Sei sulla pagina 1di 3

a. Atos Ineficazes: So os atos expressamente listados na lei falimentar, sendo que sua ineficcia independe do intuito de fraude; e b.

Atos Revogveis: So quaisquer atos em relao aos quais se demonstre a inteno de prejudicar credores, por conluio fraudulento (1) do devedor com terceiros, e o efetivo prejuzo para a massa falida. Em ambos os casos, o remdio jurdico e processual para desfazer os efeitos de atos fraudulentos cometidos pelo empresrio contra seus credores, a ao revocatria que ser estudada em maiores detalhes neste trabalho. Diante do tudo o exposto, apresentaremos neste Roteiro as hipteses de ineficcia e revogao de atos praticados pelo empresrio ou pelos scios ou administradores de sociedade empresria no perodo que antecede a decretao da falncia, previstos em nossa lei falimentar.

Atos Ineficazes:
Primeiramente cabe esclarecer que ineficaz significa sem efeito, que no produz resultado. No que diz respeito a Lei de Falncia, alguns atos que foram realizados pelo devedor, antes da decretao da falncia, podem ser declarados como ineficazes a partir de uma deciso judicial, independentemente se o contratante (terceiro) detinha ou no o conhecimento do estado de crise econmico-financeira do devedor, e de que o devedor no tenha tido a inteno de fraudar credores. De acordo com nossa legislao falimentar so tidos COMO ineficazes em relao massa falida: a. o pagamento de dvidas no vencidas realizadas pelo devedor dentro do termo legal da falncia, por qualquer meio extintivo do direito de crdito, ainda que pelo desconto do prprio ttulo; b. o pagamento de dvidas vencidas e exigveis realizados dentro do termo legal, por qualquer forma que no seja a prevista pelo contrato (Exemplo: Pagamento com mercadorias ao invs de dinheiro, neste caso o bem ser arrecadado.); c. a constituio de direito real de garantia, inclusive a reteno, dentro do termo legal, tratando-se de dvida contrada anteriormente (se os bens dados em hipoteca forem objeto de outras posteriores, a massa falida receber a parte que devia caber ao credor da hipoteca revogada); d. a prtica de atos a ttulo gratuito, desde 2 (dois) anos antes da decretao da falncia; e. a renncia herana ou a legado, at 2 (dois) anos antes da decretao da falncia; f. a venda ou transferncia de estabelecimento feita sem o consentimento expresso ou o pagamento de todos os credores, a esse tempo existentes, no tendo restado ao devedor bens suficientes para solver o seu passivo, salvo se, no prazo de 30 (trinta) dias, no houver oposio dos credores, aps serem devidamente notificados, judicialmente ou pelo oficial do registro de ttulos e documentos;

g. os registros de direitos reais e de transferncia de propriedade entre vivos, por ttulo oneroso ou gratuito, ou a averbao relativa a imveis realizados aps a decretao da falncia, salvo se tiver havido prenotao anterior (Exemplo: o falido vendeu um bem imvel antes da decretao da falncia, mas o comprador no registrou, no poder mais registrar, o ato ser considerado ineficaz. Se tiver prenotaro anterior o registro vlido, se no tiver perante a massa falida o ato ser ineficaz). A ineficcia poder ser declarada de ofcio pelo juiz, alegada em defesa ou pleiteada mediante ao prpria ou incidentalmente no curso do processo. Cabe observar, ainda, que os atos ineficazes fraudulento listados acima independe de constituio de prova. Base Legal: Artigo 129 da Lei 11.101/2005.

) Atos Revogveis:
So revogveis os atos praticados com a inteno de prejudicar credores, provando-se o ato fraudulento entre o devedor e o terceiro que com ele contratar e o efetivo prejuzo sofrido pela massa falida.
Base Legal: Artigo 130 da Lei 11.101/2005.

Efeitos da ineficcia ou revogao:


Reconhecida ineficcia ou julgada procedente a ao revocatria, as partes retornaro ao estado anterior, e o contratante de boa-f ter direito restituio dos bens ou valores entregues ao devedor, observando-se que: a. na hiptese de securitizao de crditos do devedor, no ser declarada a ineficcia ou revogado o ato de cesso em prejuzo dos direitos dos portadores de valores mobilirios emitidos pelo securitizador; b. garantido ao terceiro de boa-f, a qualquer tempo, propor ao por perdas e danos contra o devedor ou seus garantes. Base Legal: Artigo 136 da Lei 11.101/2005.

Atos praticados com base em deciso judicial:


O ato pode ser declarado ineficaz ou revogado, ainda que praticado com base em deciso judicial, observado a exceo prevista no captulo 6 deste trabalho. Uma vez revogado o ato ou declarada sua ineficcia, ficar rescindida a sentena que o motivou.
Base Legal: Artigo 138 da Lei 11.101/2005.

8) Referncias:
ALMEIDA, Amador Paes de. Curso de falncia e recuperao de empresa: de acordo com a Lei n 11.101/2005. 24ed. So Paulo: Saraiva, 2008.

Potrebbero piacerti anche