Sei sulla pagina 1di 8

Manual de Vibrao de Concreto

Manual de Vibrao de Concreto


Concreto a combinao de quatro componentes bsicos:
gua, cimento, areia (agregado fino) e pedra (agregado grado). Quando misturados junto, ocorre hidratao ou cura, onde a pasta de cimento atua como uma cola ligando todos os agregados prximos.

Cimento
Quilo a quilo este o ingrediente mais caro no concreto. Vrios tipos de cimento esto disponveis para satisfazer a diferentes critrios de construo.

Agregados
Agregados consistem de pequenas partculas, tais como pedras, que so classificadas de duas maneiras, finas e grada, e constituem o maior volume dos ingredientes do concreto (tipicamente 70%). A quantidade de cimento usado para uma determinada rea depende do tamanho do agregado mais fino o agregado, maior a rea da superfcie. Tambm, a forma do agregado afeta a quantidade de vibrao necessria, visto que o agregado de forma irregular retm mais ar do que aquele de forma lisa.

Teor de gua cura


A fim de iniciar o processo de hidratao, necessria a gua para atuar como um catalisador. O teor de gua determina a resistncia, a capacidade de manuseio e de assentamento ("slump") da mistura. Um acrscimo no teor de gua melhorar a capacidade de manuseio do concreto mas diminuir a sua resistncia mxima e durabilidade. Por exemplo, uma mistura padro com 4 gales (15 litros) de gua para um saco de cimento, ou uma relao A/C de 0,36 (razo de gua para cimento), produz uma resistncia compresso de 6.300 lb (2.860kg). Cinco gales (18,8 litros), ou uma VIBRAO BOA relao A/C de 0,44, a reduz para cerca de 5.100 lb (2.315kg), uma resistncia 21% menor.

Vibrao (Consolidao)
Exatamente aps o lanamento, o concreto contm at 20% de ar retido. A quantidade varia de acordo com o tipo da mistura, seu assentamento ("slump"), o mtodo de lanamento, o VIBRAO POBRE tamanho da forma, e a quantidade de ferragem utilizada na estrutura. A vibrao do concreto pode tornar melhor a resistncia do concreto compresso por cerca de 3% a 5% para cada unidade percentual de ar removido. A vibrao consolida o concreto em dois estgios: primeiro pelo movimento das partculas de concreto, e ento pela remoo do ar retido. A vibrao assenta o concreto

Uma cura adequada tambm importante para a relativa resistncia e durabilidade do concreto. Vrios mtodos de cura so recomendados pelo ACI (Instituto Americano de Concreto) a fim de controlar a reteno de gua na laje. 28 dias considerada a referncia para maximizar a ESTRUTURALMENTE FRACO sujeitando as partculas individuais RESISTENTE a uma rpida sucesso de impulsos, resistncia do concreto e causando movimento diferenciado (cada partcula se representa 96% a 98% da resistncia total durante movendo independentemente da outra). As partculas a sua vida til. Uma cura inadequada causar se consolidam medida que o ar retido forado para excessiva perda de gua, resistncias mais baixas a superfcie, permitindo que o concreto flua nos cantos, compresso, reduo de volume e fissurao.

MANUAL DE VIBRAO DE CONCRETO

em torno das ferragens e se comprima contra a parede da forma. Isso elimina vazios (poros) e traz a pasta superfcie para ajudar no acabamento. J que o concreto flui melhor com vibrao, a mistura pode conter menos gua, proporcionando desse modo maior resistncia ao produto acabado. At que ambos os estgios de vibrao sejam concludos, o concreto no estar plenamente consolidado. Se o vibrador for retirado muito cedo, algumas das bolhas menores no tero tido tempo suficiente para chegar superfcie. A seguir esto os termos usados no processo de vibrao de concreto: FORA CENTRFUGA medida da capacidade para mover a mistura baseada na velocidade de rotao e tamanho do rotor excntrico. Quanto maior a fora, mais fortemente a mistura pode ser movimentada. AMPLITUDE medida do maior afastamento alcanado pela garrafa do vibrador desde o eixo esttico; importante para grandes misturas de agregado. FREQNCIA medida em vibraes por minuto, ou VPM, a velocidade na qual a cabea de vibrao se move dentro dos seus limites de amplitude. Vibradores de VPM alta (at 12.000 VPM) atuam primeiramente

nas partculas finas. Isso o ideal porque a maioria do ar retido ocorre em torno dessas partculas. VPM alta d pasta de cimento a oportunidade de envolver essas partculas finas aps o ar ser removido, ajudando assim a unificar a massa. Freqncia liqefaz ou move a mistura de concreto. Quanto maior a VPM, maior a capacidade para liqefazer misturas grossas.

Assentamento ("Slump") do concreto


De acordo com as especificaes da estrutura, o concreto usado para pisos, paredes, colunas, etc., pode necessitar de uma consistncia especfica. Na maioria dos servios, amostras do concreto usado no lanamento so tomadas na betoneira e testadas para determinar se o concreto foi preparado de acordo com as especificaes exigidas. Um desses testes conhecido como "teste de assentamento ("slump")". Vrias amostras so tiradas de um mesmo lote da mistura a intervalos regulares durante o lanamento. O concreto colocado em uma forma cnica e agitado para assentar o contedo (ver Teste de Assentamento ("Slump") abaixo). O cone retirado e colocado prximo ao concreto moldado pelo cone (Figura 5). Uma rgua colocada sobre o cone, se estendendo ao longo do concreto prximo a ele, e o assentamento ("slump") medido aps cerca de 1 minuto.

TESTE DE ASSENTAMENTO ("SLUMP")

Colocado 1/3 do volume e agitado para consolidar.

Um outro 1/3 do volume adicionado e agitado.

1/3 final do volume adicionado e agitado.

MANUAL DE VIBRAO DE CONCRETO

FAIXA DE CARACTERSTICAS, DESEMPENHO E APLICAO DE VIBRAES INTERNAS


1 COLUNA GRUPO Diam. da Freqncia cabea recomendada pol (mm) vibraes por minuto 2 3 4 Amplitude mdia pol (mm) 5 Fora centrfuga lb (kg) 6 Raio de ao pol (cm) 7 Taxa de aplicao de concreto jd/h (m/h) 5 - 15 8

Valor sugerido de

Valor aproximado de Aplicao

3/4 - 1 1/2 9000 - 15000 0,015 - 0, 03 100 - 600 (20 - 40) (0,4 - 0,8) (45 - 272)

6 - 24 (15 - 61)

Concreto plstico e fluente em membros muito finos e locais confinados. Pode ser usado para suplementar vibradores maiores, principalmente em servio protendido onde cabos e dutos causam congestionamento nas formas. Tambm usado para fabricao de corpos de prova de laboratrios. Concreto plstico em paredes finas, colunas, vigas, estacas premoldadas, lajes finas e ao longo de juntas de construo. Pode ser usado para suplementar vibradores maiores em reas confinadas. m Concreto plstico grosso (assentamento ("slump") menor que 3 pol [80mm]) em construes gerais tais como paredes, colunas, vigas, estacas premoldadas e lajes pesadas. Vibrao auxiliar adjacente para formas de concreto massa e pavimentos. Podem ser montadas em conjunto para produzir vibrao interna em extenso total de lajes de pavimentos.

1 1/4 - 2 1/2 (30 - 60)

8500 - 12500

0,02 - 0,04 (0,5 - 1,0)

300 - 1000 20 - 32 (136 - 453) (51 - 81)

12 - 45

2 - 3 1/2 8000 - 12000 0,025 - 0,05 700 - 2000 28 - 48 (50 - 90) 0,6 - 1,3 (317 - 907) (71 - 122)

24 - 60

O assentamento ("slump") a distncia que o concreto baixa aps o repouso por um perodo de tempo. Quanto mais o concreto baixa, maior o assentamento ("slump") e mais molhada a mistura. Mistura com baixo "slump" (0-2" [0-5cm]) considerada dura. Estas misturas necessitam o mximo cuidado para consolidao. 2" a 4" (5 a 10cm) considerado um "slump" baixo/mdio; um "slump" de 4" a 6" (10 a 15cm) uma mistura macia ou molhada e provavelmente a mais largamente usada; acima de 6" (15cm) considerada uma mistura corrente. Estas designaes de assentamento ("slump") so aproximaes, geralmente aceitas como regra terica e necessrias na escolha do vibrador adequado para a aplicao.

VIBRADORES INTERNOS utilizam uma cabea de vibrao que colocada diretamente na mistura de concreto. Vibradores internos classificam-se em duas categorias principais: eixo flexvel e alta freqncia. VIBRADORES DE EIXO FLEXVEL consistem de um motor conectado a uma estrutura flexvel de eixo com ncleo de arame de ao e com uma cabea na outra extremidade do eixo. O motor gira o eixo, o qual gira a cabea. Vibradores de eixo flexvel tm aplicaes especficas, tais como pequenos lanamentos que requerem uma quantidade mnima de vibrao (i.e. lajes finas, paredes estreitas,

Vibradores de concreto
Vibradores de concreto se dividem em duas categorias principais: externo e interno. VIBRADORES EXTERNOS so fixados diretamente na forma de concreto, vibrando desse modo o concreto atravs da forma.

VIBRADOR DE EIXO FLEXVEL

MANUAL DE VIBRAO DE CONCRETO

bases e pequenas sapatas). nesses casos vibradores de eixo flexvel so usualmente suficientes. Em lanamentos com concentrao de ferragem pesada, eixos flexveis podem ser usados j que cabeas de dimetros pequenos (7/8" a 2") [2 a 5cm] podem evitar o levantamento de ferragens (ver tabela na pgina 3). Concreto duro no pode ser usado nesta situao; assentamentos ("slumps") de concreto de 3" (7,6cm) ou mais so comumente vibrados com o eixo flexvel. VIBRADORES DE ALTA FREQNCIA so assim chamados devido ao requisito eltrico de 180 Hz (ciclos

VIBRADOR DE ALTA FREQNCIA

vindo a reduzir a VPM efetiva na cabea. A diferena um "slump" de baixo a mdio do concreto. Um vibrador de alto ciclo operar com aproximadamente 10.800 VPM at mesmo em baixo "slump" (o concreto se movimenta melhor entre 10.000 e 11.500 VPM). Em uma mistura dura, um eixo flexvel ir operar com cerca de 9.000 VPM ou menos, fazendo o operador demorar-se mais no concreto. Alm disso, o alto ciclo cria uma maior fora centrfuga e tem uma cabea mais comprida, sujeitando mais o concreto vibrao. Estes fatores permitem ao operador atuar em um volume maior da mistura. Aplicaes de vibradores de alta freqncia incluem qualquer servio que requeira concreto com baixo a mdio "slump", incluindo barragens, grandes muros de conteno, lanamento de lajes em edifcios altos e lotes de estacionamento, paredes inclinadas, e outros tipos de servio padro em construo.

Vibrador Micon de alta freqncia


Vibrador Multiquip de alta freqncia totalmente patenteado e controlado por computador (Micon) o maior avano tecnolgico permitindo aos empreiteiros maximizar a sua produtividade. O Micon fornece o desempenho de um vibrador de alta freqncia enquanto oferece muitas caractersticas exclusivas.

por segundo) indicando que a corrente alternada inverte de direo 180 vezes por segundo. (No ser confundida com a velocidade VPM de vibradores tambm conhecidos como alto ciclo ou alta freqncia".) Isto permite o uso de um motor de induo, que pode fornecer tanta potncia em pequeno volume quanto motores universais. Com este motor de pequeno tamanho, o rotor excntrico pode ser acoplado diretamente ao motor que est dentro da cabea blindada, eliminando a necessidade de um eixo flexvel. (A comprida mangueira de manobra entre o motor/cabea e a fonte de energia contm somente fios eltricos.) Isto permite que o vibrador de alto ciclo seja usado em concreto com assentamentos ("slumps") de 1" a 3" (2,5 a 7,6cm), especialmente em situaes de produo.

Por que Micon de alta freqncia?


Uma vantagem do Micon que ele utiliza corrente eltrica padro de 60 Hz em vez de geradores especiais de 180 Hz que so necessrios para alimentar vibradores de alta freqncia. O controlador Micon converte automaticamente a corrente de 60 Hz a 120 Volts para a corrente de 400 Hz a 58 volts necessria ao motor. Um microcomputador localizado dentro do controlador funciona como um crebro do Micon, monitorando o desempenho do vibrador enquanto submerso no concreto. Isto o capacita a operar com incomparvel

Por que vibradores de alta freqncia?

Devido natureza do motor universal, os motores de vibradores de eixo flexvel perdero continuamente potncia medida que a carga aumenta. Quanto mais resistente a carga [tal como em concreto de baixo assentamento ("slump") ], maior a potncia perdida. A principal vantagem que o motor de induo de 180 ciclos usado nos vibradores de alta freqncia perdero VIBRADOR MICON DE somente cerca de 5% de sua VPM sob ALTA FREQNCIA carga. Alm disso, o eixo flexvel criar perda de carga por atrito em cada curva,

MANUAL DE VIBRAO DE CONCRETO

ALIMENTAO 120V

CONTROLADOR MICON

RETORNO DE INFORMAO RPM

MOTOR NA CABEA

eficincia e atinge uma consolidao superior do concreto independentemente das condies de assentamento ("slump"). Por exemplo, um vibrador convencional colocado em uma mistura dura sofrer diminuio na freqncia e na RPM. Com o Micon, esta perda detectada pelo controlador que sinaliza ao motor para aumentar a sua velocidade com a finalidade de compensar a perda. Sua capacidade de manter a freqncia at 12.000 VPM o torna ideal para condies de assentamento ("slump") zero. O controlador protege contra problemas comuns tais como sobreaquecimento, queima do motor e oscilaes de corrente. Sensores embutidos monitoram constantemente o sistema, parando o motor ao primeiro sinal de um problema.

Elimina o problema do motor cair dentro da mistura de concreto ou da mistura penetrar no motor. Perda da RPM nominal sob carga. ndices de produtividade melhores que os do eixo flexvel. Maior capacidade de operar misturas duras e servios em grande escala. A introduo dos geradores Multiquip de 60/180 ciclos srie GDP permite que o empreiteiro use uma nica mquina tanto para aplicaes gerais a 60Hz quanto para suprimento em alta freqncia (180Hz). Geradores Multiquip de 60/180 ciclos so inigualveis nisso por serem mais leves, muito menos caros e oferecerem mais caractersticas padronizadas a um preo de tabela mais baixo que outras marcas. Vibradores Multiquip de alta freqncia so ideais para empresas de aluguel por poderem operar em uma extensa faixa de aplicaes de vibrao de concreto e poderem ser energizados pelo mesmo gerador usado para ferramentas de CA. E eles so construdos com mancais grandes e resistentes, permanentemente lubrificados far garantir desempenho mximo, durabilidade e longa vida til. Sistemas Micon para os vibradores de alta freqncia so projetados para executar servio contnuo em concreto de assentamento ("slump") baixo ou zero. Estas unidades esto tambm disponveis com uma extenso de cabea de vibrador rgida que incorpora um tubo de extenso preso diretamente cabea. Em certas ocasies onde a mangueira de operao muito flexvel para posicionar a cabea do vibrador (em locais apertados ou em paredes oblquas das formas), a extenso da cabea (5,8" [15cm] de comprimento) permite ao operador posicionar a cabea nos locais precisos, dando a adequada consolidao ao concreto. O sistema Micon fornece ao operador todas as vantagens dos vibradores de alta freqncia alm de desempenho adicional e a capacidade de utilizar um suprimento de energia de 120 volts, a 60Hz. Na venda de vibradores de concreto, elimina a possibilidade de superequipar ou subequipar os clientes, utilizando a informao acima para determinar aplicaes especficas de trabalho. Dados necessrios incluem a dimenso da forma, o material da forma, o assentamento ("slump") do concreto, a extenso da concentrao de ferragens, o nmero de lanamentos necessrios e a disponibilidade de suprimento de energia no canteiro de obras.

Vibradores externos
Vibradores externos fixados diretamente parede da forma e consolidam sem de fato tocar o concreto (por isso, externo). Vibrao externa preferida em situaes onde colunas ou concretagens pesadas de ferragem podem causar emaranhamento da cabea de um vibrador interno. Vibradores externos so teis na produo de premoldados, uma vez que eles podem permanecer colocados e assim economizar trabalho.

Vendendo vibradores de alta freqncia


Quando a primeira tecnologia de vibradores de alta freqncia se tornou disponvel, os novos vibradores necessitavam de geradores especificamente projetados para esta finalidade (240 volts, 3 fases, 180 Hz) com alguma energia auxiliar de de 115 volts em CC. Estes geradores de alta freqncia com finalidade nica eram grandes, pesados e caros; seu uso era estritamente limitado a aplicaes de alta freqncia. No passado, vendas de vibrador de alta freqncia eram mnimas devido s restritivas exigncias de suprimento de energia. No entanto, os empreiteiros preferiam usar alta freqncia pelas seguintes razes: Menos manuteno que as unidades de eixo flexvel. Maior e mais consistente fora centrfuga (e rea de compactao) do que nos de eixo flexvel.

MANUAL DE VIBRAO DE CONCRETO

Procedimentos para vibrao


Antes de usar um vibrador, cheque se a operao e as VPM esto adequadas usando um simples tacmetro manual (tipo fio). de boa prtica ter sempre um vibrador de reserva na obra. Para concreto em paredes e colunas, aplicar em vrias profundidades, usualmente 12" a 24" (30 a 60cm). Vibrar a primeira elevao no sentido do fundo da forma de tal modo que a fora de vibrao se estenda lateralmente a partir da cabea, no abaixo da ponta da cabea. O vibrador deve ser sempre usado verticalmente. Aplique o vibrador primeiramente dentro dos nveis mais altos do concreto, e quando uma superfcie mais ou menos plana for obtida, introduza-o a intervalos regulares (de 1 vezes o raio de influncia) para consolidao. Observe a ao da vibrao na superfcie para calcular o raio, o coloque adequadamente de modo a criar uma superposio; melhor errar para o lado de mais sobreposio do que ela no ser o suficiente. Vibrar com a cabea totalmente submersa no concreto, mantendo consistncia de espaamento e de tempo de vibrao. Mantenha o vibrador parado por 5 a 15 segundos dependendo da mistura e da fora do vibrador. Tempo menor no permitir a consolidao ou a liberao do ar retido; e tempo muito maior poder causar segregao, raias de areia e/ou perda de ar retido. A superfcie dever ficar coberta com uma fina camada de pasta (argamassa) e bolhas de ar no mais devero surgir na superfcie. Retire o vibrador lentamente de tal modo que o concreto se preencha atrs da cabea. Na aplicao para a elevao seguinte, insira o vibrador pelo menos 6" (15cm) dentro da ltima elevao para fazer a juno das camadas isso elimina juntas frias. Nunca use vibrador para esparramar concreto e sempre o mantenha a uma distncia de 2" (5cm) das paredes das formas e das lajes de fundo.

Seleo do vibrador
Vibradores Stow de eixo flexvel
motores eltricos de 1, 2 e 3HP motor Honda a gasolina de 5,5HP Eixos flexveis de 2 a 21 ps (0,6 a 6,4m) Cabeas de 7/8" a 2 5/8" (2,2 a 6,7cm)

Vibradores Mikasa de eixo flexvel


motores eltricos de 2 e 3HP Honda de 5,5HP Eixos flexveis de 3 a 21 ps (0,9 a 6,4m) Cabeas de 7/8" a 2 3/8" (2,2 a 6,0cm)

Vibradores Mikasa de alta freqncia


motores de 2,0 e 4,5A cabeas de 2" e 2 3/8" (5,1 e 6,0cm) gerador 5kVA 180Hz/4kW 60Hz

GERADOR MULTIQUIP DE ALTA FREQNCIA 60/180 GDP-5000H

Vibradores de alta freqncia controlados por microcomputador Micon


controladores de 10 e 20A cabeas de 1,25" a 2,8" (3,2 a 7,1cm)

Pea nossos panfletos coloridos Vibradores de Concreto mostrando a nossa linha completa de equipamentos de vibrao

MANUAL DE VIBRAO DE CONCRETO

CV-219 (10/03) COPYRIGHT 2003, MULTIQUIP INC.

MULTIQUIP DO BRASIL Av. Evandro Lins e Silva 840 sala 505 Barra da Tijuca - CEP.: 22631-470 Rio de Janeiro - RJ TEL/ FAX: 021 2178-2055 E-MAIL: mq@multiquip.com.br www.multiquip.com.br

Potrebbero piacerti anche