Sei sulla pagina 1di 55

Questes de Histria Moderna da formao do Sistema Internacional

Herbert Schutzer Matr 14005204

1. So caractersticas do Sistema Colonial preponderante na Idade Moderna:

a) a implantao por parte das metrpoles de uma poltica liberal que facilitou a emancipao das colnias;

b) a no-ingerncia do Estado na economia que favoreceram s atividades naturais;

c) o monoplio comercial da metrpole, que favoreceu o florescimento da burguesia e no desenvolvimento do capitalismo; X

d) a manuteno do trabalho servil como base do desenvolvimento econmico das reas coloniais;

e) a economia voltada para o mercado interno e para a acumulao capitalista no setor colonial.

2. O sistema de colonial empreendido pela poltica mercantilista tinha como objetivo:

a) criar condies para o enfraquecimento do Estado Absolutista;

b) alcanar o mximo de auto-suficincia econmica e situ-la vantajosamente no comrcio internacional, pela criao de complementos economia nacional; X

c) evitar conflitos internos, resultantes dos choques entre feudalismo e capitalismo, que entravavam o desenvolvimento dos pases europeus;

d) restabelecer o modo de produo feudal como forma de explorao colonial;

e) garantir o acesso s fontes de matrias-primas e aos mercados consumidores no ultramar, principalmente na frica.

3. A expanso martima da Pennsula Ibrica (Espanha e Portugal) nas Amricas foi orientada por um projeto colonizador que, alm da explorao econmica das terras, tinha por objetivo a imposio de uma cultura europia e crist. Qual foi o papel da Igreja Catlica nesse projeto colonizador?

R Nesse empreendimento colonial a Igreja contribuiu com a converso dos gentios, adaptando-os a cultura ocidental, o que favoreceu a utilizao dos nativos como mo-de-obra nas atividades econmicas. Por outro lado, o clero tambm utilizao os convertidos como mo-de-obra nas redues, o que acabou por ocasionar certa animosidade com os colonos europeus.

4. Comente a relao entre expanso martima e formao dos Estados Nacionais no incio da "poca Moderna".

R O desenvolvimento do comrcio provocou um novo ordenamento social e poltico, a burguesia emergente e empreendedora exigiu um novo ordenamento poltico. As atividades econmicas expansionistas dessa classe necessitaram de investimentos cada vez maiores e normas legais que prevalecessem em todo o territrio e o Estado Nacional o organismo capaz de regulamentar e garantir a eficcia das regras que facilitavam as atividades econmicas dela.

5. O Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494 e confirmado nos seus termos pelo Papa Jlio II em 1506, representou para o sculo XVI um marco importante nas dinmicas europias de expanso martima. O tratado visava:

a) demarcar os direitos de explorao dos pases ibricos, tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expanso comercial martima. X

b) estimular a consolidao do reino portugus, por meio da explorao das especiarias africanas e da formao do exrcito nacional.

c) impor a reserva de mercado metropolitano espanhol, por meio da criao de um sistema de monoplio que atingia todas as riquezas coloniais.

d) reconhecer a transferncia do eixo do comrcio mundial do Mediterrneo para o Atlntico, depois das expedies de Vasco da Gama s ndias.

e) reconhecer a hegemonia anglo-francesa sobre a explorao colonial, aps a destruio da Invencvel Armada de Filipe II, da Espanha.

6. Durante o reinado de Elisabete I (1558-1603), o absolutismo ingls atingiu o auge. Analise as afirmaes abaixo, sobre esse perodo, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso) no parntese.

( ) Houve uma Reforma religiosa que unificou o reino, e a religio catlica tornou-se oficial, ocorrendo uma intensa perseguio aos protestantes.

( ) Ocorreu a colonizao de .territrios .no Novo Mundo, com a fundao da primeira colnia, chamada "Virgnia", na Amrica do Norte.

( ) Estimulou-se a educao humanista que oportunizou o florescimento cultural ingls, principalmente a produo teatral a partir das obras de William Shakespeare.

( ) Desenvolveu-se o comrcio com a ndia, sendo criada uma companhia mercantil conhecida como Companhia das ndias Orientais.

( ) A marinha inglesa foi derrotada pela Incrvel Armada espanhola, passando a fornecer recursos e apoio a corsrios como Walter Raleigh, Francis Drake e John Knox.

A seqncia correta, de cima para baixo,

a) F V V V F X

b) F F V F V

c) V V V F F

d) F V F V F

e) V F V V V

7. Na Europa, entre os sculos XI e XV, ocorreram transformaes sociais, polticas, econmicas e culturais, dentre as quais no se pode citar

a) o desenvolvimento do capital comercial.

b) a dissoluo gradual do trabalho servil.

c) a consolidao da influncia bizantina na Igreja. X

d) o surgimento de uma cultura antropocntrica.

e) o incio da centralizao do poder poltico.

8. Entre os sculos XV e XVII, a intelectualidade europia cria novas concepes tericas sobre o poder do Estado e seu exerccio legtimo. Uma das mais clebres dessas concepes buscava estabelecer uma explicao racional para o poder absoluto do soberano a partir do conceito de Estado de Natureza, no qual os indivduos, egostas e absolutamente livres, viveriam em constante e violento conflito, resultando da a necessidade de que tais indivduos cedessem, por contrato, todos os seus direitos ao Estado, abdicando da liberdade para garantir a segurana e a paz social. Trata-se das idias de

a) Thomas Hobbes. X

b) Jean Bodin.

c) Nicolau Maquiavel.

d) Hugo Grotius.

e) Jacques Bossuet.

9. Sobre a formao do Estado moderno na Inglaterra.

I. O fracasso da reforma protestante no sculo XVI atrasou o processo de centralizao poltico-administrativa na Inglaterra, pois a Igreja preservou seu poder econmico no pas ao longo do perodo, apoiando o poder privado da alta nobreza.

II. A burguesia e os chamados cavaleiros apoiavam a poltica centralizadora dos Tudor no sculo XVI, pois eram grupos sociais particularmente favorecidos pela estabilidade poltica.

III. O perodo elizabethano, que se inicia em 1558, marca a consolidao do absolutismo monrquico na Inglaterra, com a supresso legal do Parlamento e a imposio da teoria sobre a origem divina do poder real.

Assinale a alternativa correta

a) apenas a I est correta. X

b) apenas a II est correta.

c) apenas a I e a III esto corretas.

d) apenas a II e a III esto corretas.

e) a I, a II e a III esto corretas.

10. O final da Guerra dos Cem Anos (1337-1453), da Guerra das Duas Rosas (1453-1485) e da Guerra da Reconquista (sculos XII a XV) desencadeou processos diferenciados de

a) fortalecimento da servido clssica.

b) enfraquecimento das burguesias.

c) centralizao poltica. X

d) afirmao do poder temporal da Igreja.

e) declnio do racionalismo humanista.

11. Leia o texto a seguir e assinale a alternativa que apresenta a proposio incorreta.

As medidas restritivas (...) produo manufatureira que a Inglaterra impunha as suas colnias (...) tiveram de ser aplicadas de forma muito especial na Amrica do Norte, pelo simples fato de que o sistema de agricultura de exportao no dera resultado nas colnias do norte. As linhas gerais da poltica inglesa passaram a ser as seguintes: fomentar nas colnias do norte as indstrias que no competissem com as da metrpole, permitindo a esta reduzir suas importaes de outros pases.

(FURTADO, Celso. Formao Econmica do Brasil. 14 ed. So Paulo: Nacional, 1976, p.101. In: DIVALTE. Histria. So Paulo: tica, 2002, p. 176)

a) A colonizao das colnias do norte foi orientada de forma especfica para estimular o crescimento da colnia, sem ferir os interesses metropolitanos. X

b) As indstrias desenvolvidas no norte atenderiam, conforme o projeto da metrpole, aos interesses comerciais da Inglaterra.

c) O modelo de colonizao das colnias do norte enfrentou dificuldades quando a produo colonial passou a disputar mercados com a Inglaterra.

d) A colonizao da Amrica do Norte difere da executada na Amrica do Sul, pelo carter dirigido da industrializao da primeira e pelo estilo espontneo da segunda.

e) As colnias do inglesas na Amrica do Norte desenvolveram atividades industriais e monopolizaram o comrcio de manufaturados no continente americano.

12. Podemos dizer que a idia de globalizao mais antiga do que imaginamos. Alguns acreditam que sua origem remonta a uma Bula Papal, de 1493, que pela primeira vez empregou a palavra descobrimento. Por este documento, a Europa adquiria o direito de converter sua religio os povos do mundo e se apropriar das terras por ela descobertas. Evidentemente, trata-se de uma idia unilateral e unidimensional de globalizao: foram desconsideradas, quando no aniquiladas, as diferenas culturais e sociais. (Adaptado de Eduardo Subirats, O mundo, todo e uno)

a) Quais os pases europeus que desencadearam essa globalizao?

b) Por que o autor considera unilateral essa globalizao?

R a) Portugal e Espanha.

b) Porque era imposto s regies descobertas a cultura e a religio europias, sendo quase que eliminados elementos da cultura nativa. Os pases que se lanavam na expanso martima eram todos europeus. E todos implantaram o cristianismo e a explorao das duas colnias. a

globalizao foi unilateral porque, segundo o autor, a unificao do mundo foi realizada exclusivamente pelos europeus, desrespeitando as culturas e religies dos povos conquistados e submetendo-os explorao econmica.

13. A Revoluo Inglesa, portanto, no foi feita ao talante de ningum: aconteceu. Mas se olharmos os seus resultados, quando os idealistas, homens de vontade consciente de ambos os lados, foram derrotados, o que emergiu foi um Estado onde os rgos administrativos que mais impediam o desenvolvimento do capitalismo haviam sido abolidos. Se a Revoluo de 1640 no foi feita ao talante de ningum, o golpe de Estado de 1688-1689 e a sucesso Hanoveriana, pacfica, o foram e muito. A classe proprietria de terra, autoconfiante, tinha agora tomado conscientemente seu destino em suas prprias mos. (HILL, Christopher. Uma Revoluo Burguesa? Revista Brasileira de Histria, n 7, p. 30-31)

Com base no contedo do texto acima, podemos inferir que

I - os resultados da Revoluo Inglesa concretizaram as expectativas da massa popular, no sentido de deter o avano capitalista.

II - A Revoluo Inglesa foi conduzida, ao longo de todo o processo, por homens comprometidos com as demandas dos camponeses e operrios txteis.

III - A Revoluo Gloriosa e a ocupao do trono pelos Hanovers foram produto da vontade e da ao consciente da classe proprietria.

IV - os rgos administrativos que tolhiam o avano do capitalismo desapareceram com o final da primeira fase da Revoluo Inglesa.

So CORRETAS as afirmativas

a) II, III e IV, apenas.

b) III e IV, apenas. X

c) I e IV, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I,II e III apenas.

14. "Entre os sculos XVI e XVIII, consolida-se na Europa Ocidental uma nova arquitetura da sociedade que se compe dos seguintes aspectos: capitalismo comercial, poltica mercantilista, sistema colonial, sociedade estamental, Estado Absolutista, intolerncia religiosa, racionalizao e laicizao cultural. O Estado Absolutista o trao marcante desse conjunto e seu elemento unificador simbolizando esse perodo que ficou tambm conhecido como Antigo Regime. Nele, o soberano exerce o poder de forma autocrtica, sustentado em condies materiais e numa tradio mstica originria da Idade Mdia. No se trata, pois, meramente de uma poca de transio entre o Estado Feudal e o Estado Burgus que nasceria da Revoluo Francesa no sculo XVIII. Corresponde a foras sociais e culturais claramente definidas na poca moderna" (ARRUDA, S. S. Histria Moderna e Contempornea. Bauru. EDUSC, 2004, P.81).

I ) Os conflitos sociais foram condio fundamental do fortalecimento do poder absoluto dos reis. O prprio rei instigou a luta entre os segmentos sociais, aproveitando-a para sobrepor-se a eles.

II ) A Holanda, a primeira nao martima e comercial e o grande centro das feiras da Europa, viveu integralmente esse processo de consolidao do Estado Moderno.

III) A chave para o exerccio do poder absoluto dos reis o monoplio da arrecadao de impostos, que cria os meios polticos para a expanso comercial e territorial.

IV ) A arte de governar a questo central do Estado Moderno. O segredo a governabilidade, isto , o conjunto dos procedimentos e estratgias que permitem o exerccio pleno do poder; poder absoluto que apresentava o rei como o representante de Deus na terra.

V ) O Estado Moderno pode ser entendido como uma etapa de transio entre o Estado Feudal e o Estado Burgus.

A partir do texto e das afirmativas, assinale o que for correto.

a) Esto corretas as afirmativas II, III e V.

b) Esto corretas as afirmativas III, IV e V.

c) Esto corretas as afirmativas I, II e III.

d) Esto corretas as afirmativas II, III e IV

e) Esto corretas as afirmativas I, III e IV X

15. A Independncia dos Estados Unidos, em geral, considerada a primeira revoluo americana. Sua especificidade est no fato de ser um marco na crise do Antigo Regime, pois os Estados Unidos foram a primeira colnia a tornar-se independente, rompendo a unidade do sistema colonial. Sobre a Independncia das Treze Colnias.

I - Somada a fatores de ordem cultural como a influncia dos pensadores iluministas que tinham numerosos adeptos na Amrica, a poltica de represso adotada pela Inglaterra teve um papel importante no processo de independncia dos Estados Unidos.

II - O conflito de interesses entre a metrpole e a colnia se intensificou quando os colonos, argumentando que s pagariam impostos votados por seus representantes, passaram a boicotar os produtos ingleses, o que levou o Parlamento Britnico a suspender a cobrana dos impostos, exceto os do ch, cuja comercializao foi entregue Companhia das ndias Orientais.

III - Os norte-americanos sofreram algumas derrotas e tiveram, na ajuda da Frana, um fator decisivo para sua vitria final. A Frana enviou tropas, armas, munies e crditos.

IV - A permanncia da poltica chamada Negligncia Salutar entre a Inglaterra e suas colnias acabou por impedir uma reao dos colonos contra a metrpole.

Assinale a que for correta.

a) Esto certas as afirmativas III e IV.

b) Esto certas as afirmativas II e IV.

c) Esto certas as afirmativas I e III. X

d) Esto certas as afirmativas I e IV

e) Esto certas as afirmativas II e III.

16. (UFSCAR/SP) As revolues contra o poder absolutista dos reis atravessaram grande parte da histria moderna da Europa. Houve, no entanto, diferenas entre as revolues francesa e inglesa. Assinale a alternativa correta.

a) Na Frana a oposio ao absolutismo implicou, ao contrrio do que ocorreu na Inglaterra, o estabelecimento de um regime republicano, mesmo que passageiro.

b) A revoluo inglesa, diferentemente da francesa, reivindicou os direitos do Parlamento contra o arbtrio real, expressos por documentos escritos que remontavam Idade Mdia. X

c) A revoluo inglesa ao contrrio da francesa, contou com o apoio popular na luta contra os reis absolutistas, desvinculando-se de disputas entre faces religiosas.

d) A luta contra o absolutismo na Frana distinguiu-se do processo que se desenvolveu na Inglaterra pela violncia e execuo do monarca absolutista.

e) A revoluo francesa removeu os obstculos impostos economia pelo antigo regime, industrializando o pas no sculo XVIII; na Inglaterra, ao contrrio, a revoluo conteve o crescimento econmico.

17. (UFGD/MS) O chamado Antigo Regime, que existiu em muitos pases europeus ao longo da Idade Moderna, compreende um conjunto de caractersticas econmicas, sociais, polticas e culturais. Dentre essas caractersticas, CORRETO incluir

a) na economia, o predomnio de relaes capitalistas; e, na poltica, a hegemonia das ideias liberais.

b) na sociedade, uma hierarquia determinada no pelo nascimento mas pelas riquezas que o indivduo conseguisse acumular; e, na economia, as prticas monopolistas.

c) na poltica, o predomnio de monarquias absolutistas; e, na economia, o intervencionismo estatal (mercantilismo). X

d) na economia, a generalizao do princpio do laissez-faire; e, na sociedade, uma hierarquia constituda segundo critrios de estamentos e ordens.

e) na cultura, o predomnio do pensamento racional e cientfico; e na religio o enfraquecimento da influncia das igrejas protestantes.

18. (UFMG) Todas as alternativas apresentam fatores que explicam a primazia dos portugueses no cenrio dos grandes descobrimentos, exceto:

a) a atuao empreendedora da burguesia lusa no desenvolvimento da indstria nutica.

b) a localizao geogrfica de Portugal, distante do Mediterrneo oriental e sem ligaes comerciais com o restante do continente. X

c) a presena da f e o esprito da cavalaria e das cruzadas que atribuam aos portugueses a misso de cristianizar os povos chamados "infiis".

d) o aparecimento pioneiro da monarquia absolutista em Portugal responsvel pela formao do Estado moderno.

e) a associao entre a monarquia e a burguesia empreendedora, somados a posio geogrfica do pas

19. (Cesgranrio-RJ) Assinale a opo que caracteriza a economia colonial estruturada como desdobramento da expanso mercantil europia da poca moderna.

a) A descoberta de ouro no final do sculo XVII aumentou a renda colonial, favorecendo o rompimento dos monoplios que regulavam a relao com a metrpole.

b) O carter exportador da economia colonial foi lentamente alterado pelo crescimento dos setores de subsistncia, que disputavam as terras e os escravos disponveis para a produo.

c) A lavoura de produtos tropicais e as atividades extrativas foram organizadas para atender aos interesses da poltica mercantilista europia. X

d) A implantao da empresa agrcola representou o aproveitamento, na Amrica, da experincia anterior dos portugueses nas suas colnias orientais.

e) A produo de abastecimento e o comrcio interno foram os principais mecanismos de acumulao da economia colonial.

20. Ocorreram vrias tipologias de Revoluo Burguesa na Europa entre os sculos XVII e XIX, no entanto, elas tm como ponto comum:

a) a total ruptura dos padres do Antigo Regime.

b) a intensa participao das camadas populares.

c) a instalao do regime republicano parlamentar.

d) o fim dos regimes monrquicos absolutistas. X

e) o reconhecimento da igualdade social e civil.

21. O pensamento iluminista originou-se na Inglaterra e atingiu seu maior esplendor na Frana, no sculo XVIII, tendo por representantes Voltaire, Montesquieu, Rousseau, etc.

Uma das suas caractersticas foi a seguinte:

a) Defender os ensinamentos das Igrejas Catlica e Protestante.

b) Ensinar que o homem no livre, mas marcado pelo determinismo geogrfico.

c) Combater o absolutismo real e pregar o liberalismo poltico. X

d) Pregar a censura para os espetculos de circo e de teatro.

e) Recomendar a pena de morte como maneira de coibir a criminalidade.

22. Na Idade Moderna, o Absolutismo monrquico foi caracterstico da Europa. Para fortalecer o prprio poder real, os monarcas europeus

a) opuseram-se aos privilgios da burguesia, apoiando os empresrios capitalistas em sua luta contra as corporaes de artesos.

b) diminuram o poder da nobreza, que passou a depender economicamente do rei, deste recebendo o governo das provncias e postos de comando no exrcito. X

c) favoreceram os ideais econmicos da Igreja, que condenavam a usura e pregavam o "justo preo", como desejava a burguesia.

d) socorreram economicamente a decadente burguesia e defenderam o proletariado em sua luta contra os empresrios capitalistas.

e) aproximaram-se da burguesia emergente, transferindo parte do seu poder atravs das cartas de doao, que enfraqueciam a nobreza.

23. No sculo XVII, enquanto triunfa o absolutismo na Frana, a Inglaterra torna-se palco de disputas pelo poder entre a monarquia e a burguesia. Aps a Revoluo Gloriosa de 1688-89, assume o trono ingls Guilherme de Orange (Guilherme III), que assina a Declarao dos Direitos dos cidados denominada "Bill of Rights", estabelecendo

a) a monarquia constitucional. X

b) a restaurao do absolutismo monrquico.

c) o direito divino dos reis de governar.

d) o regime republicano de governo.

e) o retorno da Dinastia dos Tudors ao poder.

24. As revolues contra o poder absolutista dos reis atravessaram grande parte da histria moderna da Europa. Houve, no entanto, diferenas entre as revolues francesa e inglesa. Assinale a alternativa correta.

a) Na Frana, a oposio ao absolutismo implicou, ao contrrio do que ocorreu na Inglaterra, o estabelecimento de um regime republicano, mesmo que passageiro.

b) A revoluo inglesa, diferentemente da francesa, reivindicou os direitos do Parlamento contra o arbtrio real, expressos por documentos escritos que remontavam Idade Mdia. X

c) A revoluo inglesa, ao contrrio da francesa, contou com o apoio popular na luta contra os reis absolutistas, desvinculando-se de disputas entre faces religiosas.

d) A luta contra o absolutismo na Frana distinguiu-se do processo que se desenvolveu na Inglaterra pela violncia e execuo do monarca absolutista.

e) A revoluo francesa removeu os obstculos impostos economia pelo antigo regime, industrializando o pas no sculo XVIII; na Inglaterra, ao contrrio, a revoluo conteve o crescimento econmico.

25. Nos tempos modernos, a organizao poltica da Europa em sistema de Estados Nacionais pode ser considerada:

a) Decorrncia da expanso do comrcio e das fronteiras conhecidas pelos europeus.

b) Expresso do individualismo em nvel poltico, tendo por base o princpio da legitimidade.

c) Forma de rearticulao das foras sociais em conflito e progresso econmico. X

d) Resultado de uma concepo, com base no equilbrio necessrio do princpio hierrquico entre as naes.

e) Resultado da fragmentao das vrias casas reais aps as dificuldades polticas da poca medieval.

26. O Estado absolutista nunca foi um rbitro entre a aristocracia e a burguesia, ainda menos um instrumento da burguesia nascente contra a aristocracia: Ele era a nova carapaa poltica de uma nobreza atemorizada. (Perry Anderson . Linhagens do Estado Absolutista)

Indique a alternativa que traduz corretamente as idias do texto.

a) O Estado Absolutista, com medo da burguesia, mediou as relaes entre as classes.

b) A aliana da burguesia e da nobreza se fez a revelia do Estado Absolutista.

c) A burguesia conquistou, durante o Absolutismo, o poder poltico, embora no tenha alcanado o poder econmico.

d) O Estado Absolutista prejudicou os interesses da aristocracia ao privilegiar a burguesia.

e) A nobreza, no perodo do Absolutismo, preservou suas formas de dominao poltica. X

27. Todas as alternativas contem justificativas para o absolutismo monrquico na Era Moderna, EXCETO:

a) Segundo Bossuet, todo poder pblico fruto da vontade divina e deve ser obedecido, e revoltar-se contra ele cometer um sacrilgio.

b) Segundo Erasmo de Roterdam, as razes de Estado, acessveis somente aos governantes, no podem ser contestadas pelos interesses individuais. X

c) Segundo Hobbes, o poder de governante resulta de um contrato no qual os governados renunciam aos seus direitos e a autoridade do monarca se torna ilimitada.

d) Segundo Maquiavel, a obrigao mxima do governante manter o poder e a segurana do pas que governa.

e) Segundo Bodin o Estado Absolutista no "ancien rgime" da Frana foi um Estado onde se considerava o poder do monarca como absoluto e de origem divina.

28. " Renascimento, Expanso Martima e Comercial Europia. Estado Nacional, Reforma so assuntos que necessariamente devem ser relacionados, pois o processo histrico que envolve a Europa Ocidental na poca globalizante e os fatos se interpenetram"

A afirmativa acima pode ser considerada:

a) Verdadeira - pois os fenmenos histricos da poca, para a regio assinalada, no podem ser tomados em separado, sob pena de no entendimento do processo histrico do Ocidente. X

b) Falsa - pois o Renascimento foi um movimento intelectual. artstico, sem nenhuma relao com o processo de evoluo comercial, poltica ou religiosa europia.

c) Falsa pois o Estado Nacional teve seus fundamentos em etapa posterior, principalmente no sculo XVIII, cor-n a Revoluo Francesa, enquanto os demais movimentos indicados so do sculo XVI.

d) Verdadeira - se entendermos Renascimento e Expanso Martima e Comercial Europia como um s feito, o do Renascimento Comercial no Ocidente Mediterrneo.

e) Falsa - pois o movimento comercial europeu estava ligado exclusivamente ao fechamento do Mediterrneo pelos turcos, em nada se relacionando como Renascimento ou a Reforma que so de fundo religioso.

29. O expansionismo europeu foi um movimento decorrente das transformaes ocorridas na transio do mundo medieval para o moderno. Todas as afirmativas abaixo representam tais transformaes, EXCETO:

a)Transformao de ordem poltica: substituio do feudalismo pelo Estado Nacional centralizado.

b) Transformao de ordem social: substituio da sociedade feudal rgida e estratificada por uma sociedade com maior permeabilidade.

c) Transformao de ordem econmica: substituio de uma economia agrria por uma economia comercial.

d) Transformao de ordem intelectual: aperfeioamento tcnico com o uso da bssola, plvora e novos processos de construo naval.

e) Transformao de ordem poltico-econmica: substituio do absolutismo do sculo XIV pelo liberalismo do sculo XVIII. X

30. H 400 anos, no sculo XVI, a Europa Ocidental vivia um tempo difcil, mas de grandes transformaes. Sobre esse tempo europeu, CORRETO afirmar que:

a) o aumento da riqueza cria uma sociedade democrtica.

b) a Reforma quebra o poder monoltico da Igreja Catlica. X

c) a emergente burguesia controla o aparelho do Estado.

d) a sociedade urbana predomina sobre a sociedade agrria.

e) o avano cientfico revoluciona as condies de sade.

31. (UFMS/2004) No tocante histria da Europa Ocidental, durante a Idade Moderna, correto afirmar que:

a) o perodo compreendido entre os sculos XV e XVIII, o da chamada Idade Moderna, tambm vulgarmente conhecido pela historiografia tradicional como Idade das Trevas.

b) na Europa Ocidental, o renascimento comercial e urbano e a formao dos Estados nacionais foram dois dos antecedentes histricos que favoreceram a expanso martima dos sculos XV, XVI e XVII. X

c) contrria empresa de centralizao poltica e territorial, realizada pelos reis, a burguesia passou, a partir do sculo XII, a se opor a participar de uma aliana com a realeza e, conseqentemente, formao dos Estados nacionais na Europa Ocidental.

d) como conseqncia do processo de centralizao do poder real e da unificao territorial, a maioria dos Estados nacionais recm-constitudos caminhou, no sculo XV, rumo formao de monarquias democrticas e parlamentaristas.

e) a formao dos reinos ibricos se deu por conta da aliana feita entre a Igreja Catlica Apostlica Romana e os muulmanos, que ali estavam estabelecidos h sculos, cuja principal atividade era o comrcio com o mundo mediterrneo.

32. A Europa Ocidental, nos sculos XV e XVI, sofreu diversas transformaes polticas, econmicas e sociais. Sobre essas transformaes podemos afirmar que:

l - o Humanismo e o Renascimento foram movimentos intelectuais e artsticos que privilegiaram a observao da natureza.

II - a Reforma Luterana, identificando-se com os segmentos camponeses alemes, difundiu-se em virtude da centralizao do Estado alemo.

III - a Reforma Calvinista aproximava-se da moral burguesa, pois encorajava o trabalho e o lucro.

IV - a reao da Igreja Catlica, denominada Contra-Reforma, atravs do Conclio de Trento (1545), tentou barrar o avano protestante, alterando os dogmas da f catlica.

As afirmativas corretas so:

a) apenas l e II.

b) apenas l e III. X

c) apenas l e IV.

d) apenas II e III.

e) apenas II e IV

33. Sobre o absolutismo monrquico desenvolvido na Frana no Sculo XVI correto dizer que:

a) conseguiu que o povo, atravs do voto garantisse a concentrao de todo o poder nas mos do rei.

b) constituiu-se a partir dos senhores feudais, que haviam sempre jurado fidelidade ao rei.

c) recebeu da Igreja Catlica uma veemente oposio.

d) dependeu basicamente da convergncia parcial dos objetivos da realeza com os interesses da burguesia.X

e) impediu o desenvolvimento comercial dos pases onde os reis tinham poderes ilimitados

34. -O sculo XVIII europeu foi marcado por profundas transformaes econmicas e polticas. Sobre esse perodo, correto afirmar:

I - Em meados do sculo XVIII, Portugal havia atingido um estgio de desenvolvimento econmico que permitiu seu ingresso na produo industrial, com o conseqente abandono das atividades agrcolas.

II - Na Frana, novas teorias econmicas passaram a defender a valorizao do trabalho, considerado como a verdadeira fonte de riqueza das naes.

III - Portugal e Espanha, grandes produtores de tecidos de l, entraram em concorrncia com o algodo ingls, colocando no mercado tecidos destinados s regies colonizadas pelos pases europeus.

IV - A Inglaterra dominou os mercados mundiais, em funo de sua hegemonia naval e das transformaes internas de sua economia em direo ao processo de industrializao.

V - Diversas e diferentes teorias econmicas foram produzidas no sculo XVIII: para os fisiocratas, por exemplo, a economia deveria seguir as leis da natureza.

VI - No mbito da poltica, o despotismo esclarecido propunha uma aliana entre os princpios filosficos iluministas e o exerccio de uma forma de governo extremamente centralizada.

Assinale a alterna correta

a) Esto corretas as afirmativas II, III e V.

b) Esto corretas as afirmativas III, IV e VI.

c) Esto corretas as afirmativas I, II e III.

d) Esto corretas as afirmativas IV, V e VI X

e) Esto corretas as afirmativas I, III e IV

35. (FUVEST/SP) " praticamente impossvel treinar todos os sditos de um [Estado] nas artes da guerra e ao mesmo tempo mant-los obedientes s leis e aos magistrados."

(Jean Bodin, terico do absolutismo, em 1578).

Essa afirmao revela que a razo principal de as monarquias europias recorrerem ao recrutamento de mercenrios estrangeiros, em grande escala, devia-se necessidade de:

a) conseguir mais soldados provenientes da burguesia, a classe que apoiava o rei;

b) completar as fileiras dos exrcitos com soldados profissionais mais eficientes;

c) desarmar a nobreza e impedir que esta liderasse as demais classes contra o rei;

d) manter desarmados camponeses e trabalhadores urbanos e evitar revoltas; X

e) desarmar a burguesia e controlar a luta de classes entre esta e a nobreza.

36. (UFES) "A longa crise da economia e da sociedade europias durante os sculos XIV e XV marcou as dificuldades e dos limites do modo de produo feudal no ltimo perodo da Idade Mdia. Qual foi o resultado poltico final das convulses continentais da poca? No curso do sculo XVI, o Estado Absolutista emergiu no Ocidente."

(ANDRESON, P. Linguagens do Estado Absolutista. So Paulo: Brasiliense, 1985: 15.)

Acerca das caractersticas do Estado Absolutista, no se pode afirmar que:

a) se constitua como um aparelho de dominao feudal recolocado e reforado que, ao manter submissas as massas camponesas, perpetuava o controle poltico exercido pela nobreza sobre a sociedade;

b) se organizou a partir do incremento da autoridade pblica e da crescente centralizao administrativa, acontecimentos corporificados no poder absoluto do monarca cuja fundamentao jurdica provinha do Direito Romano;

c) empreendeu a retomada dos princpios tomistas vigentes no sculo XII, segundo os quais toda e qualquer autoridade terrena deveria submeter-se Santa S, razo pela qual os soberanos absolutistas faziam contar o seu tempo de reinado a partir da sua sagrao em Roma; X

d) procurou superar os particularismos regionais e promover a integrao do reino, o que significou a extenso do poder rgio sobre territrios controlados de modo autnomo pelos senhores feudais, passando os monarcas absolutistas a revestir novos e extraordinrios poderes diante da nobreza;

e) se empenhava em fortalecer a sua posio diante dos outros estados rivais por intermdio da exportao de mercadorias, da proibio de exportao de ouro e prata e do controle monrquico sobre a produo manufatureira e o comrcio, princpios que integravam a assim denominada "Doutrina Mercantilista".

37. O Antigo Regime, que existiu em muitos pases europeus ao longo da Idade Moderna, compreende um conjunto de caractersticas econmicas, sociais, polticas e culturais. Dentre essas caractersticas, CORRETO incluir

a) na economia, o predomnio de relaes capitalistas; e, na poltica, a hegemonia das ideias liberais.

b) na sociedade, uma hierarquia determinada no pelo nascimento mas pelas riquezas que o indivduo conseguisse acumular; e, na economia, as prticas monopolistas.

c) na poltica, o predomnio de monarquias absolutistas; e, na economia, o intervencionismo estatal (mercantilismo). X

d) na economia, a generalizao do princpio do laissez-faire; e, na sociedade, uma hierarquia constituda segundo critrios de estamentos e ordens.

e) na cultura, o predomnio do pensamento racional e cientfico; e na religio o enfraquecimento da influncia das igrejas protestantes.

38. Na histria do Ocidente, o longo perodo que vai do sculo XV (Renascimento) ao sculo XVIII (Iluminismo) tem sido considerado pela historiografia como uma poca de avano da racionalizao da sociedade.

I - O processo de racionalizao, ocorrido nessa poca, significou o fim do misticismo e das ideias religiosas, como forma de explicao para os fenmenos da sociedade e da natureza.

II - No sculo XVII, na Inglaterra, John Locke foi um dos fundadores do pensamento liberal.

III - No sculo XVII, o conhecimento da natureza avanou consideravelmente, com destaque para as descobertas de Isaac Newton sobre as leis de gravitao universal e de Kepler sobre as leis dos movimentos planetrios.

IV - No sculo XVI, So Toms de Aquino aprofundou as bases da Patrstica com a formulao da Escolstica, trazendo, para o interior da Igreja, os avanos da cincia.

Assinale a alternativa que contenha as afirmativas corretas.

a) Esto corretas as afirmativas III e IV.

b) Esto corretas as afirmativas II, III e IV.

c) Esto corretas as afirmativas I, II e III.

d) Esto corretas as afirmativas I, II e III X

e) Esto corretas as afirmativas I, III e IV

39. O conjunto de experincias vividas pela Humanidade, a partir da desagregao do mundo feudal, tem sido denominado de modernidade, caracterizando-se por profundas e abrangentes transformaes sobre a sociedade, a cultura, a economia, a poltica e o espao.

Sobre os fatos histricos que compem as bases iniciais dos tempos modernos, INCORRETO afirmar:

a) A Reforma Protestante constituiu uma reao ao catolicismo medieval, questionando muitos dos seus valores, a exemplo da condenao da Igreja catlica usura e ao lucro.

b) O Renascimento promoveu uma viso e representao de mundo centradas nas potencialidades do ser humano, diferentemente da poca medieval, em que a centralidade na viso e representao do mundo residia na divindade.

c) O Absolutismo configurou a centralizao do poder nas mos do monarca, contrapondo-se fragmentao do poder feudal e correspondendo forma originria do Estado capitalista moderno.

d) O Capitalismo pr-industrial questionou o controle do Estado sobre a economia e defendeu a livre concorrncia entre as naes, princpios concretizados no Mercantilismo, em contraponto poltica econmica estatizante do feudalismo, fragmentao do poder feudal e correspondendo forma originria do Estado capitalista moderno. X

e) A Revoluo Cientfica possibilitou a observao da natureza, mediante a realizao de experimentos, bem como a comprovao de pesquisas atravs de dados empricos, substituindo a forma contemplativa de conhecimento predominante na poca medieval.

40. As obras do florentino Nicolau Maquiavel, apesar da interdio, tiveram ampla repercusso no decurso da Idade Moderna. No pensamento de Maquiavel:

I - o processo poltico situava-se acima da moral.

II - o Prncipe, para manter-se no poder, devia aprender a ser bom ou mau, conforme as necessidades.

III - o Chefe poltico podia dominar a FORTUNA (conjuntura social e poltica) atravs da VIRT (energia, resoluo, talento).

IV - o Monarca devia limitar-se aos rgidos limites religiosos impostos ao pensamento da poca.

V - o ideal republicano de governo est expresso em seus DISCURSOS.

Consideradas as proposies acima, assinale:

a) se apenas a terceira e a quarta estiverem corretas.

b) se todas estiverem corretas.

c) se todas estiverem incorretas.

d) se apenas a primeira, a segunda, a terceira e a quinta estiverem corretas. X

e) se apenas a quarta estiver correta.

41. Na expanso martimo-comercial moderna, Portugal foi o grande pioneiro do processo. Esse fato poder ser explicado pelos seguintes fatores:

Assinale a alternativa correta.

a) A posio geogrfica favorvel que colocou o pas na rota de navegadores que se dirigiam para o Mar Bltico e o Mar do Norte.

b) A grande contribuio da Escola de Sagres e o financiamento de navegadores por parte da nobreza. X

c) O interesse da burguesia e da Igreja Catlica que queriam expandir o processo inquisitorial para as colnias.

d) As rivalidades entre Portugal e Espanha em torno do comrcio pelo Mar Mediterrneo e o controle portugus do comrcio das especiarias.

e) O empreendedorismo da burguesia portuguesa apoiada pelo senhores feudais.

42. No sculo XVIII, nas tenses entre Inglaterra e Frana, ocupou um lugar privilegiado a questo dos domnios coloniais, o que se pode verificar pela Guerra dos Sete Anos (1756 1763), durante a qual:

a) se consolida o poder britnico sobre a Amrica do Norte com a vitria, em Quebec, sobre os franceses e pela ampliao da fronteira oeste com a conquista do Mxico.

b) os dois estados lutam pelo domnio da Amrica do Norte e onde os franceses so derrotados, perdendo parte do Canad, especialmente Quebec, que, entretanto, mantm a cultura e a lngua francesa. X

c) os dois estados disputam suas possesses na Amrica e na ndia, luta que termina com o Tratado de Paris (1763), que concedia Inglaterra a posse da ndia, Canad, Senegal, parte da Louisinia e das Antilhas.

d) a Inglaterra incorpora a Esccia e transforma-se em Gr-Bretanha, consolidando tambm seu domnio sobre a Irlanda, enquanto a Frana entra num processo agudo de crise econmica que acentua a decadncia da sociedade do Antigo Regime.

e) a Frana adquire a regio das Antilhas dos espanhis e amplia seu domnio sobre a sia, assumindo o controle da regio do sudeste asitico.

43. Os conflitos poltico-sociais do sculo XVII foram o meio pelo qual a Inglaterra:

a) transformou o Absolutismo de direito em Absolutismo de fato.

b) promoveu a substituio do Estado liberal - capitalista pelo Estado Absolutista.

c) organizou o Exrcito do Parlamento, conferindo postos de comando segundo o critrio de origem familiar e no pelo merecimento militar.

d) consolidou os interesses da nobreza agrria tradicional rompendo com os ideais da burguesia.

e) diluiu os obstculos para o avano capitalista, marcando o incio da desagregao do Absolutismo Monrquico. X

44. Durante o sculo XVII, ocorreram diversas transformaes polticas e econmicas na Inglaterra, que a consolidaram como uma potncia de projeo mundial nos sculos seguintes. Marque a opo que apresenta corretamente um dos fatores que se encontram na origem dessa posio preponderante.

a) Instituio do Ato de Supremacia, que criou a Comunidade Britnica (Commonwealth), por Henrique VIII.

b) Restaurao do Absolutismo ingls e sua poltica expansionista com a dissoluo do Parlamento controlado pela nobreza conservadora, por Carlos II.

c) Declarao do Ato de Tolerncia, que instituiu o catolicismo como religio oficial, encerrando as guerras religiosas, por Guilherme III.

d) Extino da monarquia parlamentar constitucional com a vitria dos segmentos liberais e burgueses na Revoluo Gloriosa.

e) Promulgao dos Atos de Navegao durante a Repblica Puritana liderada por Oliver Cromwell. X

45. A chamada "Revoluo Gloriosa" (1688-1698) fez triunfar na Inglaterra as idias liberais, praticamente um sculo antes do que iria acontecer na Frana e em outras partes da Europa.

Assinale a NlCA alternativa que corresponde aos resultados obtidos por esse movimento:

a) expanso martima e incio da colonizao da Amrica por ingleses;

b) implantao do capitalismo industrial e criao dos primeiros bancos comerciais;

c) limitao da autoridade real e consolidao do parlamentarismo; X

d) declarao dos direitos universais do homem e do cidado e proibio da escravido;

e) introduo da democracia e concesso de direitos polticos para todos.

46. O Despotismo Esclarecido, regime de governo adotado em alguns pases da Europa no sculo XVIII, caracterizava-se por:

a) equilibrar o poder da burguesia financeira com a nobreza feudal.

b) impor o poder parlamentar sobre o poder monrquico.

c) tentar conciliar os princpios do absolutismo com as idias iluministas. X

d) difundir monarquias constitucionais em todos os reinos europeus, segundo os princpios liberais.

e) atribuir ao povo a participao no poder poltico.

47. "Nas leis da nova Inglaterra encontramos o germe e o desenvolvimento da independncia local. Na Amrica pode-se dizer que o municpio foi organizado antes da comarca, a comarca antes do Estado e o Estado antes da Unio." (Alexis de Tocquelville) a) Cite duas caractersticas da colonizao da Nova Inglaterra.b) A partir do texto, explique por que a Constituio dos Estados Unidos estabelece o sistema federativo.

R - a) Colonizao de povoamento, baseado em uma economia extrovertida apoiada na pequena propriedade, na policultura e no trabalho livre. b) Porque as colnias do Norte gozavam de uma autonomia administrativa que foi preservada aps a independncia, atravs do sistema federativo.

48. Sobre a Independncia dos Estados Unidos da Amrica, assinale a alternativa correta:a) A origem do movimento da independncia deve ser encontrada no desenvolvimento uniforme das Treze Colnias Inglesas.b) O crescimento do comrcio triangular, praticado pelas colnias de povoamento situadas no Sul, gerou atritos com a metrpole.c) O Segundo Congresso Continental de Filadlfia decretou a separao dos Estados Unidos, atravs da Declarao de Independncia redigida por Thomas Jefferson. X d) A poltica de conciliao adotada pela Inglaterra retardou o processo de independncia da Treze Colnias Inglesas.e) A Frana e a Espanha apoiaram a Inglaterra durante a Guerra de Independncia.

49. Primeiras colnias americanas a se tornarem independentes em 4 de julho de 1776, os Estados Unidos assumiram no sculo XIX:a) uma posio de estmulo aos movimentos revolucionrios, contestando as estruturas tradicionais do poder vigentes em grande parte da Europa;b) uma intransigente defesa da interveno do Estado nas atividades econmicas, visando controlar os abusos da burguesia;c) a identificao do Estado com a religio puritana, que seria obrigatria para todos os cidados;d) dentro do continente americano, uma poltica imperialista, impondo seus interesses econmicos s demais naes; X e) uma poltica de expanso colonial em direo frica e Oceania.

50. Quando da discusso, no Parlamento Ingls, das Leis do Acar e do Selo (1784 - 1765), os colonos ingleses da Amrica recusaram-se a aceitar as medidas impostas, baseando-se: a) no fato de no estarem representados na assemblia que votou as taxas; Xb) no princpio da iseno de taxas concedido pela Coroa aos colonos;c) no direito inalienvel dos sditos ingleses de recusar a obedincia a leis injustas;d) nos direitos naturais do cidado vida, propriedade e busca da felicidade;e) nos prejuzos financeiros advindos do bloqueio aos produtos das Antilhas.

51. O continente americano - o NOVO MUNDO - um conjunto de sociedades complexas e multifacetadas. Quanto a sua formao tnico-cultural, correto afirmar que:

a) a miscigenao inter-racial intensa, produzindo uma sociedade racialmente democrtica.

b) os cruzamentos multirraciais gestam sociedades caracterizadas por um forte trao de homogeneidade.

c) o padro cultural do mundo ocidental-cristo, representado pelos dominadores europeus, hegemnico. X

d) a influncia tnico-cultural do indgena secundria em toda a Amrica devido ao massacre a ele imposto.

e) a pluralidade das influncias religiosas promove um clima de intolerncia e conflitos tnicoreligiosos.

52. (FGV-SP) Acerca do Absolutismo na Inglaterra, no possvel afirmar que:

a) Fortaleceu-se com a criao da Igreja Anglicana.

b) Foi iniciado por Henrique VIII, da dinastia Tudor, e consolidado no longo reinado de sua filha Elizabeth I.

c) A poltica mercantilista intervencionista foi fundamental para a sua solidificao.

d) Foi conseqncia da Guerra das Duas Rosas, que eliminou milhares de nobres e facilitou a consolidao da monarquia centralizada.

e) O rei reinava mas no governava, a exemplo do que ocorreu durante toda a modernidade. X

53. (CESGRANRIO)

Nenhum homem recebeu da natureza o direito de comandar os outros.

(Denis Diderot)

A ilustrao, ao longo do sculo XVIII, o sculo das luzes, significou uma mudana nas bases do pensamento europeu, expressas em um amplo desenvolvimento cientfico, intelectual e cultural da sociedade europia. A ilustrao caracteriza-se, dentre outros aspectos, por um(a):

a) retorno viso tradicional escolstica de um universo fechado e uma natureza finalista.

b) abandono da idia de secularizao e de uma concepo mecanicista do universo, construdas pelo pensamento renascentista.

c) crtica s crenas e prticas religiosas em nome da razo e da liberdade de pensamento. X

d) negao dos princpios cartesianos e naturalistas elaborados anteriormente por Descartes e Newton.

e) reafirmao do princpio fundamental do governo monrquico baseado no direito divino dos reis.

54. (UFPA) Observadas as realidades histricas pertinentes ao absolutismo monrquico na Europa moderna, possvel apresentar-se a seguinte concluso:

a) as monarquias absolutas foram mais expressivas nos pases em que predominou a influncia protestante, haja vista que o luteranismo exaltava os poderes do Estado como necessrios para a glria de Deus.

b) na Inglaterra, a monarquia absoluta suprimida, ainda no sculo XVII, atravs da revoluo com que Oliver Cromwell derrubou a dinastia dos Stuart e consagrou o papel do Parlamento como agente constitucional britnico.

c) nos pases em que foi menos expressiva a presena da Igreja catlica, inexistiu, virtualmente, a monarquia absoluta, fato que se verificou em relao a Portugal e Espanha.

d) as monarquias absolutas resultaram, em ltima anlise, das profundas transformaes produzidas pelo fim do feudalismo. Na Itlia, por exemplo, o desmoronamento da ordem feudal resultou na formao do Estado moderno italiano

.e) na Frana, o apogeu do sistema absolutista ocorre num momento em que a economia francesa experimentava uma fase de desenvolvimento e de consolidao, graas poltica executada por Colbert no governo de Lus XIV. X

55. (Fuvest-SP) No sculo XVII, a Inglaterra conheceu convulses revolucionrias que culminaram com a execuo de um rei (1649) e a deposio de outro (1688). Apesar das transformaes significativas terem se verificado na primeira fase, sob Oliver Cromwell, foi o perodo final que ficou conhecido como Revoluo Gloriosa. Isto se explica porque:

a) em 1688, a Inglaterra passara a controlar totalmente o comrcio mundial tornando-se a potncia mais rica da Europa.

b) auxiliada pela Holanda, a Inglaterra conseguiu conter em 1688 foras contra-revolucionrias que, no continente, ameaavam as conquistas de Cromwell.

c) mais que a violncia da dcada de 1640, com suas execues, a tradio liberal inglesa desejou celebrar a nova monarquia parlamentar consolidada em 1688. X

d) as foras radicais do movimento, como Cavadores e Niveladores, que assumiram o controle do governo, foram destitudas em 1688 por Guilherme de Orange.

e) s ento se estabeleceu um pacto entre a aristocracia e a burguesia, anulando-se as aspiraes polticas da gentry.

56. (Unicamp-SP) Voc j deve ter aprendido que a histria pode ser representada pelas vrias etapas do progresso humano. Os momentos cruciais desse desenvolvimento histrico foram denominados revolucionrios. Diante dessa afirmao, leia atentamente o texto abaixo:"A burguesia, conduzida por Oliver Cromwell, inspirada por um deus calvinista e motivada por ambio de conquista, derrotou o movimento nivelador e tudo o mais. Em conseqncia, ele foi odiado por muitos pobres, o que sabia e reconhecia. Em uma de suas marchas pela cidade, comentou com seu acompanhante a respeito da multido: Eles estariam mais barulhentos e tambm mais felizes se voc e eu estivssemos a caminho da forca.O deus de Cromwell era um deus do trabalho e da conquista: da Jamaica, da Esccia, e o que no ser esquecido, da Irlanda." (Peter Linebaugh, Todas as montanhas atlnticas estremeceram, 1985.)

a) Caracterize segundo os seus conhecimentos o processo revolucionrio a que o texto se refere.b) Como voc utilizaria o texto acima para discordar da idia de que as revolues representam sempre um perodo de progresso humano?

a) O texto se refere Revoluo Puritana de Cromwell, que foi o primeiro ensaio revolucionrio burgus em direo ao poder poltico.

b) As revolues podem se direcionar contra certos alvos, mas ao mesmo tempo podem se apegar a certos mitos.

57. (Cesgranrio-RJ) Sobre as caractersticas da colonizao europia na Amrica, so corretas as opes a seguir, com exceo de uma. Assinale-a.

Caractersticas Colonizao inglesa Colonizao francesa Colonizao espanholaa) Organizao da mo-de-obra indgena atravs da encomienda e da mita. b) Utilizao de mo-de-obra escrava nas plantations (Caribe). b) Utilizao de mo-de-obra escrava nas plantations (Caribe). d) Organizao social de base aristocrtica, diferenciando chapetones e criollos. e) Organizao social favorvel miscigenao entre brancos e ndios (as Treze Colnias). X

58. (Ufrs) O maior representante do absolutismo francs, autor da frase "O Estado sou eu", foi

a) Henrique VIII.

b) Felipe II.

c) Carlos V.

d) Lus XIV.

e) Jaime I.

59. (UNIFESP) Do ponto de vista scio-poltico, os Estado tpico, ou dominante, ao longo do Antigo Regime (sculos XVI a XVIII), na Europa continental, pode ser definido como:

a) burgus-desptico.

b) nobilirquico-constitucional.

c) oligrquico-tirnico.

d) aristocrtico-absolutista.

e) patrcio-republicano.

60. Portugal e Espanha foram no sculo XV as naes modernas da Europa portanto pioneiras nos grandes descobrimentos martimos. Identifique as realizaes portuguesas e as espanholas, no que diz respeito a esses descobrimentos.

1. Os espanhis, navegando para o Ocidente, descobriam, em 1492, as terras do Canad.

2. Os portugueses chegaram ao Cabo das Tormentas, na frica, em 1488.

3. Os portugueses completaram o caminho para as ndias, navegando para o Oriente, em 1498.

4. A coroa espanhola foi responsvel pela primeira circunavegao da Terra iniciada em 1519, por Ferno de Magalhes. Sebastio El Cano chegou de volta Espanha em 1522.

5. Os portugueses chegaram s Antilhas em 1492, confundindo o Continente Americano com as ndias.

Esto corretos apenas os itens:

a) 2, 3 e 4;

b) 1, 2 e 3;

c) 3, 4 e 5;

d) 1, 3 e 4;

e) 2, 4 e 5.

61.Desenvolvido pelo Estado Absolutista, o Mercantilismo, reuniu prticas e doutrinas que, em suas diversas prticas entre os sculos XVI e XVIII, caracterizou-se por um (a):

a) liberalismo econmico como forma de manuteno da aliana poltica do Rei com os segmentos burgueses.

b) protecionismo alfandegrio atravs de proibies das exportaes que visava ao equilbrio da balana comercial do Estado.

c) intervencionismo estatal nas atividades comerciais lucrativas que proibiu a concesso de monoplios a grupos privados.

d) expanso do poderio naval como garantia das comunicaes martimas entre as metrpoles e seus imprios coloniais.

e) restrio dos privilgios senhoriais relacionados participao da nobreza no comrcio ultramarino e nas companhias comerciais do Estado, tais como a Companhia das ndias Orientais e das ndias Ocidentais.

1 "Entre os sculos XVI e XVIII, consolida-se na Europa Ocidental uma nova arquitetura da sociedade que se compe dos seguintes aspectos: capitalismo comercial, poltica mercantilista, sistema colonial, sociedade estamental, Estado Absolutista, intolerncia religiosa, racionalizao e laicizao cultural. O Estado Absolutista o trao marcante desse conjunto e seu elemento unificador simbolizando esse perodo que ficou tambm conhecido como Antigo Regime. Nele, o soberano exerce o poder de forma autocrtica, sustentado em condies materiais e numa tradio mstica originria da Idade Mdia. No se trata, pois, meramente de uma poca de transio entre o Estado Feudal e o Estado Burgus que nasceria da Revoluo

Francesa no sculo XVIII. Corresponde as foras sociais e culturais claramente definidas na poca moderna" (ARRUDA, S. S. Histria Moderna e Contempornea. Bauru. EDUSC, 2004, P.81).

A partir do texto, assinale o que for correto.

I - Os conflitos sociais foram condio fundamental do fortalecimento do poder absoluto dos reis. O prprio rei instigou a luta entre os segmentos sociais, aproveitando-a para sobrepor-se a eles.

II - A Holanda, a primeira nao martima e comercial e o grande centro das feiras da Europa, viveu integralmente esse processo de consolidao do Estado Moderno.

III - A chave para o exerccio do poder absoluto dos reis o monoplio da arrecadao de impostos, que cria os meios polticos para a expanso comercial e territorial.

IV - O Estado Moderno pode ser entendido como uma etapa de transio entre o Estado Feudal e o Estado Burgus.

Se relacionam ao texto so:

a) as afirmativas II, III e IV.

b) apenas a afirmativa III.

c) as afirmativas III e IV. X

d) as afirmativas II e III.

e) as afirmativas I, III e IV.

2. Cefet-RJ Na passagem do sculo XV para o XVI, ocorrem importantes modificaes nas concepes econmicas na Europa Ocidental. Essas modificaes esto ligadas:

a) definitiva implantao do capitalismo na economia europia, anulando todos os traos de feudalismo;

b) internacionalizao do comrcio, com a busca cada vez menor de metais preciosos;

c) a uma forma inicial de capitalismo, voltada para o consumo interno, sendo o lucro um fator espordico;

d) ampliao do comrcio internacional, com o uso cada vez maior da moeda e uma busca crescente de lucros; X

e) a uma modificao do feudalismo, ampliado para as novas reas descobertas

3. 35. UFPR - Na transio entre a Idade Mdia e a Idade Moderna: (Coloque V nas questes verdadeiras e F nas falsas)

( F) Na inspirao artstica da Renascena, os motivos religiosos constituram uma exceo. No conjunto das obras do perodo, este foi o caso de Velzquez e Rembrandt.

( V ) A arte renascentista preocupou-se com o homem e, tecnicamente, com o jogo de cores, luzes e sombras, perspectiva e movimento.

( F ) Os princpios do racionalismo e do humanismo tiveram origem na teologia medieval, que defendia a independncia da razo frente ao mundo espiritual.

( V ) O homem do renascimento considerava-se inserido em um tempo novo, que expressava a concepo de mundo de uma sociedade marcada pelo desenvolvimento da economia mercantil.

( F ) O Renascimento artstico optou pelo gradual abandono dos valores e formas da Antigidade Clssica que haviam sido resgatados durante a Idade Mdia.

( V ) As Grandes Navegaes, ao abrirem novos mundos explorao dos europeus, contriburam para o questionamento de valores filosficos e culturais na poca Moderna.

4. 89. UFMG

O sculo XVII decisivo na histria da Inglaterra. a poca em que a Idade Mdia chega ao

fim. HILL, Christopher. O eleito de Deus. So Paulo: Companhia das Letras, 1988. p. 13.

Considerando-se que o marco tradicional do final da Idade Mdia o sculo XV, tal afirmao sobre esse perodo da histria inglesa justifica-se em razo da:

a) derrota da Igreja Catlica, com a ascenso do anglicanismo e sua adoo como religio oficial do Estado;

b) instaurao da repblica liberal e presidencialista, que se consolidou no poder apesar da oposio monrquica;

c) unificao da Inglaterra que, sob um monarca absoluto, superou a fragmentao poltica feudal;

d) vitria da Revoluo Inglesa, que aboliu direitos feudais e submeteu o rei ao poder doParlamento.

5. 71. Unifor-CE As monarquias absolutistas na Europa marcaram o surgimento do Estado Moderno, que se caracterizou pela existncia de

a) sinais visveis de enfraquecimento dos laos de fidelidade dos senhores feudais, afugentando da Corte os elementos mais destacados desse grupo social.

b) um forte movimento de descentralizao e enfraquecimento do Estado, contribuindo para a derrocada do capitalismo.

c) uma burocracia conjunto de instituies e funcionrios administrativos e judicirios a servio do poder poltico e pelo monoplio da fora. X

d) movimentos dos exrcitos nacionais que derrubavam as fronteiras geogrficas definidas.

e) grande desinteresse por parte dos habitantes das diversas regies da Europa em criar uma identidade nacional.

6. 78. UFSE A organizao dos Estados nacionais, na poca Moderna, foi motivada por diversos acontecimentos importantes que faziam parte do contexto histrico europeu, na transio do sistema feudal para uma ordem burguesa. Dentre esses acontecimentos destaca-se:

a) a Reforma Protestante, responsvel pelo surgimento de igrejas crists dissidentes que reduziram a autoridade espiritual dos papas e assentaram um golpe decisivo nas suas pretenses de disputar com os reis o poder temporal. X

b) a Unificao Italiana, responsvel pelo desenvolvimento cultural ligado s artes e letras, forneceu o suporte lingstico para a criao de uma lngua nacional e acabou com a fragmentao associada aos inmeros dialticos.

c) o movimentos das Cruzadas, responsvel pela abertura do comrcio entre o Mediterrneo e o Atlntico que possibilitou o surgimento da burguesia que, se aliando ao rei, forneceu as condies econmicas essenciais centralizao do poder.

d) a Peste Negra, responsvel pela dizimao de grande parte da populao europia que enfraqueceu a autoridade do clero e acelerou o processo de concentrao do poder nas mos do soberano.

e) o Liberalismo, responsvel pelo surgimento da doutrina da soberania do Estado que rompeu definitivamente com a concepo medieval de autoridade ao defender o poder absoluto dos reis.

7. 91. UFRN

Os Cabeas Redondas (round-heads) receberam esse nome pelo corte de cabelo que usavam: curto, de forma arrendodada, desprezando a moda correntes dos cabelos longos entre os membros da corte... A partir das vitrias militares sobre os Cavaleiros, conseguiram a rendio do rei em 1646. Entretanto, Carlos I reorganizou seus soldados e recomeou a guerra, sendo derrotado definitivamente pelos Cabeas Redondas de Cromwell. Preso, Carlos I foi julgado pela Alta Corte de Justia a mando do Parlamento, sendo condenado morte. Em janeiro de 1649 o rei foi decapitado em frente ao palcio de Wbiteball, em Londres. HILL, C. O eleito de Deus: Oliver Cromwell e a Revoluo Inglesa. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 179.

Com relao aos fatos citados no texto acima, correto afirmar que:

a) o Parlamento, ao executar o rei, atacava um princpio central do Estado Absolutista, que era a idia da origem divina do poder real e de sua incontestvel autoridade. X

b) os Cabeas Redondas defendiam no apenas a extino do regime monrquico como tambm a luta armada contra naes que tivessem esse regime.

c) a Revoluo Inglesa questionava a legitimidade do Antigo Regime Monrquico e desencadeou uma srie de revolues, pondo fim ao Estado Moderno na Europa.

d) a Revoluo Inglesa estava afinada com os interesses da nascente burguesia, mantendo alguns privilgios da nobreza, ligada Igreja Anglicana.

8. 81. UEMS A Revoluo Inglesa do sculo XVII foi uma disputa entre o Rei e o Parlamento. Essa revoluo foi tambm chamada de Revoluo Gloriosa e significou:

a) a vitria da Igreja Anglicana

b) a vitria do Parlamento ingls X

c) o fortalecimento do Estado absolutista

d) o enfraquecimento da burguesia

e) o fortalecimento do poder real

9. 76. U. Alfenas-MG O Estado sou Eu. Essa frase de Lus XIV indicava uma particular organizao do Estado Moderno.

So caractersticas suas:

a) dirigir a economia, legislar, nomear ministros e criar tributaes; X

b) manipular a nobreza e a burguesia;

c) concentrar poderes disposio do parlamento;

d) estabelecer a balana comercial favorvel e o metalismo;

e) manter o monoplio e criao de tributos.

10. 87. UFPE Na Idade Moderna, o mercantilismo foi a poltica econmica:

a) adotada pelos Estados Modernos em sua fase de transio para o capitalismo. X

b) que aboliu o metalismo, a balana comercial favorvel e o estmulo ao comrcio exterior.

c) que negou o intervencionismo estatal e o dirigismo econmico.

d) que desenvolveu apenas o comrcio como conseqncia de uma poltica de produo autosuficiente.

e) criada a partir do liberalismo ingls.

1) Durante o sc.XVII grupos puritanos ingleses perseguidos por suas idias polticas (antiabsolutistas) e por suas crenas religiosas (protestantes calvinistas) abandonaram a Inglaterra, fixando-se na costa leste da Amrica do Norte, onde fundaram as primeiras colnias.

A colonizao inglesa nessa regio foi facilitada:

a) pela propagao das idias iluministas, que preconizavam a proteo e respeito aos direitos naturais dos governados.

b) pelo desejo de liberdade dos puritanos em relao opresso metropolitana. X

c) pelo abandono dessa regio por parte da Espanha, que ento atuava no eixo Mxico-Peru.

d) pela possibilidade de explorar grandes propriedades agrrias com produo destinada ao mercado europeu.

e) pela conscincia poltica dos colonos americanos desde logo, treinados nas lutas coloniais.

2) Leis britnicas acirraram as divergncias entre colonos americanos e a coroa inglesa, provocando a luta pela independncia. Dentre os objetivos dessas leis destacam-se:

a) aumentar a receita real, impedir o contrabando e o comrcio inter-colonial e recuperar a Companhia das ndias Orientais.

b) aumentar o consumo de ch e acar na colnia, obrigar o uso de selos nas correspondncias e aumentar as exportaes da colnia. X

c) abolir a escravido nas colnias, separar juridicamente as treze colnias e ajudar a Pensilvnia a anexar terras no Oeste.

d) recuperar a Companhia das ndias Ocidentais, abrir o porto de Boston s naes amigas e aumentar as importaes da colnia.

e) pagar indenizaes Frana, devido derrota inglesa na Guerra dos 7 Anos, revogar os Atos Townsehend e favorecer os produtores locais de acar.

3) No sculo XVIII, nas tenses entre Inglaterra e Frana, ocupou um lugar privilegiado a questo dos domnios coloniais, o que se pode verificar pela Guerra dos Sete Anos (1756 1763), durante a qual:

a) se consolida o poder britnico sobre a Amrica do Norte com a vitria, em Quebec, sobre os franceses e pela ampliao da fronteira oeste com a conquista do Mxico.

b) os dois estados lutam pelo domnio da Amrica do Norte e onde os franceses so derrotados, perdendo parte do Canad, especialmente Quebec, que, entretanto, mantm a cultura e a lngua francesa. X

c) os dois estados disputam suas possesses na Amrica e na ndia, luta que termina com o Tratado de Paris(1763), que concedia Inglaterra a posse da ndia, Canad, Senegal, parte da Louisinia e das Antilhas.

d) a Inglaterra incorpora a Esccia e transforma-se em Gr-Bretanha, consolidando tambm seu domnio sobre a Irlanda, enquanto a Frana entra num processo agudo de crise econmica que acentua a decadncia da sociedade do Antigo Regime.

e) a Frana adquire a regio das Antilhas dos espanhis e amplia seu domnio sobre a sia, assumindo o controle da regio do sudeste asitico.

4) Os conflitos poltico-sociais do sculo XVII foram o meio pelo qual a Inglaterra:

a) transformou o Absolutismo de direito em Absolutismo de fato.

b) promoveu a substituio do Estado liberal - capitalista pelo Estado Absolutista.

c) organizou o Exrcito do Parlamento, conferindo postos de comando segundo o critrio de origem familiar e no pelo merecimento militar.

d) consolidou os interesses da nobreza agrria tradicional rompendo com os ideais da burguesia.

e) diluiu os obstculos para o avano capitalista, marcando o incio da desagregao do Absolutismo Monrquico. X

5) Durante o sculo XVII, ocorreram diversas transformaes polticas e econmicas na Inglaterra, que a consolidaram como uma potncia de projeo mundial nos sculos seguintes. Marque a opo que apresenta corretamente um dos fatores que se encontram na origem dessa posio preponderante.

a) Instituio do Ato de Supremacia, que criou a Comunidade Britnica (Commonwealth), por Henrique VIII.

b) Restaurao do Absolutismo ingls e sua poltica expansionista com a dissoluo do Parlamento controlado pela nobreza conservadora, por Carlos II.

c) Declarao do Ato de Tolerncia, que instituiu o catolicismo como religio oficial, encerrando as guerras religiosas, por Guilherme III.

d) Extino da monarquia parlamentar constitucional com a vitria dos segmentos liberais e burgueses na Revoluo Gloriosa.

e) Promulgao dos Atos de Navegao durante a Repblica Puritana liderada por Oliver Cromwell. X

6) o governo puritano de Cromwell que realiza um ataque frontal aos interesses holandeses no Atlntico.

Tal medida foi denominada:

a) Commonwealth;

b) Ato de Navegao; X

c) Declarao de Direitos;

d) Petio de Direitos;

e) Acordo de Comrcio entre as Naes Amigas.

7) O Despotismo Esclarecido, regime de governo adotado em alguns pases da Europa no sculo XVIII, caracterizava-se por:

a) equilibrar o poder da burguesia financeira com a nobreza feudal.

b) impor o poder parlamentar sobre o poder monrquico.

c) tentar conciliar os princpios do absolutismo com as idias iluministas. X

d) difundir monarquias constitucionais em todos os reinos europeus, segundo os princpios liberais.

e) atribuir ao povo a participao no poder poltico.

8. As disputas entre Frana e Inglaterra mantiveram-se fora do continente europeu. A Guerra dos Sete Anos (1756 - 1763) um desses momentos que teve por origem a(s):

a) intolerncia religiosa praticada pelos colonos ingleses.b) autonomia das Treze Colnias Inglesas no reconhecida pela Frana;c) reas na Amrica do Norte, principalmente a leste do rio Mississipi; X

d) cidadania foi estendida populao negra;

e) a Inglaterra que adotou leis que visaram impedir o desenvolvimento manufatureiro das colnias

9. No perodo de 1756 a 1763, franceses e ingleses enfrentaram-se num conflito denominado Guerra dos Sete Anos. Foi resultado desse conflito a vitria:

a) francesa, que lhe garantiu o total controle das regies do Canad e Vale do Ohio.

b) espanhola, que se aproveitando da fragilidade dos envolvidos, ampliou seu territrio a partir do Mxico.

c) inglesa, que saiu enfraquecida economicamente e tornou mais rgido seu controle sobre as colnias, desencadeando a Revoluo Americana. X

d) das Treze Colnias Inglesas que no tiveram sua independncia reconhecida pela Frana alm de manter sua colnia mexicana.

e) prussiana, que ocupou parte das colnias inglesas na Amrica e provocou a luta pela independncia das Treze Colnias.

1. O sculo XVII marcou a derrocada da supremacia da Igreja e do Imprio e, portanto, da descentralizao do poder, mas tambm assinalou o surgimento da sociedade internacional moderna integrada por Estados iguais, independentes e soberanos. Discorra sobre os eventos que permitiram a formao da sociedade internacional.

R - Parece plausvel pontuar que a Paz de Vestflia teve como marco histrico central o fim da Guerra dos Trinta Anos, em 1648. No entanto, as negociaes de paz entre os Estados envolvidos comearam cinco anos antes, concretizando-se por meio de duas conferncias: uma realizada em Munster, com a participao das potncias protestantes, e outra em Osnabrck, da qual participaram as potncias catlicas.

2. Quando ocorreu a afirmao definitiva do Estado Moderno como ncleo principal das relaes internacionais?

a) Com o Tratado de Versalhes.

b) Ocorreu com a Paz de Westphalia. X

c) Ocorreu aps os acordos Bretton Woods.

d) Com o Tratado de Madrid.

e) Com o Tratado de Methuen.

3. Quando se iniciou o poder soberano e centralizado do Estado tanto na ordem interna quanto na ordem internacional?

R A Paz de Vestflia constitui um momento histrico de grande relevncia porque marca a passagem da sociedade medieval (domnio do poder da Igreja) para a sociedade do Estado Moderno, vinculado noo de soberania e centralizao do poder poltico, to desfragmentado no perodo medievo.

4. (UNICAMP) A respeito do Estado moderno, o pensador poltico ingls, John Locke (1632 1704) escreveu:

"Considero poder poltico o direito de fazer leis para regular e preservar a propriedade."

(Citado por Kazumi MUNAKATA, A legislao trabalhista no Brasil, 1984)

a) Explique a funo do Estado segundo a tese de Locke.

b) Como, a partir dessa tese, se explica a relao do Estado moderno com a acumulao da capital?

R - a) O Estado seria o regulador da sociedade, determinando sua organizao. b) O Estado moderno foi formado a partir da acumulao de capitais privados pela burguesia, o que fortaleceu o poder do rei atravs de uma maior arrecadao de impostos.

5. Os Tratados de Vestflia (1648), que puseram fim Guerra dos 30 anos:

a) consagraram a hegemonia espanhola;

b) consagraram a hegemonia dos Habsburgos da linha austraca;

c) consagraram a preponderncia francesa, com o enfraquecimento geral dos Habsburgos; X

d) estabeleceram um equilbrio de poder na Europa;

e) Estabeleceram a supremacia da Espanha no continente europeu.

6. (FUVEST) No processo de formao dos estados Nacionais da Frana e da Inglaterra, podem ser identificados os seguintes aspectos:

a) Fortalecimento do poder da nobreza e retardamento da formao do estado moderno.

b) Ampliao da dependncia do rei em relao aos senhores feudais e Igreja.

c) Desagregao do feudalismo e centralizao poltica. X

d) Diminuio do poder real e crise do capitalismo comercial.

e) Enfraquecimento da burguesia e equilbrio entre o Estado e a Igreja.

7. (VUNESP) O "Ato de Navegao" de 1651 teve importncia e conseqncias considerveis na histria da Inglaterra porque:

a) favoreceu a Holanda, que obtinha grandes lucros com o comrcio ingls;

b) Oliver Cromwell dissolveu o Parlamento e se tornou ditador;

c) contribuiu para aumentar o poder e favorecer a supremacia martima inglesa no mundo; X

d) considerava o trabalho como verdadeira fonte de riqueza nacional;

e) abolia todas as prticas protecionistas.

8. Durante o sculo XVII, as relaes entre os principais Estados europeus sofreram importantes transformaes. Com relao a essas transformaes, CORRETO afirmar que:

a) Houve o recrudescimento das disputas por reas coloniais entre as principais metrpoles europias, exemplificado pela maior ofensiva de holandeses, franceses e ingleses sobre as possesses espanholas e portuguesas na Amrica. X

b) Assistiu-se diminuio generalizada do comrcio europeu nos entrepostos africanos e asiticos, devida, entre outros fatores, s guerras de religio que ento dilaceravam o Velho Mundo.

c) Aps longa disputa comercial entre Holanda e Inglaterra, estabeleceu-se, finalmente, uma aliana entre esses dois Estados - consolidada nos Atos de Navegao -, para obstruir as pretenses francesas no comrcio atlntico.

d) Deflagrou-se uma crise econmica relacionada ao crescimento ininterrupto do afluxo de ouro e prata das reas coloniais americanas e aos seus efeitos deflacionrios sobre o comrcio europeu.

e) Acentuaram-se, nos pases ibricos, os conflitos entre grupos burgueses, organizados em Companhias de Comrcio, e nobres feudais, pelo monoplio dos principais cargos administrativos nas reas coloniais.

9. Dentre os vrios meios desenvolvidos nos Estados Nacionais Modernos para garantir o poder das monarquias no se pode citar a adoo de

a) leis e justias unificadas.

b) fora militar permanente.

c) sistema tributrio.

d) universalismo religioso da Igreja Catlica. X

e) burocracia administrativa.

10. (UFMG) Todas as alternativas apresentam fatores que explicam a primazia dos portugueses no cenrio dos grandes descobrimentos, exceto:

a) a atuao empreendedora da burguesia lusa no desenvolvimento da indstria nutica.

b) a localizao geogrfica de Portugal, distante do Mediterrneo oriental e sem ligaes comerciais com o restante do continente. X

c) a presena da f e o esprito da cavalaria e das cruzadas que atribuam aos portugueses a misso de cristianizar os povos chamados "infiis".

d) o aparecimento pioneiro da monarquia absolutista em Portugal responsvel pela formao do Estado moderno.

e) a centralizao poltica em torno do rei direcionou a atividade econmica para a navegao martima o que favoreceu seu pioneirismo.

11. - O sculo XVIII europeu foi marcado por profundas transformaes econmicas e polticas. Sobre esse perodo, correto afirmar:

F- Em meados do sculo XVIII, Portugal havia atingido um estgio de desenvolvimento econmico que permitiu seu ingresso na produo industrial, com o conseqente abandono das atividades agrcolas.

F- Na Frana, novas teorias econmicas passaram a defender a valorizao do trabalho, considerado como a verdadeira fonte de riqueza das naes.

F- Portugal e Espanha, grandes produtores de tecidos de l, entraram em concorrncia com o algodo ingls, colocando no mercado tecidos destinados s regies colonizadas pelos pases europeus.

V- A Inglaterra dominou os mercados mundiais, em funo de sua hegemonia naval e das transformaes internas de sua economia em direo ao processo de industrializao.

F- No mbito da poltica, o despotismo esclarecido propunha uma separao entre os princpios filosficos iluministas e o exerccio de uma forma de governo extremamente centralizada.

Potrebbero piacerti anche