Sei sulla pagina 1di 41

Nmero 5 NOVEMBRO / ABRIL de 2012

REVISTA
Feira de Npoles de 2011 Fotoreportagem 4. Aniversrio do Frum Peixe Fauna
Anmonas do mar

Alimentos Vivos Parte lI Algas Entrevista com Marco Ulysses.

Peixe Palhao Negro (Black Percula)

ndice

Editorial A minha histria Feira de Npoles de 2011 Fotorreportagem Anmonas do mar Alimentos Vivos Parte lI Peixe Palhao Negro (Black Percula) Algas Ichthyophtirius multifiliis 60 litros, nova montagem Agosto 2010 Entrevista com Marco Ulysses. Aqurio do Ms 4. Aniversrio do Frum Peixe Fauna

2 3 5 13 14 18 20 24 26 29 33 37

Ficha Tcnica da Revista PF Fundador: Jos Martins Director: Vera Santos Subdirector: Hugo Saldanha Colaboradores: Jeniffer Correa Sales, Ren G. Ferreira, Francisco Ramalho, Hugo

Saldanha, Marco Ulysses, e Fbio Roque. Fotografia: Jeniffer Correa Sales, Ren G. Ferreira, Francisco Ramalho, Hugo Saldanha, Marco Ulysses, e Fbio Roque. Design Capa e Paginao: LMTT e Vera Santos Reviso: Vera Santos Propriedade e publicao: PeixeFauna

Editorial

Aps um interregno de seis meses, a nossa revista aparece de novo, com o intuito de melhorar o seu aspeto e configurao interna. Nesta edio destacamos vrios artigos diversificados, com o objetivo de uma agradvel leitura da vossa parte, espero que o objetivo tenha sido mais uma vez alcanado. Fiquei deveras feliz por partilhar convosco uma entrevista com um conhecido criador mexicano, que nos presenteou com as suas experincias aquarifilas. Assim conhecemos o que ser um criador de escalares para alem de outro hobby que mantm e muito bem de uma loja aberta ao pblico. A Revista PeixeFauna continua a mostrar outros artigos, que desejo irem ao encontro do que espectvel para vs leitores, de forma a proporcionar bons momentos de leitura e de lazer. Mais uma vez pedimos a vossa participao para futuros artigos e questes que queiram aqui comentadas, contactando-nos no tpico do frum!

Abraos Vera Santos

A minha histria
Sempre gostei de todos os tipos de
animais sentia mais atrao por cachorros e peixes, mas, a falta de tempo e espao acabou por aproximarme dos peixes. Em 2010 quando eu tinha 18 anos e fazia 1 ano que estava casada, desejava muito ter um filho no meu lar mas, como no tnhamos as condies necessrias e ainda no era a hora certa, o melhor para ns seria um mascote. Meu marido e eu decidimos que o que melhor se adaptaria para o nosso lar seria um aqurio.

Na primeira semana correu tudo bem ele parecia saudvel. Colocamos o aqurio na nossa sala e meu marido, meu cunhado, e eu que morvamos juntos cuidvamos dele, j estvamos bem chegados ao perry. Mas na segunda semana ele comeou a ficar cinza, faltava pedaos em suas nadadeiras e pouco se mexia. J espervamos que era algo de ruim viria acontecer. Em 6 dias perry estava morto, foi uma grande deceo para mim. Como eu desconhecia as necessidades dos peixes betta, acabei por culpar-me, pois achava que eu havia dado muita rao para ele, e eu tinha seguido a risca todas as informaes que o vendedor me havia passado. Com a morte do meu betta resolvi que no teria outro peixe, pois no queria machucar mais nenhum inocente, e tambm no queria ver mais nenhum peixinho morrer daquela forma.

Quando estvamos a procura de alguma espcie, acabei por conhecer os bettas, e foi amor a primeira vista. Compramos um azul que foi batizado com o nome de perry, que era um personagem de desenho animado que eu adorava. As nicas informaes que recebi, foram que eu devia dar algumas bolinhas de rao por dia, que deveria trocar a gua de 3 em 3 dias e deixar o anti-cloro por 3 minutos na gua nova. Ns estvamos em pleno ms de julho o mais frio aqui no Rio Grande do Sul e se quer algum me informou que havia um aquecedor que os bettas necessitavam.

Um ano depois, no meu 19 aniversrio resolvi pedir outro betta de presente ao meu marido, pois o aqurio do Perry estava guardado e sem uso, e eu j gostava dos peixes, mas antes procurei informar-me sobre todas as necessidades que os bettas poderiam ter. Quando ele me levou para comprar o presente, ns dois prestamos muita ateno em tudo o que o novo peixinho precisaria. Foi ento que conheci alguns sites e fruns

dedicados a estes. Comparei todas as informaes, e tomei como certo as mais viveis e o resultado foi timo!

Estou at a ensinar o mais velho a comer rao no meu dedo, e ele est aprendendo direitinho. Eles j respondem a minha voz e ficam todos eriados quando converso com eles. Aparentam estar muito felizes e isso a minha maior satisfao!

Nosso peixinho o Tartarugo maravilhoso, as cores dele so impressionantes, cresceu um pouco desde que chegou, agora ele mede 9 cm, precisei montar um aqurio novo pois o outro ficou muito pequeno, seu rosa intenso, ele parece estar com mais brilho e com cores novas em suas nadadeiras. Nunca teve nenhum tipo de doena. Como tudo foi bem com o nosso novo filho, acabei por trazer ao meu lar mais um betta, ele azul, bem como as nadadeiras so azul mais claro, mede apenas 6cm, nada o dia todo parece que tudo diverso em seu aqurio, dei a ele o nome de Peixonauta tambm por ser um personagem de desenho animado. Junto com ele comprei plantas artificiais e construi uma caverna com pedras de rio, para que eles possam brincar muito e tambm se esconder. Os dois peixes amaram, brincam o tempo todo.

Depois de ter as informaes necessrias, descobri que o perry ( meu primeiro betta ) ficou cinzento e perdeu alguns pedaos de suas nadadeiras porque ficou muito tempo em contato com o cloro, a troca de gua constante tambm foi um fator importante para causar a morte dele.

Agora os meus futuros planos, so ter uma criao de bettas e se possvel quando terminar a nossa nova casa abrir uma loja de aquariofilia, seria um sonho realizado poder trabalhar o dia todo com esses animais impressionantes.

Jeniffer Correa Sales

Feira Aqutica
Foto-reportagem

10

11

E assim aqui termina uma fotorreportagem de uma grande exposio, que para alguns impossvel estar presente. Com fotos de tamanha beleza

12

Anmonas-do-Mar
Parte I

come pequenos peixes e crustceos, tambm podem morar pequenos camares que se alimentam dos restos de comida dela. Outro caso de simbiose com o Paguru, um caranguejo de corpo mole que utiliza conchas como segurana, e nessas conchas eles colocam pequenas anmonas para sua proteo, um ajudando o outro. A afinidade tanta que quando o Paguru cresce e troca de concha, ele volta na concha antiga e ajuda a sua amiga a se fixar na nova concha.

nmonas so animais invertebrados carnvoros e muito belos para compor na decorao do seu aqurio marinho, existem mais de 6 mil espcies com diferentes cores e tamanhos. Demonstrarei algumas curiosidades e informaes a respeito deste venenoso bichinho. A forma de uma Anmona cilndrica como se parecesse um saco com uma base adesiva e na outra extremidade h a boca/nus, sim pelo mesmo lugar que entra tambm o lugar que sai a comida. A abertura oval e rodeada por tentculos que capturam os alimentos, como se fosses vrios chicotes que no tem padro de tamanho, as anmonas podem chegar de 1 centmetro at 2 metros de dimetro. Elas podem viver em um PH mdio de 8.0 e em temperaturas de 24C 30C. Em seus tentculos tem veneno de inmeras toxinas, o prprio tentculo funciona como um arpo minsculo imperceptvel a olho nu, que crava na presa e injeta o veneno, assim paralisando as suas vtimas. s vezes elas liberam esse veneno na gua para afastar alguns predadores. O PeixePalhao imune ao veneno, tendo uma convivncia harmoniosa com a anmona, pois ele come os restos de comida dela como vice-e-versa e tambm por segurana. A Anmona

As anmonas se alimentam a noite e outra curiosidade que elas no ficam fixas sempre no mesmo lugar, geralmente elas passam a vida inteira fixadas no mesmo cantinho, porm se a escassez de alimento ou algum predador incomodando-lhe por muito tempo, ela simplesmente se solta e nada para outro lugar. Portanto se sua anmona aparecer em outro lugar na manh seguinte no se assuste que normal.

13

A reproduo delas podem ser sexuada ou assexuada, o macho solta o esperma na gua e fmea os vulos, que assim fertilizados se tornam plntulas, seres ovais, que se enterram ou se fixam em algum lugar at crescer em uma anmona. Na reproduo assexuada h trs possibilidades, ela se divide em dois, ou a base dela se parte em vrios pedaos gerando novas anmonas ou por gemulao onde outra anmona nasce em cima da primeira. Na prxima edio irei dizer quais anmonas so mais compatveis com Peixes Palhaos entre outras curiosidades, espero que tenham gostado e aguardem a PARTE 2.

ter que usar um filtro de caf pelo que penetra o meio, logo os vermes so liberados em gua doce, e da se administram com uma seringa de injeo entre os alevinos.

Ren G. Ferreira

Alimento Vivo
Parte II Por: Francisco Ramalho Verme do vinagre: silusiae ou Turbatrix aceti um verme nematdeo de at 4 mm, que se desenvolvem em um meio constitudo por 50% de vinagre de ma e 50% de gua e uma pequena quantidade de acar. Suas vantagens so: um pequeno tamanho, adequado para alevinos; que ocupa com sua natao toda a coluna de gua quando esta cida, mantendo-se a um nvel mais superficial se for alcalina, e sua grande resistncia no aqurio, podendo chegar a durar indefinidamente. Para extrair os vermes

-Microvermes Panagrellus redivivus: trata-se de outro pequeno nematdeo de similar tamanho, que vive em um meio cremoso a base de farinha de cereal aveia principalmente fermentada. So adequados para alimentar alevinos e tambm requer pouca manuteno. Os vermes se recolhem com uma colher, ou, uma gilette, das paredes do recipiente, pelas quais sobem, podendo coloc-los diretamente ao aqurio, visto que esses esto livres do substrato, os que se acham mesclados com ela so virtualmente inseparveis e, portanto, um alimento sujo. -Tubifex Tubifex um verme aqutico muito difundido em aquariofilia e de venda em vrias lojas. Sua qualidade nutricional excelente, favorecendo inclusive a reproduo, entretanto seu uso arriscado dependendo da procedncia da populao. Em vida selvagem, o tubifex habita crregos lamacentos e anxicos muito poludos, zonas de esgotos industriais, assim como canais de resduos de matadouros, sendo capaz de suportar altos ndices de contaminao, por isso poderia transmitir ao homem enfermidades

Anguillula

14

como a hepatite ou o ttano, e aos peixes todo tipo de parasitas. No unicamente atua como vector de contaminao biolgica: devido natureza de seu habitat, o tubifex tambm concentra metais pesados (arsnico, cromo, cdmio, mercrio e outros) em seu organismo, cujo consumo muito prejudicial. O ideal seria contar com um criador confivel que no as colectasse de qualquer local, mas sim as criasse e pudesse garantir que esto livres de enfermidade.

uma caixa que teremos preparada com gua: ao ver-se na caixa, deixaro a pedra e nadaro procurando outro lugar onde ocultar-se. Uma vez em casa, para mantlos necessitaremos um aqurio de 2030 litros ou bandeja ampla com esconderijos e plantas vivas no qual tenhamos instalado alguma correnteza, bem como um compressor, um filtro ou uma mini bomba. Para aliment-los usaremos comida para peixes, embora tambm comero plantas e detrito e so perfeitamente capazes de caar pequenas presas vivas, incluindo alevinos e larvas de insetos. Os Gammarus se reproduzem vrias vezes ao ano, e em seu habitat natural se constituem autnticas pragas, mas sua reproduo em cativeiro pouco bem-sucedida, por isso melhor captur-los diretamente de rios, charcos e canais artificiais com alguma corrente (por exemplo, bebedouro para o gado), tendo a precauo, se tiverem sido colectados em guas muita frescas, de mant-los no frigorfico na prpria gua de colecta, onde duraro aproximadamente uma semana.

-Gammarus: O Gammarus um pequeno camaro -de apenas 2 cm- que se pode encontrar tanto em guas doce como salgadas e que se usa habitualmente seco para a alimentao de rpteis aquticos. Embora nossos peixes no aceitaro os secos, colocar seus reflexos de caador ao limite quando os virem vivos dentro do aqurio movendo-se, e os comero com avidez. Estes crustceos anfpodos vivem entre a vegetao inundada e quase sempre ocultos entre as algas, para ca-los ter que arrastar a rede sobre as plantas ou surpreend-los escondidos debaixo das pedras: pegar as pedras rapidamente e colocar em

15

-Coppodos, o Cyclops: Os coppodos so crustceos de pequeno tamanho, 2 a 5 mm. e costumam aparecer relacionados com a vegetao, movem-se a impulsos pela gua, costumam ser de cor clara, embora existam de um vermelho muito acentuado. De qualquer modo so uma presa atractiva para os peixes. So difceis s vezes de separar da sujeira suspensa na gua ou dos detritos do fundo, assim o comum que entrem acidentalmente no aqurio e durem pouco. Algumas espcies parasitam as guelras, por isso melhor colectar os de locais onde no existam peixes, assim nos asseguramos de que no so parasitas. O Cyclops, coppodo com um s olho, utilizado em aquicultura por suas boas qualidades. Em sua reproduo tambm produzem cistos resistentes, assim fcil que ao molhar substrato de algum charco seco, eles apaream em poucas horas.

altamente nutritivas e especialmente valiosas para colocar os peixes em boas condies alimentares antes da desova, ou para um crescimento rpido e sadio dos alevinos. As enquitrias no devem ser utilizadas como base para uma alimentao diria porque so mais ricas em gorduras slidas que oleosas e os peixes no podem processar gorduras slidas de modo eficaz. Entretanto, oferecidas duas ou trs vezes por semana, elas daro aos seus peixes um reforo alimentar importantssimo. O comportamento dos seus peixes mudar visivelmente quando virem o movimento desordenado das enquitrias no aqurio. O segredo para manter, com sucesso, uma boa cultura de enquitrias entender suas necessidades particulares e supri-las. -Criao: O local mais aconchegante para as enquitrias serem criadas em caixas de isopor, visto que as mesmas gostam de locais frios, hmidos e escuros. Ela deve ficar sempre fechada, pois as mesmas no so muito exigentes em relao a oxigenao. Apenas uma rpida abertura da caixa todos os dias j o suficiente para a renovao do mesmo. Ento, no se aconselha nenhum tipo de respiradouro nem nada .. apenas abrir a tampa j basta. Alm da caixa deve-se ter tambm um substrato para que as mesmas possam se locomover e se reproduzirem, elas so hermafroditas com isso a reproduo pode ser acelerada em locais adequados mesmo. Para substrato muitos usam terra preta, mas eu prefiro a utilizao de carvo activado, pois mais barato e fcil de trabalhar e outra! Elas no

-Enquitrias: O que so enquitrias? As enquitrias so pequenos vermes de cor branca que alcanam at 2 cm e constituem provavelmente uma das mais populares formas de alimento vivo criadas por aquaristas. Elas so

16

ficam muito sujas com ele esse para mim o ponto forte. A vantagem que no preciso usar carvo activado pois o carvo que voc utilizou no filtro do aqurio e pensava em jogar fora.. voc agora pode coloc-lo como substrato para suas enquitrias. Pega-se o carvo ativado j usado e ferva durante uns 30 min, depois coloque esse carvo em um recipiente e v trocando a gua durante umas 2 semanas para retirar todas as impurezas. E depois s colocar esse carvo ativado j pronto faa uma camada no muito grande... eu estou usando uma camada de uns 2cm na caixa de isopor e ento, coloque a cultura inicial, espalhe com cuidado para dividi-la corretamente em toda a nova morada e depois coloque a placa de vidro. Bom a placa de vidro o local onde elas ficam aps comer. Elas ficam grudadas nela e ali que voc vai raspar para retir-las para dar para seus peixes. Dessa forma elas vo se reproduzir muito bem e rpido. -Alimentao: A alimentao delas outra coisa bastante fcil. Voc retira a placa de vidro, placa essa que cubra uma camada considervel do substrato e para facilitar cole um berlinde com cola quente ou silicone para facilitar o manuseio. Retirando essa placa voc vai ter acesso a cultura no carvo activado a e s colocar o alimento em pouca quantidade e depois recolocar a placa de vidro. S volte a colocar nova comida se no restar absolutamente nenhum trao da original. Como escrito mais acima elas gostam de ambiente bem hmido, mas no molhado demais, use o bom senso para deixar o local hmido o bastante para a proliferao das mesmas.

Voc pode usar aquelas bombinhas ou borrifadores com gua sem cloro, no meu caso eu pego um pouquinho todo dia do meu aqurio e jogo l dentro!! A alimentao pode ser tanto rao para peixe, neston, leite em p, iogurte, farelo de aveia e at farelo de po. Elas literalmente quadruplicaram de nmero em uma nica noite utilizando o leite em p. Verifique os locais que mais existem enquitrias no substrato e faa uns buraquinhos e l dentro voc coloca um pouquinho de leite e a natureza faz resto.

-Paramecium: O Paramecium um himenostomado. um livre-natante de guas estagnadas (encontrado em gua doce e fundos lodosos onde h matria orgnica em decomposio), de movimentos rpidos por causa dos clios. A corrente continua de gua que os clios provocam tambm se envolve na sua alimentao, que se compe de algas e bactrias microscpicas, ou, algumas poucas gotas de leite por dia. A reproduo por diviso leva cerca de duas horas. Reproduz-se tambm sexuada mente por conjugao. So

17

criados em recipientes de vidros ou garrafas de 2 L, com certa facilidade, em culturas com folhas de alface ou de couve, secas ao sol, em infuso na gua, se possvel estagnada, . Vive em mdia 13 dias. So o alimento inicial ideal para alevinos.

Peixe Palhao Negro


(Black Percula)

Nome Cientfico: Amphiprion Clarkii Classe: Actinopterygii Ordem: Perciformes Famlia: Pomacentridae Subfamlia: Amphiprioninae
uitos criadores de aqurio marinhos geralmente comeam com um Peixe Palhao ou Percula Clowfish, peixe famoso pelo filme Procurando Nemo com cores alaranjadas e 3 tiras brancas pelo corpo. Nesse caso irei mostrar o Palhao Negro, no fcil de encontra-lo a venda e muito difcil de captura-lo tambm, algo que no aconselhvel de se fazer. Tambm muito famoso pela sua imunidade com as anmonas-do-mar, mas para a sua criao no necessrio ter uma no aqurio, como a maioria dos peixes marinhos a sua nica necessidade que precisa de alguns recifes para se esconder de vez em quando. Muito fcil de criar, onvoro, come flocos, crustceos congelados, todos os

Espero que gostem eu achei a informao bastante util e completa Um agradecimento ao Sr Paulo Jose http://br.geocities.com/pjbettas/Aliment osvivos.htm

18

alimentos para peixes marinhos em geral, precisa ser alimentado de 2 a 3 vezes ao dia.

ficar preto e branco, demora at 18 meses.

Nativo de guas tropicais e subtropicais, principalmente dos recifes Indo-Pacfico e tambm podem ser encontrados no Caribe e no Mar Vermelho, mas caso mergulho at 60 metros de profundidade em algum recife tambm a possibilidade de encontra-lo. Recomendado para aqurios de mais de 80 litros, pode coloca-lo em aqurios comunitrios, porm evitando colocar peixes menores que ele. O PH pode ficar em torno de 8,0 e a temperatura de 24 C at 28 C, relacionado com outros peixes tem expectativa de vida longa vivendo de 9 12 anos. Seu nome Palhao atribudo pelo seu jeito desengonado de nadar e por sempre estar a nadar em ziguezague entre as anmonas, sendo muito ativos. Os Peixes-Palhaos so hermafroditas, ou seja, eles nascem todos machos e o maior torna-se a fmea e o restante fica sendo macho, como se fosse um harm ao contrrio. Caso o maior seja retirado ou morre, o segundo maior se transforma em fmea, em geral eles no so muito grandes podendo chegar no mximo aos 12 centmetros. Na reproduo a fmea desova at 1.000 ovos e o macho fecunda os ovos em seguida, aps o nascimento dos alevinos o responsvel por eles o macho, aqui a mulher que manda. Quando so vendidos sempre quando possuem a 2 linha do corpo completa e para desenvolverem todas as cores, ou no caso do Black Percula Somente d pra ter certeza que um Black Percula, somente depois de ele ter mais de 18 meses, pois ele nasce laranja se nascerem as listras e no se desenvolver a parte negra at depois da fase do Colete, se parar nesta fase trata-se de um True Percula que uma variao do Peixe Palhao que pode ter at 28 diferentes tipos de cor. Cada tipo de Peixe Palhao tem espcies de anmonas preferidas, ou seja, aquelas que so mais fceis deles se adaptarem o Black Percula tem preferncia pelas Heteractis Magnifica, Stichodactyla Gigantea e S. Mertensii. Caso queira adquirir um Black Percula h preos que variam entre 25 100 Euros (35 175 reais).

19

Algas
Pretas de tufo -(Rhodophyta)
Algas pretas em tufo (Black brush algae), ou BBA, so algas que pertencem ao gnero das algas vermelhas ou Rhodophytas. A maioria das algas desta famlia so actualmente marinhas mas algumas espcies de gua doce prevalecem, particularmente surgindo nos aqurios plantados. Esta alga pode-se apresentar com uma colorao que varia entre o preto, castanho, vermelho ou verde e pode recobrir rapidamente todas as plantas e hardscape se no forem mantidas sob controlo. Causas: Desequilbrio de nutrientes potencialmente excesso de N, P ou Fe. Deve-se procurar a adequao dos valores de todos os nutrientes. Baixo pH verificou-se que nos lagos do grande Rift africano no existem BBAs. Acredita-se que estas algas exijam um pH cido para se desenvolver. Infelizmente tambm o pH preferencial para a maioria das plantas. SoluoAumentar o CO2 / Excel estimula o crescimento das plantas, o que vai ajudar as plantas a competirem com as algas pelos recursos. Tratamento com H2O2 - Usando uma seringa para aplicar no local onde existam problemas. Depois h que remover manualmente os restos mortos

que devem tornar-se cinzentos ou brancos. Remoo manual Uso de uma escova de dentes para remover o mximo possvel. Tratamento com lixvia Retirar o hardscape e as plantas mais resistentes afectadas e mergulhar num banho de 1:20 de lixvia para gua. Aquando do retorno ao aqurio h que nos certificarmos que j no tem cheiro nenhum a lixvia. Troca de gua no descurar as trocas de gua semanais ou bisemanais. Equipa de limpeza Comedores de algas siameses (SAE) e camares Amano so conhecidos por comerem estes tipos de algas. Cobre (ultima opo) alguns alguicidas so baseados neste metal, mas podem matar a maioria das plantas e invertebrados.

Algas Castanhas (Diatomcea)


Alga Castanha, ou diatomceas, frequentemente apresentam-se num tom castanho enlameado que cobre as folhas das plantas e o hardscape. raro aparecer em aqurios maturados.

Causas:
Montagem Recente Aqurios que foram acabados de montar parecem ser propensos a diatomceas. Excesso de Nutrientes Slica em particular, parece ser um gatilho. Contacte a sua companhia de gua para

20

saber a concentrao de slica no seu abastecimento de gua. Lmpadas antigas - Por vezes, lmpadas antigas podem incentivar as condies para as algas diatomceas. Soluo: Tempo - Dar tempo para ser consumido o excesso de slica, e ela ir (na maior parte das vezes) desaparecer sozinha. Remoo Manual - Aspirar/raspar as algas manualmente para uma remoo rpida. Equipa de limpeza - Otocinclus e Neritenas so fantsticos a limparem o aqurio destas algas ao mesmo tempo que tambm ajudam a combater outras algas.

Alimentao em excesso, ou matria orgnica em decomposio pode fazer disparar as azuis e verdes. Iluminao antiga - Surgem por vezes quando as lmpadas deixam de emitir luz que possa ser usada pelas plantas. Especialmente porque desta maneira as plantas deixam de conseguir competir com as bactrias. M circulao A circulao chave num aqurio plantado, para que no existam "espaos mortos" onde os nutrientes fiquem acumulados. Soluo: Aumentar os nitratos Fertilizar com nitratos at a concentrao atingir ~5ppm. Adicionar plantas de crescimento rpido Ajuda a competir com as algas pelos recursos. Blackout - As algas verdes e azuis no sobrevivem sem luz. Tratamento com H202 - Usando uma seringa para aplicar no local onde existam problemas. Depois h que remover manualmente os restos mortos. Antibiticos - A utilizao de antibiticos a metade da dose pode matar todas as bactrias. Egeria densa - Esta planta tem capacidade de secretar antibiticos em baixas doses que previnem o aparecimento destas bactrias. Ao mesmo tempo actuam como plantas de crescimento rpido. Circulao - Adio de uma bomba de circulao de gua para evitar locais de acumulao de nutrientes.

Azuis e Verdes (Cianobacterias)


Referida por muitos aquariofilistas como sendo uma alga, as algas azuis e verdes so de facto colnias bacterianas que facilmente podem alastrar por todo o aqurio. Surgindo tanto como uma camada verde, preta ou prpura, as algas azuis e verdes so talvez melhor conhecidas pelo seu caracterstico cheiro a terra quando retiradas do aqurio. Sendo uma bactria fixadora de azoto, vai consumir todos os compostos azotados disponveis na coluna de gua.

Causas: Baixos nitratos Usualmente presentes quando todos o azoto, sob a forma de nitratos, foi removido da coluna de gua. Enquanto esta uma condio para o seu aparecimento, tambm exarceberada pelas restantes bactrias ao consumir os restantes compostos azotados. Excesso de matria orgnica

21

Cladophora
Cladophora uma das mais difceis algas de remover do aqurio. Forma fios verdes, speros e enrolados que se infiltram no substrato, plantas de tapete e hardscape. Causas: Bolas de musgo so tambm do gnero Cladophora, pelo que essas bolas de algas podem induzir o aparecimento destas algas no aqurio. Condies favorveis infelizmente parece que estas algas apreciam as mesmas condies que as plantas Soluo: Remoo manual: uso de escova de dentes ou pinas para remover tanto quanto possvel. Tratamento com H2O2 usar uma seringa para tratar reas problemticas. Sorte muito complicado de remover a 100%. Nveis adequados de nutrientes e CO2. Equipa de limpeza Comedores de algas siameses (SAE), camares Amano, Otocinclus e Neritinas so conhecidos por comer este tipo de algas. Alga verde tipo p - Green Dust Algae (GDA) Algas p verde (GDA) uma alga que cria uma poeira verde sobre a superfcie dos vidros. causada por zoo-esporos e parece evitar aderir ao hardscape ou folhas de plantas. Causa: Nenhuma causa determinada Soluo: Esperar GDA aparentam ter um ciclo de vida finito, pelo que se deixar cumprir o ciclo de vida durante 21 dias sem a raspar do vidro ela parece que ela se fragiliza. Equipa de limpeza Os caracis do tipo Neritina podem ajudar a remover estas algas do vidro, mas so desaconselhados na situao anterior.

Algas tipo penugem (Fuzz algae)


As Fuzz algae surgem nas folhas das plantas apresentando um aspeto de pequenos cabelos recobrindo toda a rea que afetam. Causas: Desequilbrio de nutrientes procurar os nveis corretos de nutrientes: N (1020ppm), P (0.5-2ppm), K (10-20ppm), Ca (10-30ppm), Mg (2-5ppm), Fe (0.1ppm). Baixo CO2 necessidade de aumentar a concentrao at aos nveis permitidos pela fauna. Soluo:

Green Spot (Choleochaete orbicularis)


As Green spot so algas muito comuns que se agarram aos vidros do aqurio e folhas de plantas de crescimento lento, especialmente em aqurios com ausncia de trocas de gua regulares Causa: Baixos nveis de fosfatos

22

praticamente a causa nica do seu aparecimento. Soluo: Raspar os vidros usar um limpador magntico, faca ou carto de crdito para remove-los dos vidros. Fertilizar com fosfatos aumentar a concentrao de fosfatos para mais de 0,5 ppm. Equipas de limpeza As neritinas so conhecidas por conseguirem eliminar essas algas das folhas e vidros.

filtragem biolgica e permitir o aparecimento de microrganismos mais resistentes como os euglaenoides. Soluo: Blackout deixar as luzes apagadas e tapar o aqurio de modo a bloquear qualquer luz de entrar no aqurio vai matar todos os euglaenoides. As plantas como apresentam mais reservas vo ser capazes de sobreviver, mas sofrem um pouco Filtro micromtrico - retm finas partculas e assim limpa a gua. Esterelizador UV mata estas algas aquando da sua passagem pela luz ultravioleta. Provavelmente a melhor soluo. Flocuantes substancias que induzem pequenas partculas a se agruparem e assim ficarem retidas na filtrao mecnica do filtro. Ex: AquaClear Daphnia Alimentam-se destas algas pelo que so uma soluo biolgica para o problema. No entanto os peixes tambm gostam de se alimentar delas Pequenas trocas de gua no superiores a 10% diariamente, at total limpeza. No se devem fazer grandes trocas de gua porque podem dificultar o estabelecimento de colnias de microrganismos do biofiltro.

gua verde (Euglaena)


A gua verde provocada por protistas nadadores livres do gnero Euglaena. Eles contm clorofila a e b e carotenoides para lhes possibilitar a fotossntese, pelo que conferem a colorao verde gua quando se encontram nesta em grande quantidade. Esta alga uma das mais antigas formas eucariotas e das mais abundantes em todo o mundo, mas causam pssimo aspeto no aqurio.

Causa: Aqurio recm montado presente em aqurios nos quais ainda no houve tempo para o estabelecimento das colnias de microrganismos que deveriam surgir no lugar dos euglaenoides. Desequilbrio de nutrientes devem-se encontrar prximos destes valores: N (10-20ppm), P (0.5-2ppm), K (10-20ppm), Ca (10-30ppm), Mg (2-5ppm), Fe (0.1ppm). Medicao uso de medicamentos na gua pode matar as bactrias responsveis pela

Algas tipo cabelo


Grandes, finas e filamentosas algas que podem chegar aos 30 cm de comprimento. Misturam-se no meio do musgo, podem se usar como fonte extra de alimento para invertebrados por exemplo.

23

Causa: Excessos de ferro concentraes acima de 0,15 ppm parecem ser condies ptimas para o surgimento deste tipo de algas. Soluo: Remoo manual usar uma escova de dentes para remover tanto quanto possvel. Trocas de gua no descurar de realizar TPAs semanais ou bisemanais. Equilibrar os nutrientes certificar-se de que os nutrientes se encontram todos nas propores mais correctas. que ajuda a competir com as algas pelos nutrientes. Tratamento com lixvia Retirar o hardscape e as plantas mais resistentes afetadas e mergulhar num banho de 1:20 de lixvia para gua. Aquando do retorno ao aqurio h que nos certificarmos que j no tem cheiro nenhum a lixvia. *Nota: a maioria dos peixes / invertebrados no toca nesta alg __________________________________

Corno de veado (Compsopogon sp.)


Estas algas foram assim apelidadas pela sua aparncia que faz efetivamente lembrar as hastes de um veado. So cinzas ou verdes e apresentam-se com vrios braos que surgem agarrados a folhas, equipamento ou no meio do musgo. Causas: Desequilbrios de nutrientes devemse encontrar prximos destes valores: N (10-20ppm), P (0.5-2ppm), K (1020ppm), Ca (10-30ppm), Mg (2-5ppm), Fe (0.1ppm). Baixo CO2 necessidade de aumentar a concentrao at aos nveis permitidos pela fauna. Solues: Remoo manual uso de escova de dentes ou pina para remover tanto quanto possvel. Trocas de gua - no descurar de realizar TPAs semanais ou bisemanais. Aumentar os nveis de CO2 / Excel estimula o crescimento das plantas o

Ichthyophtirius
Multifiliis

O Ictio como conhecido, um protozorio do filo dos Ciliophora que normalmente se aloja nos operculos e corpo de nossos peixes originando leses e alimentando-se do hospedeiro. O primeiro sintoma o peixe esfregar-se na decorao e em tudo o que puder, podendo dar origem a ferimentos e outras doenas.

24

Ao ser atacado, o peixe tem a tendncia de esfregar-se nas laterais do viveiro, provocando ferimentos que, por sua vez, contribuem para o aparecimento de infees.

capsula gelatinosa (fase Tomont) que s a temperaturas abaixo dos 28 consegue solidificar, reproduzindo-se durante 18 horas (fase Tomites) e libertando depois esporos que iro atacar mais e mais peixes (fase Theront).

O ciclo de vida do ictio

Tratamento Qualquer produto que contenha verde malaquite, sal marinho tambm um timo medicamento. Mas o mais saudvel para os nossos aqurios medicamento natural, subir a temperatura acima dos 28 graus 15 dias acelera o ciclo de vida do ictio e impede-os de reproduzir, pois o mesmo no consegue solidificar a camada gelatinosa que necessita para reproduzir-se.

Normalmente entra no aqurio atravs da intriduo de algum peixe, planta ou decorao. Ataca os peixes que tiverem o sistema imunolgico mais fraco (fase Trophont), normalmente isso acontece quando h diferenas de temperatura, pois os peixes no conseguem regular a temperatura corporal como ns. O ictio introduz-se na epiderme da pele alimentando-se do sangue e clulas do peixe deixando feridas que so os pontos brancos que vemos, depois fungos oportunistas instalam-se nesses locais. Durante este perodo de tempo o peixe enfraquece e pode asfixiar no caso de ser num operculo, comea a esfregar-se vigorosamente na decorao e pode deixar de comer. Neste perodo no altura de atacar o ictio, pois ele est entre a derme e epiderme do peixe, at chegar ao tamanho capaz de se reproduzir. A ele larga o hospedeiro cai para plantas ou cascalho, ficando envolvido numa

Uma nova espcie de killifish nativa do Brasil foi formalmente descrito e dado um nome cientfico. O peixe, a partir de agora conhecida como Rivulus albae, pertence ao subgnero Melanorivulus e foi encontrado em gua mole e cida no nordeste do Brasil.

Rivulus albae. Photo By Javier Rabanal O peixe o nome de Alba Garcia, filha de Jos Ramn Garca, um dos autores do artigo em que a espcie descrita.

25

Aparncia Rivulus albae distingue-se dos outros membros do subgnero Melanorivulus por ter marrom barras oblqua no flanco inteiro, que na parte dorsal do flanco muitas vezes formam-chevron, como marcas com um vrtice posterior (vs. chevron-como padro com vrtice apontando anteriormente quando presente). Rivulus albae parece muito semelhante ao Rivulus decoratus, mas tem 6 raios branchiostegal em vez de 5, 13 raios das nadadeiras anal, em vez de escalas de 10 ou 11, e 24-26 na srie lateral em vez de 25-28. Distribuio e habitat Todas as outras espcies reconhecidas do Melanorivulus subgnero vivem nos rios sul do canal principal do rio Amazonas, mas Rivulus albae foram coletados ao norte do rio Amazonas, no estado do Amap. At agora, a espcie conhecida apenas de um punhado de localidades pertencentes a Comprido Lago e Grande Rio Tartaruga. Rivulus albae foi coletado em um ambiente onde o cerrado encontra a floresta, perto das margens dos corpos d'gua grande, com gua limpa a uma altitude de at cerca de 50 metros acima do nvel do mar. Este peixe vive em lagos e lagoas onde a vegetao densa e subaqutica a gua mole e cida (pH 6,0-6,5). Autores STEFANO VALDESALICI, ITLIA valdesalici.stefano (at) gmail.com JOS RAMN GARCA GIL, ESPANHA

DALTON TAVARES Bressane NIELSEN, BRASIL O documento foi publicado em Zoologia de Vertebrados em 22 de junho de 2011

60 Litros, nova montagem


Agosto 2010

Por: Hugo Saldanha Fotos: Hugo Saldanha No poderia comear a falar desta montagem sem antes agradecer a algumas pessoas que, de uma forma direta ou indireta, me ajudaram no seu planeamento e desenvolvimento e que sempre a acompanharam. Em primeiro lugar quero agradecer ao Andr Rosa pois ele foi o principal responsvel pelo arranque desta montagem. Tambm quero agradecer ao Paulo Lisboa, ao Joo Milhinhos por toda a ateno que tiveram comigo, quer no apoio s minhas dvidas, quer nos conselhos. Setup: Aqurio: Aquapor 60 (60x35x37) Filtro: Canister 350 l/h Aquecimento: 75 W Iluminao: 2 x 14 W T5 Flora: - Eleocharis Parvula; - Anbia angustifolia; - Cryptocorine becketti; - Hygrophila polysperma; - Rotala green; - Ludwigia Rubin; - Valisneria spiralis; - Limnophila Sessilifora; - Musgo de java;

26

- Fontinalis Antipyrectica. Fauna: - Neons; - Neons chineses; - Guppys; - Corydoras; - Neocaridina heteropoda "var" Red Esta montagem nasceu em Agosto de 2010 e comeou numa vertente muito simples, algumas plantas de crescimento rpido, outras de crescimento moderado, mas nada de muito exigente, at porque no era minha intenso utilizar CO2. Decidi apostar num substrato frtil muito bsico (JBL Florapol).

Como no planeei qualquer espcie de layout (e na altura nem tinha as mnimas noes de aquapaisajismo), fui compondo os espaos vazios medida que as plantas desenvolviam ou medida que fosse adquirindo novas plantas. A grande mudana que ocorreu nesta montagem foi quando decidi apostar num sistema de CO2. Primeiro adquiri um sistema de campnula que, embora bastante barato) revelou-se claramente insuficiente e trabalhoso, uma vez que tinha de encher a campnula praticamente todos os dias e nunca conseguia um fluxo de CO2 constante. Assim, decidi apostar num sistema de CO2 pressurizado e a sim, a diferena foi enorme. As plantas agradeceram e desenvolveram-se melhor do que nunca. Para acompanhar este fantstico desenvolvimento das plantas seria importante aliment-las com alguma fertilizao liquida e com um reforo do substrato frtil (atravs de pastilhas de macro e micro nutrientes que se enterram no substrato). Mais uma vez as plantas agradeceram! Como disse anteriormente, a minha intenso era experimentar vrias plantas para perceber o seu comportamento face s condies do meu aqurio. Tentei formar um tapete de Eleocharis Parvula, mas sem sucesso. Passei pela Lilaeopsis NovaeZelandie e mais uma vez no consegui. O problema para estes fracassos residia no tipo de substrato inerte que estava a utilizar. Embora bastante bonito, o areo preto que tinha no permitia a fixao das razes das plantas uma vez que era praticamente todo liso e rolado.

Foto: Dia 02 Nos primeiros meses tive alguns problemas com algas, mas rapidamente as consegui controlar e eliminar. Contudo, algumas plantas no conseguiram vingar como eu gostaria, por isso tive de ir experimentando vrias plantas diferentes. Um dos objetivos principais desta montagem prendeu-se com isso mesmo: experimentar vrias plantas e aprender sobre o seu crescimento e necessidades. E julgo que esse objetivo foi cumprido.

27

Neocaridina Heteropoda var. Red (mais conhecidos por Red Cherry).

Assim, decidi que seria melhor reunir toda a experincia adquirida e apostar numa nova montagem, com substratos mais adequados s necessidades das plantas. Para quem est a dar os primeiros passos no mundo dos aqurios plantados e no Aquapaisajismo, aconselho a fazer pesquisas constantes, reunir o mximo de informao possvel e, acima de tudo, a experimentar. Contudo, no se pode descurar o mais importante, a pacincia. Pois sem ela, dificilmente se conseguem bons resultados. Mais informaes sobre esta montagem em: http://www.peixefauna.com/t4313-60-lnova-montagem

Contudo, esta montagem deume a conhecer duas novas paixes, os vivparos e os invertebrados. Mantive sempre guppys, com os quais tentei apurar uma linhagem. E a nvel de invertebrados, comecei pelos vulgares

28

Entrevista com Marco


Ulysses.
Por: Vera Santos Fotos: Marco Ulysses

dueo se iva de la ciudad y ah empieza la verdadera historia. Se comienza con un mercado pobre en clientela eran los aos 80`s poca tecnologa pero muchas ganas. Solo 5 acuarios era todo y algo de accesorios comprado a revendedores pues no conoca proveedores. En menos de un ao crecimos y a los 2 aos ya contbamos con 20 acuarios de 40 lts para exhibicin y venta de peces.

Marco Ulysses um amigo meu que se prontificou a aceitar o meu pedido para efectuar esta entrevista, mexicano, e tem longa experincia em criao de escalares. parte isso tem uma loja de aquariofilia no mxico.

El acuario durante un tiempo quedo en manos de otra persona pues yo estuve trabajando en algunos parques ecolgicos (xel-ha) en el pas, al igual que en un acuario en Veracruz, aqu se manejan muchas especies tanto de agua dulce como marinos. En el transcurso de todo esto termine la carrera en biologa y el acuario a crecido con sus altibajos como cualquier negocio aunque no al paso que quisiramos. El acuario hasta la creacin, cmo es? En la actualidad contamos con 60 acuarios de exhibicin y venta de peces, una pecera de 1000lts para exhibicin estanques para produccin de algunas plantas y peces (guppy, platy, molly, camarn cherry as como caracol manzana) el pez ngel lo criamos en diferentes tipos Y para el cual tenemos las instalaciones adecuadas.

Cmo es que comenz con el acuario? Me podra remontar hasta la edad de 7 aos cuando me empez el gusto por los peces el primer acuario fue pequeo de 5 lts un regalo de cumple aos con una hembra de guppy y un pez dorado. Con el paso del tiempo conserve la pasin por el hobby y fui instruyndome por cuenta propia con libros sobre el tema. Cuando tena 23 aos compro los saldos de un acuario que estaba cerrando porque su

29

Cmo creador, esa especie ha intentado o puede jugar? En un tiempo reproducimos pez japons o pez dorado, solo que lo dejamos porque se requiere de mucho espacio pues el nmero de cra es mucho para el espacio que disponemos en la actualidad. Estamos trabajando para unas nuevas instalaciones y en un futuro tenemos pensado incursionar con otras especies como la botia payaso, discos y algunas otras especies. Sabemos reproduces escalares. Por eso escalar?

El escalar es un pez noble, bello, elegante y representativo del acuarismo. No hay nadie que no haya tenido al menos uno. Su reproduccin es relativamente fcil y existen diferentes tipos.

Reproduccin de esta especie? Qu cantidades? Qu tienen dificultades? Esas caractersticas particulares?

30

El scalare se reproduce cada dias en promedio acepta bien alimento en hojuelas y/o pellet en caso de animales de ms de 1 adelante.

20 el el en

Cul es el destino de creaciones? Comercio? Almacena? Las cras se venden al mayoreo en el mercado (otros acuarios) as como en el acuario. Cmo est siendo IA creador en Mxico? Esta actividad econmica como la mayora del comercio est en recesin y al parecer es un problema generalizado. Esperemos que pronto mejore. Se puede decir que est empezando a esta actividad. Tenemos ya unos buenos aos (24) de experiencia con el acuario, tambin damos el servicio de mantenimiento as como asesora profesional.

Cada puesta tiene un promedio de 500 alevines con una taza de eclosin mnima del 80%. Dificultades, caractersticas y requerimientos: el escalare requiere 60lts como mnimo por pareja , recambios de agua del 30% semanal en el caso de los reproductores alimentacin variada seca y viva (artemia salina). La temperatura promedio entre los 22c y 30c; en el caso de algunas variedades como el negro son un poco ms delicados y el nmero de cras es menor.

Vera sin ms por el momento y agradeciendo de antemano tu amable

31

espera, quedo a la orden para cualquier duda. Un abrazo. Tu amigo de Mxico: Marco Ulises

O negcio durante algum tempo ficou ao cuidado de outra pessoa, pois estive a trabalhar em alguns parques ecolgicos (Xei-h) no pas e num aqurio em Veracruz onde trabalhava com muitas espcies tanto de gua doce como marinhos. No decorrer deste tempo terminei os meus estudos em biologia e o negcio cresceu com os seu altos e baixos como qualquer negcio, se bem que no ao passo que queramos. Dos aqurios criao, como foi? at a

Traduo: Quando que comeou com os aqurios? Podia remontar at aos meus 7 anos de idade quando comecei a interessar-me pelos peixes, o primeiro aqurio era pequeno, 5 litros, uma prenda de anos com um Gupy fmea e um peixe-dourado. Com o decorrer do tempo mantive a minha Paixo pelo hobby e fui aprendendo por conta prpria lendo livros sobre o tema. Quando tinha 23 anos comprei uma loja de aqurios a preo de saldos, pois o seu dono estava para se mudar da cidade, foi a que comeou a verdadeira histria. Comeou-se com um mercado pobre em clientela, eram os anos 80, pouca tecnologia mas muita fora de vontade. Com s 5 aqurios e alguns acessrios comprados a revendedores pois no conhecia fornecedores, em menos de 1 ano crescamos e aos 2 anos j possuamos 20 aqurios de 40 litros para exibio e venda de peixes.

Presentemente contamos com 60 aqurios de exibio e venda de peixes, uma parcela de 1000 litros para exibio e tanques de produo de algumas plantas e peixes, guppy, platy, molly, Camares cherry assim como o caracol ma, o peixe-anjo criamos em diferentes tipos e para qual temos as instalaes adequadas. Como criador dessa espcie, j tentou outras? H algum tempo que reproduzimos o peixe japons, o peixedourado, s que deixamos porque requeria muito espao pois o nmero de crias demasiados para o espao que temos na atualidade. Estamos a trabalhar para umas novas instalaes e num futuro pensamos em comear com outras espcies como a botia palhao, discos e algumas outras espcies. Sabemos que reproduz escalares, porqu esse peixe? O escalar um peixe nobre, belo, elegante e representativo do aquarismo. No h ningum que no tenha tido pelo menos um, a sua

32

reproduo relativamente existem diferentes tipos.

fcil

amvel espera, fico ordem para qualquer dvida. Um abrao O teu amigo do Mxico: Marco Ulisses. _________________________________

Na reproduo desta espcie, que quantidades, dificuldades e caractersticas particulares? O escalar reproduz-se a cada 20 dias, aceita bem alimento em flocos ou palete no caso de animais com mais de 1. Cada postura tem em mdia 500 alevins com uma taxa de ecloso de 80%. Dificuldades, caractersticas e requerimentos: o escalar requer no mnimo 60 litros por casal, TPA de 30% semanal, no caso dos reprodutores uma alimentao variada, seca e viva (Artmia salina). A temperatura entre os 22c, 30c, no caso de algumas variedades como o negro so um pouco mais delicadas e o nmero de crias menor. Qual o destino das criaes, comrcio? Armazenamento? As crias vendem-se na maioria para outros negociantes e em venda ao pblico. Como ser criador no Mxico? Nesta atividade econmica como na maioria do comrcio, est em recesso e ao que parece um problema generalizado. Esperamos que melhore depressa. Pode dizer-se que est a comear esta atividade! Temos j uns bons 24 anos de experiencia no negcio, tambm fazemos servio de manuteno assim como acessria profissional. Vera sem mais no momento e agradecendo de antemo pela tua

Aqurio do ms
The Destiny Forest
Por : Fbio Roqque O meu nome Fbio Roque tenho 22 anos e vivo em Lamego! A paixo pela aquariofilia comeou este ano, 2011 porque vi uns vdeos na internet ento gostava de experimentar! O aqurio The Destiny Forest fez parte do concurso brasileiro e fui o nico portugus a participar ficando em 24 lugar! O conhecimento que tenho vem de muito estudo e muitas tentativas falhadas e muitas vitrias com aqurios testes que esto espalhados por alguns fruns! A base da montagem foi toda planeado com antecedncia e com muita calma para no haver erros iniciantes que tivera no passado! Antes de qualquer montagem lavo o aqurio para sair qualquer lixo ou p que esteja acumulado pelo tempo!

33

A base inerte feita e pronta para receber o hardscape. O layout j formado com pedras Xisto encontradas pela rua e os troncos de videira previamente tratados!

Depois fao uma camada de ELOS TERRAZERO! um produto que experimentei e vi a diferena de outros produtos em relao ao crescimento das plantas pois ajuda no enraizamento da planta e para propagao como para plantas de tapete! Com isto adicionei ELOS BOTTOM MINERAL. um substrato muito poroso que contem macros e micros nutrientes indispensveis para as plantas!

Com a plantao da maioria das plantas o layout ficou quase finalizado.

Depois de ter completado a camada frtil chegou o momento de ir para a camada inerte! Adicionei 18L de ADA Aquasoil Amaznia! Esta areia ADA j est comigo quase um ano e pode-se aproveitar!

Aqui um pormenor da plantao da Hemianthus Callitrichoides "cuba".

Depois de cheio o aqurio a agua ficou

34

um pouco baa mas com as TPA e alguns dias a agua fica cristalina sem qualquer problema! Aproveitei alguma agua da antiga montagem e os filtros estiveram em funcionamento durante a montagem para no fazer outra vez o ciclo e assim poder introduzir logo os peixes! Aqui fica varias mudanas do crescimento das plantas!

O aqurio quase na sua fase final!

Esta a foto do final do aqurio!

Esta foto de Otocinclus Affinis as de que mais gosto e como podem ver tenho algas no tronco pois neste aqurio foi uma batalha constante para o manter equilibrado!

35

Como o jri disse a poda da rotala est mal feita e isso uma coisa que quero mudar no futuro, num prximo aqurio! Agora mudar para outra coisa, evoluir e aprender cada dia mais para que o prximo saia melhor!

Fishes
Neons Verdadeiros Otocinclus Affinis

Invertebrates
Red Cherry

The Destiny Forest


Aquarium
80x40x50cm

Filter
JEBO 803 900L/H

Heater
AquaPro de 200W

CO2
Caseiro- por enquanto

Lights
lampadas T8 de 3x20W lampadas T5 2x39

Substract
Elos Terra Zero Elos Bottom Mineral ADA Aquasoil

Hardscape
Troncos de Videira Pedras Xisto

Plants
Hemianthus Callitrichoides "cuba" Staurogyne Sp Rotala Rotundifolia Bacopas compactas Anubias Nana Rotala Green Moss Vesicularia dubyana

36

4.

rum Peixe Fauna


Por: Hugo Saldanha Fotografias: Hugo Saldanha e Rui Choas No passado dia 29 de Maro, o nosso Frum completou 4 anos de existncia!

Este ano o convvio, organizado pelo nosso amigo Francisco Ramalho teve lugar na zona de Tomar, num pequeno restaurante bastante tpico.

O petisco j estava escolhido algum tempo. Era galo no forno E sempre ficou apregoado, por quem j sabia claro, que o vinho da casa era realmente muito bom.

Como j vai sendo habitual, foi organizado um almoo convvio entre os seus membros, no dia 31 de Maro.

37

Mas, iguarias parte, irei ento relatar um pouco como se passou este dia. Os cerca de 25 participantes, muitos deles j habituais nestes convvios, e outros que se estrearam, comearam a encontrar-se no ponto de encontro (Tomar) para depois rumarem ao dito restaurante, esperando sempre pelos habituais atrasados.

chegada ao local, era tempo de pouca conversa pois as barrigas j comeavam a dar sinais e, por isso, rapidamente se foram preenchendo as mesas, reinando a animao e a boa disposio entre todos.

No final do almoo, um dos nossos mais carismticos membros, o Jos Bentes, teve direito a soprar as velas do seu bolo de aniversrio, sempre com o cuidado de me pedir para no divulgar a sua verdadeira idade neste artigo.

Houve lugar para as famosas palestras sobre os mais variados temas, desde vivparos, invertebrados, plantas, etc., e tambm para a troca de materiais e vivos entre os membros. (Ainda estamos espera que algum identifique aquela planta mistrio.)

38

informaes, pois s assim conseguimos aprender cada vez mais sobre este maravilhoso mundo que a aquariofilia. Resta-me agradecer a todos os que estiveram envolvidos na organizao deste evento. E gostaria de deixar um agradecimento especial a quem no esteve presente mas que marcou a sua presena com um miminho em forma de Toucinho-do-cu, obrigado Maria Joo!

Certo que no prximo ano mais se juntaro a ns nas comemoraes do 5. Aniversrio. At breve

Com o estmago um pouco mais reconfortado, regressamos a Tomar para visitar as instalaes da loja do nosso amigo Adalberto Pereira, o qual nos recebeu com toda a satisfao e onde muitos membros puderam fazer algumas compras e dar os ltimos dedos de conversa pois o dia estava a terminar. Foi um dia muito bem passado, onde nos foi possvel rever o pessoal com que trabalhamos diariamente no nosso Frum, trocar experincias e

39

Potrebbero piacerti anche