Sei sulla pagina 1di 9

Vulcanismo

O vulcanismo o conjunto dos processos atravs dos quais se d o derrame de lava, gases e outros materiais ( piroclastos) superfcie, provenientes do interior da Terra. Vulcanismo Primrio Evento Vulcnico Principal (Vulces)

Vulcanismo

Vulcanismo Secundrio

Manifestaes Vulcnicas o Gisers o Fumarolas o Nascentes termais etc.

Vulces
Os vulces so aberturas na crusta terrestre por onde se d o derrame de lava, cinzas, vapor de gua e outros gases, vindos do interior do planeta. So constitudos pelo cone vulcnico (ou edifcio principal), cratera e chamin. Por vezes, pode existir um cone adventcio/secundrio, com a sua chamin e cratera, mas alimentado pela mesma cmara magmtica (conduta principal). O cone vulcnico construdo custa dos materiais que vo sendo derramados superfcie e vo fazendo crescer o vulco.

Quando a actividade vulcnica extinta ou quando os vulces esto adormecidos, frequente que se formem lagoas nas suas crateras, custa das guas das chuvas, formando caldeiras. As caldeiras, formam-se quando se d o colapso ou abatimento da parte superior do cone vulcnico, como resultado do esvaziamento da cmara magmtica se, aps a erupo no voltar a haver recarga da mesma. Desta forma, a falta de presso exercida pelo contedo magmtico causa a insustentabilidade do edifcio e consequente colapso. As caldeiras podem ter variadas dimenses e a forma delas tende a ser circular ou elptica, semelhana da cratera vulcnica ( o caso da lagoa das sete cidades na ilha de So Miguel nos Aores).

Vulcanismo fissural
O vulcanismo fissural ocorre a maior parte das vezes associado ao vulcanismo principal.

Forma de expulso de lava, que consiste no seu derrame atravs de fissuras/fracturas superfcie da crusta terrestre.

Vulcanismo submarino
Os vulces no ocorrem apenas superfcie

(vulcanismo sub areo), mas tambm debaixo de gua (vulcanismo submarino). Quando os vulces nascem nos fundos marinhos e o seu topo atinge a superfcie ficando fora de gua, formam-se as ilhas vulcnicas.

Localizao dos vulces no planeta

A distribuio dos vulces no se d ao acaso. A maioria encontra-se na dependncia dos riftes e das zonas de subduco, ou seja, esto maioritariamente dependentes das zonas orognicas. Isto , os vulces activos localizam-se preferencialmente ao longo das zonas de fronteira de placas.

As ilhas vulcnicas, como o caso do arquiplago do Havai e Aores, entre outros, consistem em vulces submarinos associados a hotspots (ou plumas mantlicas).

O magma e a actividade vulcnica


Diferentes composies qumicas do magma Magma mais ou menos viscoso Diferente quandidade de gases aprisionados Tipo de vulcanismo associado

Caractersticas do magma Carcter mais ou menos explosivo

Magma muito viscoso Grande quantidade de gases

Vulcanismo explosivo (cone vulcnico alto), devido grande quantidade de material gasoso retido e que lhe faz aumentar a presso

Magma fluido Pequena quantidade de gases

Vulcanismo efusivo (edifcio vulcnico baixo), com episdios de vulcanismo mais calmos.

No entanto, h casos em que o vulcanismo tem carcter misto, pois ocorrem os dois tipos, o explosivo e o efusivo, frequentemente alternados. Alm destes, pode ocorrer um outro tipo de actividade vulcnica, a catastrfica. Esta, como o nome indica, ainda mais intensa que a explosiva. As caractersticas dos episdios vulcnicos, podem resumir-se no seguinte quadro:

Carcter da erupo Tipo de erupo Quantidade de gases Materiais Viscosidade

Explosiva a Catastrfica Peleano Muito rico Domas ou agulhas, nuvens ardentes Grande

Mista Estromboliano Intermdio Lapilli, bombas, escoadas Mdia

Efusiva Havaiano Muito pobre Rios de lava Pequena

Os tipos de erupo Peleano, Estromboliano e Havaiano (segundo Lacroix) so assim designados pois resultam do estudo do comportamento caracterstico dos vulces Monte Pele na Martinica, Stromboli no Mar Tirreno e Ilhas vulcnicas do arquiplago do Havai.

Aps o derrame superfcie passa a falar-se de lava e no de magma. Assim sendo, e considerando a sua composio qumica, a lava tem trs classificaes diferentes, consoante a quantidade de slica que contenha. Quantidade de slica < 50% > 50% e < 65% > 65% Tipo de lava Bsica Intermdia cida

Quanto mais cida for a lava, maior a quantidade de gases que possui, pois como tende a ser mais viscosa, os gases tendem a permanecer retidos. Pelo contrrio, uma lava mais bsica e pobre em gases torna-se mais fluida.

Assim, a lava ao escorrer pelas encostas de um vulco em meio sub areo pode apresentar vrios aspectos e estruturas: Se a lava for fluida e pouco viscosa, ao escoar e arrefecer adquire uma superfcie lisa ondulada, denominando-se lava encordoada ou pahoehoe (termo havaiano).

Se pelo contrrio a lava for viscosa e menos fluida, vai escorrer mais dificilmente e ao arrefecer fica com a superfcie extremamente irregular e rugosa, resultado dos fragmentos que se vo partindo, denominando-se lava escoricea ou "lava aa" (termo havaiano).

As lavas que arrefecem debaixo de gua (vulcanismo submarino) adquirem um aspecto de almofada e por isso mesmo se chamam lavas em almofada (pillow lavas). Tm seco aproximadamente esfrica e um pednculo, podendo no entanto, apresentar outras formas alm das esfricas (alongadas ou achatadas).

Quando a lava de uma erupo vulcnica muito cida e viscosa formam-se: Uma agulha vulcnica quando o magma solidifica na chamin. Assim, pode acontecer que, aps a eroso do aparelho ou cone vulcnico, reste uma agulha de rocha vulcnica em relevo, que materializa a chamin. Um doma ou cpula se a lava solidifica sobre a crater, formando como que uma tampa que fica a obstruir a sada de mais material Se a erupo vulcnica tem carcter explosivo, libertam-se densas massas de cinzas e gases que se podem deslocar a grandes velocidades tendo um efeito devastador. Dada a sua densidade, tendem a deslocar-se perto da superfcie. So as nuvens ardentes. O leque de materiais expelidos pelos vulces simultaneamente com a lava, abrange os gases (vapor de gua, dixido e monxido de carbono, dixido de enxofre e cido clordrico), e tambm materiais slidos que consistem essencialmente em bombas, blocos, cinzas, poeiras, pedra-pomes e lapili ou bagacina (este ltimo corresponde a fragmentos de lava cujas dimenses rondam os 4mm a 32mm).

O vulcanismo secundrio:
O vulcanismo secundrio corresponde a manifestaes de vulcanismo que no consistem em erupes vulcnicas, concretamente, mas esto relacionadas com a energia trmica emitida

por corpos magmticos quentes que se encontram a pequena profundidade. Este tipo de vulcanismo nunca to violento nem destrutivo quanto pode ser o vulcanismo principal. As manifestaes secundrias de vulcanismo, consistem em: o nascentes termais

fumarolas, mofetas e sulfataras

gisers

Tipo de actividade Fumarola Sulfatara Mofeta Geiser Nascente termal

Materiais emitidos Compostos enriquecidos em cido clordrico (gasosos) Compostos enriquecidos em enxofre (gasosos) Compostos enriquecidos em dixido de carbono (gasosos) gua lquida gua lquida rica em sais minerais

Temperatura (C) 900 C Entre 100 C e 300 C 100 C 90 C (aproximadamente) Cerca de 6 C acima da temperatura mdia do ar

Riscos do vulcanismo
O vulcanismo primrio, nomeadamente a aco directa dos vulces, tem sempre associado um factor de risco e perigo que deve ser tido em conta no planeamento das actividades humanas. O seu carcter destrutivo pode levar ao desaparecimento de povoaes e infra-estruturas, bem como, de alguns elementos da paisagem.

Factores de perigo:
A sismicidade associada aos eventos vulcnics O grau de violncia das erupes, bem como, a sua impreviso A poluio atmosfrica e chuvas cidas A velocidade e percursos das escoadas lvicas Degelo inesperado e glaciares e neves perptuas Tsunamis

No entanto, o vulcanismo tem tambm uma componente de renovao, no que diz respeito ao enriquecimento dos solos e ao aspecto paisagstico, com a gerao de relevos ou aumento das reas como acontece, por exemplo, nas ilhas vulcnicas que vo aumentando custa de escoadas e erupes.

Preveno:
Apesar da dificuldade em prever a ocorrncia de uma erupo vulcnica, existem alguns procedimentos que, a ter em conta, podem minimizar as suas consequncias. Neste sentido, deve ser feita a monitorizao do vulco atravs da instalao de sismgrafos, que vo registar o aumento da actividade ssmica, muitas vezes associada s fases que antecedem a actividade vulcnica. Da mesma forma, o estudo da medio das variaes da altura do

edifcio vulcnico, so tambm indicadoras de que a presso na cmara magmtica estar a aumentar (fenmenos de expanso, com deformao do cone vulcnico). Podem ocorrer tambm, aumento da temperatura das guas e do solo nas proximidades do vulco, e tambm, ocorrer expulso de gases. ento fundamental a consciencializao das populaes para que no se instalem em zonas de risco, bem como, a elaborao de mapas de risco vulcnico a ter em conta na gesto das actividades humanas.

Potrebbero piacerti anche