Sei sulla pagina 1di 31

IMPLANTAO

DE BIOMASSA NUMA ESTUFA


Trabalho feito por: Radu Godina n M5011 Ins Duarte n E7577

Engenharia e Gesto Industrial Energia e Sustentabilidade Docentes: Joo Carlos de Oliveira Matias Alexandre Borges de Miranda

Implantao de Biomassa numa Estufa

ndice
1.Cadeias de Markov 1.1 Introduo 1.1.1 Quem foi Markov 1.1.2 Introduo s Cadeias de Markov 1.2 O que ? 1.3 Diagrama de Transio 1.4 Exerccio Resolvido 1.5 Determinao das Probabilidades Futuras 1.6 Classificao de Estados 1.7 Cadeias Regulares 1.8 Cadeias no Regulares 1.9 Matriz Absorvente 1.10 Regime Estacionrio 1.11 Modelos de Markov Ocultos 2.Filas de Espera 2.1 Introduo s Filas de Espera 2.2 Caractersticas 2.3 Disciplina da Fila 2.4 Notao 2.5 Distribuio de Poisson 2.6 Lei de Little 2.7 Notao de Modelos de Fila 2.8 Estabilidade dos Sistemas de Fila 2.9 Classificaes dos sistemas de Fila 2.9.1 M/M/1 2.9.2 M/M/2 2.10 Redes de Filas 2.10.1 Teorema de Jackson 2.10.2 Modelo de Redes de Fila 3. Redes de Petri 3.1 Introduo s Redes de Petri 3.2 O disparo das Transies 3.3 Exemplos de Redes de Petri 3.3.1 Estrutura definida em Bag 3.3.2 Estrutura definida em Matriz

3 3 3 3 5 6 7 8 10 12 13 14 15 17 18 18 18 21 22 24 27 28 29 29 29 35 37 38 39 43 43 46 47 48 50

Implantao de Biomassa numa Estufa

Introduo

No mbito da disciplina Energia e Sustentabilidade foi proposto a realizao de um trabalho prtico que consiste na avaliao de uma empresa do ponto de vista sustentvel a nvel energtico, tendo como objetivo ltimo o estudo da fonte energtica de calor da empresa de produo de flores em estufa Valstar. Esta empresa pondera a troca entre o uso do gs propano como combustvel para aquecimento pelo uso de biomassa para o mesmo efeito. Segue-se ento, seguir, um estudo do propano e da biomassa e da comparao entre os dois, tanto a nvel de custos de utilizao, isto , custos fixos, como a nvel do impacto ambiental aps a combusto destes combustveis.

Implantao de Biomassa numa Estufa

1. Acerca do Propano
O Propano um gs derivado do gs natural e do petrleo, encontrado misturado com gs natural em depsitos de petrleo. Este gs chamado de combustvel fssil porque foi formando-se ao longo de milhes de anos dos restos de pequenos seres e plantas marinhas. O propano um dos muitos combustveis fsseis includos no gs petrolfero liquefeito.

Frmula qumica do Propano e a sua respetiva representao

um combustvel para ser usado em equipamento de combusto domstico e industrial, foges, e motores de veculos, concebidos para o efeito. tambm usado para propulsor de aerossis e como matria-prima na indstria petroqumica.

Como se processou a formao do gs natural e petrleo

Implantao de Biomassa numa Estufa

Frmula Combusto do Propano C3H8 + 5O2 3CO2 + 4H2O Caractersticas Fsicas e Qumicas

Estado Fsico Cor Cheiro Ponto ebulio Tenso vapor Massa volmica Densidade de vapor (ar=1) Ponto de inflamao Poder Calorfico Limite superior flamabilidade Limite inferior flamabilidade Densidade Temperatura de auto-ignio Propriedades explosivas Coeficiente de partio noctanol/ gua

Gs liquefeito Incolor Caracterstico e desagradvel se odorizado, inodoro se no odorizado. Cerca de -45C Cerca de 980 kPa a 20C. Cerca de 510 kg/3 a 15C Cerca de 1.5 a 15C -104C PCI 11800 Kcal/3 10% (V/V) 2.2% (V/V) 1.55 >450C Aquando da utillizao, formao possvel de mistura vaporar inflamvel explosiva. log Pow =2.3 (valor estimado)

O propano tambm uma material essencial para a indstria qumica. Cerca de 45% de propano que hoje usado como matria-prima para a criao de sacos de plstico, nylon e outros produtos. Tal como a gua pode mudar de estado lquido para gasoso, o propano tambm pode mudar de estado fsico. Sob as condies de temperatura e presso normal, o propano um gs. No entanto sob uma presso moderada e/ou baixa temperatura, este gs muda para estado lquido. O propano pode ser facilmente armazenado como lquido num tanque pressurizado. No estado lquido o propano ocupa muito menos volume, 270 vezes mais compacto na forma lquida do que na sua forma gasosa. Um tanque pressurizado com capacidade de 4000 litros de gua cheio com gs propano a presso e temperatura normal consegue abastecer s necessidades de cozinha de uma famlia por uma semana. O mesmo tanque mas com propano em estado lquido consegue abastecer a mesma famlia por mais de 5 anos!

Implantao de Biomassa numa Estufa

Fontes de Propano nos Estados-Unidos


Importao 10% Processamento de Gs Natural 45 %

Refinao de Petrleo 45%

Quando o vapor do propano extrado do tanque instantaneamente substitudo por algum lquido que entretanto se vaporizou. Este gs tem a alcunha de porttil porque mais fcil de armazenar e transportar que o gs natural que requer instalaes de gasodutos. Tal como o gs natural o propano descolorido e no tem odor. Um odorizante ento adicionado ao propano, mais conhecido como mercaptan tal como o ao gs natural, e isso porque este aditivo serve como um agente de alarme caso haja uma fuga.

1.1

Histria do Propano

Este gs s foi descoberto em 1912 por acaso quando se tentava encontrar uma maneira de armazenar gasolina. O problema era que a gasolina evaporava quando armazenada em condies de presso e temperatura normais. O Dr. Walter Snelling, que dirigia uma srie de experincias para a U.S. Bureau of Mines e descobriu que vrios gases que se evaporavam podiam ser transformados em lquidos e armazenados a presses moderadas. O mais acessvel e prtico de todos esses gases foi o propano. Dr. Snelling descobriu tambm uma maneira de engarrafar gases lquidos. Um ano depois a indstria do propano comeou a aquecer as casas norte-americanas. Por volta de 1915 o propano j era usado em maaricos para cortar materiais metlicos.

Implantao de Biomassa numa Estufa

1.2 A produo de propano


O propano provm do gs natural e dos poos de petrleo. Quarenta e cinco porcento do propano usado nos Estados-Unidos extrado do gs natural bruto. O gs natural bruto contm cerca de noventa porcento de metano, cinco porcento se propano e cinco porcento de outros gases. O propano separado dos outros gases e do gs natural bruto nas instalaes de processamento do gs natural. Quarenta e cinco porcento do gs propano extrado do crude. O petrleo separado em vrios produtos numa instalao de processamento chamada refinaria. Os outros dez porcento usado em Estados-unidos provem de Canad e Mxico, portanto importado.

1.3 O Transporte do Propano


Como que o propano chega das instalaes de processamento de gs natural ou refinarias de crude ao consumidor? Normalmente, o propano move-se atravs de gasodutos para os terminais de distribuio por todo o territrio. Em Estados Unidos existe cerca de 70000 milhas de gasodutos movendo propano at 13500 terminais de distribuio. Os terminais de distribuio, que so exploradas pelas companhias de propano funcionam com armazns que armazenam mercadoria e depois a distribuem pelos estabelecimentos comerciais. As vezes, nomeadamente de vero, quando menos energia utilizada para aquecimento, o propano depositado em grandes reservatrios subterrneos visados para o efeito. Aps o armazenamento nos terminais de distribuio o propano transportado por camies de autoestrada at aos pequenos centros de distribuio. Pessoas que usam muito pouco propano tm que trazer a sua botija de gs para ser trocada.

Estes camies conseguem transportar mais de 4000 litros de propano at aos distribuidores locais.

Implantao de Biomassa numa Estufa

1.4 Como o Propano usado


O propano um combustvel limpo e verstil, usado quase por todos e usado nas casas, nas quintas, nos mercados e na indstria maioritariamente na produo de calor e como equipamento operacional.

Casas Casas e estabelecimento comerciais usam perto de um tero do propano consumido nos Estados-Unidos. O propano geralmente usado em casas das reas rurais que no tm abastecimento de gs natural. Perto de 49 milhes de casas usam propano para satisfazer algumas das suas necessidades energticas. Perto de 6 milhes de casas usam o propano como a principal fonte de aquecimento. O propano tambm usado nas casas como ar condicionado, aquecimento de gua, cozinha e refrigerao de alimentos, secagem de roupa, iluminao e como comburente. Casas que usam o propano como principal fonte de energia tm geralmente um grande tanque fora de casa que armazena propano sob presso como um lquido. Os comerciantes de propano distribuem o combustvel pelas residncias em camies para o efeito vrias vezes por ano sempre que necessrio. O tanque residencial mais comum tem a capacidade de armazenar cerca de 2000 a 4000 litros de propano.

Tanque residencial

Quintas Aproximadamente 40 porcento das quintas americanas 865.000 utilizam propano para satisfazer as suas necessidades energticas. O propano usado para secar e amadurecer frutas e legumes, aquecer gua e refrigerar frutas. Chamas que utilizam propano como combustvel so usadas para controlar as ervas daninhas. Este gs tambm usado para aquecer celeiros, galinheiros, estufas, incubadoras, etc.

Implantao de Biomassa numa Estufa

O propano um combustvel que usado muitas vezes pelos agricultores para manusear um variado equipamento destinado para a agricultura, incluindo tratores.

Estabelecimentos Comerciais Mais de um milho de estabelecimentos comerciais como hotis, escolas, hospitais, restaurantes, etc. utilizam o propano para aquecimento e arrefecimento central, cozinha e refrigerao de alimentos, aquecimento de gua e iluminao.

Industria A indstria usa mais de metade do propano consumido nos Estados Unidos. Algumas indstrias consideram o propano o mais adequado combustvel para as suas necessidades. A indstria metalomecnica usa o propano em grandes tanques para cortar metal com maaricos e outros equipamentos. A indstria tambm utiliza este gs para o processo de soldagem e vulcanizao e outros mtodos que necessitam de uma fonte de calor. Mais de 350.000 estabelecimentos industriais usam o propano como combustvel. As botijas de propano fornecem uma fonte conveniente de calor para a sector da construo nos tempos de frio. O propano tambm utilizado para aquecer o asfalto na construo e reparao de autoestradas. Aquecedores de gs propano nos locais de construo so utilizados para secar beto e gesso. E porque o propano um emissor de poluentes muito baixo, as empilhadoras movidas a propano podem perfeitamente mover-se dentro de estabelecimentos industrias. O propano tambm uma valiosa matria-prima para a indstria qumica. Cerca de 45 porcento do propano utilizado hoje como matria-prima para a criao de sacos de plstico, nylon e outros produtos.

Empilhadora movida a propano

Implantao de Biomassa numa Estufa

Consumo de Propano por Setor


Transporte 3% Agricultura 5%

Residencial e Comercial 40%

Quimico e Industrial 52%

O propano e o ambiente Os dados ecotoxicolgicos no foram determinados especificamente para este produto A informao dada baseia-se em dados sobre os componentes e na ecotoxicologia de produtos similares. Oxida-se rapidamente no ar por reaes fotoqumicas. No bioacumulvel. Baixa toxicidade aguda para mamferos. Ligeiramente txico, 1< LC/EC50 <10 mg/L, para organismos aquticos (estimado). Produtos perigosos de decomposio: Monxido de carbono, dixido de carbono, aldedos, gases de combusto, fumaa.

10

Implantao de Biomassa numa Estufa

2. Acerca da Biomassa
Do ponto de vista energtico a biomassa um recurso renovvel proveniente da matria orgnica (de origem animal ou vegetal) que pode ser utilizada na produo de energia. A biomassa uma forma indireta de energia solar e a sua quantidade existente na terra da ordem de dois trilhes de toneladas; o que significa cerca de 400 toneladas per capita. Em termos energticos, isso corresponde a mais ou menos 3.000 EJ (EJ = ExaJoule = 1018 Joule), por ano ou seja, oito vezes o consumo mundial de energia primria (da ordem de 400 EJ por ano) (RAMAGE; SCURLOCK, 1996). Uma das principais vantagens da biomassa que o seu aproveitamento pode ser feito diretamente, por intermdio da combusto em fornos, caldeiras etc. Para aumentar a eficincia do processo e reduzir impactos socio ambientais, tem-se desenvolvido e aperfeioado tecnologias de converso mais eficientes, como a gaseificao e a pirlise. Atualmente, a biomassa vem sendo cada vez mais utilizada na gerao de eletricidade, principalmente em sistemas de cogerao e no suprimento de eletricidade para demandas isoladas da rede eltrica.

Ciclo da Biomassa

2.1 Os Recursos e Consumo da Biomassa


Embora grande parte da biomassa seja de difcil contabilizao, devido ao uso nocomercial, estima-se que, atualmente, ela possa representar at cerca de 14% de todo o consumo mundial de energia primria. Em alguns pases em desenvolvimento, essa parcela pode aumentar para 34%, chegando a 60% na frica.

11

Implantao de Biomassa numa Estufa

Atualmente, vrias tecnologias de aproveitamento esto em fase de desenvolvimento e aplicao. Mesmo assim, estimativas da Agncia Internacional de Energia (AIE) indicam que, futuramente, a biomassa ocupar uma menor proporo na matriz energtica mundial, cerca de 11% em 2020 (AIE, 1998). Outros estudos indicam que, ao contrrio da viso geral que se tem, o uso da biomassa dever se manter estvel ou at mesmo aumentar, por duas razes, a saber: crescimento populacional; urbanizao e melhoria nos padres de vida (HALL; HOUSE; SCRASE, 2000). Um aumento nos padres de vida faz com que pessoas de reas rurais e urbanas de pases em desenvolvimento passem a usar mais carvo vegetal e lenha, em lugar de resduos (pequenos galhos de rvore, restos de materiais de construo etc.).

Consumo de Biomassa por Setor


Transporte 24% Electrico 11% Residencial 11% Industrial 51%

Comercial 3%

A precariedade e a falta de informaes oficiais sobre o uso da biomassa para fins energticos deve-se principalmente aos seguintes fatores: trata-se de um energtico tradicionalmente utilizado em pases pobres e setores menos desenvolvidos; trata-se de uma fonte energtica dispersa, cujo uso, via de regra, ineficiente; o uso da biomassa para fins energticos indevidamente associado a problemas de desflorestamento e desertificao. Entretanto, essa imagem da biomassa est mudando, graas aos seguintes fatores: esforos recentes de mensurao mais cuidada do seu uso e potencial, por meio de novos estudos, demonstraes e plantas-piloto; uso crescente da biomassa como um vetor energtico moderno (graas ao desenvolvimento de tecnologias eficientes de converso), principalmente em pases industrializados; reconhecimento das vantagens ambientais do uso racional da biomassa, principalmente no controle das emisses de CO2e enxofre (ROSILLO CALLE; BAJAY; ROTHMAN, 2000).

12

Implantao de Biomassa numa Estufa

Respetivamente ao peso relativo da biomassa na gerao mundial de eletricidade, embora difcil de avaliar, projees da Agncia Internacional de Energia (1998) indicam que ela dever passar de 10 TWh (terawatt hours), em 1995 para 27 TWh em 2020 (AEI, 1998). Estudos indicam que, nos Estados Unidos, a capacidade instalada no parque gerador de energia proveniente da biomassa, no final dos anos 70, era de apenas 200 MW (Megawatt), subindo para 8,4 GW no incio dos anos 1990 (WALTER; NOGUEIRA, 1997). A maioria corresponde a plantas de cogerao, com utilizao de resduos agrcolas e florestais. Embora com eficincia termodinmica relativamente baixa (18% a 26%), essas plantas tm sido economicamente competitivas. As metas do Departamento Americano de Energia (DOE) so de 18 GW de capacidade instalada em 2010 e, para 2030, 100 GW. Espera-se que o desenvolvimento de novas tecnologias, como o acoplamento de sistemas de gaseificao e a integrao da pirlise s turbinas a gs, aumente substancialmente a eficincia termodinmica das plantas e reduza os custos de capital e gerao. Em termos de eficincia, estima-se que os ndices sero de 35% a 40%. Portanto, apesar da produo de biomassa ser mundialmente considerada uma atividade extremamente demandante de terras, mesmo numa regio com alta densidade demogrfica possvel encontrar reas para essa atividade. A maior parte da energia dessa biomassa utilizada na produo do etanol (combustvel lquido). A produo de madeira, em forma de lenha, carvo vegetal ou toras, tambm gera uma grande quantidade de resduos, que podem igualmente ser aproveitadas na gerao de energia eltrica. Atualmente, o recurso de maior potencial para gerao de energia eltrica no Pas o bagao de cana-de-acar. A alta produtividade alcanada pela lavoura canavieira, acrescida de ganhos sucessivos nos processos de transformao da biomassa sucroalcooleira tm disponibilizado enorme quantidade de matria orgnica sob a forma de bagao nas usinas e destilarias de cana-de-acar, interligadas aos principais sistemas eltricos, que atendem a grandes centros de consumo dos Estados das regies Sul e Sudeste. Alm disso, o perodo de colheita da cana-de-acar coincide com o de estiagem das principais bacias hidrogrficas do parque hidreltrico brasileiro, tornando a opo ainda mais vantajosa. O setor sucroalcooleiro gera uma grande quantidade de resduos, que pode ser aproveitada na gerao de eletricidade, principalmente em sistemas de cogerao. Ao contrrio da produo de madeira, o cultivo e o beneficiamento da cana so realizados em grandes e contnuas extenses, e o aproveitamento de resduos (bagao, palha, etc.) facilitado pela centralizao dos processos de produo. Na produo de etanol, cerca de 28% da cana transformada em bagao. Em termos energticos, o bagao equivale a 49,5%, o etanol a 43,2% e o vinhoto a 7,3%. Mesmo com esse
13

Implantao de Biomassa numa Estufa

alto valor energtico, o bagao pobremente utilizado nas usinas, sendo praticamente incinerado na produo de vapor de baixa presso (20 kgf/cm2). Esse vapor utilizado em turbinas de contrapresso nos equipamentos de extrao (63%) e na gerao de eletricidade (37%). A maior parte do vapor de baixa presso (2,5 kgf/cm2) que deixa as turbinas utilizada no aquecimento do caldo (24%) e nos aparelhos de destilao (61%); o restante (15%) no aproveitado. Em mdia, cada tonelada de cana processada requer cerca de 12 kWh de energia eltrica, o que pode ser gerado pelos prprios resduos da cana (palha, bagao, vinhoto etc.). Os custos de gerao j so competitivos com os do sistema convencional de suprimento, o que possibilita a autossuficincia do setor em termos de suprimento energtico, por meio da cogerao.

14

Implantao de Biomassa numa Estufa

2.2 Tecnologia de Aproveitamento


O aproveitamento da biomassa pode ser feito por meio da combusto direta (com ou sem processos fsicos de secagem, classificao, compresso, corte/quebra etc.), de processos termoqumicos (gaseificao, pirlise, liquefao e transesterificao) ou de processos biolgicos (digesto anaerbia e fermentao). A Figura seguinte apresenta os principais processos de converso da biomassa em energticos. As principais tecnologias de aproveitamento energtico da biomassa so descritas a seguir.

Diagrama esquemtico dos processos de converso energtica da biomassa esquemtico dos processos de converso energtica da biomassa

15

Implantao de Biomassa numa Estufa

2.3 Aspetos Socioambientais


Embora ainda muito restrito, o uso de biomassa para a gerao de eletricidade tem sido objeto de vrios estudos e aplicaes, tanto em pases desenvolvidos como em pases em desenvolvimento. Entre outras razes, esto a busca de fontes mais competitivas de gerao e a necessidade de reduo das emisses de dixido de carbono. Do ponto de vista tcnicoeconmico, os principais entraves ao maior uso da biomassa na gerao de energia eltrica so a baixa eficincia termodinmica das plantas e os custos relativamente altos de produo e transporte. De um modo mais genrico, incluindo aspetos socioambientais, verifica-se a necessidade de maior gerenciamento do uso e ocupao do solo, devido falta de regularidade no suprimento (sazonalidades da produo), criao de monoculturas, perda de biodiversidade, uso intensivo de defensivos agrcolas etc. Esses entraves tendem a ser contornados, a mdio e longo prazos, pelo desenvolvimento, aplicao e aprimoramento de novas e eficientes tecnologias de converso energtica da biomassa (CORTEZ; BAJAY; BRAUNBECK, 1999) e por meio dos incentivos institudos pelas polticas do setor eltrico. Alm de ambientalmente favorvel, o aproveitamento energtico e racional da biomassa tende a promover o desenvolvimento de regies menos favorecidas economicamente, por meio da criao de empregos e da gerao de receita, reduzindo o problema do xodo rural e a dependncia externa de energia, em funo da sua disponibilidade local.

Emisso de gases de estufa por combustveis de transportes

16

Implantao de Biomassa numa Estufa

2.4 Biomassa em Portugal


A quantificao do potencial de disponibilidade dos vrios tipos de biomassa para fins energticos oferece, um vasto campo para a utilizao deste recurso renovvel em Portugal, tornando-se interessante aos empresrios que vm uma oportunidade de negcio. As tabelas seguintes revelam as quantidades de biomassa florestal de acordo com a origem, distinguindo a produo de biomassa florestal e a efetiva disponibilidade deste recurso energtico.
Tipo de Resduo Matos (incultos) Matos (sob coberto) Produo de lenhas Ramos e bicadas Total
Produo de biomassa florestal

Quantidade (milhes t/ano) 4,0 1,0 0,5 1,0 6,5

Tipo de Resduo Matos Biomassa proveniente de reas ardidas Ramos e bicadas Total

Quantidade (milhes t/ano) 0,6 0,4 1,0 2,0

Disponibilidade potencial de biomassa florestal

Provenincia dos Resduo Floresta Industria Transformadora da Madeira (ITM) Total

Quantidade (milhes t/ano) 2,0 0,2 2,2

Potencial disponvel de resduos da floresta e de ITM, para produo de energia.

17

Implantao de Biomassa numa Estufa

At agora tem sido impossvel quantificar a produo de biomassa resultante de um conjunto alargado de atividades agrcolas, das quais se destacam, como fontes de oportunidade, os resduos agrcolas provenientes da vinha e da indstria do vinho, o potencial decorrente das podas dos olivais e do bagao de azeitona, a biomassa proveniente das podas de rvores de fruto e as oportunidades resultantes da transformao industrial quer das frutas quer de frutos secos, ou ainda os sobrantes das culturas de arroz e trigo, j merecem atualmente maiores oportunidades de contabilizao as diversas formas existentes de biomassa de origem animal, at porque a sua declarao obrigatria a nvel nacional. De igual modo, as existncias do sector avcola (600 mil t/ano) permitem antever uma oportunidade de valorizao energtica desses resduos, Alm disso, embora numa situao pontual de resoluo de um problema nacional, foram quantificadas pelo Governo as disponibilidades das farinhas de carne, levando a antever a possibilidade de virem a ser instaladas em Portugal unidades para produo adicional de energia para escoamento deste recurso com valorizao energtica. A contabilizao energtica de todos estes resduos permite concluir pela disponibilidade de diversas formas de biomassa, capazes de vir a viabilizar, na prxima dcada, a instalao de cerca de duas centenas de MW de potncia elctrica, estimada com base na Directiva Europeia 2001/77/EC de promoo da gerao de electricidade a partir das fontes renovveis, correspondendo esse potencial de gerao de electricidade a um rendimento de cerca de 30%, potencial este que poder ser bem superior se optar por novas tecnologias avanadas de combusto, com eficincia acima de 40%. De facto, os valores apresentados resultaram do consenso obtido entre as entidades participantes e valores publicados e baseiam-se em valores mnimos de existncias, pelo que o potencial real para escoamento energtico poder ser superior. H que referir que, sempre que possvel, no ser de privilegiar a gerao nica de electricidade, devendo ser igualmente considerada a produo de energia trmica, a cogerao ou a trigerao, face s vantagens reconhecidas da biomassa como recurso energtico, em resposta s preocupaes ambientais com respeito s alteraes climticas.

Convm no esquecer que a considerao das opes de cogerao ou de produo de energia trmica, com base na biomassa, carece de uma aproximao do mundo industrial s possibilidades oferecidas por este recurso endgeno e renovvel. Tambm merecem destaque as novas oportunidades tecnolgicas que j permitem o estabelecimento de redes domicilirias de distribuio de calor e de frio, com base na biomassa, pelo que a sensibilizao, das Autarquias para estas questes se considera fundamental, desde
18

Implantao de Biomassa numa Estufa

que se estabelea um quadro de apoio que remunere devidamente o kWh trmico produzido a partir da biomassa. Ser sempre de enfatizar que, ao contrrio das oportunidades oferecidas por outras fontes energticas endgenas e renovveis, a biomassa pode ser armazenada e consumida, como recurso energtico, quando a energia mais necessria Sociedade, bem como ser sempre oportuno recordar que a disponibilidade de utilizao das centrais a biomassa extremamente elevada, sendo valor de projeto o funcionamento em pelo menos 7.500 horas por ano, com a capacidade de gerao de energia correspondente, valor este muito superior aos existentes para as outros fontes energticas renovveis. As vantagens da existncia de uma logstica de escoamento destes recursos para fins energticos ter ainda outro tipo de vantagens, designadamente, no caso da biomassa florestal, a diminuio da probabilidade de ocorrncia de incndios florestais, a par da criao de empregos de base local, com naturais reflexos positivos no desenvolvimento regional, alm de contribuir para a segurana do fornecimento de energia em Portugal, atravs da diversificao das fontes utilizadas.

2.5 Oportunidades da Biomassa Para Fins Energticos


A biomassa identificada essencialmente como um recurso competente para a converso termoqumica, colocando-se desde j as seguintes opes: Fornos industriais e instalaes de cogerao existentes Centrais termoelctricas j existentes Novas centrais e unidades energticas com base em tecnologias avanadas.

Obviamente que as oportunidades de negcio existentes s se podero concretizar se estabelecerem as bases econmicas que permitam a sua viabilizao, pelo que se torna necessrio valorizar devidamente a energia produzida por estas fontes, adequando o valor da Tarifa Verde quer aos custos acrescidos da utilizao destes combustveis (de que se salientam os encargos elevados com o combustvel, e com a operao e manuteno dos equipamentos) quer s oportunidades reais de melhoria do Ambiente e do Ordenamento do Territrio. As oportunidades de negcio colocam-se no s ao nvel do encaminhamento dos recursos, respectiva logstica e gesto, mas tambm na capacidade de, em Portugal, se gerarem de novo tecnologias dedicadas a estes recursos. Para tal devem criar-se os mecanismos de endogeneizao para a indstria nacional, sendo de referir que o conhecimento cientifico nacional j permite a demonstrao da tecnologia IGCC (Ciclo Combinado com Gaseificao Integrada) aplicada a unidades de biomassa, existindo ainda um potencial de desenvolvimento
19

Implantao de Biomassa numa Estufa

para unidades futuras, com base na associao de pilhas de combustvel tecnologia nacional j desenvolvida para a gaseificao. No se pode deixar de referir que, apesar das solicitaes efectuadas, no se conseguiu apurar com preciso qual a produo actual de energia com base nas diferentes formas de biomassa utilizadas pela indstria, face capacidade instalada das suas unidades trmicas e de cogerao. Segundo a Diviso de Estatstica da Direco Geral de Energia existiam em Portugal, no final de 1999,441 MW. instalados com base no conceito da biomassa, tendo a produo global de energia atingido, nesse mesmo ano e no que respeita a biomassa, 80.873 TJ. Refere-se no entanto que, segundo dados fornecidos apenas por um sector de actividade industrial, foram consumidos cerca de 37.000 TJ de energia trmica, e que o conjunto das unidades industriais desse sector produzem, por ano, cerca de 1350 GWh de energia elctrica, sendo certo que uma pequena parte desse valor obtido tambm pelo recurso a combustveis fsseis. Alm disso, h que referir o potencial existente em Portugal de explorao de zonas que caminham para a desertificao, estudando as oportunidades de cultivo e fomento das culturas energticas, proporcionando no s a oferta de recursos endgenos cujo aproveitamento permite o estabelecimento de unidades dispersas de aproveitamento energtico, o que levar criao de emprego e de valor em zonas carenciadas, contribuindo tambm desta forma para a fixao da populao em zonas rurais. Como exemplo, tem-se o caso do Alentejo, em que a crescente liberalizao e globalizao dos mercados agrcolas provocou uma quebra generalizada nas margens lquidas dos cereais. Neste contexto, evidenciado por um lado pela contnua reduo das reas agrcolas destinadas s culturas arveis e, por outro, pelo aumento da rea destinada a pastagens permanentes, podero existir cerca de 300 mil hectares eventualmente disponveis para culturas no alimentares, nomeadamente para a produo de biomassa para aproveitamento energtico.

20

Implantao de Biomassa numa Estufa

Utilizao Agrcola 1989 Culturas Arveis Culturas Permanentes Pastagens Permanentes Pousio SAU SAU sob Coberto 635 171 169 061 392 077 645 853 1 842 162 715 829 1995 517 458 162 019 534 111 586 950 1 800 538c 630 809 Hectares -117 713 -7 042 142 034 -58 903 -41 562 -85 020

Variaes % -18,5 -4,1 +36,2 -9,1 -2,2 -11,8

Evoluo da Superfcie Agrcola Utilizada (SAU) no Alentejo. Fonte: INE/AGRO.GES

2.6 Barreiras e limitaes existentes utilizao da biomassa como fonte energtica


Foram identificados vrios tipos de barreiras que limitam o acesso biomassa florestal corno recurso energtico, assim como se procurou sistematizar formas possveis de ultrapassar essas mesmas barreiras. Na gesto florestal, no existindo ainda um mercado de resduos, lgico considerar a existncia efectiva de dificuldades na recolha dos resduos e na sua comercializao. Estas dificuldades derivam basicamente da escassez de mo de obra nos meios rurais, relacionada em parte com a necessidade da sua valorizao e promoo de novos recrutamentos, associada, e actualmente condicionada, pela inexistncia de uma verdadeira logstica de recolha de biomassa, apenas possvel quando existirem diversas unidades compradoras desse combustvel como forma de, e a um outro nvel, poderem as empresas investir em equipamentos adequados s condies de explorao de resduos na floresta nacional. Algumas das dificuldades esto relacionadas com a natureza e localizao de parte da rea florestal. De facto, as condies fisiogrficas difceis da rea florestal requerem equipamento adequado e vocacionado para a recolha de biomassa, o qual ainda no existe no mercado. Para esta efeito h que considerar mecanismos de financiamento adequados aquisio de equipamentos para iniciar uma actividade de recolha directamente da floresta e matas.
21

Implantao de Biomassa numa Estufa

Ainda no domnio da gesto florestal, e ao equacionar as diversas aproximaes ao tema dos incndios florestais, reconhece-se que a utilizao de tcnicas adequadas de fogos controlados, para diminuir o risco de incndio, leva emisso de gases de estufa como o xido nitroso, pelo que o escoamento dos resduos florestais para fins energticos conduzir a uma situao de emisses melhor controlada: para alm da componente til energtica derivada do recurso, j de si ambientalmente vantajoso em termos de combustvel, quando perspectivado na lgica da Economia do Carbono. No que respeita criao do mercado da biomassa florestal, h que estabelecer as condies de base que permitam a estabilizao do circuito oferta/procura, por /forma a que os aspectos da segurana em termos de fornecimento do recurso biomassa meream confiana; a existncia de unidades empresariais, capazes de escoar os resduos e geridas na lgica do mercado, so indispensveis caso se pretenda criar esse mercado. Tambm no que respeita ao crescimento desse mercado, de notar que a biomassa ter de ser devidamente considerada em termos de mecanismos de incentivo sua utilizao para fins energticos, atravs da Tarifa Verde, aplicada aos recursos renovveis, equiparando-a s outras fontes renovveis. Esta tarifa, agora em fase de reviso e de fixao dos valores justos a pagar, tendo como base no s os custos econmicos provenientes da utilizao dessas fontes energticas, mas tambm os benficos ambientais e sociais que esto relacionados com as diversas fontes endgenas e alternativas, dever considerar e premiar o papel de natural relevo que, a este nvel, assumem as diversas formas de biomassa. J para os resduos da pecuria e do sector avcola, os problemas so outros, pensandose que uma melhor fiscalizao e uma eficaz regulamentao da problemtica dos resduos, desde que associada uma melhoria da Tarifa Verde aplicvel sua valorizao energtica, proporcionar o quadro de oportunidades empresariais que conduzam ao seu prximo e efectivo aproveitamento energtico, No que respeita ao aproveitamento dos resduos gerados nas actividades agrcolas e agroindustriais, foroso reconhecer que ter de ser encetada uma reflexo profunda, que agregue no s os Organismos que enquadram a produo agrcola nacional como as Associaes Sectoriais representativas dessa mesma produo, e que conduzam progressiva identificao de autnticos nichos de mercado para a produo de energia com base nesses resduos ou at, quando for caso disso, pela implementao de plantaes dedicadas. Por estas razes no se pode indicar, de imediato, qualquer quantificao destes resduos; obviamente que fica condicionada prvia avaliao e conhecimento dos recursos a quantificao de um qualquer objectivo de produo de energia com base nestas formas de biomassa.
22

Implantao de Biomassa numa Estufa

Defende-se, tambm aqui, uma estreita ligao entre os Ministrios da Economia e da Agricultura, numa cooperao em que participem os principais agentes privados desses sectores. Quanto ao aproveitamento energtico de parte dos resduos slidos urbanos, pensa-se ser possvel, com a experincia j recolhida em dois centros electroprodutores nacionais (nas zonas da grande Lisboa e do grande Porto), gerar as dinmicas empresariais que, em associao s Autarquias, conduzam duplicao da actual potncia instalada que, como se sabe, atinge os 50 MW.

2.7 Medidas para a maior penetrao da biomassa


Com base nas dificuldades sentidas tanto a nvel de quantificao do recurso biomassa, como na identificao do atual parque tecnolgico, a haver um Plano Estratgico de Utilizao Energtica de Biomassa, promovendo o desenvolvimento econmico e social em particular de zonas desfavorecidas, ser necessrio, desde j, adotar as seguintes medidas face s barreiras identificadas, cuja poltica a seguir dever tambm ser parte integrante do PNAC - Programa Nacional para as Alteraes Climticas. Levantamento nacional para identificao do potencial de utilizao da biomassa para produo de energia, promovendo o desenvolvimento econmico e social de zonas rurais. Criar condies para a realizao de aces de formao profissional, por um lado para a melhor qualificao dos tcnicos dedicados limpeza das florestas, com a respectiva actualizao e dignificao das carreiras, tendo em vista a diminuio do risco de incndios florestais; por outro lado, tem-se a formao de tcnicos especializados em operao e manuteno de instalaes energticas de converso de biomassa. O apoio formao profissional ao nvel do ensino tcnico superior deveria igualmente ser considerado nestes domnios. Levantamento nacional das unidades industriais existentes para converso energtica da biomassa, e identificao das necessidades em investimento para a sua ampliao e instalao de novas unidades. Apoio introduo e/ou adaptao de equipamento florestal adequado recolha e compactao de resduos na floresta. Apoio adaptao, pela indstria nacional, de todo o equipamento que vise o melhor aproveitamento energtico, tanto trmico como elctrico, das diversas formas de biomassa.

23

Implantao de Biomassa numa Estufa

Calendarizao dos patamares das potncias a instalar em unidades energticas, com base na biomassa florestal, por forma a atingir em 2010, 110 MW., eventualmente integrando produtos quer de plantaes energticas quer provenientes de resduos agrcolas. Idntica actuao, para suportar a criao de condies para instalao de 70 MW. de potncia elctrica estimada, com o recurso da biomassa de origem animal, at 2010. Igualmente, na criao das condies de instalao at 50 MW de potncia elctrica estimada, com base nos resduos slidos urbanos e outros, at 2010. Estabelecimento de regras de acesso Rede Elctrica Nacional, compatibilizando os pontos de interligao aos locais de gerao e concentrao destes resduos. Redefinio (anual) do potencial existente e dos pequenos projectos necessrios para o melhor aproveitamento energtico das quantidades disponveis, de acordo com o tipo de biomassa. Dinamizao pelo sector bancrio da abertura de linhas de crdito especficas actividade das energias renovveis, no sector da biomassa, para financiamento de projectos de empresas de pequena dimenso. Fixao do valor da Tarifa Verde, de forma similar das outras fontes renovveis, capaz de valorizar os aspectos ambientais e sociais e, por essa via, tornar competitiva a produo energtica com base na biomassa quer com a energia produzida com combustveis fsseis quer com outras formas de produo de energia que tenham por base fontes energticas endgenas e renovveis.

24

Implantao de Biomassa numa Estufa

3. Estufa de plantas
Uma estufa uma estrutura que tem como objetivo absorver o calor proveniente do Sol e, mant-lo condicionado em seu interior. A estufa de plantas, alm de proteger a planta contra possveis ameaas externas, mantm a temperatura interna controlada de acordo com a entrada de radiao solar. Ela construda por materiais transparentes, que permitem a passagem de praticamente toda a radiao solar. Esta radiao aquece o solo da estufa e, sabemos que todo corpo aquecido emite radiao infravermelha. A radiao infravermelha aquece o ar das camadas inferiores da estufa, formando correntes de conveco (massas de ar quente sobe e massas de ar frio descem) que vo levar o ar quente para as camadas superiores da estufa, sendo que, este ar impedido de se propagar para o ambiente externo. A radiao infravermelha tambm impedida de se propagar para o ambiente externo pelas paredes da estufa.
Funcionamento de uma estufa

Numa estufa onde a fonte de calor o sol normalmente utilizada para cultivar (plantas, rvores etc.), o aquecimento d-se essencialmente porque a conveco suprimida. No h troca de ar entre o interior e o exterior, sendo assim a energia que entra pela radiao solar que aquece o ambiente interno no perdida com as correntes acendestes que carregariam o calor, normalmente feita de materiais semitransparentes. Estufas so estruturas com o objetivo de acumular e conter o calor no seu interior, mantendo assim uma temperatura maior no seu interior que ao seu redor. Normalmente composta de uma caixa e uma fonte de calor. Numa estufa eltrica a fonte do calor se da pela transformao da energia eltrica em energia trmica que se acumula dentro de um ambiente fechado. Uma variedade da muito utilizada em laboratrios a mufla que alcana altas temperaturas.
25

Implantao de Biomassa numa Estufa

3.1 Funcionamento da estufa


A radiao energtica da luz solar aquece o piso da estufa e o piso liberta um pouco desta energia trmica que aquece a camada de ar inferior da estufa. O ar mais quente mais leve que o ar mais frio (tem uma densidade mais baixa), assim, o ar aquecido sobe para a parte superior. Quando o ar aquecido sobe, o ar frio toma o lugar dele em baixo. Este ar torna-se aquecido pelo piso e tambm comea a subir. Este processo acontece em nossa atmosfera o tempo todo. Quando o sol brilha em um local, ele aquece o solo, que aquece o ar acima dele. O ar aquecido sobe atravs da atmosfera, arrefecendo medida que sobe. Isto explica por que o ar prximo ao cho mais quente do que o ar mais distante dele - o ar prximo ao cho no teve ainda muito tempo para arrefecer. O ar aquecido na estufa sobe para o teto, substitudo por ar ainda mais quente e gradualmente desce de volta ao cho. A trajetria de circulao pequena porque o ar que

26

Implantao de Biomassa numa Estufa

desce ainda est relativamente quente quando chega ao solo e pode ser aquecido a uma temperatura ainda maior do que a anterior. O solo e o ar absorvem calor suficiente durante o dia para manter a estufa relativamente quente durante toda a noite. Esta a ideia bsica por trs de qualquer estufa, no importa o seu tamanho. Muitas delas funcionam como um meioambiente controlvel para as plantas. Elas recebem toda a luz solar que necessitam para sobreviver, mas no esto completamente expostas aos elementos naturais.

Tipos de estufas

Estufa a Vcuo. Estufa com agitao tipo Wagner. Estufa de esterilizao e secagem. Estufa de secagem com circulao/ renovao de ar. Estufa para cultura bacteriolgica. Estufa para hibridizao. Estufa climatizada. Estufa semi-climatizada. Estufa no- climatizada.

27

Implantao de Biomassa numa Estufa

4. Case Study - Empresa Holandesa Valstar


Esta nasceu em 1996 na zona de Almeirim com o objectivo de produzir cravos no solo de estufas com qualidade no Inverno, visto que na Holanda seria impossvel. Esta atualmente opera apenas em Portugal e o seu gerente o Henri Valstar que garante que existe uma maior capacidade de produzir com qualidade todo o ano e tem uma superfcie coberta de 5,2 hectares onde produz oito milhes de cravos por ano. Operam 45 funcionrios em permanncia e, em alturas de maior produo, emprega mais 20 pessoas. Cerca de 99% da produo exportada duas vezes por semana ( tera e sexta-feira), para a Holanda, depois ainda vendida no leilo de Aalsmeer. A restante da produo vendida localmente a floristas e garden centers. Nas trs estufas de plstico e nas duas estufas vidro o aquecimento feito atravs da circulao de gua quente (aquecida com gs propano), ao nvel do solo, num circuito que percorre todas as filas de flores. Existe tambm iluminao que induz a florao. Para o efeito, estas luzes so ligadas 100 dias antes da data de colheita pretendida, mantendo-se durante cerca de 14 dias, mediante a variedade. Existe tambm o controlo automtico da humidade em duas estufas. As flores so escolhidas manualmente e depois colocadas numa mquina que as agrupa em molhos de 20 flores e as embala com plstico. Depois deste processo os cravos so armazenados no frio a uma temperatura de 7C. Portanto, esta empresa prope trocar a instalao de fonte de calor, j que a que usa (de propano) sai demasiado caro aos donos, por uma instalao que use biomassa como fonte de aquecimento.

Estufa da empresa Valstar

28

Implantao de Biomassa numa Estufa

4.1 Viabilidade do Projeto


Nesta seco tenta-se verificar se a troca de uma fonte de calor para outra vivel. Portanto, como est escrito mais acima a empresa usa gs propano e paga 1,24 por litro. E como a empresa usa 100.000 litros por ano, gasta anualmente 124.000 em combustvel. Ora como est em marcha uma troca de instalao para biomassa, o custo pelo mesmo calor que produziria a queima de um litro de propano, em biomassa ficara-se pelos 0,28. Assim, consoante a necessidade da empresa, gastar-se-ia anualmente 0,28 x 100.000 = 28.000 e captar-se-ia uma poupana anual de 124.000 - 28.000 = 96.000. Assim, o investimento ia ser totalmente pago em 124.000/96.000 1,3 anos, isto , cerca de um ano e quatro meses, isto, ignorando a inflao. Quanto aos dados de lanamento de poluentes para a atmosfera tem-se que os fatores das emisses de gases de efeito de estufa do propano so 62.7 kg CO2/ mmBTU ou 1.55 kg de CO2 por litro ou 73.7 kg/GJ. Enquanto no uso de biomassa tipo lenha e resduos florestais os fatores das emisses de gases de efeito de estufa so 93,8 CO2/ mmBTU (40 CFR, Part 98 Subpart C, October 30, 2009).

29

Implantao de Biomassa numa Estufa

Concluso
Conclui-se ento que ao efetuar-se a troca entre o uso do gs propano como combustvel para aquecimento pelo uso de biomassa para o mesmo efeito obtm-se um menor custo de utilizao de combustvel, pois o custo do uso de biomassa de 22,6 % e relao ao custo do propano para a mesma quantidade de calor produzida, no entanto em kg a quantidade de biomassa a queimar significativamente maior que a de propano. Focando-se nos aspetos ambientais, a combusto de biomassa emite mais 49,6 % de poluentes de efeito de estufa que a queima de propano, portanto em termos ambientais a troca no prima pela sustentabilidade.

Custo unitrio em euros pela mesma quantidade de calor produzida e as emisses de CO em CO/mmBTU

30

Implantao de Biomassa numa Estufa

Referncias Bibliograficas

31

Potrebbero piacerti anche