas - Servio de Atendimento ao Candidato - SAC. 7.19.2 O candidato que interpuser recursos pertinentes alnea b do item 7.19 deste Captulo, dever fazer referncia Prova Objetiva Seletiva, ao nmero da questo e ao nmero do caderno a ser analisada pela banca examinadora. 7.19.3 Ser admitido um nico recurso por candidato, para cada ato referido acima, sendo desconsiderado recurso de igual teor. 7.19.4 Somente sero apreciados os recursos devidamente fundamentados, interpostos
8

7.20

7.21

7.22 7.23

7.24

dentro do prazo, sendo considerada, para este efeito, data de envio do recurso, via Internet. 7.19.5 O(s) ponto(s) relativo(s) (s) questo(es) da Prova Objetiva Seletiva eventualmente anulada(s) ser(o) atribudo(s) a todos os candidatos presentes. 7.19.6 No sero aceitos recursos interpostos por fac-smile, telex, telegrama ou outro meio que no seja o especificado neste Edital. 7.19.7 A Banca Examinadora constitui ltima instncia administrativa para recurso, sendo soberana em suas decises, razo pela qual no cabero recursos adicionais. 7.19.8 As decises dos recursos sero dadas a conhecer aos candidatos por meio do site da Fundao Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br) e ficaro disponibilizadas pelo prazo de 7 (sete) dias a contar da data de sua divulgao. Ser considerado habilitado, na Prova Objetiva Seletiva, o candidato que obtiver o mnimo de 30% (trinta por cento) de acerto das questes em cada bloco e mdia final de 60% (sessenta por cento) de acertos do total referente soma algbrica das notas dos trs blocos. Classificar-se-o para a segunda etapa: I. nos Concursos de at 1.500 (mil e quinhentos) inscritos, os 200 (duzentos) candidatos que obtiverem as maiores notas aps o julgamento dos recursos; II. nos Concursos que contarem com mais de 1.500 (mil e quinhentos) inscritos, os 300 (trezentos) candidatos que obtiverem as maiores notas aps o julgamento dos recursos. Todos os candidatos empatados na ltima posio de classificao sero admitidos s Provas Escritas, mesmo que ultrapassem o limite previsto neste Edital. O redutor previsto no se aplica aos candidatos que concorram s vagas destinadas s pessoas com deficincia, os quais sero convocados para a segunda etapa do certame em lista especfica, desde que hajam obtido a nota mnima exigida para todos os outros candidatos, sem prejuzo dos demais 200 (duzentos) ou 300 (trezentos) primeiros classificados. Apurados os resultados da Prova Objetiva Seletiva e identificados os candidatos que lograram classificar-se, ser publicado edital com a relao dos habilitados a submeterem-se segunda etapa do certame.

DA SEGUNDA ETAPA 8. DAS PROVAS ESCRITAS


8.1 A segunda etapa do Concurso ser composta de 2 (duas) Provas Escritas, podendo o candidato consultar a legislao desacompanhada de anotao ou comentrio, vedada a consulta a obras doutrinrias, smulas e orientao jurisprudencial. 8.1.1 Em todas as provas considerar-se- tambm o conhecimento do vernculo. 8.2 A primeira Prova Escrita ser discursiva e consistir: I. de questes relativas a Noes Gerais de Direito e Formao Humanstica; II. de questes sobre quaisquer pontos do programa especfico previsto no Anexo I. 8.2.1 A Comisso Examinadora, que definir os critrios de aplicao e aferio da prova em edital especfico, considerar, em cada questo, o conhecimento sobre o tema, a utilizao correta do idioma oficial e a capacidade de exposio. 8.3 A segunda Prova Escrita ser prtica de sentena, envolvendo temas jurdicos constantes do programa, e consistir na elaborao, em dias sucessivos, de 2 (duas) sentenas, de natureza civil e criminal.
9

9. DOS PROCEDIMENTOS
9.1 As datas dos procedimentos iniciais so as previstas no cronograma constante do Anexo III deste Edital. As demais datas sero divulgadas oportunamente. 9.1.1 Caso haja alguma alterao, o candidato aprovado ser convocado, com antecedncia mnima de 15 (quinze) dias, para realizar a prova em dia, hora e local determinado, nos termos do edital de convocao. 9.1.2 O tempo mnimo de durao de cada prova ser de 4 (quatro) horas. 9.2 As Provas Escritas sero manuscritas, com utilizao de caneta de material transparente de tinta azul ou preta indelvel, de qualquer espcie, vedado o uso de lquido corretor de texto ou caneta hidrogrfica fluorescente. 9.3 A correo da Prova Prtica de sentena depender da aprovao do candidato na prova discursiva. 9.3.1 Nas Provas Escritas Discursiva e nas de Sentena exigir-se-, para a aprovao, nota mnima de 6 (seis) em cada uma delas. 9.4 A nota final de cada prova ser atribuda entre 0 (zero) e 10 (dez). 9.5 A identificao das provas e a divulgao das notas sero feitas em sesso pblica no Tribunal de Justia do Estado de Gois. 9.6 Apurados os resultados de cada Prova Escrita, ser publicado edital no Dirio da Justia Eletrnico, Seo I, contendo a relao dos aprovados. 9.6.1 Nos 2 (dois) dias seguintes publicao, o candidato poder requerer vista da prova e, em igual prazo, a contar do trmino da vista, apresentar recurso dirigido respectiva Comisso Examinadora. 9.7 Julgados eventuais recursos, ser publicado edital de convocao dos candidatos habilitados a requerer a inscrio definitiva, que dever ser feita no prazo de 15 (quinze) dias teis, no local indicado no ato da convocao.

DA TERCEIRA ETAPA 10. DA INSCRIO DEFINITIVA


10.1 A inscrio definitiva ser requerida ao Presidente da Comisso de Seleo e Treinamento, mediante preenchimento de formulrio prprio. 10.1.1 O pedido de inscrio, assinado pelo candidato, ser instrudo com: a) cpia autenticada de diploma de bacharel em Direito, devidamente registrado pelo Ministrio da Educao; b) certido ou declarao idnea que comprove haver completado, data da inscrio definitiva, 3 (trs) anos de atividade jurdica, efetivo exerccio da advocacia ou de cargo, emprego ou funo, exercida aps a obteno do grau de bacharel em Direito; c) cpia autenticada de documento que comprove a quitao de obrigaes concernentes ao servio militar, se do sexo masculino; d) cpia autenticada de ttulo de eleitor e de documento que comprove estar o candidato em dia com as obrigaes eleitorais ou certido negativa da Justia Eleitoral; e) certido dos distribuidores criminais das Justias Federal, Estadual ou do Distrito Federal e Militar dos lugares em que haja residido nos ltimos 5
10

(cinco) anos; f) folha de antecedentes da Polcia Federal e da Polcia Civil Estadual ou do Distrito Federal, onde haja residido nos ltimos 5 (cinco) anos; g) os ttulos definidos neste Edital; h) declarao firmada pelo candidato, com firma reconhecida, da qual conste nunca haver sido indiciado em inqurito policial ou processado criminalmente ou, em caso contrrio, notcia especfica da ocorrncia, acompanhada dos esclarecimentos pertinentes; i) formulrio fornecido pela Secretaria da CST, em que o candidato especificar as atividades jurdicas desempenhadas, com exata indicao dos perodos e locais de sua prestao bem como as principais autoridades com quem haja atuado em cada um dos perodos de prtica profissional, discriminados em ordem cronolgica; j) certido da Ordem dos Advogados do Brasil com informao sobre a situao do candidato advogado perante a instituio. 10.1.2 Os pedidos de inscrio definitiva, com a respectiva documentao, sero encaminhados ao presidente da CST. 10.2 Considera-se atividade jurdica: I. aquela exercida com exclusividade por bacharel em Direito; II. o efetivo exerccio de advocacia, inclusive voluntria, mediante a participao anual mnima em 5 (cinco) atos privativos de advogado (Lei n 8.906, 4 de julho de 1994, art. 1) em causas ou questes distintas; III. o exerccio de cargos, empregos ou funes, inclusive de magistrio superior, que exija a utilizao preponderante de conhecimento jurdico; IV. o exerccio da funo de conciliador junto a tribunais judiciais, juizados especiais, varas especiais, anexos de juizados especiais ou de varas judiciais, no mnimo por 16 (dezesseis) horas mensais e durante 1 (um) ano; V. o exerccio da atividade de mediao ou de arbitragem na composio de litgios. 10.2.1 vedada, para efeito de comprovao de atividade jurdica, a contagem do estgio acadmico ou qualquer outra atividade anterior obteno do grau de bacharel em Direito. 10.2.2 A comprovao do tempo de atividade jurdica relativamente a cargos, empregos ou funes no privativos de bacharel em Direito ser realizada mediante certido circunstanciada, expedida pelo rgo competente, indicando as respectivas atribuies e a prtica reiterada de atos que exijam a utilizao preponderante de conhecimento jurdico, cabendo CST, em deciso fundamentada, analisar a validade do documento. 10.2.3 Fica assegurado o cmputo de atividade jurdica decorrente da concluso, com frequncia e aproveitamento, de curso de ps-graduao, com o mnimo de 360 horas, comprovadamente iniciado antes da entrada em vigor da Resoluo n 75/09, do CNJ, publicada em 21 de maio de 2009.

11. DOS EXAMES DE SANIDADE FSICA E MENTAL E PSICOTCNICO


11.1 O candidato, no ato de apresentao da inscrio definitiva, receber instrues para submeter-se aos exames de sade e psicotcnico, por ele prprio custeados. 11.2 Os exames de sade destinam-se a apurar as condies de higidez fsica e mental do candidato. O exame psicotcnico avaliar as condies psicolgicas do candidato, devendo ser realizado por mdico psiquiatra ou por psiclogo. 11.3 O candidato far os exames de sade e psicotcnico com profissional do Tribunal de
11

Justia de Justia, ou por ele indicado, que encaminhar laudo CST.

12. DA SINDICNCIA DA VIDA PREGRESSA E INVESTIGAO SOCIAL


12.1 Ser procedida sindicncia da vida pregressa e investigao social dos candidatos. 12.2 O presidente da CST poder ordenar ou repetir diligncias sobre a vida pregressa, investigao social, exames de sade e psicotcnico, bem como convocar o candidato para submeter-se a exames complementares.

DA QUARTA ETAPA 13. DA PROVA ORAL


13.1 Ser publicado edital com a relao dos candidatos cuja inscrio definitiva haja sido deferida, ao tempo em que os convocar para realizao do sorteio dos pontos para Prova Oral, bem como para realizao das arguies. 13.2 A Prova Oral ser prestada em sesso pblica, na presena de todos os membros da Comisso Examinadora, vedado o exame simultneo de mais de um candidato. 13.2.1 Haver registro em gravao de udio ou por qualquer outro meio que possibilite a sua posterior reproduo. 13.3 Os temas e disciplinas objeto da Prova Oral so os concernentes segunda etapa do Concurso, que sero agrupados pela Comisso Examinadora, para efeito de sorteio, em programa especfico. 13.3.1 O programa especfico ser divulgado no endereo eletrnico do Tribunal de Justia at 5 (cinco) dias antes da realizao da Prova Oral. 13.4 Far-se- sorteio pblico de ponto para cada candidato com a antecedncia de 24 (vinte e quatro) horas. 13.5 A arguio do candidato versar sobre conhecimento tcnico acerca dos temas relacionados ao ponto sorteado, cumprindo Comisso Examinadora avaliar-lhe o domnio do conhecimento jurdico, a adequao da linguagem, a articulao do raciocnio, a capacidade de argumentao e o uso correto do vernculo. 13.5.1 A ordem de arguio dos candidatos definir-se- por sorteio, no dia e hora marcados para incio da Prova Oral. 13.6 Cada examinador dispor de at 15 (quinze) minutos para a arguio do candidato, atribuindo-lhe nota na escala de 0 (zero) a 10 (dez). Durante a arguio, o candidato poder consultar cdigos ou legislao esparsa no comentados ou anotados, a critrio da Comisso Examinadora. 13.7 A nota final da Prova Oral ser o resultado da mdia aritmtica simples das notas atribudas pelos examinadores. 13.7.1 Recolher-se-o as notas em envelope, que ser lacrado e rubricado pelos examinadores imediatamente aps o trmino da Prova Oral. 13.8 Considerar-se-o aprovados e habilitados para a prxima etapa os candidatos que obtiverem nota no inferior a 6 (seis).

12

DA QUINTA ETAPA 14. DOS TTULOS


14.1 Aps a publicao do resultado da Prova Oral, a CST avaliar os ttulos dos candidatos aprovados. 14.1.1 A comprovao dos ttulos far-se- no momento da inscrio definitiva, considerados para efeito de pontuao os obtidos at ento. 14.1.1.1 nus do candidato produzir prova documental idnea de cada ttulo, no se admitindo a concesso de dilao de prazo para esse fim. 14.2 Constituem ttulos: I. exerccio de cargo, emprego ou funo pblica privativa de bacharel em Direito pelo perodo mnimo de 1 (um) ano: a) Judicatura (Juiz): at 3 (trs) anos 2,0; acima de 3 (trs) anos 2,5; b) Pretor, Ministrio Pblico, Defensoria Pblica, Advocacia-Geral da Unio, Procuradoria (Procurador) de qualquer rgo ou entidade da Administrao Pblica direta ou indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios: at 3 (trs) anos 1,5; acima de 3 (trs) anos 2,0; II. exerccio do Magistrio Superior na rea jurdica pelo perodo mnimo de 5 (cinco) anos: a) mediante admisso no corpo docente por Concurso ou Processo Seletivo Pblico de provas e/ou ttulos (1,5); b) mediante admisso no corpo docente sem Concurso ou Processo Seletivo Pblico de provas e/ou ttulos (0,5); III. exerccio de outro cargo, emprego ou funo pblica privativa de bacharel em Direito no previsto no inciso I, pelo perodo mnimo de 1 (um) ano: a) mediante admisso por Concurso: at 3 (trs) anos 0,5; acima de 3 (trs) anos 1,0; b) mediante admisso sem Concurso: at 3 (trs) anos 0,25; acima de 3 (trs) anos 0,5; IV. exerccio efetivo da advocacia pelo perodo mnimo de 3 (trs) anos: at 5 (cinco) anos 0,5; entre 5 (cinco) e 8 (oito) anos 1,0; acima de 8 (oito) anos 1,5; V. aprovao em Concurso Pblico, desde que no tenha sido utilizado para pontuar no inciso I: a) Judicatura (Juiz/Pretor), Ministrio Pblico, Defensoria Pblica, AdvocaciaGeral da Unio, Procuradoria (Procurador) de qualquer rgo ou entidade da Administrao Pblica direta ou indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios: 0,5; b) outro Concurso Pblico para cargo, emprego ou funo privativa de bacharel em Direito no constante do subitem V, a: 0,25; VI. diplomas em Cursos de Ps-Graduao: a) Doutorado reconhecido ou revalidado: em Direito ou em Cincias Sociais ou Humanas 2,0; b) Mestrado reconhecido ou revalidado: em Direito ou em Cincias Sociais ou Humanas 1,5; c) Especializao em Direito, na forma da legislao educacional em vigor, com carga horria mnima de trezentas e sessenta (360) horas-aula, cuja avaliao haja considerado monografia de final de curso: 0,5; VII. graduao em qualquer curso superior reconhecido ou curso regular de preparao
13

Magistratura ou ao Ministrio Pblico, com durao mnima de 1 (um) ano, carga horria mnima de 720 (setecentas e vinte) horas-aula, frequncia mnima de setenta e cinco por cento (75%) e nota de aproveitamento: 0,5; VIII. curso de extenso sobre matria jurdica de mais de cem (100) horas-aula, com nota de aproveitamento ou trabalho de concluso de curso e frequncia mnima de setenta e cinco por cento (75%): 0,25; IX. publicao de obras jurdicas: a) livro jurdico de autoria exclusiva do candidato com aprecivel contedo jurdico: 0,75; b) artigo ou trabalho publicado em obra jurdica coletiva ou revista jurdica especializada, com conselho editorial, de aprecivel contedo jurdico: 0,25; X. lurea universitria no curso de Bacharelado em Direito: 0,5; XI. participao em Comisso Examinadora de Concurso Pblico para o provimento de cargo da magistratura, Ministrio Pblico, Advocacia Pblica, Defensoria Pblica ou de cargo de docente em instituio pblica de ensino superior: 0,75; XII. exerccio, no mnimo durante 1 (um) ano, das atribuies de conciliador nos juizados especiais, ou na prestao de assistncia jurdica voluntria: 0,5; 14.2.1 A pontuao atribuda a cada ttulo ser de acordo com o gabarito previsto, podendo haver cumulao de ttulos dentro de uma mesma categoria. 14.2.2 Os membros da CST atribuiro ao candidato nota de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, sendo esta a nota mxima, ainda que a pontuao seja superior. 14.3 No constituiro ttulos: I. a simples prova de desempenho de cargo pblico ou funo eletiva; II. trabalhos que no sejam de autoria exclusiva do candidato; III. atestados de capacidade tcnico-jurdica ou de boa conduta profissional; IV. certificado de concluso de cursos de qualquer natureza, quando a aprovao do candidato resultar de mera frequncia; V. trabalhos forenses (sentenas, pareceres, razes de recursos, etc.).

DA RESERVA DE VAGAS 15. DA RESERVA DE VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICINCIA


15.1 As pessoas com deficincia que declararem tal condio, no momento da inscrio preliminar, tero reservados 5% (cinco por cento) do total das vagas previstas neste Edital. 15.2 A deficincia no poder ser incompatvel com as atribuies do cargo de magistrado. 15.3 Para efeitos de reserva de vaga, consideram-se pessoas com deficincia aquelas que se amoldam nas categorias discriminadas no art. 4 do Decreto 3.298, de 20 de dezembro de 1999. 15.4 Alm das exigncias comuns a todos os candidatos para a inscrio no Concurso, o candidato com deficincia dever, no ato de inscrio preliminar: I. em campo prprio da ficha de inscrio, declarar a opo por concorrer s vagas destinadas a pessoas com deficincia, bem como juntar atestado mdico que comprove a deficincia alegada e que contenha a espcie, o grau ou nvel da deficincia de que portador, a CID (Classificao Internacional de Doenas) e a provvel causa dessa deficincia. II. preencher outras exigncias ou condies constantes deste Edital. 15.5 A data de emisso do atestado mdico dever ser de, no mximo, 30 (trinta) dias antes da
14

data de publicao deste Edital. 15.6 A no apresentao, no ato de inscrio preliminar, de qualquer um dos documentos, bem como o no atendimento das exigncias ou condies especificadas, implicar o indeferimento do pedido de inscrio no sistema de reserva de vaga, passando o candidato automaticamente a concorrer s vagas com os demais inscritos no portadores de deficincia, desde que preenchidos os outros requisitos previstos neste Edital. 15.7 O candidato com deficincia submeter-se-, em dia e hora designados pela CST, sempre antes da Prova Objetiva Seletiva, avaliao de comisso multiprofissional quanto existncia e compatibilidade da deficincia com as atribuies inerentes funo judicante. 15.7.1 A comisso multiprofissional, designada pela de CST, ser composta por 2 (dois) mdicos, 1 (um) representante da Ordem dos Advogados do Brasil e 2 (dois) membros do Tribunal de Justia, cabendo ao mais antigo destes presidi-la. 15.7.2 A comisso multiprofissional, at 3 (trs) dias antes da data fixada para a realizao da Prova Objetiva Seletiva, proferir deciso terminativa sobre a qualificao do candidato como deficiente e sobre a sua aptido para o desempenho do cargo. 15.7.3 A comisso multiprofissional poder solicitar parecer de profissionais capacitados na rea da deficincia que estiver sendo avaliada, os quais no tero direito a voto. 15.7.4 Concluindo a comisso multiprofissional pela inexistncia da deficincia ou por sua insuficincia, passar o candidato a concorrer s vagas no reservadas. 15.8 Os candidatos com deficincia participaro do Concurso em igualdade de condies com os demais candidatos no que tange ao contedo, avaliao, horrio e local de aplicao das provas, podendo haver ampliao do tempo de durao das provas em at 60 (sessenta) minutos. 15.8.1 Os candidatos com deficincia que necessitarem de alguma condio ou atendimento especial para a realizao das provas devero formalizar pedido, por escrito, Comisso de Seleo e Treinamento at a data de encerramento da inscrio preliminar, a fim de que sejam tomadas as providncias cabveis, descartada, em qualquer hiptese, a realizao das provas em local distinto daquele indicado no edital de convocao. 15.8.2 Adotar-se-o todas as providncias que se faam necessrias a permitir o fcil acesso de candidatos com deficincia aos locais de realizao das provas, sendo de responsabilidade daqueles, entretanto, trazer os equipamentos e instrumentos imprescindveis feitura das provas, previamente autorizados pelo Tribunal de Justia. 15.9 A cada etapa a CST ou a Comisso Examinadora far publicar, alm da lista geral de aprovados, listagem composta exclusivamente dos candidatos com deficincia que alcanarem a nota mnima exigida. 15.9.1 As vagas no preenchidas reservadas aos candidatos com deficincia sero aproveitadas pelos demais candidatos habilitados, em estrita observncia da ordem de classificao no Concurso. 15.10 A classificao de candidatos com deficincia obedecer aos mesmos critrios adotados para os demais candidatos. 15.10.1 A publicao do resultado final do Concurso ser feita em 2 (duas) listas, contendo, a primeira, a pontuao de todos os candidatos, inclusive a dos com deficincia, e, a segunda, somente a pontuao destes ltimos, os quais sero chamados na ordem das vagas reservadas s pessoas com deficincia. 15.11 O grau de deficincia de que for portador o candidato ao ingressar na magistratura no
15

poder ser invocado como causa de aposentadoria por invalidez.

16. DAS DISPOSIES FINAIS


16.1 Ser admitido recurso Comisso de Seleo e Treinamento quanto: a) ao Edital de Abertura de Inscries; b) publicao das inscries preliminares deferidas; c) realizao das 2, 3 e 5 etapas; e) classificao final. 16.1.1 O candidato poder interpor recurso, sem efeito suspensivo, no prazo de 2 (dois) dias teis, contado do dia imediatamente seguinte ao da publicao do ato impugnado. 16.1.2 Os recursos dirigidos ao Presidente da CST ou da Comisso Examinadora, conforme o caso, devero ser protocolados no Tribunal de Justia do Estado de Gois. 16.1.3 irretratvel em sede recursal a nota atribuda na Prova Oral. 16.1.4 O candidato identificar somente a petio de interposio, vedada qualquer identificao nas razes do recurso, sob pena de no conhecimento do pedido. 16.1.5A fundamentao pressuposto para o conhecimento do recurso, cabendo ao candidato, em caso de impugnar mais de uma questo da prova, expor seu pedido e respectivas razes de forma destacada, para cada questo recorrida. 16.2 Correro por conta exclusiva do candidato quaisquer despesas decorrentes da participao em todas as etapas e procedimentos do Concurso, tais como gastos com documentao, material, exames, viagem, alimentao, alojamento, transporte ou ressarcimento de outras despesas. 16.2.1 Durante a realizao das provas, o candidato, sob pena de eliminao, no poder utilizar-se de telefone celular, relgio digital, pager ou qualquer outro meio eletrnico de comunicao, bem como de computador porttil, inclusive palms ou similares, e mquina datilogrfica dotada de memria. 16.3 A qualquer tempo poder-se- anular a inscrio, prova e/ou tornar sem efeito a nomeao do candidato, desde que verificadas falsidades ou inexatides de declaraes ou irregularidades na inscrio, nas provas ou nos documentos. 16.3.1 Comprovada a inexatido ou irregularidades descritas no item 16.3 deste Captulo, o candidato estar sujeito a responder por falsidade ideolgica de acordo com o artigo 299 do Cdigo Penal. 16.4 Todos os atos relativos ao presente Concurso Pblico, convocaes, avisos e comunicados sero publicados no Dirio de Justia Eletrnico, e disponibilizados nos sites da Fundao Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br) e/ou do Tribunal de Justia do Estado de Gois (www.tjgo.jus.br). 16.5 de inteira responsabilidade do candidato acompanhar no site do Tribunal de Justia do Estado de Gois (www.tjgo.jus.br) e no site da Fundao Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br) Editais, Avisos e Comunicados e demais publicaes referentes ao Concurso. No sero prestadas por telefone informaes relativas ao resultado do Concurso Pblico. 16.6 de responsabilidade do candidato manter seu endereo e telefone atualizados para viabilizar os contatos necessrios, sob pena de quando for nomeado, perder o prazo para tomar posse, caso no seja localizado. 16.6.1 O candidato aprovado dever manter seu endereo atualizado at que se expire o prazo de validade do Concurso. 16.7 O Tribunal de Justia do Estado de Gois e a Fundao Carlos Chagas no se
16

responsabilizam por prejuzos a qualquer ordem, causados ao candidato, decorrentes de: a)endereo eletrnico errado e/ou no atualizado; b)endereo residencial no atualizado; c)endereo de difcil acesso; d)correspondncia devolvida pela Empresa de Correios e Telgrafos ECT por razes diversas de fornecimento e/ou endereo errado do candidato; e)correspondncia recebida por terceiros. 16.8 A Comisso de Seleo e Treinamento resolver os casos omissos e as dvidas de interpretao deste Edital.
COMISSO DE SELEO E TREINAMENTO DO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE GOIS, em Goinia, aos oito dias do ms de fevereiro do ano de dois mil e doze (08/02/2012).

Desembargador WALTER CARLOS LEMES Presidente da Comisso de Seleo e Treinamento

17

ANEXO I CONTEDO PROGRAMTICO 55 Concurso para Juiz Substituto do Estado de Gois


DIREITO CIVIL 1. Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro (Decreto-lei n 4.657/42): Interpretao e integrao das leis. Direito e moral. Direito pblico e privado. Direitos absolutos e relativos. Norma jurdica. Relao jurdica material. Fontes do direito. Classificao das leis pela sua natureza. Vigncia, eficcia, hierarquia e revogao das leis. Conflito de leis no tempo. Direito objetivo e subjetivo. Faculdade jurdica. Interesse legtimo. Direitos individuais e coletivos. Direito adquirido e expectativa de direito. Pretenso material. 2. Pessoa fsica. Personalidade. Direitos da personalidade. Capacidade. Espcies de capacidade. Legitimao. Estado das pessoas. Incapacidade. Aes de estado. Proteo aos incapazes. Pessoas jurdicas. Personalidade jurdica. Classificao das pessoas jurdicas. Pessoas jurdicas pblicas. Grupos no personificados ou despersonalizados. Despersonalizao das pessoas jurdicas. Domiclio. 3. Bens. Classificao. Bens pblicos. Bem de famlia e a Lei n 8.009/90. Famlia, conceito e alcance. Pertenas. 4. Fatos jurdicos. Conceito e classificao. Aquisio, conservao, transferncia, modificao e perda dos direitos. Negcio jurdico. Conceito e classificao. Defeitos dos negcios jurdicos. Modalidades dos negcios jurdicos. Poder potestativo. Forma dos negcios jurdicos e sua prova. Nulidades dos negcios jurdicos. Ato ilcito. Conceito. Consequncias dos atos ilcitos. Ilcito contratual (relativo) e extracontratual (absoluto). Ilcito penal, civil e administrativo. Prescrio e decadncia. Prescrio contra a Fazenda Pblica (Decreto n 20.910/32 e Decreto-lei n 4.597/42). 5. Do direito de empresa. Do empresrio. Da sociedade. Do Estabelecimento. Dos institutos complementares. 6. Direito das coisas. Posse. Conceito e classificao. Modos de aquisio e perda da posse. Efeitos da posse. Proteo possessria (aes possessrias). Propriedade. Conceito e classificao. Propriedade imvel. Modos de aquisio e perda. Usucapio. Limitaes da propriedade. Desapropriao. Parcelamento do solo urbano. Uso nocivo da propriedade. Direitos reais sobre coisas alheias: enfiteuse, servido, penhor e hipoteca. Propriedade industrial. Marcas e patentes. Condomnio. Compromisso de compra e venda. 7. Direito das obrigaes. Obrigaes. Conceito. Modalidades de obrigaes. Obrigaes de dar, fazer e no fazer. Obrigaes solidrias. Efeitos das obrigaes. Extino das obrigaes. Modalidades de pagamento. Novao, compensao e transao. Inexecuo das obrigaes. Priso civil. Obrigaes decorrentes de atos ilcitos. Perdas e danos. Mora. Purga da mora. Juros e modalidades. Dvidas de valor e dvida de dinheiro. Correo monetria. Cesso de crdito. Pagamentos a cargo da Fazenda Pblica. Precatrios. Liquidao das obrigaes. 8. Contratos. Disposies gerais. Contratos unilaterais, bilaterais e plurilaterais. Sinal ou arras nos contratos. Vcios redibitrios. Evico. Espcies de contratos. Compra e venda. Contrato preliminar. Clusula penal. Mtuo. Comodato. Leasing. Depsito. Mandato. Contrato de adeso. Alienao fiduciria em garantia. Contrato de seguro. Jogo e aposta. Fiana. Locao de imveis. Resoluo dos contratos. Distrato. Ttulos ao portador. Sistema Financeiro da Habitao. Preferncias e privilgios no concurso de credores. 9. Responsabilidade das pessoas jurdicas de direito pblico. Responsabilidade das pessoas jurdicas pblicas com personalidade de direito privado. Teorias sobre a responsabilidade civil do Estado. Teoria da impreviso. Caso fortuito e fora maior. Fato do prncipe. Direito de regresso. Solidariedade na ao de indenizao. Dano material, dano esttico e dano moral. Dano ao meio ambiente, ao consumidor e a bens e direitos de valor artstico, histrico e paisagstico. Efeitos da sentena penal no juzo cvel. Excluso de responsabilidade civil. Abuso do direito. Responsabilidade subjetiva e objetiva 10. Direito de famlia. Do Direito Pessoal. Do Direito Patrimonial. Da Unio Estvel. Da Tutela e da Curatela. Do Casamento. Separao e Divrcio. Alimentos. Poder familiar. 18
o o

11. Do Direito das Sucesses. Da sucesso em geral. Da sucesso legtima. Da sucesso testamentria. Do inventrio e da partilha. 12. Das disposies finais e transitrias do Cdigo Civil. DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1. Jurisdio e competncia. Princpios fundamentais da jurisdio. Divises da jurisdio. Jurisdio contenciosa. Princpios e Regras Gerais da Jurisdio Voluntria. Jurisdio constitucional das liberdades. Classificao da competncia. Competncia internacional e competncia interna. Modificaes da competncia. Conexo de causas. Preveno. Perpetuao da jurisdio. Declarao de incompetncia. Exceo de incompetncia. Conflito de competncia. 2. Ao. Conceito e classificao. Condies e elementos da ao. Questes sobre o exerccio da ao. Classificao das aes. Espcies de aes. Concurso e cumulao de aes. 3. Sujeitos processuais. Juiz: poderes, deveres e responsabilidade. Impedimento e suspeio. Ativismo judicial. Partes e procuradores. Capacidade processual. Litigncia de m-f. Responsabilidade por dano processual e multa processual. Honorrios advocatcios. Sucesso e substituio das partes. Substituio dos procuradores. Substituio processual. Pluralidade de partes: litisconsrcio e assistncia. Interveno de terceiros. 4. Ministrio Pblico e Auxiliares da Justia. Funes do Ministrio Pblico. Interveno obrigatria e facultativa do Ministrio Pblico. Falta de interveno do Ministrio Pblico: consequncias. Auxiliares da Justia. Escrivo ou chefe de secretaria. Oficial de justia. Perito. Impedimento e suspeio. rgos do foro extrajudicial. 5. Norma processual e norma substancial. Interpretao e integrao da norma processual. Fatos, atos e negcios jurdicos processuais. Forma dos atos processuais. Tempo e lugar dos atos processuais. Prazos. Precluso. Perfeio e eficcia dos atos processuais. Comunicaes dos atos processuais. Nulidades. Aproveitamento dos atos processuais. Valor da causa. Incidente de impugnao ao valor da causa. 6. Processo e procedimento. Princpios processuais. Instrumentalidade, efetividade e utilidade. Princpios procedimentais. Converso de ritos. Procedimento comum e procedimentos especiais. Formao, suspenso e extino do processo. Pressupostos processuais. 7. Procedimento sumrio. Petio inicial. Resposta do ru. Contestao, excees e pedido contraposto. Revelia. Audincia de conciliao, instruo e julgamento. 8. Procedimento ordinrio. Petio inicial. Resposta do ru. Contestao, exceo e reconveno. Reconveno e ao dplice. Revelia. Excees processuais e excees substanciais (ou preliminares de mrito). Questes preliminares e questes prejudiciais. Providncias preliminares. Declarao incidente (ao declaratria incidental). Audincia de conciliao, instruo e julgamento. 9. Antecipao dos efeitos da tutela. Tutela especfica das obrigaes de fazer e no fazer. Tutela antecipada e tutela cautelar: contatos e divergncias. Limitaes e proibies na concesso de provimentos liminares. Elementos conaturais (ou componentes essenciais) do sistema de tutela jurdica. Antecipao dos efeitos da tutela pretendida no pedido inicial (tutela antecipada antes da sentena) e antecipao dos efeitos da sentena (tutela antecipada na sentena). Tutela antecipada no Tribunal. Forma de efetivao dos provimentos liminares, cautelares e antecipatrios. Eficcia da liminar e improcedncia da demanda. 10. Julgamento conforme o estado do processo. Extino do processo. Julgamento antecipado da lide. Saneamento do processo. Saneamento escrito e saneamento oral nos processos. 11. Instruo do processo. Provas. Disposies gerais. nus probatrio. Modalidades de prova. Produo da prova. Diligncias probatrias: art. 130 do CPC. Fora probante dos documentos. Admissibilidade e valor da prova testemunhal. Prova de fato negativo. 12. Sentena. Requisitos formais da sentena. Efeitos da sentena. Funo da sentena. Classificao das sentenas. Sentenas terminativas. Sentena lquida e ilquida. Sentenas extra, citra e ultra petita. Fato e direito supervenientes. Efeitos principais e efeitos secundrios da sentena. Embargos de declarao. 13. Coisa julgada. Coisa julgada formal e coisa julgada material. Limites objetivos e subjetivos da coisa julgada. Coisa julgada e precluso. Coisa julgada e questes prejudiciais. Ao declaratria incidental. Efeitos da sentena penal na esfera cvel. Efeitos da sentena cvel na esfera penal. Do 19

Processo nos Tribunais. 14. Recurso. Conceito. Pressupostos recursais. Sucumbncia. Tipologia recursal: apelao, agravos, embargos de declarao e embargos infringentes. Embargos infringentes na execuo fiscal. Remessa ex officio. Proibio da reformatio in pejus. Juzo de retratao na esfera recursal. Mandado de segurana como sucedneo recursal. 15. Liquidao e cumprimento da sentena. 16. Execuo em geral. Partes na execuo. Competncia. Requisitos necessrios para realizar qualquer execuo. Ttulo executivo judicial e ttulo executivo extrajudicial. Execuo provisria da sentena. Responsabilidade patrimonial. Disposies gerais na execuo. M-f processual na execuo. 17. Espcies de execuo. Execuo para entrega de coisa. Execuo das obrigaes de fazer e no fazer. Execuo por quantia certa contra devedor solvente. Devedor Insolvente. Penhora de ttulos da dvida pblica. Impenhorabilidade do bem de famlia. Formao, suspenso e extino do processo de execuo. Execuo de sentena de natureza alimentar. Execuo contra a Fazenda Pblica. Execuo fiscal. Execuo de sentena mandamental. 18. Embargos execuo contra a Fazenda Pblica. Embargos execuo fundada em ttulo extrajudicial. Embargos arrematao e adjudicao. Embargos na execuo por carta. Embargos na ao monitria. Embargos de terceiro. Exceo de Pr-Executividade. 19. Processo cautelar. Competncia. Condies da ao cautelar. Mrito no processo cautelar. Petio inicial. Medida cautelar inaudita altera parte. Medida cautelar ex officio. Justificao prvia. Defesa no processo cautelar. Revelia. Medida cautelar substitutiva. Medida cautelar satisfativa. Eficcia das medidas cautelares. M-f e perdas e danos no processo cautelar. Procedimentos cautelares especficos ou nominados. Arresto. Sequestro. Cauo. Busca e apreenso. Exibio. Produo antecipada de prova. Justificao judicial. Medidas cautelares inominadas. Responsabilidade pela execuo da medida cautelar. 20. Procedimentos especiais de jurisdio contenciosa. Ao de consignao em pagamento. Ao de depsito. Aes possessrias. Ao de usucapio de terras particulares. Ao de usucapio especial. Habilitao incidente. Ao monitria. Ao de Prestao de Contas. Ao de Nunciao de Obra Nova. Ao de Diviso de Demarcao de Terras Particulares. Ao de Inventrio e Partilha. 21. Aes coletivas. Legitimao e interesse de agir nas aes coletivas. Litisconsrcio nas aes coletivas. Execuo de sentena coletiva. Ao popular. Ao civil pblica. Mandado de segurana. Mandado de segurana coletivo. Habeas data. Controle difuso da constitucionalidade das leis. Ao rescisria. Ao declaratria de nulidade (querella nullitatis). Ao dplice. Ao de desapropriao. Aes inibitrias. 22. Lei n 9.099/95 Lei dos Juizados Especiais Cveis e Criminais. 23. Lei n 12.153/2009. DIREITO DO CONSUMIDOR 1. Dos direitos do consumidor. Da Poltica Nacional das Relaes de Consumo. 2. Dos direitos bsicos do consumidor. Da qualidade de produtos e servios, da preveno e da reparao dos danos. Da proteo sade e segurana. Da responsabilidade pelo fato do produto e do servio. Da responsabilidade por vcio do produto e do servio. Da decadncia e da prescrio. Da desconsiderao da personalidade jurdica. 3. Das prticas comerciais. Da oferta. Da publicidade. Das prticas abusivas. Da cobrana de dvidas. Dos bancos de dados e cadastros de consumidores. 4. Da proteo contratual. Das clusulas abusivas. Dos contratos de adeso. 5. Das sanes administrativas. 6. Das aes coletivas para a defesa de interesses individuais homogneos. Das aes de responsabilidade do fornecedor de produtos e servios.

20

DIREITO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE 1. Estatuto da Criana e do Adolescente. Princpios. Disposies preliminares. Do direito vida e sade. Do direito liberdade, ao respeito e dignidade. Do direito convivncia familiar e comunitria. Do direito educao, cultura, esporte e lazer. 2. Da preveno e da preveno especial. 3. Da poltica de atendimento. 4. Das medidas de proteo. Da prtica de ato infracional. 5. Das medidas pertinentes aos pais ou responsveis. 6. Do Conselho Tutelar. DIREITO PENAL 1. Aplicao da lei penal no tempo e no espao. Imunidades diplomticas, parlamentares e judiciria. 2. A Norma Penal: espcies, fonte e interpretao. 3. Princpios que regem o Direito Penal Brasileiro. 4. A teoria do crime. Ao, tipicidade, antijuridicidade e culpabilidade. Condies de punibilidade. Causas de justificao e de exculpao. Erro. 5. Fases de realizao do crime: tentativa, consumao, exaurimento. Crime impossvel. Concurso de crimes. Crime continuado. Concurso aparente de normas. Aberratio ictus e aberratio delicti. 6. Imputabilidade penal. 7. Concurso de pessoas. Participao dolosamente distinta. Circunstncias comunicveis e incomunicveis. Participao nas diversas espcies de crimes. 8. Das penas: fundamento e finalidades. Cominao, aplicao e execuo. Das penas privativas de liberdade. Das penas restritivas de direitos. Da pena de multa. Da suspenso condicional da pena. Do livramento condicional. Dos efeitos da condenao. Dos efeitos civis da sentena penal. Reabilitao. 9. Medidas de segurana. 10. Ao penal. 11. Extino da punibilidade. 12. Dos crimes contra a pessoa. 13. Dos crimes contra o patrimnio. 14. Dos crimes contra a propriedade imaterial. 15. Dos crimes contra a organizao do trabalho e decorrentes de greve. 16. Dos crimes contra o sentimento religioso e contra o respeito aos mortos. 17. Dos crimes contra a dignidade sexual (Lei n 12.015/2009). 18. Dos crimes contra a famlia. 19. Dos crimes contra a incolumidade, a paz e a f pblica. 20. Dos crimes contra a administrao pblica e contra a administrao da justia. 21. Do crime de tortura. 22. Dos crimes resultantes de preconceito de raa ou cor. 23. Dos crimes contra os portadores de deficincia. 24. Dos crimes de responsabilidade. 25. Dos crimes contra o meio ambiente, a flora e a fauna. 26. Dos crimes contra os ndios. 27. Genocdio. 28. Dos crimes contra o sistema financeiro, a ordem econmica e as relaes de consumo. 29. Dos crimes contra a previdncia social e a ordem tributria. 30. Dos crimes de drogas. 31. Dos crimes polticos. 32. Dos crimes contra a segurana nacional, a ordem poltica e social. 33. Dos crimes hediondos. 34. Do abuso de autoridade. 35. Corrupo de Menores. 36. Crimes na Lei de Imprensa. 21

37. Crimes na Lei de Violncia Domstica. 38. Crimes na Lei de Parcelamento de Solo Urbano. 39. Crimes do Cdigo de Defesa do Consumidor. 40. Crimes do Cdigo de Trnsito Brasileiro. 41. Crimes do Estatuto do Idoso. 42. Crimes falimentares. 43. Lei de combate s Organizaes Criminosas. 44. Crimes da Lei de Economia Popular. 45. Crimes de Lavagem ou Ocultao de Bens, Direitos e Valores. 46. Crimes da Lei de Licitaes. 47. Crimes do Estatuto da Criana e do Adolescente. 48. Crimes do Estatuto do Desarmamento. 49. Lei das Contravenes Penais. DIREITO PROCESSUAL PENAL 1. Constituio e processo penal. Repartio constitucional de competncia. Garantias constitucionais do processo. Aplicao da lei processual penal. 2. Inqurito policial. Ao penal pblica. Ao penal privada. Ao civil. Ao penal originria. 3. Jurisdio e competncia. Das questes prejudiciais. Das excees. Do conflito de jurisdio. 4. Medidas assecuratrias. Incidente de falsidade e da insanidade mental do acusado. Da restituio das coisas apreendidas. Perdimento. 5. Prova. Sujeitos da relao processual. Juiz. Ministrio Pblico. Acusado e defensor. Assistentes. Auxiliares da Justia. 6. Priso. Medidas Cautelares e Liberdade Provisria. (Lei n 403/11). Atos processuais: forma, lugar, prazo. 7. Citaes e intimaes. Revelia. 8. Sentena. Nulidades. Fixao da pena. 9. Recursos. Habeas corpus. Mandado de segurana em matria penal. Reviso Criminal. 10. Procedimento comum ou ordinrio. 11. Procedimento sumrio. Lei n 9.099/95. 12. Procedimentos especiais. Do jri popular. 13. Relaes Jurisdicionais com autoridade estrangeira. Cartas rogatrias. Homologao das sentenas estrangeiras. Extradio. Expulso. Deportao. 14. Execuo penal. Incidentes da execuo. Remio. Anistia. Graa. Indulto. Reabilitao. 15. Priso Temporria (Lei n 7.960/89). 16. Interceptaes Telefnicas, Ambientais, Gravaes Clandestinas e Provas Ilcitas (Leis n 9.296/96 e n 10.217/01). 17. Proteo a vtimas e testemunhas (Lei n 9.807/99). 18. Processos de competncia originria no STJ e STF (Lei n 8.038/90). 19. Edio, Reviso e Cancelamento de Enunciado de Smula pelo STF (Lei n 11.417/06). 20. Disposies processuais aplicveis ao Cdigo Penal Militar. 21. Aspectos processuais nas Leis Especiais constantes do rol de Direito Penal. DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Direito Constitucional: conceito, natureza, origem e evoluo. Relaes com os demais ramos do Direito. 2. Constituio: conceito e tipos de Constituio. A Constituio como norma fundamental. Poder constituinte. A estrutura da atual Constituio. Reforma da Constituio: reviso e emenda. Hermenutica constitucional. 3. O princpio da supremacia da Constituio. Controle da constitucionalidade das leis e atos normativos. Modalidades: difuso e concentrado. Ao direta de inconstitucionalidade contra atos omissivos e comissivos. Ao declaratria de constitucionalidade. Arguio de descumprimento de preceito fundamental. 22

4. Direito Constitucional Intertemporal. Vigncia, validade e eficcia das normas constitucionais e infraconstitucionais do regime constitucional anterior. Disposies constitucionais gerais e transitrias. 5. Forma de Estado e forma de Governo. Histrico. A classificao de Aristteles. As modernas classificaes das formas de governo: de Maquiavel a Montesquieu. 6. Soberania: conceito e origem histrica. Soberania e separao dos poderes. O sistema de freios e contrapesos. As funes legislativa, administrativa e jurisdicional. Delegao de funes. Invases de competncia. 7. Direitos polticos. Nacionalidade e cidadania. Aquisio, suspenso e perda dos direitos polticos. Elegibilidade e inelegibilidade. Regime representativo. Sufrgio. O sistema eleitoral brasileiro. Os partidos polticos. 8. Direitos e garantias individuais. Bill of rights. Nacionais e estrangeiros em face dos direitos individuais. As garantias da magistratura. Impedimentos impostos aos magistrados. 9. A ordem econmica e financeira na Constituio. Princpios da ordem econmica. Interveno do Estado. Prestao de servios pblicos e explorao da atividade econmica. 10. Direitos e garantias fundamentais: individuais e coletivos. Direitos sociais. Direitos difusos. 11. As garantias constitucionais contra os abusos da Administrao Pblica. Aes constitucionais. Habeas corpus. Mandado de segurana individual e coletivo. Ao popular. Ao civil pblica. Mandado de injuno. Habeas data. 12. Princpios constitucionais da organizao e funo administrativas. Responsabilidade. 13. Regime constitucional da funo pblica. Servidores pblicos civis. Militares. 14. Organizao dos Poderes: estruturao, exerccio e controle. Processo legislativo. 15. A ordem social na Constituio. Princpios. Seguridade social. Sade. Previdncia Social. Da Assistncia Social. Da Educao, da Cultura e do Desporto. Da Famlia, da Criana, do Adolescente e do Idoso. Meio ambiente. Competncias federativas. 16. Direito Constitucional Urbanstico, Agrrio e Ecolgico. Polticas urbana, agrcola, fundiria e da reforma agrria. 17. Funes essenciais Justia. O Ministrio Pblico e a Ordem dos Advogados do Brasil. As Foras Armadas. A Segurana Pblica. A Defensoria Pblica. 18. Matriz constitucional do controle jurisdicional da Administrao Pblica. A Justia Federal. Os Tribunais Regionais Federais. O Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justia. A Justia Estadual. As Justias Especializadas. DIREITO ELEITORAL 1. Direito de sufrgio: natureza e forma. Direito de voto: natureza e caractersticas. 2. Plebiscito. Referendum. Iniciativa Popular. 3. Elegibilidade e inelegibilidade. Lei Complementar n 64/1.990 (Inelegibilidades). 4. Suspenso e perda dos direitos polticos. 5. Direitos polticos e partidos polticos. Lei n 9.096/1.995 (Partidos Polticos). 6. Justia Eleitoral: organizao, competncia e funcionamento. Tribunal Superior Eleitoral. Tribunais Regionais Eleitorais. Juzes Eleitorais. Juntas Eleitorais. 7. Alistamento eleitoral. Transferncia, cancelamento e excluso de eleitor. 8. Processo eleitoral: Registro de candidatos; Propaganda poltica; Medidas preliminares votao e apurao; Votao; Apurao; Diplomao; Recursos Eleitorais. Ao de impugnao de mandato eletivo. Crimes Eleitorais. Lei n 9.504/1997 (Lei das Eleies). DIREITO EMPRESARIAL 1. Noes gerais de Direito Empresarial. Atividade empresarial. Empresrio e Sociedade Empresria. Contabilidade e escriturao empresarial. Microempresa e empresa de pequeno porte. 2. Direito Societrio. Espcies de Sociedade (Sociedade Empresria. Sociedade Simples). Tipos societrios mais adotados (Sociedade Limitada. Sociedade Annima). 3. Contratos mercantis (Franquia, Arrendamento mercantil, Alienao fiduciria, Contratos bancrios); 4. Direito Cambirio. Noo geral de ttulo de crdito. Classificao quanto circulao (Ao Portador, Nominativos, Ordem). Tipos mais utilizados (Nota promissria, Cheque, Duplicata). 23

5. Direito Falimentar. Noes gerais de falncia. Recuperao judicial e extrajudicial. DIREITO TRIBUTRIO 1. Direito Tributrio e seu conceito. Poder de tributar. Limitaes constitucionais ao poder de tributar. Princpios do Direito Tributrio. Legalidade. Anterioridade. Isonomia. Irretroatividade. Vedao ao confisco. No limitao ao trfego de bens e pessoas. Pedgio. 2. Conceito de Imunidade Tributria. Imunidades na Constituio Federal. Iseno. Benefcios fiscais. Anistia. Remisso. Diferimento. 3. Tributo. Definio. Competncia tributria. Espcies de tributos. Distino entre as espcies. 4. Relao jurdico tributria. Incidncia Tributria. Fato gerador. Obrigao Tributria. Sujeito ativo e passivo. Objeto da obrigao tributria. Responsabilidade tributria. 5. Crdito Tributrio. Lanamento. Decadncia e prescrio do crdito tributrio. Suspenso e extino. Garantias e privilgios do crdito tributrio. 6. Aspectos constitucionais do ICMS. ICMS sobre operaes mercantis. Conceito de ICMS. Conceito de operao mercantil. Incidncia. Fato Gerador. Sujeito ativo e passivo. Lanamento. Base de clculo. Alquota. ICMS. Princpio da no cumulatividade. Substituio tributria no ICMS. Base de clculo por dentro do ICMS. ICMS sobre servios de transporte interestadual e intermunicipal. ICMS sobre servios de Comunicao. Conceitos. Incidncia. Fato Gerador. Sujeito ativo e passivo. Lanamento. Base de clculo. Alquota. 7. Aspectos constitucionais do ISSQN. ISSQN: Conceito. Conceito de servio. Incidncia. Fato Gerador. Sujeito ativo e passivo. Lanamento. Base de clculo. Alquota. 8. Aspectos constitucionais do IPTU. IPTU: Conceito. Conceito de servio. Incidncia. Fato Gerador. Sujeito ativo e passivo. Lanamento. Base de clculo. Alquota. 9. Aspectos constitucionais do ITBI. ITBI: Conceito. Conceito de servio. Incidncia. Fato Gerador. Sujeito ativo e passivo. Lanamento. Base de clculo. Alquota. 10. Aspectos constitucionais do ITCD. ITCD: Conceito. Conceito de servio. Incidncia. Fato Gerador. Sujeito ativo e passivo. Lanamento. Base de clculo. Alquota. 11. Aspectos constitucionais do IRPF e IRPJ. IR: Conceito. Conceito de servio. Incidncia. Fato Gerador. Sujeito ativo e passivo. Lanamento. Base de clculo. Alquota. 12. Dvida ativa. Conceito. Inscrio. A presuno de certeza e liquidez: consectrios. 13. Processo judicial tributrio: aes de competncia do Fisco e aes de competncia do contribuinte. DIREITO AMBIENTAL 1. Disposies constitucionais de proteo ao meio ambiente (Constituio Federal, art. 225). Direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Competncias legislativas relacionadas ao Direito Ambiental. 2. Poltica Nacional do Meio Ambiente (Lei n 6.938/81 e alteraes posteriores). Do Sistema Nacional do Meio Ambiente SISNAMA: estrutura e competncias administrativas. Instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente. 3. Licenciamento Ambiental. Normas gerais. Resolues CONAMA n 1/86 e n 237/97. Exigibilidade de Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). 4. Proteo da vegetao. Cdigo Florestal (Lei n 4.771/65 e alteraes posteriores): reserva legal e reas de preservao permanente. Manejo florestal sustentvel na Regio Amaznica. Concesso Florestal (Lei n 11.284/06). Sistema Nacional de Unidades de Conservao (Lei n 9.985/00). 5. Proteo das guas. Lei de Recursos Hdricos (Lei n 9.433/97). Padres de qualidade das guas. 6. Responsabilidade ambiental. Responsabilidade civil por dano ambiental no direito brasileiro. Crimes ambientais (Lei n 9.605/98 e alteraes posteriores). Infraes administrativas (Decreto n 6.514/2008 e alteraes posteriores). 7. Cerrado Brasileiro noes gerais de suas caractersticas, riscos ambientais e preservao.

24

DIREITO ADMINISTRATIVO 1. A Administrao Pblica como organizao na estrutura governamental e como funo estatal. Funo administrativa material, subjetiva e formalmente considerada. Diferenas para com a legislao e a jurisdio. Poder normativo e poder decisrio da Administrao Pblica. Servios pblicos, poder de polcia, interveno no domnio social. 2. Fontes do Direito Administrativo. O regulamento. Hierarquia normativa. A norma jurdicoadministrativa. Vigncia. Eficcia. Interpretao. Execuo. Aplicao. 3. A Administrao Pblica Brasileira. Administrao direta e indireta. Os colaboradores da Administrao Pblica. Agncias Reguladoras. Utilizao dos bens pblicos por particulares. 4. Fato e ato administrativo. Ato complexo e ato composto. Conceito. Espcies. O suporte ftico administrativo. Elementos. Existncia. Validade. Eficcia. Nulidade, anulabilidade e irregularidade. Legitimidade. Aproveitamento e convalidao. Poder vinculado e discricionrio. Revogao. 5. Licitao. Princpios. Espcies. Procedimento. Anulao e revogao. Contratos administrativos. Contedo, formalizao, execuo. Concesso e permisso. Extino dos contratos. 6. Os bens do Direito Administrativo. Bens pblicos. Conceito. Regime jurdico. Espcies. Concesso de uso especial para fim de moradia. Patrimnio nacional. Patrimnio cultural. Patrimnio turstico. Domnio pblico comum e social. Meio ambiente. Direito Urbanstico. Limitaes, restries e ingerncias em relao propriedade. Desapropriao. Requisio. Ocupao. 7. Servidores pblicos. Regime jurdico. Estatuto. Cargos em comisso e funes de confiana. Contrato administrativo de trabalho. Direitos, deveres, responsabilidades. Lei Federal n 8.112/90 e Lei Estadual n 10.460/88 e alteraes posteriores. 8. O ilcito administrativo. Direito Administrativo Punitivo. Sano administrativa. Responsabilidade civil do Estado. 9. A situao jurdica do administrado. Direitos subjetivos e interesses simples e legtimos. Garantias e instrumentos de defesa. 10. Direito Administrativo Processual. Processos e procedimentos administrativos. Espcies. Princpio de defesa. Pedido de reconsiderao. Recursos. Reviso. 11. Lei de Registros Pblicos. Procedimentos administrativos. Controle administrativo e fiscalizao dos servios notariais e registrais pelo Poder Judicirio. DIREITO AGRRIO 1. Direito Agrrio: conceito e objeto. 2. Imvel rural: definio legal e seus elementos caracterizadores. 3. Funo social do imvel rural. 4. Dimensionamento do imvel rural. 5. Contratos agrrios nominados e inominados. Procedimento judicial em casos de despejo. 6. Terras devolutas e o instituto da Discriminao. 7. O procedimento discriminatrio administrativo e usucapio agrrio. 8. Reforma Agrria - Fundamentos - Conceituao e Mtodos. 9. A Adjudicao Compulsria no Direito Agrrio. 10. Posse agrria sobre bem imvel. NOES GERAIS DE DIREITO E FORMAO HUMANSTICA A) Sociologia do Direito 1. Introduo sociologia da administrao judiciria. Aspectos gerenciais da atividade judiciria (administrao e economia). Gesto. Gesto de pessoas. 2. Relaes sociais e relaes jurdicas. Controle social e o Direito. Transformaes sociais e Direito. 3. Direito, Comunicao Social e opinio pblica. 4. Conflitos sociais e mecanismos de resoluo. Sistemas no-judiciais de composio de litgios. B) Psicologia Judiciria 1. Psicologia e Comunicao: relacionamento interpessoal, relacionamento do magistrado com a sociedade e a mdia. 25

2. Problemas atuais da psicologia com reflexos no direito: assdio moral e assdio sexual. 3. Teoria do conflito e os mecanismos autocompositivos. Tcnicas de negociao e mediao. Procedimentos, posturas, condutas e mecanismos aptos a obter a soluo conciliada dos conflitos. 4. O processo psicolgico e a obteno da verdade judicial. O comportamento de partes e testemunhas. C) tica e Estatuto Jurdico da Magistratura Nacional 1. Regime jurdico da magistratura nacional: carreiras, ingresso, promoes, remoes. 2. Direitos e deveres funcionais da magistratura. 3. Cdigo de tica da Magistratura Nacional. 4. Sistemas de controle interno do Poder Judicirio: Corregedorias, Ouvidorias, Conselhos Superiores e Conselho Nacional de Justia. 5. Responsabilidade administrativa, civil e criminal dos magistrados. 6. Administrao judicial. Planejamento estratgico. Modernizao da gesto. D) Filosofia do Direito 1. O conceito de Justia. Sentido lato de Justia, como valor universal. Sentido estrito de Justia, como valor jurdico-poltico. Divergncias sobre o contedo do conceito. 2. O conceito de Direito. Equidade. Direito e Moral. 3. A interpretao do Direito. A superao dos mtodos de interpretao mediante puro raciocnio lgico-dedutivo. O mtodo de interpretao pela lgica do razovel. E) Teoria Geral do Direito e da Poltica 1. Direito objetivo e direito subjetivo. 2. Fontes do Direito objetivo. Princpios gerais de Direito. Jurisprudncia. Smula vinculante. 3. Eficcia da lei no tempo. Conflito de normas jurdicas no tempo e o Direito brasileiro: Direito Penal, Direito Civil, Direito Constitucional e Direito do Trabalho. 4. O conceito de Poltica. Poltica e Direito. 5. Ideologias. 6. A Declarao Universal dos Direitos do Homem (ONU).

26

ANEXO II
55 Concurso para Juiz Substituto do Estado de Gois - COMISSO EXAMINADORA -

1) Desembargador Leandro Crispim Presidente Suplente: Dr. Donizeth Martins de Oliveira 2) Desembargador Luiz Cludio Veiga Braga Suplente: Dr. Fbio Cristvo de Campos Faria 3) Desembargador Benedito Soares de Camargo Neto Suplente: Dr. Wilson Safatle Faiad 4) Desembargador Carlos Alberto Frana Suplente: Dr. Paulo Csar Alves das Neves 5) Dr. Fabiano Abel de Arago Fernandes Suplente: Dr. Eduardo Pio Mascarenhas da Silva 6) Dr. Wilton Mller Salomo Suplente: Dr. Mrcio de Castro Molinari 7) Dr. Felicssimo Jos de Sena representante da OAB-GO Suplente: Dr. Flvio Buonaduce Borges
Secretrio do Concurso: Hernany Csar Neves de Oliveira Comisso Examinadora, designada para atuar no 55 Concurso para Juiz Substituto do Estado de Gois, aprovada pela Comisso de Seleo e Treinamento em Reunio realizada aos vinte e um dias do ms de novembro do ano de dois mil e onze (21/11/2011). O Dr. Felicssimo Sena e o Dr. Flvio Buonaduce Borges foram indicados pela OAB/GO, atravs do Ofcio n 614/2011.

Desembargador WALTER CARLOS LEMES Presidente da Comisso de Seleo e Treinamento

27

ANEXO III 55 Concurso para Juiz Substituto do Estado de Gois CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PRIMEIRA ETAPA Datas 23/02/12 23/03/12 26/03/12 26 a 30/03/12 26/03/12 29/03/12 30/03 a 03/04/12 16/04/12 19/04/12 Eventos Abertura das Inscries atravs da internet Encerramento do recebimento das Inscries Preliminares Trmino de recebimento da documentao exigida, na Secretaria da CST (pode ser encaminhada pelos Correios) Prazo para interposio de recursos quanto ao Edital de Abertura do Concurso Reunio da Comisso de Seleo e Treinamento (anlise das inscries) Publicao, no DJE, das inscries preliminares deferidas Prazo para interposio de recursos quanto ao indeferimento das inscries preliminares Reunio da CST (anlise dos recursos) Publicao, no DJE, do Edital relativo anlise dos recursos de deferimento e indeferimento das inscries preliminares. Publicao, no DJE, do Edital de Convocao para a 1 Etapa Prova Objetiva, pelo Tribunal de Justia do Estado de Gois. Aplicao da 1 Etapa - Prova Objetiva local a ser definido. Prazo para interposio de recursos quanto aplicao da 1 Etapa - Prova Objetiva, a serem encaminhados pelos candidatos via Internet, Fundao Carlos Chagas. (2 dias) Divulgao do gabarito e das questes da Prova Objetiva, no site da Fundao Carlos Chagas e no Dirio da Justia Eletrnico Prazo para interposio de recursos quanto divulgao do gabarito e das questes da prova - via Internet, Fundao Carlos Chagas Prazo para solicitao de vista da Folha de Respostas da 1 Etapa Prova Objetiva, via Internet, Fundao Carlos Chagas.

A partir de 16/04/12 Exames dos PNE a serem agendados 23/05/12 03/06/12 04 e 05/06/12

06/06/2012 06/06/2012 07 e 08/06/12

A partir de 09/07/12 Publicao, no DJE, dos resultados da 1 Etapa Prova Objetiva A partir de 09/07/12 Divulgao no site da Fundao Carlos Chagas das respostas das decises dos recursos deferidos e indeferidos. A partir de 09/07/12 Vista da Folha de Respostas da 1 Etapa Prova Objetiva, via Internet, no site da Fundao Carlos Chagas. 10 e 11/07/12 Prazo para interposio de recursos quanto aos resultados da 1 Etapa Prova Objetiva e quanto vista da Folha de Respostas da 1 Etapa Prova Objetiva - via Internet, Fundao Carlos Chagas. Divulgao, no site da Fundao Carlos Chagas, das respostas das decises dos recursos deferidos e indeferidos.

23/07/12

28

Potrebbero piacerti anche