Sei sulla pagina 1di 12

Estresse ocupacional, conceitos fundamentais para o seu gerenciamento

Valria Marques1 Juliana Andrade de Abreu2

RESUMO Em nossa atualidade muito comum ouvir-se falar em estresse. Dentro do ambiente de trabalho esta questo se torna mais complicada. O estresse interfere nas relaes humanas e na produtividade, pois compromete a sade (distresse), quer seja fsica ou psicolgica, do trabalhador. Para se obter a reduo do estresse ocupacional no ambiente do trabalho, a organizao no pode se direcionar apenas para os funcionrios. de suma importncia promover uma reestruturao do processo laborativo e fornecer treinamento para desenvolver as habilidades de liderana do gerente e encorajar o apoio social entre os funcionrios, tendo sempre como referencial a sade do trabalhador. Este artigo sugere aes para este gestor, embora ele deva ter conscincia que elas no compem um manual de relacionamento interpessoal. Sua viso dever ser ampla para adequ-las ao seu contexto e perfil de sua equipe. Finalmente, o prprio gestor tambm precisa aprender a gerenciar o seu estresse.

Palavras-Chave: Estresse Ocupacional. Gesto de pessoas. Distresse. Sade do trabalhador.

1. INTRODUO Em nossa atualidade muito comum ouvir-se falar em estresse. Esta palavra, no pensamento leigo, tida como sinnimo de cansao, nervosismo, agitao, mau humor _ fruto de uma vida muito corrida e competitiva na modernidade. O estresse permeia a conversa entre amigos como algo externo ao sujeito. A presso, a culpa est fora, ou ento, aparece na conversa a partir dos seus efeitos, quer corporais ou psicolgicos. A partir desta idia, julga-se o estresse apenas em seus aspectos negativos, como algo que ningum nunca deveria experimentar e busca-se uma frmula mgica de sua supresso. uma palavra que passa de boca em boca, independente de sexo, raa e condio scio-econmica. Dentro do ambiente de trabalho a questo se torna mais complicada. O estresse interfere nas relaes humanas e na produtividade, pois compromete a sade, que seja fsica ou psicolgica, do trabalhador.
Doutora em Psicologia, Mestre em Educao, Psicopedagoga, Professora do Instituto de Educao, Departamento de Psicologia da UFRRJ (valeriamarques@ufrrj.br). 2 Psicloga, Ps graduanda em Psicopedagogia- Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER) (jandrabreu@hotmail.com)
1

Estresse fruto de um processo adaptativo, uma cadeia de reaes do ser vivo em resposta a um fator que exige, com intensidade e rapidez, modificaes comportamentais para garantir sua integridade na interao com o ambiente. A percepo do sujeito, isto , a interpretao dada, a uma dada situao pea chave no desencadeamento deste processo. O estresse pode ser precipitado por estados emocionais negativos, assim como positivos. O objetivo final sempre a adaptao ao meio (SARD Jr; LEGAL: JABLONSKI Jr, 2004). Este processo envolve a percepo da situao, a tomada de deciso e a avaliao de seu desfecho. Portanto, no h uma resposta geral pronta indicada para cada evento estressante, visto que vrias intervenientes interferem neste panorama, desde as condies internas do sujeito, at a estimulao do ambiente externo e seu contexto scio-histrico. Assim como tambm, o estresse no tem apenas um carter negativo. No homem, a reao fisiolgica do estresse semelhante ao observado nos animais. Na modernidade, a diferena principal est na durao e freqncia dos fatores estressores. O homem, como animal simblico, pode representar mentalmente fatores estressores, criando em sua mente situaes que exijam tomadas de decises e modificaes de comportamento, alm do que ele consegue lidar. O homem pode ser ele prprio seu melhor amigo, mas tambm, seu pior inimigo.... Em situaes de estresse h uma excitao geral do organismo que desencadeia uma srie de reaes catablicas (de liberao de energia) iniciadas pela ao do hormnio adrenalina (epinefrina). Em concluso, o estresse inevitvel, pois adaptativo. O inesperado ou a adversidade na vida faz parte da mesma, no temos como suprimi-la. Qualquer ser vivo pode ser acometido de estresse. O estresse, em si, no algo ruim e nem algo que no possa ser administrado. Graas a ele, muitas espcies garantem a sua sobrevivncia. Voltando a nossa discusso inicial sobre o papel nocivo ou no do estresse, vemos que sua funo inicial vital para o animal. O problema est no apenas na intensidade, mas na freqncia e continuidade dos fatores estressantes que no permitem a volta calma, ou seja, retornar ao estado de equilbrio anterior. Este desgaste que transforma o estresse em algo patolgico, tornando o animal suscetvel a uma srie de situaes negativas ao seu desenvolvimento. McEWEN e LASLEY (2003) o estresse como a chance de mobilizao do ser em direo ao seu bem estar. Para este autor a funo do estresse no causar doena. Para ele possvel preservar a sade em crise, o estresse:
um sistema poderoso, uma resilincia dinmica que agua nossa ateno e mobiliza nossos corpos para lidar com situaes ameaadoras, e depois retorna linha de base, geralmente sem efeitos desfavorveis. O sistema de reao ao estresse somente comea a causar doena quando ele descarrilado ou dominado (McEWEN & LASLEY, 2003, p.18).

A resposta de estresse necessariamente deve ser estudada nos seus aspectos fsicos e psicolgicos, pois ela desencadeia no s uma srie de modificaes fsicas, como tambm produz reaes a nvel emocional. Na rea emocional, o estresse pode produzir desde apatia, depresso, desnimo, sensao de desalento e hipersensibilidade emotiva at raiva, ira, irritabilidade e ansiedade, alm de ter o potencial de desencadear surtos psicticos e crises neurticas em pessoas predispostas (LIPP & MALAGRIS, 2001). Segundo o Centro Psicolgico de Controle do Stress (CPCS)3 coordenado por Lipp, os fatores que mais contribuem para o aumento do estresse em nossa atualidade so: o aumento de assaltos, mudanas de valores, tecnologia avanada, aumento de desestruturao familiar, mudanas de hbitos sexuais, oportunidades para boas carreiras, excesso de competio entre muitos outros fatores externos e internos.
3

http://www.estresse.com.br acesso em: 11 de agosto de 2009

O que no podemos desconsiderar que os fatores que contribuem para o aparecimento do estresse so ocasionados por mudana. E, conseqentemente toda mudana exige uma adaptao. Uma atividade social que vem obrigando o ser humano se adaptar drasticamente o mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e exigente. O aspecto profissional ocupa um papel essencial na vida das pessoas e um fator relevante na formao da identidade das mesmas. Desta forma, mesmo pequenos fatores podem ter um impacto estressante, desestruturando e prejudicando assim os aspectos comportamentais, psicolgicos e sociais destes indivduos (DAVIS; ESHELMAN & McKAY, 1996). O estresse na organizao tem como conseqncia, gastos para o indivduo e para as empresas (TAMAYO, 2004). O presente artigo tem como objetivo contribuir para o aprimoramento da gesto de pessoal, ligado diretamente sade do trabalhador, oferecendo informaes de carter psicolgico focalizando orientaes sobre gerenciamento para a reduo do estresse ocupacional. Uma abordagem qualitativa, sustentada na pesquisa bibliogrfica e na experincia profissional dos autores, foi utilizada nesta proposta. 2. ESTRESSE: VICISSITUDES TERICAS O estresse apresenta-se como um elemento da modernidade e por conta disso, muitas vezes considerado doena do sculo e est cada vez mais freqente no cotidiano. Ele tem sido estudado com mais ateno nos ltimos anos, quando este passou a ser associado a doenas e desordens emocionais podendo causar uma srie de complicaes sade. Talvez seja por conta disso que a denominao estresse como sofrimento vem sendo amplamente utilizada no s nos estudos e pesquisas cientficas, mas tambm nos rgos de comunicao e na linguagem popular. Mesmo no universo cientifico, o estresse vem ganhando diversas denominaes associadas ao biolgico, psicolgico, social, ambiental, entre outros. Considerando as diferentes definies da palavra estresse, optamos por quatro das principais para discutir aqui, so eles: Selye (1936 apud LIPP, 1996), Lipp (1996), Lazarus, (1993 apud LIPP, 1996) e Mc Ewen e Lasley (2003). 3.1 O ESTRESSE COM UMA SNDROME DA ADAPTAO GERAL Hans Hugo Bruno Selye (1907-1982) era um canadense e estudante de medicina quando relatou pela primeira vez os sintomas de uma doena, at ento desconhecida, que causava distrbio fisiolgico graves. Atravs de pesquisa com animais, o endocrinologista aps submet-los a situaes agressivas diversas (estmulos estressores), observou que os organismos respondiam sempre de forma regular e especfica (TAMAYO, 2004). Segundo Selye (ARALDI-FAVASSA; ARMILIATO; KALININ, 2004), Sarda Jr; Legal, e Jablonski Jr, (2004) afirmam que embora no possamos mudar nossa constituio gentica para dar respostas mais adaptativas, poderemos treinar nossa capacidade de resposta frente aos eventos estressores e emitir respostas mais adequadas e adaptativas. O evento estressor pode ser qualquer situao que desafie e exija superao de nossos limites (fsico, cognitivo e social) e nosso autoconceito.
Desta forma, seriam ento, entendidos como eventos estressantes tanto os episdios coletivos, como guerra ou terremoto [...], como os eventos ambientais de carter pessoal como a perda de um amigo ou a troca de emprego (SARDA Jr; LEGAL: JABLONSKI Jr, 2004,p. 111).

Portanto, o termo estresse est associado a uma reao inespecfica do organismo frente a qualquer exigncia. Quando um organismo submetido a estmulos que ameacem a sua homeostase, ou seja, o seu equilbrio, tende a reagir como um conjunto de respostas especficas que constituem uma sndrome, desencadeada independentemente da natureza do

estmulo, caracterizando o estresse. Estas reaes em conjunto constituem o que Selye denominou de Sndrome da Adaptao Geral (SAG) que dividida em trs fases: alarme, resistncia e exausto (LIPP & MALAGRIS, 2001). Primeira fase _ o alarme a fase em que o organismo entra em estado de alerta para se proteger do perigo percebido e d prioridade aos rgos de defesa, ataque ou fuga frente a um estressor, atravs de uma intensa descarga hormonal. Os sintomas presentes nesta fase se referem ao preparo do corpo e da mente para a preservao da prpria vida. nessa fase que podemos observar sintomas predominantemente de natureza fsica. Caso o indivduo consiga lidar com o estmulo estressor, eliminando-o ou aprendendo a lidar com o mesmo, o organismo volta a sua situao bsica de equilbrio interno (homeostase) e continua sua vida normal. Isso considerado uma adaptao positiva e considerada uma reao saudvel denominada eustresse (eustress). Mas, se ao contrrio, o estmulo persistir sendo entendido como estressor e o indivduo no tenham encontrado uma forma de se reequilibrar, vai ocorrer uma evoluo para as outras duas fases do processo de estresse (LIPP, 1996; COELHO, 1994). Segunda fase _ a resistncia se inicia quando o organismo tenta uma adaptao devido sua tendncia a procurar a homeostase interna. Neste momento, persiste o desgaste necessrio a manuteno do estado de alerta. O organismo continua sendo provido com fontes de energia rapidamente mobilizadas, aumentando a potencialidade para outras aes no caso de novos perigos imediatos serem acrescentados ao seu quadro de "estresse" contnuo. O organismo continua a buscar ajustar-se a situao em que se encontra. As reaes so opostas quelas que surgem na primeira fase e muitos dos sintomas iniciais desaparecem, dando lugar a uma sensao de desgaste e cansao (COELHO, 1994). Terceira fase _ a exausto, se o estressor contnuo e a pessoa no possui estratgias para lidar com o estresse, o organismo exaure sua reserva de energia adaptativa e doenas srias aparecem. H uma queda na imunidade e o surgimento da maioria das doenas (LIPP, 1996), conhecida como distresse (distress), que so cognies negativas, que so vividas como estressoras as quais se fazem acompanhar pelas consequentes reaes crnicas (GUIMARES & FREIRE, 2004). 3.2 AVALIAO COGNITIVA DO ESTRESSE E CONCEITO DE COPING Em contrapartida ao conceito de Selye os pesquisadores americanos Richard Lazarus e Launier, na dcada de 70, definiram o estresse, no modelo interacionista, como qualquer evento que demande do ambiente externo ou interno e que taxe ou exceda as fontes de adaptao de um individuo ou sistema social, ou seja, os eventos estressores ultrapassam os recursos pessoais e sociais da pessoa. Nas formulaes iniciais preponderava o foco sobre o evento estressor, mas atualmente, existe grande considerao nas diferenas individuais e nas variveis cognitivas e motivacionais (ABREU, STOLL & RAMOS, et al., 2002). Foi juntamente com Folkman, em 1984, que chamou a ateno para a importncia da avaliao cognitiva da situao (o fator estressor) que determina por que e quando esta situao estressora; e para o esforo de enfrentamento, ou seja, a mudana cognitiva e comportamental diante do estressor. Eles introduzem o conceito de coping (sem traduo em portugus) para se referirem ao conjunto de estratgias cognitivas e comportamentais utilizadas para avaliar e gerenciar as exigncias internas e/ou externas, com base nas experincias pessoais e nas especificidades do estmulo (novidade, previsibilidade, intensidade, por exemplo). A definio de coping envolve quatro conceitos principais (GRASSI-OLIVEIRA, DARUY-FILHO & BRIETZKE, 2008): (a) coping um processo ou uma interao que se d entre o indivduo e o ambiente;

(b) sua funo de administrao da situao estressora, ao invs de controle ou domnio da mesma; (c) os processos de coping pressupem a noo de avaliao, ou seja, como o fenmeno percebido, interpretado e cognitivamente representado na mente do indivduo; (d) o coping constitui-se em uma mobilizao consciente, atravs da qual os indivduos iro empreender esforos cognitivos e comportamentais para administrar (reduzir, minimizar ou tolerar) as demandas internas ou externas que surgem da sua interao com o ambiente. O coping no um comportamento especfico que pode ser inequivocamente observado ou uma crena em particular que pode ser identificada aes individuais usadas para adaptar-se a experincias estressantes. De maneira geral, as estratgias de coping consistem em categorias bsicas usadas para classificar como as pessoas se adaptam frente a um estressor, como busca de ajuda, ruminao, resoluo de problemas, negao ou reestruturao cognitiva. 3.3 O ESTRESSE POR UMA VISO PSICOLGICA Lipp fundou o Laboratrio de Estudos Psicofisiolgicos do Stress (LEPS) no Brasil e aborda o estresse atravs de uma viso psicologia (terapia cognitivo comportamental), descrevendo este como uma reao psicolgica com componentes emocionais, fsicos, mentais e qumicos a determinados estmulos que irritam, amedrontam, excitam e/ou confundem a pessoa 4. O estresse, para Lipp (1996), uma reao do organismo que ocorre quando ele vivencia situaes que exijam um grande esforo emocional. Quanto mais a situao durar ou quanto mais grave ela for, mais estressada a pessoa pode ficar. Mas, foi no decorrer de sua padronizao do Inventrio de Sintomas de Stress5 para Adultos, publicado pela Casa do Psiclogo6, no qual a autora identificou uma quarta fase do estresse, complementando as pesquisas de Selye. Segundo a pesquisadora, o estresse se desenvolve em 4 estgios. Inicialmente a pessoa entra no processo de estresse pelo estgio de alerta. Esta a fase boa, onde produzimos adrenalina e ficamos cheios de energia e de vigor, prontos para, se necessrio, varar a noite ou despender grande quantidade de energia se tivermos que lidar com uma emergncia. Durante esta fase, podemos tambm sentir tenso ou dor muscular, azia, problemas de pele, irritabilidade sem causa aparente, nervosismo, sensibilidade excessiva, ansiedade e inquietao. Caso o que nos causa estresse desaparea, samos deste processo sem sequelas. Porm, se o estressor continua ou se algo mais acontece para nos desafiar, podemos entrar no estgio de resistncia, que significa a etapa em que tentamos resistir ao estresse. Nesta fase, dois sintomas mais importantes surgem: dificuldades com a memria e muito cansao. Se nosso esforo for suficiente para lidar com a situao, o estresse eliminado e samos do processo de estresse. O problema maior comea a ocorrer quando no conseguimos resistir ou nos adaptar, e nosso organismo comea a sofrer um colapso gradual. Entramos na fase denominada pela pesquisadora de quase-exausto. A esta nova fase foi dado o nome de "fase de quaseInstituto de Psicologia e Controle do Stress Marilda Emmanuel Novaes Lipp_ Centro Psicolgico de Controle do Stress.Disponvel em < http://www.estresse.com.br> 5 Lipp adota o termo estresse em ingls - stress 6 www.casadopsicologo.com.br
4

exausto" por se encontrar entre a "fase de resistncia" e a "fase da exausto". Esta fase recm-identificada se caracteriza por um enfraquecimento da pessoa que no mais est conseguindo se adaptar ou resistir ao estressor. As doenas comeam a surgir, porm, ainda no to graves como as da fase da exausto. Embora apresentando desgaste e outros sintomas, a pessoa ainda consegue trabalhar e atuar na sociedade at certo ponto, ao contrrio do que ocorre em exausto, quando a pessoa pra de funcionar adequadamente e no consegue - na maioria das vezes - trabalhar ou se concentrar. Os dados mostraram que a "fase de resistncia", como proposta por Selye, era muito extensa, apresentando dois momentos distintos no caracterizados por sintomas diferenciados, mas sim pela quantidade e intensidade dos sintomas. Deste modo, no modelo quadrifsico de Lipp, a "fase de resistncia" se refere primeira parte do conceito da "fase de resistncia" de Selye, enquanto que a "fase de quase-exausto" se refere parte final da mesma, quando a resistncia da pessoa est realmente se exaurindo7 (LIPP & MALAGRIS 2001; LIPP, 1996). 3.4 O ESTRESSE NOS DIAS ATUAIS O mdico ex-presidente da Sociedade de Neurocincia Internacional Bruce McEwen, um renomado pesquisador no campo da neuroendocrinologia, juntamento com Elizabeth Norton Lasley, autores de O Fim do Estresse como Ns o Conhecemos (2003) fizeram uma reviso sobre estresse. As exigncias da vida contempornea transformaram a palavra estresse numa das mais pronunciadas mundialmente. No h quem, independentemente de nvel econmico ou de faixa etria, fique imune s presses do dia-a-dia. O autor ressalta que o estresse no necessariamente prejudicial, se trata apenas de um importante mecanismo de defesa do organismo contra situaes adversas, portanto, necessrio sobrevivncia. Portanto, para ele, a funo do estresse no causar doena e sim, preservar a sade em crise, pois, trata-se de um importante mecanismo de defesa do corpo humano contra situaes adversas. Desta forma no possvel se livrar do estresse. Porm, totalmente possvel evitar os malefcios causados por ele, que podem ocorrer quando o mecanismo acionado cronicamente, o que pode levar a uma srie de doenas. Para isso, necessrio que o indivduo tenha desenvolvido sua autoconscincia e sua capacidade de resilincia. Um indivduo submetido a situaes de estresse pode ser comparado a um edifcio, que no suportando sua tenso pode apresentar rachaduras (no seres humanos seriam as doenas). Para vencer sem leses, necessrio que o homem adquira uma postura resiliente, ou seja, necessrio que adquira, atravs do equilibro, entre a tenso e a habilidade de lutar, alm do aprendizado obtido com obstculos (sofrimentos), a estrutura de um carpete, que quando comprimido adquirindo as formas mais diversas e retornando ao estado inicial, aps presses exercidas sobre si. Neste mesmo sentido, outro exemplo, seria os prdios modernos do Japo j preparados para se adaptarem s exigncias dos terremotos sem sofrer danos maiores. 3. DEFINIO DE ESTRESSE ORGANIZACIONAL Os estudos sobre o estresse ocupacional tiveram seu inicio na dcada de 70. Posteriormente diversas pesquisas, vm sendo realizadas sobre o tema (TAMAYO, 2004; GUIMARES & FREIRE, 1999; CODO, SORATTO & VASQUES-MENEZES, 2004; CHIAVENATO, 1999, GRANDJEAN, 1998). O estresse ocupacional um tema que vem sendo debatido no campo da Medicina Preventiva e Promoo de sade. Nele, se o individuo entender seu ambiente de trabalho como ameaador, pode prejudicar sua sade fsica e
Instituto de Psicologia e Controle do Stress Marilda Emmanuel Novaes Lipp_ Centro Psicolgico de Controle do Stress.Disponvel em < http://www.estresse.com.br>
7

emocional, alm de interferir em suas relaes interpessoais. Para definir estresse organizacional, Sard Jr, Legal e Jablonski Jr, (2004) esclarecem que:
As doenas ocupacionais geram custos e danos para as organizaes e os trabalhadores, quando no se desenvolve um ambiente de trabalho adequado, que propicie o bem estar. Reinhold (1985) define estresse ocupacional como um estado desagradvel decorrente de aspectos do trabalho, que o indivduo considera ameaadores a sua auto-estima e ao seu bem-estar. Ambientes que favorecem o contato com fatores estressantes _ como, por exemplo, excesso de atividades, longa jornada de trabalho, presses, medo de perder o emprego _, podem acarretar adoecimento e absentesmo. Conforme apontado por Figueroa (2001), os elementos percebidos na situao de trabalho podem agir como estressores e podem conduzir a reaes de tenso e estresse. Se os estressores (por exemplo: ambigidade de funes, conflito de funes, incerteza com respeito ao futuro no trabalho) persistirem, e se os indivduos perceberem sua potencialidade de confrontao como insuficiente, ento podero produzir-se reaes de estresse psicolgicas, fsicas e de conduta, e desta maneira, levar eventualmente doena e ao absentesmo (SARD Jr; LEGAL: JABLONSKI Jr, 2004, p.38).

Chiavenato (1999) refora a idia que o prprio ambiente pode gerar o estresse.
Atravs de o autoritarismo do chefe, a desconfiana, as presses e cobranas, o cumprimento do horrio de trabalho, a monotonia e a rotina de certas tarefas, a falta de perspectiva e de progresso profissional e a insatisfao pessoal como um todo so os principais provocadores de estresse no trabalho (CHIAVENATO, 1999, p.377).

Codo, Soratto e Vasques-Menezes (2004) citam trs fatores que podem contribuir para o desencadeamento do estresse ocupacional. Um dos fatores seria a globalizao da economia, e com isso uma crescente presso de competio, encurtamento de ciclo produtivo e necessidade de inovaes tecnolgicas. Um segundo fator seria o acmulo de exigncias que levam a um esforo mental e consequentemente s situaes estressantes, e por fim, um terceiro fator, as jornadas de trabalho que se encontram cada vez mais alteradas (flexibilidades de horrios) com os turnos. Para definir estresse ocupacional preciso ter conscincia de alguns fatores. Primeiro que existe uma viso equivocada de que todo sentimento de irritabilidade e cansao seja associado ao estresse, e outro aspecto que no podemos definir o estresse de maneira geral, pois cada pessoa reage em cada situao de maneira diferente. O mesmo serve para o estresse ocupacional, pois, trata-se de um fenmeno subjetivo que depende da compreenso individual articulada s exigncias do ambiente do trabalho, da caracterstica da demanda, qualidade da resposta emocional e processo de enfrentamento (coping) mobilizado nos indivduos (TAMAYO, 2004; CODO, SORATTO & VASQUES-MENEZES, 2004). Os principais fatores que podem favorecer este tipo de estresse na organizao so ligados diretamente ao ambiente de trabalho e suas relaes. Esses problemas podem ser gerados por jornada longa ou atividades cansativas; preocupao em relao ao aumento de salrios ou promoes; medo de ser demitido; mudanas imprevistas; falta de estmulo e apoio das pessoas que o cercam (que inclui supervisores, lderes e colegas); orientao ou gerenciamento inadequado de seus superiores; constrangimentos organizacionais; crescente presso da competio; condies ambientais insalubres ou de lata periculosidade (rudo, iluminao temperatura); acmulo de exigncias; forte e constante demanda de reciclagem e adaptao (muitas vezes difcil de superao); cansao fsico e emocional; flexibilizao de horrios de trabalho semanal (e o incremento de turnos de trabalho); interrupes temporrias; transferncia involuntria; mudana de funo ou profisso; readaptao profissional; desemprego temporal ou pr-aposentadoria; medo de fracassar; conflitos dirios no trabalho; rituais e procedimentos desnecessrios (GUIMARES & FREIRE, 2004; COUTO, 1980; CODO, SORATTO & VASQUES-MENEZES; TAMAYO, 2004).

importante enfatizar que o estresse no uma doena, ou um distrbio autodefinido por suas caractersticas fsicas e psicolgicas, mas um elemento que predispe ao surgimento de diferentes formas de adoecimento (TAMAYO, 2004). Desta forma possvel ver algumas manifestaes do estresse atravs dos sintomas: dores de cabea, palpitaes, reaes alrgicas, dores lombares, insnia, indigesto, aumento do apetite, suor, gagueira, dificuldades de concentrao, agressividade, irritabilidade, passividade, ansiedade, dificuldade na tomada de decises, sensao de fracasso, hiperatividade, medo, depresso, sinais de cansao, perturbao, angstia, pigarro, acelerao do batimento cardaco, perda de memria, hipertenso (DIAS & SILVA, 2002; BACCARO, 1997; ROBBINS & COULTER, 1998). Portanto, o estresse ocupacional um processo composto de inmeras variveis, no tendo como fator nico o ambiente ou o indivduo (SARDA Jr; LEGAL: JABLONSKI Jr, 2004). 4. SUGESTES DE TCNICAS PARA REDUO DO ESTRESSE No trabalho para reduo do estresse ocupacional, a organizao no pode se direcionar apenas para os funcionrios. de suma importncia promover uma reestruturao do processo de trabalho, fornecendo treinamento, desenvolvendo as habilidades de liderana do gerente e encorajando apoio social entre os funcionrios. Tambm importante cuidar da autonomia do funcionrio, a identificao de tarefas, o feedback de um trabalho, condies favorveis de trabalho e a justia organizacional. Inicialmente deve-se identificar a frequncia que os sintomas do estresse ocorrem, a fonte do estresse, quais so os fatores estressantes no trabalho e como o funcionrio lida com eles. Os agentes estressores podem ser externos ou internos e existem tcnicas para ameniz-los ou adminstr-los (DAVIS; ESHELMAN & McKAY,1996). A seguir, baseado em todas as leituras pesquisadas e na experincia das autoras deste artigo, so indicadas algumas tcnicas que podem ajudar ao gestor a gerenciar algumas fontes de estresse ocupacional. Formule um plano para identificar aos fatores estressantes de sua equipe: observe, converse, aplique formulrios/questionrios; Motive sua equipe, criando junto ao grupo recompensas especficas para cada objetivo atingindo; Mantenha os canais de comunicao abertos, incentive o exerccio e o desenvolvimento da assertividade de sua equipe e sempre esteja aberto a oferecer e a receber o feedback; Promova o clima organizacional favorvel s interlocues e interaes sociais saudveis; Seja discreto ao ouvir relatos pessoais dos funcionrios, no faa piadas e nem alimente alcunhas, respeite a intimidade de cada um; Avalie a complexidade das tarefas e a possibilidade de aplicao em relao ao conhecimento, capacidades e recursos existentes. Planeje os projetos de trabalho com funes que proporcionem o desenvolvimento da equipe sem sobrecarga e monotonia. Com intervalos regulares e administrao do tempo. Incentive sua equipe a ter hobby e momentos de lazer. Respeite os horrios de descanso. No reforce comportamentos do colaborador workaholic; Aproveite as situaes de erro, para promover a aprendizagem, sem culpabilizar, mas responsabilizar com conscincia e refletir acerca de mudanas necessrias;

Oportunize a cooperao entre os membros da equipe e fortalea seus laos profissionais; Solicite ao Departamento de RH os programas de sade e qualidade de vida e estimule a participao de sua equipe, seja o primeiro e d o exemplo; Proporcione a construo conjunta com a equipe de um espao organizado e harmnico, incluindo as divises de tarefas e delegaes de funes; Tenha conscincia que ningum muda ningum. Cada um deve ser responsvel por mudar suas prprias atitudes. O gestor pode oportunizar situaes que favoream o desenvolvimento da equipe e de seus membros individualmente; Incentive ao funcionrio a evitar discursos negativos, mesmo que seja uma tarefa difcil, mas com algum esforo, ele capaz de realizar; Diante dos conflitos o importante negociar. Utilizando estes quatros passos: apresente o problema (ou aquilo que o funcionrio percebe ser a causa do seu estresse); diga como se sente em relao a ele (problema); mostre como ele (problema) altera a produtividade e motivao; e por fim apresente solues que geram resultados positivos para ambos os lados; Quando o gestor concluir que a situao foge de sua competncia e observar que o funcionrio no consegue solucionar sozinho determinados problemas, importante orientar a procura de uma ajuda profissional.

O gestor deve ter conscincia que estas sugestes no compem um manual de relacionamento interpessoal. Ele deve adequar ao seu contexto e perfil de sua equipe. Todas as pessoas passam por situaes estressoras e quando bem administradas pode promover benefcios tanto pessoais quanto organizacionais. O prprio gestor precisa aprender a gerenciar o seu estresse. CONCLUSO Em concluso, o estresse inevitvel, pois adaptativo. O inesperado e/ou a adversidade na vida fazem parte da mesma, no temos como suprimi-los. Qualquer ser vivo pode ser acometido de estresse. Graas a ele, muitas espcies garantem a sua sobrevivncia. Entretanto, quando o estresse ocorre no ambiente ocupacional, ele pode gerar um grande desgaste para o profissional e isso pode refletir na sua produtividade, ocasionando assim prejuzos individuais e para a organizao. Embora no se pode suprimir o estresse, ele pode ser gerenciado. Quando a autoconscincia est desenvolvida, quando o ambiente aberto reaes interpessoais saudveis, quando h certa previsibilidade e contralabilidade dos fatores desfavorveis, podese aprender a gerenciar o estresse. No ambiente laborativo, tambm existem os fatores ambientais e pessoais do estresse. A empresa deve ser coerente entre sua misso e seu programa de qualidade de vida. O clima organizacional pode favorecer a sade do trabalhador. Investir no treinamento do gestor no aspecto de gerenciamento do estresse um bom passo neste sentido. Este artigo buscou oferecer uma introduo fundamentao do estresse ocupacional, acompanhado de algumas sugestes para uma ao efetiva e eficaz do gestor, que em conjunto com a organizao, podem dedicar ateno a sade ocupacional, de seus funcionrios, com a finalidade de valorizar a qualidade de vida. de grande importncia que o gestor se autoavalie e invista na sade de sua equipe. Promulgar a qualidade de vida dos funcionrios

10

implica alm de um gesto profiltico, tambm uma preocupao com a produtividade da empresa. REFERNCIA ABREU, K. L.; STOLL, I.; RAMOS, L. S. et al. Estresse ocupacional e Sndrome de Burnout no exerccio profissional da psicologia. Psicologia: Cincia e profisso. jun. 2002, vol.22, no.2, p.22-29 ARALDI-FAVASSA, C. T. ARMILIATO N.; KALININ I. Aspectos Fisiolgicos e Psicolgicos do Estresse. Revista de Psicologia da UnC, vol. 2, n. 2, p. 84-92 Disponvel em: www.nead.uncnet.br/revista/psicologia. Acesso: 13 de agosto 2008 BACCARO, A. Vencendo o Estresse: Como detect-lo e super-lo. Petrpolis: Vozes, 1997. COELHO, M. A. B. C. Da Relao entre Stress e Distrbios da Voz. Tese de Mestrado Universidade de So Paulo (USP). So Paulo, 1994. CODO,W.; SORATTO,L. e VASQUES-MENEZES, I. Sade mental e trabalho. In: BASTOS; BORGES-ANDRADE; ZANELLI (orgs) Psicologia, organizao e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artemed, 2004. COUTO, A. Como os Executivos Podem Acabar com o Stress. Tendncia, n.32. abril, 1980. CHIAVENATO, I. Gesto de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizaes. Rio de Janeiro: Campus, 1999. DAVIS, M.; ESHELMAN, E. R.; McKAY, M.. Manual de relaxamento e reduo do stress. So Paulo: Summus, 1996. DIAS, N.; SILVA, K. R. F.. O estresse e a Qualidade de Vida. 2002. Disponvel em <httc://www.inseanet.com.br >. Acesso em 10 agosto de 2009. GUIMARES, L. A. M. & FREIRE, H. B. Sobre o estresse ocupacional e suas repercusses na sade. In: GUIMARES, L. A. M. & GRUBITS (Orgs). Srie Sade Mental e Trabalho. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2004, v.2. GRANDJEAN, E. Manual de Ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. 4ed. Porto Alegre: Bookman, 1998. GRASSI-OLIVEIRA, R.; DARUY-FILHO, L.; BRIETZKE, E. Coping como funo executiva. PSICO, v. 39, p. 275-281, 2008. LIPP, M. Stress: Conceitos Bsicos In: LIPP, M.(Org.) Pesquisas Sobre Stress no Brasil: sade, ocupaes e grupos de risco. Papirus/Editora So Paulo, 1996. __________; MALAGRIS L. N., O Stress Emocional e seu Tratamento. In RANGE, B. (Org). Psicoterapias Cognitivo-comportamentais: um dilogo com a psiquiatria. So Paulo: Artes Medicas. 2001. McEWEN, B. S.; LASLEY, E. N.O Fim do estresse como conhecemos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.

11

ROBBINS, S.; COULTER , M.. Administrao. 5ed. Rio de Janeiro: Prenticehall do Brasil, 1998 SARD Jr., J. J.; LEGAL, E. J.; JABLONSKI Jr, S. J. Estresse: conceitos, mtodos, medidas e possibilidades de interveno. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2004. TAMAYO, A. et cols. Cultura e Sade nas Organizaes. Porto Alegre: Artmed, 2004

12

Potrebbero piacerti anche