Sei sulla pagina 1di 21

ptica I

Experincia II Determinao da distncia focal de lentes delgadas

FATEC SP

Professor: Valdemar Bellintani

Aluno: Rodolfo Curci Puraca

Data: 2/04/2012

PA. CEL. FERNANDO PRESTES 30 BOM RETIRO SO PAULO SP

Resumo O objetivo deste relatrio determinar a distncia focal de lentes delgadas por trs diferentes mtodos, o mtodo de Bessel, da autocolimao e da associao de lentes. A metodologia usada no relatrio foi fazer os mtodos e depois compar-los entre si, por meio do clculo do erro percentual, qual dos mtodos era o mais preciso para a determinao da distncia focal. Concluiu-se no relatrio que o mtodo da autocolimao o mtodo mais preciso, pois necessrio fazer menos ajustes para encontrar o foco da lente, diminuindo a propagao do erro. O mtodo de Bessel como se tm que achar os dois focos da lente, a impreciso causada ao focar a imagem do objeto estudado, aumenta o erro percentual e deste modo aumenta a impreciso do mtodo.

Lista de Tabelas

Tabela 1: Dados do mtodo de Bessel............................................................................15 Tabela 2: Desvio Padro da lente de +100......................................................................16 Tabela 3: Desvio Padro da lente de +200......................................................................17 Tabela 4: Desvio Padro da lente de +300......................................................................17 Tabela 5: Erros percentuais do mtodo de Bessel..........................................................18 Tabela 6: Dados do mtodo da autocolimao...............................................................19 Tabela 7: Erros percentuais do mtodo da autocolimao............................................19 Tabela 8: Resultados do mtodo da associao de lentes..............................................20

Lista de Figuras

Figura 1: Raios paralelos ao eixo principal ............................................................................7 Figura 2: Esquematizao de um raio de luz numa lente convergente............................9 Figura 3: Esquematizao da formao da imagem por uma lente convergente..........11 Figura 4: Figura 4: Esquematizao do mtodo de Bessel..............................................12 Figura 5: Esquematizao do mtodo da autocolimao...............................................13 Figura 6: Visualizao do mtodo da autocolimao......................................................14 Figura 7: Esquematizao do mtodo da associao de lentes......................................14

Lista de Abreviaturas e Siglas

distncia focal (f) distncia do objeto em relao ao centro ptico (p) distncia da imagem em relao ao centro ptico (p) tamanho da imagem (i) tamanho do objeto (o) aumento da lente (A) vergncia da lente (V) raio da esfera matriz da lente na face 1 (R1) raio da esfera matriz da lente na face 2 (R2) ndice de refrao da lente (n) mdia aritmtica do foco ( ) desvio padro do foco ( erro percentual (Er%) )

Contedo
1 2 3 4 5 6 7 8 Objetivos ............................................................................................................................... 7 Materiais Utilizados .............................................................................................................. 7 Introduo Terica ................................................................................................................ 7 Mtodos .............................................................................................................................. 12 Resultados ........................................................................................................................... 15 Discusso............................................................................................................................. 20 Concluso ............................................................................................................................ 20 Referncias.......................................................................................................................... 21

1 Objetivos
O objetivo deste relatrio determinar a distncia focal de lentes delgadas por trs diferentes mtodos. O primeiro o mtodo de Bessel, o segundo mtodo o da autocolimao e o ltimo mtodo o mtodo da associao para lentes divergentes.

2 Materiais Utilizados
Foram utilizados para a medio da distncia focal pelos trs mtodos diferentes os seguintes materiais: banco ptico, fonte de alimentao para a lmpada, lmpada algena, suporte de trs pontos ajustveis, vidro despolido, placa metlica com fenda em formato de F, espelho plano, anteparo, trena, suporte de trs pontos ajustveis, lentes de +100, +200, +300, +400 e uma lente de -400.

3 Introduo Terica
As lentes so formadas por materiais translcidos e refringentes de tal forma que pelo menos uma das faces onde a luz passa no plana, mas sim curva e tendo um raio de curvatura. Deste modo a parte no plana de uma lente faz parte de uma grande esfera com um raio de curvatura. Quando um raio incide no plano da lente paralelamente ao eixo principal da lente o prolongamento do raio incide no foco da lente, como mostrado na figura 1.

Figura 1: raios paralelos ao eixo principal

Quando o raio de luz sai do foco da lente, ele desviado pela lente, saindo paralelamente ao eixo principal da lente.

As lentes sempre tm dois focos um a esquerda e o outro a direita do centro ptico, como mostrado na figura 1, f1 e f2 os dois focos e O o centro ptico. A distncia entre o foco e o centro ptico chamada de distncia focal. A distncia focal pode ser calculada de acordo com a distncia do objeto lente, isto chamado de p e a distncia entre a imagem do objeto e o centro ptico, chamado de p, atravs da equao de Gauss, que usa a semelhana de tringulos para ser deduzida a equao 1.

Equao 1: Equao de Gauss Para a equao de Gauss ser usada da forma correta, necessita de uma conveno de sinais para as distncias p e p. O p sempre ser positivo pois o objeto e assim est localizado na regio real da lente, j p pode estar localizado na regio real (p>0) ou pode estar localizado na parte virtual, sendo assim ser uma imagem virtual (p<0). A ampliao da lente pode ser definida pela relao entre tamanho da imagem (i) e tamanho do objeto (o) ou da relao entre a distncia do objeto (p) e a distncia da imagem (p) ao centro ptico, conforme a equao 2.

Equao 2: Aumento da lente A vergncia da lente como se fosse a potncia da lente, sua unidade de medida a dioptria (di) e dada conforme a equao 3.

Equao 3: Vergncia da lente

A demonstrao da deduo da frmula da vergncia, chamada tambm como equao dos fabricantes de lentes feita da seguinte forma, dada a figura 2.

Figura 2: Esquematizao de um raio de luz numa lente convergente Considerando que: C1 o centro do raio 1, C2 o centro do raio 2, AO o raio ptico analisado, h a distncia entre o eixo ptico e o raio ptico analisado, A o ponto de incidncia do raio ptico AO em relao normal, D o ponto que o raio ptico emerge, 1 o ngulo que o raio ptico emerge em relao com a normal segunda face, F o ponto focal da lente e P o ponto em que se cruza o prolongamento da reta AO com a reta DF. Aplicando a lei de Snell Descarte, sendo o ndice de refrao do ar igual a 1, tem-se: Face 1: Face 2:

( ) ( )

( ) ( )

Da figura 2 nos tringulos (ADI), (C2C1I) e (C2FD) tm-se as relaes angulares:

10

Tambm se tem a relao angular:

Estas relaes resultam em:

Do tringulo (FPJ) tem-se a relao:

( )
Considerando que h muito menor que o raio de curvatura da lente, pode-se aproximar os ngulos dos senos e das tangentes igualando-os aos seus respectivos valores. Deste modo a equao de Snell Descartes fica deste modo: Face 1: Face 2: E assim tem-se que:

)(

)(

Como foi considerado h muito menor que R1 e R2, tm-se que:

11

)(

Considerando igual a h, resulta na equao 4.

)(

Equao 4: Equao dos fabricantes de lentes Na demonstrao da deduo da frmula de Gauss, tem-se como a esquematizao, a figura 3. O ponto P uma fonte de luz que est a uma distncia maior que a distncia focal da lente.

Figura 3: Esquematizao da formao da imagem por uma lente convergente Pela semelhana de tringulos (EPF0, F0OB), (PAB, AOFi) e (FiDP,ABP) tem-se que:

12

Desta relao encontra-se a equao de Gauss equao 2.

Equao 2: Equao de Guss

4 Mtodos
No procedimento do mtodo Bessel para a determinao da distancia focal esquematizado na figura 4

Figura 4: Esquematizao do mtodo de Bessel De acordo com a figura 4, L a lmpada algena, C o condensador e V 1 o vidro despolido. Este arranjo usado para iluminar a placa metlica com a fenda em formato de F, denominada na figura 4 de F. As distncias Lx e Ly so as distncias na qual se focaliza a imagem do objeto no anteparo A, pois a lente colocada em duas posies X e Y. A lente projeta as imagens em X e em Y se e somente se d>4f. A distncia S a diferena das distncias Lx e Ly. O procedimento do mtodo Bessel feito da seguinte forma: a lente de distncia focal de +100, colocada no suporte de trs pontos ajustveis a uma certa distncia da placa metlica com fenda em formato F, logo, pelo anteparo ajusta-se para o ponto onde a imagem de F focalizada, fazendo-se a medio Lx. Sem mexer no anteparo move-se o suporte com a lente de +100 para frente, para focalizar novamente o F no anteparo, ento feita a medida de Ly.

13

Pela equao 3, calcula-se a distncia focal da lente.

)(

Equao 3: Distncia focal pelo mtodo de Bessel Este procedimento foi feito trs vezes, tendo como objetivo diminuir o erro, para cada lente estudada, que foram as lentes de +100, +200 e +300, depois de encontrada a distancia focal fez-se o erro percentual. A esquematizao do mtodo da autocolimao mostrada na figura 5.

Figura 5: Esquematizao do mtodo da autocolimao Na esquematizao da figura 5, L a lmpada algena, C o condensador, V1 o vidro despolido, F a placa metlica com fenda em formato de F e P um espelho plano. Para a medio da distncia focal pelo mtodo da autocolimao, coloca-se a lente a ser estudada entre f e P, achando-se o foco da imagem na placa metlica, pois quando a lente est posicionada de forma que a distncia focal f a distancia de F lente, o raio ptico sair da fenda, passar pela lente, sendo refletida pelo espelho, retornar para lente e ir formar a imagem F invertida na placa metlica, formando a imagem mostrada na figura 6.

14

Figura 6: Visualizao do mtodo da autocolimao Este procedimento foi feito para as lentes de +100, +200 e +400. Com os resultados fez-se o erro percentual. A esquematizao para o mtodo da associao mostrada na figura 7.

Figura 7: Esquematizao do mtodo da associao de lentes O procedimento tomado foi fixar a lente convergente 1 (+200) na distncia p1 de aproximadamente 400 mm da placa metlica com fenda em F. Depois foi achado o foco da imagem no anteparo A e medido p1. Aps a medio colocou-se a lente divergente 2 de -400 a uma distncia e de aproximadamente 250 mm da lente 1 e foi colocado o anteparo A focalizando a imagem e mediu-se a distncia p2. Aps o procedimento calculou-se p2 que a diferena entre p1 e a distncia e.

15

5 Resultados
No mtodo de Bessel os resultados coletados so mostrados na tabela 1. d (mm) 1420 1235 1110 1245 1545 1210 1675 1575 1560 s (mm) 1125 1060 840 855 980 585 535 480 470 Lx (mm) 1280 1215 1000 1165 1290 925 1415 1370 1355 Ly (mm) 155 155 160 310 310 340 880 890 885

+100 +100 +100 +200 +200 +200 +300 +300 +300

Tabela 1: Dados do mtodo de Bessel Foram calculados os focos das lentes de +100, +200 e +300, usando a equao 3. Para a lente de +100. ( )( ) ( )( )

)(

Para lente de +200. ( )( ) ( )( )

)(

16

Para alente de +300. ( )( ) ( )( )

)(

Depois tirou-se a mdia dos focos e calculou-se o desvio padro, para as lentes +100, +200, +300. Para a lente de +100. | 132,2 81,3 118,6 | | |
(

| | | |
)

) 462,25 864,36 62,41 1389,02

Tabela 2: Desvio Padro da lente de +100

17

Para a lente de +200 | 164,5 230,8 231,8 | | |


(

| | | |
)

) 1980,25 475,24 519,84 2975,33

Tabela 3: Desvio Padro da lente +200

Para a lente de +300 | 376 357,2 354,6 | | |


(

| | | 12,6 | 8,0
)

) 179,56 158,76 64,00 402,32

Tabela 4: Desvio padro da lente de +300

18

Aps calcular o desvio padro, calculou-se o erro percentual. Para a lente de +100 | |

Para a lente de +200 | |

Para a lente de +300 | |

Na tabela 5, mostram-se os erros percentuais para cada lente. Lente +100 +200 +300

10,7% 4,5% 20,9%

Tabela 5: Erros percentuais do mtodo de Bessel

19

No mtodo da autocolimao coletaram-se os resultados mostrados na tabela 6. Lentes Distncia focal (f) (mm) +100 100 +200 230 +400 410 Tabela 6: Dados do mtodo da autocolimao Com os resultados das medies da distncia focal das lentes, calculou-se o erro percentual para cada lente. Para a lente de +100 | |

Para a lente de +200 | |

Para a lente de +400 | |

Na tabela 7 so mostrados os erros percentuais do mtodo da autocolimao. Lentes +100 +200 +400

0% 15% 2,5%

Tabela 7: Erros percentuais do mtodo da autocolimao

20

No mtodo da associao de lentes calculou-se a distncia p2.

Na tabela 8 mostram-se os resultados obtidos no mtodo da associao. Lente -400 p1 p1 e p2 400 515 250 265 Tabela 8: Resultados do mtodo da associao de lentes p2 480

6 Discusso
O mtodo de Bessel ficou com um erro percentual maior que o mtodo da autocolimao. Isto foi causado porque ao encontrar o primeiro foco, j existe uma incerteza, mas ao encontrar o segundo foco da lente, esta incerteza aumenta, j que difcil de distinguir quando est ou no est focado. No mtodo da autocolimao existe somente um ajuste, pois este j conta como um ajuste dos dois focos, ento a incerteza no ajuste fica menor, ocasionando menor erro percentual.

7 Concluso
Este relatrio obteve com base nos resultados de erro percentual que o mtodo da autocolimao mais preciso que o mtodo de Bessel, j que tem que se fazerem menos ajustes para se determinar o foco, diminuindo a margem de incerteza de cada ajuste.

21

8 Referncias
HALLIDAY, RENICK, WALKER, Jearl. ptica e Fsica Moderna, Fundamentos da Fsica. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. 416 p.

Potrebbero piacerti anche