Sei sulla pagina 1di 72

INTRODUO ENGENHARIA DE PETRLEO

CAPTULO I O PETRLEO

O petrleo foi um dos primeiros recursos naturais que nossos antepassados aprenderam a usar, sua participao remota tempos bblicos. No entanto, sua utilizao mais intensa se deu, realmente, em torno de 1847, quando um comerciante de Pittsbourg, na Pensilvnia, EUA, comeou a engarrafar e vender petrleo de vazamentos naturais, oil seeps, para ser utilizado como lubrificante. Cinco anos depois, em 1852, um qumico canadense descobriu que o aquecimento e a destilao do petrleo produzia querosene, um lquido que podia ser utilizado em lmpadas. Essa descoberta condenou as velas e as lmpadas de leo de baleia. Em 27 de agosto de 1859, em Titusville, Pensilvnia foi perfurado o primeiro poo de petrleo, com profundidade de apenas 21,2 metros, do qual se obteve 2 m3 por dia de leo. O petrleo foi rapidamente descoberto em outros locais dos EUA, como West Virginia (1860), Colorado (1862), Texas (1866) e Califrnia (1875).

O Petrleo e sua Origem

Do latim petra (pedra) e oleum (leo), o petrleo no estado lquido uma substncia oleosa, inflamvel, menos densa que a gua, com cheiro caracterstico e cor variando entre o negro e o castanho-claro. O termo petrleo utilizado para designar tanto o leo quanto o gs natural. O petrleo um combustvel fssil, originado da decomposio no-oxidante de matria orgnica armazenada em sedimentos, que migra atravs de aqferos e fica aprisionado em reservatrios. A interao dos fatores matria orgnica, sedimento e condies termoqumicas apropriadas fundamental para o incio da cadeia de processos que leva formao do petrleo. A matria orgnica proveniente de vegetais superiores tambm pode dar origem ao petrleo, todavia sua preservao torna-se mais difcil em funo do meio oxidante onde vivem. O tipo de hidrocarboneto gerado, leo ou gs, determinado pela constituio da matria orgnica original e pela intensidade do processo trmico atuante sobre ela. A matria orgnica proveniente do fitoplncton, quando submetida a condies trmicas adequadas, pode gerar hidrocarboneto lquido. O processo atuante sobre a matria orgnica vegetal lenhosa poder ter como conseqncia a gerao de hidrocarbonetos gasosos.

Acumulaes de Petrleo A existncia de acumulaes de petrleo depende das caractersticas e do arranjo de certos tipos de rochas sedimentares no subsolo. Basicamente, preciso que existam rochas geradoras que contenham a matria-prima que se transforma em petrleo e rochas-

reservatrio, ou seja, aquelas que possuem espaos vazios, chamados poros, capazes de armazenar o petrleo. Essas rochas so

envolvidas em armadilhas chamadas trapas, compartilhamentos isolados no subsolo onde no tem condies de escapar. A ausncia de qualquer um desses elementos impossibilita a existncia de uma acumulao petrolfera. Logo, a existncia de uma bacia sedimentar no garante, por si s, a presena de jazidas de petrleo. As rochas geradoras so assim chamadas por tratar-se de um mineral formado principalmente pelo acmulo de fragmentos de outros minerais e detritos orgnicos, e que, quando se encontra num ambiente de pouca permeabilidade o que inibe a ao de gua circulante e diminui a quantidade de oxignio existente cria as condies necessrias para a formao do petrleo. Aps o processo de formao do petrleo, para que o mesmo se acumule, formando posteriormente um reservatrio, necessrio que aps a gerao ocorra a migrao do petrleo, e que no percurso desta migrao exista alguma armadilha geolgica que permita a acumulao do leo. Esta migrao ainda um assunto que gera certa polmica entre os gelogos; no entanto, o que se percebe que o petrleo expulso da rocha onde foi gerado, talvez pelo microfraturamento j observado nas rochas geradoras ou devido s altas presses de compactao existentes. Assim, o petrleo migra da rocha geradora para outra rocha, porosa e permevel, chamada Rocha Reservatrio, e continua seu fluxo no interior da mesma, at ser contido por uma armadilha, isto , uma estrutura geolgica compreendida dentro de uma rocha selante (impermevel), que permita que o leo ali se confine.

Detalhe rocha reservatrio

No havendo a presena de uma rocha selante e de uma armadilha (trapa), o petrleo no se acumularia, e continuaria seu fluxo rumo a reas de menor presso, culminando em exsudaes ou perda por degradao bacteriana e oxidao.

Armadilha estrutural. a forma mais comum de acumulao de petrleo. Ocorre em regies em que a crosta esteve sujeita a compresso horizontal.

Armadilha estratigrfica.

Essas

armadilhas ocorrem em regies em que a crosta esteve sujeita a compresso vertical

O Petrleo e seus Constituintes

O petrleo constitudo, basicamente, por uma mistura de compostos qumicos orgnicos: hidrocarbonetos parafnicos, isoparafnicos, naftnicos e aromticos. Alm dos hidrocarbonetos mencionados, o petrleo apresenta outros constituintes em menor percentual, compostos orgnicos 3

contendo elementos qumicos como nitrognio, enxofre, oxignio (chamados genericamente de compostos NSO) e metais, principalmente nquel e vandio. Tais constituintes so considerados nocivos aos produtos, equipamentos e ao meio ambiente, sendo por isso considerados impurezas, devendo ser removidos em processos de tratamento especficos. Juntamente com o petrleo so tambm encontradas outras impurezas, como a gua, sais e sedimentos. A presena destes contaminantes ir implicar numa maior ou menor qualidade do petrleo. Quanto mais contaminantes, orgnicos ou inorgnicos, pior ser sua qualidade. O quadro abaixo mostra alguns prejuzos a constituio dos produtos derivados dos hidrocarbonetos:

CONTAMINANTE: Compostos Orgnicos Sulfurados Compostos Orgnicos Nitrogenados

ELEMENTO QUMICO PRESENTE: Enxofre (S) Nitrognio (N)

Compostos Orgnicos Oxigenados

Oxignio (O)

Compostos Orgnicos Metlicos

Metais (principalmente Ni e V)

PREJUZO: Corroso, Toxidez, Poluio. Reteno de gua emulsionada, Contaminao de catalisadores, Alterao da colorao de produtos finais. Acidez, Corrosividade, formao de gomas, odor. Agresso a materiais, Contaminao de catalisadores.

Quando a mistura contm uma maior porcentagem de molculas pequenas seu estado fsico gasoso e quando a mistura contm molculas maiores seu estado fsico lquido, nas condies normais de temperatura e presso. O petrleo contm centenas de compostos qumicos, e separ-los em componentes puros ou misturas de composio conhecida praticamente impossvel. O petrleo normalmente separado em fraes de acordo com a faixa de ebulio dos compostos. A tabela a seguir mostra as fraes tpicas que so obtidas do petrleo.
Frao Gs Residual Gs liquefeito de petrleo GLP Gasolina Querosene Gasleo leve Gasleo pesado Lubrificantes Residuo Temperatura de Ebulio (C) At 40 40 175 175 235 235 305 305 400 400 510 Acima de 510 Composio aproximada C1 C2 C3 C4 C5 C10 C11 C12 C13 C17 C18 C25 C26 C38 C38+ Usos Gs combustvel Gs combustvel engarrafado, uso domstico e industrial. Combustvel de automveis, solvente. Iluminao, combustvel de avies a jato. Diesel, fornos. Combustvel, matria-prima para lubrificantes. leos lubrificantes. Asfalto, piche, impermeabilizantes.

Os leos obtidos de diferentes reservatrios de petrleo possuem caractersticas diferentes. Alguns so pretos, densos, viscosos, liberando pouco ou nenhum gs, enquanto que outros so castanhos ou bastante claros, com baixa viscosidade e densidade, liberando quantidade aprecivel de gs. Outros reservatrios, ainda podem produzir somente gs. A Classificao do Petrleo

Dependendo de sua densidade (gravity), os leos so classificados pelo American Petroleum Institute API em vrios graus (specific gravity), sendo que os com maior graduao so os melhores, ou seja, so petrleos mais leves. Como exemplo, um leo de 17 API muito pesado e um de 30 API mais leve.

Alguns fatores podem afetar o API dos leos, tais como: A idade geolgica: as rochas antigas tendem a ter maior graduao; mas, rochas tercirias podem ter cerca de 40 API, como as do Mar do Norte. Profundidade do reservatrio: quanto maior a profundidade, maior a graduao. Tectonismo: altas graduaes so mais comuns em regies com muitas tenses nas camadas geolgicas. Salinidade: os reservatrios de origem marinha tendem a ter maiores graduaes do que os de origem de ambientes com gua salobra ou fresca. Teor de enxofre: este teor alto em leos de baixa graduao.

A classificao do petrleo, de acordo com seus constituintes, interessa desde os geoqumicos at os refinadores. Os primeiros visam caracterizar o leo para relacion-los rochame e medir o seu grau de degradao. Os refinadores querem saber a quantidade das diversas fraes que podem ser obtidas, assim como sua composio e propriedades fsicas. Assim, os leos parafnicos so excelentes para a produo de querosene de aviao (QAV), diesel, lubrificante e parafinas. Os leos naftalnicos produzem fraes significativas de gasolina, nafta petroqumica, QAV e lubrificantes, enquanto que os leos aromticos so mais indicados para a produo de gasolina, solventes e asfalto.

FAMLIA

PRODUTO QAV

CARACTERSTICA Combusto limpa Facilidade ignio Constncia da viscosidade com temperatura Facilidade na cristalizao

Parafnicos

Diesel Lubrificantes Parafinas Gasolina

Naftnicos

Nafta petroqumica QAV Lubrificantes Gasolina

Soluo de compromisso entre a qualidade e a quantidade do derivado

tima resistncia detonao Solubilizao Agregados moleculares Elevado

Aromticos

Solventes Asfaltos Coque

CLASSE PARAFNICA (75% ou mais de parafinas) Nesta classe esto os leos leves, fluidos ou de alto ponto de fluidez, com densidade inferior a 0,85. A maior parte dos petrleos produzidos no Nordeste brasileiro classificada como parafnica. Este tipo de petrleo produz subprodutos com as seguintes propriedades: Gasolina de baixo ndice de octanagem. Querosene de alta qualidade. leo diesel com boas caractersticas de combusto. leos lubrificantes de alto ndice de viscosidade, elevada estabilidade qumica e alto ponto de fluidez. Resduos de refinao com elevada percentagem de parafina.

CLASSE PARAFNICO-NAFTNICA (50 70% parafinas, >20% de naftnicos) Os leos desta classe so os que apresentam densidade e viscosidade maiores do que os parafnicos, mas ainda so moderados. A maioria dos petrleos produzidos na Bacia de Campos, RJ, deste tipo.

CLASSE NAFTNICA (>70% de naftnicos) Nesta classe enquadra-se um nmero muito pequeno de leos. Apresentam baixo teor de enxofre se originam da alterao bioqumica de leos parafnicos e parafnico-naftnicos. Alguns leos da Amrica do Sul, da Rssia e do Mar do Norte pertencem a esta classe. 6

O petrleo do tipo naftnico produz subprodutos com as seguintes propriedades principais: Gasolina de alto ndice de octonagem. leos lubrificantes de baixo resduo de carbono. Resduos asflticos na refinao.

CLASSE AROMTICA INTERMEDIRIA (>50% de hidrocarbonetos a aromticos) Compreende leos freqentemente pesados, contendo uma densidade usualmente maior que 0,85. Alguns leos do Oriente Mdio (Arbia Saudita, Catar, Kuwait, Iraque, Sria e Turquia), frica Ocidental, Venezuela, Califrnia e Mediterrneo (Siclia, Espanha e Grcia) so desta classe.

CLASSE AROMTICO-NAFTNICA (>35% de naftnicos) leos deste grupo sofreram processo inicial de biodegradao, no qual foram removidas as parafinas. Eles so derivados dos leos parafnicos e parafnico-naftnicos. Alguns leos da frica Ocidental so deste tipo.

CLASSE AROMTICO-ASFLTICA (>35% de asfaltenos e resinas) Estes leos so oriundos de um processo de biodegradao avanada em que ocorreria a reunio de monocicloalcenos e oxidao. Podem tambm nela se enquadrar alguns poucos leos verdadeiramente aromticos no degradados da Venezuela e frica Ocidental. Entretanto, ela compreende principalmente leos pesados e viscosos, resultantes da alterao dos leos aromticos intermedirios. Nesta classe encontra-se os leos do Canad ocidental, Venezuela e sul da Frana.

CAPTULO II O HISTRICO DO PETRLEO NO MUNDO E NO BRASIL

A indstria do petrleo um dos setores que mais tem registrado avanos tecnolgicos nos ltimos tempos, sobretudo no segmento upstream. Este segmento, relativo s atividades de

explorao e produo, consiste em uma srie de atividades complexas, que demandam vultosos investimentos e profissionais altamente qualificados para em prtica seu objetivo: descobrir e produzir petrleo. A partir da industrializao do petrleo, em 1859, o dinamismo experimentado pelo setor fez com que novas tecnologias evolussem. Hoje, as atividades de pesquisa tm incio em satlites que captam dados geolgicos e indicam a provvel localizao de bacias petrolferas. Uma coisa, no 7

entanto, no mudou: o esprito aventureiro daqueles que se dedicam a esta atividade. Embrenhar-se em matas ou em regies inspitas ainda tarefa de tcnicos, pesquisadores e gelogos, que tm de ir a campo realizar testes ssmicos e geolgicos, delimitar a rea e at perfurar poos para mensurar a qualidade e quantidade do reservatrio. com este mesmo esprito de aventura que as pginas seguintes deste captulo convidam voc a uma incurso neste apaixonante mundo da indstria do petrleo.

A Histria do Petrleo no Mundo

Existem relatos da existncia e utilizao do petrleo que remontam antiguidade. Muitos povos utilizavam-se dos vazamentos naturais e os registros do conta da utilizao na Torre de Babel e na Arca de No, no embalsamento de mortos ilustres pelos egpcios, na pavimentao de estradas pelos Incas, como aglutinante de tijolos pelos Sumrios, para fins blicos por gregos e romanos, entre outros. Desde o sculo XVI, o principal motivo das expanses martimas e das atividades econmicas europias, como sabido, foi busca do ouro. Reis, navegantes, soldados e mercadores de Portugal, da Espanha, da Holanda e da Inglaterra, cada um por si, lanaram-se na localizao e explorao do precioso mineral em qualquer parte do mundo. Entretanto, a partir do sculo XIX, um outro tipo de ouro vai atiar a cobia humana. Em torno de 1847, o petrleo comeou a ser utilizado comercialmente, quando um comerciante de Pittsbourg, na Pensilvnia, EUA, comeou a engarrafar e vender petrleo de vazamentos naturais (oil seeps) para ser utilizado como lubrificante. Cinco anos depois, em 1852, um qumico canadense descobriu que o aquecimento e a destilao do petrleo produzia querosene, um lquido que podia ser utilizado em lmpadas. As primeiras tentativas de perfurao de poos de petrleo aconteceram nos Estados Unidos, com Edwin L. Drake. Aps meses de perfurao, Drake encontra petrleo, a 27 de agosto de 1859, em Titusville, Pensilvnia. O poo encontrado possua uma profundidade de apenas 21,2 metros, do qual se obteve 2 m3 por dia de leo. Passados cinco anos, achavam-se constitudas nos Estados Unidos, nada menos que 543 empresas entregues ao novo e rendoso ramo de atividades. fcil perceber o rpido avano da indstria em funo da enorme demanda. Para comear, as principais matrias-primas utilizadas na poca eram o leo de baleia para a iluminao, bem como velas de cera, carvo e alcatro. O uso do querosene obtido com a destilao do petrleo, bem mais barato, revolucionou a sociedade da poca. Com a posterior criao da indstria

automobilstica e do avio, somada sua utilizao nas guerras, o petrleo tornou-se o principal produto estratgico do mundo moderno, sedimentando-se de vez seu uso como matriz energtica. De 1908 a 1950, as companhias multinacionais formaram verdadeiros imprios monopolizando todas as zonas produtoras de petrleo espalhadas pelo mundo, mas concentradas basicamente no Oriente Mdio. Vale ressaltar que a supremacia americana como maior produtor mundial de petrleo se deu, em parte, atuao do empresrio John Rockefeller (fundador da Standar Oil, em 1870) que, de modo bastante arrojado, conduziu seus negcios tendo sempre em vista a expanso de suas atividades, aperfeioando produtos, investindo em tecnologia, construindo novas refinarias e abrindo novos mercados. No perodo situado entre 1920 e 1930, Rockfeller viu sua Standard Oil (mais tarde Exxon) liderar o grupo que ficou conhecido no mundo como as sete irms: Exxon, Chevron, Mbil, Texaco, Gulf, British Petroleum e Shell. Durante a Segunda Guerra Mundial a demanda por petrleo e derivados atingiu propores gigantescas; afinal, as foras armadas necessitavam de combustveis para movimentar suas mquinas de guerra. Tambm no ps-guerra a procura se intensificou e, medida que um novo quadro geopoltico se desenhava, alguns fatos pertinentes indstria do petrleo se desenvolviam. Em 1950 o Oriente Mdio tem um desenvolvimento notvel em sua produo, e outros resultados importantes forma registrados no Norte da frica, no Canad e na Nigria. No

obstante, os Estados Unidos continuam detendo metade da produo mundial, condio francamente ameaada pelos novos plos surgentes. Em paralelo, comea tambm o maior

incremento das atividades exploratrias e o advento de novas tecnologias, permitindo cada vez mais experincias no mar. Neste perodo de franca expanso destas atividades, os pases comearam a se preocupar com a regulao das mesmas, a fim de defender seus interesses e garantir a diviso dos lucros obtidos pelas companhias multinacionais. Alguns adotaram um sistema de concesso de reas limitadas, como a Venezuela e Canad, enquanto outros permitiram a explorao indiscriminada de seus recursos em troca de valores predeterminados, pagamento de royalties, emprego de mo-deobra local, etc. A maioria dos pases em desenvolvimento seguiu a poltica adotada pela Venezuela, gradativamente as empresas foram vendo diminuir suas regalias sendo obrigadas a aceitar o pacto dos cinqenta mais cinqenta, que tornava os estados-nacionais scios iguais delas. A dcada de 60 marcada por dois fatos principais, que tero reflexo futuro. O primeiro diz respeito ao consumo desenfreado do petrleo, em virtude do excesso na produo mundial e conseqente diminuio dos preos do mercado. O segundo foi a fundao da OPEP (Organizao

dos Pases Exportadores de Petrleo), por iniciativa da Venezuela, Arbia Saudita, Kuwait, Iraque e Ir, representando 80% da exportao mundial de petrleo. Tais fatos contriburam para a primeira crise do setor, quando, em 1972, o Clube de Cientistas de Roma alertou o mundo para um dficit que poderia ocorrer em uma dcada, em funo da projeo produo x demanda, e do consumo sem critrio, levando estimativa de que o petrleo acabaria em 50 anos, caso tal situao permanecesse. Foi o suficiente para que a OPEP reduzisse sua produo, embargasse as exportaes e triplicasse os preos do barril de petrleo (de U$ 2,9 para U$ 11,65). No plano poltico a justificativa aduzida foi em funo do apoio que os americanos deram aos israelenses na guerra do Yon-Kippur contra os rabes, sendo a formao do cartel uma forma de represlia. Essa crise assinala uma mudana substancial dos conflitos. Agora no se trata mais de um enfrentamento entre estados-nacionais e companhias multinacionais, mas entre pases produtores e consumidores. Mais a diante, em 1979, outra crise mundial abalou o mercado, ficando conhecida como o segundo grande choque do petrleo: foi a revoluo Islmica no Ir, um dos maiores exportadores de petrleo. Este momento foi marcado por interesses polticos, cujos objetivos, alm de depor do poder o X Reza Phalevi (aliado do Ocidente no mundo rabe) e promover o aiatol Khomeini, eram de duplicar o preo do barril de petrleo.

A crise do Golfo

Depois de ter-se envolvido numa desgastante guerra de fronteiras com o Ir, o ditador iraquiano Saddam Hussein resolveu atacar, em 1990, o emirado do Kuwait, um dos maiores produtores de petrleo do mundo. Saddam o transformou na 19 provncia da Repblica Iraquiana. Tinha incio mais uma crise do petrleo do aps-Guerra. O Kuwait era considerado fornecedor estratgico pelos Estados Unidos, fazendo com que os americanos temessem que Saddam Hussein pudesse aambarcar o controle de metade do fornecimento do petrleo na regio. Igualmente receavam que ele pudesse alastrar-se para a Arbia Saudita. Em 1991, com o apoio da ONU, liderando uma fora multinacional (composta por ingleses, franceses, italianos e outros pases rabes), os Estados Unidos reconquistaram o emirado e expulsou as tropas iraquianas de volta para suas fronteiras. Ao bater em retirada os iraquianos incendiaram todos os poos de extrao provocando uma das maiores catstrofes ecolgicas do mundo, fazendo com que grande parte da vida animal do Golfo Prsico fosse destruda.

10

A histria do petrleo no Brasil comea em 1858, onde o decreto n 2266 assinado pelo Marqus de Olinda, concede a Jos Barros Pimentel o direito de extrair mineral betuminoso para fabricao de querosene de iluminao, em terrenos situados nas margens do Rio Marau, na Provncia da Bahia. Contudo, as primeiras notcias sobre pesquisas diretamente relacionadas ao petrleo ocorrem em Alagoas a partir de 1891, em funo da existncia de sedimentos betuminosos no litoral. Em 1897, o fazendeiro Eugnio Ferreira de Camargo perfurou, na regio de Bofete (SP), o que foi considerado o primeiro poo petrolfero do pas, muito embora a iniciativa no foi coroada de xito, visto que o poo produziu apenas algo em torno de dois barris, alm de gua sulfurosa. Alm das iniciativas particulares, em 1919 foi criado o Servio Geolgico e Mineralgico do Brasil, que perfura, sem sucesso, 63 poos nos estados do Par, Alagoas, Bahia, So Paulo, Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 1938, j sob a jurisdio do recm-criado Departamento Nacional de Produo Mineral (DNPM), inicia-se a perfurao do poo DNPM-163, em Lobato, Bahia. O poo foi perfurado com uma sonda rotativa e encontrou petrleo a uma profundidade de 210 metros. Apesar de no ser considerado economicamente vivel, os resultados do poo foram de fundamental importncia para o desenvolvimento das atividades petrolferas no pas. O xito obtido em Lobato reforou a necessidade do pas diminuir a dependncia em relao s importaes de petrleo. Conseqentemente, em 1939 o governo de Getlio Vargas instala o Conselho Nacional do Petrleo (CNP), com a primeira Lei do Petrleo do pas, para estruturar e regularizar as atividades envolvidas, desde o processo de explorao de jazidas, importao, exportao, transporte, distribuio e comrcio de petrleo e derivados. Este decreto tornou o recurso patrimnio da Unio. A descoberta de petrleo em Lobato (1939) incentivou o CNP a continuar as pesquisas naquela regio do Recncavo Baiano, resultando na descoberta da primeira acumulao comercial de petrleo do pas, o Campo de Candeias, em 1941. Face ao aumento crescente da demanda por petrleo e derivados no pas, comeam a surgir, nos aos 50, conflitos de interesses quanto melhor poltica a ser adotada para regular a explorao do petrleo. Alguns grupos polticos defendiam a liberdade da iniciativa privada, enquanto outros eram favorveis a um regime de monoplio estatal. Muitas campanhas e debates forma realizados por ambas as partes, devido importncia do assunto. Os partidos polticos de esquerda que defendiam o monoplio estatal viram seus anseios acolhidos, quando, aps intensa campanha democrtica, Getlio Vargas, em seu segundo governo, agora presidente eleito pelo povo, assina a Lei n 2004, de 3 de outubro de 1953, que instituiu a 11

Petrleo Brasileiro S/A (Petrobras) como monoplio estatal de pesquisa e lavra, refino e transporte do petrleo e seus derivados. A partir deste momento a Petrobras avanou na descoberta de novas reservas, passando a formar e capacitar seu quadro tcnico, alm de investir na ampliao do parque de refino, visando reduzir os custos com a importao de derivados. Cabe registrar os significativos avanos na explorao em guas profundas da bacia de Campos RJ, datados de meados da dcada de 80, cujas pesquisas confirmaram como uma das maiores bacias produtoras do mundo. Com o passar do tempo a idia da manuteno do monoplio no resistiu s presses dos grandes capitais externos, que, fazendo-se valer dos princpios do livre comrcio de uma economia cada vez mais globalizada, acabou por levar os governantes da poca opo de abrir o mercado de explorao das reservas de petrleo. Neste sentido, a Lei do Petrleo, de 1997, inicia uma nova fase na indstria petrolfera brasileira. Entre as mudanas est a criao da Agncia Nacional do Petrleo (ANP), que substituiu a Petrobras nas responsabilidades de ser o rgo executor do gerenciamento do petrleo no pas, e na nova tentativa de internacionalizao do petrleo no Brasil. Esta Lei permitiu a formao de parcerias com empresas interessadas em participar do processo de abertura do setor, numa tentativa de trazer novos investimentos para o pas. Entre as mais de 20 bacias petrolferas conhecidas no pas, a produo ultrapassa 1,5 milho de barris ao dia. Atualmente, a Petrobras detm o recorde mundial de perfurao exploratria no mar, com um poo em lmina d'gua de 2.777 metros. Ela exporta a tecnologia de explorao nesses ambientes para vrios pases. A Petrobras tem cerca de 65% da rea de seus blocos exploratrios offshore em profundidades de gua de mais de 400 m. Em conseqncia, nos ltimos anos, a empresa tem aumentado suas atividades de perfurao exploratria em guas cada vez mais profundas.

12

CAPTULO III A INDSTRIA DO PETRLEO

A localizao, produo, transporte, processamento e distribuio dos hidrocarbonetos existentes nos poros e canais de uma rocha reservatrio, que pertence a um determinado campo petrolfero, estabelecem os cinco segmentos bsicos da indstria do petrleo:

Explorao: A reconstruo da histria geolgica de uma rea, atravs da observao de rochas e formaes rochosas, determina a probabilidade da ocorrncia de rochas reservatrio. A utilizao de medies gravimtricas, magnticas e ssmicas permitem o mapeamento das estruturas rochosas e composies do subsolo. A definio do local com maior probabilidade de um acmulo de leo e gs baseada na sinergia entre a Geologia, a Geofsica e a Geoqumica, destacando-se a rea de Geo-Engenharia de Reservatrios.

Explotao: A fase exploratria do campo petrolfero engloba as tcnicas de desenvolvimento e produo da reserva comprovada de petrleo de um campo petrolfero.
Explorao e Explotao O termo explorao, em geologia, relaciona-se fase de prospeco: busca e reconhecimento da ocorrncia dos recursos naturais, e estudos para determinar se os depsitos tm valor econmico. A explotao a retirada do recurso com mquinas adequadas, para fins de beneficiamento, transformao e utilizao.

Transporte: Pelo fato dos campos petrolferos no serem localizados, necessariamente, prximos dos terminais e refinaria de leo e gs, necessrio o transporte da produo atravs de embarcaes, caminhes, vages, ou tubulaes (oleodutos e gasodutos). Processamento e Refino: Apesar da separao da gua, leo, gs e slidos produzidos, ocorrer em estaes ou na prpria unidade de produo, necessrio o processamento e refino da mistura de hidrocarbonetos proveniente da rocha reservatrio, para a obteno dos componentes que sero utilizados nas mais diversas aplicaes (combustveis, lubrificantes, plsticos, fertilizantes, medicamentos, tintas, tecidos...) Distribuio: Os produtos finais das estaes e refinarias (gs natural, gs residual, GLP, gasolina, nafta, querosene, lubrificantes, resduos pesados e outros destilados) so comercializados com as distribuidoras, que se encarregaro de oferec-los, na sua forma original ou aditivada, ao consumidor final.

13

A Engenharia de Petrleo

A Engenharia de Petrleo envolve o desenvolvimento das acumulaes de leo e gs descobertas durante a fase de explorao de um campo petrolfero, sendo associada, primordialmente, rea de explotao. Apesar de sua caracterstica marcante, a

multidisciplinaridade, a Engenharia de Petrleo pode ser dividida em quatro reas bsicas de atuao:

Reservatrios

Engloba as seguintes atividades: Determinao das propriedades petrofsica das rochas reservatrio e das propriedades dos fluidos da formao produtora de leo e gs; Estimativa da reserva; Acompanhamento, planejamento e desenvolvimento de campos; Interpretao de resultados de testes de presso; Simulao e previso de comportamento de reservatrios de leo e gs; Mtodos de recuperao.

Perfurao Contempla as atividades relacionadas ao projeto e perfurao propriamente dita do poo que faz a comunicao do reservatrio com a superfcie. O projeto do poo determina as vrias fases de perfurao, envolvendo a seleo da tcnica apropriada (para a perfurao, cimentao e revestimento do poo), do tipo de sonda, da unidade de perfurao, dos vrios equipamentos (brocas, colunas de perfurao e revestimento, ferramentas de monitorao e controle de trajetria do poo, ferramentas de perfilagem...) e dos fluidos de perfurao. No projeto e execuo do poo so considerados os fatores econmicos e, principalmente, os aspectos de segurana inerentes operao.

Completao Trata da preparao do poo para a produo, envolvendo tcnicas de isolamento das zonas produtoras e testes de vazo e presso do poo. Dependendo-se do potencial produtor do

reservatrio, vinculado s propriedades petrofsicas da rocha e das propriedades dos fluidos do reservatrio, h necessidade da utilizao de tcnicas de estimao qumica (acidificao), 14

mecnica (fraturamento hidrulico) ou qumico-mecnica, para se aumentar a produtividade do poo.

Produo Envolve o projeto, monitorao e garantia do fluxo de leo/gs, do reservatrio at a superfcie, na planta de superfcie, e o envio para os sistemas externos de transporte, ou armazenagem. Na linha de produo, so estudadas as propriedades de fluidos e comportamento de fases, fluxo de leo e/ou gs no reservatrio, escoamento multifsico no poo e nos dutos de produo, instalaes de produo terrestres e martimas, separao de leo, gs e gua, mtodos de elevao artificial (bombeio de petrleo no caso de poos sem surgncia natural), automao e controle de processos, sistemtica de projeto de desenvolvimento de campo e gesto de produo.

CAPTULO VI A PROSPECO DO PETRLEO

A Geologia busca, atravs de estudos que obedecem s Leis fundamentais da natureza relacionadas com a fsica, a qumica e a matemtica, entender a histria da Terra e a origem do seu relevo complexo. As observaes feitas pelos gelogos podem ser diretas, nos locais que permitem acesso, ou indiretas, atravs de perfuraes de poos ou de instrumentos de medidas indiretas de fenmenos que ocorrem no interior da Terra.

Histrico

Na dcada de 1930, descobriu-se que os cascalhos originados na perfurao de poos podiam fornecer dados sobre as formaes atravessadas, dependendo de sua profundidade, assim como trouxe o desenvolvimento dos mtodos de determinao do tipo de petrleo e gs encontrado nas formaes perfuradas. As previses feitas atravs destes mtodos eram muito elementares e variadas, pois os mesmos no davam informaes mais precisas. Mas, a partir destes cascalhos, dos dados da perfurao e das caractersticas das rochas encontradas, iniciou-se o desenvolvimento da tecnologia da anlise, da interpretao e da correlao das rochas, que possibilitaram a descoberta de muitos campos de petrleo. Isto pode ser feito pela correlao entre poos perfurados numa mesma rea, identificando-se as rochas atravessadas e comparando-se com as dos poos vizinhos.

15

Hoje em dia, modernos mtodos de avaliao, seja de perfis eltricos (uma espcie de eletrocardiograma do poo), seja atravs de testes de formao (que podem obter os tipos de fluidos existentes nas formaes) e dos registros da perfurao, permitem avaliar com maior preciso o tipo, quantidade e caractersticas do leo/gs encontrado. A identificao de uma rea favorvel acumulao de petrleo realizada atravs de mtodos geolgicos e geofsicos, que, atuando em conjunto, conseguem indicar o local mais propcio para a perfurao. Todo o programa desenvolvido durante a fase de prospeco fornece uma quantidade muito grande de informaes tcnicas, com um investimento relativamente pequeno quando comparado ao custo de perfurao de um nico poo exploratrio.

Mtodos Potenciais

A gravimetria e a magnetometria, tambm chamadas mtodos potenciais, foram muito importantes no incio da explorao de petrleo por mtodos indiretos, permitindo o reconhecimento e mapeamento da grandes estruturas geolgicas que no apareciam na superfcie.

Gravimetria:

Atualmente sabe-se que o campo gravitacional depende de cinco fatores: Latitude, elevao, topografia, mars e variaes de densidade em subsuperfcie. As variaes de densidade em subsuperfcie so, na verdade, o nico item de interesse na explorao gravimtrica para petrleo, pois permite fazer estimativas de espessura de sedimentos em uma bacia sedimentar, presena de rochas com densidades anmalas como as rochas gneas e domos de sal, e prever a existncia de altos e baixos estruturais pela distribuio lateral desigual de densidades em subsuperfcie. O mapa gravimtrico obtido denominado mapa Bouguer, em homenagem ao matemtico francs Pierre Bouguer (1698-1758). A interpretao do mapa Bouguer ambgua, pois diferentes situaes geolgicas podem produzir perfis gravimtricos semelhantes. Portanto, a utilizao

individual do mtodo no consegue diagnosticar com confiabilidade a real estrutura do interior da Terra, apesar de mostrar a existncia de algum tipo de anomalia.

16

Mapa Bouguer, da bacia do Recncavo, BA. As cores vermelha, verde e azul indicam embasamento progressivamente mais profundo.

Magnetometria:

A prospeco magntica para petrleo tem como objetivo medir pequenas variaes na intensidade do campo magntico terrestre, conseqncia da distribuio irregular de rochas magnetizadas em subsuperfcie. Nos levantamentos aeromagnticos as medidas obtidas pelos magnetmetros dependem de vrios fatores, dos quais se destacam: latitude, altitude de vo ou elevao, direo de vo, variaes diurnas e presena localizada de rochas com diferentes susceptibilidades magnticas. As rochas sedimentares apresentam, em geral, valores de susceptibilidade magntica muito baixos. Da mesma forma como os mapas Bouguer, os mapas magnticos obtidos aps as devidas correes das medidas de campo podem apresentar interpretaes ambguas e devem ser utilizados em conjunto com outros mtodos. O exame cuidadoso destes mapas pode fornecer estimativas da profundidade do embasamento e presena de rochas reservatrios.

Mtodos Ssmicos

Ssmica de refrao:

O mtodo ssmico de refrao registra somente ondas refratadas com ngulo crtico e tem grande aplicao na rea de sismologia*. Foi atravs deste mtodo que a estrutura interior da Terra foi desvendada. Na rea de petrleo sua aplicao bastante restrita atualmente, muito embora este mtodo tenha sido largamente utilizado na dcada de 1950, como apoio e refinamento dos resultados obtidos pelos mtodos potenciais. *Parte da geologia e da geofsica que se dedica a estudar e prever os terremotos e as ondas ssmicas artificiais e, associadamente, determinar a estrutura da Terra. 17

Ssmica de reflexo:

mtodo

ssmico

de

reflexo o mtodo de explorao mais utilizado atualmente na

indstria do petrleo, destaca-se pelo alto grau de eficincia, a um custo relativamente baixo. Mais de 90% dos investimentos so aplicados em em

prospeco

ssmica de reflexo. mtodo obtm-se

Por este excelente

definio da formao geolgica da subsuperfcie, permitindo a anlise da probabilidade do acmulo de hidrocarbonetos.

O levantamento ssmico baseia-se nas reflexes de ondas elsticas geradas artificialmente, por exemplo, por exploses de cargas de dinamite ou de ar comprimido que se propagam pelo interior da Terra, onde so refletidas pelas interfaces das diversas formaes rochosas. As reflexes so captadas por equipamentos especiais denominados geofones (para registros em terra) ou hidrofones (para registros no mar), os quais convertem as vibraes mecnicas em oscilaes eltricas que so transmitidas e registradas nos sismgrafos. A ssmica convencional chamada 2D (duas dimenses). J a ssmica tridimensional, 3D, permite uma melhor definio, pois determina a imagem tridimensional das feies geolgicas de subsuperfcie. O avano tecnolgico j permite a utilizao de ssmica 4D, em que a quarta dimenso representada pelo fator tempo. Trata-se da repetio da ssmica 3D em intervalos peridicos (entre 6 a 12 meses), com o objetivo de monitorar a movimentao de fluidos (extrao, injeo de gua, etc.) num campo de petrleo, sendo por isso mais empregada num campo em produo, onde a extrao continuada acaba por acarretar queda de presso no reservatrio.

18

CAPTULO VII A PERFURAO DOS POOS DE PETRLEO

A perfurao de um poo de petrleo, em terra (onshore) ou no mar (offshore), um trabalho contnuo e que s se conclui ao ser atingida a profundidade final programada pelos estudos geolgicos. A perfurao feita utilizando-se uma estrutura metlica, torre ou mastro, de 30 a 40 metros de altura, assim como de seus equipamentos auxiliares, tais como: bombas de lama; colunas de tubos e comandos; tanques de lama, de diesel, de cimento, etc; e outros mais.

A torre ou mastro tem a finalidade de sustentar a tubulao vertical, em cuja extremidade colocada uma broca, a qual ir perfurar as rochas da subsuperfcie, atravs de rotao e peso sobre elas.

A fim de evitar a entrada de fluidos de formaes, desmoronamentos e para trazer o material perfurado (cascalho) do fundo do poo para a superfcie, so utilizados fluidos especiais, chamados, vulgarmente, de lama de perfurao.

19

Assim que os cascalhos perfurados atingem a superfcie, arrastados pela lama de perfurao eles so analisados por um gelogo, para identificar as formaes geolgicas atravessadas pela broca e, com isto, identificar se h ou no a ocorrncia de petrleo. Mesmo que no ocorram estes indcios, os poos sempre fornecem maiores conhecimentos sobre a regio explorada, possibilitando novas interpretaes geolgicas da rea.

Classificao dos Poos

1. Quanto Finalidade 1.1. Explorao Pioneiro descobrir jazida com base em dados geolgicos ou geofsicos Estratigrfico obter dados geolgicos Extenso ampliar limites conhecidos da jazida Pioneiro Adjacente extenso que descobre novo campo Jazida mais Rasa dentro dos limites do campo para descobrir Jazida mais Profunda similar ao anterior

Os poos exploratrios trazem um grau de incerteza elevado, dado que sua execuo se d em rea onde se possui pequeno conhecimento no que se refere s rochas e ao reservatrio. Os principais desafios se relacionam presses anormais, a perdas de circulao devido a formaes com baixa resistncia. Estes aspectos podem levar perda de equipamentos e do prprio poo. Normalmente problemas de logstica tambm ocorrem (reas remotas) e, principalmente, o poo pode ser seco. Habitualmente, porm, so poos verticais. H distintas estratgias para a execuo deste tipo de poo, que vo desde seu abandono at seu aproveitamento como poo produtor, caso a reserva seja extrada. Estas alternativas levam a tempos e custos diferentes.

1.2. Explotao Desenvolvimento drenar racionalmente HC Injeo de fluidos no reservatrio para aumentar recuperao Especial sem o objetivo de procurar ou produzir HC

Os poos explotatrios so aqueles dedicados ao desenvolvimento da produo. Sua locao j planejada com a certeza de se encontrar o HC. Atualmente, na Bacia de Campos, estes poos

20

so sempre horizontais, devido ao domnio tecnolgico para sua execuo e por serem de maior produtividade atravessam o reservatrio garantindo maior rea de drenagem.

2. Quanto Profundidade Final Rasos (< 1500 m) Mdios (entre 1500 m e 2500 m) Profundos (> 2500 m)

No Brasil encontram-se em perfurao poos com at 7000 m de profundidade (Bacia de Santos, poos exploratrios).

3. Quanto Geometria

Vertical Direcional Horizontal

A Coluna de Perfurao

Esta constituda de tubos de ao, tendo em uma de suas extremidades (tool-joints) uma caixa e na outra um pino rosqueado, que permitem que sejam conectados uns aos outros, constituindo assim a coluna de perfurao.

Abaixo destes tubos so colocados os Comandos, tambm conhecidos em ingls por drill collars, que so tubos de ao de peso elevado e que tm por finalidade dar peso sobre a broca de perfurao. Entre os tubos e os comandos so empregados pequenos tubos para fazer a transmisso entre os tubos e os comandos, face terem diferentes tipos de roscas, so chamados subs.

21

Detalhe de um tool-joints

Nas colunas de perfurao ainda so empregados outros tipos de tubos menores e que dependem do tipo de perfurao e das necessidades do poo, a saber: Estabilizadores: so tubos que possuem em seu corpo lminas de tungstnio soldadas, ou camisas acopladas, para evitar o contato dos comandos com a parede do poo, ou para evitarem que este incline durante a perfurao; Amortecedores de choque: so tubos especiais que minimizam as vibraes e impactos sobre a broca e coluna; Percussores: que so utilizados para dar pancadas na coluna de perfurao, quando ocorrem prises da coluna; Tubos de perfurao pesados (hevi-wate drill pipes): que so tubos de perfurao mais pesados que os normais, mas menos pesados que os comandos.

As Brocas de Perfurao

H uma grande variedade de brocas de perfurao e de seus fabricantes.

Elas so

manufaturadas para cada tipo de formao e para todos os dimetros de poos. As brocas de perfurao so classificadas quanto sua dureza e fabricadas para perfurar formaes moles, mdias, duras e para toda a variedade de formaes intermedirias entre estas.

22

O princpio fundamental do trabalho das brocas, para perfurar as formaes, o de raspagem ou de trituramento do fundo do poo, e para isso so empregados lminas ou dentes, que podem ser de ao ou de pastilhas de tungstnio. Alm disso, elas possuem canais dentro de sua estrutura, ligados em peas de tungstnio, especialmente manufaturadas,

chamadas de jatos para conduzir a lama de perfurao, que incidir sobre o fundo do poo, com enorme impacto, o que auxiliar a perfurao e arrastar os cascalhos para a superfcie, mantendo o fundo limpo.

Como as brocas de perfurao so um dos itens mais onerosos na perfurao de um poo de petrleo, torna-se necessrio o estudo muito cuidadoso, para a otimizao de sua utilizao, a fim de serem empregadas em menor nmero possvel e com mximo rendimento. Alm disso, calculada a melhor hidrulica para os jatos da broca, otimizando o seu impacto sobre as formaes, bem como produzindo o melhor arraste dos cascalhos, com isto, varia-se o dimetro destes jatos, para que sejam obtidos os melhores resultados possveis. Os Fluidos (Lama) de Perfurao

Os fluidos de perfurao so misturas complexas de slidos, lquidos, produtos qumicos e, por vezes, at gases. Do ponto de vista qumico, eles podem assumir aspectos de suspenso, disperso coloidal ou emulso, dependendo do estado fsico dos componentes.

Os fluidos de perfurao devem ser especificados de forma a garantir uma perfurao rpida e segura. Assim, desejvel que o fluido apresente as seguintes caractersticas: Ser estvel quimicamente; Estabilizar as paredes do poo, mecnica e quimicamente; Facilitar a separao dos cascalhos na superfcie; Manter os slidos em suspenso quando estiver em repouso; Ser inerte em relao a danos s rochas produtoras; Aceitar qualquer tratamento, fsico e qumico; 23

Ser bombevel; Apresentar baixo grau de corroso e de abraso em relao coluna de perfurao e demais equipamentos do sistema de circulao; Facilitar as interpretaes geolgicas do material retirado do poo;e Apresentar custo compatvel com a operao.

Os fluidos de perfurao possuem, basicamente, as seguintes funes: Limpar o fundo do poo dos cascalhos gerados pela broca e transport-los at a superfcie; Exercer presso hidrosttica sobre as formaes, de modo a evitar o influxo de fluidos indesejveis e estabilizar as paredes do poo; Resfriar e lubrificar a coluna de perfurao e a broca.

Sistemas Auxiliares

Preventor de Erupes: (Blowout preventer B.O.P.): um conjunto de vlvulas utilizado para evitar que erupes de gs, leo, gua ou outros fluidos venham a chegar na superfcie. Quando uma ameaa (kick) ou mesmo uma erupo (bowout) destes fluidos ocorre, estes equipamentos so acionados para fechar o poo e desviar estes fluxos para o tanque de lama. O conjunto constitudo por uma srie de vlvulas de alta presso, colocadas uma em cima da outra e fixadas por parafusos. As Operaes de perfuraes

Operaes de Rotina As operaes normais que envolvem a atividade de perfurao so ditas de rotinas. A conexo dos tubos de perfurao um exemplo bem tpico de tais operaes. Cumpre equipe da sonda executa-las acrescentando sees de trs tubos coluna de perfurao, deste modo penetrando aos poucos as formaes. Ao se perceber o trmino da vida til da broca, necessria se faz sua substituio, operao conhecida como manobra da coluna. Tal operao consiste em se retirar toda a coluna do poo, a fim de que uma broca nova seja instalada. Tanto na decida quanto na retirada da coluna, as sees de tubos, formadas por trs unidades, so devidamente posicionada na torre, na posio vertical, de modo a permitir maior agilidade e racionalidade no manuseio das ferramentas.

24

Operaes Especficas So operaes diferenciadas indispensveis em casos especficos. Apresentam-se a seguir alguns exemplos:

1) Perfilagem

Uma vez perfurado o poo, so descidos em seu interior alguns equipamentos especiais cuja finalidade mensurar algumas propriedades das formaes que faro parte da caracterizao e avaliao econmica do mesmo. A operao consiste no levantamento de caractersticas e propriedades das rochas perfuradas, que so registradas, graficamente, em funo da profundidade, mediante o deslocamento de um sensor dentro do poo. As principais caractersticas registradas so resistividade eltrica, radioatividade, potencial eletroqumico, velocidade ssmica etc. Da anlise dos perfis pode se identificar, por exemplo, as formaes rochosas atravessadas, calcular suas espessuras e porosidades, e identificar os tipos de fluidos presentes nos poros das rochas. Os princpios utilizados so muito variveis, como o potencial espontneo das formaes, raios gama, induo, reflexo sonora, entre outras.

2) Revestimento de poo

A principal necessidade de se revestir um poo total ou parcialmente devida proteo de suas paredes. Os riscos de desmoronamento so considerveis, havendo tambm diversos outros motivos que prescindem do revestimento. Sendo o poo perfurado em fases, vo sendo revestidos com tubos de ao especial, colocados uns por dentro dos outros, formando as colunas de revestimentos. No comeo da operao, o tubo inicial tem pequena extenso, e dimetro maior do que os posteriores, formando um ajuste tipo telescpio para formar a coluna de revestimento. medida que o dimetro diminui o revestimento inicial, antes dito de superfcie, passa a ser chamado de intermedirio e, depois, de revestimento de produo.

25

Alm da proteo das paredes, so estas as principais funes da coluna de revestimento: No permitir a perde de fluido de perfurao para as formaes. Permitir o retorno do fluido de perfurao superfcie, para o devido tratamento. Evitar a contaminao da gua de possveis lenis freticos. Dar suporte para os equipamentos de cabea do poo etc.

3) Cimentao de Revestimento

Uma vez instalada a coluna de revestimento do poo, o espao anular entre a coluna e a parede do poo cimentado (preenchido com uma mistura cimento/gua), visando uma melhor fixao da coluna e isolamento das zonas porosas e

permeveis atravessadas pelo poo. Esta operao feita por tubos condutores auxiliares, sendo que no revestimento de superfcie toda a extenso cimentada e, nos demais, normalmente s a parte inferior, ou intervalos predefinidos.

26

4) Testemunhagem de Poo

A testemunhagem consiste na obteno de uma amostra da formao rochosa de subsuperfcie, o testemunho, cuja finalidade analisar informaes teis e pertinentes avaliao do poo, equipe de engenharia de reservatrios, aos gelogos etc.

A operao realizada com uma broca vazada e dois barriletes, um externo que gira com a coluna, e outro interno, que aloja o testemunho. que a broca avana o cilindro, vai se alojando no interior no interior do barrilete interno durante a perfurao.

5) Completao de Poos de Petrleo

Aps a perfurao de um poo vem a fase da completao, que consiste numa srie de operaes que tm por objetivo permitir a produo econmica e segura de hidrocarbonetos, bem como injetar fluidos no reservatrio quando necessrio. Entre as operaes destacam-se a descida do revestimento de produo, com o posterior canhoneio (utilizao de uma carga explosiva que rompe o revestimento e coloca o reservatrio produtor em comunicao com o poo) e a instalao da cabea de poo.

O Canhoneio

A ltima coluna de revestimento, a de produo, canhoneada, isto , perfurada horizontalmente, por certo tipo de cargas explosivas, bem em frente formao produtora, de modo a permitir que o petrleo possa atravessar a pasta de cimento existente em volta do revestimento, assim como as suas paredes metlicas, e chegar ao interior do poo, para ser produzido.

27

A figura acima mostra o resultado de disparos para canhoneio da formao produtora. Na prtica, vrios disparos podem ser necessrios e recomendveis, com o fim de abranger toda a espessura produtora.

Por dentro do revestimento de produo se desce a coluna de produo, um tubo de pequeno dimetro, da ordem de 3 polegadas, por onde se produz o petrleo. A produo pode ser natural ou

artificial, isto , bombeio ou injeo de gs no poo.

Os Equipamentos de Cabea de Poo

Em sua parte superior, o poo recebe equipamento chamado cabea de poo, com configuraes diferentes, conforme se esteja perfurando ou produzindo atravs do poo. Este equipamento tem como funo primordial a vedao das colunas de revestimento, bem como servir de ancoragem para as mesmas.

Durante a produo, instala-se sobre a cabea de poo um conjunto de vlvulas chamado de rvore de natal, com dispositivos de segurana e controle de produo, alm de vrios outros itens possveis.

No caso de completao de poos em terra, a rvore de natal fica na superfcie. No caso de completao de poo de mar, tais equipamentos so bem mais complexos, podendo estar alocados na superfcie (na plataforma) ou na gua (submarina); as submarinas podem ser do tipo rvore de natal seca, em cpsula, (protegida da gua e da presso atmosfrica) ou molhada (exposta gua).
Esquema de uma rvore de Natal Molhada

28

Segurana no Poo Voc j ouviu falar em Blowout?


A ocorrncia do fluxo indesejvel de quaisquer fluidos para dentro do poo, determinando a perda de controle em sua operao, d-se o nome de Blowout. Tal ocorrncia pode acarretar srias conseqncias, como acidentes pessoais, dano ao reservatrio e aos equipamentos, agresso ao meio ambiente, etc. Um blowout pode lanar toneladas de petrleo no oceano, alm de, quando associados a fogo, lanarem enormes quantidades de poluio na atmosfera em um curto espao de tempo. O maior blowout de que se tem notcia ocorreu no Mxico, em 1979, derramando mais de 1 milho de toneladas de leo cru no mar. No Brasil, um campo de gs batizado Mapele, localizado na Bacia do Recncavo, a cerca de 20km de Salvador e a poucos metros do acostamento da estrada Rio-Bahia, tornou-se atrao turstica em 1962. Na finalizao da perfurao do poo, iniciou-se um blowout que se estendeu por um ano e meio, alimentando uma chama que atingiu altura aproximada de 80 metros. A presso do reservatrio superou a presso da lama de perfurao e venceu os equipamentos de segurana, e no obstante, todos os esforos para controlar o fogo (perfurao de poos para injeo de gua), a chama s parou de queimar quando o reservatrio se exauriu. Devido probabilidade de eventos dessa natureza, e tendo em vista que o fator segurana primordial em todos os aspectos, os poos so dotados de equipamentos de segurana que permitem control-los e at fech-los se necessrio. Merece destaque o Blowout Preventer (BOP), que um conjunto de vlvulas que possibilita o fechamento do poo.

CAPTULO VIII A PRODUO OFFSHORE

Para se explorar petrleo no mar so utilizadas tcnicas bem semelhantes s utilizadas em terra. As primeiras sondas para perfurao martima eram as mesmas sondas terrestres adaptadas a uma estrutura que permitisse perfurar em guas rasas. No entanto, diante da necessidade de se perfurar cada vez mais em guas profundas, novas tcnicas forma surgindo, orientadas especificamente para o atendimento dessas necessidades. As plataformas podem ser classificadas de vrias formas, como, por exemplo, pela finalidade (perfurao de poos, produo de poos, sinalizao, armazenamento, alojamento...), pela mobilidade (fixas ou mveis), pelo tipo de ancoragem etc.

29

Os Tipos de Plataformas

As plataformas tm sua utilizao condicionada a alguns aspectos relevantes como a profundidade da lmina dgua, relevo do solo submarino, a finalidade do poo e a melhor relao custo/benefcio. Assim, temos os seguintes tipos de plataformas:

Plataformas Fixas

Em geral, so estruturas espaciais em ao, formadas por elementos tubulares e apoiadas no fundo do mar por meio de estacas cravadas no solo com o objetivo de permanecerem no local de operao por longo tempo. Caracterizam-se por praticamente no apresentarem movimentos, e permitem a utilizao de rvores de Natal na superfcie (completao seca), bem como a perfurao e interveno nos poos a partir de sonda instalada no seu convs. As plataformas fixas foram as primeiras a serem utilizadas, mas tm como limitante a utilizao em lmina dgua em at 450 metros. Devido ao custo elevado, compreendido entre projeto, montagem e instalao, sua aplicao restrita a campos que j tiveram sua explorao comercial comprovada.

As plataformas fixas podem ser do tipo:

Jaquetas; Estruturas de gravidade; ou Torres de Complacentes.

30

Torres Complacentes

Jaquetas

Estruturas de Gravidade

As plataformas fixas apresentam todas as utilidades necessrias ao seu bom funcionamento, como equipamentos para perfurao e produo, alojamento etc.

As Plataformas Fixas no Brasil: Primeira Plataforma Fixa: PGA-1, Instalada em 1969 em SE LDA 26 m Atualmente existem 81 plataformas fixas de ao e 3 de concreto.

31

Plataformas Submersveis

Neste tipo de plataforma, a estrutura e todos os equipamentos esto sobre um flutuador, que se desloca com auxlio de rebocadores. Ao chegar no local, a plataforma lastreada at seu casco inferior se apoiar no fundo, em geral macio e pouco acidentado. A sua aplicao restrita a guas rasas e calmas, pois sua limitao justamente quanto lmina dgua, proporcional altura do casco inferior.

Plataformas Auto-Elevveis

As plataformas auto-elevveis (PAs) so constitudas, basicamente, de um balsa equipada com estruturas de apoio, ou pernas, que acionadas mecnica ou hidraulicamente movimentam-se para baixo at atingirem o fundo do mar. Em seguida, inicia-se a elevao da plataforma acima do nvel da gua, a uma altura segura e fora da ao das ondas. So plataformas mveis, sendo transportadas por rebocadores ou propulso prpria, destinadas perfurao de poos exploratrios na plataforma continental, em lmina dgua que variam de 5 a 130 metros. Devido estabilidade desta unidade, as pores de perfurao so semelhantes s realizadas em terra. Os revestimentos so assentados no fundo do mar e estendidos at a superfcie, abaixo da subestrutura. A conectado o equipamento de segurana e controle de poo (ESCP), que similar ao utilizado em terra. Estatisticamente, este o tipo de unidade de perfurao martima que tem sofrido maior nmero de acidentes. As operaes de elevao e abaixamento so crticas e sofrem bastante influncia das condies de tempo e mar. Nos deslocamentos apresentam dificuldades quanto ao reboque e, para grandes movimentaes, devem ser retiradas sees das pernas para melhorar sua estabilidade.

32

Plataformas Flutuantes

As plataformas flutuantes podem ser semi-submerssveis ou navios-sonda. As primeiras so compostas, basicamente, de uma estrutura com um ou mais conveses, apoiada por colunas em flutuadores. Os navios- sonda forma inicialmente adaptados, mas hoje so projetadas especialmente para a perfurao.

Semi-submersvel

Navios-sonda (FPSO)

Uma unidade flutuante sofre movimentao devido ao das ondas, correntes e ventos, com, possibilidade de danificar os equipamentos a serem descidos no poo. Assim , necessrio que ela fique posicionada na superfcie do mar, dentro de um crculo a ser executada e lmina dgua. Dois tipos de sistemas so responsveis pelo posicionamento dinmico. O sistema de ancoramento constitudo por oito a 12 ncoras e cabos e/ou correntes atuando como molas que produzem esforos capazes de restaurar a posio do flutuante, modificada pela ao das ondas, ventos e correntezas. No sistema de posicionamento dinmico no existe ligao fsica da UPM com o fundo do mar, exceto a dos equipamentos de perfurao. Sensores de posio determinam a deriva e propulsores no acaso acionados por computadores restauram a posio da plataforma.

Devido ao alto grau de liberdade dos movimentos da UPM durante as operaes de perfurao, os revestimentos ficam apoiados no fundo do mar por intermdio de sistemas especiais de cabea de poo, sendo que o retorno do fluido de perfurao superfcie feita atravs de uma 33

coluna, chamada Riser, que se estende at a plataforma.

As plataformas flutuantes podem ter ou no propulso prpria. De qualquer forma, possuem grande mobilidade, sendo preferidas para a perfurao de poos exploratrios.

Plataforma Tension Leg

So plataformas usadas para desenvolvimento de campos. Sua estrutura bastante similar a plataforma semi-submerssvel, sendo que suas penas principais so ancoradas no fundo do mar por meio de cabos tubulares. O grau de flutuao da plataforma possibilita que as pernas mantenham-se tracionadas, reduzindo severamente o movimento da plataforma. Assim, as operaes de perfurao e de completao so iguais s das plataformas fixas.

CAPTULO IX GLOSSRIO DE TERMOS TCNICOS DA INDSTRIA DE PETRLEO

gua de Injeo: gua injetada em reservatrio, com o objetivo de forar a sada do petrleo da rocha-reservatrio, deslocando-o para um poo produtor. Este mtodo conhecido como "recuperao secundria", e empregado quando a presso do poo torna-se insuficiente para expulsar naturalmente o petrleo. cido - Composto qumico que, em soluo em gua, libera ons hidrognio (H+). Aerofotogrametria - Mtodo de obteno de informaes topogrficas atravs de fotografias areas. Alaponamento - Ver trapa. lcool - Qualquer composto orgnico que contenha, pelo menos, uma hidroxila (on OH-) ligada diretamente a um tomo de carbono. lcool etlico - Etanol. Derivado do etano, composto por dois tomos de carbono, cinco tomos de hidrognio e um on OH. C2H5OH. lcool etlico anidro carburante (AEAC) - Comumente chamado de lcool anidro. Utilizado em mistura com a gasolina, com o objetivo de aumentar o poder antidetonante em motores de Ciclo 34

Otto. A quantidade de gua encontrada no lcool anidro deve ser nfima, da seu nome (anidro = sem gua). lcool etlico hidratado carburante (AEHC) - Comumente chamado de lcool hidratado. Utilizado no Brasil como combustvel em motores de Ciclo Otto. Tambm utilizado para fins industriais. Contm pequeno percentual de gua. lcool metlico - Metanol. Derivado do metano. Composto por um tomo de carbono, trs de hidrognio e um on OH- (CH3OH). rvore de natal - Conjunto de vlvulas que controla a presso e vazo de um poo. rvore de natal molhada - Conjunto de vlvulas, colocado sobre o solo ocenico, que controla a presso e vazo de um poo submarino. Asfalto ou Betume - mistura de hidrocarbonetos obtida como resduo de destilao do leo bruto e usada principalmente na pavimentao de estradas.

Bbl/dia ou bpd - barris por dia. Barril - unidade de volume equivalente a 158,98 litros. Barril de leo equivalente - Unidade utilizada para permitir comparar (converter), em equivalncia trmica, um volume de gs natural com um volume de leo. Benzeno - Lquido incolor, voltil, com cheiro caracterstico, cuja molcula tem uma estrutura cclica tpica (C6H6). Usado como solvente e como matria-prima para obteno de diversos outros produtos. Betume - Ver asfalto. Betume natural - Poro do petrleo encontrada no estado slido ou semi-slido, nas condies de reservatrio. Usado no passado para impermeabilizao de esquifes, cisternas, embarcaes. Tambm utilizado para iluminao noturna em tochas, no antigo Egito. Butano - Hidrocarboneto saturado com quatro tomos de carbono e dez tomos de hidrognio (C4H10). gasoso, incolor e possui cheiro caracterstico. Empregado como combustvel domstico e como iluminante. Tambm utilizado como fonte de calor industrial em caldeiras, fornalhas e secadores. Bentonita: uma argila coloidal composta principalmente por morilonita que aumenta de volume em contato com umidade. A bentonita a base essencial da maioria das lamas de perfurao e transfere para a lama propriedades tais como o tioxotrpico formador de gel que no corrosivo, no abrasivo e lubrificante. Bloco de Coroamento conjunto de 4 a 7 polias montadas em um eixo suportado por dois mancais de deslizamento,fica apoiado na parte superior do mastro ou torre por onde passam os cabos de ao (cabo de perfurao).

35

Brocas: so equipamentos que tm a funo de promover a ruptura e desagregao das rochas ou formaes. Brocas sem partes mveis: no possuem partes mveis e rolamentos o que diminui a possibilidade de falhas destas brocas. Os tipos principais so: integral de lminas de ao, diamantes naturais e diamantes artificiais (PDC/TSP). Brocas com partes mveis - so brocas que possuem 1 a 4 cones. Elas possuem uma estrutura cortante e rolamentos.

C Cabotagem - navegao realizada prxima costa, podendo utilizar acidentes geogrficos, como cabos (da seu nome), como pontos de referncia. Campo de gs - rea geogrfica, na superfcie, correspondente projeo de reservatrios de gs. Campo de leo - rea geogrfica, na superfcie, correspondente projeo de reservatrios de leo. 36

Carburante - Produto qumico cuja combusto permite obter energia mecnica em motores trmicos. Catalisador - Substncia que, por sua presena, modifica a velocidade de uma reao qumica, sem se alterar no processo. Cavalo de pau - Unidade de bombeio utilizada em poos terrestres, assim designada por sua semelhana com um cavalo de pau. Chumbo tetraetila - Aditivo utilizado para aumentar o poder antidetonante da gasolina. Por ser altamente poluente e cancergeno, tem sido substitudo por outros aditivos. Brasil e Japo foram os primeiros pases do mundo a eliminar totalmente o chumbo tetraetila da gasolina. Ciclo Diesel - Ciclo termodinmico utilizado em motores, no qual a exploso se d espontaneamente, em funo das elevadas presses alcanadas. O combustvel utilizado nesses motores chamado leo diesel. Ciclo Otto - Ciclo termodinmico utilizado em motores, no qual a exploso se d a partir da ocorrncia de uma centelha. Utiliza como combustvel gasolina, lcool ou sua mistura. Completao - Conjunto de operaes que possibilita a colocao de um poo de leo ou gs em produo. Condensado - Hidrocarboneto leve que, nas condies de reservatrio, se encontra no estado gasoso, tornando-se lquido temperatura ambiente. Coqueamento - Processo para obteno de coque. Coque de petrleo - Produto slido, negro e brilhante, obtido por craqueamento de resduos pesados, essencialmente constitudo por carbono (90 a 95%), e que queima sem deixar cinzas. Bom combustvel para metalurgia e indstria de cermica. Craqueamento - transformao por ruptura (cracking, quebra) de molculas grandes em molculas menores. Utilizado para transformar leos pesados, de pequeno valor, em derivados de petrleo mais leves, como GLP e nafta, produtos de maior valor. Craqueamento a vapor - Craqueamento realizado em presena de vapor d'gua. Craqueamento cataltico - Craqueamento realizado com a presena de catalisadores. Crosta terrestre - Litosfera. Parte externa consolidada da Terra. Cru reduzido - Mistura de hidrocarbonetos pesados. a frao mais pesada do petrleo, obtida no processo de destilao atmosfrica. Cabea de injeo: atravs da cabea de injeo que o fluido de perfurao injetado no interior da coluna de perfurao. Este equipamento faz tambm a interface entre os equipamentos rotativos e os equipamentos estacionrios da sonda de perfurao. Cabea de poo: constituda de diversos equipamentos que permitem a ancoragem e vedao das colunas de revestimento na superfcie. Os equipamentos so: a cabea de revestimento, o suspensor, o carretel de revestimento, a cabea de produo e o carretel de perfurao. Cabea de produo: um carretel que possui a capacidade de impedir a passagem de presses altas. Cabo de perfurao: um cabo de ao tranado em torno de um ncleo ou alma. O cabo proveniente do carretel passado e fixado em uma ncora, onde se encontra um sensor que mede a tenso no cabo. Ele segue para o sistema bloco-catarina e posteriormente enrolado e fixado no tambor do guincho. Cabea de revestimento: tem a finalidade de sustentar os revestimentos intermedirios e de produo, de propiciar vedao e acesso a estes, e de servir de base para a instalao dos demais elementos da cabea de poo e preventores. Carretel de perfurao: um equipamento com duas sadas laterais que recebem as linhas de controle do poo: kill line e choke line. Carretel de revestimento: semelhante cabea de revestimento, possuindo ainda duas sadas laterais para acesso ao espao anular e um alojamento para assentamento do suspensor de revestimento. 37

Colunas de perfurao: a coluna de perfurao responsvel por transferir energia broca, em forma de rotao e peso aplicados, broca no fundo do poo. Os principais componentes da coluna so os comandos, os tubos pesados e os tubos de perfurao. Comandos: so elementos tubulares fabricados em ao forjado que tm como funo principal fornecer peso broca e prover rigidez coluna, permitindo melhor controle da trajetria do poo.

Catarina: conjunto de 3 a 6 polias mveis que fica suspensa pelo cabo de perfurao e possui em sua extremidade inferior um ala onde preso gancho. O cabo de perfurao passa alternadamente pela polias do bloco de coroamento e polias da catarina formando um sistema com 8 a 12 linhas passadas.

Derivados claros - Designao genrica de alguns derivados de petrleo, entre os quais a gasolina, o querosene e o diesel. Possuem colorao clara, da sua classificao. So lquidos e pouco viscosos. Derivados escuros - Designao genrica de alguns derivados de petrleo, entre os quais o leo combustvel e o asfalto. Possuem colorao escura e alta viscosidade. Desparafinao - Processo que objetiva a retirada de parafinas. Destilao - Separao de misturas em vrias fraes por vaporizao, seguida de condensao. Destilao a vcuo - Destilao que se realiza numa coluna de fracionamento a uma presso inferior presso atmosfrica. Diesel - Ver leo diesel. 38

Diesel metropolitano - Combustvel automotivo com especificaes mais rigorosas quanto ao teor de enxofre (menor quantidade de enxofre), para uso no transporte urbano. A menor quantidade de enxofre objetiva reduzir a poluio nas cidades. Dixido de carbono - CO2 - Gs carbnico. Gs incolor e inodoro.

E Escuros - Ver derivados escuros. Estao de bombeamento - Conjunto de equipamentos destinados a transmitir energia mecnica ao fluido (petrleo ou derivados) para permitir seu deslocamento ao longo dos dutos. Estrato - Camada de terreno. Elevador: o equipamento utilizado para movimentar elementos tubulares. Tem a forma de um anel bipartido em que as duas partes so ligadas por uma dobradia resistente, contendo um trinco especial para seu fechamento. Estaleiro: o local onde so dispostas todas as tubulaes (comandos, tubos de perfurao, revestimentos, etc.) de maneira a facilitar o seu manuseio e transporte.

FCC - Abreviatura de Fluid Catalitic Cracking (Craqueamento Cataltico Fluido) - Processo de craqueamento no qual o catalisador se apresenta na forma de pequenas partculas slidas, formando um leito fluido. Fluido - Designao comum a lquidos e gases. Fluxo bifsico - Fluxo simultneo de dois fluidos em estados fsicos diferentes. Por exemplo: petrleo (lquido) e gs natural (gasoso). Fludos de perfurao: so fluidos utilizados durante a perfurao de poos de petrleo. So misturas complexas de slidos, lquidos, produtos qumicos e gases. Podem ser a base de gua, leo e ainda base de ar. Dentre os fluidos mais utilizados destaca-se: a bentonita e o polmero adicionado de cloreto de potssio em soluo aquosa entre outros. Os fluidos de perfurao possuem as funes de transportar os cascalhos do fundo do poo para a superfcie; exercer presso hidrosttica sobre as formaes, de modo a evitar influxos ou perda de fluido; resfriar e lubrificar a coluna de perfurao e a broca. Folhelho - Rocha argilosa folheada e impermevel. Folhelho betuminoso - Folhelho impregnado com betume. Xisto. Fssil - Vestgio ou resto petrificado ou endurecido de seres vivos que habitaram a Terra antes do holoceno e que se conservaram sem perder as caractersticas essenciais. Fossilizao - Conjunto de processos naturais que permitem a conservao dos restos ou vestgios de fsseis. Frao - Parte de um todo. Um dos hidrocarbonetos ou mistura de hidrocarbonetos que compem o petrleo. 39

Fracionamento - Separao das partes que compem uma mistura. Separao dos derivados que compem o petrleo.

Gs - Um derivado de petrleo denominado gs quando, nas condies de presso e temperatura da superfcie, se apresenta em estado gasoso. Gs Liquefeito de Petrleo (GLP) - Mistura de hidrocarbonetos leves, gasosos, predominantemente propano e butano. So armazenados no estado lquido atravs da elevao da presso ou da reduo da temperatura. Gs natural - Mistura de hidrocarbonetos leves, gasosos (metano e etano, principalmente), obtida da extrao de jazidas. Utilizado como combustvel industrial, domstico e automotivo. Gasoduto - Conduto que permite o transporte de grandes quantidades de gs a grandes distncias. Gasleo - Derivado de petrleo, mais pesado do que a nafta e mais leve que o leo combustvel, obtido no processo de destilao. Utilizado como matria-prima de processos secundrios (craqueamento), para obteno de GLP e gasolina. Dentro de certos limites, pode ser utilizado como leo diesel ou como diluente para leos combustveis. Gasolina - Mistura de hidrocarbonetos, que destila entre 30 C e 150 C. Constitui a parte mais voltil do petrleo bruto. Utilizada em motores de Ciclo Otto. Gasolina natural - Mistura de hidrocarbonetos leves, com algumas caractersticas da gasolina, obtidos a partir do gs natural. Geofsica - Cincia que estuda os fenmenos fsicos que afetam a Terra. Fsica terrestre. Geologia - Cincia que estuda a origem, formao e sucessivas transformaes do globo terrestre. Gancho: o gancho consiste de um corpo cilndrico com um sistema interno para amortecer os golpes causados pela movimentao das cargas. o elemento deligao da carga aosistema de polias (catarina).

Guincho: o elemento que movimenta o cabo, sendo por isso responsvel pela movimentao vertical das tubulaes no poo.

40

Hidrognio - Elemento qumico de nmero atmico 1, gasoso, incolor. Hidrocarboneto - Composto qumico constitudo apenas por tomos de carbono e hidrognio. Hidrocarboneto aromtico - Aquele que possui, em sua molcula, pelo menos um anel de benzeno. Hidrogenao - Processo de transformao de um composto no-saturado em composto saturado, pela introduo de tomos de hidrognio. Holding - Empresa central que controla um conjunto de outras empresas. Hulha - Carvo mineral, carvo de pedra. I ndice de octano - (octanagem) Indicador da capacidade de um produto resistir a altas presses sem que ocorra exploso espontnea. Inodoro - Que no tem cheiro. on - tomo com excesso ou falta de eltrons, acarretando, respectivamente, carga negativa ou positiva. Isomerizao - Processo de transformao de uma substncia em um ismero desta. Ismero - Composto cuja molcula contm as mesmas espcies e o mesmo nmero de tomos que outra, mas difere dessa outra em sua estrutura molecular.

J Jazida - Depsito natural de uma ou mais substncias teis. Jaqueta - Estrutura de suporte de uma plataforma fixa.

41

Kelly: um comando que transmite a rotao da mesa rotativa coluna de perfurao atravs da seo poligonal de seu corpo.

Kick: a invaso dos fluidos da formao para dentro do poo. Ocorre quando a hidrosttica do fluido de perfurao fica menor que a presso do reservatrio. A condio acima pode ser provocada por: perfurao no prevista de zonas com presso anormalmente alta; lama cortada por gs; no abastecimento do poo durante as manobras (TRIP TANK) e pisoteio.

L Lama: Fluido de perfurao, formado por argila, geralmente bentonitas. Laboratrio - Local destinado ao estudo experimental de qualquer ramo da cincia, ou aplicao dos conhecimentos cientficos com objetivo prtico, como anlises de produtos para verificao de seus componentes e caractersticas. Lama de perfurao - Mistura de diversos componentes utilizada durante a perfurao de um poo de petrleo, com o objetivo de manter a presso superior ao das formaes atravessadas e evitar que as paredes do poo desmoronem. Lmina d'gua - Distncia entre a superfcie da gua e o fundo do mar. Lastro - Tudo que se coloca no poro de um navio para lhe dar estabilidade. No caso de petroleiros, utilizada a prpria gua do mar. Lubrificao - Ato ou efeito de lubrificar, colocar lubrificante. Lubrificante - Substncia colocada entre duas superfcies, com o objetivo de reduzir o atrito e o desgaste. M Metano - Hidrocarboneto gasoso incolor cuja molcula constituda por um tomo de carbono e quatro de hidrognio (CH4). Metanol - (CH3OH) lcool metlico. Monobia - Bia onde se ancoram navios em alto-mar. Monxido de carbono - (CO) Gs incolor e inodoro, altamente txico. Produzido na queima incompleta de combustveis. Mastro: uma estrutura treliada ou tubular que, aps ser baixada pelo guincho da sonda, subdividida em trs ou quatro sees, os quais so transportadas para a locao do novo poo. 42

Mesa rotativa: equipamento que transmite rotao coluna de perfurao e permite o livre deslizamento do Kelly em seu interior. Em certas operaes a mesa rotativa deve suportar o peso da coluna de perfurao.

N Nafta - Frao de destilao do petrleo, constituda por hidrocarbonetos de baixo ponto de ebulio. Utilizada como matria-prima na indstria petroqumica, fornecendo, atravs de craqueamento, uma grande variedade de produtos. Navio-cisterna - Navio utilizado para armazenamento da produo de petrleo. Navio mineropetroleiro - Navio destinado ao transporte de minrio e petrleo. Navio-petroleiro - Navio destinado ao transporte de petrleo e derivados. Navio-sonda - Navio dotado de equipamentos que permitem a perfurao ou a completao de um poo submarino. Navio-tanque - Ver petroleiro. O

Octanagem - Ver ndice de octano. leo - Poro do petrleo existente na fase lquida nas condies originais de reservatrio, que permanece lquida nas condies de presso e temperatura de superfcie. leo combustvel - Mistura de hidrocarbonetos utilizados em grande variedade de equipamentos industriais destinados gerao de energia ou calor. largamente usado nas indstrias para aquecimento de caldeiras, fornos, fornalhas. 43

leo diesel - Mistura de hidrocarbonetos que tem amplo emprego como combustvel em motores a exploso (ciclo diesel), em caminhes, nibus, tratores, equipamentos pesados para construo, navios, locomotivas, motores estacionrios. tambm usado como fonte de calor. Oleoduto - Sistema constitudo de tubulaes e estaes de bombeamento destinado a conduzir petrleo ou seus derivados lquidos.

Paleontologia - Cincia que estuda animais e vegetais fsseis. Ponto de ebulio - Temperatura em que, sob presso constante, um lquido est em equilbrio com bolhas de vapor. Paleozoologia - Ramo da Paleontologia que estuda os animais fsseis. Parafina - Mistura incolor de hidrocarbonetos saturados slidos, extrada do petrleo, utilizada na indstria de velas, papis, lonas, baterias, pilhas, laticnios, frigorficos e de determinados produtos qumicos. Em qumica, utilizado como designao genrica dos hidrocarbonetos saturados. Petrleo - Mistura constituda predominantemente de hidrocarbonetos, que ocorre na natureza nos estados slido, lquido e gasoso. Petrleo aromtico - Petrleo com elevada composio de hidrocarbonetos aromticos. Petrleo bruto - Petrleo no estado em que se apresenta na natureza, sem ter sofrido processamento. Petrleo naftnico - Petrleo com elevada composio de hidrocarbonetos naftnicos. Petrleo parafnico - Petrleo com elevada composio de hidrocarbonetos parafnicos. Petroqumica - Indstria dos produtos qumicos derivados do petrleo. Plataforma auto-elevvel - Plataforma martima com trs ou mais pernas de tamanho varivel, que pode ser posicionada em locais de diferentes profundidades, apoiando as pernas no fundo do mar, elevando-se acima da superfcie martima. So constitudas basicamente de uma balsa equipada com estrutura de apoio, ou pernas, que, acionadas mecnica ou hidraulicamente, movimentam-se para baixo at atingirem o fundo do mar. Em seguida, inicia-se a elevao da plataforma acima do nvel da gua, a uma altura segura e fora da ao das ondas. Essas plataformas so mveis, sendo transportadas por rebocadores ou por propulso prpria. Destinam-se perfurao de poos exploratrios na plataforma continental, em lminas d`gua que variam de 5 a 130m. Plataforma continental - Zona imersa que declina suavemente, a comear da praia at o talude continental. Plataforma fixa - Plataforma montada sobre estrutura fixa (jaqueta), que se apia no fundo do mar. Tm sido as preferidas nos campos localizados em lminas d`gua de at 200m. Geralmente as plataformas fixas so constitudas de estruturas modulares de ao, instaladas no local de operao sob estruturas chamadas jaquetas, presas com estacas cravadas no fundo do mar. As plataformas fixas so projetadas para receber todos os equipamentos de perfurao, estocagem de materiais, alojamento de pessoal, bem como todas as instalaes necessrias para a produo dos poos. Plataforma semi-submersvel - Plataforma martima com flutuadores, sem apoio no solo submarino. Plataformas de pernas atirantadas (Tension-Leg Plataform - TLP) - So unidades flutuantes utilizadas para a produo de petrleo. Sua estrutura bastante semelhante da plataforma semisubmersvel. Porm, sua ancoragem ao fundo mar diferente: as TLPs so ancoradas por estruturas tubulares, com os tendes fixos ao fundo do mar por estacas e mantidos esticados pelo excesso de flutuao da plataforma, o que reduz severamente os movimentos da mesma. Desta forma, as operaes de perfurao, completao e produo das TLPs so semelhantes s executadas em plataformas fixas. 44

Plataformas semi-submersveis (Semi-Sub Plataform)- As plataformas semi-submersveis so compostas de uma estrutura de um ou mais conveses, apoiada em flutuadores submersos. Uma unidade flutuante sofre movimentaes devido ao das ondas, correntes e ventos, com possibilidade de danificar os equipamentos a serem descidos no poo. Por isso, torna-se necessrio que ela fique posicionada na superfcie do mar, dentro de um crculo com raio de tolerncia ditado pelos equipamentos de subsuperfcie. Dois tipos de sistema so responsveis pelo posicionamento da unidade flutuante: o sistema de ancoragem e o sistema de posicionamento dinmico.

Poo produtor: poo que produz petrleo ou gs natural. Os poos podem ser horizontal, vertical e direcional.

Poo surgente: poo no qual o petrleo sobe superfcie espontaneamente, em funo da grande presso de gases no interior das jazidas. Propano - Hidrocarboneto saturado com trs tomos de carbono e oito de hidrognio (C3H8). gasoso, incolor e possui cheiro caracterstico. Empregado como combustvel domstico e como iluminante. Tambm utilizado como fonte de calor industrial em caldeiras, fornalhas e secadores. Propaneiro - Navio destinado ao transporte de derivados de petrleo gasosos. Prospeco - Mtodo ou tcnica empregada para localizar e calcular o valor econmico de jazidas minerais. Q Quadro de bias - Conjunto de bias para amarrao de um navio. 45

Querosene de aviao - (QAV) - Derivado de petrleo utilizado como combustvel em turbinas de avies a jato. Tambm conhecido como querojato. Querosene iluminante - Derivado de petrleo utilizado como fonte de luz. Tambm usado como combustvel domstico. Qumica - Cincia que estuda a estrutura das substncias e suas transformaes. R Refinao - Conjunto de processos destinados a transformar o petrleo bruto em produtos adaptados s necessidades dos consumidores. Reserva - Volume de petrleo que ainda poder ser obtido como resultado da produo de um reservatrio. Reservatrio - Rocha permevel e porosa onde est armazenado o petrleo. Resduo - Frao mais pesada que resta aps a retirada das partes leves. Rocha-reservatrio - Rocha porosa com capacidade de armazenar lquidos e gases. Royalty - Valor pago pelo direito de uso de um bem pertencente a outrem. S Ssmica - Tcnica de obteno de informaes geolgicas atravs da captao de sinais sonoros refletidos nas camadas subterrneas. Sonda - Equipamento utilizado para realizar perfuraes. Sistemas de circulao de fludos: o fluido de perfurao bombeado atravs da coluna de perfurao at a broca, retornando pelo espao anular at a superfcie, trazendo consigo cascalhos cortados pela broca. Os cascalhos so retirados do fluido pelo mud sahker, como pode ser visto na figura abaixo, e levados para anlise pelos gelogos. O fluido ento armazenado em tanques onde recebe tratamento qumico para que fique dentro da especificao exigida pelo projeto do poo. Aps o tratamento o fluido fica disponvel para ser injetado novamente na coluna de perfurao. O sistema de circulao composto por todos os equipamentos que permitem a circulao e o tratamento do fluido.

46

Sistemas flutuantes de produo (FPS): Os Sistemas Flutuantes de Produo, tambm conhecidos como FPS - Floating Production Systems, so navios, em geral de grande porte, com capacidade para produzir, processar e/ou armazenar petrleo e gs natural, estando ancorados em um local definido. Os principais tipos de FPS so: FPO - As FSOs (Floating Production and Offloading) so Unidades Flutuantes de Produo e Descarga. FPSO - As FPSOs (Floating Production, Storage and Offloading) so Unidades Flutuantes de Produo, Armazenamento e Descarga. FSU - As FSUs (Floating Storage Unity) so Unidades Flutuantes de Armazenamento.

Sonda de perfurao: composta por equipamentos responsveis por uma determinada funo na perfurao de um poo e so agrupados em sistemas. Os principais sistemas so: de sustentao de cargas, de gerao e transmisso de energia, de movimentao de carga, de circulao, de segurana do poo, de monitoramento e o sitema de superfcie (coluna de perfurao). SWIVEL: elemento que liga as partes girantes s fixas, permitindo livre rotao da coluna; por um tubo na sua lateral (gooseneck) permite a injeo de fluido no interior da coluna de perfurao.

Talude continental - Parede de declividade acentuada, que mergulha da extremidade da plataforma para os abismos ocenicos. Termodinmica - Parte da Fsica que investiga os processos de transformao de energia e o comportamento dos sistemas nesses processos. 47

Tonelagem de porte bruto (TPB) - Tonelagem total que pode ser embarcada em um navio. Alm da carga comercial, inclui combustvel, tripulao, vveres, etc. Trapa - Anomalia na geometria de uma seqncia de rochas, que gera condies de acumulao de petrleo. Tubulao - Equipamento utilizado para conduzir fluidos. Torre de perfurao: uma estrutura de ao especial, de forma piramidal, de modo a prover um espaamento vertical livre acima da plataforma de trabalho para permitir a execuo das manobras. A torre constituda de um grande nmero de peas, que so montadas uma a uma.

Tubos pesados: so elementos tubulares de ao forjado que tm como finalidade principal, promover uma transio de rigidez entre comandos e os tubos de perfurao, diminuindo a possibilidade de falha por fadiga. Tubos de perfurao: so tubos de ao sem costura, tratados internamente com aplicao de resinas para diminuio do desgaste interno e corroso. V Vaporizao - Passagem do estado lquido para o estado gasoso. Voltil - Lquido que, nas condies ambientes, se torna gasoso.

48

LEI N 9.478, DE 6 DE AGOSTO DE 1997 Dispe sobre a poltica energtica nacional, as atividades relativas ao monoplio do petrleo, institui o Conselho Nacional de Poltica Energtica e a Agncia Nacional do Petrleo e d outras providncias. O PRESIDENTE DA REPBLICA, Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPTULO I Dos Princpios e Objetivos da Poltica Energtica Nacional Art. 1 As polticas nacionais para o aproveitamento racional das fontes de energia visaro aos seguintes objetivos: I - preservar o interesse nacional; II - promover o desenvolvimento, ampliar o mercado de trabalho e valorizar os recursos energticos; III - proteger os interesses do consumidor quanto a preo, qualidade e oferta dos produtos; IV - proteger o meio ambiente e promover a conservao de energia; V - garantir o fornecimento de derivados de petrleo em todo o territrio nacional, nos termos do 2 do art. 177 da Constituio Federal; VI - incrementar, em bases econmicas, a utilizao do gs natural; VII - identificar as solues mais adequadas para o suprimento de energia eltrica nas diversas regies do Pas; VIII - utilizar fontes alternativas de energia, mediante o aproveitamento econmico dos insumos disponveis e das tecnologias aplicveis; IX - promover a livre concorrncia; X - atrair investimentos na produo de energia; XI - ampliar a competitividade do Pas no mercado internacional. XII - incrementar, em bases econmicas, sociais e ambientais, a participao dos biocombustveis na matriz energtica nacional. (Redao dada pela Lei n 11.097, de 2005) CAPTULO II Do Conselho Nacional de Poltica Energtica Art. 2 Fica criado o Conselho Nacional de Poltica Energtica - CNPE, vinculado Presidncia da Repblica e presidido pelo Ministro de Estado de Minas e Energia, com a atribuio de propor ao Presidente da Repblica polticas nacionais e medidas especficas destinadas a:

49

I - promover o aproveitamento racional dos recursos energticos do Pas, em conformidade com os princpios enumerados no captulo anterior e com o disposto na legislao aplicvel; II - assegurar, em funo das caractersticas regionais, o suprimento de insumos energticos s reas mais remotas ou de difcil acesso do Pas, submetendo as medidas especficas ao Congresso Nacional, quando implicarem criao de subsdios; III - rever periodicamente as matrizes energticas aplicadas s diversas regies do Pas, considerando as fontes convencionais e alternativas e as tecnologias disponveis; IV - estabelecer diretrizes para programas especficos, como os de uso do gs natural, do lcool, do carvo e da energia termonuclear; IV - estabelecer diretrizes para programas especficos, como os de uso do gs natural, do carvo, da energia termonuclear, dos biocombustveis, da energia solar, da energia elica e da energia proveniente de outras fontes alternativas; (Redao dada pela Lei n 11.097, de 2005) V - estabelecer diretrizes para a importao e exportao, de maneira a atender s necessidades de consumo interno de petrleo e seus derivados, gs natural e condensado, e assegurar o adequado funcionamento do Sistema Nacional de Estoques de Combustveis e o cumprimento do Plano Anual de Estoques Estratgicos de Combustveis, de que trata o art. 4 da Lei n 8.176, de 8 de fevereiro de 1991. VI - sugerir a adoo de medidas necessrias para garantir o atendimento demanda nacional de energia eltrica, considerando o planejamento de longo, mdio e curto prazos, podendo indicar empreendimentos que devam ter prioridade de licitao e implantao, tendo em vista seu carter estratgico e de interesse pblico, de forma que tais projetos venham assegurar a otimizao do binmio modicidade tarifria e confiabilidade do Sistema Eltrico. (Includo pela lei n 10.848, de 2004) VII - estabelecer diretrizes para o uso de gs natural como matria-prima em processos produtivos industriais, mediante a regulamentao de condies e critrios especficos, que visem a sua utilizao eficiente e compatvel com os mercados interno e externos. (Includo pela Lei n 11.909, de 2009) 1 Para o exerccio de suas atribuies, o CNPE contar com o apoio tcnico dos rgos reguladores do setor energtico. 2 O CNPE ser regulamentado por decreto do Presidente da Repblica, que determinar sua composio e a forma de seu funcionamento. CAPTULO III Da Titularidade e do Monoplio do Petrleo e do Gs Natural SEO I Do Exerccio do Monoplio Art. 3 Pertencem Unio os depsitos de petrleo, gs natural e outros hidrocarbonetos fluidos existentes no territrio nacional, nele compreendidos a parte terrestre, o mar territorial, a plataforma continental e a zona econmica exclusiva. Art. 4 Constituem monoplio da Unio, nos termos do art. 177 da Constituio Federal, as seguintes atividades: I - a pesquisa e lavra das jazidas de petrleo e gs natural e outros hidrocarbonetos fluidos;

50

II - a refinao de petrleo nacional ou estrangeiro; III - a importao e exportao dos produtos e derivados bsicos resultantes das atividades previstas nos incisos anteriores; IV - o transporte martimo do petrleo bruto de origem nacional ou de derivados bsicos de petrleo produzidos no Pas, bem como o transporte, por meio de conduto, de petrleo bruto, seus derivados e de gs natural. Art. 5 As atividades econmicas de que trata o artigo anterior sero reguladas e fiscalizadas pela Unio e podero ser exercidas, mediante concesso ou autorizao, por empresas constitudas sob as leis brasileiras, com sede e administrao no Pas. SEO II Das Definies Tcnicas Art. 6 Para os fins desta Lei e de sua regulamentao, ficam estabelecidas as seguintes definies: I - Petrleo: todo e qualquer hidrocarboneto lquido em seu estado natural, a exemplo do leo cru e condensado; II - Gs Natural ou Gs: todo hidrocarboneto que permanea em estado gasoso nas condies atmosfricas normais, extrado diretamente a partir de reservatrios petrolferos ou gaseferos, incluindo gases midos, secos, residuais e gases raros; III - Derivados de Petrleo: produtos decorrentes da transformao do petrleo; IV - Derivados Bsicos: principais derivados de petrleo, referidos no art. 177 da Constituio Federal, a serem classificados pela Agncia Nacional do Petrleo; V - Refino ou Refinao: conjunto de processos destinados a transformar o petrleo em derivados de petrleo; VI - Tratamento ou Processamento de Gs Natural: conjunto de operaes destinadas a permitir o seu transporte, distribuio e utilizao; VII - Transporte: movimentao de petrleo e seus derivados ou gs natural em meio ou percurso considerado de interesse geral; VIII - Transferncia: movimentao de petrleo, derivados ou gs natural em meio ou percurso considerado de interesse especfico e exclusivo do proprietrio ou explorador das facilidades; IX - Bacia Sedimentar: depresso da crosta terrestre onde se acumulam rochas sedimentares que podem ser portadoras de petrleo ou gs, associados ou no; X - Reservatrio ou Depsito: configurao geolgica dotada de propriedades especficas, armazenadora de petrleo ou gs, associados ou no; XI - Jazida: reservatrio ou depsito j identificado e possvel de ser posto em produo; XII - Prospecto: feio geolgica mapeada como resultado de estudos geofsicos e de interpretao geolgica, que justificam a perfurao de poos exploratrios para a localizao de petrleo ou gs natural;

51

XIII - Bloco: parte de uma bacia sedimentar, formada por um prisma vertical de profundidade indeterminada, com superfcie poligonal definida pelas coordenadas geogrficas de seus vrtices, onde so desenvolvidas atividades de explorao ou produo de petrleo e gs natural; XIV - Campo de Petrleo ou de Gs Natural: rea produtora de petrleo ou gs natural, a partir de um reservatrio contnuo ou de mais de um reservatrio, a profundidades variveis, abrangendo instalaes e equipamentos destinados produo; XV - Pesquisa ou Explorao: conjunto de operaes ou atividades destinadas a avaliar reas, objetivando a descoberta e a identificao de jazidas de petrleo ou gs natural; XVI - Lavra ou Produo: conjunto de operaes coordenadas de extrao de petrleo ou gs natural de uma jazida e de preparo para sua movimentao; XVII - Desenvolvimento: conjunto de operaes e investimentos destinados a viabilizar as atividades de produo de um campo de petrleo ou gs; XVIII - Descoberta Comercial: descoberta de petrleo ou gs natural em condies que, a preos de mercado, tornem possvel o retorno dos investimentos no desenvolvimento e na produo; XIX - Indstria do Petrleo: conjunto de atividades econmicas relacionadas com a explorao, desenvolvimento, produo, refino, processamento, transporte, importao e exportao de petrleo, gs natural e outros hidrocarbonetos fluidos e seus derivados; XX - Distribuio: atividade de comercializao por atacado com a rede varejista ou com grandes consumidores de combustveis, lubrificantes, asfaltos e gs liquefeito envasado, exercida por empresas especializadas, na forma das leis e regulamentos aplicveis; XXI - Revenda: atividade de venda a varejo de combustveis, lubrificantes e gs liquefeito envasado, exercida por postos de servios ou revendedores, na forma das leis e regulamentos aplicveis; XXII - Distribuio de Gs Canalizado: servios locais de comercializao de gs canalizado, junto aos usurios finais, explorados com exclusividade pelos Estados, diretamente ou mediante concesso, nos termos do 2 do art. 25 da Constituio Federal; XXIII - Estocagem de Gs Natural: armazenamento de gs natural em reservatrios prprios, formaes naturais ou artificiais. XXIV - Biocombustvel: combustvel derivado de biomassa renovvel para uso em motores a combusto interna ou, conforme regulamento, para outro tipo de gerao de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustveis de origem fssil; (Includo pela Lei n 11.097, de 2005) XXV - Biodiesel: biocombustvel derivado de biomassa renovvel para uso em motores a combusto interna com ignio por compresso ou, conforme regulamento, para gerao de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustveis de origem fssil. (Includo pela Lei n 11.097, de 2005) XXVI Indstria Petroqumica de Primeira e Segunda Gerao: conjunto de indstrias que fornecem produtos petroqumicos bsicos, a exemplo do eteno, do propeno e de resinas termoplsticas. (Includo pela lei n 11.921, de 2009) XXVII - cadeia produtiva do petrleo: sistema de produo de petrleo, gs natural e outros hidrocarbonetos fluidos e seus derivados, incluindo a distribuio, a revenda e a estocagem, bem como o seu consumo. (Includo pela lei n 12.114, de 2009)

52

CAPTULO IV Da Agncia Nacional do Petrleo DA AGNCIA GS NATURAL (Redao dada pela Lei n 11.097, de 2005) SEO I Da Instituio e das Atribuies Art. 7 Fica instituda a Agncia Nacional do Petrleo - ANP, entidade integrante da Administrao Federal indireta, submetida ao regime autrquico especial, como rgo regulador da indstria do petrleo, vinculado ao Ministrio de Minas e Energia. Art. 7o Fica instituda a Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustves - ANP, entidade integrante da Administrao Federal Indireta, submetida ao regime autrquico especial, como rgo regulador da indstria do petrleo, gs natural, seus derivados e biocombustveis, vinculada ao Ministrio de Minas e Energia. (Redao dada pela Lei n 11.097, de 2005) Pargrafo nico. A ANP ter sede e foro no Distrito Federal e escritrios centrais na cidade do Rio de Janeiro, podendo instalar unidades administrativas regionais. Art. 8 A ANP ter como finalidade promover a regulao, a contratao e a fiscalizao das atividades econmicas integrantes da indstria do petrleo, cabendo-lhe: I - implementar, em sua esfera de atribuies, a poltica nacional de petrleo e gs natural, contida na poltica energtica nacional, nos termos do Captulo I desta Lei, com nfase na garantia do suprimento de derivados de petrleo em todo o territrio nacional e na proteo dos interesses dos consumidores quanto a preo, qualidade e oferta dos produtos; Art. 8o A ANP ter como finalidade promover a regulao, a contratao e a fiscalizao das atividades econmicas integrantes da indstria do petrleo, do gs natural e dos biocombustveis, cabendo-lhe: (Redao dada pela Lei n 11.097, de 2005) I - implementar, em sua esfera de atribuies, a poltica nacional de petrleo, gs natural e biocombustveis, contida na poltica energtica nacional, nos termos do Captulo I desta Lei, com nfase na garantia do suprimento de derivados de petrleo, gs natural e seus derivados, e de biocombustveis, em todo o territrio nacional, e na proteo dos interesses dos consumidores quanto a preo, qualidade e oferta dos produtos; (Redao dada pela Lei n 11.097, de 2005) II - promover estudos visando delimitao de blocos, para efeito de concesso das atividades de explorao, desenvolvimento e produo; III - regular a execuo de servios de geologia e geofsica aplicados prospeco petrolfera, visando ao levantamento de dados tcnicos, destinados comercializao, em bases no-exclusivas; IV - elaborar os editais e promover as licitaes para a concesso de explorao, desenvolvimento e produo, celebrando os contratos delas decorrentes e fiscalizando a sua execuo; V - autorizar a prtica das atividades de refinao, processamento, transporte, importao e exportao, na forma estabelecida nesta Lei e sua regulamentao; NACIONAL E DO PETRLEO, BIOCOMBUSTVEIS

53

V - autorizar a prtica das atividades de refinao, liquefao, regaseificao, carregamento, processamento, tratamento, transporte, estocagem e acondicionamento; (Redao dada pela Lei n 11.909, de 2009) VI - estabelecer critrios para o clculo de tarifas de transporte dutovirio e arbitrar seus valores, nos casos e da forma previstos nesta Lei; VII - fiscalizar diretamente, ou mediante convnios com rgos dos Estados e do Distrito Federal, as atividades integrantes da indstria do petrleo, bem como aplicar as sanes administrativas e pecunirias previstas em lei, regulamento ou contrato; VII - fiscalizar diretamente, ou mediante convnios com rgos dos Estados e do Distrito Federal, as atividades integrantes da indstria do petrleo, do gs natural e dos biocombustveis, bem como aplicar as sanes administrativas e pecunirias previstas em lei, regulamento ou contrato; (Redao dada pela Lei n 11.097, de 2005) VII - fiscalizar diretamente e de forma concorrente nos termos da Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990, ou mediante convnios com rgos dos Estados e do Distrito Federal as atividades integrantes da indstria do petrleo, do gs natural e dos biocombustveis, bem como aplicar as sanes administrativas e pecunirias previstas em lei, regulamento ou contrato; (Redao dada pela Lei n 11.909, de 2009) VIII - instruir processo com vistas declarao de utilidade pblica, para fins de desapropriao e instituio de servido administrativa, das reas necessrias explorao, desenvolvimento e produo de petrleo e gs natural, construo de refinarias, de dutos e de terminais; IX - fazer cumprir as boas prticas de conservao e uso racional do petrleo, dos derivados e do gs natural e de preservao do meio ambiente; IX - fazer cumprir as boas prticas de conservao e uso racional do petrleo, gs natural, seus derivados e biocombustveis e de preservao do meio ambiente; (Redao dada pela Lei n 11.097, de 2005) X - estimular a pesquisa e a adoo de novas tecnologias na explorao, produo, transporte, refino e processamento; XI - organizar e manter o acervo das informaes e dados tcnicos relativos s atividades da indstria do petrleo; XI - organizar e manter o acervo das informaes e dados tcnicos relativos s atividades reguladas da indstria do petrleo, do gs natural e dos biocombustveis; (Redao dada pela Lei n 11.097, de 2005) XII - consolidar anualmente as informaes sobre as reservas nacionais de petrleo e gs natural transmitidas pelas empresas, responsabilizando-se por sua divulgao; XIII - fiscalizar o adequado funcionamento do Sistema Nacional de Estoques de Combustveis e o cumprimento do Plano Anual de Estoques Estratgicos de Combustveis, de que trata o art. 4 da Lei n 8.176, de 8 de fevereiro de 1991; XIV - articular-se com os outros rgos reguladores do setor energtico sobre matrias de interesse comum, inclusive para efeito de apoio tcnico ao CNPE; XV - regular e autorizar as atividades relacionadas com o abastecimento nacional de combustveis, fiscalizando-as diretamente ou mediante convnios com outros rgos da Unio, Estados, Distrito Federal ou Municpios.

54

XVI - regular e autorizar as atividades relacionadas produo, importao, exportao, armazenagem, estocagem, distribuio, revenda e comercializao de biodiesel, fiscalizando-as diretamente ou mediante convnios com outros rgos da Unio, Estados, Distrito Federal ou Municpios; (Includo pela Lei n 11.097, de 2005) XVII - exigir dos agentes regulados o envio de informaes relativas s operaes de produo, importao, exportao, refino, beneficiamento, tratamento, processamento, transporte, transferncia, armazenagem, estocagem, distribuio, revenda, destinao e comercializao de produtos sujeitos sua regulao; (Includo pela Lei n 11.097, de 2005) XVIII - especificar a qualidade dos derivados de petrleo, gs natural e seus derivados e dos biocombustveis. (Includo pela Lei n 11.097, de 2005) XIX - regular e fiscalizar o acesso capacidade dos gasodutos; (Includo pela Lei n 11.909, de 2009) XX - promover, direta ou indiretamente, as chamadas pblicas para a contratao de capacidade de transporte de gs natural, conforme as diretrizes do Ministrio de Minas e Energia; (Includo pela Lei n 11.909, de 2009) XXI - registrar os contratos de transporte e de interconexo entre instalaes de transporte, inclusive as procedentes do exterior, e os contratos de comercializao, celebrados entre os agentes de mercado; (Includo pela Lei n 11.909, de 2009) XXII - informar a origem ou a caracterizao das reservas do gs natural contratado e a ser contratado entre os agentes de mercado; (Includo pela Lei n 11.909, de 2009) XXIII - regular e fiscalizar o exerccio da atividade de estocagem de gs natural, inclusive no que se refere ao direito de acesso de terceiros s instalaes concedidas; (Includo pela Lei n 11.909, de 2009) XXIV - elaborar os editais e promover as licitaes destinadas contratao de concessionrios para a explorao das atividades de transporte e de estocagem de gs natural; (Includo pela Lei n 11.909, de 2009) XXV - celebrar, mediante delegao do Ministrio de Minas e Energia, os contratos de concesso para a explorao das atividades de transporte e estocagem de gs natural sujeitas ao regime de concesso; XXVI - autorizar a prtica da atividade de comercializao de gs natural, dentro da esfera de competncia da Unio; (Includo pela Lei n 11.909, de 2009) XXVII - estabelecer critrios para a aferio da capacidade dos gasodutos de transporte e de transferncia; (Includo pela Lei n 11.909, de 2009) XXVIII - articular-se com rgos reguladores estaduais e ambientais, objetivando compatibilizar e uniformizar as normas aplicveis indstria e aos mercados de gs natural(Includo pela Lei n 11.909, de 2009) Art. 8o-A. Caber ANP supervisionar a movimentao de gs natural na rede de transporte e coorden-la em situaes caracterizadas como de contingncia. (Includo pela Lei n 11.909, de 2009) 1o O Comit de Contingenciamento definir as diretrizes para a coordenao das operaes da rede de movimentao de gs natural em situaes caracterizadas como de contingncia, reconhecidas pelo Presidente da Repblica, por meio de decreto. (Includo pela Lei n 11.909, de 2009) 2o No exerccio das atribuies referidas no caput deste artigo, caber ANP, sem prejuzo de outras funes que lhe forem atribudas na regulamentao: (Includo pela Lei n 11.909, de 2009)

55

I - supervisionar os dados e as informaes dos centros de controle dos gasodutos de transporte; (Includo pela Lei n 11.909, de 2009) II - manter banco de informaes relativo ao sistema de movimentao de gs natural permanentemente atualizado, subsidiando o Ministrio de Minas e Energia com as informaes sobre necessidades de reforo ao sistema; (Includo pela Lei n 11.909, de 2009) III - monitorar as entradas e sadas de gs natural das redes de transporte, confrontando os volumes movimentados com os contratos de transporte vigentes; (Includo pela Lei n 11.909, de 2009) IV - dar publicidade s capacidades de movimentao existentes que no estejam sendo utilizadas e s modalidades possveis para sua contratao; e (Includo pela Lei n 11.909, de 2009) V - estabelecer padres e parmetros para a operao e manuteno eficientes do sistema de transporte e estocagem de gs natural. (Includo pela Lei n 11.909, de 2009) 3o Os parmetros e informaes relativos ao transporte de gs natural necessrios superviso, controle e coordenao da operao dos gasodutos devero ser disponibilizados pelos transportadores ANP, conforme regulao especfica.(Includo pela Lei n 11.909, de 2009) Art. 9 Alm das atribuies que lhe so conferidas no artigo anterior, caber ANP exercer, a partir de sua implantao, as atribuies do Departamento Nacional de Combustveis - DNC, relacionadas com as atividades de distribuio e revenda de derivados de petrleo e lcool, observado o disposto no art. 78. Art. 10. Quando, no exerccio de suas atribuies, a ANP tomar conhecimento de fato que configure ou possa configurar infrao da ordem econmica, dever comunic-lo ao Conselho Administrativo de Defesa Econmica - CADE, para que este adote as providncias cabveis, no mbito da legislao pertinente. Art. 10. Quando, no exerccio de suas atribuies, a ANP tomar conhecimento de fato que possa configurar indcio de infrao da ordem econmica, dever comunic-lo imediatamente ao Conselho Administrativo de Defesa Econmica Cade e Secretaria de Direito Econmico do Ministrio da Justia, para que estes adotem as providncias cabveis, no mbito da legislao pertinente.(Redao dada pela Lei n 10.202, de 20.2.2001) Pargrafo nico. Independentemente da comunicao prevista no caput deste artigo, o Conselho Administrativo de Defesa Econmica Cade notificar a ANP do teor da deciso que aplicar sano por infrao da ordem econmica cometida por empresas ou pessoas fsicas no exerccio de atividades relacionadas com o abastecimento nacional de combustveis, no prazo mximo de vinte e quatro horas aps a publicao do respectivo acrdo, para que esta adote as providncias legais de sua alada. (Pargrafo nico inclido pela Lei n 10.202, de 20.2.2001) SEO II Da Estrutura Organizacional da Autarquia Art. 11. A ANP ser dirigida, em regime de colegiado, por uma Diretoria composta de um Diretor-Geral e quatro Diretores. 1 Integrar a estrutura organizacional da ANP um Procurador-Geral. 2 Os membros da Diretoria sero nomeados pelo Presidente da Repblica, aps aprovao dos respectivos nomes pelo Senado Federal, nos termos da alnea f do inciso III do art. 52 da Constituio Federal.

56

3 Os membros da Diretoria cumpriro mandatos de quatro anos, no coincidentes, permitida a reconduo, observado o disposto no art. 75 desta Lei. Art. 12. (VETADO) I - (VETADO) II - (VETADO) III - (VETADO) Pargrafo nico. (VETADO) Art. 13. Est impedida de exercer cargo de Diretor na ANP a pessoa que mantenha, ou haja mantido nos doze meses anteriores data de incio do mandato, um dos seguintes vnculos com empresa que explore qualquer das atividades integrantes da indstria do petrleo ou de distribuio I - acionista ou scio com participao individual direta superior a cinco por cento do capital social total ou dois por cento do capital votante da empresa ou, ainda, um por cento do capital total da respectiva empresa controladora; II administrador, scio-gerente ou membro do Conselho Fiscal; III - empregado, ainda que o respectivo contrato de trabalho esteja suspenso, inclusive da empresa controladora ou de entidade de previdncia complementar custeada pelo empregador. Pargrafo nico. Est tambm impedida de assumir cargo de Diretor na ANP a pessoa que exera, ou haja exercido nos doze meses anteriores data de incio do mandato, cargo de direo em entidade sindical ou associao de classe, de mbito nacional ou regional, representativa de interesses de empresas que explorem quaisquer das atividades integrantes da indstria do petrleo ou de distribuio.(Revogado pela Lei n 9.986, de 18.7.2000) Art. 14. Terminado o mandato, ou uma vez exonerado do cargo, o ex-Diretor da ANP ficar impedido, por um perodo de doze meses, contados da data de sua exonerao, de prestar, direta ou indiretamente, qualquer tipo de servio a empresa integrante da indstria do petrleo ou de distribuio. 1 Durante o impedimento, o ex-Diretor que no tiver sido exonerado nos termos do art. 12 poder continuar prestando servio ANP, ou a qualquer rgo da Administrao Direta da Unio, mediante remunerao equivalente do cargo de direo que exerceu. 2 Incorre na prtica de advocacia administrativa, sujeitando-se s penas da lei, o ex-Diretor que violar o impedimento previsto neste artigo. SEO III Das Receitas e do Acervo da Autarquia Art. 15. Constituem receitas da ANP: I - as dotaes consignadas no Oramento Geral da Unio, crditos especiais, transferncias e repasses que lhe forem conferidos; II - parcela das participaes governamentais referidas nos incisos I e III do art. 45 desta Lei, de acordo com as necessidades operacionais da ANP, consignadas no oramento aprovado; III - os recursos provenientes de convnios, acordos ou contratos celebrados com entidades, organismos ou empresas, excetuados os referidos no inciso anterior;

57

IV - as doaes, legados, subvenes e outros recursos que lhe forem destinados; V - o produto dos emolumentos, taxas e multas previstos na legislao especfica, os valores apurados na venda ou locao dos bens mveis e imveis de sua propriedade, bem como os decorrentes da venda de dados e informaes tcnicas, inclusive para fins de licitao, ressalvados os referidos no 2 do art. 22 desta Lei. Art. 16. Os recursos provenientes da participao governamental prevista no inciso IV do art. 45, nos termos do art. 51, destinar-se-o ao financiamento das despesas da ANP para o exerccio das atividades que lhe so conferidas nesta Lei. SEO IV Do Processo Decisrio Art. 17. O processo decisrio da ANP obedecer aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade. Art. 18. As sesses deliberativas da Diretoria da ANP que se destinem a resolver pendncias entre agentes econmicos e entre estes e consumidores e usurios de bens e servios da indstria do petrleo sero pblicas, permitida a sua gravao por meios eletrnicos e assegurado aos interessados o direito de delas obter transcries. Art. 19. As iniciativas de projetos de lei ou de alterao de normas administrativas que impliquem afetao de direito dos agentes econmicos ou de consumidores e usurios de bens e servios da indstria do petrleo sero precedidas de audincia pblica convocada e dirigida pela ANP. Art. 20. O regimento interno da ANP dispor sobre os procedimentos a serem adotados para a soluo de conflitos entre agentes econmicos, e entre estes e usurios e consumidores, com nfase na conciliao e no arbitramento. CAPTULO V Da Explorao e da Produo SEO I Das Normas Gerais Art. 21. Todos os direitos de explorao e produo de petrleo e gs natural em territrio nacional, nele compreendidos a parte terrestre, o mar territorial, a plataforma continental e a zona econmica exclusiva, pertencem Unio, cabendo sua administrao ANP. Art. 22. O acervo tcnico constitudo pelos dados e informaes sobre as bacias sedimentares brasileiras tambm considerado parte integrante dos recursos petrolferos nacionais, cabendo ANP sua coleta, manuteno e administrao. 1 A Petrleo Brasileiro S.A. - PETROBRS transferir para a ANP as informaes e dados de que dispuser sobre as bacias sedimentares brasileiras, assim como sobre as atividades de pesquisa, explorao e produo de petrleo ou gs natural, desenvolvidas em funo da exclusividade do exerccio do monoplio at a publicao desta Lei. 2 A ANP estabelecer critrios para remunerao PETROBRS pelos dados e informaes referidos no pargrafo anterior e que venham a ser utilizados pelas partes interessadas, com fiel observncia

58

ao disposto no art. 117 da Lei n 6.404, de 15 de dezembro de 1976, com as alteraes procedidas pela Lei n 9.457, de 5 de maio de 1997. Art. 23. As atividades de explorao, desenvolvimento e produo de petrleo e de gs natural sero exercidas mediante contratos de concesso, precedidos de licitao, na forma estabelecida nesta Lei. Pargrafo nico. A ANP definir os blocos a serem objeto de contratos de concesso. 1o A ANP definir os blocos a serem objeto de contratos de concesso. (Lei n 11.909, de 2009) 2o A ANP poder outorgar diretamente ao titular de direito de lavra ou de autorizao de pesquisa de depsito de carvo mineral concesso para o aproveitamento do gs metano que ocorra associado a esse depsito, dispensada a licitao prevista no caput deste artigo. (Includo pela Lei n 11.909, de 2009) Art. 24. Os contratos de concesso devero prever duas fases: a de explorao e a de produo. 1 Incluem-se na fase de explorao as atividades de avaliao de eventual descoberta de petrleo ou gs natural, para determinao de sua comercialidade. 2 A fase de produo incluir tambm as atividades de desenvolvimento. Art. 25. Somente podero obter concesso para a explorao e produo de petrleo ou gs natural as empresas que atendam aos requisitos tcnicos, econmicos e jurdicos estabelecidos pela ANP. Art. 26. A concesso implica, para o concessionrio, a obrigao de explorar, por sua conta e risco e, em caso de xito, produzir petrleo ou gs natural em determinado bloco, conferindo-lhe a propriedade desses bens, aps extrados, com os encargos relativos ao pagamento dos tributos incidentes e das participaes legais ou contratuais correspondentes. 1 Em caso de xito na explorao, o concessionrio submeter aprovao da ANP os planos e projetos de desenvolvimento e produo. 2 A ANP emitir seu parecer sobre os planos e projetos referidos no pargrafo anterior no prazo mximo de cento e oitenta dias. 3 Decorrido o prazo estipulado no pargrafo anterior sem que haja manifestao da ANP, os planos e projetos considerar-se-o automaticamente aprovados. Art. 27. Quando se tratar de campos que se estendam por blocos vizinhos, onde atuem concessionrios distintos, devero eles celebrar acordo para a individualizao da produo. Pargrafo nico. No chegando as partes a acordo, em prazo mximo fixado pela ANP, caber a esta determinar, com base em laudo arbitral, como sero eqitativamente apropriados os direitos e obrigaes sobre os blocos, com base nos princpios gerais de Direito aplicveis. Art. 28. As concesses extinguir-se-o: I - pelo vencimento do prazo contratual; II - por acordo entre as partes; III - pelos motivos de resciso previstos em contrato;

59

IV - ao trmino da fase de explorao, sem que tenha sido feita qualquer descoberta comercial, conforme definido no contrato; V - no decorrer da fase de explorao, se o concessionrio exercer a opo de desistncia e de devoluo das reas em que, a seu critrio, no se justifiquem investimentos em desenvolvimento. 1 A devoluo de reas, assim como a reverso de bens, no implicar nus de qualquer natureza para a Unio ou para a ANP, nem conferir ao concessionrio qualquer direito de indenizao pelos servios, poos, imveis e bens reversveis, os quais passaro propriedade da Unio e administrao da ANP, na forma prevista no inciso VI do art. 43. 2 Em qualquer caso de extino da concesso, o concessionrio far, por sua conta exclusiva, a remoo dos equipamentos e bens que no sejam objeto de reverso, ficando obrigado a reparar ou indenizar os danos decorrentes de suas atividades e praticar os atos de recuperao ambiental determinados pelos rgos competentes. Art. 29. permitida a transferncia do contrato de concesso, preservando-se seu objeto e as condies contratuais, desde que o novo concessionrio atenda aos requisitos tcnicos, econmicos e jurdicos estabelecidos pela ANP, conforme o previsto no art. 25. Pargrafo nico. A transferncia do contrato s poder ocorrer mediante prvia e expressa autorizao da ANP. Art. 30. O contrato para explorao, desenvolvimento e produo de petrleo ou gs natural no se estende a nenhum outro recurso natural, ficando o concessionrio obrigado a informar a sua descoberta, prontamente e em carter exclusivo, ANP. SEO II Das Normas Especficas para as Atividades em Curso Art. 31. A PETROBRS submeter ANP, no prazo de trs meses da publicao desta Lei, seu programa de explorao, desenvolvimento e produo, com informaes e dados que propiciem: I - o conhecimento das atividades de produo em cada campo, cuja demarcao poder incluir uma rea de segurana tcnica; II - o conhecimento das atividades de explorao e desenvolvimento, registrando, neste caso, os custos incorridos, os investimentos realizados e o cronograma dos investimentos a realizar, em cada bloco onde tenha definido prospectos. Art. 32. A PETROBRS ter ratificados seus direitos sobre cada um dos campos que se encontrem em efetiva produo na data de inico de vigncia desta Lei. Art. 33. Nos blocos em que, quando do incio da vigncia desta Lei, tenha a PETROBRS realizado descobertas comerciais ou promovido investimentos na explorao, poder ela, observada sua capacidade de investir, inclusive por meio de financiamentos, prosseguir nos trabalhos de explorao e desenvolvimento pelo prazo de trs anos e, nos casos de xito, prosseguir nas atividades de produo. Pargrafo nico. Cabe ANP, aps a avaliao da capacitao financeira da PETROBRS e dos dados e informaes de que trata o art. 31, aprovar os blocos em que os trabalhos referidos neste artigo tero continuidade.

60

Art. 34. Cumprido o disposto no art. 31 e dentro do prazo de um ano a partir da data de publicao desta Lei, a ANP celebrar com a PETROBRS, dispensada a licitao prevista no art. 23, contratos de concesso dos blocos que atendam s condies estipuladas nos arts. 32 e 33, definindo-se, em cada um desses contratos, as participaes devidas, nos termos estabelecidos na Seo VI. Pargrafo nico. Os contratos de concesso referidos neste artigo sero regidos, no que couber, pelas normas gerais estabelecidas na Seo anterior e obedecero ao disposto na Seo V deste Captulo. Art. 35. Os blocos no contemplados pelos contratos de concesso mencionados no artigo anterior e aqueles em que tenha havido insucesso nos trabalhos de explorao, ou no tenham sido ajustados com a ANP, dentro dos prazos estipulados, sero objeto de licitao pela ANP para a outorga de novos contratos de concesso, regidos pelas normas gerais estabelecidas na Seo anterior. SEO III Do Edital de Licitao Art. 36. A licitao para outorga dos contratos de concesso referidos no art. 23 obedecer ao disposto nesta Lei, na regulamentao a ser expedida pela ANP e no respectivo edital. Art. 37. O edital da licitao ser acompanhado da minuta bsica do respectivo contrato e indicar, obrigatoriamente: I - o bloco objeto da concesso, o prazo estimado para a durao da fase de explorao, os investimentos e programas exploratrios mnimos; II - os requisitos exigidos dos concorrentes, nos termos do art. 25, e os critrios de pr-qualificao, quando este procedimento for adotado; III - as participaes governamentais mnimas, na forma do disposto no art. 45, e a participao dos superficirios prevista no art. 52; IV - a relao de documentos exigidos e os critrios a serem seguidos para aferio da capacidade tcnica, da idoneidade financeira e da regularidade jurdica dos interessados, bem como para o julgamento tcnico e econmico-financeiro da proposta; V - a expressa indicao de que caber ao concessionrio o pagamento das indenizaes devidas por desapropriaes ou servides necessrias ao cumprimento do contrato; VI - o prazo, local e horrio em que sero fornecidos, aos interessados, os dados, estudos e demais elementos e informaes necessrios elaborao das propostas, bem como o custo de sua aquisio. Pargrafo nico. O prazo de durao da fase de explorao, referido no inciso I deste artigo, ser estimado pela ANP, em funo do nvel de informaes disponveis, das caractersticas e da localizao de cada bloco. Art. 38. Quando permitida a participao de empresas em consrcio, o edital conter as seguintes exigncias: I - comprovao de compromisso, pblico ou particular, de constituio do consrcio, subscrito pelas consorciadas; II - indicao da empresa lder, responsvel pelo consrcio e pela conduo das operaes, sem prejuzo da responsabilidade solidria das demais consorciadas;

61

III - apresentao, por parte de cada uma das empresas consorciadas, dos documentos exigidos para efeito de avaliao da qualificao tcnica e econmico-financeira do consrcio; IV - proibio de participao de uma mesma empresa em outro consrcio, ou isoladamente, na licitao de um mesmo bloco; V - outorga de concesso ao consrcio vencedor da licitao condicionada ao registro do instrumento constitutivo do consrcio, na forma do disposto no pargrafo nico do art. 279 da Lei n 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Art. 39. O edital conter a exigncia de que a empresa estrangeira que concorrer isoladamente ou em consrcio dever apresentar, juntamente com sua proposta e em envelope separado: I - prova de capacidade tcnica, idoneidade financeira e regularidade jurdica e fiscal, nos termos da regulamentao a ser editada pela ANP; II - inteiro teor dos atos constitutivos e prova de encontrar-se organizada e em funcionamento regular, conforme a lei de seu pas; III - designao de um representante legal junto ANP, com poderes especiais para a prtica de atos e assuno de responsabilidades relativamente licitao e proposta apresentada; IV - compromisso de, caso vencedora, constituir empresa segundo as leis brasileiras, com sede e administrao no Brasil. Pargrafo nico. A assinatura do contrato de concesso ficar condicionada ao efetivo cumprimento do compromisso assumido de acordo com o inciso IV deste artigo. SEO IV Do Julgamento da Licitao Art. 40. O julgamento da licitao identificar a proposta mais vantajosa, segundo critrios objetivos, estabelecidos no instrumento convocatrio, com fiel observncia dos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e igualdade entre os concorrentes. Art. 41. No julgamento da licitao, alm de outros critrios que o edital expressamente estipular, sero levados em conta: I - o programa geral de trabalho, as propostas para as atividades de explorao, os prazos, os volumes mnimos de investimentos e os cronogramas fsico-financeiros; II - as participaes governamentais referidas no art. 45. Art. 42. Em caso de empate, a licitao ser decidida em favor da PETROBRS, quando esta concorrer no consorciada com outras empresas. SEO V Do Contrato de Concesso Art. 43. O contrato de concesso dever refletir fielmente as condies do edital e da proposta vencedora e ter como clusulas essenciais:

62

I - a definio do bloco objeto da concesso; II - o prazo de durao da fase de explorao e as condies para sua prorrogao; III - o programa de trabalho e o volume do investimento previsto; IV - as obrigaes do concessionrio quanto s participaes, conforme o disposto na Seo VI; V - a indicao das garantias a serem prestadas pelo concessionrio quanto ao cumprimento do contrato, inclusive quanto realizao dos investimentos ajustados para cada fase; VI - a especificao das regras sobre devoluo e desocupao de reas, inclusive retirada de equipamentos e instalaes, e reverso de bens; VII - os procedimentos para acompanhamento e fiscalizao das atividades de explorao, desenvolvimento e produo, e para auditoria do contrato; VIII - a obrigatoriedade de o concessionrio fornecer ANP relatrios, dados e informaes relativos s atividades desenvolvidas; IX - os procedimentos relacionados com a transferncia do contrato, conforme o disposto no art. 29; X - as regras sobre soluo de controvrsias, relacionadas com o contrato e sua execuo, inclusive a conciliao e a arbitragem internacional; XI - os casos de resciso e extino do contrato; XII - as penalidades aplicveis na hiptese de descumprimento pelo concessionrio das obrigaes contratuais. Pargrafo nico. As condies contratuais para prorrogao do prazo de explorao, referidas no inciso II deste artigo, sero estabelecidas de modo a assegurar a devoluo de um percentual do bloco, a critrio da ANP, e o aumento do valor do pagamento pela ocupao da rea, conforme disposto no pargrafo nico do art. 51. Art. 44. O contrato estabelecer que o concessionrio estar obrigado a: I - adotar, em todas as suas operaes, as medidas necessrias para a conservao dos reservatrios e de outros recursos naturais, para a segurana das pessoas e dos equipamentos e para a proteo do meio ambiente; II - comunicar ANP, imediatamente, a descoberta de qualquer jazida de petrleo, gs natural ou outros hidrocarbonetos ou de outros minerais; III - realizar a avaliao da descoberta nos termos do programa submetido ANP, apresentando relatrio de comercialidade e declarando seu interesse no desenvolvimento do campo; IV - submeter ANP o plano de desenvolvimento de campo declarado comercial, contendo o cronograma e a estimativa de investimento; V - responsabilizar-se civilmente pelos atos de seus prepostos e indenizar todos e quaisquer danos decorrentes das atividades de explorao, desenvolvimento e produo contratadas, devendo ressarcir ANP ou Unio os nus que venham a suportar em conseqncia de eventuais demandas motivadas por atos de responsabilidade do concessionrio;

63

VI - adotar as melhores prticas da indstria internacional do petrleo e obedecer s normas e procedimentos tcnicos e cientficos pertinentes, inclusive quanto s tcnicas apropriadas de recuperao, objetivando a racionalizao da produo e o controle do declnio das reservas. SEO VI Das Participaes Art. 45. O contrato de concesso dispor sobre as seguintes participaes governamentais, previstas no edital de licitao: I - bnus de assinatura; II - royalties; III - participao especial; IV - pagamento pela ocupao ou reteno de rea. 1 As participaes governamentais constantes dos incisos II e IV sero obrigatrias. 2 As receitas provenientes das participaes governamentais definidas no caput, alocadas para rgos da administrao pblica federal, de acordo com o disposto nesta Lei, sero mantidas na Conta nica do Governo Federal, enquanto no forem destinadas para as respectivas programaes. 3 O supervit financeiro dos rgos da administrao pblica federal referidos no pargrafo anterior, apurado em balano de cada exerccio financeiro, ser transferido ao Tesouro Nacional. Art. 46. O bnus de assinatura ter seu valor mnimo estabelecido no edital e corresponder ao pagamento ofertado na proposta para obteno da concesso, devendo ser pago no ato da assinatura do contrato. Art. 47. Os royalties sero pagos mensalmente, em moeda nacional, a partir da data de incio da produo comercial de cada campo, em montante correspondente a dez por cento da produo de petrleo ou gs natural. 1 Tendo em conta os riscos geolgicos, as expectativas de produo e outros fatores pertinentes, a ANP poder prever, no edital de licitao correspondente, a reduo do valor dos royalties estabelecido no caput deste artigo para um montante correspondente a, no mnimo, cinco por cento da produo. 2 Os critrios para o clculo do valor dos royalties sero estabelecidos por decreto do Presidente da Repblica, em funo dos preos de mercado do petrleo, gs natural ou condensado, das especificaes do produto e da localizao do campo. 3 A queima de gs em flares, em prejuzo de sua comercializao, e a perda de produto ocorrida sob a responsabilidade do concessionrio sero includas no volume total da produo a ser computada para clculo dos royalties devidos. Art. 48. A parcela do valor do royalty, previsto no contrato de concesso, que representar cinco por cento da produo, correspondente ao montante mnimo referido no 1 do artigo anterior, ser distribuda segundo os critrios estipulados pela Lei n 7.990, de 28 de dezembro de 1989. (Vide Lei n 10.261, de 2001) Art. 49. A parcela do valor do royalty que exceder a cinco por cento da produo ter a seguinte distribuio: (Vide Lei n 10.261, de 2001)

64

I - quando a lavra ocorrer em terra ou em lagos, rios, ilhas fluviais e lacustres: a) cinqenta e dois inteiros e cinco dcimos por cento aos Estados onde ocorrer a produo; b) quinze por cento aos Municpios onde ocorrer a produo; c) sete inteiros e cinco dcimos por cento aos Municpios que sejam afetados pelas operaes de embarque e desembarque de petrleo e gs natural, na forma e critrio estabelecidos pela ANP; d) vinte e cinco por cento ao Ministrio da Cincia e Tecnologia para financiar programas de amparo pesquisa cientfica e ao desenvolvimento tecnolgico aplicados indstria do petrleo; d) 25% (vinte e cinco por cento) ao Ministrio da Cincia e Tecnologia, para financiar programas de amparo pesquisa cientfica e ao desenvolvimento tecnolgico aplicados indstria do petrleo, do gs natural e dos biocombustveis; (Redao dada pela Lei n 11.097, de 2005) d) 25% (vinte e cinco por cento) ao Ministrio da Cincia e Tecnologia para financiar programas de amparo pesquisa cientfica e ao desenvolvimento tecnolgico aplicados indstria do petrleo, do gs natural, dos biocombustveis e indstria petroqumica de primeira e segunda gerao, bem como para programas de mesma natureza que tenham por finalidade a preveno e a recuperao de danos causados ao meio ambiente por essas indstrias; (Redao dada pela Lei n 11.921, de 2009) II - quando a lavra ocorrer na plataforma continental: a) vinte e dois inteiros e cinco dcimos por cento aos Estados produtores confrontantes; b) vinte e dois inteiros e cinco dcimos por cento aos Municpios produtores confrontantes; c) quinze por cento ao Ministrio da Marinha, para atender aos encargos de fiscalizao e proteo das reas de produo; d) sete inteiros e cinco dcimos por cento aos Municpios que sejam afetados pelas operaes de embarque e desembarque de petrleo e gs natural, na forma e critrio estabelecidos pela ANP; e) sete inteiros e cinco dcimos por cento para constituio de um Fundo Especial, a ser distribudo entre todos os Estados, Territrios e Municpios; f) vinte e cinco por cento ao Ministrio da Cincia e Tecnologia, para financiar programas de amparo pesquisa cientfica e ao desenvolvimento tecnolgico aplicados indstria do petrleo. f) 25% (vinte e cinco por cento) ao Ministrio da Cincia e Tecnologia, para financiar programas de amparo pesquisa cientfica e ao desenvolvimento tecnolgico aplicados indstria do petrleo, do gs natural e dos biocombustveis. (Redao dada pela Lei n 11.097, de 2005) f) 25% (vinte e cinco por cento) ao Ministrio da Cincia e Tecnologia para financiar programas de amparo pesquisa cientfica e ao desenvolvimento tecnolgico aplicados indstria do petrleo, do gs natural, dos biocombustveis e indstria petroqumica de primeira e segunda gerao, bem como para programas de mesma natureza que tenham por finalidade a preveno e a recuperao de danos causados ao meio ambiente por essas indstrias. (Redao dada pela Lei n 11.921, de 2009) 1 Do total de recursos destinados ao Ministrio da Cincia e Tecnologia, sero aplicados no mnimo quarenta por cento em programas de fomento capacitao e ao desenvolvimento cientfico e tecnolgico nas regies Norte e Nordeste. 1o Do total de recursos destinados ao Ministrio da Cincia e Tecnologia sero aplicados, no mnimo, 40% (quarenta por cento) em programas de fomento capacitao e ao desenvolvimento cientfico e

65

tecnolgico das regies Norte e Nordeste, incluindo as respectivas reas de abrangncia das Agncias de Desenvolvimento Regional. (Redao dada pela Lei n 11.540, de 2007) 2 O Ministrio da Cincia e Tecnologia administrar os programas de amparo pesquisa cientfica e ao desenvolvimento tecnolgico previstos no caput deste artigo, com o apoio tcnico da ANP, no cumprimento do disposto no inciso X do art. 8, e mediante convnios com as universidades e os centros de pesquisa do Pas, segundo normas a serem definidas em decreto do Presidente da Repblica. Art. 50. O edital e o contrato estabelecero que, nos casos de grande volume de produo, ou de grande rentabilidade, haver o pagamento de uma participao especial, a ser regulamentada em decreto do Presidente da Repblica. (Vide Lei n 10.261, de 2001) 1 A participao especial ser aplicada sobre a receita bruta da produo, deduzidos os royalties, os investimentos na explorao, os custos operacionais, a depreciao e os tributos previstos na legislao em vigor. 2 Os recursos da participao especial sero distribudos na seguinte proporo: I - quarenta por cento ao Ministrio de Minas e Energia, para o financiamento de estudos e servios de geologia e geofsica aplicados prospeco de petrleo e gs natural, a serem promovidos pela ANP, nos termos dos incisos II e III do art. 8; I - 40% (quarenta por cento) ao Ministrio de Minas e Energia, sendo 70% (setenta por cento) para o financiamento de estudos e servios de geologia e geofsica aplicados prospeco de combustveis fsseis, a serem promovidos pela ANP, nos termos dos incisos II e III do art. 8o desta Lei, e pelo MME, 15% (quinze por cento) para o custeio dos estudos de planejamento da expanso do sistema energtico e 15% (quinze por cento) para o financiamento de estudos, pesquisas, projetos, atividades e servios de levantamentos geolgicos bsicos no territrio nacional; (Redao dada pela lei n 10.848, de 2004) II - dez por cento ao Ministrio do Meio Ambiente, dos Recursos Hdricos e da Amaznia Legal, destinados ao desenvolvimento de estudos e projetos relacionados com a preservao do meio ambiente e recuperao de danos ambientais causados pelas atividades da indstria do petrleo; II - 10% (dez por cento) ao Ministrio do Meio Ambiente, destinados, preferencialmente, ao desenvolvimento das seguintes atividades de gesto ambiental relacionadas cadeia produtiva do petrleo, incluindo as consequncias de sua utilizao: (Redao dada pela lei n 12.114, de 2009) a) modelos e instrumentos de gesto, controle (fiscalizao, monitoramento, licenciamento e instrumentos voluntrios), planejamento e ordenamento do uso sustentvel dos espaos e dos recursos naturais; (Includo pela lei n 12.114, de 2009) b) estudos e estratgias de conservao ambiental, uso sustentvel dos recursos naturais e recuperao de danos ambientais; (Includo pela lei n 12.114, de 2009) c) novas prticas e tecnologias menos poluentes e otimizao de sistemas de controle de poluio, incluindo eficincia energtica e aes consorciadas para o tratamento de resduos e rejeitos oleosos e outras substncias nocivas e perigosas; (Includo pela lei n 12.114, de 2009) d) definio de estratgias e estudos de monitoramento ambiental sistemtico, agregando o estabelecimento de padres de qualidade ambiental especficos, na escala das bacias sedimentares; (Includo pela lei n 12.114, de 2009) e) sistemas de contingncia que incluam preveno, controle e combate e resposta poluio por leo; (Includo pela lei n 12.114, de 2009)

66

f) mapeamento de reas sensveis a derramamentos de leo nas guas jurisdicionais brasileiras; (Includo pela lei n 12.114, de 2009) g) estudos e projetos de preveno de emisses de gases de efeito estufa para a atmosfera, assim como para mitigao da mudana do clima e adaptao mudana do clima e seus efeitos, considerando-se como mitigao a reduo de emisso de gases de efeito estufa e o aumento da capacidade de remoo de carbono pelos sumidouros e, como adaptao as iniciativas e medidas para reduzir a vulnerabilidade dos sistemas naturais e humanos frente aos efeitos atuais e esperados da mudana do clima; (Includo pela lei n 12.114, de 2009) h) estudos e projetos de preveno, controle e remediao relacionados ao desmatamento e poluio atmosfrica; (Includo pela lei n 12.114, de 2009) i) iniciativas de fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA; (Includo pela lei n 12.114, de 2009) III - quarenta por cento para o Estado onde ocorrer a produo em terra, ou confrontante com a plataforma continental onde se realizar a produo; IV - dez por cento para o Municpio onde ocorrer a produo em terra, ou confrontante com a plataforma continental onde se realizar a produo. 3 Os estudos a que se refere o inciso II do pargrafo anterior sero desenvolvidos pelo Ministrio do Meio Ambiente, dos Recursos Hdricos e da Amaznia Legal, com o apoio tcnico da ANP, no cumprimento do disposto no inciso IX do art. 8. (Revogado pela Lei n 12.114, de 2009) Art. 51. O edital e o contrato disporo sobre o pagamento pela ocupao ou reteno de rea, a ser feito anualmente, fixado por quilmetro quadrado ou frao da superfcie do bloco, na forma da regulamentao por decreto do Presidente da Repblica. Pargrafo nico. O valor do pagamento pela ocupao ou reteno de rea ser aumentado em percentual a ser estabelecido pela ANP, sempre que houver prorrogao do prazo de explorao. Art. 52. Constar tambm do contrato de concesso de bloco localizado em terra clusula que determine o pagamento aos proprietrios da terra de participao equivalente, em moeda corrente, a um percentual varivel entre cinco dcimos por cento e um por cento da produo de petrleo ou gs natural, a critrio da ANP. Pargrafo nico. A participao a que se refere este artigo ser distribuda na proporo da produo realizada nas propriedades regularmente demarcadas na superfcie do bloco. CAPTULO VI Do Refino de Petrleo e do Processamento de Gs Natural Art. 53. Qualquer empresa ou consrcio de empresas que atenda ao disposto no art. 5 poder submeter ANP proposta, acompanhada do respectivo projeto, para a construo e operao de refinarias e de unidades de processamento e de estocagem de gs natural, bem como para a ampliao de sua capacidade. Art. 53. Qualquer empresa ou consrcio de empresas que atenda ao disposto no art. 5o desta Lei poder submeter ANP proposta, acompanhada do respectivo projeto, para a construo e operao de refinarias e de unidades de processamento, de liquefao, de regaseificao e de estocagem de gs natural, bem como para a ampliao de sua capacidade. (Redao dada pela Lei n 11.909, de 2009)

67

1 A ANP estabelecer os requisitos tcnicos, econmicos e jurdicos a serem atendidos pelos proponentes e as exigncias de projeto quanto proteo ambiental e segurana industrial e das populaes. 2 Atendido o disposto no pargrafo anterior, a ANP outorgar a autorizao a que se refere o inciso V do art. 8, definindo seu objeto e sua titularidade. Art. 54. permitida a transferncia da titularidade da autorizao, mediante prvia e expressa aprovao pela ANP, desde que o novo titular satisfaa os requisitos expressos no 1 do artigo anterior. Art. 55. No prazo de cento e oitenta dias, a partir da publicao desta Lei, a ANP expedir as autorizaes relativas s refinarias e unidades de processamento de gs natural existentes, ratificando sua titularidade e seus direitos. Pargrafo nico. As autorizaes referidas neste artigo obedecero ao disposto no art. 53 quanto transferncia da titularidade e ampliao da capacidade das instalaes. CAPTULO VII Do Transporte de Petrleo, seus Derivados e Gs Natural Art. 56. Observadas as disposies das leis pertinentes, qualquer empresa ou consrcio de empresas que atender ao disposto no art. 5 poder receber autorizao da ANP para construir instalaes e efetuar qualquer modalidade de transporte de petrleo, seus derivados e gs natural, seja para suprimento interno ou para importao e exportao. Pargrafo nico. A ANP baixar normas sobre a habilitao dos interessados e as condies para a autorizao e para transferncia de sua titularidade, observado o atendimento aos requisitos de proteo ambiental e segurana de trfego. Art. 57. No prazo de cento e oitenta dias, a partir da publicao desta Lei, a PETROBRS e as demais empresas proprietrias de equipamentos e instalaes de transporte martimo e dutovirio recebero da ANP as respectivas autorizaes, ratificando sua titularidade e seus direitos. Pargrafo nico. As autorizaes referidas neste artigo observaro as normas de que trata o pargrafo nico do artigo anterior, quanto transferncia da titularidade e ampliao da capacidade das instalaes. Art. 58. Facultar-se- a qualquer interessado o uso dos dutos de transporte e dos terminais martimos existentes ou a serem construdos, mediante remunerao adequada ao titular das instalaes. 1 A ANP fixar o valor e a forma de pagamento da remunerao adequada, caso no haja acordo entre as partes, cabendo-lhe tambm verificar se o valor acordado compatvel com o mercado. Art. 58. Ser facultado a qualquer interessado o uso dos dutos de transporte e dos terminais martimos existentes ou a serem construdos, com exceo dos terminais de Gs Natural Liquefeito - GNL, mediante remunerao adequada ao titular das instalaes ou da capacidade de movimentao de gs natural, nos termos da lei e da regulamentao aplicvel. (Redao dada pela Lei n 11.909, de 2009) 1o A ANP fixar o valor e a forma de pagamento da remunerao adequada com base em critrios previamente estabelecidos, caso no haja acordo entre as partes, cabendo-lhe tambm verificar se o valor acordado compatvel com o mercado. (Redao dada pela Lei n 11.909, de 2009) 2 A ANP regular a preferncia a ser atribuda ao proprietrio das instalaes para movimentao de seus prprios produtos, com o objetivo de promover a mxima utilizao da capacidade de transporte pelos meios disponveis.

68

3o A receita referida no caput deste artigo dever ser destinada a quem efetivamente estiver suportando o custo da capacidade de movimentao de gs natural. (Incudo pela Lei n 11.909, de 2009) Art. 59. Os dutos de transferncia sero reclassificados pela ANP como dutos de transporte, caso haja comprovado interesse de terceiros em sua utilizao, observadas as disposies aplicveis deste Captulo. CAPTULO VIII Da Importao e Exportao de Petrleo, seus Derivados e Gs Natural Art. 60. Qualquer empresa ou consrcio de empresas que atender ao disposto no art. 5 poder receber autorizao da ANP para exercer a atividade de importao e exportao de petrleo e seus derivados, de gs natural e condensado. Pargrafo nico. O exerccio da atividade referida no caput deste artigo observar as diretrizes do CNPE, em particular as relacionadas com o cumprimento das disposies do art. 4 da Lei n 8.176, de 8 de fevereiro de 1991, e obedecer s demais normas legais e regulamentares pertinentes. CAPTULO IX Da Petrobrs Art. 61. A Petrleo Brasileiro S.A. - PETROBRS uma sociedade de economia mista vinculada ao Ministrio de Minas e Energia, que tem como objeto a pesquisa, a lavra, a refinao, o processamento, o comrcio e o transporte de petrleo proveniente de poo, de xisto ou de outras rochas, de seus derivados, de gs natural e de outros hidrocarbonetos fluidos, bem como quaisquer outras atividades correlatas ou afins, conforme definidas em lei. 1 As atividades econmicas referidas neste artigo sero desenvolvidas pela PETROBRS em carter de livre competio com outras empresas, em funo das condies de mercado, observados o perodo de transio previsto no Captulo X e os demais princpios e diretrizes desta Lei. 2 A PETROBRS, diretamente ou por intermdio de suas subsidirias, associada ou no a terceiros, poder exercer, fora do territrio nacional, qualquer uma das atividades integrantes de seu objeto social. Art. 62. A Unio manter o controle acionrio da PETROBRS com a propriedade e posse de, no mnimo, cinqenta por cento das aes, mais uma ao, do capital votante. Pargrafo nico. O capital social da PETROBRS dividido em aes ordinrias, com direito de voto, e aes preferenciais, estas sempre sem direito de voto, todas escriturais, na forma do art. 34 da Lei n 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Art. 63. A PETROBRS e suas subsidirias ficam autorizadas a formar consrcios com empresas nacionais ou estrangeiras, na condio ou no de empresa lder, objetivando expandir atividades, reunir tecnologias e ampliar investimentos aplicados indstria do petrleo. Art. 64. Para o estrito cumprimento de atividades de seu objeto social que integrem a indstria do petrleo, fica a PETROBRS autorizada a constituir subsidirias, as quais podero associar-se, majoritria ou minoritariamente, a outras empresas.

69

Art. 65. A PETROBRS dever constituir uma subsidiria com atribuies especficas de operar e construir seus dutos, terminais martimos e embarcaes para transporte de petrleo, seus derivados e gs natural, ficando facultado a essa subsidiria associar-se, majoritria ou minoritariamente, a outras empresas. Art. 66. A PETROBRS poder transferir para seus ativos os ttulos e valores recebidos por qualquer subsidiria, em decorrncia do Programa Nacional de Desestatizao, mediante apropriada reduo de sua participao no capital social da subsidiria. Art. 67. Os contratos celebrados pela PETROBRS, para aquisio de bens e servios, sero precedidos de procedimento licitatrio simplificado, a ser definido em decreto do Presidente da Repblica. Art. 68. Com o objetivo de compor suas propostas para participar das licitaes que precedem as concesses de que trata esta Lei, a PETROBRS poder assinar pr-contratos, mediante a expedio de cartas-convites, assegurando preos e compromissos de fornecimento de bens e servios. Pargrafo nico. Os pr-contratos contero clusula resolutiva de pleno direito, a ser exercida, sem penalidade ou indenizao, no caso de outro licitante ser declarado vencedor, e sero submetidos, a posteriori, apreciao dos rgos de controle externo e fiscalizao. CAPTULO X Das Disposies Finais e Transitrias SEO I Do Perodo de Transio Art. 69. Durante um perodo de transio de, no mximo, trinta e seis meses, contados a partir da publicao desta Lei, os reajustes e revises dos preos dos derivados bsicos de petrleo e do gs natural, praticados pelas refinarias e pelas unidades de processamento, sero efetuados segundo diretrizes e parmetros especficos estabelecidos, em ato conjunto, pelos Ministros de Estado da Fazenda e de Minas e Energia. Art. 69. Durante o perodo de transio, que se estender, no mximo, at o dia 31 de dezembro de 2001, os reajustes e revises de preos dos derivados bsicos de petrleo e gs natural, praticados pelas unidades produtoras ou de processamento, sero efetuados segundo diretrizes e parmetros especficos estabelecidos, em ato conjunto, pelos Ministros de Estado da Fazenda e de Minas e Energia." (Redao dada pela Lei n 9.990, 21.7.2000) (Vide Lei 10.453, de .13.52002) Art. 70. Durante o perodo de transio de que trata o artigo anterior, a ANP estabelecer critrios para as importaes de petrleo, de seus derivados bsicos e de gs natural, os quais sero compatveis com os critrios de desregulamentao de preos, previstos no mesmo dispositivo. Art. 71. Os derivados de petrleo e de gs natural que constituam insumos para a indstria petroqumica tero o tratamento previsto nos arts. 69 e 70, objetivando a competitividade do setor. Art. 72. Durante o prazo de cinco anos, contados a partir da data de publicao desta Lei, a Unio assegurar, por intermdio da ANP, s refinarias em funcionamento no pas, excludas do monoplio da Unio, nos termos do art. 45 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, condies operacionais e econmicas, com base nos critrios em vigor, aplicados atividade de refino. Pargrafo nico. No prazo previsto neste artigo, observar-se- o seguinte: I - (VETADO)

70

II - as refinarias se obrigam a submeter ANP plano de investimentos na modernizao tecnolgica e na expanso da produtividade de seus respectivos parques de refino, com vistas ao aumento da produo e conseqente reduo dos subsdios a elas concedidos; III - a ANP avaliar, periodicamente, o grau de competitividade das refinarias, a realizao dos respectivos planos de investimentos e a conseqente reduo dos subsdios relativos a cada uma delas. Art. 73. At que se esgote o perodo de transio estabelecido no art. 69, os preos dos derivados bsicos praticados pela PETROBRS podero considerar os encargos resultantes de subsdios incidentes sobre as atividades por ela desenvolvidas. Pargrafo nico. exceo das condies e do prazo estabelecidos no artigo anterior, qualquer subsdio incidente sobre os preos dos derivados bsicos, transcorrido o perodo previsto no art. 69, dever ser proposto pelo CNPE e submetido aprovao do Congresso Nacional, nos termos do inciso II do art. 2. Art. 74. A Secretaria do Tesouro Nacional proceder ao levantamento completo de todos os crditos e dbitos recprocos da Unio e da PETROBRS, abrangendo as diversas contas de obrigaes recprocas e subsdios, inclusive os relativos denominada Conta Petrleo, Derivados e lcool, instituda pela Lei n 4.452, de 5 de novembro de 1964, e legislao complementar, ressarcindo-se o Tesouro dos dividendos mnimos legais que tiverem sido pagos a menos desde a promulgao da Lei n 6.404, de 15 de dezembro de 1976. (Vide Lei n 10.742, de 6.10.2003) Pargrafo nico. At que se esgote o perodo de transio, o saldo credor desse encontro de contas dever ser liquidado pela parte devedora, ficando facultado Unio, caso seja a devedora, liquid-lo em ttulos do Tesouro Nacional. SEO II Das Disposies Finais Art. 75. Na composio da primeira Diretoria da ANP, visando implementar a transio para o sistema de mandatos no coincidentes, o Diretor-Geral e dois Diretores sero nomeados pelo Presidente da Repblica, por indicao do Ministro de Estado de Minas e Energia, respectivamente com mandatos de trs, dois e um ano, e dois Diretores sero nomeados conforme o disposto nos 2 e 3 do art. 11. Art. 76. A ANP poder contratar especialistas para a execuo de trabalhos nas reas tcnica, econmica e jurdica, por projetos ou prazos limitados, com dispensa de licitao nos casos previstos na legislao aplicvel. Pargrafo nico. Fica a ANP autorizada a efetuar a contratao temporria, por prazo no excedente a trinta e seis meses, nos termos do art. 37 da Constituio Federal, do pessoal tcnico imprescindvel implantao de suas atividades. (Revogado pela Lei 10.871, de 2004) Art. 77. O Poder Executivo promover a instalao do CNPE e implantar a ANP, mediante a aprovao de sua estrutura regimental, em at cento e vinte dias, contados a partir da data de publicao desta Lei. 1 A estrutura regimental da ANP incluir os cargos em comisso e funes gratificadas existentes no DNC. 2 (VETADO) 3 Enquanto no implantada a ANP, as competncias a ela atribudas por esta Lei sero exercidas pelo Ministro de Estado de Minas e Energia.

71

Art. 78. Implantada a ANP, ficar extinto o DNC. Pargrafo nico. Sero transferidos para a ANP o acervo tcnico-patrimonial, as obrigaes, os direitos e as receitas do DNC. Art. 79. Fica o Poder Executivo autorizado a remanejar, transferir ou utilizar os saldos oramentrios do Ministrio de Minas e Energia, para atender s despesas de estruturao e manuteno da ANP, utilizando como recursos as dotaes oramentrias destinadas s atividades finalsticas e administrativas, observados os mesmos subprojetos, subatividades e grupos de despesa previstos na Lei Oramentria em vigor. Art. 80. As disposies desta Lei no afetam direitos anteriores de terceiros, adquiridos mediante contratos celebrados com a PETROBRS, em conformidade com as leis em vigor, e no invalidam os atos praticados pela PETROBRS e suas subsidirias, de acordo com seus estatutos, os quais sero ajustados, no que couber, a esta Lei. Art. 81. No se incluem nas regras desta Lei os equipamentos e instalaes destinados a execuo de servios locais de distribuio de gs canalizado, a que se refere o 2 do art. 25 da Constituio Federal. Art. 82. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 83. Revogam-se as disposies em contrrio, inclusive a Lei n 2.004, de 3 de outubro de 1953. Braslia, 6 de agosto de 1997; 176 da Independncia e 109 da Repblica. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO Iris Rezende Raimundo Brito Luiz Carlos Bresser Pereira Este texto no substitui o publicado no D.O.U. de 7.8.1997

72

Potrebbero piacerti anche