Sei sulla pagina 1di 6

SIMULADO II.

2012

CADERNO DE EXATAS
PROVA DE MATEMTICA PROVA DE FSICA PROVA DE QUMICA

MATEMTICALINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS PROVA DE CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

Ningum pode construir em teu lugar as pontes que precisars passar, para atravessar o rio da vida. Ningum, exceto tu, s tu. (Friedrich Nietzsche)

PROVA DE MATEMTICA PROVA DE MATEMTICA


1. Um caminhante pega sua bssola e resolve trilhar uma regio plana. Primeiro, ele parte do ponto A e caminha uma certa distncia em linha reta no sentido nordeste (a 30 do sentido Leste), chegando ao ponto B. vira, ento, 120 no sentido horrio, caminha em linha reta a metade do que caminhou no primeiro trecho, chegando a outro ponto C, finalmente, gira 90 no sentido horrio e avana em linha reta e chega at A. Sabendo que o percurso total foi de aproximadamente 94 km, quantos Km ele percorreu do ponto C para o ponto A ? Dado: 1,7. caiu 3%, o que equilibrou, pois na turma toda a mdia de notas no sofreu variao. Qual o percentual de meninas nessa turma?

7. Uma clnica resolveu repartir um prmio entre seus 2 cirurgies de melhor desempenho, proporcionalmente ao nmero de cirurgias realizadas com sucesso e inversamente proporcionais ao nmero de cirurgias com insucesso. O primeiro teve 55 realizadas com sucesso para cada 3 com insucesso e o segundo, 39 realizadas com sucesso para cada 2 com insucesso. Na diviso, o segundo ganhou R$ 4 900,00 a mais que o primeiro. Com base nesses dados, qual o valor do prmio em reais. Marque no gabarito a soma dos dgitos do valor encontrado.

2. Z consegue comer 3 pacotes de pipoca em 5 minutos e seu amigo L come 4 pacotes em 3 minutos. Diante de um lote de 100 pacotes, quantos minutos sero necessrios para que, comendo as pipocas juntos restem apenas 13 pacotes do lote?

3. Um terreno retangular tem 45 hm de comprimento e 1,2 Km de largura. Nele foi demarcada uma regio, tambm retangular, para fazer rea de plantio com largura da largura do terreno e comprimento do

comprimento do mesmo. A rea de plantio deve ter 102 ha destinados ao plantio de soja e o resto para feijo. Reduzindo isso para escala 1:1000, qual a rea 2 destinada para o plantio do feijo em dm ?

8. Comparando-se os comprimentos dos saltos de algumas espcies de animais, um zologo verificou que cada 7 saltos de sapo equivalem a 2 de gafanhoto; 7 saltos de gato valiam 3 de saltos de co e cada 2 saltos de gato valiam 9 de sapo. Quantos saltos de gafanhoto valiam 5 saltos de co?

4. Sejam f e g funes definidas no conjunto dos reais, de modo que f transforma o nmero real 2x + 5 em 3x + 2 e g transforma o nmero real 4x + 7 em 5x 2 (x sendo um real qualquer). Qual o valor de f(23) + g(19) ?

9. Num haras, havia 200 cavalos que comiam 3 vezes ao dia, 5kg de rao por vez, o suficiente para que o suprimento de rao durasse 30 dias. Aps o 12 dia chegaram mais 50 cavalos, da o zootcnico passou a ministrar 4 raes por dia a 3kg por vez. Sendo assim, quantos dias ainda durar o suprimento de raes ?

5. Suponha que X, Y e Z representem grandezas tais que X diretamente proporcional a Y e ao mesmo tempo inversamente proporcional ao quadrado de Z, de modo que, quando X vale 12, porque Y vale 5 e Z vale 4. Qual ser, ento, o valor de Z quando X valer 16 e Y, 15?

10. Uma liga metlica A contm 3 partes de zinco para cada 5 de ferro, j outra B, de zinco e ferro tem 2 partes de zinco para 3 de ferro. Unindo-se 2 partes de A com 1 parte de B, obtm-se por fuso, uma nova liga que tem a taxa de zinco para ferro dada por (uma frao irredutvel).

6. Numa sala de aula, aps a realizao de uma prova, verificou-se que as notas das meninas cresceu 22%, em mdia, enquanto que a mdia das notas dos meninos caiu 3%, o que equilibrou, pois na turma toda a mdia de notas no sofreu variao. Qual o percentual de meninas nessa turma?

Marque o valor de X + Y.

PROVA DE FSICA PROVA DE FSICA


11. Uma escada rolante de 6m de altura e 8m de base, transporta uma pessoa da base at o topo da escada num intervalo de tempo de 20s. Calcule sua -1 velocidade mdia em unidades de 10 m/s.

12. Uma motocicleta com velocidade constante de 20m/s ultrapassa um trem de comprimento 100m e velocidade 15m/s. Qual a durao da ultrapassagem em segundos:

13. No circuito da figura a seguir, o ampermetro e o voltmetro so ideais. O voltmetro marca 1,5V quando a chave K est aberta. Fechando-se a chave K, qual a marcao do ampermetro em mA?

18. O valor de cada resistor, no circuito representado no esquema a seguir, 10 ohms. A resistncia equivalente entre os terminais X e Y, em ohms, igual a:

14. A conta de luz apresentada pela companhia de energia eltrica a uma residncia de cinco pessoas, referente a um perodo de 30 dias, indicou um consumo de 300kWh. A potncia mdia utilizada por pessoa, nesse perodo, em Watts, foi de:

15. Um fio condutor homogneo de seco transversal constante de rea A e comprimento l, tem resistncia eltrica R. Este fio dividido em 10 pedaos iguais que so ligados em paralelo, formando um cabo, cuja resistncia vale Rc. Assim sendo podemos afirmar -3 que a relao entre Rc e R vale, em unidades de 10 :

19. No circuito eltrico a seguir, a indicao no ampermetro ideal A :

16. Um fusvel de 15A foi instalado em uma rede eltrica alimentada por uma tenso de 120V. Qual o nmero mximo de lmpadas, do tipo (60W - 120V), que pode ser ligado simultaneamente a essa rede sem "queimar" o fusvel?

17. O grfico adiante representa o comportamento da resistncia de um fio condutor em funo da temperatura em K. O fato de o valor da resistncia ficar desprezvel abaixo de uma certa temperatura caracteriza o fenmeno da supercondutividade. Pretende-se usar o fio na construo de uma linha de transmisso de energia eltrica em corrente contnua. temperatura ambiente de 300K a linha seria percorrida por uma corrente de 1000A, com uma certa perda de energia na linha. Qual seria o valor da 3 corrente na linha, em unidades de 10 A, com a mesma perda de energia, se a temperatura do fio fosse baixada para 100K?

20. No circuito representado no esquema a seguir, a resistncia de R2 igual ao triplo da resistncia R1.

O valor do resistor R, em ohms, igual a

RESPOSTA 83 5) Um fio condutor homogneo de seco transversal

RESPOSTA 08 10) No circuito representado no esquema a seguir, a

PROVA DE QUMICA PROVA DE QUMICA


21. O elemento X forma molculas diatmicas gasosas estveis em condies ambiente. Por inalao, estas molculas so bastante agressivas aos seres humanos. Este elemento tambm forma slidos inicos binrios com metais alcalinos. Considerando essas caractersticas analise as afirmativas abaixo. 0 0 A ligao qumica das molculas diatmicas do elemento X do tipo covalente. 1 1 O elemento X deve possuir mais de 4 eltrons em sua camada de valncia. 2 2 O elemento X possui afinidade eletrnica muito baixa. 3 3 O elemento X possui alta energia de ionizao. 4 4 A ligao do elemento X com tomos de hidrognio no possvel. Assinale a alternativa correta: A) B) VVFVF FVVFV C) VVFFV D) FVFFF O conhecimento da disposio hexagonal do arranjo dos tomos de carbono no grafeno (veja figura), da configurao eletrnica do carbono, do nmero de ligaes e ngulos entre elas, em cada tomo, permite prever a ocorrncia de ligaes covalentes: 0 0 do tipo entre os tomos de carbono. 1 1 do tipo entre os tomos de carbono. 2 2 E) VVVFV 3 3 22. O metanol (CH3OH) utilizado como combustvel, entre outras coisas. Dadosos nmeros atmicos: C = 6, H = 1, O = 8, avalie as seguintes afirmativas. 0 0 A ligao qumica entre oxignio e hidrognio, no metanol, covalente, sigma, apolar. 1 1 O metanol, no estado lquido, apresenta ligaes de hidrognio intermoleculares. 2 2 O carbono e o oxignio, apresentam, respectivamente, 1 par e 2 pares de eltrons no ligantes. 3 3 A molcula de metanol polar. 4 4 O metanol uma substncia simples. Assinale a alternativa correta: A) B) VVFVF FVFVF C) VVFFV D) FVFFF 4 4 entre orbitais hbridos sp dos tomos de carbono. entre orbitais hbridos sp carbono. entre orbitais hbridos sp carbono.
2

dos tomos de dos tomos de

Assinale a alternativa correta: A) B) FFVFV FVVFV C) VVFFV D) FVFFF

E) VVFVF

24. Para a sntese de um novo material, foi necessrio buscar-se um elemento que substitua o elemento X(Z=17) na composio deste material. Os principais critrios so, primeiro, a valncia e, em seguida, o raio atmico. Avalie as proposies abaixo com indicaes de elementos qumicos para a substituio de X. 0 0 O elemento com Z=8 indicado, pois possui raio atmico semelhante a X e mesma valncia. 1 1 O elemento com Z=16 possui raio atmico semelhante, porm, sua valncia no a mesma de X e, portanto, no indicado. 2 2 A indicao do elemento com Z=18 no adequada, pois se trata de um gs nobre. 3 3 O elemento com Z=35 pertence ao mesmo grupo do elemento X, possuindo a mesma valncia e raio atmico ligeiramente maior. 44 O elemento com Z=53 possui a mesma valncia que X, porm, com raio atmico menor. Assinale a alternativa correta: A) B) FFVFV FVVFV C) FVVVF D) FVFFF

E) VFVFV

23. Conforme noticiado pela imprensa, "uma substncia comum, mas em um formato incomum" rendeu aos cientistas de origem russa Andre Geim e Konstantim Novoselov o Premio Nobel de Fsica de 2010. A substncia denominada grafeno, uma folha superresistente de carbono isolada do grafite, de apenas um tomo de espessura, na qual os tomos esto arranjados em uma sucesso de hexgonos microscpicos, constitui o mais fino e forte material conhecido, sendo um excelente condutor de eletricidade e calor.

E) VVFVF

PROVA DE QUMICA
Assinale a alternativa correta: A) B) FFVFV FVVFV C) FVVVF D) FVFFF 22 no diamante, o carbono apresenta orbitais hbridos 3 do tipo sp , enquanto que na grafite os orbitais so 2. do tipo sp o oxignio apresenta o mesmo estado de oxidao nas molculas de monxido e de dixido de carbono. Por outro lado, o carbono est mais oxidado na molcula do dixido de carbono do que no monxido de carbono. todas as substncias mencionadas no texto acima so covalentes apolares. Assinale a alternativa correta: A) FFVFV C) VFVVF B) FVVFV D) FVFFF

E) VVFVF

33

25. Gases, lquidos e slidos exemplificam estados fsicos da matria e o conhecimento adequado das propriedades destes estados, permite afirmar que: 44 0 0 um gs tende a ocupar o volume total do recipiente que o contm. 1 1 a solubilidade de um gs em um lquido depende da presso parcial exercida por esse gs sobre o lquido. 2 2 bolhas de gs tendem a elevar-se no interior de um lquido e crescem medida que se deslocam para alcanar a superfcie. 3 3 substncias no estado slido sempre tm densidade maior do que no estado lquido. 4 4 em um sistema constitudo por dois gases, o gs com maior massa molar exerce a maior presso parcial. Assinale a alternativa correta: A) FFVFV C) FVVVF B) FVVFV D) VVVFF E) VVFVF

E) VVFVF

28. O nitrognio (Z=7) um importante constituinte dos sistemas biolgicos, particularmente nas protenas. No entanto, boa parte do nitrognio se encontra na atmosfera na forma de molcula diatmica. Industrialmente, sua fixao se d pela reao do nitrognio molecular com gs hidrognio (Z=1), para produzir amnia. Sobre esse assunto, analise as afirmaes abaixo. 00 11 A reao de fixao uma reao redox, onde o nitrognio atua como agente redutor. O tomo de nitrognio mais eletronegativo que o tomo de hidrognio. A molcula de nitrognio apresenta uma ligao (sigma) e duas ligaes (pi). Cada tomo de nitrognio, na molcula diatmica, apresenta um par de eltrons no compartilhados. Os coeficientes estequiomtricos do nitrognio, do hidrognio e da amnia na reao de fixao, so 1, 3 e 2, respectivamente. Assinale a alternativa correta: A) FVVVV C) FVVVF B) FVVFV D) FVFFF 29.

26. Quando NH4Cl dissolvido em um bquer contendo gua, e dissocia-se de acordo com a equao:

22 33 44

podemos concluir que: 0 0 o processo de dissoluo endotrmico. 1 1 os ons aquosos contm mais energia que o NH4Cl(s) e H2O(l) isolados. 2 2 14,8 kJ sero liberados na dissoluo de 1 mol de NH4Cl(s). 3 3 a dissoluo do NH4Cl(s) em H2O(l) provoca o esfriamento do lquido. 4 4 a temperatura do bquer permanecer constante. Assinale a alternativa correta: A) B) FFVFV VVFVF C) FVVVF D) FVFFF

E) VVFVF

E) VFFVV 00 11 22 33

Si (Z=14), Fe (Z=26), K (Z=19), Mg (Z=12), Al (Z=13) so elementos bastante comuns na crosta terrestre. Todos eles so presentes em muitos xidos e silicatos. As propriedades destes compostos so importantes para os processos geoqumicos da crosta terrestre. Avalie as afirmativas abaixo acerca desses elementos. O alumnio tende a existir na forma de on +3, e 2+. seu raio inico deve ser maior que o do on Mg O xido de magnsio um xido bsico. Si um elemento nitidamente metlico, e seu xido deve possuir a frmula SiO2 Enquanto K2O deve apresentar um elevado carter inico, SiO2 deve apresentar um maior carter covalente. 2+ 3+ Os ons Fe e Fe apresentam em suas eletrosferas eltrons desemparelhados no estado fundamental. Assinale a alternativa correta: A) FFVFV C) FVVVF B) VFVFV D) VVFFF E) FVFVV

27. O elemento carbono (Z=6) pode ser encontrado na forma de grafite ou diamante, entre outras. Com oxignio molecular (Z=8), a combusto da grafite ou do diamante pode produzir monxido e/ou dixido de carbono. Sobre este assunto, correto afirmar que: 00 grafite e diamante so variedades alotrpicas do carbono. A diferena entre elas est nas ligaes qumicas que os tomos de carbono realizam em cada substncia. grafite, diamante e dixido de carbono so substncias simples. Nestas substncias encontramos somente ligaes covalentes. no diamante, o carbono apresenta orbitais hbridos 3 do tipo sp , enquanto que na grafite os orbitais so 2. do tipo sp o oxignio apresenta o mesmo estado de oxidao nas molculas de monxido e de dixido de carbono. Por outro lado, o carbono est mais

44

11

22

33

PROVA DE QUMICA
30. Considerando os elementos qumicos com as seguintes configuraes eletrnicas: Aa: 1s ; 2 2 2 Cc: 1s 2s 2p ; 2 2 5 Ee: 1s 2s 2p ; 2 2 6 1 Gg: 1s 2s 2p 3s ,
1

Bb: 1s 2s ; 2 2 4 Dd: 1s 2s 2p ; 2 2 6 Ff: 1s 2s 2p ;

analise as afirmativas a seguir. 0 0 Apenas dois desses elementos apresentam configurao eletrnica de gs nobre. 1 1 Aa e Dd podem formar molculas diatmicas homonucleares. 2 2 A molcula de Aa2 formada por uma ligao simples, e a molcula de Dd2 tem ligao dupla. 3 3 Aa, Bb e Ff pertencem ao mesmo grupo da Tabela Peridica. 4 4 Bb, Cc e Ee pertencem ao mesmo perodo da Tabela Peridica. Assinale a alternativa correta: A) FVVFV C) FVVVF B) FVFVV D) FVVFF

E) VVFVF

Potrebbero piacerti anche