Sei sulla pagina 1di 9

III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO

Belo Horizonte, MG 29 a 31 de outubro de 2009

EDUCAO A DISTNCIA: A LINGUAGEM COMO FACILITADORA DA APRENDIZAGEM1


Sandra Beatriz KOELLING e Joice Nunes LANZARINI (UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC-RS)2

Resumo em portugus Na modalidade de Educao a Distncia, a linguagem o maior elo entre alunos, professores e tutores. Nesse sentido, a comunicao constitui-se grande pea do processo educativo em modelos baseados na interao por meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Assim, preciso consolidar entre os diversos atores da EaD o papel social da linguagem, bem como seu diferencial em relao a outros tipos de escrita. Escrever um livro didtico, por exemplo, difere de escrever um artigo cientfico, fato inmeras vezes desconsiderado pelo professor-autor ou conteudista. A pesquisa apresentada vai analisar elementos da linguagem escrita utilizados em dois livros-texto produzidos para cursos de graduao na modalidade, apontando caractersticas que propiciam a participao, a interao dos envolvidos e a dialogicidade, a partir da Teoria do Texto. Palavras-chave: linguagem dialgica, educao a distncia, materiais didticos, estratgias de comunicao escrita.

Introduo Professores costumam imaginar que redigir textos para materiais didticos de cursos a distncia seja uma tarefa simples, por supor que essa atividade envolva apenas a transmisso de contedos. No entanto, escrever um Livro-texto ou um Guia para a modalidade difere, por exemplo, de escrever um artigo cientfico, fato inmeras vezes desconsiderado. Alm disso, as mudanas socioculturais observadas na sociedade e os novos paradigmas educacionais tiveram reflexos no sistema de ensino. Esse passou a adaptar-se s novas teorias e tecnologias desenvolvidas, o que favoreceu a democratizao do processo e a comunicao dos envolvidos.

Nesse contexto, o contedo passa a no mais exercer importncia exclusiva, pois o conhecimento do professor alia-se a outras competncias em cursos que fazem uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Essas competncias no so inatas e precisam
1

Trabalho apresentado ao Grupo de Discusso Edio e Novas Tecnologias, no III Encontro Nacional sobre Hipertexto, Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. 2 Mestre em Lingustica Aplicada pela PUC - RS, sandrak@unisc.br. Especialista em Gesto das Tecnologias da Informao e da Comunicao em Educao pela PUC RS, joice@unisc.br .

III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO


Belo Horizonte, MG 29 a 31 de outubro de 2009

ser desenvolvidas para que o material didtico constitua-se em componente facilitador da aprendizagem e permita a interlocuo dos agentes do processo educativo.

Assim, redigir para esse espao interativo impe a necessidade de repensar a formao docente, bem como as relaes estabelecidas com a linguagem, seja ela audiovisual ou especificamente escrita. Alm disso, a atividade requer dois elementos fundamentais: planejamento e orientao quanto ao uso da linguagem.

Neste artigo, iniciaremos contextualizando a funo da linguagem nos cursos a distncia, bem como sua importncia para o sucesso dos alunos em seus respectivos cursos. Em seguida, enfocaremos caractersticas da linguagem utilizada em dois livros-texto, ou livros-referncia, elaborados por professores para cursos de graduao a distncia. Por fim, apresentaremos consideraes que, apesar de finais, no enceram os debates sobre o assunto, pois este artigo pretende apenas dar breves esclarecimentos sobre como a linguagem pode se constituir em um elemento facilitador da interao na modalidade a distncia.

Da linguagem unilateral comunicao dialgica nos cursos a distncia

As descobertas tecnolgicas levaram a Educao a Distncia a ampliar seus espaos de atuao no cenrio mundial, bem como exigir implementaes e qualificao profissional. Muitas inovaes ocorreram desde que, em 1883, o estado de Nova Yorque autorizou a expedio de diplomas para um instituto de ensino na modalidade.

No Brasil, as primeiras experincias de Educao a Distncia foram os cursos por correspondncia. Nessa metodologia, o ensino se dava a partir de guias de estudo com exerccios enviados pelo correio. A comunicao era exclusivamente feita pelo material impresso, no qual a linguagem caracterizava-se pela unilateralidade, pois os alunos recebiam textos impressos e tinham o dever de, aps leitura e assimilao, devolver contedos apreendidos.

O mesmo observa-se com a chamada tele-educao ou tele/videoconferncia. Altera-se o material, que de impresso passa visual, com o advento da televiso, mas o aluno permanece em seu papel de assistente, ou passivo, frente s palavras (agora orais) do professor. Mesmo com possibilidade de retorno, a interao mnima, pois o nmero de envolvidos e os

III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO


Belo Horizonte, MG 29 a 31 de outubro de 2009

instrumentos utilizados no favorecem a troca de informaes.

Assim, nas trs primeiras geraes de EaD o processo educativo dava-se quase que exclusivamente pela transmisso de contedos. Esse modelo de aprendizagem, em que se acredita na transferncia do conhecimento do professor ao aluno, foi denominado por Paulo Freire (1987) de educao bancria e sofreu intensas crticas por parte do autor.

J a partir da denominada quarta gerao da EaD, com utilizao dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), os programas voltam-se democratizao da aprendizagem, promovendo a interlocuo entre professores-estudantes-tutores num processo horizontal de construo do conhecimento.

Os AVAs comeam a ser utilizados por instituies de ensino superior em 1997, conforme Vianney et al (2003), o que estimula a comunicao dos grupos por meio de ferramentas como fruns e chats, por exemplo. Esses dispositivos, sncronos e assncronos, possibilitam que a ao pedaggica venha a suprir a necessidade de interao anteriormente verificada na modalidade a distncia. Alm disso, rompe com a hierarquia entre os agentes do processo educativo, pois permite que a emisso de conhecimentos no seja tarefa exclusiva do professor.

Em sentido inverso chamada educao bancria, a modalidade a distncia, baseada na interao, permite que a aprendizagem assuma o que Freire chamava de educao libertria, pois os ambientes virtuais, atravs das ferramentas de comunicao, permitem a interlocuo entre os envolvidos. Esse fato, conforme o autor, possibilita que o aluno exera um papel ativo no processo a partir de sua manifestao e envolvimento do estudante na (re)construo do conhecimento.

Nesse sentido, a linguagem utilizada nos materiais produzidos para cursos a distncia no pode divergir da concepo apresentada, devendo contemplar essas caractersticas. Assim, para motivar a participao dos estudantes, favorecendo a interao, os textos para a modalidade devem apresentar mais do que habilidades tcnico-cientficas. Segundo Sartori e Roesler (2005, p.64):

III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO


Belo Horizonte, MG 29 a 31 de outubro de 2009

...o material didtico tem dinmicas internas especficas de redao e de estrutura, pois pressupe os leitores e deles necessita para adquirir significao. Sua estrutura e linguagem tm funo de quebra da caracterstica monolgica do livro que separa produtores de leitores. Em EaD, a interao entre esses dois sujeitos insistentemente perseguida, seja por mediao tecnolgica (materiais didticos, fax, e-mail, telefone, FAQs etc.) ou humana (sistema tutorial).

Para conhecer as propriedades desses materiais, a partir de um caso concreto, faremos uma anlise da experincia da Universidade de Santa Cruz do Sul. Apresentamos a seguir uma breve contextualizao da EaD UNISC e alguns procedimentos em relao produo de materiais para cursos a distncia.

Materiais produzidos para a modalidade a distncia: o caso da EaD UNISC

Em sintonia com o desenvolvimento tecnolgico e as teorias de aprendizagem, no ano de 1998 a Universidade de Santa Cruz do Sul iniciou sua caminhada na modalidade a distncia, por meio de pesquisas na rea e, posteriormente, oferecimento de cursos de extenso. Em 2008, aps receber credenciamento do Ministrio da Educao, passa a oferecer os primeiros cursos de especializao.

Hoje, na Assessoria para Educao a Distncia da Universidade atuam 28 profissionais, os quais atendem alunos dos cursos presenciais da Universidade e tambm mais de 400 estudantes de especializaes a distncia, distribudos em quatro cursos de Ps-graduao lato sensu., alm de serem responsveis pela preparao dos materiais a serem disponibilizados nos cursos.

A equipe de gesto dos cursos, com base em pesquisas realizadas entre os usurios da Sala Virtual, constatou que a grande maioria tem acesso banda larga, o que proporcionou uma reviso de formatos e planejamento de recursos mais complexos. Alm disso, a entrega dos materiais (CDs e DVDs) via correio foi substituda pela disponibilizao de videoaulas e textos na Sala Virtual, com possibilidade de download e impresso.

Para tanto, aps a entrega do planejamento do professor, a equipe EAD UNISC realiza um detalhado processo de reviso e adaptao, a fim de tornar o material didtico atraente em relao ao aspecto visual e dialgico do ponto de vista lingustico. um processo de coautoria em que se envolvem as equipes tecno-pedaggicas, de diagramao, de reviso e,

III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO


Belo Horizonte, MG 29 a 31 de outubro de 2009

inclusive, de gesto dos cursos.

Ou seja, a aprendizagem da EAD UNISC, por basear-se na interao, pressupe cuidadosa preparao, com o objetivo de contemplar todas as possibilidades, sejam elas tecnolgicas, lingusticas e miditicas. Esse fato demonstra a preocupao da Universidade com as

mudanas culturais e, ainda, o reconhecimento de que a elaborao de materiais para a educao a distncia pressupe o (des)envolvimento de inmeras competncias, entre elas a comunicativa.

Nesse sentido, o professor tem papel fundamental, visto ser o arquiteto dos percursos a serem traados pelos estudantes e tutores. Alm de mobilizador de inteligncias mltiplas e coletivas, conforme citam Sartori e Roesler (2005), ele deve ser formulador de problemas e provocador de situaes, pois, segundo as autoras:
A escola dos tempos da cibercultura precisa se preparar para a superao de prticas vinculadas concepo do conhecimento como algo que pode ser transmitido para prticas proponentes e viabilizadoras de sua construo, na problematizao de situaes instigadoras, que mobilizem para a elaborao de projetos de interveno na realidade e que possibilitem a construo do conhecimento pertinente soluo de problemas reais, que envolvam a vida em sua dinmica (SARTORI E ROESLER, 2005, p. 30).

Surge, nesse momento, a dvida: ser que o docente, amplo conhecedor do contedo de sua disciplina, est preparado para a atividade de redigir livros ou guias para a modalidade a distncia, tendo em vista as concepes pedaggicas atuais e questes relativas linguagem? Ou sero necessrias orientaes e preparao/reviso dos textos elaborados para esta finalidade? A seguir, algumas anlises para refletir sobre tais questes.

Os livros-texto para cursos a distncia: algumas anlises sobre a linguagem

Ramo da Lingustica Moderna que comeou a desenvolver-se na dcada de 60, a Teoria do Texto ou Anlise do Discurso investiga o texto do ponto de vista do contexto de produo e recepo. Por essa razo, como na EaD o texto (ou discurso) o elemento de mediao entre o escritor-professor e seu leitor-aluno, essa foi a concepo terico-metodolgica eleita para as anlises.

Para este estudo, foram selecionados dois textos redigidos por professores universitrios com

III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO


Belo Horizonte, MG 29 a 31 de outubro de 2009

o propsito de servirem como material de referncia aos estudos a distncia em cursos da Instituio. Os cursos para os quais se destinam tais textos, bem como o nome dos professores no sero revelados, a fim de que se mantenha a tica junto aos profissionais envolvidos.

Ambos os materiais produzidos eram estruturados em captulos ou unidades de estudo, conforme orientao da equipe de Produo de Materiais Didticos para EaD da UNISC. Alm dessa organizao, percebe-se que a equipe solicitou ao professor uma apresentao da disciplina, o que, conforme a gestora dos projetos, deve motivar os estudantes para a aprendizagem a distncia, bem como servir de parmetro para o conhecimento prvio da temtica a ser desenvolvida.

O primeiro livro-texto, conforme observaes realizadas, apresenta uma linguagem dialgica e favorece a participao do aluno nas atividades. O fato pode ser percebido por diversos elementos presentes na comunicao escrita do professor.

Entre elas, podemos citar o uso das interrogaes em todas as unidades do material. Os questionamentos feitos pelo professor so usados para chamar os alunos para a interao com o texto e, simultaneamente, faz-los refletir sobre a questo proposta. Essa estratgia foi mencionada por Sartori e Roesler (2005), como recurso a ser empregado na modalidade com o objetivo de buscar a participao nos AVAs. Na pgina 19, por exemplo, o professor-autor pergunta: Ficou clara a diferena?. Nesse perodo, o texto tem a funo primordial de dilogo com o leitor, no repassando nenhum conhecimento especfico da disciplina.

Em outro exemplo (Por que ser que essas crticas so to comuns? Bem, entendemos que...), o autor utiliza o questionamento para introduzir a temtica. Isso feito de maneira coloquial, fato percebido pela utilizao do conectivo bem, indicador da oralidade.

Vrios outros elementos coesivos so empregados, com o intuito de estabelecerem uma ordenao das ideias expostas, bem como relaes entre pargrafos e frases. Alguns deles so: dessa forma, assim, enfim, tambm, mas, em seguida e demonstrativos como esse e isso.

III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO


Belo Horizonte, MG 29 a 31 de outubro de 2009

O uso de elementos diticos3, como o caso dos pronomes demonstrativos, constata-se ainda no emprego de pronomes de tratamento: Voc deve estar lembrado... (p. 19), Voc j havia precebido... (p.5). Tal emprego garante uma proximidade do professor com o aluno, por utilizar a pessoalidade na construo do discurso.

A pessoalidade do autor no texto estabalecida igualmente quando este faz uso da primeira pessoa do plural. Exemplos desse recurso so: Tambm podemos nos perguntar quais desses problemas podem ser resolvidos... (p.2) e Perguntemo-nos, agora, quais seriam os objetivos... ( p. 4).

Alm da organizao do material de forma bastante compreensvel e lgica, passando de assuntos amplos para os mais especficos e complexos, o professor- autor do material didtico analisado usa um estilo democrtico, no se posicionando como dono da verdade ou detentor do conhecimento. A linguagem no autoritria, mas dialgica, encontrada, por exemplo, em Talvez a concluso mais importante seja a constatao de que... (p. 6). Nesse trecho, a utilizao do advrbio destacado denota que a concluso do professor est aberta a outras opinies.

Por fim, o professor-autor utiliza-se de variados exemplos, a fim de facilitar a compreenso dos contedos e realiza um fechamento de cada unidade temtica, com as consideraes mais importantes sob sua tica. Alm disso, como pargrafo conclusivo do captulo, apresenta uma frase introdutria do tema que ser abordado na unidade seguinte, antecipando o contedo ao aluno e o motivando para a continuidade dos estudos.

J o segundo livro-texto analisado utiliza alguns recursos que favorecem a interao e participao dos estudantes. Contudo, a presena de estratgias de produo escrita que provoquem o dilogo entre professor-autor e alunos no to perceptvel. Assim, o uso de frases interrogativas bastante reduzido. No primeiro captulo, por exemplo, um questionamento abre a unidade, o que s ser feito novamente no final da pgina 10.

Elementos diticos so aqueles que adquirem sentido em virtude de sua relao com o contexto de fala que se manifesta em torno do enunciador. Ou seja, fora da enunciao ou sem algum tipo de ancoragem, so termos vazios de significado.

III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO


Belo Horizonte, MG 29 a 31 de outubro de 2009

Percebe-se ainda a presena de perodos longos e uso de oraes subordinadas que dificultam a compreenso da ideia referida. Como exemplo, temos:

... so acontecimentos com atividades cuja finalidade melhorar e/ou demonstrar os desempenhos fsicos, num conjunto de exerccios que se desenvolvem sob a forma individual ou coletiva, praticadas sobre regras preestabelecidas, envolvendo atividades recreativas, desportivas e/ou competitivas nas modalidades de esporte com bola, esportes de combate, esportes de inverno, esportes eqestres (praticado com cavalo), esportes mecanizados, esporte motorizado, como por exemplo o automobilismo e o motociclismo, entre outros, esporte nutico com exemplos de remo, iatismo, canoagem etc; esporte aqutico com o esqui e o plo aqutico, o surf e outras modalidades; esporte de pontaria, esporte atltico ou atletismo (p. 09).

Alm disso, nem todos os captulos analisados apresentam uma sntese do contedo abordado. Esse elemento s foi reconhecido em algumas unidades, no sendo apresentado de maneira clara pelo professor-autor.

Como ponto positivo, pode-se destacar a presena de esquemas e figuras, o que praticamente no foi identificado no primeiro material analisado. Tal estratgia facilita a compreenso de algumas temticas e constitui-se como recurso visual para entendimento do assunto abordado. Tambm foi observado um estmulo ao prosseguimento do curso no fechamento do livro, motivando os leitores busca por novos conhecimentos.

Consideraes finais

A educao a distncia, mesmo apresentando um longa trajetria, comea a alcanar neste momento histrico amadurecimento terico-metodolgico que acarreta, entre outros aspectos, a melhoria da qualidade de materiais didticos e ferramentas de interao. Tal caracterstica fruto de avanos tecnolgicos aliados a intenso trabalho de pesquisa em relao aos materiais didticos disponibilizados para os estudantes da modalidade.

Nesse sentido, as equipes de gesto dos cursos em EAD e de produo de materiais, bem como o professor-autor, esto buscando analisar os produtos que auxiliam no ato de aprender, avaliando resultados, a fim de propor melhorias. Outro ponto a ser destacado, como se percebeu atravs da anlise de livros-texto, a necessidade de se orientar o docente quanto ao planejamento de seu material e o uso que faz da linguagem, com o objetivo de aliar

III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO


Belo Horizonte, MG 29 a 31 de outubro de 2009

qualidade textual aos diversos elementos audiovisuais existentes (imagens, grficos, tipografias e designs).

preciso capacitar o professor e as equipes envolvidas na produo de materiais didticos, a fim de que tomem conhecimento das diversas estratgias que podem contribuir para o processo de aprendizagem. Tais estratgias facilitam a interlocuo dos participantes de cursos na modalidade, motivando o respeito entre os diversos saberes e a ressignificao dos conhecimentos das mais diversas reas.

Referncias bibliogrficas BENVENISTE, mile. Problemas de lingstica geral. 4. ed. Trad.: Maria da Glria Novak e Maria Luisa Neri. Campinas: Pontes, vol. 1, 1995.
BLIKSTEIN, Izidoro. Tcnicas de comunicao escrita. 20. Ed. So Paulo: tica, 2002. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996. FIORIN, Jos Luiz. As astcias da enunciao: as categorias de pessoa, espao e tempo. So Paulo: tica, 1996. _____. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GARCIA, Othon M. Comunicao em prosa moderna. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1969. FVERO, Leonor L. ; KOCH, Ingedore. Lingstica Textual: introduo. So Paulo: Cortez, 1983. KOELLING, Sandra Beatriz. Os diticos e a enunciao. Revista Virtual de Estudos da Linguagem. ReVEL. Ano 1, n. 1. 2003. KOCH, Ingedore V; TRAVAGLIA, Luiz. Carlos. A coerncia textual. 11. ed. So Paulo: Contexto, 2001. _____. A coerncia textual. 17. ed. So Paulo: Contexto, 2007. RODRIGUES, Rosngela Schwarz. Modelo de planejamento para cursos de Ps-graduao a distncia em cooperao universidade-empresa. Tese. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2004. 176 p. SARTORI, A. S.; ROESLER, J. Educao Superior a distncia: gesto da aprendizagem e da produo de materiais didticos impressos e on-line. Tubaro: Ed. Unisul, 2005. VIANNEY, J.; TORRES, P.; SILVA, E. A universidade virtual no Brasil: o ensino superior a distncia no pas. Tubaro: Ed. Unisul, 2003.

Potrebbero piacerti anche