Sei sulla pagina 1di 10

O efetivo rebanho bovino brasileiro sofreu uma reduo de 3,0% entre 2006 e 2007, passando de 205.886.244 para 199.752.

014 cabeas de gado( FONTE: IBGE).


CONSRCIO DE FORRAGEIRAS DE INVERNO
CLAUDINEI ZUCCO. P. BELLI DIRCEU JUNIOR DA SILVA FRANCIELI BAIOCCO SALES IVAN CESER BEHM SIMONI PALADINI

Os produtores buscam alternativas para reduzir custos e tornar a bovinocultura uma atividade mais eficiente.

A produo de bovinos a pasto caracterizada por exigir menores investimentos. As pastagens representam um item importante na busca por sistemas mais sustentveis. A rea total de pastagens cultivadas superior a 100 milhes de hectares (FONTE:SILVA & SBRISSA, 2000).

CONSRCIO
o manejo de uma rea utilizando mais de uma espcie de gramneas ou usando gramneas e leguminosas, espcies que fixam nitrognio no solo(Daniel Montardo - EMBRAPA). Misturar espcies significa gerar competio.

Para ASSMANN et al. (2004), o consrcio de gramneas e leguminosas de inverno promove aumento do perodo de pastejo, melhorando o rendimento animal no sistema integrao lavourapecuria.

A quantidade de sementes utilizada diferente do cultivo singular. Uma vez conhecidas as caractersticas das forrageiras. Pode-se optar por duas ou mais espcies.

CONSRCIO DE SOBRESSEMEADURA
A espcie anual de inverno sobressemeada na pastagem perene de vero. Esse manejo procura o perodo de utilizao da pastagem, manter por + tempo valor nutritivo adequado, fixar nitrognio e o vazio forrageiro de primavera. Os exemplos mais usuais so azevm e ervilhaca sobre Tifton 85 ou Tifton 68 e ervilhaca sobre pioneiro ou cultivares de

CONSRCIO DE CONS SOBRESSEMEADURA

Panicum.

POR QUE CONSORCIAR GRAMNEAS GRAM COM LEGUMINOSAS?

Os exemplos mais usuais so azevm e Os exemplos mais usuais so azevm e ervilhaca sobre Tifton 85 ou Tifton 68 e ervilhaca ervilhaca sobre Tifton 85 ou Tifton 68 e ervilhaca sobre pioneiro ou cultivares de Panicum. sobre pioneiro ou cultivares de Panicum.

Nos estados do Sul do Brasil, a produo animal a campo no consegue atingir alta produtividade durante todo o ano devido a escassez de pastos de boa qualidade. No inverno: 1. Baixas temperaturas. 2. Geadas. 3. E excessos de chuvas que prejudicam a produo das pastagens.

Usar leguminosas??? leguminosas???

Aumento da produo de forragem, particularmente no perodo seco; Maior valor nutritivo quando comparadas com as gramneas tropicais geralmente utilizadas; Resultado: > ndices produtivos e reprodutivos do rebanho, < custos pela substituio de fertilizantes nitrogenados e pesticidas (VALENTIM, 2005a).

Levando a uma manuteno do valor nutritivo adequado por perodo mais longo.

< riscos por adversidades climticas.

Diversificao do sistema, < riscos da ocorrncia de pragas e doenas e de degradao das pastagens;

Capacidade de adicionar nitrognio da atmosfera, por meio da simbiose com bactrias do gnero Rhizobium;

Benefcios ambientais em decorrncia da reduo da poluio ambiental com resduos qumicos e aumento da biodiversidade acima e abaixo do solo (PEREZ, 2004).

Melhor proteo do solo, evitando a eroso e lixiviao de nutrientes, estimulando a ao microbiana;

As grandes vantagens de se misturar espcies forrageiras a melhor distribuio da produo de forragem ao longo do tempo.

Adaptabilidade realidade local:

QUAIS FATORES DEVEMOS CONSIDERAR NA ESCOLHA DE ESPCIES???

Todas as plantas tm um potencial de produo prprio e adaptam-se a determinadas condies.

Disponibilidade de sementes:

Produo de grandes volumes de massa:

Assegurar sementes em quantidade e qualidade para o plantio; Qualidade nutricional:

Consorcio: dois mtodos: Sistema de manejo utilizado: Utilizar forrageiras que suportem melhor o pisoteio animal. Uso de sobressemeadura. Ou mesmo a semeadura de uma mistura de espcies conscientemente eleitas para o consrcio.

COEXISTNCIA ENTRE GRAMNEAS E LEGUMINOSAS

Independente do mtodo de pastejo adotado, a pastagem deve ser muito bem monitorada. Isto , deve-se conhecer a dinmica de crescimento e o potencial produtivo. A partir disso, define-se o momento certo da entrada e sada de animais.

Gramneas e leguminosas competem, nos sistemas produtivos por: Fontes de gua. Fontes de nitrognio. E outros minerais do solo. Luz (alta produo vegetal pode ser uma vantagem da competio).

A parte mais importante da planta composta pelas folhas. Pois quanto mais folhas, maior a massa e maior a rea de captao de radiao solar. O que resulta em melhor desempenho e maior produo.

Uma prtica errada presente em muitas propriedades a entrada precoce dos animais para o pastejo.

fundamental adequar a lotao e a carga animal por rea. A definio de carga animal e lotao estabelecida pela oferta de forragem disponvel. Ou seja, deve-se permitir apenas o acesso a um nmero de animais que o pasto suporta.

Altura de entrada de animais muito baixa em pastagem de azevm (A) e altura de entrada correta de 25-30 cm para pastejo de azevm (B), para qualquer sistema de pastejo.

Quanto > a intensidade de pastejo, ou quanto + rasteira estiver a pastagem: < ser a captura de energia solar . < ser a eficincia de converso da forragem consumida em produto animal. > sero as perdas por pisoteio sobre o total que foi produzido.
Produtor manejando os animais em pastagem de trevo vermelho.

CONSRCIOS RECOMENDADOS:

Ervilha forrageira + aveia. ervilha + aveia. Trevo Branco + azevm. cornicho +azevm. Cornicho + aveia. Ervilha + azevm. Azevm + aveia + ervilha. Azevm + trevo. Azevm + nabo forrageiro, ervilha, ervilhaca. Trevo + aveia. Trevo vesculoso + aveia + azevm.

entre outros.....

AVEIA PRETA X ERVILHA


Aveia preta: apresenta teores de PB prximos a 18% (fonte: S -1984). Ciclo curto.

Ervilha forrageira (Pisum arvense L.), : teor de PB at 22,4% da MS(fonte: XAVIER et al. (1998) Ciclo + longo.

AVEIA (AVENA STRIGOSA SCHREB) + AZEVM + TREVO VESICULOSO.


Aveia: 14% de PB e 64% de DIVMO (Digestibilidade In Vitro da Matria Orgnica), ciclo curto.

Trevo vesiculoso: 19% de PB e 72% de DIVMO e seu teor de protena bruta de 20%. leguminosa anual de ciclo longo, Obtendo a maior parte do nitrognio de que precisa para seu desenvolvimento atravs da fixao biolgica de nitrognio.

Consrcio de duas espcies: trevo + azevm (a) e aveia + ervilhaca (b).

NABO FORRAGEIRO + ERVILHACA OU ERVILHA + AVEIA

Nabo: Ciclo Mdio. Aveia: ciclo curto. Proporciona uma forragem enriquecida podendo aumentar em at mais de 20% na produo de leite, alm de prolongar o perodo de pastagem.

TREVO BRANCO + AZVEM


Trevo: palatvel e nutritivo, timo para pastoreio direto; e chega a produzir at 6 t de MS/ha/ano em 3 a 4 cortes e seu teor de protena bruta de 20%. Azevm: rstica, agressiva e perfilha em abundncia, palatvel, e com alto teor de protena.

CORNICHO + AZEVM
Cornicho: Produz forragem macia, muito palatvel e um ciclo um pouco mais curto. Azevm: rstica, agressiva e perfilha em abundncia, palatvel, e com alto teor de protena.

CORNICHO + AVEIA
Cornicho: Produz forragem macia, muito palatvel e um ciclo um pouco mais curto.

ERVILHA + AZEVM
Ervilha forrageira (Pisum arvense L.), : teor de PB at 22,4% da MS(fonte: XAVIER et al. (1998) Ciclo + longo. Azevm: rstica, agressiva e perfilha em abundncia, palatavel, e com alto teor de proteina.

Aveia: 14% de PB e 64% de DIVMO (digestibilidade in vitro da matria orgnica), ciclo curto.

AZEVM + AVEIA + ERVILHA


Azevm: rstica, agressiva e perfilha em abundncia, palatavel, e com alto teor de proteina. Aveia: 14% de PB e 64% de DIVMO (digestibilidade in vitro da matria orgnica), ciclo curto. Ervilha forrageira (Pisum arvense L.), : teor de PB at 22,4% da MS(fonte: XAVIER et al. (1998) Ciclo + longo.

TREVO + AZEVM
Azevm: rstica, agressiva e perfilha em abundncia, palatavel, e com alto teor de proteina. Trevo: palatvel e nutritivo, timo para pastoreio direto; e chega a produzir at 6 t de MS/ha/ano em 3 a 4 cortes e seu teor de protena bruta de 20%.

TREVO + AVEIA
Azevm: rstica, agressiva e perfilha em abundncia, palatavel, e com alto teor de proteina e seu teor de protena bruta de 20%. Aveia: 14% de PB e 64% de DIVMO (digestibilidade in vitro da matria orgnica), ciclo curto.

Espcies Forrageiras de utilizao Outono Inverno (Hibernais)


1. Gramneas Anuais de Inverno Padro Mnimo Consorcia Densidade poca de o Espci Varieda (CESM/RS) % Utilizao Kg/HA Semeadur Recomenda Aptido es des a Consr da Germ. Pur. VC Singular cio Pastejo Aveia UPF-16 80 98 - Mar - Jun 80-100 60-80 Azevm Direto/Cort Branca e/ Gro Azevm, Comum Pastejo Aveia Trevo Branco Direto/Cort CRA200 75 97 - Mar - Jun 60-80 50-60 Preta e Vesiculoso, e/ Gro 1 Ervilhaca Aveia Branca Comum e Preta. Pastejo Azevm 70 95 - Mar - Jun 25-30 15-20 Trevo Branco Direto LE-284 e Vesiculoso, Cornicho Colonial, Pastejo Centeio 75 97 - Mar - Jun 40-50 30-35 Azevm BR-1 Direto

Espci Varieda es des

Padro Mnimo (CESM/RS) % Germ. Pur. VC

poca de Semeadur a

Consorcia Densidade Utiliza o Kg/HA o Recomenda Aptido Consrci da Singular o

Espci Varieda es des

Padro Mnimo (CESM/RS) % Germ. Pur. VC

poca de Semeadur a

Consorcia Utiliza Densidade o o Kg/HA Recomenda Aptido da Singular Consrcio

2. Leguminosas Anuais de Inverno Ervilhaca Comum 70 97 Corte Mar 40-60 40 Aveia Preta Aduba Mai o Verde Mar Mai 8-10 6-8 Azevm, Pastejo Centeio e Direto Aveia Preta Feno

4. Leguminosas Perenes de Inverno Crioula, Califrn ia 55 So Gabriel Cornich e 65 o El Rincon Trevo Branco Alfafa 70 95 Mar Mai Set Nov Mar Jun Feno Corte

10-15

Trevo Quiniquel 70 i Vermelho

97

97

8-10

6-8

Gramneas Perenes de Inverno

Azevm, Pastejo Festuca, Direto Trevos Branco Feno e Vermelho Azevm, Festuca, Pastejo Trevo Direto Vermelho e Cornicho Azevm, Pastejo Centeio e Direto A i P t

Festuca

K-31, Tacuabe

70

95

Cornicho, Mar Pastejo 10-15 10-12 Trevo Branco Mai Direto e Subterrneo

Yi

80

97

Mar Jun

2-4

Trevo Vesiculos Yucchi

70

97

Mar Jun

6-8

4-6

Pouco alimento

Elevado intervalo entre Parto Atraso do primeiro parto das novilhas: produtividade

Baixa remunerao para o produtor

a) azevm + ervilhaca; b) aveia + trevo branco; c) vacas leiteiras pastejando plantas de trevo branco.

Ciclo de baixa remunerao do produtor resultante da reduzida oferta de alimento aos animais.

CONCLUSO
A adoo do consrcio entre gramneas e leguminosas no Brasil uma opo vivel que concorre para melhorar a utilizao do solo, para reverter os processos de degradao dos recursos produtivos, para aumentar a disponibilidade e qualidade nutricional dos alimentos para os animais, contribuindo para maior ganho de peso vivo, aumento na produo do leite e com menor custo...

OBRIGADO(A) !!!!

Potrebbero piacerti anche