Sei sulla pagina 1di 9

Tarkovsky

Esculpir o tempo
7 n o v e m b r o > 4 d e z e m b r o
2 0 1 1

Andrei

Conferncias
3 4 6 Tarkovsky no seu prprio mundo Andrei Tarkovsky, a busca da transcendncia

exposio
Luz instantnea Fotografias, itinerrios e saudades de Andrei Tarkovsky
Comissrios > Jos Manuel Mourio e Alberto Ruiz de Samaniego

Abertura do ciclo
7 novembro 18h
Conferncia pelos comissrios da exposio Jos manuel mourio e Alberto ruiz de Samaniego com a presena de Andrei Tarkovsky (filho), presidente do Instituto Internacional Andrei Tarkovsky, em Florena.
SAlA de leiTurA

Tarkovsky no seu prprio mundo


Numa entrevista concedida a Ian Christie, durante uma visita a Inglaterra, em 1981, Andrei Tarkovsky disse: O meu objetivo criar o meu prprio mundo e estas imagens que criamos no significam nada, para l das imagens que so. Desde a sua morte, em 1986, aos cinquenta e quatro anos de idade, que a obra cinematogrfica de Tarkovsky tem vindo a ser reapreciada nesta perspetiva: o seu mundo, o que ele criou em sete filmes incomparveis, inconfundvel e a sua linguagem (as suas imagens) constituem um constante desafio no tanto imaginao dos espectadores mas sua capacidade de verem o que l est e o que est para l do espelho. O cinema de Tarkovsky seria apenas perturbante, se no se desse o caso de o seu mundo, aquele que ele quis construir, tocar cordas profundas da sensibilidade humana. A relao do espectador com o filme no , assim, uma interrogao dirigida superfcie do que mostrado, s puras formas, mas a um sentido mais ntimo que nos situa fora do nosso universo de referncias habituais. Est l tudo o que nos permitiria, teoricamente, ler uma teia de imagens, sentimentos e ideias que nos conhecida; mas tudo o que l est (e no ) parte de um processo de aprendizagem que nos coloca um desafio maior: o que nos falta para sermos figuras deste universo de sombras e espetros? A sua obra fotogrfica, mais de 300 polaroides tiradas a partir do final dos anos setenta, faz parte dessa construo de um mundo pessoal e intransmissvel. A escolha de umas largas dezenas de provas desse esplio fotogrfico permite-nos, pela primeira vez em Portugal, abordar uma outra dimenso do seu trabalho de reelaborao do real, que acabar por se reconhecer como instrumento til de alargamento da nossa viso do que foi o mundo que ele criou. Ao propor um ciclo sobre o cinema e a obra fotogrfica de Andrei Tarkovsky, o CCB pretende evocar, vinte e cinco anos depois da sua morte, um dos mais perturbantes criadores do sculo XX. medida que o tempo passa, a obra de Tarkovsky ganha cada vez maior densidade e espessura: como se as suas imagens se fossem transformando lentamente, quase ser darmos por isso, em esculturas arrancadas a uma matria sem corpo nem idade o tempo, precisamente. do escultor do tempo que foi Tarkovsky que falamos neste ciclo.
F u n d A o C e n T r o C u lT u r A l d e B e l m

8 12

Ciclo de cinema Concerto


Tarkovsky Quartet Franois Couturier

14 Cronologia 16 Calendrio

19h
Abertura e visita exposio
GAleriA mrio CeSAriny

21h
Conferncia de Andrei Tarkovsky (filho), seguida do documentrio de Chris marker Une journe dAndrei Arsenevich.
SAlA AlmAdA neGreiroS

Habitai a casa e esta no cair. Evocarei uma poca qualquer Para entre todos construirmos a minha casa. Por isso os vossos filhos e mulheres Estaro sentados minha mesa. Uma nica mesa para o av e para o neto. Assim se cumpre o futuro.
P o e m A d e A r S e n y TA r k o v S k y

enTrAdA livre

um dia na vida de Andrei Arsenevich Chris Marker


1999
Esta apreciao de Tarkovsky feita pelo seu amigo Chris Marker para a srie de televiso francesa Cinma de Notre Temps igualmente um retrato pessoal iluminado e um estudo potico dos filmes do mestre russo. Tendo sido concedido acesso ao cenrio de O sacrifcio, Marker captou cenas de bastidores fascinantes e esclarecedoras, incluindo o processo de montagem que Tarkovsky, na altura gravemente doente, dirigiu do seu leito.
Realizao > Chris Marker O documentrio ser passado em verso inglesa, sem legendas Projeo em suporte DVD Ecr 3,37x 2,53m 55 min.

C A PA > P O L A R O I D E D E A . TA R k O v S k y M J A S N O E ( R S S I A ) S E T E M B R O 1 9 8 1

POLAROIDE DE A. TARkOvSky MJASNOE (RSSIA) SETEMBRO 1980

5
CENA DO FILME O ESpElhO

Andrei Tarkovsky, a busca da transcendncia


AuGuSTo m. SeABrA

Quando descobri os primeiros filmes de Andrei Tarkovsky foi para mim um milagre. Encontrei-me, de sbito, perante a porta de um quarto de que a chave me faltara at ento. Um quarto onde eu sempre tinha querido penetrar e onde ele se sentia completamente vontade. Senti-me encorajado e estimulado: algum tinha expresso o que eu sempre tinha querido dizer sem saber como. Se Tarkovsky para mim o maior, porque ele traz ao cinematgrafo na sua especificidade uma nova linguagem que lhe permite de agarrar a vida como aparncia, a vida como sonho.
inGmAr BerGmAn

Em O Espelho temos o tema da velha casa onde decorreu a infncia do narrador, onde nasceu e onde viveram os seus pais. Reconstrumos aquela casa, castigada pelo tempo reconstrumo-la com grande rigor, segundo fotografias antigas e quisemos que renascesse sobre os mesmos alicerces e no mesmo local em que se encontrava h quarenta anos. Quando a levmos a minha me, que tinha passado a sua juventude naquele lugar e naquela casa, a sua reao ao v-la superou as minhas expectativas. Regressou ao passado.
A n d r e i TA r k o v S k y, E s c u l p i r o t E m p o

Filho do poeta Arseny Tarkovsky, influncia marcante na sua obra, Andrei Tarkovsky (04-04-1932 29-12-1986) realizou sete longas-metragens em 25 anos: A infncia de Ivan, Andrei Rubliov, Solaris, O espelho, Stalker, Nostalgia e O sacrifcio. Na Unio Sovitica viu-se a braos com dificuldades vrias, tendo a divulgao dos seus filmes sido feita aps anos de reteno caso de Andrei Rubliov ou num circuito muito restrito, e sujeito a crticas oficiais caso de O espelho. Quando optou por se radicar no Ocidente, em 1984, Tarkovsky sempre afirmou que as razes do seu afastamento no eram polticas (recusando o epteto de dissidente) mas sim artsticas. Poucos tero sido ou so os cineastas contemporneos a terem assim reivindicado uma condio de artista que se diria, seno desacreditada, pelo menos desvalorizada. Nesta perspetiva, o seu confronto com o sistema sovitico era inevitvel. Tarkovsky no podia ser nunca um transmissor de mensagens politicamente determinadas o seu cinema era espao de uma profunda interrogao sobre o Ser e o tempo: O cinema deve ser um meio de explorar os mais complexos problemas do nosso tempo, to vital como aqueles que durante sculos foram os temas da literatura, da msica e da pintura. apenas uma questo de procurar, buscando de cada vez o trilho, o canal, para ser seguido pelo cinema. Para alm das fronteiras polticas dos sistemas, h que reconhecer que tambm a receo no Ocidente do cinema de Tarkovsky no foi uma questo fcil. O seu sistema de valores sempre afirmado e reafirmado , os longos discursos em que o explicitava, a invocao latente ou explcita de uma ordem ou de entidade transcendental, tudo isso eram caractersticas herdadas da cultura russa (e quantas vezes no se invocou e ele invocou o nome de Dostoievski) que no poderiam deixar de ser profundamente estranhas s nossas sensibilidades ocidentais. Mas o milagre do seu cinema foi o de a cada momento se transfigurar. Tarkovsky foi um cineasta que aliou a maior das abstraes a uma prodigiosa reinveno da matria. A este respeito particularmente significativa e axial sua arte cinematogrfica a conceo de escultura no tempo. Quais so as foras determinantes do cinema, e o que delas emerge? Qual o potencial, os meios, as imagens no apenas formalmente, mas tambm espiritualmente? E com que material trabalha o diretor? [] Pela primeira vez na histria das artes, na histria da cultura, o homem encontrou os meios de dar uma impresso de tempo. E simultaneamente a possibilidade de reproduzir esse tempo no ecr quantas vezes quiser,
POLOROIDE DE A. TARkOvSky MJASNOE (RSSIA) SETEMBRO 1980

repetindo-o e a ele voltando. Assim o homem adquiriu uma matriz para o tempo real. [] O tempo, impresso em formas factuais e manifestaes, essa a suprema ideia do cinema como arte, levando-nos a pensar sobre a riqueza das mltiplas possibilidades do filme, sobre o seu futuro colossal. Foi sobre esta ideia que constru as minhas hipteses de trabalho, tanto tericas como prticas. Qual a essncia do trabalho do realizador? Podemos defini-lo como esculpindo no tempo. Tal como o escultor toma um amontoado de mrmore e modela-lhe conscientemente as formas da pea acabada e remove tudo o que no faz parte disso, tambm o cineasta, de um amontoado de tempo feito de um enorme e slido complexo de factos vivos, corta e retira tudo de que no necessita, deixando apenas o que um elemento do filme acabado, que se tornar em parte integral da imagem cinemtica. Recusando os mtodos dominantes de montagem, Tarkovsky privilegiou as transformaes internas ao plano, nos seus extraordinrios planos-sequncias (desenrolando-se longamente no tempo, pois), como se num tempo concordante com o tempo real da perceo do espectador se operasse nos seres, nos objetos e na matria em geral, as metamorfoses que indiciavam um outro sentido. Para alm de todas as referncias especficas da cultura russa, no seu cinema conjugaram-se duas fortes referncias a transparncia idealizada da pintura renascentista italiana (Leonardo da vinci, sobretudo) e a condensao temporal e a subtileza de sentido de um haiku japons. Mas para alm dessas referncias, importa salientar outro aspeto, crucial: visando ainda valores transcendentais, o cinema de Tarkovsky espantosamente sensorial (sensvel e para ser sentido) com as suas matrias elementares e atmosferas: a terra, a gua, a lama, o nevoeiro. O espelho, o mais pessoal dos seus filmes, num sentido autobiogrfico, e Stalker, so a este respeito exponenciais. Mas foi provavelmente no derradeiro O sacrifcio, feito na Sucia, que o cinema de Tarkovsky teve o seu momento mais paradigmtico. A est presente, sem dvida, a interrogao mais radical da sua obra: no final, quando o pai emudece, em cumprimento de uma promessa por o dia ter amanhecido sem que se tivesse declarado a guerra mundial durante a noite anunciada, a criana, at ento muda, pergunta: Ao princpio era o Verbo porqu, pai? Nunca antes o cinema de Tarkovsky havia sido to liminarmente espao de um humano ato, que solicita a demanda de um outro espao, o da transcendncia. Para um artista do tempo, e to radicalmente explorador do tempo, esculpindo-o, um outro tipo de imagem, fotogrfico, pode afigurar-se contraditrio, justamente na medida em que enclausura o tempo, fixa-o. Elas so-nos tambm ora presentes. Algumas so fotos de famlia, com a sua mulher, Larissa kizilova, e o seu filho, Andrei, s vezes com ele prprio, Tarkovsky, incluindo um autorretrato fotografando-se. Mas a luz, as nvoas, as runas, a datcha, remetem-nos inevitavelmente para O espelho e Stalker e o co, o co de Stalker! nalguns aspetos prefigurando ainda O sacrifcio. Se falta o tempo, dimenso fulcral do cinema de Andrei Tarkovsky, ainda assim em muitas destas fotografias, quais complementos aos fotogramas cinematogrficos, reencontramos a matria sensvel que outra das dimenses distintivas da sua arte e na matria, a busca da transcendncia.

POLAROIDE DE A. TARkOvSky BAGNO vIGNONI (ITLIA) 1979-1982

Exposio

Fotografias, itinerrios e saudades de Andrei Tarkovsky


Comissrios > Jos Manuel Mourio e Alberto Ruiz de Samaniego 7 novembro > 4 dezembro
14h > 18h DIAS TEIS 14h > 19h FIM DE SEMANA E FERIADOS GAleriA mrio CeSAriny enTrAdA livre

luz instantnea

No dia 14 de agosto de 1979, quando se encontrava em Itlia a rodar o documentrio para a RAI intitulado Tempo di viaggio, Tarkovsky escreveu no seu dirio: Telefonmos a Tovoli para lhe pedir que me compre uma polaroide. Quero fazer uns instantneos. [...] Gostava de tirar umas fotografias da minha janela em diferentes momentos do dia. A paisagem matutina, logo ao amanhecer...1 Esta sugesto poderia perfeitamente ser confundida com o conhecido exerccio de recolha de impresses monetiano, mas, na prtica, aquilo que Tarkovsky realmente fez com a cmara que pediu a Luciano Tovoli2 foi perseguir a luz de outra forma. A srie de fotografias que comea com enquadramentos feitos a partir da janela transforma-se num percurso em que, numa espcie de travelling, se regista a chegada da luz vinda da paisagem ao interior do quarto. Acompanha-se a luz, no seu lento movimento, ao longo dos caixilhos e do peitoril da janela3, depois pelos ladrilhos do quarto e pelas folhas e objetos abandonados ao acaso; pelo mobilirio, subindo por uma imagem da Madonna de vladimir antes de pousar sobre a mesa ou no stio onde Tarkovsky abandonou por um momento o pequeno-almoo para obter mais um instantneo: a luz percorrendo a jarra de flores, o po, a gua turva, a fruta no prato. um travelling mitigado, como aqueles que encontramos nos seus filmes, que depois continua pelas garrafas e as tnues cortinas da casa abandonada, pelo gato que dorme enroscado numa almofada, por Tonino Guerra, que escreve ou medita na igreja de Bagno vignoni... O travelling leva-nos, por fim, a um autorretrato do prprio Tarkovsky banhado por essa mesma luz, perseguida, sentado junto cama. Est de pijama e quase parece um menino ( espera). Est ao fundo, frente ao espelho. Recuperado de entre as sombras que o rodeiam, segura a cmara enquanto (nos) olha a partir desse mesmo fundo, tirando a ltima fotografia deste lento movimento de cmara. Um menino que (se) descobre, ento, concebendo um lugar para a ausncia, pondo em jogo, atravs da insistncia nos vazios e nas penumbras, a experincia privada de uma dialtica fundamental, a da elaborao e reflexo constantemente contornada e modulada da conivncia entre o ver e o perder jogo que remete, seguramente, para o espao natal da me e da casa ausentes. Nessa margem, permanecem tambm os dois principais blocos que constituem a exposio: os instantneos italianos que documentam um exerccio cinematogrfico (exerccio que, na realidade, algo mais, um sinal, um sintoma, uma premonio...) e os contactos arrebatadores da paisagem russa, algo que paulatinamente se evola da bruma matinal em Miasnoe, como se se soubesse j nesse momento espetro e no apenas fotografia. Toda a srie de luz instantnea revela continuamente a nostalgia dessa morada perdida: a terra abriu-se e, nesse momento crtico que , simultaneamente, um abrasamento momentneo de luz, o indizvel revela-se poeticamente como aquilo que quebra o prprio discurso, impondo o silncio tenso da aura. Benjamin tinha razo: s remata a obra aquele que em primeiro lugar a quebra, dela fazendo uma obra despedaada, fragmento do verdadeiro mundo, resqucio de um smbolo4. As polaroides so ento fragmentos, resduos, plidas moradas de parasos revelados instantaneamente: o prprio facto de ser fotografia duplica o sentido de vestgio. Se a aura a apario de uma lonjura, por mais prxima que esta seja, este carcter sbito da polaroide leva a que nela se imponha duplamente a aura, se possvel, na medida em que o prprio processo de gerao da imagem permanece quase como um segredo milagroso, algo inatingvel, semelhante ao fascnio pelas imagens que o passado faz irradiar em aura. Imagens que parecem, como testemunha o forte exemplo de vernica, objetos concebidos para que se acredite no terem sido realizados por mos humanas.
JoS mAnuel mourio AlBerTo ruiz de SAmAnieGo
COMISSRIOS T R A D U O > A N A S A M PA I O

DOCuMENTRIO tempO di viAggiO

doCumenTrioS dA exPoSio

reminiscncia
Andrei A. Tarkovsky
1996
No ltimo plano, Andrei Tarkovsky dedica o seu ltimo filme, O sacrifcio, a Andriusha, seu filho. Pouco tempo depois da sua morte, o jovem Andrei dirige a sua primeira obra, Reminiscncia (The reminiscence), um filme caseiro pela abordagem intimista e uma homenagem lrica que rene as palavras e as imagens de familiares e amigos do seu pai. Estreou-se na televiso russa em dezembro de 1996, em homenagem ao realizador de Nostalgia, no dcimo aniversrio da sua morte, com apresentao do grande cineasta russo, Elem klimov.
Realizao > Andrei A. Tarkovsky Guio > Andrei A. Tarkovsky Som > Ekaterina Popova-Evans Cmara > Alexey Naydyonov Produtor > Marianna Chugunova Rssia 25 min. Legendado em ingls

DOCUMENTRIO REMiNiScNciA

DOCUMENTRIO OS DiAS bRANcOS, ApONTAMENTOS SObRE A RODAgEM DE NOSTALGIA DE A. TARkOVSky

os dias brancos Apontamentos sobre a rodagem de Nostalgia, de Andrei Tarkovsky


(excertos)
2010
Por tratar-se de um dos projetos menos estudados e recuperados da cinematografia de Andrei Tarkovsky, o seu primeiro filme rodado no estrangeiro, Nostalgia, rene muitos dos principais argumentos que caracterizam a cinematografia deste genial cineasta sovitico. Os dias brancos. Apontamentos sobre a rodagem de Nostalgia, de Andrei Tarkovsky (los das blancos. Apuntes sobre el rodaje de Nostalghia, de Andrei Tarkovski) procura recuperar e revisitar a verdadeira essncia daquele filme atravs de uma srie de apontamentos: certas imagens fundamentais (muitas delas inditas), o relato de alguns dos principais protagonistas daquele filme, o regresso aos lugares originais a que o filme se refere (tanto na Rssia como em Itlia) ou a srie de fotografias polaroide que Tarkovsky realizou como preparao para a rodagem do filme.
Realizao, guio e montagem > Jos Manuel Mourio Produo > Madeleine Producciones Colaborao > Fundacin Luis Seoane Instituto Internacional Andrei Tarkovsky AGADIC Entrevistas > Tonino Guerra Lora Jablockina Andrea Crisanti Andrei A. Tarkovsky Norman Mozzato Narrador > Patricia Blanco Msica > J. S. Bach Espanha-Itlia 60 min. Legendado em ingls

Jos Manuel Mourio

Evocando as recordaes da casa, juntamos momentos de sonho; nunca somos verdadeiros historiadores, somos sempre um pouco poetas e a nossa emoo talvez s represente a poesia perdida.
GASTon BAChelArd, A p o t i c A d o E s pA o

POLAROIDE DE A. TARkOvSky ANAGNI (ITLIA) OUTUBRO 1980

Andrei Tarkovsky, Diari. Martirologio 1970-1986, Edizioni della Meridiana, Florena, 2002, p. 272. Diretor de fotografa de Tempo di Viaggio. No h nenhuma fotografia, entre aquelas que tirou a partir da janela do quarto do hotel, onde o enquadramento da paisagem marque o prprio corte fotogrfico. Nestas fotografias, a paisagem est sempre emoldurada pela janela e o interior do quarto. Por outro lado, deve notar-se que as fotografias de paisagens (exteriores) feitas em Itlia so, na sua maioria, imagens muito menos lricas do que as realizadas em espaos interiores. Isso deve-se, em parte, ao facto de Tarkovsky utilizar tambm as imagens polaroide de uma forma prtica, como um registo ilustrativo de lugares que poderiam vir a interess-lo posteriormente (no processo de procura de locais para o futuro filme). 4 Cf. Prefcio epistemocrtico de A origem do drama barroco alemo, de Walter Benjamin (1924).
1 2 3

CENA DO FILME ANDREi RUbliOV

Cinema

Ciclo de cinema
8 > 17 novembro
Justapor uma pessoa com uma envolvente que seja ilimitada, reuni-la com um nmero incontvel de pessoas a passar ao p dela e ao longe, relacionar uma pessoa com o mundo todo, esse o significado do cinema.
A n d r e i TA r k o v S k y

Solaris
Solyaris
1972

10 novembro 21h

A infncia de ivan
Ivanovo detstvo
1962

Pequeno Auditrio
M 12 anos

Sala Eduardo Prado Coelho Legendado em portugus


Durao > 160 minutos
Projeo em suporte DvD Ecr 4 x 3

8 novembro
Pequeno Auditrio
M 12 anos

21h

Sala Eduardo Prado Coelho Legendado em portugus


Durao > 91 minutos
Projeo em suporte DvD Ecr 4 x 3

Andrei rubliov
Andrei Rublyov
1969

Aps a misteriosa morte de um dos cientistas colocados na estao espacial da Misso Solaris, kris kelvin enviado para investigar o sucedido. Ir encontrar a estao inoperante e os restantes dois cientistas frios e reservados, e ir aperceber-se lentamente de algo sobrenatural a afetar a estao.
Andrei Tarkovsky realizao Fridrikh Gorenshtein Andrei Tarkovsky argumento baseado numa novela de Stanislaw lem

eduard Artemyev produtor


mosfilm produo vyacheslav ovchinnikov msica Alexandre Bazine traduo interpretao natalya Bondarchuk donatas Banionis Jri Jrvet vladislav dvorzhetsky nikolai Grinko Anatoli Solonitsyn Sos Sargsyan olga Barnet Tamara ogorodnikova Georgi Tejkh yulian Semyonov olga kizilova

O primeiro filme do realizador russo Andrei Tarkovsky uma viagem evocativa da infncia perdida de um rapaz de 12 anos. Opondo a realidade traumtica da Segunda Guerra Mundial s recordaes dos momentos serenos de uma vida familiar, destruda pela prpria guerra, A infncia de ivan retrata de forma perturbadora o impacto nas crianas da violncia da guerra.
Andrei Tarkovsky realizao vladimir Bogomolov argumento mosfilm produo vadin yusov fotografia Alexandre Bazine traduo interpretao nikolai Burlyayev valentin zubkov yevgeni zharikov Stepan krylov nikolai Grinko dmitri milyutenko valentina malayavina

9 novembro 21h
Pequeno Auditrio
M 12 anos

Sala Eduardo Prado Coelho Legendado em portugus


Durao > 120 minutos
Projeo em suporte DvD Ecr 4 x 3

Obra-prima condenada e proibida pelas autoridades russas, o segundo filme de Tarkovsky relata a vida de Andrei Rubliov, pintor do sculo Xv, seguindo-o pelas terras miserveis e violentas da Rssia medieval. O filme levanta questes sobre a represso e a liberdade e uma reflexo sobre o significado da arte e a natureza da f.
Andrei Tarkovsky realizao Andrei konchalovsky Andrei Tarkovsky argumento Tamara ogorodnikova produtor mosfilm produo vyacheslav ovchinnikov fotografia Alexandre Bazine traduo interpretao Anatoli Solonitsyn ivan lapikov nikolai Grinko nikolai Sergeyev irma rauch nikolai Burlyayen yuri nazarov

CENA DO FILME A iNfNciA DE iVAN

CENA DO FILME SOlARiS

CENA DO FILME O ESpElhO

CENA DO FILME NOSTAlgiA

Cinema
11

Stalker
1979

13 novembro 21h
Pequeno Auditrio
M 12 anos

Sala Eduardo Prado Coelho Legendado em portugus

o espelho
Zerkalo
1975

Durao > 163 minutos


Projeo em suporte DvD Ecr 4 x 3

12 novembro 21h
Pequeno Auditrio
M 12 anos

Sala Eduardo Prado Coelho Legendado em portugus


Durao > 108 minutos
Projeo em suporte DvD Ecr 4 x 3

Numa viso ps-apocalptica, Tarkovsky filma a Zona, um territrio proibido onde se encontra um espao que permite realizar os desejos mais profundos dos que l conseguirem chegar. Um escritor e um cientista fazem a viagem acompanhados por um Stalker, um homem com capacidades especiais para os conduzir, mas atormentado pelos seus prprios fantasmas.
Andrei Tarkovsky realizao interpretao Aleksandr kajdanovsky Alisa Frejndlikh Anatoli Solonitsyn nikolai Grinko natasha Abramova

o sacrifcio
Offret
1986

nostalgia
Nostalghia
1983

17 novembro 21h
Pequeno Auditrio
M 12 anos

Sala Eduardo Prado Coelho Legendado em portugus


Durao > 143 minutos
Projeo em suporte DvD Ecr 4 x 3

O que comeou, para Tarkovsky, por um plano para uma srie de entrevistas, transformou-se numa autobiografia abstrata, onde as memrias do realizador se entrelaam com as da sua me, desenrolando-se no perodo que antecede a Segunda Guerra Mundial, e onde uma Rssia sumptuosa evocada pela voz do seu pai, recitando a sua prpria poesia elegaca. Uma meditao lrica e complexa sobre o amor, a lealdade, as memrias e a histria.
Andrei Tarkovsky realizao interpretao margarita Terekhova ignat daniltsev larisa Tarkovskaya Alla demidova Anatoli Solonitsyn Tamara ogorodnikova yuri nazarov oleg yankovsky Filipp yankovsky yuri Sventisov Tamara reshetnikova innokenti Smoktunovsky Arseni Tarkovsky

16 novembro 21h
Pequeno Auditrio
M 16 anos

Sala Eduardo Prado Coelho Legendado em portugus


Durao > 120 minutos
Projeo em suporte DvD Ecr 4 x 3

No primeiro filme que fez fora da Rssia, Tarkovsky centra-se no significado da nostalgia. Gortchakov, poeta russo, viajando pela Itlia num trabalho de investigao, confronta-se com as saudades pela sua terra natal, com os sentimentos que tem por Eugenia, a sua intrprete italiana, e com a influncia de Domenico, uma personagem mstica com um passado bizarro.
Andrei Tarkovsky realizao Tonino Guerra Andrei Tarkovsky argumento Franco Casati daniel Toscan du Plantier produtores Giuseppe lanci fotografia Storyline Audiovisuais lda. traduo interpretao oleg yankovsky erland Josephson domiziana Giordano Patrizia Terreno laura de marchi delia Boccardo milena vukotic

Alexander, jornalista e antigo ator e filsofo, rene a famlia na sua casa de campo para celebrar o seu aniversrio. Entretanto, revela ao seu filho que est preocupado com a falta de espiritualidade do mundo moderno. Nessa mesma noite, comea uma guerra nuclear. Alexander vira-se para Deus e faz a promessa de sacrificar tudo o que tem se a guerra for impedida.
Andrei Tarkovsky realizao e argumento Johann Sebastian Bach Watazumido shuso msica Storyline Audiovisuais lda. traduo interpretao erland Josephson Susan Fleetwood Allan edwall Gurn Gsladttir Sven Wollter

CENA DO FILME STAlkER

CENA DO FILME O SAcRifciO

Msica

Tarkovsky Quartet
11 novembro 21h

ECM Lisbon Series

O mundo interior
Gostava-se de msica em casa dos Tarkovsky. Cantava-se, tocavam-se instrumentos, viam-se muitos artistas l em casa, em Moscovo, nos anos sessenta e setenta, at ao exlio de Andrei Tarkovsky em 1982, para oeste da cortina de ferro. Por coincidncia, tornei-me guardio, durante algum tempo, em Paris, da sua discoteca pessoal, cujas velhas capas de carto sovitico cheiravam bem. Todos os fundamentais da grande msica europeia estavam l, os Schtz, Bach, Pergolesi, Mozart, Schostakovich mas Andrei tambm se interessava por msica oriental, pelos Beatles, pelos sons da natureza, pelo seu silncio e pela criao contempornea com o compositor de msica eletrnica Edouard Artemiev, que contribuiu para trs dos seus filmes: Solaris, O espelho e Stalker. Recebi com verdadeira alegria o terceiro disco de Franois Couturier, depois de Nostalgia e Un jour si blanc, que ele nos diz ambos inspirados pela emoo artstica que sentiu ao ver o seu primeiro Tarkovsky: Andrei Rubliov. H, claro, os ttulos de cada uma das doze composies includas neste Tarkovsky Quartet que prenunciam o mesmo nmero de homenagens Aos anjos, que preenchem, visveis ou invisveis, tanto a obra do pai-poeta Arseny, como a do filho-cineasta Andrei. A Tiapa, nome afetuoso que Tarkovsky dava ao seu filho mais novo, que as autoridades soviticas proibiam de ir ter com o pai ao Ocidente. A San Galgano, essa abadia toscana em runas de Nostalgia, assim como era a barragem hidroelctrica de Stalker. A Maroussia, doce alcunha dada sua me, que ele fez entrar no seu O Espelho na altura em que a voz do seu pai lia o seu prprio poema. A Mychkine, o heri de Dostoievsky que ele muitas vezes evocou como ideia para um filme. A Mouchette, o filme de Bresson de que Tarkovsky mais gostava. la passion selon Andre, ttulo original da longa-metragem da obra-prima histrica Andrei Rubliov. O Apocalipse, ltimo livro da Bblia que impregna os ltimos trs filmes de Tarkovsky, com o inolvidvel excerto lido por uma voz de mulher que sai a rir, sobre um fundo aqutico cheio de imagens perdidas. Doktor faustus, o romance de Thomas Mann que ele gostaria de ter adaptado ao ecr. Sardor, o tajik-western cujo guio Tarkovsky escreveu, mas que nunca pode realizar. la main et loiseau, essa breve cena de O espelho que Tarkovsky designou mais tarde como o seu autorretrato. Enfim, De lautre ct du miroir, piscar de olho a todos os imaginrios Mas encontrei sobretudo o mundo interior onde Franois Couturier e o Tarkovsky Quartet com Anja Lechner, Jean-Louis Matinier e Jean-Marc Larch excelam em nos fazer penetrar. Doze baladas poticas onde o piano, o violoncelo, o acordeo, o saxofone se erguem, se respondem, se abraam, se apagam, voltam Onde o batimento, como o de um corao, e os sons mais impercetveis traam um mundo onde plana a alma, o seu apelo, o seu sonho. Grandes asas se abrem, se estendem, se fecham. A imagem de danarinos vem-nos memria. Todo um espao interior protegido por longos silncios alargados, onde, milagre!, a improvisao permanece rainha. sem dvida isto que mais nos aproxima dessa liberdade absoluta do potencial espiritual do homem que Andrei Tarkovsky designava como a funo prpria da arte.
ChArleS h. de BrAnTeS C H A R L E S H . D E B R A N T E S D I R E C T O R D O I N S T I T U T O T A R k O v S k y, E M PA R I S . T E X T O O R I G I N A L M E N T E E S C R I T O PA R A A E D I O D I S C O G R F I C A D E TA R k O v S k y Q U A R T E T, G E N T I L M E N T E C E D I D O P E L O A U T O R E P E L A E C M .

Franois Couturier
PeQueno AudiTrio
SAlA eduArdo PrAdo Coelho

13

Tarkovsky Quartet
O quarteto fez a sua estreia internacional no Festival de Brgamo em abril de 2006. Desde o lanamento de Nostalghia Song for Tarkovsky, o quarteto tornou-se uma presena regular no circuito de concertos e festivais europeus. Juntos, os quatro msicos tm dado uma grande contribuio para eventos da ECM em Dinant, Frankfurt, Atenas, Florena e mbria. As suas prximas atuaes incluem aberturas de festivais em Basileia e Barcelona, bem como uma srie de concertos em Frana. O grupo foi calorosamente recebido pela imprensa internacional. Na crtica do lbum Nostalghia pelo Times irlands, Ray Comiskey resumiu a seguinte abordagem sobre o ensemble: Ao misturar o rigor do clssico com a improvisao formal e livre, o que emerge de uma beleza austera, gravado com tonalidades sombrias e sugestivo de um desejo insacivel de se conectar com o esprito mais profundo.

PA O L O S O R I A N I E C M R E C O R S

Franois Couturier
Comeou a tocar piano aos seis anos de idade. Depois de completar os seus estudos em msica clssica e musicologia no incio dos anos setenta, Couturier dedicou-se improvisao. Tem como inspirao Paul Bley, Chick Corea e Joachim khn. No final da dcada de 1970 trabalhou regularmente com o baterista Jacques Thollot, um dos protagonistas do movimento free francs. No grupo, Thollot foi o protetor do baixista Jean-Paul Celea. Couturier e Celea tocaram juntos em duo e, posteriormente, com outros msicos, tais como: Daniel Humair, Franois Jeanneau e Dominique Pifarly. A sua primeira gravao na ECM foi em khomsa de Anouar Brahem, em 1994, um lbum que tambm marcou a estreia de Jean-Marc Larch na editora. O contacto entre Brahem e o pianista iniciou-se em 1985, quando trabalharam juntos no Festival de Carthage. Esta associao entre os dois msicos surgiu de novo em 2001 e Couturier foi em digresso em trio com o acordeonista Jean-Louis Matinier, e participou nos lbuns le pas du chat noir (2001) e Voyage de Sahar (2005). Pode-se ainda destacar outras gravaes de Couturier na editora ECM, como o lbum duplo poros com Dominique Pifarly (1997), Nostalghia Song for Tarkovsky.

Franois Couturier
piano e composio

Anja lechner
violoncelo

Jean-marc larch
saxofone soprano

Jean-louis matinier
acordeo

Prximos concertos ECM Lisbon Series


24 fevereiro 21h > mstico mediterrnico Paolo Fresu A Filetta Corsican voices daniele di Bonaventura 14 maro 21h > Amina Alaoui ensemble 22 maio 21h > enrico rava TriBe

PA O L O S O R I A N I E C M R E C O R S

Andrei Tarkovsky cronologia

15

1932
Nasce a 4 de abril em Zavrazhye, Unio Sovitica, filho do poeta Arseny Tarkovsky e da atriz Maria Ivanova.

1961
Primeiro Prmio no Festival de Estudantes de Cinema de Nova Iorque com o filme O rolo compressor e o violino.

1978
Escreve a adaptao para teatro de Sardor com o escritor Aleksandr Misharin. Em abril sofre um ataque cardaco.

1937
O pai abandona a famlia. Parte com a me e a irm Marina para Moscovo. Estuda na escola estatal. Durante a guerra, a famlia vive com a av materna em yuryevets, pequena cidade na margem do rio volga.

1962
Primeira longa-metragem, A infncia de ivan, Prmio Leo de Ouro do Festival de Cinema de veneza. Nasce Arseny, o primeiro filho.

1979
Termina Stalker, o seu ltimo filme na Unio Sovitica inspirado no livro Roadside picnic dos irmos Arkady e Boris Strugatsky. Prmio do Jri Ecumnico do Festival de Cinema de Cannes. Inicia a produo do filme O primeiro dia, baseado no argumento de Andrei konchalovsky. O Estado Sovitico censura o filme. Destroi o filme. No vero desse ano viaja para Itlia e filma o documentrio Tempo de viagem com Tonino Guerra.

1943
A famlia volta para Moscovo. Continua os estudos na antiga escola tendo como professor o poeta Andrey voznesensky. Estuda piano numa escola de msica ao mesmo tempo que estuda arte.

1963-1964
Argumento final de Andrei Rubliov aceite pelas autoridades soviticas depois de vrias alteraes exigidas. Tarkovsky recusa alterar o filme.

1965
Inicia as filmagens de Andrei Rubliov, o grande pintor russo do sculo Xv. Problemas com as autoridades soviticas obrigam a vrias verses.

1980
volta a Itlia e completa o argumento para Nostalgia depois de uma longa viagem com Tonino Guerra e com a colaborao deste.

1947-1948
Hospitalizado por tuberculose pulmonar.

1951-1952
Termina os estudos secundrios. Estuda rabe no Instituto de Estudos Lingusticos Orientais de Moscovo, Academia das Cincias da URSS. No finaliza estes estudos. Trabalha como prospetor de geologia para a Academia do Instituto de Cincia. Participa durante um ano numa expedio no rio kureikye, na provncia de krasnoyarsk, regio Central da Sibria. Durante este perodo decide estudar cinema.

1969
Apresenta uma verso do filme Andrei Rubliov no Festival de Cannes e ganha o Prmio FIPRESCI.

1981
viaja pelo Reino Unido e Sucia. Considera abandonar a Unio Sovitica. Decide voltar pela mulher e filho.

1970
Divrcio de Irma Raush. Casa com Larissa kizilova, assistente de produo do filme Andrei Rubliov. Nasce o segundo filho, Andrei Andreyevich Tarkovsky. Inicia as filmagens de Solaris.

1982
volta a Itlia e inicia as filmagens de Nostalgia, com o apoio da RAI. Produz o documentrio Tempo de viagem.

1983
Finaliza Nostalgia. Ganha o Prmio FIPRESCI e o Prmio do Jri Ecumnico do Festival de Cinema de Cannes e o Grande Prmio de Criao Cinematogrfica ex aequo com Robert Bresson. As autoridades soviticas impedem-no de ganhar o prmio Palma de Ouro. Decide nunca mais trabalhar na Unio Sovitica. Adapta a pera boris gudonov para a Royal Opera House, Londres, sob a direo musical de Claudio Abbado.

1954
Ingressa no Instituto Estatal de Cinema (vGIk). admitido no Programa de direo cinematogrfica, sob a orientao de Mikhail Romm. Toma contacto com a filmografia europeia, americana e japonesa.
CENA DO FILME STAlkER

1971
oficialmente autorizada uma verso reduzida de Andrei Rubliov.

1972
Leciona no Curso Avanado para Argumentistas em Moscovo e faz o curso de realizao de cinema, Goskino. Termina Solaris adaptado do livro Solaris de Stanislaw Lem. Grande Prmio especial do jri e Prmio FIPRISCI do Festival de Cinema de Cannes. Nomeado para Palma de Ouro. Ganha o Prmio Melhor Filme do Ano do Instituto de Cinema Britnico.

1956
Realiza a primeira curta-metragem Os assassinos, baseado no conto de Ernest Hemingway. assistente de Andrei konchalovsky.

1984
Prepara o filme O sacrifcio. Anuncia que no volta Unio Sovitica e vai viver para Berlim. O seu filho Andrei no autorizado a deixar o pas.

CCB
ConSelho de AdminiSTrAo ANTNIO MEGA FERREIRA [PRESIDENTE] MARGARIDA vEIGA [vOGAL] MIGUEL LEAL COELHO [vOGAL] ASSESSORA PARA A PROGRAMAO GABRIELA CERQUEIRA ASSESSOR PARA PROGRAMAO DE LITERATURA JOO PAULO COTRIM CenTro de eSPeTCuloS CLUDIA BELCHIOR | ASSESSOR PARA A PROGRAMAO DE MSICA FRANCISCO SASSETTI | CONSULTOR PARA DANA E MSICAS PLURAIS FERNANDO LUS SAMPAIO | ASSISTENTE DE PROGRAMAO RITA BAGORRO | PRODUO INS CORREIA \ PATRCIA SILvA \ HUGO CORTEZ \ vERA ROSA \ INS LOPES | DIRETOR DE CENA JONAS OMBERG COORDENADOR | DIRETORES DE CENA PEDRO RODRIGUES \ PATRCIA COSTA \ PAULA FONSECA | DIREO DE CENA TNIA AFONSO | SECRETARIADO yOLANDA SEARA | CHEFE TCNICO DE PALCO RUI MARCELINO | ASSISTENTE DE DIREO TCNICA JOS vALRIO | TCNICOS PRINCIPAIS PEDRO CAMPOS \ LUS SANTOS \ RAUL SEGURO | TCNICOS EXECUTIVOS F. CNDIDO SANTOS \ vTOR PINTO \ CSAR NUNES \ JOS CARLOS ALvES \ HUGO CAMPOS \ MRIO SILvA \ RICARDO MELO \ RUI CROCA | CHEFE TCNICO DE AUDIOVISUAIS NUNO GRCIO | TCNICOS DE AUDIOVISUAIS RUI LEITO \ EDUARDO NASCIMENTO \ LUS GARCIA SANTOS \ NUNO BIZARRO \ PAULO CACHEIRO \ NUNO RAMOS | CHEFE TCNICO DE GESTO E MANUTENO SIAMANTO ISMAILy | TCNICOS DE MANUTENO JOO SANTANA \ LUS TEIXEIRA \ vTOR HORTA | SECRETARIADO DE DIREO TCNICA SOFIA MATOS
COORDENADORA

1957
Casa com Irma Raush que conhece nas aulas de cinema.

1973-1974
Filma O espelho, uma autobiografia versando a sua infncia com poemas do pai. Classificado de terceira categoria pelas autoridades russas tem srias limitaes no circuito de distribuio. As dificuldades levam-no a pensar imigrar e produzir um filme fora da Unio Sovitica.

1985
Filma O sacrifcio na Sucia. diagnosticado cancro terminal do pulmo. Finaliza O sacrifcio.

1958
Realiza a curta-metragem hoje no haver sada livre, com Alexander Gordon.

1986
Em Paris recebe tratamentos mdicos e encontra-se com o seu filho, enfim autorizado a sair da Unio Sovitica. O filme O sacrifcio apresentado no Festival de Cinema de Cannes. Ganha o Grande Prmio Especial do Jri FIPRESCI, e o Prmio do Jri Ecumnico. Morre a 29 dezembro e sepultado no cemitrio russo de Sainte-Genevive-des-Bois, em Frana. Retrospetiva dos filmes em Moscovo. publicado o livro Esculpir o tempo sobre teoria e esttica do cinema.

1959
Escreve o argumento para konsentrat, inspirado na expedio geolgica de Taiga (1953).

1975
Trabalha na adaptao para teatro de hoffmanniana, sobre o escritor e poeta romntico alemo, E. T. A. Hoffmann.

1960
Diploma do Instituto Estatal de Cinema (vGIk).

1976
Dirige hamlet para o Teatro Lenkom em Moscovo. Inicia o argumento para Stalker.

DIVISO DE AUDIOVISUAIS

direo de ediFCioS e inSTAlAeS TCniCAS CARLOS MESTRINHO \ RUI MARTINS

dePArTAmenTo de ComuniCAo e relAeS PBliCAS SOFIA MNTUA | SECRETARIADO DE DEPARTAMENTO SANDRA GRILO | ORAMENTO E GESTO DE CONTEDOS ONLINE MANUELA MOREIRA | GESTO DE BASE DE DADOS vERA MESTRINHO | GABINETE DE RELAES PBLICAS ISABEL ROQUETTE RESPONSvEL \ CONCEIO BERMUDEZ \ MIGUEL MANTA | SECRETARIADO DAS RELAES PBLICAS LCIA OLIvEIRA | GABINETE DE IMPRENSA SOFIA CARDIM RESPONSvEL \ ANA BRAvO | SETOR EDIES MADALENA FRADE PRODUO \ PROMOO | REVISO DE TEXTOS DULCE REIS | GABINETE GRFICO PAULA CARDOSO RESPONSvEL \ PAULO FERNANDES \ MARISA LOURENO | PRODUO GRFICA | SECRETARIADO SANDRA SALGUEIRO | RECEO ANA SILvA \ CLUDIA ANTUNES \ MADALENA CASTRO \ MARIA FILOMENA ROSA \ PATRCIA SALEIRO
COORDENADORA

1990
Prmio Lenin a ttulo pstumo.

A ProGrAmAo Pode SoFrer AlTerAeS Por moTivoS imPreviSToS liSBoA OUTUBRO 2011

Ciclo Andrei Tarkovsky Esculpir o tempo


7 NOV
SEGUNDA FEIRA

8 NOV
TERA FEIRA

11 NOV
S E X TA F E I R A

16 NOV
Q U A R TA F E I R A

aBertura dO CiClO

CiNema

msiCa

CiNema

18h
SAL A DE L EI TURA

21h
P E QU E N O A U D IT R IO S A LA E D U A R D O P R A D O C OE LH O

21h
P E QU E N O A U D IT RIO S A LA E D U A R D O P RADO CO ELHO

21h
PEQ UENO AUDIT RIO SALA EDUARDO PRADO CO ELHO

Conferncia
C O M O S C O MISS RIO S D A EX P O S IO A L BER TO RU IZ D E SA MA N IEG O E J O S MA N U EL MO U RI O C O M A PRESEN A D E A N D REI TA RkO vSky ( F IL H O )

A infncia de ivan

Tarkovsky Quartet
Franois Couturier

Nostalgia

18h
GAL ERI A MRI O CESARI Ny

9 NOV
Q U A R TA F E I R A

12 NOV
SBADO

17 NOV
Q U I N TA F E I R A

Abertura da exposio luz instantnea


fotografias, itinerrios e saudades de Andrei Tarkovsky 21h
SAL A AL MADA NEGREI ROS

CiNema

CiNema

CiNema

21h
P E QU E N O A U D IT R IO S A LA E D U A R D O P R A D O C OE LH O

21h
P E QU E N O A U D IT RIO S A LA E D U A R D O P RADO CO ELHO

21h
PEQ UENO AUDIT RIO SALA EDUARDO PRADO CO ELHO

Andrei Rubliov

O espelho

O sacrifcio

Conferncia
PO R A N D REI TA RkO vSky ( F IL HO )

Documentrio Um dia na vida de Andrei Arsenevich


D E C H RIS MA RkER

10 NOV
Q U I N TA F E I R A

13 NOV
DOMINGO

8 NOV > 4 dez


expOsiO

CiNema

CiNema

21h
P E QU E N O A U D IT R IO S A LA E D U A R D O P R A D O C OE LH O

21h
P E QU E N O A U D IT RIO S A LA E D U A R D O P RADO CO ELHO

14-18h 14-19h

DIAS TEIS SBADOS, DOMINGOS E FERIADOS

G ALERIA MRIO CESARINy

Solaris

Stalker

Luz instantnea
fotografias, itinerrios e saudades de Andrei Tarkovsky

DOCUMENTRIO OS DiAS bRANcOS, ApONTAMENTOS SObRE A RODAgEM DE NOSTALGIA DE ANDREi TARkOVSky

www.CCB.pt

Potrebbero piacerti anche