Sei sulla pagina 1di 13

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

I - 133

PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA AVALIAO DO PARMETRO ATIVIDADE METANOGNICA ESPECFICA


Luiz Olinto Monteggia (1) Engenheiro Civil-Mecnico; Mestre em Recursos Hdricos e Saneamento Ambiental pelo IPH/UFRGS; Doutor em Engenharia de Meio Ambiente pela Universidade de Newcastle/UK. Professor Adjunto do IPH/UFRGS. rea de interesse: Tratamento de guas Residurias Urbanas e Industriais, com nfase ao emprego de processos anaerbios de tratamento. Endereo(1): Av. Bento Gonalves, 9500 - Porto Alegre - RS CP 15029 - CEP: 91501-970 - Brasil - Tel: (051) 316-6660 - Fax (051) 3166565 - e-mail: montegia@if.ufrgs.br.

FOTO

RESUMO A capacidade de converso de cidos graxos volteis aos produtos finais da digesto anaerbia, gs metano e gs carbnico , consiste em informao de vital importncia para controle operacional de reatores anaerbios modernos, tambm designados reatores de alta taxa. No presente trabalho so apresentados os estudos para padronizao de procedimentos de laboratrio a serem observados na avaliao da Atividade Metanognica Especfica (AME), tais como, condies ambientais, tipo e quantidade de substrato orgnico e o requerimento de macro e micro nutrientes. tambm apresentado o princpio operacional do equipamento desenvolvido para medio de AME , designado Respirmetro Anaerbio, e sistema de aquisio automtica dos dados de produo de biogs. PALAVRAS -CHAVE: Atividade Metanognica Especfica, Respirmetro, Anaerbio, Nutrientes

INTRODUO O desenvolvimento de reatores anaerbios de alta taxa, tais como o reator de manto de lodos de fluxo ascendente, filtro anaerbio, reator de contato, so atualmente tecnologias amplamente aceitas e j devidamente testadas em condies reais para depurao de guas residurias industriais e urbanas. Estes reatores eliminaram a mais sria desvantagem, quando comparados a reatores aerbios que consistia no elevado tempo de reteno hidrulico necessrio para manter dentro dos reatores as bactrias metanognicas, as quais apresentam tempos elevados de multiplicao celular.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

754

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

I - 133

Devido a baixa taxa de crescimento das bactrias metanognicas, processos anaerbios eram erroneamente considerados lentos e, por conseqncia de baixa eficincia. Atualmente, perfeitamente aceito que as reaes bioqumicas, especialmente a converso de cidos graxos aos produtos finais gs metano e gs carbnico, apresentam elevadas taxas de ocorrncia, sendo que a cintica do processo funo da populao de bactrias mantidas dentro dos reatores anaerbios. importante salientar que a capacidade de carga de um reator anaerbio no dependente do suprimento de nenhum reagente, como o oxignio em processos aerbios, e portanto o potencial de carga de um reator anaerbio , em princpio, ditado por: I. a quantidade de lodo vivel que pode ser retido no reator, II. o contato entre lodo vivel e a gua residuria, e III. as taxas dos processos de converso biolgico. Estudos abrangentes desenvolvidos nos ltimos anos, permitiram a elucidao dos mecanismos e taxas de converso de processos anaerbios (Lawrence e McCarty, 1969; Kaspar e Whurman, 1978; Lin et al 1989), conduzindo a um melhor entendimento das diferentes etapas do processo anaerbio. A mistura em reatores anaerbios modernos obtida pelo uso de sistemas adequados de entrada do esgoto bruto, turbulncia gerada pela produo de biogs, deslocamento hidrulico e tambm recirculao. A avaliao do lodo biolgico acumulado nos reatores, em termos de engenharia, est baseado na concentrao de slidos suspensos volteis (SSV), considerando-se que valores crescentes de SSV correspondem concentraes mais elevadas de microrganismos ativos (Kotze et al 1969). O uso do parmetro SSV para estimar a biomassa ativa em reatores anaerbios sofre srias limitaes, pois no diferencia a massa de microrganismos responsveis pelos estgios iniciais da biodegradao (hidrlise, acidificao) e os finais, principalmente a acetognese e metanognese. Pode-se afirmar que o fator principal para eficiente digesto anaerbia consiste no desenvolvimento e manuteno de uma populao elevada, estvel e vivel de bactrias formadoras de metano (Parkin e Owen, 1986). Em complementao, a disponibilidade de parmetros de controle que possam antecipar condies de desbalanceamento do processo so essenciais para aumentar a confiabilidade de processos anaerbios (Kirsop, 1984). Neste trabalho so sugeridos os procedimentos de laboratrio para avaliao do parmetro Atividade Metanognica Especfica, o qual complementa a anlise Slidos Suspensos Volteis para avaliao da Capacidade de Produo de Metano (CPM), permitindo desta forma controle operacional mais acurado de reatores anaerbios.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

755

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

I - 133
DA ATIVIDADE

PROCEDIMENTOS BSICOS METANOGNICA ESPECFICA Introduo

PARA

AVALIAO

A determinao da atividade metanognica usualmente realizada por um teste de laboratrio em batelada, sob condies ambientais controladas. O resultado calculado a partir da medio direta da taxa de produo de metano ou consumo de um substrato, por unidade de biomassa (SSV) e unidade de tempo. Como o teste depende da atividade biolgica de organismos vivos, a transferncia de uma amostra representativa do lodo anaerbio proveniente de um reator biolgico para o equipamento de laboratrio, deve levar em conta os seguintes aspectos: I. a garantia de um ambiente anaerbio, o qual contm as condies necessrias (temperatura, pH, potencial redox) e nutrientes (nitrognio, fsforo, potssio, enxofre, elementos trao) para obteno da atividade biolgica mxima, II. a utilizao de uma adequada populao de microrganismos (SSV) e alimento suficiente (substrato teste) acima de concentraes limitantes, para obteno da taxa mxima de remoo de substrato, e III. o uso de um equipamento de laboratrio capaz de monitorar as mudanas da atividade metablica (produo de gs) ou o consumo do substrato teste com preciso satisfatria durante o perodo do teste.

Condies Ambientais As reaes bioqumicas envolvidas na gerao de metano so dependentes de condies ambientais, tais como temperatura, pH, potencial redox e disponibilidade de nutrientes. Portanto, prtica comum a preparao de gua de Diluio, contendo os produtos qumicos requeridos para atividade metablica dos microrganismos e simulao, o mais prximo possvel das condies dentro dos reatores anaerbios em estudo. A Tabela 1 apresenta um resumo dos nutrientes recomendados para testes de atividade metanognica especfica, de acordo com diferentes autores. Nutriente (mg/l) (a) NH4Cl (NH4)2SO4 KH2PO4 K2HPO4 (I) (II) (III) (IV) (V) (b) 40 10 (VI) (b) 174 756

1000 2500 1000

74 14 14 -

500 300 400

500 300 400

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

I - 133
5 25 10 1000 50 Sim 30 7 Sim

Na2HPO 4 MgCl2 KCl Na2SO4 Na2S.7H2O NaHCO 3 Y. Extr. Elem. Tr. (c)

100 100 200 No

Sim

10000 No

10000 No

a) nutrientes dissolvidos em gua de torneira b) gua de torneira contendo aproximadamente 35 mg/l de ons clcio c) adio de 1 ml de soluo de elementos trao descrito por Zehnder et al (1980) d) Referncias: I. Valcke e Verstraete, (1983) II. de Zeeuv, (1984) III. Dolfing e Bloemen, (1985) IV. Dolfing, (1985) V. Koster et al, (1986) VI. Koster e Cramer, (1987)

CONCENTRAO DE BIOMASSA E REQUERIMENTO DE ALIMENTO Conforme Dolfing e Bloemen (l985), a aceitao do teste de atividade metanognica como um mtodo confivel para avaliao da capacidade mxima de gerao de metano, requer que a taxa de produo de metano deve ser dependente da quantidade de lodo biolgico em ampla faixa de valores de slidos suspensos volteis (SSV), ou seja, sem a limitao de alimento ou nutrientes, a taxa de produo de metano deve ser linearmente proporcional ao nmero de organismos responsveis pela converso de acetato ou H + CO2 metano. Estes autores 2 observaram que este requerimento foi atendido, quando acetato era utilizado como substrato (0,2 a 1,5 g SV/l) Para H2 + CO2, esta relao linear foi observada para concentraes de lodo inferiores a 0,5 g SV/l, provavelmente devido a limitaes de transferncia de substrato de fase gasosa para a fase lquida. Sob condies enrgicas de mistura dos frascos de reao, foi obtida melhora significativa da linearidade dos resultados. Usando acetato como alimento para os testes de AME, a concentrao recomendada de biomassa oscila na faixa de 2,5 g SSV/l (de Zeeuv, 1983; James et al 1990) at 5 g SSV/l (Valcke e Verstraete, 1983). Como a concentrao de slidos suspensos volteis em reatores anaerbios de alta taxa significantemente maior (10 a 30 g SSV/l), uma amostra do lodo biolgico diluda com uma soluo mineral (gua de diluio) contendo os nutrientes requeridos para mxima atividade das bactrias metanognicas.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

757

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

I - 133

O tipo e requerimento de alimento (substrato metanognico) outro fator de vital importncia para avaliao de AME. De Zeeuv (1984) recomenda o uso de uma mistura de cido actico, propinico e butrico ou cido actico e propinico somente, com concentrao inicial no lquor misturado de 0,6 g/l, resultando em concentrao equivalente de DQO de 2,64 ou 1,55 g/l, respectivamente. Valcke e Verstraete (1983) sugerem o uso de diferentes cargas orgnicas, na faixa de 0,3 a 1,0 g HAc/g SSV, mediante adio de diferentes quantidades de cido actico nos frascos de digesto. Nos casos em que a atividade metanognica obtida para a mxima carga testada, testes adicionais devem ser realizados, empregando cargas orgnicas mais elevadas (acima de 1,0 g HAc/g SSV) para verificar eventual deficincia na concentrao inicial do substrato metanognico. Estudos apresentados por Speece (1988), recomendam que a concentrao inicial de cido actico deva ser da ordem de 7,5 g HAc/l, mediante adio de um pequeno volume de soluo padro de Acetato de Clcio. Esta concentrao de cido actico no considerada inibitria para as bactrias metanognicas e deve ser suficiente para garantir a sua atividade mxima.

EQUIPAMENTO DE LABORATRIO E MTODOS DE MEDIDA DE AME As caractersticas do equipamento utilizado em laboratrio depende se a atividade metanognica mxima calculada a partir da taxa de produo de metano ou consumo do substrato utilizado como precursor do metano. Dolfing e Bloemen (1985) verificaram que, em experimentos preliminares com amostras de todos anaerbios, acetato, propionato e hidrognio foram estequiomtricamente conve rtidos a metano sem formao de produtos intermedirios. Eles concluram que produo de metano uma medida adequada para expressar a capacidade de converso de substratos metanognicos, e que a determinao de quantidades crescentes de metano mais fcil e acurada que a medida da concentrao decrescente de substrato. Diversos aparatos de laboratrio foram propostos para medio de atividade metanognica, desde sistemas empregando frascos selados (Hungate, 1968; Dolfing e Bloemen, 1985; Speece, 1988), sistemas empregando deslocamento de gua para medio do volume de gs produzido (De Zeeuv, 1984) ou sistemas automatizados utilizando vlvulas solenide e sensores de presso (van den Berg et al 1974; Rozzi et al, 1983).

OBJETIVOS DA PESQUISA As informaes disponveis sobre avaliao da atividade metanognica especfica indicam diferenas significantes em termos de rotina experimental de laboratrio, tipo e concentrao dos substratos teste, a concentrao de biomassa, o uso de nutrientes e o equipamento de laboratrio utilizado para medio da produo de gases.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

758

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

I - 133

Os objetivos principais da presente pesquisa foram: I. o desenvolvimento de um equipamento de laboratrio adequado para a medida de reduzidos vazes de produo de biogs, sob condies ambientais adequadas, II. a avaliao da concentrao inicial requerida de alimento (cido actico) e biomassa (SSV) a serem usadas para medio da capacidade mxima de produo de metano, III. a definio da concentrao necessria de nutrientes e micronutrientes (gua de diluio) a fim de proporcionar as condies adequadas aos microrganismos envolvidos na degradao de cido actico gs metano e gs carbnico.

EQUIPAMENTO EXPERIMENTAL E PROCEDIMENTOS Introduo Os equipamentos de laboratrio e procedimentos experimentais foram desenvolvidos no perodo Julho/88 a outubro/90, envolvendo as seguintes etapas: I. projeto e construo do equipamento de laboratrio para medio de Atividade Metanognica Especfica (AME), designado Respirmetro Anaerbio. II. calibrao do respirmetro anaerbio, III. padronizao dos procedimentos de laboratrio para medio da AME de diferentes lodos anaerbios. Parmetros rotineiros de anlise, tais como pH, alcalinidade, DQO, Nitrognio Amoniacal, Slidos, cidos Graxos e Metais seguiram as recomendaes do Standard Methods (1985) e os Mtodos de Laboratrio compilados pelo Laboratrio de Engenharia do Meio Ambiente da Universidade de Newcastle (1988).

Projeto e Construo do Respirmetro Anaerbio Definido o objetivo principal da pesquisa, ou seja, a padronizao dos procedimentos de laboratrio para medio da atividade metanognica, ficou claramente evidenciado a necessidade de identificar um equipamento de laboratrio que oferecesse preciso e reprodutibilidade para medio da produo de gases e com possibilidade de aquisio e armazenamento automtico dos dados coletados. Os sistemas descritos por van den Berg et al (1974) e Rozzi et al (1983) foram utilizados como concepo bsica do sistema, constitudo por vlvula solenide de trs vias e sensor de presso (manmetro ou transdutor de baixa presso).

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

759

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

I - 133

A aquisio e armazenamento dos dados de produo de biogs foi realizado mediante interface digital, acoplada a um computador pessoal, com desenvolvimento de software adequado para processamento e visualizao dos resultados no vdeo do computador. Estas tarefas foram desenvolvidas por tcnicos em eletrnica e programao do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Newcastle/UK, onde a pesquisa foi desenvolvida. A rotina de laboratrio empregada durante os testes de AME esto a seguir sumarizadas: I. adio do volume requerido de lodo anaerbio a ser testado e gua de diluio para obter uma concentrao pr-determinada de slidos suspensos volteis, II. purga de eventuais traos de oxignio contidos no mixed liquor (lodo + gua de diluio) e substituio do volume de ar atmosfrico remanescente na parte superior dos frascos de digesto com gs nitrognio, III. aps a operao de purga, ajuste da temperatura no valor desejado. No presente estudo a temperatura foi ajustada, atravs de um banho termosttico no valor de 35 C, IV.uso de um perodo de aclimatizao do lodo biolgico s condies do ensaio por um perodo de 6 a 12 horas, V. aps o perodo de aclimatizao, injeo do alimento (acetato de sdio) em concentrao pr-estabelecida, VI.o incio do teste foi considerado logo aps a injeo do alimento, a partir do qual eram coletadas amostras do biogs produzido em intervalos de tempo de 2 a 4 horas, para determinao da porcentagem de metano, VII.o final do teste foi caracterizado por um decrscimo brusco na produo de biogs, devido ao consumo quase total do alimento injetado. Ao final do teste, amostras da mistura lodo e gua de diluio eram analizadas para determinao de pH, alcalinidade, slidos suspensos volteis, cidos graxos volteis e outros parmetros eventualmente requeridos.

RESULTADOS E DISCUSSO Introduo Os procedimentos empregados nos testes iniciais seguiram recomendaes disponveis na literatura, tais como a seleo de faixas de valores para a relao alimento/microrganismos, composio qumica da gua de diluio e condies ambientais timas recomendadas para bactrias anaerbias.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

760

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

I - 133

O uso de cido actico como substrato nico para os testes de AME foi utilizado ao longo do estudo, ao invs de uma mistura de cidos graxos (actico + propinico + butrico), pelas seguintes razes: I. cido actico o precursor de 70 a 75% do gs metano gerado em condies anaerbias, II. o uso de outros intermedirios (propinico, butrico) ou uma mistura dos mesmos no adequada, a menos que haja o interesse de avaliao da atividade de outros grupos de bactrias (acetognicas) em combinao com as bactrias metanognicas, III. vrias pesquisas demonstraram que concentraes de cido actico na ordem de 200 mg/l ou acima podem retardar a degradao de cido propinico (Gorris et al, 1989; Segretian e Molleta, 1986). Por outro lado, cido propinico em elevadas concentraes pode causar inibio s bactrias metanognicas (Alcocer, 1988). Dois tipos de lodos anaerbios foram utilizados durante os estudos de padronizao do teste, em termos de sua atividade metanognica: lodo de alta atividade, cultivado em efluente a base de cerveja acidificada lodo de baixa atividade, cultivado em efluente a base de soro de leite

TESTES SOBRE RELAO ALIMENTO/MICRORGANISMOS A gerao de metano depende diretamente da disponibilidade de alimento e da populao de microrganismos, portanto possvel antecipar que estes dois parmetros esto interrelacionados e exercem forte influncia sobre a AME. O uso de elevadas populaes de microrganismos provavelmente consumir o alimento disponvel em curto espao de tempo, reduzindo a um mnimo o crescimento de novas bactrias durante o teste. Por outro lado, o uso de quantidade excessiva de biomassa pode causar decrscimo na atividade mxima, devido a limitaes na transferncia de massa do substrato metanognico aos microrganismos. Da mesma forma, concentraes insuficientes de alimento, isto , abaixo do nvel de saturao do requerido pelos microrganismos pode reduzir a atividade metanognica mxima. Tambm deve-se levar em conta que concentraes excessivas de cido actico podem inibir a atividade das bactrias metanognicas (toxicidade de cidos volteis). Os primeiros testes de AME foram planejados mediante critrio sugerido por Valcke e Verstraete (1983), com valores da relao alimento/microrganismos na faixa de 0,1 a 1 g HAc/g SSV (Fig. 1).

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

761

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

I - 133

RELAO F/M x AME 30 28 26 24 22 20 18 16 14 12 10 8 6 4 2 0 0 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 F/M (g HAc/gSSV) 0,8 0,9 1

AME (mL CH4/gSSV.h)

1,25 g/L 2,50 g/L 3,75g/L 5,0 g/L

1,1

1,2

Fig. 1 - Efeito da Relao Alimento/Microrganismos sobre a AME. No teste n. 1, onde a concentrao de lodo foi ajustada ao valor de 1,25 g SSV/l, a mxima atividade foi obtida na faixa superior da relao alimento/microrganismos. Porm, surpreendentemente, mediante anlise dos resultados do Teste n. 4, a mxima atividade foi obtida j a partir de baixos valores, tais como 0,2 g HAc/g SSV, para o mesmo tipo de lodo anaerbio. Estes resultados so controversos, levando a concluso que o planejamento de testes de AME, baseados na relao Alimento/Microrganismos no adequado. Baseado nestes primeiros resultados, as seguintes modificaes foram adotadas para os testes subseqentes: I. avaliao do efeito da concentrao de alimento sobre a AME, ao invs de utilizar diferentes valores da relao alimento/microrganismos, II. aumento da faixa de valores de concentrao de microrganismos (SSV) para uma observao mais detalhada da AME, na faixa de 1 a 8 g SSV/l. Concluses similares foram obtidas tanto para lodos de alta atividade como de baixa atividade, observando-se que concentraes iniciais de acetato acima de 1,5 g/l permitem a obteno de valores mximos de AME. O segundo grupo de testes (Testes 5 a 11) foram planejados de acordo com o novo critrio, ou seja, a seleo da concentrao inicial de alimento, ao invs da relao alimentomicrorganismos, para o lodo de baixa atividade.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

762

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

I - 133

CONCENTRAO DE ALIMENTO x AME 9 8 7 AME (mL CH4/gSSV.h) 6 5 4 3 2 1 0 0 1000 2000 3000 ALIMENTO (mg/L) 4000 5000 6000 1 g/L 5 g/L 2 g/L 6 g/L 3 g/L 8 g/L 4 g/L

Fig. 2 - Efeito da Concentrao de Alimento sobre a AME - Testes 5 a 11. O efeito da concentrao de microrganismos nos testes 5 a 11, indicou que a faixa tima de valores de AME ocorreu entre 2 e 5 g SSV/l. Entretanto, no foram identificados quais fatores poderiam estar atuando negativamente sobre a AME, principalmente para a concentrao de 1 g SSV/l, no caso de lodo anaerbio de baixa atividade. O terceiro grupo de testes (Testes 12 a 17) reavaliou o efeito da concentrao inicial de alimento e concentrao de microrganismos, para o lodo de alta atividade, uma vez que os testes 1 a 4 foram planejados de forma inadequada, ou seja, baseados na relao alimentomicrorganismos, cujos resultados esto apresentados na Fig. 3.
30 25 20 15 10 1 g/L 5 0 0 1000 2000 3000 ALIMENTO (mg/L) 4000 5000 6000 4 g/L 2 g/L 5 g/L 3 g/L 6 g/L CONCENTRAO DE ALIMENTO x AME

Fig. 3 - Efeito da Concentrao de alimento sobre a AME Testes 12 a 17 Similar aos resultados obtidos em testes anteriores observa -se que a atividade metanognica mxima obtida para valores de concentrao inicial de alimento acima de 1,5 g Hac/l.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

AME (mL CH4/ gSSV.h)

763

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

I - 133

O efeito principal observado pela concentrao de microrganismos consistiu na reduo do tempo de durao do teste de AME, para valores crescentes de SSV, com reduo discreta dos valores de AME, para valores de SSV abaixo de 2 g/l ou superiores a 5 g/l. Os testes 19 a 26 foram planejados para avaliao do efeito do pH inicial e capacidade tampo da gua de diluio sobre a AME, pois observou-se que o pH poderia aumentar significativamente devido a gerao de alcalinidade de bicarbonatos (Fig. 4 e 5).
BUFFER x AME 9 8 AME (mL CH4 / gSSV.h) 7 6 5 4 3 pH = 6,7 (KH2PO4/K2HPO4 = 1) 2 1 0 0 1 2 3 4 BUFFER (g/L) 5 6 7 8 pH = 6,9 (KH2PO4/K2HPO4 = 0,67) pH = 7,1 (KH2PO4/K2HPO4 = 0,43)

Fig. 4. Efeito da Concentrao de Buffer sobre a AME para diferentes valores de pH inicial - Lodo de Baixa Atividade.
BUFFER x AME 28 26 AME (mL CH4/gSSV.h) 24 22 20 18 16 pH = 6,7 (KH2PO4/K2HPO4 = 1) 14 12 10 0 1 2 3 4 BUFFER (g/L) 5 6 7 8 pH = 6,9 (KH2PO4/K2HPO4 = 0,67) pH = 7,1 (KH2PO4/K2HPO4 = 0,43)

Fig. 5. Efeito da Concentrao de Buffer sobre a AME para diferentes valores de pH inicial - Lodo de Alta Atividade. Um conjunto de testes complementares foram desenvolvidos para avaliao do efeito de macro e micronutrientes, cujos resultados esto apresentados nas concluses deste trabalho.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

764

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

I - 133

Os testes 39 a 41 tiveram por objetivo avaliar o requerimento de Ferro, Cobalto e Nquel, considerados os mais importantes para as bactrias metanognicas. Entretanto, no foi observado qualquer efeito benfico sobre a dosagem extra destes metais sobre os valores medidos de AME, os quais, conforme informaes bibliogrficas, so requeridos em concentraes trao, usualmente presentes na gua de torneira empregada para preparao da gua de diluio.

CONCLUSES Os ensaios de laboratrio para padronizao da avaliao da Atividade Metanognica Especfica (AME) esto a seguir sumarizados, dando-se nfase aos fatores de maior importncia na atividade das bactrias metanognicas acetoclsticas. I. a disponibilidade de cido actico em concentrao acima do valor de saturao, requerido pelas bactrias metanognicas, foi o parmetro mais importante no teste de AME. O uso de concentraes iniciais na faixa de 2,0 a 4,0 g HAc/l desenvolveu valores de AME na sua faixa mxima, tanto para lodos anaerbios de baixa como de alta atividade. Baseado nesta observao, podemos afirmar que a concentrao inicial de alimento funo das caractersticas biocinticas das bactrias metanognicas e no dependente do nmero total de bactrias presente no lodo em anlise. II. o uso da relao alimento/microrganismos (F/M) pode causar resultados contraditrios de AME, sendo portanto inadequada para planejamento desta anlise. III. a concentrao inicial recomendada para alimento (HAc) deve garantir a ocorrncia de um patamar que identifique valores de atividade mxima, porm este valor inicial no deve ser excessivo, pois pode resultar em elevado tempo de durao do ensaio. Portanto, recomenda-se a utilizao de concentrao inicial de 2000 mg HAc/l como valor de referncia para avaliao de AME. IV.a concentrao recomendada de microrganismos situa -se na faixa de 2 a 5 g SSV/l. Observa-se que valores na faixa superior deste intervalo reduzem o tempo total de durao do ensaio, o qual corresponde ao consumo do alimento colocado a disposio dos microrganismos. V. a concentrao recomendada de nutrientes a ser adicionada a gua de diluio e condies iniciais para avaliao da AME esto a seguir sumarizadas: Nutrientes KH2PO4 K2HPO4 NH4Cl Na2S.7H 2O Extrato de levedura Concentrao 1,5 g/l 1,5 g/l 0,5 g/l 0,05 g/l 0,2 g/l 765

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

I - 133

pH = 6,7 pE = -100 a -200 mV VI. a utilizao de um equipamento automatizado para avaliao da Atividade Metanognica Especfica designado Respirmetro Anaerbio demonstrou excelente estabilidade operacional, constituindo-se equipamento de laboratrio indispensvel para avaliao de AME, bem como outros estudos, tais como avaliao de toxicidade e tratabilidade de resduos orgnicos em condies anaerbias.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1. 2. 3. 4. ALCOCER, M. S. B. - The effect of pH on microbial interactions in the presence of propionic acid in anaerobic digestion. PhD Thesis, University of Newcastle Upon Tyne, U.K, 1988. DOLFING, J, - Kinectics of methane formation by granular sludge at low substrate concentrations. Applied Microbiology Biotechnology, vol. 22, pp. 77-81, 1985. DOLFING, J. & BLOEMEN, G. B. M. - Activity measurements as a tool to characterize the microbial composition of methanogenic environments. Journal of Microbiological Methods, vol. 4, pp. 1-12, 1985. GORRIS, L. G. M.; van DEURSEN, J. A. M.; van der DRIFT, C. & VOGELS, G. D. - Inhibition of propionate degradation by acetate in methanogenic fluidized bed reactors. Biotechnology Letters, vol. 11, pp. 61-66, 1989. HUNGATE, R. E. - A roll tube method for cultivation of strict anaerobes. In Advances in Microbiology, J. R. Norris & D. W. Ribbons (Ed.), vol. 3B, pp. 117-132, Academic Press Inc. New York, USA, 1968. JAMES, A.; CHERNICHARO, C. A. L. & CAMPOS, C. M. M. - The development of a new methodology for the assessment of specific methanogenic activity. Water Research, vol. 24, pp. 813825, 1990. KASPAR, H. F. & WHURMAN, K. - Product inhibition in sludge digestion. Microbial Ecology, vol. 4, pp. 241-248, 1978b. KIRSOP, B. H. - Methanogenesis. Critical Reviews in Biotechnology, vol 1, pp. 109-159, 1984. KOTZE, J. P.; THIEL, P. G. & HATTINGH, W. H. - Anaerobic digestions II. The characterization and control of anaerobic digestion. Water Research, vol. 3, pp. 459-494, 1969. LAWRENCE, A. W. & McCARTY, P. L. - The role of sulfide in preventing heavy metal toxicity in anaerobic treatment. Journal Water Pollution Control Federation, vol. 37, pp. 392-406, 1965. PARKIN, G. F. & OWEN, W. F. - Fundamentals of anaerobic digestions of wastewater sludges. Journal of Environmental Engineering, ASCE, vol. 112, pp. 867-920, 1986. ROZZI, A., BRUNETTI, A., PALMISANO, N. & STELLA, P. - Automatic data acquisition and processing system for methanogenic activity tests. Proceedings European Symposium Anaerobic Wastewater Treatment, p. 574, The Netherlands, 1983. SEGRETIAN, C. & MOLETTA, R. - Acetogenic activity on propionic and butyric acids by a methanogenic microbial ecosystem adapted to wine distillery wastewater. In Biology of Anaerobic Bacteria, H. C. Dubourguier, G., Albagnac, J., Montreuil, C., Romond, P., Sautire & J. Guillaume (Eds.), Elsevier Sc. Publishers B. V. Amsterdam, The Netherlands, 1986. SPEECE, R. E. - A Survey of municipal anaerobic sludge digesters and diagnostic activity assays. Water Research, vol. 22, pp. 365-372, 1988. Standard Methods for Examination of Water and Wastewater - American Public Health Associationm New York, N. Y., 1985. VALCKE, D. & VERSTRAETE, W. - A Practical method to estimate the acetoclastic methanogenic biomass in anaerobic reactors. Journal Water Pollution Control Federation, vol. 55, pp. 1191-1195, 1983. VAN DEN BERG, L., LENTZ, C. P., ATHEY, R. J. & ROOKE, E. A. - Assessment of methanogenic activity in anaerobic digestion: apparatus and method. Biotechnology and Bioengineering, vol. 21, pp. 1459-1469, 1974. de ZEEUV, W. - Acclimation of Anaerobic Sludge for UASB Reactor Start-up. Ph.D. Thesis, Wageningen University, The Netherlands, 1984.

5.

6.

7. 8. 9. 10. 11. 12.

13.

14. 15. 16. 17.

18.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

766

Potrebbero piacerti anche