Sei sulla pagina 1di 6

MECANISMOS DE COESO TEXTUAL

Coeso o encadeamento semntico que produz a textualidade. Podemos definir a coeso, mais especificamente, dizendo que se trata de uma maneira de recuperar, em uma sentena, um termo presente na sentena anterior. Se perguntarmos se duas sentenas como Pegue trs mas, Coloque-as sobre a mesa constituem um texto, a resposta ser afirmativa. Se perguntarmos o motivo, diro que ambas tratam da mesma coisa. Se perguntarmos ainda se existe algo na segunda sentena que possa lig-la primeira, apontariam o pronome as. De fato, o pronome recupera semanticamente, na segunda sentena, o termo trs mas. Eis a um exemplo de coeso textual. Muitas pessoas constroem razoavelmente a textualidade na lngua oral, mas, quando se trata de escrever um texto, em geral se limitam a usar as palavras mesmo e referido, produzindo sequncias do tipo:

(1) Pegue trs mas. Coloque as mesmas sobre a mesa. (2) Joo Paulo II esteve, ontem, em Varsvia. Na referida cidade, o mesmo disse que a igreja continua a favor do celibato.

muito fcil, porm, evitar este procedimento, fazendo uso dos amplos recursos de que a lngua dispe para construir a textualidade. Vejamos outras verses possveis da sequncia (2): (2 a) Joo Paulo II esteve, ontem, em Varsvia. L, ele disse que a igreja continua a favor do celibato. (2 b) Joo Paulo II esteve, ontem, em Varsvia. L, disse que a igreja continua a favor do celibato. Na verso (2 a), o termo Varsvia est recuperado pelo advrbio l e o termo Joo Paulo II, pelo pronome ele. Esse processo chama-se coeso por referncia. As palavras responsveis por este tipo de coeso so os pronomes pessoais ( ele, ela, ns, o, a, lhe, etc.), os pronomes possessivos ( meu, teu, seu etc. ) e os pronomes demonstrativos ( este, esse, aquele etc. ). Os advrbios de lugar e tambm os artigos definidos entram nesta lista.. Em ( 2 b ), Joo Paulo II se acha retomado na segunda sentena por elipse, ou seja, a omisso do termo ele . Uma outra possibilidade seria utilizar palavras ou expresses sinnimas dos termos que devero ser retomados. No caso em questo, podemos usar a palavra papa, para retomar Joo Paulo II, e a expresso capital da Polnia, para retomar Varsvia. ( 2 c) Joo Paulo II esteve, ontem, em Varsvia. Na capital da polnia, o papa disse que a igreja continua a favor do celibato.

Observe que a coeso essencial para evitar a repetio de termos: ( 3 ) Acabamos de receber trinta termmetros clnicos. Os termmetros clnicos devero ser encaminhados ao departamento de pediatria. Para evitar este inconveniente, podemos utilizar sinnimos ou outras palavras que substituam, sem fugir aos significados dos termos anteriores.

( 3 a) Acabamos de receber trinta termmetros clnicos. Os mesmos devero ser encaminhados ao departamento de pediatria. ( 3 b) Acabamos de receber trinta termmetros clnicos. Esses instrumentos devero ser encaminhados ao departamento de pediatria.

Um efeito colateral positivo da coeso a maior clareza do texto. Comparemos as verses a seguir de um mesmo texto: I. O governo de muitos pases tem decidido liberar a maconha para uso domstico. A Inglaterra faz vistas grossas ao seu consumo. Ela deixar, a partir de agora, de efetuar prises por seu porte para consumo prprio. Ela segue a tendncia europia de maior tolerncia com os usurios de drogas leves.

II. O governo de muitos pases tem decidido liberar a maconha para uso domstico. A Inglaterra faz vistas grossas ao consumo da erva. As autoridades inglesas deixaro, a partir de agora, de efetuar prises pelo porte desse entorpecente para consumo prprio. O pas segue a tendncia europia de maior tolerncia com os usurios de drogas leves.

s vezes, a coeso textual feita de maneira indireta, apelando para o conhecimento de mundo do leitor. Vejamos os exemplos seguintes: ( 4 ) Ontem fui a uma festa de casamento. O bolo estava delicioso. ( 5 ) Liguei o carro e sa. Duas quadras depois notei um pneu da frente vazio. ( 6 ) Mame ficou uma semana internada em um hospital. Ela chegou a ficar amiga de vrias enfermeiras. Veja que na sequncia ( 4 ) a palavra bolo responsvel pela coeso entre as duas frases, mas no retoma nenhum termo anterior. A coeso textual feita por uma relao de idia entre os termos. A mesma coeso lexical indireta se d entre os termos carro/pneu e hospital/enfermeiras.

MECANISMOS DE COESO TEXTUAL - EXERCCIOS

Construa novas verses dos textos a seguir, utilizando, em relao s palavras destacadas, os mecanismos de coeso que julgar adequados:

1) As revendedoras de automveis no esto mais equipando os automveis para vender os automveis mais caro. O cliente vai revendedora de automveis com pouco dinheiro e, se tiver que pagar mais caro o automvel, desiste de comprar o automvel, e as revendedoras de automveis tm prejuzo.

2) A China mesmo um pas fascinante, onde tudo dimensionado em termos gigantescos. A China uma civilizao

milenar. A China abriga cerca de um quarto de toda a humanidade. Mencionar tudo o que a China, um tanto misteriosa, tem de grande ocuparia um espao tambm exagerado.

3) Muita gente votou nas ltimas eleies. Muita gente pensava que as coisas iriam mudar radicalmente, mas muita gente estava enganada. O Brasil parece que levar ainda um tempo muito grande para amadurecer. O que o Brasil precisa, entretanto, para chegar a ficar maduro, manter arejada e viva a democracia com a ajuda de muita gente.

POSSVEIS RESPOSTAS

1) revendedoras de automveis, automveis, revend-los, concessionria, pelo produto, compr-lo, agncias 2) China, ( Omisso do termo A China ), O gigante amarelo, este enorme pas Muita gente, uma grande parte da populao, vrias pessoas, todos Anttese Leia os versos abaixo de Charly Garcia: O sonho de um cu e de um mar E de uma vida perigosa Trocando o amargo pelo mel E as cinzas pelas rosas Te faz bem tanto quanto mal Faz odiar tanto quanto querer. Observe que o eu lrico emprega palavras que se opem quanto ao seu sentido: cu se ope a mar, amargo a mel, bem a mal, odiar a querer, com a finalidade de construir o sentido a partir do confronto entre idias opostas. O mesmo acontece nesses versos de Vincius de Morais: Tristeza no tem fim, Felicidade, sim. H quem confunda anttese com paradoxo. A diferena reside, entretanto, na maneira como esses opostos se relacionam. Na anttese, temos duas teses contrrias, antnimas: Estou acordado e todos dormem, todos dormem, todos dormem. (Monte Castelo, Renato Russo) Enquanto o eu lrico est acordado, os outros serem dormem. Seria um exemplo de paradoxo se a mesma construo estivesse da seguinte maneira: Estou dormindo acordado. Neste caso, temos um exemplo de paradoxo, j que a oposio de idias se d num mesmo referente.

Portanto, anttese a figura de linguagem que consiste em construir um sentido atravs do confronto de idias opostas. Eufemismo Leia estes versos do poema Antologia, de Manuel Bandeira: Quando a Indesejada das gentes chegar Encontrar lavrado o campo, a casa limpa, A mesa posta, Com cada coisa em seu lugar. Determinadas palavras e expresses, quando empregadas em certos contextos, so consideradas desagradveis, ou por apresentarem uma idia muito negativa ou por chocarem quem ouve. Por isso, muito comum os falantes substiturem essas expresses por outras mais suaves, mais delicadas, que, mesmo tendo o mesmo sentido, causam menor impacto em quem as ouve. Nesses versos, o poeta Manuel Bandeira refere-se morte utilizando a expresso Indesejada das gentes. Existem varias expresses que suavizam a palavra morte, como entregar a alma a Deus, partir desta para a melhor, bater as botas, encurtar os anos, entre outras. Essas formas que atenuam expresses desagradveis so chamadas eufemismos. Observe atentamente estas afirmaes: E fizeste isto durante vinte e trs anos () at que um dia deste o grande mergulho nas trevas () (Machado de Assis) Diante de tanta tristeza, ela preferir faltar com a verdade. Na primeira sentena, Machado de Assis usou a expresso deste o grande mergulho nas trevas para se referir morte; na segunda, a expresso faltar com a verdade foi uma maneira suave de se referir mentira. Portanto, so exemplos de eufemismo, figura de linguagem que consiste em empregar expresses suaves no lugar de outra desagradvel ou chocante. Durante muito tempo, as pessoas da raa negra eram qualificadas pelas formas eufemsticas pessoas de cor ou morena. Nas ltimas dcadas, entretanto, os movimentos negros brasileiros tm combatido essa forma de tratamento, entendendo que por trs do eufemismo, existe a idia de que seria feio atribuir a caracterstica negra a uma pessoa. Atualmente, os negros orgulham-se de ser considerados negros, pois, alm da cor, essa caracterstica identifica a cultura e a raa a que esto ligados. Aliterao A aliterao a figura de linguagem que consiste na repetio de determinados elementos fnicos, ou seja, sons consonantais idnticos ou semelhantes. Veja um exemplo neste verso de Caetano Veloso: Acho que a chuva ajuda a gente se ver. Observe que o eu lrico disps nesta seqncia sons de natureza fricativa: /ch/ (surdo), /j/ e /g/ (sonoros). Para produzir esses sons, usamos o palato (cu da boca). Agora observe estes versos que compe a coletnea Ou isto ou aquilo, de Ceclia Meireles: Olha a bolha dgua no galho! Olha o orvalho!

Nesses versos, a repetio do fonema constritivo palatal /lh/. Essa figura de linguagem bastante utilizado por Ceclia como recurso para alfabetizao. Os poemas, vistos como uma brincadeira, despertam, atravs do efeito ldico da arte, o poder intelectual da criana. Ah! Menina tonta, toda suja de tinta mal o cu desponta! (Sentou-se na ponte, muito desatenta E agora se espanta: Quem que a ponte pinta com tanta tinta?) A ponte aponta e se desaponta. A tontinha tenta limpar tinta, ponto por ponto e pinta por pinta Ah! a menina tonta! No viu a tinta da ponte! (Tanta Tinta Ceclia Meireles) Neste caso, Ceclia apropriou-se da consoante linguodental /t/ e da bilabial /p/ para compor esse poema. Quando a aliterao ocorre com a finalidade de imitar o som dos seres, temos tambm um caso de onomatopia. Metfora Leia esses versos de Chico Buarque: Sua boca um cadeado E meu corpo uma fogueira. Observe que o eu lrico mantm uma relao de similaridade entre os termos boca e cadeado, de modo que as caractersticas do cadeado (fechado) sejam atribudas boca. O mesmo ocorre entre os termos corpo e fogueira (ambos so quentes). Existe aqui uma transferncia da significao prpria de uma palavra, no caso aqui cadeado e fogueira, para outra significao quem lhe convm graas a uma comparao existente no esprito do autor, ou seja, acontece de maneira implcita. A isso chamamos metfora. Veja outros exemplos de metfora:

O samba o pai do prazer O samba filho da dor. (Caetano Veloso) Nesses versos, o poeta faz referncia a duas informaes inerentes ao samba. Como pai do prazer, refere-se ao esprito festivo e contagiante que envolve a dana; como filho da dor, remete-nos a refletir sobre a origem do ritmo, dando nfase ao sofrimento da raa negra desde o primeiro contato com o homem branco. Os versos a seguir, de Ceclia Meireles, apresentam um tipo diferente de metfora: Pelos vales de teus olhos de claras guas antigas meus sonhos passando vo. Neste caso, guas e vales mantm uma relao de similaridade, fazendo-nos entender que os olhos de quem o eu lrico se refere esto marejados de lgrimas. Nesse caso, a metfora aconteceu por substituio, ou seja, o vocbulo guas foi empregado no lugar de vales, evitando a repetio e adicionando mais um sentido a ela. Em suma, metfora a figura de linguagem que consiste em empregar uma palavra num sentido que no lhe comum ou prprio, numa relao de semelhana entre dois termos.

Potrebbero piacerti anche