Sei sulla pagina 1di 5

https://docs.google.com/document/d/1lZxEKA2o9R9uCpu9zc4cKIFEuLWlg52ZWh diAAnB19E/edit https://docs.google.

com/document/d/1f9W7p_f4LNVWr6EXMwgPX_3aCiOcpKYwKwQe3MwwQQ/edit Justia e Famlia

Consensual
Ocorre quando as partes envolvidas esto totalmente de acordo com o pedido a ser solicitado.

Litgio
Ocorre quando uma pessoa quer uma determinada coisa e outra discorda, no chegando a uma soluo. ACORDO: QUANDO AMBAS AS PARTES RENUNCIA EM PARTE ACERCA DE SEU PEDIDO

Fotocpia autentica.
Deve-se levar o documento original em um cartrio para que seja retirada uma copia e receba o carimbo que comprova que o documento uma cpia de um documento Original.

Firma Reconhecida
Quando algum assina um documento e necessrio comprovar que a assinatura pertence mesmo pessoa, deve o documento ser levado ao cartrio em que a pessoa tenha firma, ou seja, j tenha cadastrado a sua assinatura naquele cartrio.

Casamento Documentos Necessrios fotocpias SIMPLES


Para noivos brasileiros, solteiros, com mais de 18 anos necessrio:

1. Certido de nascimento e Cdula de Identidade (originais) 2. Comprovante de residncia (originais) 3. Duas testemunhas

Noivos Divorciados:
Cpia autenticada da Certido de casamento anterior e da averbao do divrcio.

Noivos Vivos:
Cpia autenticada da Certido de casamento e da Certido de bito do cnjuge.

Noivos Estrangeiros:
Para o casamento com estrangeiros, providenciar Certido Consular (retirar no Consulado do pas de origem) ou Certido de Nascimento original, com carimbo da Embaixada Brasileira, feita por tradutor pblico juramentado e registrado em Cartrio de Ttulos e Documentos, ou levar uma cpia autenticada do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE).

Noivos Menores:
Conforme o Captulo II do Cdigo Civil - Da capacidade para o casamento: Art. 1.517. O homem e a mulher com dezesseis anos podem casar, exigindo-se autorizao de ambos os pais, ou de seus representantes legais, enquanto no atingida a maioridade civil. Art. 1.520. Excepcionalmente, ser permitido o casamento de quem ainda no alcanou a idade nbil (art. 1517), para evitar imposio ou cumprimento de pena criminal ou em caso de gravidez. Cada cartrio tem suas prprias normas e preos, por isso antes de tomar qualquer providncia consulte o cartrio de sua regio.

Pr-requisitos
Para o casamento civil, em primeiro lugar os noivos devem decidir a data do casamento e procurar o Cartrio de Registro Civil mais prximo de sua residncia (com pelo menos trs meses de antecedncia) e dar entrada no processo do casamento civil. Se os noivos residem em bairros diferentes o processo deve ser nos dois cartrios. Para quem deixou para ltima hora, o prazo mximo de 20 dias antes do casamento civil (varia de acordo com o cartrio).

Consequncias
1.Poder estabelecer a partilha ou no dos bens. 2. Institui o Estado de Casados. 3.

Registro de Nascimento Documentos Necessrios fotocpias SIMPLES


1-Declarao de Nascido Vivo emitida pela maternidade em que a criana tenha nascido ou por mdico habilitado que tenha assistido o parto em residncia; 2-Documentos pessoais que identifiquem o declarante ou a declarante (identidade ou carteira profissional e certido de casamento, quando os pais forem casados)

DADOS DO REGISTRO

O artigo 54 da lei 6.015, que trata dos registros pblicos, determina o contedo do registro de nascimento:

1. 2. 3.

O dia, ms, ano, lugar do nascimento e a hora (certa ou aproximada); O sexo da criana; Quando for gmeo;

4. 5. 6. 7. 8.

O nome e o sobrenome dados criana; A declarao de que nasceu morta, ou morreu no ato ou logo depois do parto; Os nomes e sobrenomes, a naturalidade, a idade da me na ocasio do parto, e a profisso, o domiclio ou a residncia dos pais; Os nomes e sobrenomes dos avs paternos e maternos; Os nomes e sobrenomes, a profisso e a residncia das duas testemunhas do registro, quando o nascimento no tenha acontecido em maternidade.

QUEM DEVE DECLARAR O NASCIMENTO?

Pela ordem:

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Pai e me; Parentes mais prximo, sendo maior; Medico ou a parteira que assistiu ao parto; Administrador do hspital onde ocorreu o parto; Pessoa que tiver assistido o parto,se este no correu nem no hospital nem na residncia da me; Pessoa encarregada da guarda criana.

Divrcio Documentos Necessrios fotocpias SIMPLES


1.Certido de casamento . 2.Certido de Nascimento dos Filhos. 3.Registro de imveis ou comprovante da existncia de outros bens pertencentes ao casal.

Pr-requisitos (prejudicado emenda Constitucional 66/2010 Se casado no civil Consequncias


1.Pe fim ao casamento. 2.Estabelece a guarda, visitas e alimentos, com relao aos filhos. 3.Poder estabelecer a partilha dos bens.

Dissoluo de Unio Estvel Documentos Necessrios fotocpias SIMPLES


1.Prova de convivncia sob o mesmo teto, seja documental ou testemunhal. 2.Certido de Nascimento dos Filhos. 3.Registro de imveis ou comprovante da existncia de outros bens pertencentes

ao casal. 4. comprovante de dependncia econmica; 5. comprovante de que residiam sob o mesmo teto

Pr-requisitos Convivncia pblica, contnua e duradoura, estabelecida com o objetivo de constituir famlia. Consequncias
1.Pe fim a Unio. 2. Com relao aos filhos comuns, estabelece a guarda, visitas e alimentos. 3.Determina a partilha dos bens Comuns.

Alimentos (alimentos pode ser pleiteado pela relao de dependncia ou relao de parentesco) Documentos Necessrios fotocpias SIMPLES
1.Certido de Nascimento dos Filhos. 2.Comprovar gastos com os filhos.

Pr-requisitos
1.Prova de parentesco, atravs da certido de nascimento. 2.So devidos at os 18 anos ou enquanto estiver estudando, conforme entendimento do julgador at 24 anos.

Consequncias
O alimentante tem a obrigao de cumprir com o determinado em sentena, sob pena de cobrana judicial.

Execuo de Alimentos Documentos Necessrios fotocpias SIMPLES


1.Certido de nascimento da criana. 2.Fotocpia da sentena que fixou os alimentos. 3.Calculo do valor devido, que pode ser feito junto ao contador judicial do frum cvel, levando-se a sentena e informando desde quando deixou de pagar.

Pr-requisitos
1.Ter sentena de alimentos.

Consequncias
1.No havendo comprovao do pagamento, ou justificativa da impossibilidade de paga, desde que inferiores a trs meses, estaro sujeitas priso ao executado.

2.Dvidas superiores a trs meses esto sujeitas apresentao de bens em garantia do pagamento do dbito.

Reviso de Alimentos Documentos Necessrios fotocpias SIMPLES


1.Certido de nascimento da criana. 2.Fotocpia da sentena que fixou os alimentos. 3.Prova de necessidade de modificao do estabelecido. procurao

Pr-requisitos
Ter alimentos fixados em algum processo e uma mudana na situao do Alimentante ou do Alimentado que justifique o pedido de alterao de penso, que poder ser para aumentar, diminuir ou deixar de pagar, conforme o caso.

Consequncias
Modificar o valor dos alimentos anteriormente fixados.

Investigao de Paternidade Documentos Necessrios fotocpias SIMPLES


1.Certido de nascimento do interessado. 2.Provas do vnculo entre me e o suposto pai do investigante, como fotos, cartas, bilhetes, cartes, testemunhas que sabem sobre os fatos, entre outras. 3.Descrio do relacionamento entre a me e o suposto pai do autor, desde o primeiro encontro at os dias atuais, informando poca dos fatos narrados.

Pr-requisitos
No constar o nome do pai e avs paternos na certido de nascimento (casamento?) do autor.

Consequncias
1.Passar a ter o sobrenome paterno. 2.Constar o nome do pai e avs paternos na certido de cascimento. 3.Autores menores de 18 anos tm direito a alimentos e regulamentao de visitas.

Potrebbero piacerti anche