Sei sulla pagina 1di 4

Como fazer uma anlise SWOT

Para fazer uma anlise swot necessrio fazer previamente uma anlise do mercado e da empresa. O termo SWOT uma sigla oriunda do ingls, traduzindo: Foras (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaas (Threats). Esta anlise divide-se em 4 quadrantes: Ameaas, oportunidades, pontos fracos (fraquezas) e pontos fortes (foras). As ameaas e as oportunidades esto ligadas ao mercado enquanto os pontos fracos e pontos fortes esto ligados empresa.

Oportunidades
Qualquer sector do mercado onde a empresa pode conseguir vantagem competitiva.

Mercado em expanso Novo mercado internacional Novo segmento no mercado, com alta rendibilidade Alianas estratgicas

Ameaas
Quando o ambiente exterior apresenta desafios criados por uma tendncia ou evoluo desfavorvel.

Novos concorrentes Guerras de preos de produtos Introduo de novas tecnologias

Foras ou pontos fortes da empresa


Foras Organizacionais

Viso de liderana Competncia de gesto

Orientao empresarial

Foras de Marketing

Imagem de marca Participao de mercado Reputao dos produtos/servios Flexibilidade e adaptabilidade

Foras em Produo

Bons equipamentos Economias de escala Capacidade de inovao

Fora de vendas eficiente


Foras em Finanas Custo baixo de capital Alta liquidez Alta lucrativididade Estabilidade financeira

Fraquezas ou pontos fracos da empresa


Falta de experincia Falta de factores de diferenciao M qualidade na informao de mercado Fraca visibilidade

A anlise SWOT de extrema importncia, pois importante conhecer mais aprofundadamente os vrios aspectos internos e externos da empresa por forma a dar resposta a eventuais problemas detectados ou atacar os concorrentes nas fragilidades encontradas. Depois de analizados todos estes factores tem a sua anlise concluda e depois s tirar as suas concluses. No se esquea que as ameaas dos outros podem ser oportunidades para si e as suas ameaas so oportunidades para os concorrentes.

Ler mais: http://gestor.pt/como-fazer-uma-analise-swot/#ixzz1v4d4R3AM

Conceito de Anlise SWOT


A Anlise SWOT [em que o termo SWOT uma sigla inglesa para Foras ou Pontos Fortes (Strengths), Fraquezas ou Pontos Fracos (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaas (Threats)], cuja criao atribuda a Kenneth Andrews e Roland Christensen, dois professores da Harvard Business School, consiste num modelo de avaliao da posio competitiva de uma organizao no mercado. Essa avaliao da posio competitiva efectuada atravs do recurso a uma matriz de dois eixos (o eixo das variveis internas e o eixo das variveis externas), cada um dos quais composto por duas variveis: pontos fortes (Strenghts) e pontos fracos (Weaknesses) da organizao; oportunidades (Opportunities) e ameaas (Threats) do meio envolvente. Ao construir a matriz a variveis so sobrepostas, facilitando a sua anlise e a procura de sugestes para a tomada de decises, sendo uma ferramenta imprescindvel na formao de Planos de Negcio e na definio de Estratgias. Abaixo efectuada a representao grfica da matriz, com as sugestes genricas para cada um dos quadrantes que a compem.

Para a construo da matriz so necessrias dois tipos de anlises: por um lado uma anlise interna e por outro uma anlise externa. No caso da anlise interna, esta permite identificar aspectos em que a organizao apresenta pontos fortes e aspectos em que apresenta pontos fracos relativamente aos

seus concorrentes. Quanto anlise externa, esta consiste numa avaliao da envolvente da organizao de forma a identificar oportunidades e ameaas com que esta se depara ou possa vir a deparar. Qualquer uma destas anlise dever ser efectuada no apenas numa perspectiva esttica, mas tambm numa perspectiva dinmica e permanente.

Potrebbero piacerti anche