Sei sulla pagina 1di 12

ALIENAO FUDICIRIA

ALUNOS: SIMONE SANTOS CARVALHO GEILDO PEREIRA QUEIROZ ANDR DIZ PAZ NOGUEIRA TAS DIAS PEREIRA CERQUEIRA EVALDO

ALIENAO FUDICIRIA

Negocio jurdico, com escopo de garantia, visto que o patrimnio do devedor responder pelas suas obrigaes. uma garantia para o credor. Realiza-se pela transferncia da posse de um bem mvel ou imvel do devedor ao credor para garantir o cumprimento de uma obrigao. No confere ao credor a fruio da coisa em si. No tendo este a faculdade de usar a coisa. Ter a faculdade de satisfao da obrigao, posto que ter a sua disposio o bem para o pagamento da divida. Seu benefcio consiste em garantia de direito e em conferir segurana no contrato firmado entre as partes contratantes. costumeiramente utilizado em compras a crdito. Quando um comprador adquire um bem a crdito. Teve seu inicio com os Romanos. Eram duas modalidades: Finducia cum amico efetivava o fiduciante a sua alienao a um amigo com resalva de lhe serem restitudos aps passado o perigo (condio) Fidcia cum creditore, o devedor transferia, por venda, bens seus ao credor, com resalva de recupera-los, dentro de certo tempo, ou sob dada condio, efetuasse o pagamento da divida. No seu livro caio Mario destaca: No contrato de fidcia, havia em verdade dois atos: um de alienao (manicipatio ou in iure cessio) e outro de retorno condicional ao devedor (pactum fiduciae). Em qualquer de suas modalidades, no negcio fiducirio havia uma transferncia de coisa ou direito para um determinado fim, com a obrigao de realizar o adquirente a sua devoluo ao alienante, depois de satisfeita a finalidade pretendida. Na alienao fiduciria o credor ter a propriedade do bem, alm da posse indireta, e o devedor por sua vez ter a posse direta, porm ter a propriedade apenas quando adimplir sua obrigao, ou seja, quando quitado todo o seu dbito. O bem alienado estar sujeito a apreenso e a venda judicial. Destaque-se que no ser assegurada o pagamento a terceiro com a venda do bem alienado.

A alienao foi incorporada legislao brasileira por meio do cdigo de obrigaes em 1965, pois no fora recepcionado pelo cdigo Frances, nem pelo cdigo brasileiro, por isso teve seu resurgimento em 1965 apenas. Alem da lei supracitada, temos outras leis que trata da alienao fiduciria, so elas: a lei 4.728/65, a Lei 9.514/97, o decreto lei 911/69, bem como a Lei 10.931/2004 a qual troxe algumas modificaes no referido instituto. Seu objetivo garantir uma obrigao outrora assumida pelo devedor, ou alienante. Como j citado, a alienao fiduciria um conjunto de atos coordenados, que requer os contratantes atuem de forma leal e com cooperao, para que sejam realizadas as expectativas surgidas com o negocio jurdico. O art. 1.136, 3, permite o negocio jurdico mesmo que o devedor ainda no tenha adquirido a propriedade da coisa, bastando que em momento superveniente se promova tal aquisio que produzir os efeitos retroativos data da alienao, como se desde o dia que se realizou o negocio j fosse dono. So requisitos para se realizar o referido negocio jurdico o mesmo que os normalmente realizados no cotidiano, qual seja, agente capaz, objeto licito, possvel, dentro outros. Tal negcio confere mais segurana nas relaes de compra e venda, trazendo mais conforto, agilidade para os envolvidos.

Garantia Fiduciria dos Bens Moveis. O credor fiducirio posto a condio de proprietrio dos bens alienados pelo devedor fiduciante que atravs de uma tradio ficta da coisa origina-se o negocio. Mas bastante ateno, o credor fiducirio no e o proprietrio pleno, s mantm a posse segundo o art. 1.359 (antigo art. 647). Na hiptese da alienao tanto para moveis quanto para os imveis, a causa de extino o pagamento integral da dvida. A finalidade quanto aos moveis o credito ao consumidor, e no a aquisio. Um sistema muito parecido para imveis construdos ou em construo, que propicia a realizao da casa prpria. Em seu art. n 1.364 do Cdigo informa que, uma vez vencida a dvida e no paga, o credor fica obrigado a vender, judicial ou extrajudicialmente, a coisa a terceiros, devendo assim reverter o montante o preo no pagamento do seu crdito e das despesas de cobranas, entregando assim o saldo, se houver, ao devedor. Consta tambm a Lei n 9.514/97, o procedimento simples para a propriedade inserir em nome do fiducirio em caso de inadimplemento (art. 26) e em seguida no art. 27, que o bem deve ser levado a leilo, assunto esse que ser exposto a seguir.

Guiado pelo Cdigo Civil de 2002, em seu art. 1.361, inciso primeiro que representa que o contrato pode ser celebrado por instrumento publico ou particular, se constitudo a propriedade fiduciria no Registro de Ttulos e Documentos do domicilio do devedor, ou, em se tratando de veculos, no rgo competente, fazendo-se o registro no documento. No inciso primeiro do art.66, a alienao fiduciria a prova tem ser por escrito, publico ou particular, sendo obrigatrio o seu arquivamento no Registro de Ttulos e Documentos do domicilio do credor, para valer contra terceiros. No se esquecendo tambm dos requisitos do contrato que so: O total da divida ou sua estimativa; O local e a data do pagamento; A taxa de juros, as comisses cuja cobrana permitida e, eventualmente, a clausula penal e a estipulao de correo monetria, com indicao dos ndices aplicveis; A descrio do bem objeto da alienao fiduciria e os elementos indispensveis sua identificao. O tomador do credito ou o fiduciante que vai usufruir o bem ao extinguir a obrigao, h de ser o proprietrio do bem, a fim de alien-lo em garantia, ou seja, transfere ao credor o domnio resolvel e a posse direta da coisa mvel alienada, independentemente da tradio efetiva do bem, tornando-se alienante ou devedor em possuidor direto e depositrio com todas as responsabilidades e encargos que lhe incubem de acordo com a lei cvel e penal, como o reza o art. 66. Entretanto atento dinmica na concesso de credito, inciso segundo o mesmo artigo, permite que no contrato a coisa ainda no pertencente ao devedor, coisa futura, ou seja, na pratica ocorre aquisio e a alienao ou posterior do bem alienado. A transmisso fiduciria esse contrato no tem alguma semelhana com o contrato de compra e venda. Na realidade acontece uma transmisso abstrata, simblica da coisa, pois o alienante continua na posse imediata. Na pratica o adquirente torna-se possuidor da coisa, sem ter a disponibilidade fsica. Contudo, o entendimento de qualquer instituio financeira, inclusive as instituies bancariam, possa se valer da alienao, e no apenas as sociedades financeiras em sentido estrito. J no caput do art. 66 a alienao fiduciria de bem mvel e suas disposies no se aplicam aos imveis, posio esta encontrada no art. 1.361. No cerne da questo em sua originalidade do art. 66, o inciso terceiro estabeleceu que: Se a coisa alienada em garantia no se identifica por nmeros, marcas e sinais indicados no instrumento de alienao fiduciria, cabe ao proprietrio fiducirio o nus da prova, contra terceiros, da identidade dos bens do seu domnio que se encontram em poder do devedor.``

Conseqncias do Inadimplemento na Alienao Fiduciria de Bens Mveis So quatro as hipteses da obrigao: a alienao do debito em aberto, se esta lhe for entregue efetivamente pelo devedor ( 4 do art. 66 e art. 2 do Decreto lei n/ 911/69.); ao de busca e apreenso intio litis (art.3 do Decreto- lei n/ 911/69); ao de deposito na hiptese de o bem no ter sido encontrado na busca e apreenso que em pedido de deposito poder convertida (art.4); ou em propositura autnoma de ao executria (art.5) pela qual pode optar o credor. A execuo tambm persiste para a cobrana de saldo em aberto quando o preo de venda no for suficiente para extinguir a divida (inciso quinto do art. 66). No dia - a dia, o credor nesse sistema da lei especial pode optar por uma dessas medidas citadas acima. Mas a ao de busca e apreenso regulada pelo decreto-lei que fornece o meio mais eficaz de realizao do valor da divida. Uma questo sempre debatida a mora decorrente do vencimento para o prazo, mora ex re ( 2, art.2), podendo ser comprovada por carta registrada emitida pelo cartrio de ttulos e documentos ou pelo protesto do titulo, a critrio do credor. Muito embora a mora precisa de um prazo que exigido por lei e a comprovao documental. Na mora ou inadimplemento antecipado permite que se considere vencida de pleno direito a divida integral ( 3), confirmando assim o principio da indivisibilidade. Na ao de busca e apreenso, o proprietrio que ingressou contra o devedor ou terceiro, a eficcia real do direito permite buscar a coisa em mos de quem se encontre. Consequentemente apresentando o pedido e a comprovada mora ou inadimplemento, a liminar ser concedida e cumprida. O seu procedimento ocorre da seguinte forma, a citao ocorre apenas aps a efetivao do bem (art. 3) e no prazo de trs dias, o ru pode contestar ou pedir emenda da mora, se j tiver pagado pelo menos 40% do preo financiado. Se o bem em questo na ao de busca e apreenso no for localizado ou no se encontrar na pose do devedor, o credor poder requerer a converso da ao de busca e apreenso em ao de deposito, processando-se nos mesmos autos, na forma do arts.901ss do CPC. Uma outra hiptese, tratando-se de mais de um bem e se somente alguns deles forem encontrados, o credor pode pedir converso da ao em deposito referentes aos faltantes, julgando-se a busca e apreenso com relao aos que foram apreendidos. O prazo para o ru ser citado compreende de cinco dias para a entrega da coisa ou o seu pagamento do equivalente, com a pena de priso at de um ano. O magistrado julgando procedente o depsito expedira o mandado para entrega em 24 horas da coisa ou montante em dinheiro (art. 904 CPC). A no entrega da coisa, decretada a priso. Sendo assim o devedor fiducirio assume o compromisso de ser o fiel depositrio da coisa alienada. Um tema bastante controverso, pois argumentos se sustentam no verem razo para a insubsistncia da priso do devedor decorrente dessa ao de deposito, ou seja, no se trata de priso por divida, mas de priso por quebra de confiana decorrente do depsito. A priso no decorre do inadimplemento, mas do fato de o devedor no estar mais na posse do bem.

A lei especial, quando equipara o alienante ao depositrio, acrescenta que assume este as responsabilidades e encargos, de acordo com a lei civil e a penal. Os deveres bsicos do depositrio consistem em conservar e restituir, e a sano para este ultimo reside na priso at um ano`` ( Pereira, 1993:305) Em outra vertente, entende-se que, em se tratando de bens alienados fungveis, a situao anloga ao mutuo, tornando-se, a sim, incabvel a priso (RSTJ 39/439). Exemplo, uma coisa infungivel ter sido furtada, por um descuido do depositrio, ele no se exime da priso, pois a sua situao equipara-se a um depositrio infiel (JTACSP 121/112). Mas muitos j entendem que essa posio j est superada, descabendo-se assim a priso civil. No art. 1.368 do cdigo civil consagra que o terceiro, interessado ou no, que pagar a divida, se sub-rogar de pleno direito no credito e na propriedade fiduciria`` Muito comum na pratica das grande cidades, que o credor fiducirio, um agente financeiro, constata o inadimplemento do devedor, que transfere sua posio contratual a terceiros, geralmente pessoas jurdicas, empresas que j trabalham com cobranas. Visto que, o concessionrio figura-se como autor nas aes decorrentes da alienao fiduciria, sendo assim essa subrogao legal neste exemplo acima se enquadra perfeitamente na hiptese de pagamento da divida por terceiros.

Obrigaes do Credor na Alienao Fiduciria de Bens Mveis


Ao financiador cumpre algumas obrigaes como: fornecer os meios prometidos no contrato, o emprstimo ou financiamento. Se a propriedade se consolidar em suas mos, deve efetuar a venda. A lei probe expressamente na venda, a clausula de comisso, podendo o devedor, em ao prpria, observar a validade ou o valor dessa ao. O possuidor indireto no deve turbar a posse do devedor fiducirio. Extinta a obrigao, o credor deve dar a quitao ou declarao equivalente, se ele recusar pode ensejar ao declaratria, com efeito, de substituio de vontade, bem como perdas e danos. No esquecendo que se o credor recusar a receber as prestaes devidas, abre-se assim uma possibilidade consignao em pagamento, com efeito liberatrio. Garantias Fiducirias de Mveis na Falncia Nesses casos, o credor pedir contra a massa a restituio do bem alienado fiduciariamente. Um exemplo prtico que o se o produto da venda no for suficiente para cobrir todo o dbito, o credor pagar pelo saldo. Se sobrar, deve entregar massa, no se encontrando, o credor fica com o direito de restituio do valor correspondente ao dbito em aberto, embora no tenha a maioria. O art. 7 do Decreto lei n 911/69 dispe que na falncia do devedor alienante fica assegurado ao credor ou proprietrio fiducirio o direito de pedir, na forma regida na lei, a sua restituio do bem alienado fiduciariamente.

O credor falindo, cabe ao devedor solver seu debito com a massa falida, resolvendose a propriedade em seu favor. Alienao Fiduciria de Coisa Imvel Est tipificada pela Lei n 9.514 de 20 de novembro de 1997, onde foi institudo o contrato de alienao fiduciria de bem imvel que progressivamente vem sendo adotado em maior escala no mercado imobilirio. A finalidade desse diploma legal foi facilitar o financiamento em geral. Essa modalidade expressamente possibilitou a concretizao do sonho da casa prpria, ou seja, quaisquer pessoas fsicas ou jurdicas contratam-la, no sendo privativa das entidades que operam o Sistema Financeiro Imobilirio (art. 22, pargrafo nico). Desse modo, constri-se assim um mecanismo jurdico que formenta a alienao de imveis, em uma estrutura simples que substituir em muitas oportunidades a hipoteca e a compra e venda. Mas existe um porem, embora esse instituto tenha sido criado para esta finalidade para aquisio de imveis, nada impedir que a garantia fiduciria seja utilizada para outros negcios, pois no existe uma lei que a proba. Portanto como foi explicado o mecanismo da alienao fiduciria de coisa imvel, o mesmo se aplica ao mvel, ou seja, o devedor , ou fiduciante, com o escopo de garantia, contrata a transferncia ao credor, ou fiducirio, da propriedade resolvel de coisa imvel (art. 22). Consequentemente se a mesma mecnica, o fiduciante ser o possuidor direto e o fiducirio possuidor indireto do bem imvel (art.23, pargrafo nico). obtido o registro do contrato no Cartrio imobilirio (art. 23, caput). importante salientar que eventual registro em Cartrio de Ttulos e Documentos no d origem ao direito real. Com isso o contrato no gera o direito real, seguindo o principio genrico adotado entre ns. O contrato no registrado mantm apenas vinculo obrigacional entre as partes. O art. 24 enumera os requisitos que deve conter o contrato a titulo de alienao fiduciria: I o valor do principal da divida; II o prazo e as condies de reposio do emprstimo ou de credito do fiducirio; III a taxa de juros e os encargos incidentes; IV a clausula de constituio da propriedade fiduciria, com a descrio do imvel objeto da alienao fiduciria e a indicao do titulo e modo de aquisio; V a clausula assegurando ao fiduciante, enquanto adimplente, a livre utilizao, por sua conta e risco, do imvel objeto da alienao fiduciria; VI a indicao, para efeito da venda em publico leilo, do valor do imvel e dos critrios para respectiva reviso; VII a clausula dispondo sobre os procedimentos de que trata o art. 27.

O art. menciona por ultimo trata do procedimento do leilo de imvel, uma vez consolidada a propriedade em nome do fiducirio. Contudo o legislador preferiu a exigncia dos requisitos de ordem material e dos procedimentos da lei, evitando assim possveis dvidas interpretativas.

Extino da Alienao Fiduciria Imobiliria


Para a extino segundo os termos do art. 25 Com o pagamento da divida e seus encargos, resolve-se, nos termos deste artigo, a propriedade fiduciria do imvel``. Contudo o recebimento integral da divida, o credor dever, no prazo de 30 dias, a contar da liquidao, fornecer o termo de liquidao ao fiduciante, sob pena de multa em favor deste, o valor equivale a meio por cento do ms, ou frao, sobre o valor do contrato ( 1). importante que o contrato seja expresso e claro esse respeito. Concluso a extino desse termo de quitao, o oficial do registro imobilirio efetuara o cancelamento do gravame (inciso segundo). Caso a divida no seja paga, em sua totalidade ou em parte, o devedor fiduciante dever ser constitudo em mora para possibilitar seja consolidada em nome do fiducirio. A mora poder ser expurgada perante o cartrio do registro Imobilirio ( 5) devendo o oficial entregar a importncia ao credor no prazo de trs dias subseqentes, deduzindo as despesas de cobrana e intimao. No havendo purgao da mora, o fato dever ser certificado pelo oficial imobilirio, procedendo a matricula do imvel a consolidao da propriedade em nome do fiducirio. Apenas assim o fiducirio comprovando o pagamento do imposto de transmisso inter vivos ( 7). Leilo

Consolidada a propriedade para o nome do fiducirio, no prazo de 30 dias, contados da data do registro como consta no 7, o leilo pblico para a alienao do imvel (art. 27), difere do leilo para os moveis, quando se permite a venda livre. O leilo pblico deve ser precedido sempre da divulgao. Sendo assim, os bens mveis, o credor impedido que fique com o bem, para assim evitar abusos. J nos imveis, o leilo obrigatrio, o que no acontece com os mveis. No art.24, VI, exige-se que o contrato j conste o valor do imvel para fins de leilo e os critrios de correo monetria desse valor. Importante ressaltar se no primeiro leilo oferecido ao valor do imvel, ser realizado o segundo leilo, nos 15 dias seguintes (art. 27, 1). No segundo leilo, ser aceito o maior lance oferecido desde que igual ou superior ao valor da divida, das despesas, dos prmios de seguro, dos encargos legais, inclusive tributos, e

das contribuies condominiais (27, 2). Visto que se no segundo leilo, dependendo da situao o valor arrematado poder ser bem inferior ao valor real do bem. Ateno atente-se que as despesas condominiais ser sempre de responsabilidade do proprietrio ou possuidor, devedor arrematante. A divida e despensas que consta no art.27 3, I e II, deve ser entendido que a divida ser o saldo devedor da operao fiduciria, na data do leilo, nele includos os juros convencionais, as penalidades e os demais encargos contratuais. Nessas despesas incluem-se a soma das importncias como custas de intimao, anncios, o pagamento do leiloeiro. Tanto como o fiducirio podem pedir impugnao aos valores, recorrendo assim ao Judicirio. Se a soma da importncia do valor alcanado em um leilo, superar o valor est devera ser entregue pelo credor ao devedor no prazo de cinco dias. Nessa quantia deve ser includo o valor das benfeitorias, depois deduzindo os valores da divida e das despesas e encargos, sendo assim a reciprocidade da quitao (art. 27 4). Se o valor do segundo leilo no for superior ao debito, considera-se extinta a divida ( 5).

Prova OAB Prova Unificada Exame de Ordem Agosto/2006

36 Questo Acerca da propriedade fiduciria em garantia, assinale a opo correta. A) Na propriedade fiduciria, o credor pode apropriar-se da coisa garantida quando o fiduciante voluntariamente deixar de pagar o dbito garantido, transformando, assim, a propriedade resolvel em propriedade definitiva do fiducirio. No entanto, havendo salvo a favor do devedor, aps o desconto das taxas de administrao e dos demais encargos decorrentes da mora, este deve ser entregue ao fiduciante. B) Capitalizar juros significa somar o valor dos juros vencidos ao capital mutuado, de modo que os juros futuros passem a incidir sobre o resultado dessa soma, e assim sucessivamente, procedimento tambm conhecido como juros compostos. Nos contratos de mtuo com alienao fiduciria em garantia, desde que expressamente pactuada, admitida a capitalizao dos juros. C) O bem dado em propriedade fiduciria no faz parte dos ativos do devedor, pois trata-se de patrimnio separado, imune ao de terceiros e que pode ser penhorado, e a falta de devoluo do bem alienado fiduciariamente autoriza a priso civil do devedor. d) O objetivo da propriedade fiduciria garantir um emprstimo pelo credor fiducirio ao fiduciante, para que este pague o preo da aquisio. Para garantir o reembolso da quantia mutuada, o adquirente transfere ao fiananciador o domnio da coisa comprada, que a conserva at o preo ser pago. O devedor fica com posse direta

e o financiador, titular da propriedade resolvel, conserva a posse indireta, enquanto o domnio no se resolver.

Prova OAB-RS Exame de Ordem Dezembro/2006

67 Questo Em relao ao contrato de mtuo com garantia de alienao fiduciria, correto afirmar que a) se considera vencido o mtuo se o bem dado em alienao perecer e no for substitudo. b) vencida a dvida e no paga, poder o credor fica\r com o bem da garantia, sem anuncia do credor. c) se constitui pelo registro do instrumento pblico ou particular no Registro de Imveis. d) o devedor no fica obrigado como depositrio, pois possuidor indireto da coisa.

Potrebbero piacerti anche