Sei sulla pagina 1di 16

CENTRO UNIVERSITARIO TALO BRASILEIRO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Organizao de dados em um Disco

Alunos:

Grupo 8 R.A: 45481 R.A: 42814 R.A: 44359 R.A: 45156 R.A: 42981

Anderson Fernandes do Nascimento Douglas Souza Lima Patrcia C . dos Santos Paulo Augusto do Nascimento Paulo Cesar da Silva

So Paulo Junho/2012

CENTRO UNIVERSITARIO TALO BRASILEIRO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIEMTO DE SISTEMAS

Organizao de dados em um Disco

Seminrio de Trabalho de Curso apresentada ao Centro Universitrio talo Brasileiro, como parte dos requisitos de Avaliao na disciplina de Hardware sob a orientao do Prof. Caio Ferrari

SEMINRIO AVALIADO EM: 01/06/2012 NOTA:__________

So Paulo Junho/2012

SUMRIO
1. Como o Sistema Operacional localiza um dado em um disco . 4 2. Formatao do Disco................................................................. 5 3. Trilhas ,Setores e Cilindros........................................................ 9 4. Dispositivos pticos.................................................................. 10 5. Fitas Magnticas ...................................................................... 11 6. Fitas Magnticas e Computadores............................................ 14 7. Fitas magnticas e udio........................................................... 15 8. Fitas magnticas e vdeo .......................................................... 16

Fontes :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fita_magn%C3%A9tica http://pt.scribd.com/doc/85283173/Formatacao-do-disco http://pt.scribd.com/doc/37135902/Introducao-a-Informatica

COMO O SISTEMA OPERACIONAL LOCALIZA UM DADO EM UM DISCO.

A forma como a controladora do HD v os dados armazenados nos discos magnticos pode ser bem diferente da forma como v o sistema operacional. Enquanto a controladora enxerga as trilhas, setores e cilindros e se esfora para localiz-los nos discos magnticos, usando as marcaes servo, o sistema operacional enxerga apenas uma longa lista de endereos, chamados de clusters ou blocos.

Quando o sistema precisa de um determinado arquivo, ele no se preocupa em tentar descobrir em qual trilha e setor ele est armazenado. Ele apenas envia o endereo do bloco que deve ser lido e a controladora se encarrega do restante.

O fato da controladora "esconder" as informaes sobre a organizao interna dos discos, o que faz com que os sistemas operacionais sejam compatveis com todos os HD s do mercado, sem que seja necessrio instalar drivers completos para cada um.

Quando acontece de uma verso antiga do Windows ou de alguma distribuio Linux no detectar seu HD durante a instalao, quase sempre o problema causado pela falta de drivers para a interface IDE ou para a controladora SATA do chipset da placa me, e no para o HD em si. A primeira verso do Windows XP, por exemplo, no oferecia suporte nativo maioria das controladoras SATA, de forma que era preciso fornecer um disquete com drivers durante a instalao.

Originalmente, os discos magnticos do HD so um terreno inexplorado, uma mata virgem sem qualquer organizao. Para que os dados possam ser armazenados e lidos de forma organizada, necessrio que o HD seja previamente formatado.

FORMATAO DO DISCO.
Existem dois tipos de formatao, chamados de formatao fsica e formatao lgica.

Em primeiro lugar, temos a formatao fsica, na qual os discos so divididos em trilhas, setores e cilindros e so gravadas as marcaes servo, que permitem que a placa lgica posicione corretamente as cabeas de leitura.

Nos HDs atuais, a formatao fsica feita em fbrica, durante a fabricao dos discos. O processo envolve o uso de mquinas especiais e, apenas para garantir, restries so adicionadas no firmware do drive, para que a placa lgica seja realmente impedida de fazer qualquer modificao nas reas reservadas.

Graas a isso, impossvel reformatar fisicamente um drive atual, independentemente do software usado. No caso dos drives PR-ATA", como os antigos ST-506 e ST-412, a histria era diferente. Eles precisavam ser periodicamente reformatados fisicamente atravs do setup, pois as mudanas de temperatura, a vibrao causada pelo motor de rotao e as prprias operaes de leitura e gravao acabavam por alterar a posio das trilhas na mdia magntica, causando desalinhamento e dificultando a leitura dos dados pela cabea de leitura. Era necessria, ento, uma nova formatao fsica, para que as trilhas, setores e cilindros, voltassem s suas posies iniciais.

No caso dos discos atuais, esse processo no mais necessrio, pois as mdias so muito mais confiveis e a placa controladora pode compensar eventuais desvios rapidamente, simplesmente calibrando o movimento do brao de leitura. 5

Em seguida, temos a formatao lgica, que adiciona as estruturas utilizadas pelo sistema operacional. Ao contrrio da formatao fsica, ela feita via software e pode ser refeita quantas vezes voc quiser.

O nico problema que, ao reformatar o HD, voc perde o acesso aos dados armazenados, embora ainda seja possvel recuper-los usando as ferramentas apropriadas, como veremos mais adiante.

Chegamos ento ao sistema de arquivos, que pode ser definido como o conjunto de estruturas lgicas que permitem ao sistema operacional organizar e otimizar o acesso ao HD. Conforme cresce a capacidade dos discos e aumenta o volume de arquivos e acessos, esta tarefa torna-se mais e mais complicada, exigindo o uso de sistemas de arquivos cada vez mais complexos e robustos.

Existem diversos sistemas de arquivos diferentes, que vo desde sistemas simples como o FAT16, que utilizamos em cartes de memria, at sistemas como o NTFS, EXT3 e Reiser FS, que incorporam recursos muito mais avanados.

A formatao do HD feita em duas etapas. A primeira o particionamento, onde voc define em quantas parties o HD ser dividido e o tamanho de cada uma. Mesmo que voc no pretenda instalar dois sistemas em dual boot, sempre interessante dividir o HD em duas parties, uma menor, para o sistema operacional, e outra maior, englobando o restante do disco para armazenar seus arquivos. Com isso, voc pode reinstalar o sistema quantas vezes precisar, sem o risco de perder junto todos os seus arquivos.

Ao contrrio da formatao fsica, a formatao lgica no altera a estrutura fsica do disco rgido, e pode ser desfeita e refeita quantas vezes for preciso, atravs do comando FORMAT do DOS por exemplo. O processo de formatao quase automtico, basta executar o programa formatador que fornecido junto com o sistema operacional.

Quando um disco formatado, ele simplesmente organizado maneira do sistema operacional, preparado para receber dados. A esta organizao damos o nome de sistema de arquivos. Um sistema de arquivos um conjunto de estruturas lgicas e de rotinas que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rgido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos.

O computador, no decorrer de sua utilizao tem seu desempenho geral afetado, em decorrncia da instalao e remoo de diversos softwares , inclusive alguns que no removem todos os arquivos e informaes do seu computador, ocasionando lentido na sua execuo . O software bsico (sistema operacional) pode apresentar falhas de funcionamento

(travamentos), instabilidade no uso, espera no carregamento de programas e softwares diversos, ou casos extremos de corrompimento do sistema operacional (falhas na execuo do prprio) em decorrncia de uso ilegal ou ataques de vrus de computador .

Uma formatao lgica apaga todos os dados do disco rgido, inclusive o sistema operacional.

Deve-se fazer isso com conhecimento tcnico, para salvar/guardar dados e informaes (os backups de arquivos).

O processo de formatao longo, e as informaes contidas no disco rgido sero totalmente apagadas (embora no definitivamente, ainda possvel recuperar alguns dados com softwares especiais). Aes preventivas de manuteno de computador podem evitar que seja necessrio formatar o computador.

Veja um screen shot do G parted, que mostra um HD dividido em vrias parties. Veja que a quarta partio est marcada como extended ", ou seja, como partio extendida. Ela no armazena dados, nem ocupa um espao considervel no disco, mas permitiu que fossem criadas as 7

parties de 5 a 7. Veja que existe tambm um trecho marcado como "no alocada", ou seja, espao vago onde possvel criar mais uma partio:

TRILHAS, SETORES E CILINDROS

Para organizar o processo de gravao e leitura dos dados gravados no disco rgido, a superfcie dos discos dividida em trilhas e setores. As trilhas so crculos concntricos, que comeam no final do disco e vo se tornando menores conforme se aproximam do centro.

Cada trilha recebe um nmero de endereamento, que permite sua localizao. A trilha mais externa recebe o nmero 0 e as seguintes recebem os nmeros 1, 2, 3,e assim por diante. Para facilitar ainda mais o acesso aos dados, as trilhas se dividem em setores , que so pequenos trechos onde so armazenados os dados, sendo que cada setor guarda 512 bytes de informaes.

Para definir o limite entre uma trilha e outra, assim como, onde termina um setor e onde comea o prximo, so usadas marcas de endereamento , pequenas reas com um sinal magntico especial, que orientam a cabea de leitura, permitindo controladora do disco localizar os dados desejados. Alm das trilhas e setores, temos tambm as faces de disco.

Um HD formado internamente por vrios discos empilhados. Podemos usar os dois lados do disco para gravar dados, cada lado passa ento a ser chamado de face. Em um disco rgido com 2 discos por exemplo, temos 4 faces. Como uma face isolada da outra, temos num disco rgido vrias cabeas de leitura, uma para cada face.

DISPOSITIVOS PTICOS

Dispositivos pticos so conhecidos como dispositivos de entrada/sada e armazenamento de dados em massa no sistema de leitura/gravao, ou seja, informaes multimdia, sendo armazenados filmes, msicas, programas. Exemplos desses dispositivos por meio ptico so os CD-R s, CD-RW s, DVD-ROM s, DVD-RW s, Blu -Ray, mouse, cmera etc.

A leitura dessas informaes por meio de um feixe laser de alta preciso, projetado da superfcie da mdia, essa superfcie feita de um material especial que pode ser queimado pelo feixe de laser, criando assim os sulcos microscpicos que representam os dgitos binrios (bits). 10

FITAS MAGNTICAS

Fita magntica (ou banda magntica) uma mdia de armazenamento no-voltil que consiste em uma fita plstica coberta de material magnetizvel.

A fita pode ser utilizada para registro de informaes analgicas ou digitais, incluindo udio, vdeo e dados de computador.

As fitas magnticas so formadas por uma base coberta por uma superfcie de gravao um polmero no qual est disperso o pigmento magntico (como xidos de ferro ou de cromo). Normalmente adiciona-se a esta superfcie um componente lubrificante. A fita pode ter uma cobertura traseira, para proteo e reduo de atrito.

Cassetes e cartuchos so muito mais simples de montar.

Em alguns casos, a superfcie de gravao no composta de pigmentos dispersos em polmero, mas de uma finssima camada metlica depositada diretamente sobre a base.

11

As fitas esto disponveis em rolos, cassetes ou cartuchos. Fitas em rolos, a forma mais antiga, requerem cuidadosos procedimentos de montagem, mas so baratas e permitem bastante controle do operador.

Fitas em cassete embutem um rolo doador e um rolo receptor em um nico invlucro e so hoje em dia as mais difundidas.

Cartuchos possuem um nico rolo: a fita se apresenta ou como um lao sem fim (de forma que um nico rolo possa atuar como doador e receptor) ou com uma guia inicial que adaptada a um segundo rolo embutido no dispositivo de leitura e gravao.

Existem basicamente duas tecnologias de gravao em fitas magnticas: a longitudinal e a helicoidal. A primeira utiliza uma cabea esttica, que grava trilhas de dados paralelas ao sentido de deslocamento da fita. A segunda utiliza cabeas rotativas, acopladas a um tambor que gira em alta velocidade, gravando trilhas de dados diagonais ao sentido da fita.

A tecnologia helicoidal permite uma densidade de gravao muito maior que a longitudinal, mas impe um severo desgaste tanto sobre a mdia quanto sobre o equipamento, por causa do atrito do tambor giratrio, que chega a alcanar velocidades de 2.000 RPM.

Um exemplo da tecnologia helicoidal a DDS , uma fita de 4mm em cassete, introduzida pela Sony e pela Hewlett-Packard, que utiliza a mesma tecnologia da fita DAT . Em sua verso mais recente, o DDS-4, essas fitas tm capacidades nativas de 20 GB, chegando a 40 GB em modo comprimido.

Por causa do desgaste mecnico, os fabricantes destas fitas garantem sua confiabilidade por apenas 2.000 passagens pela cabea de

leitura/gravao, em condies ideais. Como em uma nica operao da fita normalmente provoca mais de uma passagem pelo mesmo local, os fabricantes recomendam que a mesma fita seja usada em apenas cerca de 12

100-150 operaes de cpia em condies ideais. A cabea de leitura do dispositivo sofre tambm desgastes, e tem uma expectativa de vida de 2.000 horas de uso.

A fita DLT, uma fita de meia polegada em cartucho, patenteada pela Quantum Corporation, exemplifica a tecnologia longitudinal. Na verso DLT-IV, estas fitas tm capacidades nativas de 40 GB (80 GB em modo comprimido).

Um mecanismo especial reduz tanto o desgaste das fitas quanto das cabeas de leitura do dispositivo. Em condies ideais, as fitas resistem a 1.000.000 de passagens, ou cerca de 10.000 operaes de cpia, enquanto a expectativa de vida da cabea pode chegar a 30.000 horas.

13

Fitas magnticas e computadores

As fitas magnticas so, ao lado dos discos pticos, a principal representante dos suportes de armazenamento tercirio. Sendo, talvez, o suporte de dados mais antigo ainda amplamente utilizado em sistemas de informao, elas sofreram diversas evolues desde seu advento, no incio da dcada de1950.

Quando comparadas aos discos pticos e ptico-magnticos, as vantagens das fitas so a grande capacidade de armazenamento, o baixo custo por unidade armazenada, a longa expectativa de vida e a confiabilidade na reteno dos dados ao longo de sua vida til.

Suas desvantagens so o acesso seqencial (as fitas requerem um moroso avano e retrocesso para que sejam acessados os dados desejados), a necessidade de treinar o operador ou usurio para sua manipulao correta, o elevado custo dos dispositivos de leitura/gravao e a maior fragilidade.

O tempo de acesso no constante, depende do endereo de acesso devido ao armazenamento de dados. A fita tem s dois lados para armazenagem.

14

Fitas magnticas e udio.

A primeira aplicao da fita magntica foi o registro de udio, razo pela qual ela foi inventada por Fritz Pfleumer em 1928, na Alemanha.

Ela descende da gravao em cabos magnticos, criada por Valdemar Poulsen em 1898. Uma grande variedade de equipamentos e formatos foi desenvolvida desde ento. Um deles o adio cassete ou fita cassete. Difundiu tremendamente a possibilidade de se gravar e se reproduzir som.

No incio, a pequena largura da fita e a velocidade reduzida (para permitir uma durao de pelo menos 30 minutos por lado) comprometiam a qualidade do som, mas recursos tecnolgicos foram incorporados ao longo do tempo que tornaram a qualidade bastante razovel como:

novas camadas magnticas (Low Noise, Cromo, Ferro Puro e Metal), cabeas de gravao e reproduo de melhor qualidade nos aparelhos e filtros (Dolby Noise Reduction) para reduo de rudos.

Os primeiros gravadores com udio cassete da Philips j eram portteis, mas no final dos anos 70 com a inveno do walkman pela Sony, um reprodutor cassete super compacto de bolso com fones de ouvido, houve a exploso do som individual.

No entanto, o mercado de cassetes entrou em srio declive desde o aparecimento do CD. Em 2001, os cassetes constituram somente 4% de toda a msica vendida nos Estados Unidos.

No obstante, at o presente cassetes virgens ainda estavam sendo produzidos.

15

Fitas magnticas e vdeo

A gravao de vdeo requer muito mais banda passante que a de udio, e se tornou possvel graas inveno da tecnologia de gravao helicoidal.

Os primeiros gravadores de vdeo usavam fitas em rolo, mas sistemas modernos utilizam cartuchos e cassetes, tendo o videocassete domstico se tornado bastante popular.

O sistema foi introduzido na dcada de 1980 e difundiu-se rapidamente ganhando o mercado contra o Betamax, o primeiro formato popular de videocassete domstico. Com o tempo o formato foi desenvolvido gerando subprodutos como o VHS-C (VHS Compacto), que tinha as mesmas caractersticas tcnicas mas com uma caixa menor (conseqentemente com menor durao) que permitiu a sua colocao em cmeras de pequeno porte aumentando a portabilidade dos equipamentos e maior difuso. Este cassete VHS-C para ser reproduzido num leitor VHS convencional era encaixado num adaptador, na verdade uma caixa VHS padro sem fita mas com um mecanismo que tracionava a fita menor.

No entanto, semelhante fita cassete, o VHS teve o seu declnio com a apario do DVD. O VHS perdeu mercado e j considerado um formato ultrapassado. A ltima grande fabricante desse formato, a Distribution Vdeo udio (DVA), anunciou que deixaria esse mercado no final de 2008.

16

Potrebbero piacerti anche