Sei sulla pagina 1di 6

Escola 2,3/S de Mao Fsica e qumica Relatrio da sntese do sulfato de tetraminocobre (II) mono-hidratado

Tiago Lus 11A N24

Introduo terica:
O amonaco (NH3) um gs incolor, altamente irritante e com um odor sufocante. a 5 substncia mais produzida no mundo. Est presente na composio do corpo humano ( essencial em muitos processos biolgicos, nomeadamente na estrutura de protenas e compostos azotados, como as bases do DNA) e no ambiente (faz parte do ciclo do azoto). O amonaco essencialmente utilizado como fertilizante, sistemas de refrigerao, solvente, solues de amnia, etc. A sua utilizao apresenta umas quantas vantagens nomeadamente: Possui boas propriedades termodinmicas de transferncia de calor e o rendimento das mquinas utilizando amonaco elevado; No se mistura com o leo lubrificante nem sensvel presena de ar hmido ou de gua; quimicamente neutro para os elementos dos circuitos frigorficos, com excepo do cobre; No prejudicial camada do ozono como os CFCs; facilmente detectvel em caso de fuga por ser muito leve e ter um aroma caracterstico; fabricado para muitos usos alm da refrigerao, o que permite a manuteno do seu preo baixo acessvel.

A Sntese do sal complexo sulfato de tetraaminocobre (II) mono-hidratado pode ser traduzida pela seguinte equao qumica:

Uma reaco de sntese uma reaco qumica em que duas ou mais substancias se combinam (reagentes) com o intuito de formar novas substncia mais complexas (produtos). Nesta actividade prtico-laboratorial pode-se afirmar que ocorre uma reaco sntese parcial, pois dentre os reagentes existe, pelo menos, uma substncia composta. Para finalizar, as reaces podem ser classificas ainda em completas e incompletas. Nas reaces completas esgota-se, pelo menos, um dos reagentes, ao passo que numa reaco incompleta nenhum dos reagentes se esgota na totalidade. Um sal pode ser obtido pela reaco qumica entre um cido e uma base ou pelo deslocamento do hidrognio de um cido por um metal. Como slido, os seus ies adoptam normalmente um arranjo regular formando cristais. Estes cristais podem apresentar cores variadas, nesta actividade, por exemplo, o sulfato de

tetraaminocobre (II) mono-hidratado ir formar cristais de cor azul-escuro. Os sais podem ser classificados quanto ao nmero de anies e caties que possuem. Existem vrios de tipos de sais (sais simples, hidratados, duplos e ainda, sais complexos). Neste caso, o sal que interessa o sal complexo. Os sais complexos so espcies qumicas neutras que contm pelo menos um io complexo. Um io complexo um io que contem um catio metlico central ligado a uma ou mais molculas ou ies ligados. Neste trabalho pratico vamos usar a formula molar:

para calcular a massa necessria experincia; Vamos usar a estequiometria para determinar a massa/moles de umas substncias a partir de outras na mesma reaco qumica; Para calcular o rendimento da reaco usa-se:

*O rendimento pode ser calculado com a massa, nmero de moles e volume da devida substancia.

Objectivo:
Obteno de um Sal Complexo (sntese de sulfato de cobre (II) monohidratado) mediante o uso do amonaco como matria-prima, assim como o aperfeioamento de algumas tcnicas j aprendidas anteriormente. A experincia teve ainda como objectivo o respectivo clculo do rendimento da reaco de sntese.

Material:
Almofariz com pilo; Balana semi-analtica; Gobel de 100mL; Equipamento para filtrao por suco; Papel de filtro; Proveta de 10mL; Vareta de vidro; Vidro de relgio;

Reagentes:
Agua destilada; lcool etlico a 96%; Soluo de amonaco a 25% (m/m); Sulfato de cobre (II) penta-hidratado;

Procedimento:
1. Pesa-se uma amostra de massa ( ) correspondente a 0,020mol de sulfato de cobre (II) penta-hidratado. Reduziu-se a p, num almofariz, a quantidade de sal pesado; 2. Diluiu-se 8,0 de amonaco em 5,0 de agua destilado num copo de precipitao de 100mL; 3. Adicionou-se os cristais pulverizados soluo de amonaco que se encontra no corpo de precipitao e agite com a vareta at que todo o sal se dissolva; 4. Mediu-se 8,0 de lcool etlico e adicionou-se com o auxlio da vareta, sem agitar, ao contedo do copo; 5. Tapou-se o copo com um vidro de relgio e deixou-se repousar at aula seguinte; 6. Agitou-se o copo, de modo que a precipitao do sal formado fosse total e deixou-se sedimentar os cristais; 7. Fez-se a decantao dos cristais e desprezou-se a fase lquida; 8. Colocou-se os cristais num filtro previamente pesado e lavamo-los, a presso reduzida, sucessivamente com 2 e5 de uma mistura 1:1 de amonaco e lcool etlico; 9. Lavou-se novamente os cristais com 5 de lcool etlico e secamo-los a presso reduzida; 10. Secou-se os cristais com papel de filtro e pesou-se ( )

Clculos:

1mol de(
[ ]

)__________1 mol de ([

[ Rendimento

Concluso e crtica:
Atravs desta actividade prtico-laboratorial podemos confirmar que a reaco que ocorre entre o amonaco e o cobre penta-hidratado uma reaco de sntese parcial exotrmica devido ao calor libertado durante a reaco, sendo possvel a observao de um precipitado de cor azul-escuro. Conclumos tambm que o rendimento, apesar de ser 89.2%, continua a ser inferior a 100%, tendo vrios factores contribuindo para tal, nomeadamente a perda de substncia aquando da sua transferncia do vidro de relgio para o gobel, o facto de uma parte da substncia, embora em quantidades reduzidas, ficar retida nas paredes do gobel e na vareta, aquando da sua dissoluo, perda de cristais durante a filtrao a presso reduzida e os arredondamentos nos clculos. Por fim, podemos concluir que a actividade ocorreu com sucesso, obtendo-se inclusive cristais de tamanho razovel (os mais porreiros da turma), uma vez que se cumpriu regra todos os passos previstos no procedimento.

Bibliografia:
DANTAS, Maria da Conceio; RAMALHO, Marta Duque; Jogo de Partculas, Fsica e Qumica A, Qumica Bloco 2 11/12 ano Caderno de Actividades laboratoriais; Texto Editores, Lisboa (2009)

Potrebbero piacerti anche