Sei sulla pagina 1di 17

SISTEMAS DE ATERRAMENTO - TPICOS DE INSTALAO DE SISTEMAS O aterramento em sistemas de telecomunicaes ou sistemas eletrnicos de um modo geral, visa sua proteo

e a boa performance. Aqui, abordaremos:


DESCARGAS ELTRICAS ATMOSFRICAS. PROTEES CONTRA DESCARGAS ELTRICAS ATMOSFRICAS. DISTRBIOS ELTRICOS. PROCEDIMENTOS PARA VERIFICAO DE INFRA-ESTRUTURA.

- Sobretenso Transiente: Sistemas de processamento de dados, telemtica e telefonia so altamente vulnerveis a sobretenses transientes por duas razes:

Alta integrao dos componentes eletrnicos, Redes de transmisso de dados muito extensas, as quais podem ser afetadas por uma grande diversidade de perturbaes.

- Origem da Sobretenso: Sobretenses transientes tm quatro causas principais


Raios, que sero mostrados mais adiante, Surtos provocados por chaves industriais, Descargas eletrostticas (DEE, do Ingls ESD: Electro-static discharges), Pulsos eletromagnticos de origem nuclear (PEMN, do Ingls NEMP: Nuclear electro-magnetic pulses).

Dependendo de sua origem, a sobretenso difere em amplitude, energia, forma e taxa de reincidncia. Enquanto os fenmenos dos surtos industriais e raios so bem conhecidos por muitos anos, as perturbaes DEE e PEMN so de longe mais especficas e so resultados de recentes avanos tecnolgicos (uso massivo de semicondutores para os mais antigos e armas termonucleares para os mais recentes).

- Surtos Industriais: Este termo se refere aos fenmenos causados pelo chaveamento de fontes de energia eltrica ON e OFF. As causas dos surtos industriais so:

Partida de transformadores e motores de alta indutncia, STARTERS de lmpadas de Neon ou Sdio, Chave Jump em circuitos indutivos, Operao de disjuntores, Contatos errados ou intermitentes.

Estes fenmenos vo gerar muitos KVs de sobretenso transiente em um intervalo de tempo de aproximadamente um microsegundo (ms), perturbando equipamento e redes que estejam conectados energia eltrica local.

- Descargas Eletrostticas (DEE): As descargas eletrostticas (DEE) podem ser geradas pelo ser humano que comparado, eletricamente, a um capacitor de 100 a 300 pF (pico Farads). Ao mover-se sobre um carpete, por exemplo, uma pessoa pode acumular at 15KV e descarregar em uns poucos ns com uma corrente de aproximadamente 10A. Circuitos integrados so sensveis a este tipo de perturbao.

- Pulsos Eletromagnticos de Origem Nuclear (PEMN): Uma exploso nuclear exoatmosfrica numa altitude entre 40 e 400Km causa um campo magntico intenso (at 20KV/m) irradia sobre sobre a Terra uma rea de at 1200Km para uma exploso de 400Km de altura. O campo formado atinge sua mxima amplitude em 10 ns e dura 1ms. No nvel do solo, o campo vai induzir sobretenso transiente muito alta nas linhas de energia, linhas de transmisso e antenas, afetando-as ou destruindo-as. Todos os sistemas conectados (circuitos de alimentao, equipamentos de telefonia, etc) vo estar sujeitos sobretenso. O campo levantado pode atingir muitos KV/ns. Apesar de ser difcil eliminar a sobretenso induzida por um pulso eletromagntico, existem meios de reduzi-la atravs do fortalecimento do sistema de proteo. 1. Blindagem: uma essencial precauo porm, muitas falhas intencionais (portas, ventilao, condutes, etc) ou falhas acidentais a tornam imperfeita devendo, portanto, ser reforada. 2. Filtragem e proteo contra sobretenso adaptadas para os fenmenos PEMN carregados por cabos de alimentao, de dados ou por antenas.

- Consequncias da Sobretenso: Os efeitos da sobretenso em equipamentos eletrnicos so de muitos tipos, listados abaixo de forma decrescente: 1. Destruio:

Rachaduras em junes em semicondutores, Destruio de componentes metalizados, Destruio de contatos, trilhas e ilhas de placas de circuito impresso,

Destruio de triacs/tiristores pelo intervalo V/t.

2. Operao imprpria:

Operao randmica (aleatria) de latches, tiristores e triacs, Destruio parcial de arquivos de dados, Erros em programas de processamento de dados, Erros de dados ou na transmisso destes.

3. A longo prazo

Componentes expostos sobretenso tm sua vida til reduzida.

- Padres: Devido diversidade e importncia do fenmeno das transientes, organizaes de padronizao criaram especificaes para testar as reaes dos equipamento sobretenso. Tais fenmenos primeiro tiveram que ser definidos, os quais levaram a uma srie de ondas padronizadas (onda de tenso e onda de corrente mostradas abaixo) e, ento, para vrios padres tais como:

NFC 98010 (segurana de telemtica e terminais telefnicos), NFC 61740 (proteo para instalaes de baixa voltagem), IEEE 587 (padro de surto para linhas de fora), K20 recomendada pela CCITT (resistncia de equipamentos para sobretenso e sobrecorrente).

- Proteo contra descargas eltricas atmosfricas (Raios): VOC SABIA QUE:


Na Terra ocorrem cerca de 100 relmpagos por segundo e, no Brasil, ocorrem 3,2 relmpagos por segundo. a maior incidncia de raios de todo o mundo. H cerca de 6000 mortes por ano, sendo 200 no Brasil devido s descargas atmosfricas. Anualmente, so responsveis por prejuzos de aproximadamente 1 bilho de dlares em todo o mundo.

Os raios, estudados desde a primeira pesquisa de Benjamin Franklin em 1749 tm, paradoxalmente, se tornado crescente em nossa sociedade altamente eletrnica. FORMAO DOS RAIOS

- Como ocorre o Raio? Ao longo dos anos, vrias teorias foram desenvolvidas para explicar o fenmeno dos raios. Atualmente, tem-se como certo que a frico entre as partculas de gua e gelo que formam as nuvens provocadas pelos ventos ascendentes de forte intensidade, do origem grande quantidade de cargas eltricas. Verifica-se, experimentalmente, que as cargas eltricas positivas ocupam a parte superior da nuvem, enquanto as cargas eltricas negativas se posicionam na parte inferior. Consequentemente, acarreta intensa migrao de cargas positivas na superfcie da terra para rea correspondente localizao da nuvem. Desta forma, as nuvens tm caractersticas bipolares.

A concentrao de cargas eltricas positivas e negativas numa determinada regio faz surgir uma diferena de potencial entre a terra e a nuvem. No entanto, o ar apresenta uma determinada rigidez dieltrica, normalmente elevada, e que depende de certas condies ambientais. O aumento desta diferena de potencial, que se denomina gradiente de tenso, poder atingir um valor que supere a rigidez eltrica do ar interposto entre a nuvem e a terra fazendo com que as cargas eltricas negativas migrem na direo da terra, num trajeto tortuoso e normalmente cheio de ramificaes cujo fenmeno conhecido como DESCARGA PILOTO. de, aproximadamente, 1 KV/mm o valor do gradiente de tenso para qual a rigidez dieltrica do ar rompida. A ionizao do caminho seguido pela descarga piloto propicia condies favorveis de condutibilidade do ar ambiente. Mantendo-se elevado o gradiente de tenso da regio entre a nuvem e a terra surge, em funo da aproximao do solo de uma das ramificaes da descarga piloto, uma descarga ascendente constituda de cargas eltricas positivas denominadas de descarga de retorno ou principal de grande intensidade, responsvel pelo fenmeno conhecido como TROVO. TROVO o deslocamento da massa de ar circundante ao caminhamento do raio, em funo da elevao de temperatura e, consequentemente, do aumento de volume. No se tem como precisar a altura do encontro entre estes dois fluxos de cargas que caminham em sentidos opostos mas acredita-se que seja a poucas dezenas de metros da superfcie da terra. A descarga de retorno atingindo a nuvem provoca, numa determinada regio da mesma, neutralizao eletrosttica temporria. Na tentativa de manter o equilbrio dos potenciais eltricos no interior da nuvem, surgem nesta intensas descargas que resultam na formao de novas cargas negativas na sua parte inferior, dando incio s descargas reflexas ou secundrias, no sentido da nuvem para a terra tendo como canal condutor aquele seguido pela descarga de retorno que, em sua trajetria ascendente, deixou o ar intensamente ionizado. As descargas reflexas ou secundrias podem acontecer por vrias vezes, aps cessada a descarga principal. Vrios especialistas realizam medies das correntes de descargas com a finalidade de determinar a sua grandeza e os valores percentuais em que elas ocorrem ou seja: - 0,1% so superiores a 200 KA - 5,0% so superiores a 60 KA - 0,7% so superiores a 100 KA, - 50% so superiores a 15 KA

Tambm ficou comprovado que a corrente da descarga tem uma nica polaridade, isto , uma s direo. Uma onda tpica de descarga atmosfrica foi determinada para efeitos de estudos especficos. RAIO uma transferncia de cargas eltricas entre uma nuvem e a terra, que apresenta entre outras, as seguintes caractersticas:

Durao: entre 10 e 14 ms.

Temperatura: entre 15000 e 30000 graus C (5 vezes a temperatura da superfcie do Sol). Corrente: entre 15 e 200 KA.

Um raio pode causar danos a equipamentos eletrnicos de duas maneiras:


Diretamente, quando o raio atinge uma edificao e causa danos tanto na construo quanto nos equipamentos. Indiretamente, quando o raio cai nas proximidades de uma edificao e sua sobrecarga danifica equipamentos atravs da rede eltrica.

Existem protees adequadas para cada caso. Um raio luminoso gerado entre duas zonas de carga oposta, freqentemente entre nuvens de tempestade ou entre uma nuvem e a terra. O raio pode viajar por vrios quilmetros, progredindo sucessivamente em direo terra e criando um canal ionizado. Uma vez que a terra atingida, um flash real ou retorno toma lugar. Uma corrente de muitas vezes 10KA vai, ento, viajar da terra nuvem ou vice-versa via canal ionizado. - Efeitos diretos: No momento da descarga, existe um fluxo de corrente pulsante o qual varia de 1.000 a 100.000 ampres de pico, com um intervalo de tempo de aproximadamente um microsegundo. Este efeito direto pode ser considerado como um pequeno fator de destruio causado aos sistemas eltricos ou eletrnicos, desde que bem localizado. A melhor proteo ainda o pra-raio desenhado para captar e conduzir a corrente de descarga at um certo ponto. - Efeitos indiretos:

Impacto em linhas areas:

Como tais linhas esto muitos expostas, elas podem ser atingidas diretamente por um raio, os quais podem destruir total ou parcialmente os cabos. Uma onda de tenso significante vai caminhar naturalmente ao longo dos condutores at o equipamento conectado linha. O nvel de prejuzo causado ao equipamento por raios depende da distncia entre o equipamento e o local da queda do raio.

Campo eletrosttico:

Uma elevao neste campo (at 50KV/m) pode criar um potencial de campo eletromagntico em linhas areas prximo a nuvens de tempestade carregadas, ou micro partculas no ar gerando pulsos eletromagnticos muito rpidos, os quais podem perturbar o equipamento eletrnico no local.

Potencial de elevao em terra:

O fluxo de raios no solo cria um potencial em terra que aumenta de acordo com a variao da intensidade da corrente e resistividade do solo local. A sobretenso espalhar pelo solo e, dessa forma, afetar todos os locais onde tenha equipamentos eletrnicos.

- Radiao Eletromagntica: O raio pode ser comparado a uma antena de quilmetros de altura carregando um pulso de corrente de muitas vezes 10kA, irradiando intensos campos eletromagnticos (muitos KV/m por 1,5 Km). Estes campos vo induzir alta voltagem e corrente nas linhas e equipamentos das proximidades. O nvel de tenso depende da proximidade e da forma do link do raio com o terra. Pelo visto, j d para imaginar a importncia a necessidade de um bom aterramento, para que correntes desta magnitude possam fluir adequadamente para a terra. A malha de terra compreende a parte mais importante do sistema de proteo, pois ela responsvel pelo escoamento da corrente. No basta cravar hastes ou cantoneiras aleatoriamente pelo solo ou, tambm, se preocupar somente com os valores hmicos que a malha ir apresentar pois, o solo tem caractersticas que diferem de um Iocal para outro e, portanto, o dimensionamento correto somente pode ser conseguido a partir de mtodo adequado e eficiente. Para completar esta proteo temos que proporcionar meios para que estas altas correntes sejam drenadas para a malha de terra. Isto se faz por meio de pra-raios que alm de apresentar caracterstica de cobertura cnica, drenam as cargas. Em se tratando de proteo de equipamentos eletrnicos, de suma importncia verificar se a malha de aterramento adequada. Ou seja, todos os equipamentos interligados devero estar sob um mesmo referencial de terra. Com isso, se evitar que correntes de ''Ioop'' circulem pelas interligaes entre equipamentos vindo a causar srios danos aos mesmos prejudicando a performance do sistema de comunicaes.

- Pra-Raios: Pra-raios um sistema destinado a proteger uma estrutura contra os efeitos das descargas atmosfricas. composto de um sistema externo de proteo (consiste em captores, condutores de descida e sistema de aterramento) e de um sistema interno de proteo (composto de um conjunto de dispositivos que reduzem os efeitos eltricos e magnticos da corrente de descarga atmosfrica dentro do volume a proteger). Todo pra-raios possui um aterramento no solo. Supe-se que esse aterramento esteja com uma resistncia eltrica baixa e que seja dentro das normas estabelecidas. Assim sendo, a enorme carga eltrica do raio pode ser canalizada para esse aterramento e tende a desaparecer, no entanto, como isto no acontece instantaneamente, ocorre um fenmeno chamado de efeito perifrico de terra ou efeito perifrico de descarga.

Efeito Perifrico de descarga: um fenmeno que ocorre imediatamente aps a queda de um raio na terra, seja ele conduzido por um pra-raios ou uma rvore. As cargas eltricas do raio so extremamente elevadas e no conseguem se dissipar instantaneamente. Elas eletrificam a superfcie do solo num raio de aproximadamente 150 metros e, com isto, tornam o solo eletrificado por fraes de segundos. Esse o fenmeno que pode eletrocutar o gado em um pasto ou

induzir um surto elevado na instalao eltrica ou telefnica que estiverem nas proximidades. Os danos podem ser grandes. Os tipos de pra-raios mais utilizados so: Franklin e Gaiola de Faraday. Para o tipo Franklin, o ngulo de cobertura de 60, o captador do mesmo possui pontas, devido propriedade eletrosttica das pontas que acumula um nmero maior de ions positivos tendo, assim, a capacidade de atrair os raios para si. Um sistema tpico de aterramento por pra-raios comum s instalaes de satlites pode ser visto na figura abaixo. Observe que as conexes de terra devem ser sempre dirigidas a um nico ponto central de terra de maneira a impossibilitar a circulao de corrente (rudo) de ''loop''e, observe tambm, a rea total coberta pelo pra-raios.

rea de cobertura do pra-raios: D = 3 x H

Alguns pontos importantes a serem verificados quando em atendimento so: Testes da tenso proveniente da concessionria (FF/FN/FT/NT), testes da tenso suprida pelo No-Break (FF/FN/FT/NT), e tenso estabilizada. Verificar mnimos e mximos esto estveis e dentro dos limites aceitos pelos equipamentos. - Tipos de Aterramento: Toda e qualquer instalao eltrica de alta e baixa tenses, para funcionar com desempenho satisfatrio e ser suficientemente segura contra riscos de acidentes fatais, deve possuir um sistema de aterramento dimensionado adequadamente para as condies de cada projeto. O sistema de aterramento visa:

Segurana de atuao da proteo. Escoamento de cargas estticas. Baixas resistncias de aterramento. Proteo da instalao contra descargas atmosfricas. Proteo do indivduo contra contatos com partes metlicas da instalao energizadas acidentalmente. Uniformizao do potencial em toda rea do projeto, prevenindo contra leses perigosas que possam surgir durante uma falta fase e terra.

- Simbologia de Sistemas de Aterramento: A NBR 5410/90 utiliza a seguinte simbologia para classificar os sistemas de aterramento: 1- Primeira letra: situao da alimentao em relao terra:

x- um ponto diretamente aterrado. I - isolao de todas as partes vivas em relao terra ou aterramento de um ponto atravs de uma impedncia.

2- Segunda letra: situao das massas em relao terra:

T- massas diretamente aterradas, independentemente do aterramento eventual de um ponto de alimentao.

N - massas ligadas diretamente ao ponto de alimentao aterrado (em corrente alternada o ponto aterrado, normalmente, o ponto neutro).

3- Outras letras (eventuais): disposio do condutor neutro e do condutor de proteo:

S- funes de neutro e de proteo asseguradas por condutores distintos.

C- funes de neutro e de proteo combinadas em um nico condutor (condutor PEN).

- Classificao dos Sistemas de Aterramento:


TN TN-S TN-C TN-C-S TT IT

A seguir, sero feitas algumas consideraes sobre o sistema TN-S que o sistema utilizado no aterramento de equipamentos eletrnicos sensveis. - Sistema TN-S: aquele no qual o condutor neutro e o condutor de proteo so distintos. comumente conhecido como sistema a cinco condutores. Neste caso, o condutor de proteo conectado malha de terra na origem do sistema, que a subestao, interliga todas as massas da instalao que so compostas principalmente pela carcaa dos motores, dos transformadores, por quadros metlicos, suporte de isoladores, etc. O condutor de proteo responsvel pela conduo das correntes de defeito entre fase e massa. As massas solidrias ao condutor de proteo PE (protection earth) podem sofrer sobretenses, devido elevao de potencial no ponto de ligao com o neutro do sistema.

Todas as massas de uma instalao devem ser ligadas ao condutor de proteo, no entanto, a norma dispensa o uso do condutor de proteo nos circuitos de iluminao e tomadas em unidades residenciais. O condutor neutro isolado, portanto, a queda de tenso do neutro devido corrente de desequilbrio do sistema no ser transferida para

a carcaa dos painis e do motor. A barra de terra (PE) est ligada carcaa ou, simplesmente, s massas (carcaa dos quadros de comando, carcaa do motor, etc.).

- Aterramento para equipamentos eletrnicos sensveis: Algumas consideraes devem ser feitas quando falamos de aterramento de equipamento eletrnicos sensveis:

O condutor neutro normalmente isolado e o sistema de alimentao empregado deve ser o TN-S. O condutor neutro exerce a sua funo bsica de conduzir as correntes de retorno do sistema. O condutor de proteo exerce a sua funo bsica de conduzir terra as correntes de massa. Todas as carcaas devem ser ligadas ao condutor de proteo. O condutor de equipotencialidade deve exercer a sua funo bsica de referncia de potencial do circuito eletrnico.

A NBR 5410 estabelece que ao terminal ou barra de aterramento principal deve, obrigatoriamente, ser ligado o condutor de aterramento funcional ou condutor neutro, nas instalaes alimentadas diretamente por rede de distribuio pblica em baixa tenso que utilizarem o esquema TN, o que corresponde maioria das solues adotadas pelas concessionrias brasileiras. A NBR 5410 estabelece, tambm, que se estabelea uma conexo entre as barras de terra de segurana dos equipamentos ou painis de comando para que sejam equalizadas atravs de condutores equipotenciais, j que elas normalmente esto submetidas a potenciais diferentes. Esses condutores de equipotencialidade da ligao equipotencial principal devem possuir sees que no sejam inferiores metade da seo do condutor de proteo de maior seo da instalao com um mnimo de 6 mm2. No entanto, essas sees podem ser limitadas a 25mm2 se o condutor for de cobre ou a seo equivalente for de outro metal. Como existem vrias possibilidades de executar o aterramento de um equipamento eletrnico sensvel, o que vem sendo feito ao longo de muitos anos de utilizao de equipamentos sensveis, a seguir sero consideradas as formas de aterramento mais empregadas definindo-se, em cada uma delas, as suas vantagens e desvantagens.

- Sistema de aterramento de fora: Nesse caso, tanto a carcaa dos equipamentos eletrnicos sensveis como a barra de sinal eletrnico so aterradas na malha de terra do sistema de fora ou, mais especificamente, na malha de terra da subestao quando se tratar de instalaes eltricas industriais e comerciais de mdio e grande portes.

As malhas de terra do sistema de fora so projetadas para operarem com correntes de baixa freqncia, no caso, a freqncia industrial de 60 Hz. Porm, tratando-se de equipamentos eletrnicos sensveis, cuidados adicionais devem ser tomados quando esto envolvidas correntes de freqncia muito alta, na faixa de dezena de MHz o que, por si s, limita a eficcia deste tipo de aterramento. A anlise desse tipo de aterramento leva s seguintes consideraes:

VANTAGENS:

Equalizao dos potenciais de passo e de toque. Baixas impedncias para as correntes de curto-circuito fase-terra. Facilidade no controle da resistncia de terra, que depende da resistncia do condutor e da resistividade do solo. Segurana pessoal garantida.

DESVANTAGENS:

Diferena de potencial entre as barras de terra de referncia do sinal eletrnico, fazendo circular uma corrente no condutor que interliga as mesmas. Essa diferena denominada potencial de modo comum. Possibilidade de alterao do potencial da barra de terra de referncia de sinal eletrnico, provocando funcionamento inadequado do equipamento. Isto pode ocorrer durante curtos-circuitos fase-terra. Nesse caso, a referncia de sinal poderia ser alterada. Elevao do potencial na malha de terra quando submetida a correntes de alta freqncia. H um aumento da reatncia indutiva quando um condutor percorrido por uma corrente em alta freqncia.

CONCLUSO: a malha de terra destinada ao sistema de fora inadequada para aterramento de equipamentos eletrnicos sensveis.

- Sistema de aterramento independente:

O sistema de aterramento independente se caracteriza pelo aterramento, em malha de terra especfica, de todas as barras de terra de sinal eletrnico. Enquanto isso, o aterramento das carcaas dos equipamentos eletrnicos feito utilizando a malha de terra do sistema de fora. O sistema de aterramento independente foi concebido para substituir o aterramento nico do sistema de fora. Nesse caso, so construdas duas malhas de terra separadas por uma grande distncia, de preferncia igual ou superior a 100 m. O condutor de aterramento da barra de referncia de sinal deve ser constitudo de cabo isolado. Tambm, a barra de terra de referncia de sinal deve ser isolada da carcaa do equipamento eletrnico sensvel. Esse sistema de aterramento conduz as seguintes questes:

O sistema de aterramento no atende ao requisito bsico da NBR 5410/90 e outras normas equivalentes, quanto ao aspecto da segurana. Isto , se uma pessoa mantiver um contato entre dois pontos aterrados separadamente, possvel ficar submetida a um determinado potencial perigoso. Quando a malha de terra do sistema de potncia atravessada por uma corrente de alta freqncia, surgem capacitncias de acoplamento no interior do equipamento entre pontos prximos aterrados e pertencentes s diferentes malhas de terra. Como a reatncia capacitiva Xc inversamente proporcional freqncia, obtm-se valores muito baixos de Xc entre os referidos pontos, ocasionando a circulao de correntes entre eles, conforme pode ser demonstrado atravs da equao Xc= 1/ 2p x F x C

Se, por acaso, esses pontos fizerem parte de um circuito eletrnico, certamente componentes poderiam ser destrudos.

VANTAGENS:

Baixas impedncias para as correntes de curto-circuito fase-terra. Facilidade no controle da resistncia de terra que depende da resistncia do condutor, que funo da sua seo transversal e da resistividade do solo.

DESVANTAGENS:

O equipamento sensvel est sempre sujeito a um acoplamento capacitivo, quando qualquer um dos sistemas de aterramento for submetido uma corrente de alta freqncia. A malha de terra do equipamento sensvel est sempre sujeita a um acoplamento resistivo, quando o sistema de aterramento de fora for submetido a uma corrente eltrica. Arranjo do aterramento proibido por diversos documentos normativos, em virtude da segurana pessoal comprometida.

CONCLUSO: as malhas de terra independentes so inadequadas e perigosas segurana das pessoas e integridade dos equipamentos eletrnicos sensveis e, portanto, devem ser abandonadas como prtica de projeto.

- Sistema de aterramento em ponto nico: Esse sistema se caracteriza pelo aterramento da barra de sinal eletrnico do equipamentos eletrnicos sensveis numa barra de terra especfica localizada no Quadro de Distribuio (68 barra), sendo que esta barra isolada est conectada malha de terra do sistema de fora. A barra de terra de referncia de sinal est isolada da carcaa dos equipamentos eletrnicos. A barra de neutro tambm isolada da carcaa do Quadro de Distribuio, configurando a condio do sistema TN-S.

A anlise do aterramento de ponto nico leva s seguintes consideraes: VANTAGENS:

Equalizao dos potenciais entre as barras de terra de referncia de sinal e a proteo PE para correntes de baixa freqncia.

DESVANTAGENS:

Instalao de duas barras de terra mais o neutro no Quadro de Distribuio. Acoplamento capacitivo entre a barra de terra mais o neutro de referncia de sinal e o invlucro metlico, aterrado na barra de terra de proteo PE, quando a malha de terra percorrida por uma corrente de alta freqncia. Acoplamento capacitivo entre o terra de referncia de sinal eletrnico e a carcaa dos equipamentos eletrnicos sensveis. Considerando que, na prtica, os circuitos de aterramento entre os equipamentos eletrnicos sensveis e o Quadro de Distribuio so constitudos por condutores longos, poder ocorrer elevao de potencial entre as duas barras de aterramento de fora e de sinal, quando estes conduzirem correntes de alta freqncia.

CONCLUSO: esse sistema de aterramento somente atende condio de circulao de correntes de baixa freqncia. No oferece proteo satisfatria aos equipamentos sensveis quando circulam correntes de alta freqncia. Por esse motivo, essa soluo NO ADEQUADA.

- Sistema de malha de terra de referncia de sinal: Esse sistema se caracteriza pela construo de duas malhas de terra. A primeira deve ser projetada de maneira convencional e destinada ao aterramento dos equipamentos de fora. A segunda, denominada malha de terra de referncia de sinal, destinada ao aterramento da barra de terra de referncia de sinal eletrnico dos equipamentos

eletrnicos sensveis. O seu dimensionamento deve ser feito considerando a circulao de correntes de alta freqncia. Algumas recomendaes devem ser atendidas na montagem de um sistema de aterramento, utilizando a malha de terra de referncia, ou seja:

A conexo da barra de terra de referncia dos equipamentos eletrnicos sensveis com a malha de terra de referncia de sinal deve ser feita, sempre que possvel, utilizando fita ou cordoalha de cobre cujo comprimento no deve ser superior ao afastamento entre os condutores da malha de terra de referncia. obrigatria a conexo entre a malha de terra de referncia de sinal e a malha de terra do sistema de fora, a fim de se garantir a segurana das pessoas. Este um ponto que, infelizmente, algumas empresas que comercializam equipamentos de informtica relutam em aceitar nas instalaes sob sua responsabilidade. Porm, esse um ponto fundamental para atender ao que dispe a NBR 5410 e outras normas de aceitao internacional. Os condutores de fase, neutro e de proteo devem ser isolados para a classe de tenso do sistema. O condutor de aterramento da barra de referncia de sinal deve ser isolado, na mesma classe de tenso dos condutores do sistema.

A seguir, faremos uma anlise crtica dessa soluo. VANTAGENS:


Assegura a equalizao dos potenciais das duas malhas de terra para a circulao de correntes de baixa e alta freqncia. Garante a segurana pessoal, quanto s tenses de toque e de passo.

DESVANTAGENS:

A eficincia dessa soluo est limitada equalizao dos potenciais das barras de terra dos sistemas de fora e de sinal, evitando acoplamentos resistivos, indutivos e capacitivos para correntes de alta freqncia.

No entanto, existe uma situao em que esse tipo de aterramento no apresenta resposta satisfatria. Quando vrios equipamentos eletrnicos sensveis, localizados em prdios diferentes (centros empresariais), so interligados atravs de cabos de comunicao de dados h a possibilidade de circulao de correntes de alta freqncia nos condutores e que, devido ao seu longo comprimento, permitiro elevaes significativas de potencial. Deve-se considerar que as malhas de terra dos diferentes edifcios ficam interligadas atravs desses condutores longos. CONCLUSO: devido s suas vantagens sobre as solues anteriormente adotadas, a MALHA DE TERRA DE REFERNCIA hoje empregada como a melhor forma de prover os equipamentos eletrnicos sensveis de um aterramento que atenda tanto s condies de circulao de correntes de alta freqncia, quanto circulao de correntes de baixa freqncia, alm de equalizar os potenciais das duas malhas para qualquer circulao das correntes anteriormente mencionadas. Dessa forma, as perigosas correntes de descarga atmosfrica que circula pela malha de terra no provocam distrbios prejudiciais aos equipamentos eletrnicos sensveis.

Potrebbero piacerti anche