Sei sulla pagina 1di 10

Atomicidade e reviso da primeira semana de aula.

E controle de permisses.

Ex: contas A tira uma quantia de 100 para a conta B que j tem 50. Se faltar energia, teoricamente B fica com 50 e os 100 de A sumiu, ficou com 0.

Porm, se aconteceu um problema durante uma transao, os dados da tabela virtual no v para o banco de dados. A transao s concluda se durante ela no acontecer nenhum problema. Commit, = Transao ocorreu sem nenhum problema. Rolback = ocorreu algum problema durante a transao. Lembre-se que esse processo feito na memria virtual. Transao = qualquer ao que ocorra sobre um dado ou um conjunto de dados. SGBD =.(gerencia o banco de dados) de que forma ele gerencia? = controla todo acesso do si ao banco de dados. Ex: entrada de login, permisso e etc. No se fala conjunto de tabelas = isso prprio de BD relacional. Conjunto de tabelas inter relacionados que armazenam dados. BD = um conjunto de dados armazenados de forma persistente. Classe de conexo = fazer a ligao entre o SI e o Banco de Dados. Faz com que os dois se conectem.

Obs: SGBD gerencia o acesso do si ao BD, se o si tem acesso atravs da classe de conexo, o SGBD vai verifica as permisses do usurio logado. SI = sistema de informao, interage com o usurio e faz a coleta dos dados. Metadados = so dados que descrevem os dados.

Sistema de banco de Dados = Sistema computadorizado de manuteno de registros. Envolve os metadados, usurio, software, dados e hardware

Atomicidade = uma propriedade que o banco de dados tem que garante que uma transao s deve ser realizada, ou seja, confirmada se no ocorreu nenhuma interrupo durante a execuo da mesma. POLTICA DE RESTRIO = (permisso para acessar o banco de dados). GRANT = um comando usado para dar permisso aos grupos de usurio.
Definindo privilgios sem o uso de Role: GRANT ALL ON CLIENTES TO PAULO; GRANT ALL ON PRODUTOS TO PAULO; GRANT ALL ON ESTOQUES TO PAULO;

O comando pode ser dado de usurio para usurio ou grupos de usurio. ROLLE = o papel dado ao domnio. Uma Role pode ser definida como um pacote de privilgios que podem ser associados aos usurios do banco de dados. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------Primeiro vamos criar a Role: CREATE ROLE ADMINISTRADOR;

Agora vamos atribuir os privilgios a esta Role ao invs de atribuir aos usurios: GRANT ALL ON CLIENTES TO ADMINISTRADOR; GRANT ALL ON PRODUTOS TO ADMINISTRADOR; GRANT ALL ON ESTOQUES TO ADMINISTRADOR; Uma vez que nossa Role ADMINISTRADOR j foi criada e recebeu privilgios para os objetos do banco de dados, hora de associarmos nossos usurios a ela, notem como muito mais simples atribuir privilgios aos usurios com a utilizao da Role criada: GRANT ADMINISTRADOR TO PAULO, VERA; Reparem como ficou muito mais simples a atribuio de permisses aos objetos com a utilizao da Role, caso seja necessrio modificar os privilgios dos usurios PAULO e VERA, devemo apenas executar Grant e Revoke a Role que automaticamente isto se refletir em todos os usurios associados a ela. Concluso

Como podemos ver a utilizao de Roles pode facilitar muito a vida de um DBA na hora de gerenciar os nveis de permisso de acesso a diversos grupos de usurios.

A permisso s pode ser dada = a cada usurio ou a grupos de usurio. ============================================================ PERDA DE DADOS = preciso fazer uma poltica de backup (vai proteger a perda de Dados, diferente da poltica de acesso ). Banco de dados sistema multiusurio: onde vrios usurios conectados atravs do sistema utiliza o mesmo banco de dados. Porm nem todo usurio tem o mesmo nvel de acesso. Dados geram informaes e informaes geram conhecimento. SGBD responsvel por fazer a autenticao de usurio e verificar as permisses (cadastrar, editar, listar). PERDA DE DADOS (o disco pode queimar por ex) = poltica de backup, tem que definir quem ser o responsvel por fazer e qual dia e o horrio (ser executada vrias vezes). J existe Software que faz o backup de forma automtica.

VANTAGENS NA UTILIZAO DO BANCO DE DADOS


nome Cod_animal Cod esp Cod esp nome

N ANIMAL possui

1 ESPCIE

TENHO DUAS ESTRUTURAS, ANIMAL E ESPCIE E CADA UMA TEM UMA QUANTIDADE DE CAMPOS. Em banco de dados, tenho duas estruturas de armazenamento que so elas: animal e espcie e eu digo que a estrutura animal possui 3 colunas enquanto espcie possui somente 2 colunas.

Obs: Coluna est relacionada a quantidade de atributos que essas estruturas possui. Estrutura de armazenamento de um banco de dados relacional. Ele trabalha com uma estrutura de armazenamento em forma de tabela. Tabela = formada por linhas e colunas. Tabela animal 1 2 3 4 albenio arthur P de pano Denis 3 1 2 4 Tabela Espcie 1 2 3 4 5 Canina Mamfero Rptil Anfbil Lala

No se permite apagar a linha 2 da tabela espcie, porque o cod 2 est sendo utilizada na tabela animal.(para garantir a integridade dos dados, garantir que os dados armazenados esteja de forma correta obedecendo as suas restries ou seja, uma chave primria tem sido utilizado por outra tabela como uma chave estrangeira ). As colunas so responsveis pelos campos(atributos). Ex1: tabela animal (cod_animal, nome, cod_esp). Ex2: tabela espcie (cod_esp, Descricao). As colunas so os atributos. A parte que pega a linha com a coluna um registro a respeito daquele campo (atributo). As linhas servem para armazenar os dados. Integridade : Persistente(armazenar dados de forma persistente e consistente e sempre corretos) = uma vez que o dado for armazenado ele s poder sair se houver uma transao. Mas porque a vantagem na utilizao de banco de dados? Primeira questo a densidade. O trabalho automatizado melhor que o mecnico. - Dados compartilhados - A redundncia de dados pode ser diminuda _ inconsistncia pode ser evitada

Quando se fala em banco de Dados hoje em dia: Business inteligence = extrai o repositrio. Repositrios de dados = armazena dados. Grids computacionais = Minerao de dados

Obs: banco de dados para a manipulao de dados utiliza-se a linguagem SQL. Repositrio de dados para a sua manipulao tem que ter uma ferramenta.

No banco de dados = os dados se encontram organizados e divididos. No dw = eles esto organizados e juntos (no voltil). O armazenamento em um repositrio feito em blocos de dados. E como feita? H uma transferncia do banco de dados para o repositrio em blocos de dados e no dados um a um. Os repositrios seria um software que pega todos os dados e transfere para um lugar imobilizado.

SGBD = Responsvel por controlar o acesso ao BD e verificar as permisses de usurio.

Tem que se saber quais transaes que cada usurio pode executar.

TIPOS DE USURIO Se eu tenho um conjunto de tabelas que forma um banco de dados, ento eu tenho um: Esquema = banco de dados. SGBD = Responsvel por autorizar o acesso ao banco de dados e verificar as permisses desse usurio. Ainda preciso saber Quais so os tipo de transaes que cada tipo de usurio pode executar. Todas aes relacionados s estrutura (tabelas) ou a dados tambm TIPOS DE USURIOS (USURIO QUE CONTM ACESSO AO BANCO, UTILIZA O SISTEMA). Administrador DBA = usurio responsvel por controlar o acesso(ele d permisses a cada usurio do sistema) ao banco de dados. Alm de dar permisses ele cordena e monitora o seu uso. ex: de comando analyse.(comando usado por monitorar o acesso).

Design de banco de dados = Responsvel por criar as estruturas de armazenamento.

Usurio comum = utiliza o banco, tem acesso s estruturas.

Obs: AdministradorDBA = ele subdividido(administrador de banco de dados e o segundo administrador de dados). Tem o gerente e o que coloca a mo na massa. O primeiro s faz mandar embora a responsabilidade seja dele.

TIPOS DE BANCO DE DADOS Obs: Quem dar permisso o administrador.

Exemplos de SGBD = software responsvel por controlar o acesso e verificar as permisses. Ex: Oracle, SQL Server. So dois pagos e mais conhecidos.

- Banco de Dados Relacionais = SQL Server, Oracle. So SGBDs alm de banco de dados. -Banco de Dados Orientados a objeto = oznio. As estruturas de armazenamento so: em forma de objetos. -Banco de Dados Multimdia = ymim seja arquivo estruturado ou semi estruturado, ele trabalha com qualquer tipo de dados. -Banco de Dados Geogrficos = No existe um tipo porque Ele entra numa classificao de tipo de sistema. Tib(sistema de informao escravo). -Banco de Dados Semi-Estruturados = tomino

Obs1: O banco de dados relacional, foram projetados para realizar a manipulao do tipo de dados estruturado.

E os outros tipos de dados, eu consigo armazenar os outros tipos de dados no BD relacional? Sim, desde que consiga um artifcil. Obs2: o banco de dados semi-estruturados foram projetados e desenvolvidos para armazenar dados do tipo semi-estruturado, ou seja, para realizar esse armazenamento no necessrio a utilizao de nenhum artifcil. Obs3: os bancos de dados relacionais para realizarem o armazenamento de dados semi-estruturados necessrio a utilizao de uma linguagem que seja capaz de transformar um dado semi-estruturado em um dado estruturado. Obs4: este artifcil utilizado para transformar um dado semi-estruturado em um estruturado feito por ex: com a linguagem XML. Folhas de estilo = mostra ao usurio a forma de como os dados sero apresentados, ex: css. XML = linguagem de marcao, um tipo de linguagem que utiliza tag. Toda tag que abre tem um tag que fecha.

MODELO DE DADOS um conjunto de conceitos que podem ser usado para descrever a estrutura de um banco de dados. Ou seja a modelagem de dados nada mais do que voc descrever a estrutura de uma banco de dados.

Caracterstica. A modelagem s fornece as estruturas, porm no demonstra detalhes da implementao. No tem os comandos de criao de uma tabela.

Cadastrar, remoo, alterar, consulta so operaes bsicas do modelo de dados.

Modelo conceitual Registro de um modelo que descreve comportamento da realidade. Voc vai no cliente para observar a realidade faz o minimundo e faz a modelagem.

TIPOS DE MODELO: Modelos representam a seguinte questo, para me construir um banco de dados eu passo pelos seguintes modelos. Modelo conceitual = representa ou descreve a realidade do problema do cliente. Responsvel por elaborar o minimundo e a modelagem. Modelo lgico = define o tipo de abordagem que ser utilizada. Ex: se eu defino que minha abordagem ser relacional, porque meu modelo conceitual far uma modelagem.DER. Ento de acordo com o tipo de abordagem, terei um tipo de modelagem no modelo conceitual. (defino que tipo de banco de dados eu irei trabalhar). Modelo fsico = nada mais do que as estruturas utilizadas para armazenar dados. Essas estruturas vem do meu modelo conceitual. Obs: se trabalhar com banco de dados relacional, o tipo de modelo conceitual DER.

Propsito da Modelagem = problema real ---processo de soluo---soluo. Ou seja, mundo real, elaboro o modelo conceitual, modelo lgico, BD.

INTEGRIDADE DOS DADOS

BD= TEM QUE GARANTIR QUE OS DADOS ESTEJAM ARMAZENADOS DE FORMA PERSISTENTE. Mais s armazenar l pra vida toda? No. Tem que garantir que eles estejam corretos. Para que eles estejam armazenados de forma correta, ns temos a INTEGRIDADE DOS DADOS.(ocorre quando h uma transao -ACID).

Durante a ocorrencia de uma transao eu tenho que garantir a integridade dos dados. Para isso eu utilizo a propriedade ACID.

Responsvel pela integridade dos dados em um banco de dados(ACID). A =atomicidade -> a transao s concluda se no hou\|\|||ver nenhuma interrupo. (Pode se executar Rolback devido a transao ser executado na tabela virtual.)

C= consistncia -> uma transao ocorreu, finalizou, foi sucesso, e agora tem que garantir que os dados modificados iro permanecer mesmo com o fim da transao. S muda se obedecer as restries do esquema. Para uma transao ocorrer ela tem que obedecer as restries do esquema I=isolamento -> vrias operaes pode fazer parte de uma transao, porm nenhuma pode interferir na outra. D=durabilidade = garanti que o resultado obtido de uma transao no possa ser desfeito. Tupla: linha na tabela que contm registros.

conhecido pela abreviao BI, ou ainda como Inteligncia nos Negcios, abarca um conjunto de processos que tornam o ambiente de negcios mais rico, dinmico e interessante.

Potrebbero piacerti anche