Sei sulla pagina 1di 3

Comunicado sobre o Dia Mundial do Ambiente

Comemora-se hoje o 39. Dia Mundial do Ambiente e o Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) tem como temtica deste ano Economia Verde: ests includo?. A pergunta pode ser colocada a dois nveis: ao nvel particular de cada um de ns, mas, sobretudo, ao nvel de cada um dos nossos pases e das nossas economias. O que lhe parece? Estar a economia portuguesa includa nas Economias Verdes?

Faz hoje tambm um ano que decorreram eleies legislativas em Portugal, as primeiras a que o PAN concorreu e obteve 57 849 votos um excelente trabalho para um partido nascido em Janeiro do mesmo ano e no dia 21 de Junho o actual governo tomou posse. Durante o ltimo ano o emprego diminuiu, a misria aumentou, as assimetrias sociais acentuaram-se, os trabalhadores perderam direitos, o chefe do governo presta vassalagem Alemanha e Troika, a Europa definha e do Ambiente nem sequer se ouve falar. O que os nossos governantes parecem no ter ainda percebido que cuidar do ambiente e promover o desenvolvimento de economias verdes no mais um problema que eles tm de enfrentar, a resoluo para os problemas que se tm vindo a criar. O legado europeu no a zona euro nem a crematstica do establishment econmico neoliberal dos mercados mundiais a que a Europa teima em se sujeitar, por falta de iniciativa, mas tambm porque essa iniciativa no bem vista nem serve os interesses e as

negociatas dos que nos governam a nvel nacional e europeu. O legado europeu o da democracia, da solidariedade igualitria, dos direitos humanos e dos trabalhadores, das energias renovveis da proteco ambiental e, no que a essa luta diz respeito, no nos esqueamos que Somos todos Gregos. A batalha que a Europa trava no Grcia contra a Alemanha, no o Sul contra o Norte; uma batalha entre o desenvolvimento de uma economia verde sustentada e a crematstica. As corporaes multinacionais tm espalhado os seus tentculos e vindo a tomar lugares de destaque no contexto dos governantes europeus. No uma luta entre povos europeus, mas uma luta que reclama uma economia baseada no no capital financeiro, mas nos recursos e na valorizao do mundo no humano. O capital que tem valor nas sociedades em transformao, no o capital financeiro, mas o capital cultural.

Para Portugal queremos um papel mais activo, o herege que promove o desenvolvimento de ideias alternativas acriticamente aceite ideologia hegemnica. O Portugal europeu mas, tambm, o Portugal universal que reconhece e assume a sua cultura de miscigenao como uma mais-valia na construo de um mundo novo. Portugal Europa, mas tambm Amrica, frica e sia. Conversemos com o Brasil, Angola, Moambique, Timor, mas tambm com o Equador e a Bolvia que recentemente reconheceram, nas suas constituies, direitos ao mundo natural idnticos aos direitos humanos. Sejamos tambm ndia que ensinou como se pode mudar o mundo atravs da no-violncia. Escutemos os animais e as rvores, as florestas e os desertos, os rios e as montanhas,

os lagos e os oceanos. Saibamos aprender com eles como possvel viver em harmoniosa simbiose e abandonar a sanguinria e exploratria forma de vida.

Queremos que Portugal esteja na linha da frente na construo de um mundo onde os sistemas econmicos no visem a acumulao de riqueza, mas antes reconheam que a riqueza produzida por todos, humanos e no-humanos, pessoas, animais e natureza; uma riqueza que provm da diversidade e das relaes de respeito mtuo. S este tipo de economia merece o apelido de verde e esta a forma de no s Portugal e os portugueses serem includos, mas do estabelecimento do comprometimento dos terrqueos com a Terra.

Lisboa, 05 de Junho de 2012

Potrebbero piacerti anche