Sei sulla pagina 1di 8

John Wesley John Wesley viveu na Inglaterra do sculo XVIII, uma sociedade conturbada pela Revoluo Industrial, onde

crescia muito o nmero de desempregados. A Inglaterra estava cheia de mendigos itinerantes, polticos corruptos, vcios e violncia generalizada. O cristianismo, em todas as suas denominaes, estava definhando. Ao invs de influenciar, o cristianismo estava sendo influenciado, de maneira alarmante, pela apatia religiosa e pela degenerao moral. Dentre aqueles que no se conformavam com esse estado paralisante da religio crist, sobressaiu-se John Wesley. Primeiro, durante o tempo de estudante na Universidade de Oxford, depois como lder no meio do povo. Infncia John Wesley, dcimo terceiro filho do ministro anglicano Samuel e de Susana Wesley, nasceu a 17 de junho de 1703, em Epworth na Inglaterra. Devido s atividades pastorais que impediam o Reverendo Samuel de dar a devida assistncia ao lar, Susana assumiu a administrao financeira da famlia e a educao dos filhos e filhas. Disciplinava com rigidez os filhos, mantendo horrio para cada atividade e reservando um tempo de encontro com cada filho para conversar, estudar e orar. Incndio em sua casa Ainda na infncia, John Wesley foi o ltimo a ser salvo, de forma miraculosa, em um incndio que destruiu toda sua casa, onde estivera preso no segundo andar. A partir desse dia, Susana, sua me, dedicou-lhe ateno especial, pois entendeu que Deus havia poupado sua vida para algo muito especial. Aos cinco anos de idade, Susana Wesley comeou a alfabetizar o John, usando o livro dos Salmos como apostila.

John estudou com sua me at os 11 anos. Entrou, ento, para uma escola pblica, onde ficou como aluno interno por seis anos. Aos 17 anos, foi para a Universidade de Oxford. Estudos John Wesley iniciou seus estudos em Oxford onde comea a se reunir com um grupo de estudantes para meditao bblica e orao, sendo conhecido pelos colegas universitrios de "Clube Santo", ele no inventou o nome: alunos, notando que os membros do grupo tinham horrio e mtodo para tudo que faziam, os tacharam como 'metodistas'. Wesley preferia cham-los simplesmente de 'Metodistas de Oxford'. Neste grupo Wesley e seu irmo Carlos iniciaram a visitar e evangelizar os presdios. Wesley passou ento a se interessar mais pela questo social de seu pas e a misria que a Inglaterra vivia na poca. Assim, gradua-se em Teologia, e pode ajudar a seu pai na direo da Igreja Anglicana. Isto at os 32 anos, quando atendeu a um apelo: precisava-se de missionrios na Virgnia, Nova Inglaterra. Misso na Virgnia Um dos episdios que marcou o incio do metodismo foi a viagem missionria de Jonh Wesley aos EUA - Virgnia para "evangelizar os ndios" sendo praticamente fracassado. Em sua viagem de retorno Jonh Wesley expressa sua frustrao "fui Amrica evangelizar os ndios, mas quem me converter?". Durante uma tempestade na travessia do Oceano Atlntico, Wesley ficou profundamente impressionado com um grupo de morvios (grupo de cristos pietistas que buscavam a converso pessoal mediante o Esprito Santo) a bordo do navio que, durante uma grande tempestade, as crianas e os adultos moravios cantavam e louvavam ao nome do Senhor (Deus) e Wesley vendo a f que tinham diante do risco da morte (o medo de morrer acompanhava Wesley por ele achar que, Deus no poderia o justifica-lo mediante seus pecados e

por isso constantemente temia a morte desde sua juventude) predisps a seguir a f evanglica dos morvios. Retornou Inglaterra em 1738. Converso Aps 2 anos, John Wesley volta desiludido com o trabalho realizado na Virgnia. Encontra-se, ento, com Pedro Bhler, em Londres. Bhler era pastor moraviano (da Morvia, Alemanha) e com ele John Wesley se convence de que a f uma experincia total da vida humana. Procurou, ento, libertar-se da religio formalista e fria para viver, na prtica, os ensinos de Jesus. No dia 24 de maio de 1738, numa pequena reunio, ouvindo a leitura de um antigo comentrio escrito por Martinho Lutero, pai da Reforma Protestante, sobre a carta aos Romanos, John sente seu corao se aquecer. Experimenta grande confiana em Cristo e recebe a segurana de que Deus havia perdoado seus pecados. A Experincia do Corao Aquecido No dia 24 de maio de 1738, na Rua Aldersgate, em Londres, Wesley passou por uma experincia espiritual extraordinria, assim narrada em seu dirio: "Cerca das oito e quinze, enquanto ouvia a preleo sobre a mudana que Deus opera no corao atravs da f em Cristo, senti que meu corao ardia de maneira estranha. Senti que, em verdade, eu confiava somente em Cristo para a salvao e que uma certeza me foi dada de que Ele havia tirado meus pecados, em verdade meus, e que me havia salvo da lei do pecado e da morte. Comecei a orar com todo meu poder por aqueles que, de uma maneira especial, me haviam perseguido e insultado. Ento testifiquei diante de todos os presentes o que, pela primeira vez, sentia em meu corao". Nos 50 anos seguintes, Wesley pregou em mdia de trs sermes por dia; a maior parte ao ar livre. Houve uma vez que pregou a cerca de 14.000 pessoas. Milhares saram da misria e imoralidade e cantaram a nova f nas palavras

dos hinos de Carlos Wesley, irmo de John. Os dois irmos deram religio um novo esprito de alegria e piedade. No dia do Ano Novo, 1739, John e Charles Wesley, George White Field e mais quatro membros do Clube Santo fizeram uma festa de amor [santa ceia] em Londres. 'Cerca de trs da manh, enquanto estvamos orando, o poder de Deus caiu tremendamente sobre ns, a tal ponto que muitos gritaram de alegria e outros caram ao cho (vencidos pelo poder de Deus). To logo nos recobramos um pouco dessa reverncia e surpresa na presena da Sua majestade, comeamos a cantar a uma voz: "Ns te louvamos, Deus; Te reconhecemos como Senhor"'. Este evento foi chamado de Pentecoste Metodista. - Wesley Duewel, O Fogo de Reavivamento. Igreja Esttua de Wesley em Wilmore. Como no havia muitas oportunidades na Igreja Anglicana, Wesley pregava aos operrios em praas e sales - muito embora ele no gostasse de pregar fora da Igreja - E tornou-se conhecidssima esta sua frase: "o mundo a minha parquia". Influenciados pelos moravianos, John e seu irmo Carlos organizaram pequenas sociedades e classes dentro da Igreja da Inglaterra, liderados por leigos, com os objetivos de compartilhar, estudar a Bblia, orar e pregar. Logo o trabalho de sociedades e classes seria difundido em vrios pases, especialmente nos EUA e na Inglaterra e estaria presente em centenas de sociedades, com milhares de integrantes. Com tanto servio, Wesley andava por toda a parte a cavalo, conquistando o apelido de 'O Cavaleiro de Deus'. Calcula-se que, em 50 anos, Wesley tenha percorrido 400 mil quilmetros e pregado 40 mil sermes, com uma mdia de 800 sermes por ano. John Wesley deixou um legado de 300 pregadores itinerantes e mil pregadores locais. A Igreja Metodista, como Igreja propriamente, organizou-se primeiro nos EUA e depois na Inglaterra (somente aps a morte de Wesley no dia 2 de maro de 1791).

Membros nos Estados Unidos. 1771 - 361 membros, 1780 - 8.500 membros 1784 - 15.000 membros, 1790 - 57.621 membros 1800 - 64.894 membros, 1809 - 163.038 membros Doutrina John Wesley, por George Romney (1789)

Wesley ensinava que a converso a Jesus comprovada pela prtica (testemunho), e no pelas emoes do momento. Valorizao dos pregadores leigos que participavam lado a lado com os clrigos da Misso de evangelizao, assistncia e capacitao de outras pessoas. Afirma que o centro da vida crist est na relao pessoal com Jesus Cristo. Jesus quem nos salva, nos perdoa, nos transforma e nos oferece a vida abundante de comunho com Deus. Valoriza e recupera em sua prtica a nfase na ao e na doutrina do Esprito Santo como poder vital para a Igreja. Reconhece a necessidade de se viver o Evangelho comunitariamente. John Wesley afirmou que "tornar o Evangelho em religio solitria , na verdade, destrulo". Preocupa-se com o ser humano total. No s com o bem-estar espiritual, mas tambm com o bem-estar fsico, emocional, material. Por isso devemos cuidar do nosso prximo integralmente, principalmente dos necessitados e marginalizados sociais. Podemos afirmar que o bem-estar espiritual o resultado da paz de Cristo que alcana todas as reas da vida do cristo. o resultado do bem-estar fsico, emocional, econmico, familiar, comunitrio. Tudo est nas mos de Deus, nEle confiamos e Ele fiel em cuidar de ns. Sua salvao alcana-nos integralmente.

Enfatiza a paixo pela evangelizao. Desejamos e devemos trabalhar com paixo, perseverana e alegria para que o amor e a misericrdia de Deus alcancem homens e mulheres em todos os lugares e pocas. Aceita as doutrinas fundamentais da f crist, conforme enunciadas no Credo Apostlico (Cremos na Bblia, em Deus, em Jesus Cristo, no Esprito Santo, no ser humano, no perdo dos pecados, na vitria por meio da vida disciplinada, na centralizao do amor, na segurana e na perfeio crist, na Igreja, no Reino de Deus, na vida eterna, na segunda vinda de Jesus, na graa de Deus para todos, na possibilidade da queda da graa divina, na orao intercessria, nas misses mundiais. Cremos profundamente no AMOR. Amor de Deus em nossa vida, amor dos irmos.), enfatizando o equilbrio entre os atos de piedade (atos devocionais) e os atos de misericrdia (a prtica de amor ao prximo).

Legado Alm de milhares de convertidos e encaminhados para a santificao crist, houve tambm obras sociais dignas de destaque, como estas: Dinheiro aos pobres (Wesley distribua). Compndio de medicina (Wesley escreveu e foi largamente difundido). Apoio na reforma educacional. Apoio na reforma das prises. Apoio na abolio da escravatura! Atualmente, o total de membros da comunidade metodista no mundo est estimado em cerca de 75 milhes de pessoas. O maior grupo concentra-se nos Estados Unidos: a Igreja Metodista Unida neste pas a segunda maior denominao protestante. Hoje, alm dos seguidores do Metodismo, a vida de muitos influenciada pela misso de Wesley. Movimentos posteriores como o Movimento de Santidade e o Pentecostalismo devem muito a ele. A insistncia wesleyana da busca da santificao pessoal e social contribuem significativamente para a ideologia da busca de uma vida e mundo melhor. A Igreja Catlica Romana recebeu indiretamente alguns conceitos de Wesley quando

o cardeal John Henry Newman uniu-se a ela, vindo da Igreja Anglicana e concretizando em reformas litrgicas, sociais, carismtica e teolgica desde o conclio Vaticano II. Faleceu a 2 de maro de 1791, em Londres, Inglaterra. Encontra-se sepultado em Wesleys Chapel, Grande Londres, Londres, Inglaterra. Igreja Metodista Wesleyana. A Igreja Metodista Wesleyana (Wesleyana referente a John Wesley, o fundador do metodismo) uma igreja carismtica de raiz no metodismo brasileiro. No comeo da dcada de 1960, vrios ministros e membros da Igreja Metodista do Brasil iniciaram um movimento de oraes, onde fenmenos carismticos ocorriam. Mais tarde, o contato com outras igrejas renovadas fizeram que esse grupo adotassem prticas como viglias de orao, cnticos com estilos contemporneos, cultos espontneos. A direo da Igreja Metodista do Brasil decidiu impedir estas manifestaes e consequentemente os aderentes da renovao organizaram sua prpria denominao em 1967 pelo saudoso Bispo Gesse Teixeira Carvalho. Foi grande o crescimento da igreja em 1967: em apenas um ms j tinha organizado no Estado de So Paulo 20 Igrejas. Os tempos passaram e ela alcanou no s todo Estado mas tambm todo o Brasil e est presente na Argentina, Paraguai, Portugal, Alemanha, Noruega. A Igreja Metodista Wesleyana possui comunho plena com a Iglesia Metodista Pentecostal de Chile e com a International Holiness Pentecostal Church dos Estados Unidos. Frazes de John Wesley - "Dai-me cem homens que nada temam seno o pecado, e que nada desejam seno a Deus, e eu abalarei o mundo." John Wesley.

-"Todo cristo deve estar pronto para morrer, ou para pregar." - Cuidado para no ser tragado pelos livros! Um grama de amor vale mais que um quilo de conhecimento. - Uma pessoa pode ir igreja duas vezes por dia, participar da ceia do Senhor, orar em particular o mximo que puder, assistir a todos os cultos e ouvir muitos sermes, ler todos os livros que existem sobre Cristo. Mas ainda assim tem que nascer de novo.

Potrebbero piacerti anche