Sei sulla pagina 1di 3

Legislao - Resoluo n 425/98

Dispe sobre a Anotao de Responsabilidade Tcnica e d outras providncias. O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, no uso das atribuies que lhe confere a letra "f" do art. 27 da Lei n 5.194, de 24 DEZ 1966, e o 1 do artigo 2 da Lei n 6.496, de 07 DEZ 1977, CONSIDERANDO que, na forma do artigo 2 da Lei n 6.496, de 07 DEZ 1977, a ART define, para todos os efeitos legais, os responsveis tcnicos pelos empreendimentos da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia. CONSIDERANDO que, para esse efeito, h necessidade de disciplinar a Anotao de Responsabilidade Tcnica pelo exerccio de toda e qualquer atividade que implique ou exija a participao efetiva de profissional habilitado; CONSIDERANDO que a responsabilidade Tcnica prpria de profissional no podendo ser exercida por pessoa jurdica, CONSIDERANDO a necessidade de adequar a presente Resoluo Lei n 8.078 de 11 de setembro de 1990, que dispe sobre a proteo ao consumidor e d outras providncias. CONSIDERANDO o disposto no artigo da Lei n 9.649, de 27 de maro de 1998, que disciplina os servios de fiscalizao de profisses regulamentadas, RESOLVE Art. 1 - Todo contrato escrito ou verbal para a execuo de obras ou prestao de quaisquer servios profissionais referentes Engenharia, Arquitetura e Agronomia fica sujeita "Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART)", no Conselho Regional em cuja jurisdio for exercida a respectiva atividade. 1 - A prorrogao, o aditamento, a modificao de objetivo ou qualquer outra alterao contratual, que envolva obras ou prestao de servios de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, gerar a obrigatoriedade de ART complementar, vinculada ART original. 2 - O erro ou falta de preenchimento de qualquer campo ou formulrio da ART, gerar a obrigatoriedade de substituio da referida ART, no prazo de 30 (trinta) dias, sob pena de ser considerada nula na forma do Inciso I do artigo 9 dessa Resoluo. Art. 2 - A ART define, para os efeitos legais, os responsveis tcnicos pela execuo de obras ou prestao de quaisquer servi os de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, objeto do contrato. 1 - Quando o contrato englobar atividades diversas no campo da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia e no caso de co-autoria ou co-responsabilidade, a ART dever ser desdobrada, atravs de tantos formulrios quantos forem os profissionais envolvidos na obra ou servio. 2 - A substitui o, a qualquer tempo, de um ou mais responsveis tcnicos pelas

obras ou servios previstos no contrato, obrigar nova ART vinculada ART original. Art. 3 - Nenhuma obra ou servio poder ter incio sem a competente Anotao de Responsabilidade Tcnica, nos termos desta Resoluo. 1 - Excetuam-se os casos em que for utilizada a ART mltipla para as obras e servios de durao de 30 (trinta) dias rotineiros ou de emergncia, quando o recolhimento ser mensal. 2 - O disposto neste artigo aplica-se igualmente a todo empreendimento de propriedade do seu executor. Art. 4 - O preenchimento do formulrio de ART pela obra ou servio de responsabilidade do profissional, o qual, quando for contratado, recolher, tambm, a taxa respectiva. Pargrafo nico - Quando a obra ou servio for objeto de contrato com pessoas jurdica, a esta cabe a responsabilidade pelo recolhimento da taxa de ART e o registro de ART, devidamente preenchida pelo profissional responsvel. Art. 5 - Quando se tratar de profissional com vnculo empregatcio de qualquer natureza, cabe a pessoa jurdica empregadora providenciar o registro perante o CREA da Anotao de Responsabilidade Tcnica - ART, devidamente preenchida pelo profissional responsvel pelo servio tcnico ou obra a serem projetados e/ou executados. Art. 6 - O desempenho de cargo ou funo tcnica, seja por nomeao ocupao ou contrato de trabalho, tanto em entidade pblica quanto privada, obriga a Anotao de Responsabilidade Tcnica no CREA em cuja jurisdio for exercida a atividade. Pargrafo nico - A alterao do cargo ou funo tcnica obriga nova ART. Art. 7 - A Anotao de Responsabilidade Tcnica - ART ser feita mediante formul rio prprio, fornecido pelos Conselhos Regionais. Art. 8 - Os valores das taxas devidas pelas ARTs so objetos de Resoluo especfica do CONFEA. Art. 9 - Sero consideradas nulas as Anotaes de Responsabilidade Tcnica, quando, a qualquer tempo; I - verificar-se a inexatido de quaisquer dados nela constantes; II - o Conselho Regional verificar incompatibilidade entre as atividades tcnicas desenvolvidas e as atribuies profissionais dos responsveis tcnicos respectivos; III - for caracterizado o exerccio ilegal da profisso, em qualquer outra de suas formas. Art. 10 - A falta de Anotao de Responsabilidade Tcnica sujeitar o profissional ou a empresa contratada multa prevista na alnea "a" do artigo 73 da Lei n 5.194, de 24 DEZ 1966, e demais cominaes legais, sem prejuzo dos valores devidos.

Art. 11 - O formulrio da ART padronizado em todo o territrio nacional atravs da Resoluo anterior sobre o assunto, n 307, de 28 FEV 1986, permanece inalterado. Art. 12 - Ficam mantidos os dispositivos constantes da Deciso Normativa n 058, de 9 AGO 1996, que dispe sobre procedimentos relativos ao recolhimento de ART Mltipla Mensal. Art. 13 - A presente Resoluo entra em vigor na data de sua publicao. Art. 14 - Ficam revogadas as Resolues ns 307/86, 322/87 e 400/95, e demais disposies em contr rio.

HENRIQUE LUDUVICE Presidente LUIS ABLIO DE SOUSA NETO Vice-Presidente

Publicada no DOU, de 08 JAN 1999, Seo I pgina 34

>> Site do CONFEA

Potrebbero piacerti anche