Sei sulla pagina 1di 10

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE REDES DE COMPUTADORES

Atualizada e Revisada por Pedro Freitas htt://www.pedrofreitas.com.br pedrofreitas@pedrofreitas.cjb.net

O que é Internet?

A Internet é um conjunto de redes de computadores interligados pelo mundo inteiro, que têm em comum um conjunto de protocolos e serviços, de forma que os usuários possam usufruir de serviços e comunicação em escala mundial.

O que é Roteador?

Roteador é o aparelho utilizado para conectar-se o Internet Service Provider na Internet. Utiliza links de 64Kbps para cima. Ele consiste em um módulo responsável pelo controle de tráfego de pacotes entre a rede do Provedor de Acesso à Internet.

Como funciona um roteador?

Roteadores são mais sofisticados do que as bridges, em termos de suas habilidades no gerenciamento de dados. Um roteador analisa um Packet EtherNet ou Token Ring mais profundamente, para ler os endereços NetBios, IPX, ou TCP/IP. Ele compara estes endereços com suas tabelas internas, para determinar a melhor maneira de enviar o packet ou o frame para o próximo roteador, ou para a rede de destino. O roteador então retira a camada externa do packet ou do frame e a "reempacota" com uma nova camada externa, para seu endereço de rede final. Devido às suas habilidades sofisticadas de gerenciamento de dados, os roteadores, ao contrário das bridges, podem ser utilizados para conectar redes que utilizam protocolos diferentes - Ethernet para Token Ring, por exemplo. E, como o roteador examina o packet de dados inteiro, os erros não são passados adiante para a LAN seguinte. Isto pode representar uma economia importante, quando você está mandando dados por linhas privadas que envolvem alto custo.

O que é Camada de Rede?

Camada de Rede é a camada 3 no modelo OSI; a entidade lógica que serve à camada de transporte; responsável por encaminhar e rotear dados através da rede.

O que são Provedores de Acesso?

São instituições que se conectam à Internet com o objetivo de fornecer serviços a ela relacionados a outras instituições e pessoas.

Como é feito o Endereçamento na Internet?

O endereçamento na Internet é feito através de um identificador que independe de quaisquer fatores de configuração, topologia ou tecnologia da rede. Este endereçamento é conhecido como IP, cujo formato, como exemplo é o seguinte : 128.90.255.1. Esse formato representa um número de 32 bits, que, no modo normal de endereçamento da Internet está associado a um único equipamento, identificando esse equipamento e a rede em que se localiza; existe ainda um outro modo de endereçamento chamado multicasting onde um único IP está associado a um grupo de computadores. O endereço IP permite apenas a localização de um dado equipamento dentro da Internet. Para a localização de uma aplicação em execução naquele equipamento existe um outro indentificador conhecido como port que é usado em conexão com um dos protocolos de transporte (TCP ou UDP) que efetua tal localização. Para as aplicações-padrão existentes na Internet são reservados alguns valores de port combinados com um dos protocolos de transporte; assim, para a localização de um servidor de dada aplicação na Internet, só se faz necessário saber-se o nome do equipamento onde ele está ativo (que se relaciona diretamente com o IP), pois tanto o protocolo de transporte como o port do servidor estão implícitos na especificação do serviço.

O que é Roteamento?

Roteamento é a procura de um determinado equipamento na Internet com a função de envio de dados ao mesmo.

O que são Domínios da Internet?

Os equipamentos na Internet normalmente são referenciados por um nome simbólico associado ao seu endereço IP. Esta associação é feita por um conjunto de servidores de forma que o conjunto formado por estes servidores e sua interface com as aplicações na Internet são conhecidos com DNS (Domain Name System). A atribuição de domínios na Internet teve como objetivo evitar que dois equipamentos utilizassem do mesmo nome e também para descentralizar o cadastramento de redes e equipamentos dividindo-se a Internet em domínios administrativos distintos. Assim, o nome simbólico de um

equipamento é composto por um nome local e um nome associado à hierarquia de domínios. Este nome é conhecido como FQDN (Fully Qualified Domain Name). Os domínios da Internet podem ser do tipo institucional ou geográfico. As subdivisões mais comuns são : mil (militar), edu (educação), com (comerciais), gov (governamentais), org (instituições não-governamentais), e net (provedores). Assim por exemplo uma máquina de nome delta localizado no departamento de venda da empresa Vega seria referenciado como delta.vendas.vega.com. Associa-se ainda, para maior facilidade, um domínio geográfico a cada nome. Assim, se o equipamento anterior estivesse localizado no Brasil o seu FQDN seria delta.vendas.vega.com.br.

O que é E-MAIL

E-MAIL são serviços que permitem a troca de mensagens entre usuários através da Internet. São serviços de maior alcance na Internet pois permitem a troca de mensagens tanto de usuários de redes de serviços quanto de redes corporativas utilizadas por instituições não totalmente ligadas à Internet.

O que é Telnet?

Telnet é um serviço utilizado para a execução remota de aplicações em uma rede. Este aplicativos são selecionados por um usuário em um terminal, e são executados em uma outra máquina servidora, em uma ambiente multitarefa. O aplicativo e o terminal interagem com um programa telnet que providencia a comunicação entre o terminal e a máquina.

O

que é Gopher?

O

Gopher consiste em um sistema de procura e transferência de informações

orientado a títulos de documentos que permite ao usuário localizar uma dada

informação (texto, imagem, multimídia) na Internet, de forma transparente, isto

é,

sem conhecer exatamente a localização correta da mesma.

O

que é URL?

URL (Universal Resource Location) é um identificador na Internet que mostra qual tipo de servidor deve ser acessado, o equipamento onde a informação reside e sua localização neste equipamento, como por exemplo :

http://www.mit.edu.

Quais são os serviços disponibilizados por um Provedor de Acesso aos seus usuários?

O Provedor de Acesso fornece aos seus usuário de : - Acesso Discado de

Protocolo : área para armazenamento de correspondência recebida, um pacote

com os principais programas a serem utilizados pelo usuário (TCP/IP, WWW,

Gopher, FTP, Telnet, etc

News e criação de home pages. – Acesso Discado de Terminasl : os programas a serem utiliados pelo cliente em sua versão não-gráfica, espaço em disco para utilização destes programas. - Acesso Discado UUCP : serviços de Network News e E-Mail - Acesso Dedicado : Intermediação de pedidos de endereço IP e registros DNS, alimentação de News (newsfeed), fornecimento

e, opcionalmente, o acesso a serviços de Network

),

de DNS secundário e, opcionalmente, aluguel de DNS primário.

Quais são os protocolos utilizados em WAN´s?

Os protocolos mais utilizados em WAN´s são: - TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) : É um protocolo de nível de transporte derivado do ARPANET, que pressupõe um serviço de nível de rede tipo datagrama. - SNA :

É a solução de rede proprietária IBM para o acesso de grande número de nós secundários (terminais, impressoras e micros) a um número pequeno de nós principais (mainframes). É um protocolo com funções do nível de transporte e de rede. - SPX/IPX : Os protocolos SPX e IPX formam a pilha de protocolos de nível de redes utiliados pelos servidores NOVELL.

O que é Acesso Remoto?

É a integração de redes locais instaladas em locais fisicamente distantes e

também a possibilitação de integração de computadores localizados distantes da rede de modo a operarem como se estivessem localmente conectados à mesma.Normalmente uma rede que trabalha com Acesso Remoto possui uma porta Ethernet LAN e 4, 8 ou 16 acessos WAN, que podem ser síncronas ou não.

Quais são os Protocolos TCP/IP mais comuns para aplicações?

Existem muitos protocolos TCP/IP para aplicações. Os mais comuns são :

TELNET, SMTP, FTP/TFTP e UDP. O protocolo TELNET é um protocolo de

emulação de terminal que permite aos usuários acessarem aplicações em outros sistemas. A emulação fornecida é do tipo VT110 /VT220. Esta emulação é composta de telas não-gráficas. O protocolo SMTP implementa um sistema

de correio eletrônico entre transmissor e receptor. O protocolo FTP/TFTP tem a

capacidade de conectar-se a um sistema remoto e fazer acesso aos diretórios e transferência de arquivos entre estes sistemas. O protocolo UDP, por fim, implementa a transferência de pacotes de dados entre aplicações.

O que é IPX/SPX?

IPX/SPX são protocolos da Novell, variantes do protocolo XNS (Xerox Network Systems). A diferença principal entre eles está no uso de diferentes formatos de encapsulamento Ethernet. Outra diferença está no uso pelo IPX do SAP (Service Advertisement Protocol) protocolo proprietário da Novell.

O que é Internetwork?

Diversas redes ou sub redes conectadas entre si para formar uma grande rede abrangente.

O que é Packet?

Uma unidade de mensagem numa rede, a qual é associada um cabeçalho, um endereço, dados e outras informações opcionais.

Como funcionam a Comunicação em Rede?

O envio de mensagens em rede não é simplesmente um processo de

transmissão de bits representando caracteres alfanuméricos. As comunicações em rede podem envolver computadores pessoais que funcionam com DOS, modelos da linha Macintosh, computadores de grande porte e

minicomputadores, todos tendo sua forma própria de gerenciamento de códigos

de dados e de transmissão. Para que todos estes sistemas possam estar em

comunicação eles têm que seguir um padrão: o modelo OSI (Open Systems Interconnection, ou Interligação de Sistemas Abertos), que é seguido pela maioria dos PCs em rede. Este padrão é baseado em camadas: cada componente da rede existe numa determinada camada do sistema, e cada componente pode comunicar-se somente com a camada diretamente abaixo ou diretamente acima dele. Cada camada fornece serviços à camada superior e pode solicitar os serviços da camada inferior.

O que é Subnet?

Uma LAN dentro da Internet ou dentro de uma rede de outras LANs.

O que é Gateway?

Um gateway é um computador que interconecta redes em um nível superior a bridges e roteadores, estendendo-se da camada de rede até a camada de aplicação. Um gateway faz roteamento de datagramas IP entre as redes que estão conectados a ele.

Como é o modelo de arquitetura de rede da Internet?

A Internet implementa um modelo de arquitetura de rede que simplifica e facilita

a visualização e entendimento dos conceitos envolvidos. Embora cada rede

física seja diferente e tenha sua própria tecnologia de interface e comunicação, isso é transparente tanto para a rede quanto para o usuário. Basicamente tem- se que, pela visão da rede, cada rede é um host normal e, pela visão do usuário, a rede é apenas uma, a rede mundial.

Como é a Arquitetura TCP/IP?

A arquitetura TCP/IP é dividida em quatro camadas. Estas camadas são, respectivamente, Rede Física, Roteamento, Protocolos de Serviço e Protocolos de Aplicação. A Rede Física são os enlaces e protocolos utilizados TCP/IP, dos quais os mais comuns são Ethernet, PPP, Frame Relay e X.25. A próxima camada, Roteamento, como o próprio nome diz, implementa o roteamento e a retransmissão de dados de mensagens de modo que as mesmas atinjam seus destinos de modo correto e eficiente. A próxima camada, Protocolos de

Serviço, é responsável pela transferência segura de mensagens entre a origem

e o destino. Ela estabelece conexões virtuais que permitem aos aplicativos

trocarem mensagens sem se preocupar com o que está acontecendo fisicamente. Por fim, a camada de Protocolos de Aplicação contém vários níveis

de protocolos que permitem o funcionamento dos aplicativos sobre o TCP/IP.

Quais são os componentes de uma LAN.

Os principais componentes de uma Rede Local (LAN) são os servidores, as workstations e os recursos de comunicação. O servidor é um computador com elevada capacidade de processamento cuja função é disponibilizar serviços à rede. Em geral esta máquina processa grandes volumes de dados, requerendo CPU´s rápidas e dispositivos de armazenamento de alta capacidade e rápido acesso. Os serviços que ele oferece à rede são : Servidor de Aplicação, Servidor de Arquivos, Servidor de Impressão, Servidor de Rede e Servidor de Bancos de Dados Relacionais. As workstations são as estações de trabalho.A partir delas os usuários acessam os serviços do Server e executam tarefas

locais. Por fim, os recursos de comunicação são a infra-estrutura de hardware e software requeridas para a comunicação entre os diversos componentes da LAN. Os recursos mais comuns são Hubs, placas de redes Ethernet, repeaters, bridges, roteadores, cabeamento.

Quais

são

os

tipos

de

acessos

à

Internet

disponibilizados

pelos

Provedores de Acesso?

Um Provedor de Acesso à Internet disponibiliza seus serviços aos seus usuários por uma das formas abaixo: - Acesso Dedicado : Normalmente é feito através de uma linha não especializada (Linha Privada a dois fios) com a adição de protocolos de enlace (PPP, HDLC, SLIP), ou mesmo através de redes de pacotes (por exemplo X.25 ou Frame-Relay). - Acesso Discado de Protocolo : Normalmente através de linha telefônica com a adição de protocolos de enlace para permitir a execução de aplicativos baseados em TCP/IP no equipamento do usuário. - Acesso Discado de Terminal : Normalmente através de uma linha telefônica comum, sem o uso de protocolos nessa linha (normalmente através da emulação de um terminal) - Acesso Discado UUCP :

Semelhante a anterior, porém com a adição de protocolos de pacote UUCP na linha associada a este tipo de acesso.

O que é WWW?

A WWW (World Wide Web) é um sistema de busca de informações por hipermídia através de um mecanismo conhecido como hiper-texto, onde uma determinada informação como um texto ou uma imagem podem servir de elo com outros documentos de modo a disponibilizar de modo rápido e eficiente a informação requerida.

O que é FTP?

FTP (File Transfer Protocol) é o serviço padrão da Internet para a transferência de arquivos entre computadores. A partir dele usuários podem obter ou enviar arquivos de ou para outros computadores na Internet.

O que é BBS ou Network News?

Network News (BBS) é um serviço que é composto por informações agrupadas por categorias e por programas responsáveis por seu intercâmbio, divulgação e

acesso, as BBS

(Bulletin Board Services).

Quais são os serviços disponíveis na Internet?

O número de serviços possíveis na Internet é ilimitado, mas os mais

conhecidos atualmente são : - E-MAIL : É um serviço de troca de mensagem entre usuários dentro da Internet. - Network News (BBS) : São serviços que providenciam informações pela Internet. – Telnet: Serviço que permite ao usuário executar aplicações localizadas em uma máquina distante daquela com a qual ele trabalha. - FTP : Serviço que permite a transferência de arquivos entre computadores. - Gopher : Serviço de procura de informações pela Internet através do título do documento desejado. - WWW : Serviço de procura de informações pela Internet através de conexões entre informações localizadas em diferentes documentos. - WAIS : Serviço de procura de informações pela Internet através das infromações contidas no próprio documento.

Como é feito o Roteamento na Internet?

O roteamento na Internet é feito através do protocolo IP responsável pela

entrega de informações geradas pelas aplicações aos seus destinos de forma correta e eficiente. A execução desta tarefa é feita através de tabelas de roteamento existentes em todos equipamentos conectados à Internet, onde constam as rotas a serem seguidas pelas informações em função de seu destino.

O

que é IP?

IP

é a informação utilizada para conhecer-se a localização de um determinado

equipamento dentro da Internet. É composto por um número de 32 bits no formato x.x.x.x onde x designa uma valor de 8 bits (variando de 0 a 255), por exemplo 240.19.233.1.

O que é Port?

Port é um indentificador utilizado em conexão com o endereço IP de um

equipamento na Internet e com o protocolo de transporte para a localização de

um determinado aplicativo em execução no dado equipamento.

O que é Rede?

Rede é um grupo interligado de nós, ou estações conectadas por canais de comunicação; a montagem de um equipamento por meio do qual conexões são feitas entre estações de dados.

O que é um Pacote?

É um grupo de bits (incluindo sinais de controle de dados e chamada) transmitindo de uma só vez numa rede chaveada por pacotes. Em geral menor que um bloco de transmissão.

O que é Modem?

Modem (Modulator-Demodulator) é um dispositivo usado para converter dados seriais digitais de um terminal de transmissão para sinais analógicos para transmissão em um canal telefônico, ou para converter o sinal analógico transmitido a um sinal digital para ser recebido por um terminal receptor.

O que é e como funciona a EtherNet?

Ethernet é a topologia de rede mais utilizada. Você pode escolher entre topologias estrela ou bus, e cabeamento coaxial, par trançado, ou em fibra óptica. Mas, com o equipamento de conectividade correto, múltiplas LAN's baseadas em Ethernet (redes de área local) podem ser conectadas entre si, não importando a topologia e/ou o sistema de cabeamento que elas utilizam. O método de acesso Ethernet utiliza o CSMA/CD (Acesso Múltiplo Sensível a Portador com Detecção de Colisão). Neste método, múltiplas estações de trabalho acessam o meio de transmissão (Acesso Múltiplo), ouvindo, até que nenhum sinal seja detectado (Sensor de Portadora). Então, elas transmitem e verificam se mais de um sinal está presente (Detecção de Colisão). Cada estação tenta transmitir quando ela "acredita"que a rede etá livre. Se houver uma colisão, cada estação tenta retransmitir após uma espera predefinida, que é diferente para cada estação de trabalho. Detecção de Colisão é uma parte essencial do método de acesso CSMA/CD. Cada estação de trabalho transmissora precisa ser capaz de detectar quais transmissões simultâneas (e portanto perda de dados) estão ocorrendo. Uma estação de trabalho pode dizer que ocorreu uma colisão se ela não receber a sua transmissão de volta após um certo intervalo de tempo (frações de segundo). Se uma colisão é detectada, um sinal de "congestionamento"é propagado para todos os nós.

Cada estação que detectar a colisão deverá esperar um certo período de tempo e, em seguida, tentar novamente.

O que é TCP/IP?

O TCP/IP (nome derivado de seus protocolos principais Transmission Control Protocol/Internet Protocol) é um padrão utilizado para conectar as redes de computadores que fazem parte da Internet, permitindo a comunicação entre aplicativos em computadores de redes distintas sem que haja necessidade de se conhecer a topologia empregada em cada uma delas.

O que é Protocolo?

Protocolo é o conjunto formal de conversões que governam a formação e

temporização

relativa de intercâmbio de mensagens entre dois sistemas de

comunicação.

O que é ASCII?

ASCII (Pronuncia-se "asqui" - American Standard Code for Information Interchange) é um código de dados binário que consiste de 7 bits de dados mais 1 bit de paridade ou símbolos especiais. Estabelecido pela ANSI para compatibilidade entre serviço de dados.