Sei sulla pagina 1di 6

ESCOLA SO DOMINGOS

BATERIA DE EXERCCIOS 1 TRIMESTRE QUMICA 9 ANO 1. Observe as figuras a seguir, onde os tomos so representados por esferas e cada tamanho representa um tomo diferente. Depois, assinale a alternativa VERDADEIRA:

a) Nas figuras 1 e 2 encontramos somente substncias simples. b) As figuras 1 e 3 representam misturas. c) Na figura 2 esto representados 14 elementos qumicos. d) Durante uma mudana de estado fsico, a temperatura permanece constante para as amostras representadas nas figuras 2 e 3. e) Na figura 3 esto presentes 6 substncias. 2. Ao afirmarmos que o gelo seco sublima, estamos nos referindo : a) passagem direta do estado gasoso para o slido. b) passagem do estado slido para o gasoso, passando antes por uma fase lquida. c) passagem direta do estado slido para o gasoso. d) passagem do estado lquido para o gasoso. e) passagem do estado slido para o lquido. 3. No ambiente, a gua apresenta-se nos estados slido, lquido e gasoso, estando em constante interao com o solo, com a atmosfera, com a flora e com a fauna. A compreenso desta interao no simples, pois a gua muda de estado em determinadas ocasies. No desenho temos uma representao simplificada do ciclo da gua.

As mudanas de estados fsicos que acontecem em 1, 2 e 3 so, respectivamente, a) sublimao, condensao e evaporao. b) ebulio, condensao e evaporao. c) ebulio, condensao e condensao. d) evaporao, liquefao e sublimao. e) condensao, condensao e evaporao. 4. Dos procedimentos enunciados a seguir, o mais indicado quando se quer distinguir entre uma poro de gua destilada e uma soluo de gua salgada, sem levar boca, : a) Filtrar os lquidos. b) Observar as diferentes coloraes. c) Medir a condutividade eltrica. d) Centrifugar. . e) Decantar os lquidos. 5. "Excesso de acar mata mais de 3 milhes de pessoas por ano" informa a "Folha on line"
(10/11/2006).

Assinale a alternativa que uma propriedade FSICA do acar, fonte de energia e vilo dos anorxicos, diabticos e obesos. a) Pode ser decomposto pelo calor. b) branco, cristalino e slido. c) Em presena do cido sulfrico sofre carbonizao. d) constitudo de carbono, hidrognio e oxignio.

6. Analise o quadro seguinte.

Ao associar cada tipo de sistema com o respectivo processo de separao de seus componentes, obtm-se corretamente a relao a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) III e IV. 7. O ciclo da gua na natureza, relativo formao de nuvens, seguida de precipitao da gua na forma de chuva, pode ser comparado, em termos das mudanas de estado fsico que ocorrem e do processo de purificao envolvido, seguinte operao de laboratrio: a) decantao. b) sublimao. c) filtrao. d) destilao. e) dissoluo.

8. A qumica moderna utiliza mtodos de pesquisa extremamente sofisticados. Tais mtodos se prestam a identificar substncias, misturas de substncias, entre outras coisas. Podemos citar alguns mtodos como, por exemplo: cromatografia, espectrocopia ultra violeta, absoro atmica. Mas antes do advento destas tcnicas modernas, os qumicos da antiguidade utilizavam tcnicas bastante rudimentares, que so utilizadas ainda hoje em modernos laboratrios e tambm em ambientes domsticos ou de trabalho. A seguir so indicados alguns procedimentos cotidianos. I. Uma dona de casa catando feijo com as mos para depois cozinh-lo. II. Preparao do caf da manh com gua fervendo. III. Separao da "casca" do amendoim aps torr-lo, lanando-o para cima e fazendo com que a corrente de ar separe o amendoim da casca. IV. O pedreiro separa a areia grossa da areia fina, utilizando uma tela de arame. V. Quando o garimpeiro separa o ouro do cascalho com o uso da bateia, tambm est utilizando uma tcnica rudimentar de separao. Anote a alternativa que indica os nomes corretos dos procedimentos indicados nas proposies: a) escolhamento, fervura, ventilao, peneiramento e levigao. b) catao, extrao, decantao, peneiramento e arrastamento. c) escolhamento, filtrao, decantao, levigao e arrastamento. d) catao, filtrao, decantao, levigao e peneiramento. e) catao, extrao, ventilao, peneiramento e levigao.

9. Associe cada processo de separao ao seu respectivo fenmeno. Processos I. II. III. IV. V. Flotao Filtrao Ventilao Destilao Sedimentao Fenmenos ( ( ( ( ) ) ) ) funcionamento de um aspirador de p. obteno da gua pura a partir da gua do mar. deposio de slidos suspensos no tratamento da gua. armazenamento da gua para que impurezas surjam na superfcie.

A seqncia correta encontrada : a) II, IV, I, V. b) II, IV, V, I. c) III, I, II, IV. d) III, II, I, V. 10. As figuras a seguir constituem os sistemas fechados, nos quais as bolinhas representam tomos.

Considerando-se as ilustraes, as misturas so representadas por a) I e II. b) III e IV. c) I, III e IV d) II, III e IV.

11. Uma amostra de gua do rio Tiet, que apresentava partculas em suspenso, foi submetida a processos de purificao obtendo-se, ao final do tratamento, uma soluo lmpida e cristalina. Em relao s amostras de gua antes e aps o tratamento, podemos afirmar que correspondem, respectivamente, a: a) substncias composta e simples. b) substncias simples e composta. c) misturas homognea e heterognea. d) misturas heterognea e homognea. e) mistura heterognea e substncia simples. 12. Considere os sistemas a seguir.

Os sistemas I, II e III correspondem, respectivamente, a a) mistura heterognea, substncia composta, mistura heterognea. b) mistura homognea, substncia simples, mistura heterognea. c) mistura homognea, substncia simples, mistura homognea. d) mistura homognea, substncia composta, mistura heterognea. 13. Os smbolos Cl, Cl2, Cl representam, respectivamente, a) o tomo do elemento cloro, a molcula da substncia simples cloro e o cloro na forma de nion . b) a molcula da substncia simples cloro, o elemento cloro e o tomo de cloro eletronegativo. c) a molcula da substncia simples cloro, a molcula da substncia cloro e o tomo do elemento cloro. d) o tomo do elemento cloro, a molcula da substncia composta cloro, e o ction cloreto. e) o elemento qumico cloro, tomos do elemento cloro e o tomo do elemento cloro eletronegativo. 14. Considere o quadro a seguir:

A respeito desses compostos, est correto afirmar que a(o): a) gua tem na sua molcula 1 tomo de hidrognio ligado a 2 tomos de oxignio. b) gs carbnico resulta da unio de 2 molculas de oxignio a 1 molcula de carbono. c) oznio constitudo de 3 elementos oxignio. d) cido sulfrico resulta da unio de 2 elementos H ligados a 1 elemento S e a 4 elementos O. e) ferrocianeto ferroso constitudo de 3 elementos qumicos distintos.

15. A tabela seguinte apresenta a composio atmica das espcies genricas I, II, III e IV.

Com base nesses dados, correto afirmar que a) III e IV so espcies neutras. b) II e III possuem 19 partculas nucleares. c) I e IV possuem nmero atmico igual a 18. d) I e II pertencem ao mesmo elemento qumico. 16. Assinale a alternativa correta. tomos de um elemento qumico formam ctions quando: a) perdem eltrons do ncleo. b) perdem eltrons na eletrosfera. c) tm prtons e nutrons no ncleo. d) perdem prtons da eletrosfera. e) esto eletricamente neutros. 17. O quadro a seguir apresenta a constituio de algumas espcies da tabela peridica.

Com base nesses dados, afirma-se: I. II. III. IV. O tomo D est carregado positivamente. O tomo C est carregado negativamente. Os tomos B e C so eletricamente neutros. Os tomos A e B so de um mesmo elemento qumico.

So corretas apenas as afirmativas a) I e III. b) II e IV. c) I, II e IV. d) II, III e IV. 18. O on y3- tem 38 eltrons e 45 nutrons. O tomo neutro Y apresenta nmero atmico e nmero de massa, respectivamente: a) 35 e 80 b) 38 e 83 c) 41 e 86 d) 45 e 80

19. Considere trs tomos A, B e C, sabendo-se que: A, B e C tm nmeros de massa consecutivos; B istopo de A, e A, istono de C; B possui 23 nutrons, e C, 22 prtons. Os nmeros atmicos de A e C so, respectivamente, a) 20 e 22. b) 21 e 20. c) 40 e 41. d) 42 e 40.

20. A soma total de todas as partculas, prtons, eltrons e nutrons, pertencentes s espcies a seguir, :

a) 162 b) 161 c) 160 d) 158 e) 157

GABARITO 1. d 2. c 3. e 4. c 5. b 6. b 7. d 8. e 9. b 10. c 11. d 12. d 13. a 14. e 15. b 16. b 17. c 18. a 19. a 20. e

Potrebbero piacerti anche