Sei sulla pagina 1di 17

UMA BREVE INTRODUO

A visualizao criativa uma tcnica utilizada desde os primrdios da civilizao associando o poder mental ao mundo espiritual. No entanto, com o passar dos tempos, as pessoas foram deixando de lado o mundo espiritual e limitando-se ao mundo material. Ento, a medicina ocidental veio para separar o corpo da mente. E assim, desacreditando que o poder mental, como a vontade ou visualizaes,possa afetar o corpo. Porm, a medicina psicossomtica e a psicologia comportamental comearam a explorar este magnfico instrumento de realizaes que a nossa mente. A mente exerce seu poder atravs da fora dos pensamentos positivos, da imaginao e dos sentimentos envolvidos com a verdadeira inteno. E toda soma desta energia d-se o desejo materializado. Pode-se afirmar, ento, que nada no mundo impossvel, basta apenas acreditar no poder mental que existe dentro de ns. Atravs da prtica da visualizao criativa pde-se observar em alguns estudos processos de cura e reduo da dor,como tambm boas reaes imunolgicas. Portanto, o emprego desta prtica na Enfermagem seria de uma grande ajuda para amenizar ou excluir o sofrimento dos pacientes.

DEFININDO VISUALIZAO CRIATIVA


Muitos de ns j tivemos a oportunidade de utilizar a visualizao criativa, mesmo sem tomarmos conscincia, para nos beneficiar ou nos prejudicar. A partir de agora, tomando a real conscincia desse processo mgico, devemos us-la apenas a nosso favor. O uso positivo da Visualizao Criativa nos permitir reprogramar nossas vidas para realizao pessoal e espiritual. Segundo GAWAIN (2002,p.19),numa definio simples, A visualizao criativa uma tcnica que consiste em usar a sua imaginao para criar o que voc deseja em sua vida. COOPER (2009,p. 59) tambm acrescentou que A visualizao Criativa uma tcnica relativamente simples que exige prtica e perseverana . No entanto, se voc estiver preparado para assumir o compromisso,pode passar a ter uma vida prspera e feliz. Tais afirmaes apenas comprovam o verdadeiro poder que existe dentro de ns. Que somos inteiramente capazes de conseguir tudo o que mais almejamos. Porm, para essa magia acontecer necessrio excluir da nossa mente algumas crenas negativas. Crenas que impedem a materializao dos nossos desejos.
Voc aceitou uma crena; sua mente interior procurar efetivar essa crena em termos fsicos. Existem dois meios pelos quais as crenas so formadas. Voc pode acreditar em realidades fsicas, que pode ver tocar, sentir ou provar. Ou pode crer em coisas impalpveis, tais como sorte, destino ou o tipo de pensamento de que as coisas so assim mesmo. Em ambos os casos, se voc acredita que so verdadeiras, so verdadeiras. Entretanto, alterando suas crenas, voc poder mudar supostas realidades. Ambas esto ligadas. (COOPER, 2009, p.47)

H tambm os chamados bvios da nossa mente consciente que nada mais so do que manifestaes de nossas crenas. Vamos dar um pequeno exemplo: Caso meu desejo maior fosse tornar-me rica daqui a um ms, crenas antigas que permeiam minha mente diriam que esse pensamento seria no mnimo bobo e

indiscutivelmente impossvel. A nossa mente sempre responde ao que acreditamos. Ela no faz julgamentos morais de certo ou errado. Ela apenas absorve a nossa verdade interior. E COOPER (2009, p. 46) ainda refora A crena influencia a mente interior, que por sua vez, procura torn-la concreta.

IMAGENS MENTAIS NO DECORRER DA HISTRIA


As imagens mentais provavelmente j eram usadas pelos nossos ancestrais da Idade da Pedra e consistiam em desenhos de figuras nas paredes das cavernas; figuras essas que os mostram em caadas bem sucedidas e defendendo-se com xito de seus inimigos. Segundo CASELATO (2008, p. 02) ... as imagens mentais ou psquicas so representaes ou criaes mentais que surgem a partir de percepes, emoes ou pensamentos. Na antiguidade as imagens mentais estavam relacionadas ao mundo espiritual. Assrios e Babilnios utilizaram o processo de incubao de sonhos para fins teraputicos. Ou seja, antes de dormir os mesmos oravam ou cantavam para chamar memria imagens benficas em sonhos. Egpcios, Hindus e Gregos usavam procedimentos mdicos similares. Os gregos acreditavam que manter na mente a imagem de um deus ou sonhar que ele os estava curando eram situaes teraputicas. (ARCARO, 1997 apud CASELATO, 2008, p. 03) O poder das imagens mentais no estava apenas atrelado cura ou mesmo religio, mas tambm ligado a outros objetivos. Assrios, Babilnios e Sumerianos, por exemplo, aumentavam a produtividade da terra e a procriao de animais e de pessoas fazendo uso de imagens de fertilidade na forma de deuses ligados a ela. Hipcrates e Galeno foram figuras importantes no estudo das imagens mentais.
Hipcrates (cerca de 460 a 377 a. C.) dizia que tudo que afeta a mente afeta tambm o corpo, e apontava a importncia das emoes e dos pensamentos do paciente em relao a sua sade e ao sucesso do tratamento. Galeno (cerca de 129 a 200 d. C.), que exerceu profunda influncia sobre a medicina medieval, enfatizava que as imagens espontneas do paciente so relevantes para o diagnstico. ( CASELATO, 2008, p. 03)

J no sculo XVI, o alquimista Paracelso, associava doena e cura aos fatores espirituais e imaginao. O mesmo dizia que o esprito o mestre, a imaginao a ferramenta e o corpo o material moldvel (ARCARO, 1997, p. 19). Do sculo XVII ao XIX a medicina ocidental foi ganhando fora separando o corpo da mente. O estudo do corpo, ento, ficou reservado medicina e o estudo da mente religio e filosofia. Mas a partir do final do sculo XIV, atravs dos estudos da Psicologia comportamental e da Medicina psicossomtica, comeou haver a conexo entre corpo e mente. Atualmente o poder da imagem mental amplamente utilizado no esporte para melhorar a motivao e o desempenho, na hipnoterapia e na psicoterapia para combater transtornos no desejados, na publicidade para aumentar a capacidade do consumidor de lembrar-se do produto divulgado pela propaganda e tambm no tratamento de diversos distrbios orgnicos e na cura de doenas. Segundo EPSTEIN (2009, p. 18) ... os pesquisadores tm demonstrado que emoes positivas esto ligadas a boas reaes imunolgicas.

PRINCPIOS RELACIONADOS VISUALIZAO CRIATIVA 1) O Universo fsico energia:


Incluindo ns e tudo que nos rodeia puramente energia. Esta uma lei da fsica. A energia se apresenta de diversas formas, desde as mais densas, como a matria que se altera e move-se com mais lentido, at a mais leve e delicada de todas, como os pensamentos que se movem e alteram-se com imensa rapidez. (GAWAIN, p. 27) Com este princpio compreende-se melhor o processo da visualizao criativa, j que a mesma acontece atravs da energia dos pensamentos como forma de imaginao para obteno da energia densa que a matria.

2) A Lei da atrao:
A lei da atrao manifesta-se atravs dos nossos pensamentos. Ou seja, atramos quilo que pensamos para nossa vida. E a mente interior no sabe distinguir pensamentos bons ou ruins. Ela no faz julgamentos. Ela apenas aceita o que pensamos e a energia universal nos d de volta na forma de matria. Ento, se pensarmos em vrios aspectos de nossas vidas negativamente atrairemos apenas o lado negativo. Colhemos o que semeamos. Tudo isto comprova o quo magntica a energia. o que GAWAIN (2002, p. 25) afirma quando disse que Os pensamentos e os sentimentos possuem sua prpria energia magntica, que atrai energia de natureza semelhante. Nossos pensamentos sempre precedem a sua manifestao. A forma acompanha a idia. Segundo GAWAIN (2002, p. 26) O simples fato de voc ter uma

idia e conserv-la em sua mente uma energia que tender a atrair e a criar a forma em questo no plano material.

10

COMPREENDENDO MELHOR O FUNCIONAMENTO DA VISUALIZAO CRIATIVA

A visualizao criativa utiliza trs aspectos da mente: o poder do pensamento, o poder do sentimento e o poder da imaginao (COOPER, 2009, p. 61). Mas a primeira etapa de todo esse processo a inteno. Em outras palavras, temos que primeiro saber o que realmente queremos para poder direcionarmos nossa energia. Segundo EPSTEIN (2009, p. 26) A inteno depende da vontade, que simplesmente o impulso da fora vital que nos capacita a fazer escolhas. Entretanto, de nada vale a inteno se no for depositar a energia do amor. Pois esta energia que possibilitar a concretizao de nossos desejos. J dizia KRIEGER (2000) O amor uma energia misteriosa e irresistvel. Aps sabermos o que queremos e colocar uma dosagem de amor na nossa inteno, nos resta agora imaginar. CASELATO (2008, p. 02) assim define imaginar ... no se refere apenas capacidade de representar ou reproduzir algo prexistente, mas envolve tambm a capacidade de produzir imagens originais a partir da combinao de idias, emoes e sensaes. Ou seja, imaginar o prprio esboo dos pensamentos.

11

USANDO A TCNICA DA VISUALIZAO CRIATIVA

Aps ter em mente a inteno e afastar as crenas negativas que permeiam seus pensamentos, necessrio agora utilizar a arte do relaxamento. Este o primeiro passo da visualizao criativa. atravs do relaxamento que

conseguiremos chegar a nossa mente interior e deixar a mente consciente descansar.


muito importante aprender como fazer isso. Um dos maiores problemas que voc enfrenta que no consegue controlar sua mente consciente. Quando aprender, adquirir poder. A incapacidade para fazer isso pode causar dvidas, ansiedades, preocupaes e incertezas, tudo que faz seu trabalho criativo fracassar. A primeira regra da visualizao criativa, portanto, : Paz = Poder (COOPER, 2009, p. 53)

Para relaxar necessrio preparar o ambiente a seu gosto, porm tem que ser tranqilo. Algumas pessoas gostam de msicas instrumentais, incensos, de estarem em contato com a natureza, de ficar deitado ou sentado de maneira confortvel, no importa o que utilizar para esse ritual, contato que fique em paz consigo mesmo. Concentrando-se na respirao v relaxando cada msculo, um de cada vez, comeando pelos dedos dos ps at o couro cabeludo. neste momento totalmente relaxado (mente e corpo) que entramos em estado de alfa consciente. A prxima etapa usar o poder da imaginao aliado ao amor pelo desejo da coisa a ser materializada. A imagem na mente deve ser a mais real possvel, apresentando riqueza de detalhes e sentimentos de emoo e alegria pela conquista alcanada. Todavia a imaginao deve conter representaes simblicas, pois a mente interior compreende nitidamente a linguagem dos smbolos. COOPER (2009, p. 68) enfatiza o valor que a simbologia tem para a mente quando afirma que Os smbolos so as chaves que destrancam as portas para o poder... e quando diz 12

tambm que ... o nico meio para nos comunicarmos com a mente inconsciente (a mente interior) por intermdio dos smbolos. Estes smbolos so delineados de diversas maneiras a depender de cada autor durante a tcnica de visualizao criativa, como por exemplo: GAWAIN (2002) utiliza a tcnica da bolha cor de rosa, ou seja, a meta fica dentro da imensa bolha a qual visualizada sendo entregue para o universo. A cor rosa na cromoterapia a cor do corao que propicia amor. importante acrescentar, ainda, que podem ser empregadas algumas cores durante o processo da visualizao criativa a depender da inteno imposta. Se por acaso for para aumentar a criatividade pessoal o amarelo bem vindo. DAY (2000, p. 89) tambm utiliza a simbologia atravs da criao de um jardim. Esta visualizao bastante til quando uma criana est hospitalizada. Este jardim ser o seu lugar mais seguro. Mantendo a idia na mente, voc deve fazer algumas afirmaes bastante otimistas e positivas, com poder e amor. COOPER (2009, p. 55) explica melhor quando diz que afirmaes o emprego de uma frase repetida ou um desejo destinado a causar impacto em nveis subconscientes. A repetio desempenhada do modo correto produz resultados. As afirmaes devem ser curtas e estar no presente.
Para usar as afirmaes, primeiro voc precisa expressar sua vontade numa frase aceitvel e, ento, repeti-la com convico, sempre que possvel de maneira ritmada. Os melhores momentos so pela manh, imediatamente ao acordar, ou noite antes de ir dormir. A afirmao deve ser repetida com firmeza, com sentimento. Se o desejar, pode aos poucos usar tambm sua imaginao, de forma que tambm possa ver o desejo tornando-se realidade. No se apresse. Faa-o no seu ritmo e repita a afirmao muitas vezes. (COOPER, 2009, p. 56)

Para concluir a visualizao necessrio que envolva todo o processo em uma Grande Bolha na Cor Rosa, e imaginar ou visualizar esta bolha subindo, subindo, 13

at desaparecer no espao (GAWAIN, 2002). Esta revelao simblica de suma importncia para nossa mente conseguir captar o que desejamos. A bolha liberada para o universo significa desapegar-se emocionalmente ao desejo como tambm atrair e acumular energias para sua manifestao. Neste momento est concluda a Visualizao Criativa.

14

SITUAES EM QUE A VISUALIZAO CRIATIVA PODE SER UTILIZADA NA ENFERMAGEM


A tcnica da visualizao criativa pode ser amplamente utilizada na Enfermagem. J que a mesma tem demonstrado ser muito eficaz para melhorar a auto-estima, aumentar a motivao, amenizar ou excluir a dor, reduzir a ansiedade, agilizar o processo de auto cura e aumentar a resposta imunolgica. Assim bem afirma EPSTEIN (2009, p. 18) ... os pesquisadores tm demonstrado que emoes positivas esto ligadas a boas reaes imunolgicas. EPSTEIN (2009, p. 14) ainda refora que ... a caracterstica mais marcante do trabalho de visualizao que ele pode ser acompanhado de mudanas fisiolgicas. Portanto, a visualizao criativa pode ser seguramente aplicada em algumas das muitas situaes da Enfermagem, como por exemplo: A) No setor de Oncologia: Os pacientes com cncer sentem-se extremamente ansiosos e temerosos antes e aps proceder quimioterapia e/ou radioterapia. A visualizao criativa ajudaria estes pacientes a ter um melhor enfrentamento da situao, alm de que atravs do poder da imaginao poderia ajudar no seu processo de auto cura. B) Na Clinica Cirrgica e Centro Cirrgico: Pacientes no pr - operatrio e ao entrar no centro cirrgico ficam muito ansiosos e inseguros diante da cirurgia iminente. Ento, o poder do relaxamento e da imaginao que fazem parte da visualizao criativa, reduziria ou eliminaria tal medo e insegurana. C) Na Unidade de Terapia Intensiva: Algo que poderia ser pesquisado a aplicao da visualizao criativa nos pacientes em coma. Este estado clnico de 15

inconscincia, o paciente no est ciente de si mesmo ou do ambiente por perodos prolongados. Ou seja, a mente interior (inconscincia) predominante o que poderia facilitar a visualizao criativa, pois a mente consciente no colocaria possveis resistncias com pensamentos negativos. Entretanto, estudos mostram que pacientes em coma apresentam alteraes fisiolgicas quando ouvem uma msica ou a voz de um familiar ( SILVA E DOBRO,2000). Isto comprova que a visualizao criativa poderia sim ser utilizada por estes pacientes atravs de um agente mediador que auxiliaria atravs da voz a transmisso da tcnica captada pela mente inconsciente do doente em coma. C) No Pr Parto: neste perodo que a mulher apresenta uma mistura de sentimentos medo, ansiedade, angstia, expectativas. Ento, com a visualizao criativa, a mulher nesta fase poderia ficar mais tranqila e confiante de que tudo est bem e acontecendo normalmente, como tambm sentir menos dores nos partos normais. D) Na Pediatria: Crianas hospitalizadas apresentam grande estresse, insegurana e medo, o que acaba acarretando reduo na imunidade. Para haver, ento, uma melhora na resposta imunolgica dessas crianas, como tambm uma reduo desses sentimentos negativos, seria totalmente benfico o emprego da visualizao criativa. E) Nos acompanhantes de pacientes internados em longo prazo: importante valorizar os sentimentos dos acompanhantes que perduram por tempo

indeterminado no hospital com seus familiares doentes. Esses acompanhantes sentem-se impotentes, angustiados, com medo, no limite de seu controle. A visualizao criativa seria uma ferramenta de fundamental importncia para estes

16

seres, pois a mesma viria para transformar esses sentimentos negativos em positivos. E assim, facilitando o enfrentamento da situao. F) No trabalho da Enfermagem: A visualizao criativa tambm poderia ser muito til para a equipe de Enfermagem. Pois, atravs de alguns estudos foi provado que o trabalho da enfermagem extremamente exaustivo. Com isto, podem decorrer erros na assistncia. O poder do relaxamento que faz parte da visualizao criativa ajudaria bastante a aliviar as tenses acumuladas e assim melhorando o desempenho no servio e produzindo qualidade na assistncia. O poder da imaginao tambm poderia ajudar a melhorar os relacionamentos interpessoais no trabalho da enfermagem, excluindo, assim, mgoas ou rancores que possam existir.

17

CONCLUSO
A visualizao criativa uma magia com finalidade encantadora, basta sabermos us-la de forma correta. A equao dela extremamente simples: INTENO + AMOR + RELAXAMENTO + IMAGINAO = DESEJO

MATERIALIZADO No entanto, para utiliz-la com sucesso temos que encarar primeiramente a ns mesmos. Ou seja, temos que olhar para nossas crenas j embutidas dentro de ns. Crenas estas que permeiam nossa mente interior com a presena dos bvios e assim garantindo todo o abortamento da tcnica da visualizao criativa. Pensar positivamente e com sentimento nos coloca em conexo com a energia do universo que ilimitada e benevolente. E esta mesma energia nos dar de presente a imagem materializada. Fazemos, ento, parte de um mundo onde tudo possvel, basta apenas crer de forma positiva e com amor. J prenunciava na passagem bblica Tudo possvel quele que cr (Marcos 9:23)

18

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Arcaro, Nicolau Tadeu. Imagens mentais em psicoterapia: estudo emprico sobre sua eficcia e a importncia da atitude e da habilidade do cliente em manej-las. [tese de doutorado em Psicologia Clnica]. So Paulo: Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo; 1997. Caselato, Sandra. Imaginao Criativa [Internet]. Tokyo: Sandra Caselato; 2009. [acesso em 2011 nov. 17]. Disponvel em: http://imaginacaocriativa.blogspot.com/ Cooper, Philip. Os segredos da Visualizao Criativa. 10. Ed. So Paulo: Pensamento; 2009. Day, Jennifer. Visualizao Criativa com Crianas. 9. Ed. So Paulo: Cultrix; 2000. Epstein, Dr. Gerald. Imagens que Curam: Prticas de Visualizao para a Sade Fsica e Mental. So Paulo: gora; 2009. Gawain, Shakti. Visualizao Criativa: Consiga o que voc quer na vida usando o poder da imaginao. 10. Ed. So Paulo: Pensamento; 2002. Krieger, Dolores. As mos: Como Us-las para Curar ou Ajudar. So Paulo: Cultrix; 2000. Rayane, Rita. Reviso de Literatura: Visualizao Criativa [trabalho de concluso de curso]. Alagoas: Universidade Federal de Alagoas; 2007. Silva MJP, Dobro ERL. Reflexes sobre a importncia da mente na recuperao do paciente em coma. Rev. Mundo Sade 2000; 24:249-54. Visualizar para Receber. [DVD]. Manaus: Grupo Domo; 2008. ( 60 min. ), tecnologia VCD.

19

20

Potrebbero piacerti anche