Sei sulla pagina 1di 5

O MUNDO DAS LEIS

A palavra lei quer dizer aquilo que liga. As leis esto presentes em nossa vida desde antes de nascermos. Elas servem para proteger todas as pessoas, do nascimento morte. Quase todas nossas atividades esto reguladas pelas leis, que determinam o que as pessoas podem ou no podem fazer, bem como o que se obrigado a fazer. Muitas vezes nem desconfiamos que as leis existem. Mas elas servem para, alm de proteger todos os cidados, assegurar o funcionamento da vida em sociedade. Por isso, conhec-las significa ter instrumentos para exigir que nossos direitos sejam respeitados. Na sociedade temos leis ou normas morais, normas sociais e normas jurdicas. A diferena est em que, quando uma pessoa desobedece a uma norma moral ou a um costume, ela no fica sujeita a uma punio imposta pela Justia ou por uma autoridade pblica. Uma pessoa que conta uma mentira para outra pode s estar cometendo uma infrao moral, mas no uma ofensa jurdica. Ela pode ter ser punida pelo tribunal de sua conscincia, mas no pelo tribunal do Estado. O mesmo acontece com as normas sociais -quem comete uma gafe, fica mal socialmente, mas tambm no levado presena dos homens da lei. Mas, com as normas jurdicas diferente, se uma pessoa diz que solteira, mas na verdade casada, e se essa declarao constar de algum documento, essa mentira alm de infringir uma norma moral, infringe tambm uma norma jurdica, pois o Cdigo Penal estabelece como crime de falsidade ideolgica, colocar em documento pblico e particular uma declarao falsa ou diversa da que devia ser escrita. Portanto se desobedeo a uma norma ou lei, se Penal, sou julgado e condenado pelo Estado e obrigado a cumprir pena. Se, desobedeo a uma norma do Cdigo Civil e prejudico a algum, estou obrigado a indenizar, e se me nego a indenizar, posso ser condenado por um juiz a pagar a indenizao, sob pena de ter meus bens vendidos em leilo para pagar as dvidas.

A obedincia s leis no depende de nossa vontade pessoal, pois imagine se cada pessoa fizesse s o que tivesse vontade, teramos a perda do controle da sociedade.

QUEM FAZ A LEI


As leis so feitas pelos membros dos poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, mas tambm por empresas, sindicatos, associaes, clubes , etc. Normas feitas pelo Poder Legislativo As leis federais, vlidas em todo pas, so feitas pelo Congresso Nacional, que rene a Cmara Federal e o Senado. As leis estaduais, vlidas apenas em seus Estados, so elaboradas pelas assemblias legislativas estaduais, compostas pelos deputados estaduais. As leis municipais, vlidas apenas em seus municpios, so aprovadas pelas cmaras dos vereadores dos municpios. Normas feitas pelo Poder Executivo O Poder Executivo (presidente da Repblica, governadores e prefeitos) tambm cria normas jurdicas. Normas feitas pelo Poder Judicirio No Poder Judicirio, criam-se normas jurdicas, atravs de seus regimentos e atos administrativos. Alm disso, as sentenas que concluem os processos julgados pelos tribunais so normas jurdicas, que incidem somente entre as partes envolvidas no processo. Normas feitas por particulares As empresas privadas fazem estatutos, regulamentos e acordos coletivos com empregados, que tm fora de lei. Associaes por exemplo, fazem um contrato. e clubes tambm criam seus estatutos e regimentos internos. As pessoas fsicas criam normas jurdicas, quando,

A CONSTITUIO FEDERAL

A Constituio Federal considerada a Lei Maior do Brasil. ela que determina todos os assuntos que sero tratados pelas leis federais, estaduais e municipais, bem como nossos direitos e deveres. Ela chamada de Constituio Cidad porque tem como finalidade garantir a vida, a dignidade, cidadania, sade, o trabalho, eliminar a pobreza, contra o abuso dos governantes, promover o bem de todos os brasileiros sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. A Constituio possui 250 artigos, divididos em captulos que tratam da famlia, dos direitos dos trabalhadores, da administrao pblica, da sade, da criana e do adolescente, dos idosos dentre outros. Mas, em seu artigo 5 que contm 78 incisos que dispe a grande determinao: todos so iguais perante a lei e todos os direitos que garantem a dignidade da populao brasileira.

TICA
A tica daquelas coisas que todo mundo sabe o que , mas no sabem explicar. Segundo os grandes estudiosos a tica a busca da perfeio do ser humano em busca da felicidade e do bem de todos. Ela uma conduta permanente e no se modifica ao longo dos tempos, atravessando sculos e sculos e a conduta no se altera. Diferentemente a moral vai se modificando conforme a sociedade vai sofrendo alteraes. A postura e conduta dos jovens de 50 anos atrs se mostram

totalmente diferentes dos jovens de hoje que tm acesso televiso, celulares, Internet, mais produtos de consumo etc. Quando a sociedade se transforma, a lei deve acompanhar para garantir a paz social e a boa convivncia entre as pessoas, e novas regras morais vo se apresentando. Tomemos como exemplo o casamento. Em geraes passadas no havia a permisso para ser desconstitudo, hoje existe o divrcio. O homem era considerado o chefe do casamento, hoje marido e mulher so responsveis pelo casamento, segundo determina a lei. Diferentemente a tica no sofre influncias das modificaes da sociedade, tanto que o filsofo chins Confcio declarou 4.000 mil anos antes de Cristo, trata a outra pessoa como voc que ser tratado . Mas foi Cristo quem melhor definiu a tica quando declarou: No faas ao outro o que no queres que faam a ti . Esta regra , considerada como a regra de ouro pois define precisamente a conduta de uma pessoa tica.

TICA PROFISSIONAL
Com o crescimento desenfreado do mundo, muitas vezes deixamos nos levar pela presso exercida em busca de produo, pois o mercado de trabalho est cada vez mais competitivo e exigente, e s vezes no nos deixa tempo para pensar sobre nossas atitudes. Temos que ter a conscincia de que nossas atitudes podem influenciar na vida dos outros e que nossa liberdade acarreta em responsabilidade.

Como explicamos anteriormente a tica tem como objetivo o bom agir do ser humano na busca do bem comum e da realizao individual. Por tica profissional podemos entender como a postura, o comportamento, e a conduta correta diante da sua profisso, o respeito aos companheiros de trabalho, a dedicao a ele enfim a todas pessoas envolvidas nele.

Potrebbero piacerti anche