Sei sulla pagina 1di 70

DECRETO-LEI N.

216 DE 18 DE JULHO DE 1975

Dispe sobre as promoes dos Oficiais da ativa da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro e d outras providncias. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuies que lhe confere o 1 do art. 3 Lei Complementar n. 20, de 1 de julho de 1974,

DECRETA: CAPTULO I

GENERALIDADES

Art 1 - Este Decreto-Lei estabelece os critrios e as condies que asseguram aos Oficiais da ativa da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro o acesso na hierarquia policial-militar, mediante promoes, de forma seletiva, gradual e sucessiva.

Art. 2 - A promoo um ato administrativo e tem como finalidade bsica o preenchimento seletivo das vagas pertinentes ao grau hierrquico superior, com base nos efetivos fixados em Lei para os diferentes Quadros.

Art. 3 - A forma gradual e sucessiva resultar de um planejamento para a carreira dos Oficiais PM, organizado na Polcia Militar, de acordo com a sua peculiaridade.

Pargrafo nico O planejamento assim realizado dever assegurar um fluxo de carreira regular e equilibrado.

CAPTULO II DOS CRITRIOS DE PROMOO Art. 4 - As promoes so efetuadas pelos critrios de:

a) antigidade; b) merecimento; ou ainda, c) por bravura; e d) post-mortem

Pargrafo nico Em casos extraordinrios poder haver promoo em ressarcimento de preterio.

Art. 5 - Promoo por antigidade aquela que se baseia na precedncia hierrquica de um Oficial PM sobre os demais de igual posto, dentro de um mesmo Quadro.

Art. 6 - Promoo por merecimento aquela que se baseia no conjunto de atributos e qualidades que distingem e realam o valor do Oficial PM entre seus pares, avaliados no decurso da carreira e no desempenho de cargos e comisses exercidos, em particular no posto que ocupa, ao ser cogitado para a promoo.

Art. 7 - A promoo por bravura aquela que resulta de ato ou atos no comuns de coragem e audcia que, ultrapassando os
2

limites normais do cumprimento do dever, representem feitos indispensveis ou teis s operaes policiais-militares pelos

resultados alcanados ou pelo exemplo positivo deles emanado.

Art. 8 - Promoo post-mortem aquela que visa a expressar o reconhecimento do Estado ao Oficial PM falecido no cumprimento do dever ou em conseqncia disto, ou a reconhecer o direito do Oficial PM a quem cabia a promoo, no efetivada por motivo do bito.

Art. 9 - Promoes em ressarcimento de preterio aquela feita aps ser reconhecido, ao Oficial PM preterido, o direito promoo que lhe caberia.

Pargrafo nico A promoo ser efetuada segundo os critrios de antigidade ou de merecimento, recebendo o Oficial PM o nmero que lhe competia na escala hierrquica, como se houvesse sido promovido na poca devida.

Art. 10 - As promoes so efetuadas: a) para as vagas de Oficiais Subalternos e Intermedirios, pelo critrio de antigidade; b) para as vagas de Oficiais Superiores, no posto de Major PM e Tenente-Coronel PM, pelos critrios de

antigidade e proporcionalidade

merecimento, de acordo com a entre elas, estabelecida na

regulamentao do presente Decreto-Lei; e


3

c) para vaga de Coronel PM somente pelo critrio de merecimento.

Pargrafo nico Quando o Oficial PM concorrer promoo por ambos os critrios, o preenchimento da vaga de antigidade poder ser feito pelo critrio de merecimento, sem prejuzo do cmputo das futuras quotas de merecimento, de acordo com a regulamentao deste Decreto-Lei.

CAPTULO III DAS CONDIES BSICAS

Art. 11 - O ingresso na carreira de Oficial PM feito nos postos iniciais, assim considerados na legislao peculiar de cada Quadro, satisfeitas as exigncias legais.

Pargrafo nico A ordem hierrquica de colocao dos Oficiais PM nos postos iniciais resulta da ordem de classificao em curso ou concurso.

Art. 12 - No h promoo de Oficial PM por ocasio de sua transferncia para a reserva remunerada ou reforma.

Art. 13 - Para ser promovido pelos critrios de antigidade ou de merecimento indispensvel que o Oficial PM esteja includo em Quadro de Acesso.

Art. 14 - Para o ingresso em Quadro de Acesso necessrio que o Oficial satisfaa aos seguintes requisitos essenciais estabelecidos para cada posto:

a) Condies de acesso: I interstcio; II aptido fsica; III as peculiares a cada posto dos diferentes Quadros. b) Conceito profissional; e c) Conceito moral.

Pargrafo nico A regulamentao do presente DecretoLei definir e discriminar as condies de acesso e os procedimentos para a avaliao dos conceitos profissional e moral.

Art. 15 - O Oficial PM agregado, quando no desempenho de cargo policial-militar, concorrer promoo por qualquer dos critrios, sem prejuzo do nmero de concorrentes regularmente estipulado.

Art. 16 - O Oficial PM que se julgar prejudicado, em conseqncia de composio de Quadro de Acesso, em seu direito de promoo, ou que tiver sido indicado para integrar a quota compulsria, poder impetrar recurso ao Comandante-Geral da Corporao, como ltima instncia na esfera administrativa.

1 - Para a apresentao do recurso, o Oficial PM ter o prazo de 15 (quinze) dias corridos, a contar do recebimento da
5

comunicao oficial do ato que julga prejudic-lo, ou do conhecimento na Organizao Policial-Militar em que serve, da publicao oficial a respeito.

2 - O recurso referente composio de Quadro de Acesso e promoo dever ser solucionado no prazo mximo de 60 (sessenta) dias, contados a partir da data de seu recebimento.

3 - O recurso referente incluso na quota compulsria dever ser solucionado no prazo de 20 (vinte) dias, contados a partir da data de seu recebimento.

Art. 17 - O Oficial PM ser ressarcido da preterio desde que seja reconhecido o seu direito promoo, quando: a) tiver soluo favorvel a recurso interposto; b) cessar sua situao de desaparecido ou extraviado; c) for absolvido ou impronunciado no processo a que estiver respondendo; d) for justificado em Conselho de Justificao; ou e) tiver sido prejudicado por comprovado erro

administrativo.

CAPTULO IV DO PROCESSAMENTO DAS PROMOES

Art. 18 - O ato de promoo consubstanciado por Decreto do Governador do Estado.


6

1 - O ato de nomeao para o posto inicial de carreira e os atos de promoo quele posto e ao primeiro de Oficial Superior, acarretam expedio de carta patente pelo Governador do Estado. 2 - A promoo aos demais postos apostilada ltima carta expedida.

Art. 19 - Nos diferentes Quadros as vagas a serem consideradas para as promoes sero proveniente de: a) promoo ao posto superior; b) agregao; c) passagem situao de inatividade; d) demisso; e) falecimento; e f) aumento de efetivo. 1 - As vagas so consideradas abertas: a) na data da assinatura do ato que promove, agrega, passa para inatividade ou demite, salvo se no prprio ato for estabelecida outra data; b) na data oficial do bito; e c) como dispuser a Lei; no caso de aumento de efetivo. 2 - Cada vaga aberta em determinado posto acarretar vaga nos postos inferiores, sendo esta seqncia interrompida no posto em que houver seu preenchimento por excedente, ressalvado o caso de vaga aberta em decorrncia da aplicao da quota compulsria. 3 - Sero tambm consideradas as vagas que resultarem das transferncias ex officio para a reserva remunerada, j previstas, at a data de promoo, inclusive, as decorrentes de quota compulsria.
7

4 - No preenche vaga o Oficial PM

que, estando

agregado, venha a ser promovido e continue na mesma situao. 5 - O Tenente-Coronel PM, do QOPM/QI, promovido por ato de bravura, permanecer em seu Quadro, sem ocupar vaga. 6 - O Tenente-Coronel PM na situao prevista no pargrafo anterior gozar dos direitos de sua antigidade e ocupar o mesmo lugar na escala hierrquica, substituindo-se a numerao ordinria no Almanaque pela designao "no numerado". 7 - A situao estabelecida no 5 permanecer inalterada at a poca da promoo a novo posto, ocasio em que ocuparo vaga no posto de Coronel PM. 8 - Observado o dispositivo no 5 deste artigo "no numerados" no sero computados nos limites dos efetivos fixados pela Lei de efetivos da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro."

Art. 20 - As promoes sero efetuadas, anualmente, por antigidade ou merecimento nos dias 21 de abril, 21 de agosto e 25 de dezembro para as vagas abertas e publicadas oficialmente, at os dias 1 de abril, 1 de agosto e 5 dezembro, respectivamente, bem como para as decorrentes de promoes.

Pargrafo nico A antigidade no posto contada a partir da data do ato de promoo, ressalvados os casos de desconto de tempo no computvel de acordo com o Estatuto dos PoliciaisMilitares e de promoo post-mortem, por bravura e em ressarcimento de preterio, quando poder ser estabelecida outra data.

Art. 21 - A promoo por antigidade, em qualquer Quadro, feita na seqncia do respectivo Quadro de Acesso por antigidade.

Art. 22 - A promoo por merecimento feita com base no Quadro de Acesso por merecimento, de acordo com a regulamentao deste Decreto-Lei.

Art. 23 - A Comisso de Promoo de Oficiais PM (CPOPM) o rgo de processamento das promoes.

Pargrafo nico Os trabalhos desse rgo, que envolvam avaliao de mrito de Oficial PM e a respectiva documentao tero classificao sigilosa.

Art. 24 - A Comisso de Promoes de Oficiais PM (CPOPM) tem carter permanente, constituda por membros natos e membros efetivos e presidida pelo Comandante-Geral da

Corporao. 1 - So membros natos o Chefe do Estado-Maior e o Diretor Geral de Pessoal. 2 - Membros efetivos sero em nmero de 4 (quatro) Oficiais Superiores nomeados pelo Comandante-Geral. 3 - Os membros efetivos sero nomeados pelo prazo de um ano, podendo ser reconduzidos por igual perodo. 4 - A regulamentao deste Decreto-Lei definir as atribuies e o funcionamento da Comisso de Promoes de Oficiais PM (CPOPM).
9

Art. 25 - A promoo por Ato de Bravura ser efetivada pelo Governador do Estado, independentemente de quaisquer outras condies, ser comprovada: I em caso de guerra externa ou interna, empregada a Polcia Militar como fora auxiliar, reserva do Exrcito, em misses do interesse de Segurana Nacional; II Na Manuteno da Ordem Pblica.

1 - O Ato de Bravura, considerado altamente meritrio, ser apurado em investigao sumria, procedida por uma comisso especial presidida pelo Chefe do Estado-Maior e integrada por mais dois Coronis PM, designados pelo Comandante-Geral. (Lei n. 442/81), 2 - Na promoo por bravura no se aplicam as

exigncias para a promoo por outro critrio, estabelecidas neste Decreto-Lei. 3 - Ser proporcionado ao Oficial promovido, quando for o caso, a oportunidade de satisfazer as condies de acesso ao posto a que foi promovido, de acordo com a regulamentao deste DecretoLei. Art. 26 - A promoo post-mortem efetivada quando o Oficial PM falecer em uma das seguintes situaes: a) em ao de manuteno da ordem pblica; b) em conseqncia de ferimento recebido na manuteno da ordem pblica, ou doena, molstia ou enfermidade contradas nesta situao, ou que nelas tenham a sua causa eficiente; e
10

c) em acidente em servio, definido pelo Governador do Estado, ou em conseqncia de doena, molstia ou enfermidade que nele tenham sua causa eficiente.

1 - O Oficial ser tambm promovido se, ao falecer, satisfazia as condies de acesso e integrava a faixa dos que concorrem promoo pelos critrios de antigidade ou merecimento. 2 - A promoo que resultar de qualquer das situaes estabelecidas nas letras a, b e c independer daquela prevista no 1. 3 - Os casos de morte por ferimento, doena, molstia ou enfermidade referidos neste artigo, sero comprovados por atestado de origem, inqurito sanitrio de origem, sendo os termos do acidente, baixa ao hospital, papeletas de tratamento nas enfermarias e hospitais e os registros de baixa, utilizados como meios subsidirios para esclarecer a situao. 4 - No caso de falecimento do Oficial, a promoo por bravura exclui a promoo post-mortem que resultaria das conseqncias do ato de bravura.

CAPTULO V DOS QUADROS DE ACESSO

Art. 27 - Quadros de Acesso so relaes de Oficiais PM dos Quadros, organizados por postos, para as promoes por antigidade Quadro de Acesso por Antigidade (QAA) e por merecimento
11

Quadros

de

Acesso

por

Merecimento

(QAM)

previstas,

respectivamente, nos artigos 5 e 6.

1 - O Quadro de Acesso por Antigidade a relao dos Oficiais PM habilitados ao acesso, colocados em ordem decrescente de antigidade. 2 - O Quadro de Acesso por Merecimento a relao dos Oficiais PM habilitados ao acesso e resultante da apreciao do mrito e das qualidades exigidas para a promoo, que devem considerar, alm de outros requisitos: a) a eficincia revelada no desempenho de cargos e comisses, e no a natureza intrnseca destes e nem o tempo de exerccio dos mesmos; b) a potencialidade para o desempenho de cargos mais elevados; c) a capacidade de liderana, iniciativa e presteza de decises; d) os resultados dos cursos regulamentares realizados; e e) o realce do Oficial PM entre seus pares.

3 - Os Quadros de Acesso por Antigidade e Merecimento so organizados, para cada data de promoo, na forma estabelecida na regulamentao do presente Decreto-Lei.

Art 28 Apenas os Oficiais PM que satisfaam condio de Acesso e estejam compreendidos nos limites quantitativos de antigidade fixados na regulamentao deste Decreto-Lei, sero relacionados pela Comisso de Promoo de Oficiais PM (CPOPM),
12

para estudo destinado incluso nos Quadros de Acesso por Antigidade e por Merecimento. 1 - Os limites quantitativos de antigidade referidos neste artigo destinam-se a estabelecer, por postos, nos Quadros, as faixas dos Oficiais PM que concorrem constituio dos Quadros de Acesso por Antigidade e por Merecimento. 2 - Embora no concorrente constituio do Quadro de Acesso, O Tenenete-Coronel PM que contar com 28 (vinte e oito) anos ou mais de efetivo ser apreciado, obrigatoriamente, pela CPOPM, levando-se em considerao os mesmos critrios para apreciao dos Oficiais que concorrem a constituio do Quadro de Acesso para a promoo ao posto de Coronel PM.(Lei 794/84)

Art 29 O Oficial PM no poder constar de qualquer Quadro de Acesso, quando: a) deixar de satisfazer s condies exigidas na letra a do Art 14; b) for considerado no habilitado para o acesso, em carter provisrio, a juzo da Comisso de Promoes de Oficiais PM, por presumivelmente ser incapaz de atender a qualquer dos requisitos estabelecidos nas letras b e c do Art 14; c) for preso preventivamente, ou em flagrante delito, enquanto a priso no for revogada ou relaxada; d) for denunciado em processo crime, enquanto a sentena final no houver transitado em julgado; (Revogado - Lei 2.109/93)
13

e) estiver submetido a Conselho de Justificao instaurado ex-officio; f) for preso, preventivamente, em virtude de Inqurito Policial Militar instaurado; g) for condenado, enquanto durar o cumprimento da pena, inclusive no caso de suspenso condicional da pena, no se computado o tempo acrescido pena original para fins de sua suspenso condicional; h) for licenciado para tratar de interesse particular; i) for condenado pena de suspenso do exerccio do posto, cargo ou funo, prevista no Cdigo Penal Militar, durante o prazo dessa suspenso; j) for considerado desaparecido; l) for considerado extraviado; m) for considerado desertor; n) estiver em dvida para com a Fazenda Estadual, por alcance; e o) tiver conduta cvel e/ou militar irregular. 1 - O Oficial que incidir na letra b deste artigo, ser submetido a Conselho de Justificao ex-officio; 2 - Recebido o relatrio do Conselho de Justificao, instaurado na forma do pargrafo na forma do pargrafo 1 , o Secretrio de Estado de Polcia Militar, em sua deciso, quando for o caso, considerar o Oficial no habilitado para o acesso em carter definitivo, na forma do Estatuto dos Policiais-Militares. 3 - Ser excludo de qualquer Quadro de Acesso o Oficial PM que incidir em uma das circunstncias previstas neste artigo ou ainda:
14

a) for includo indevidamente; b) for promovido; c) tiver falecido; ou d) passar inatividade. 4 - O disposto nas alneas d e h no se aplicar nos casos de delito de trnsito.

Art. 30 - Ser excludo do Quadro de Acesso por Merecimento j organizado, ou dele no poder constar, o Oficial PM que agregar ou estiver agregado: a) por motivo de gozo de licena para tratamento de sade de pessoa da famlia por prazo superior a 6 (seis) meses contnuos; b) em virtude de encontrar-se no exerccio de cargo pblico civil temporrio, no eletivo, inclusive da Administrao Indireta; c) por ter passado disposio de rgos dos Governos Federal, Estadual, Municipal, de Territrio ou Distrito Federal, para exercer funo de natureza civil.

Pargrafo nico Para poder ser includo ou reincludo no Quadro de Acesso por Merecimento, o Oficial PM abrangido pelo disposto neste artigo deve reverter Corporao e ao respectivo Quadro, pelo menos 30 (trinta) dias antes da data da promoo.

Art. 31 - O Oficial PM que, no posto, deixar de figurar por trs vezes consecutivas ou no em Quadro de Acesso por Merecimento, se em cada um deles participou Oficial mais moderno,
15

considerado inabilitado

para a promoo ao posto imediato pelo

critrio de Merecimento, exceo dos Capites PM que no possuam o Curso de Aperfeioamento de Oficiais (CAO).

Pargrafo nico Ser, ainda, considerado inabilitado definitivamente para o acesso ao posto de Coronel PM ,o TenenteCoronel PM que for considerado, por 02 (duas) vezes consecutivas, ou no, inabilitado para o acesso, na ocasio em que for apreciado pela CPOPM, ou que, por 02 (duas) vezes consecutivas ou no, deixar de ser escolhido para promoo de Coronel PM, caso seja promovido Oficial PM mais moderno, desde que, em ambas as hipteses, conte com 28 (vinte e oito) ou mais anos de servio. (Lei 1900/91)

Art. 32 - Considera-se o Oficial no habilitado para o acesso em carter definitivo quando incidir nos casos do 2 do artigo 29, e Pargrafo nico do artigo anterior.

Art. 33 - O Oficial PM promovido indevidamente passar a situao de excedente.

Pargrafo nico - Esse Oficial PM contar antigidade e receber o nmero que competir na escala hierrquica, quando a vaga a ser preenchida corresponder ao critrio pelo qual deveria ter sido promovido, desde que satisfaa aos requisitos para a promoo.

DAS DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS


16

Art. 34 Aos Aspirante-a-Oficial PM e aos integrantes do Quadro de Oficiais Auxiliares (QOA) e do Quadro de Oficiais Especialistas (QOE), aplicam-se os dispositivos deste Decreto-Lei, no que lhes for pertinente.

Art. 35 O Poder Executivo regulamentar o presente Decreto-Lei, no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da data de sua publicao.

Art. 36 Este Decreto-Lei entrar em vigor na data da publicao de sua regulamentao, revogadas as disposies em contrrio.

Rio de Janeiro, 18 de Julho de 1975. FLORIANO FARIA LIMA Oswaldo Igncio Domingues

17

DECRETO 532, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1975

Regulamenta o Decreto-Lei n. 216, de 18 de julho de 1975, que dispe sobre as promoes dos Oficiais de ativa da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de atribuies legais, e de acordo com o artigo 35 do Decreto-Lei n. 216, de 18 julho de 1975.

DECRETA:

CAPTULO I DAS DISPOSIES GERAIS

18

Art. 1 - Este decreto estabelece normas e processos para aplicao do Decreto-Lei n. 216, de 18 de julho de 1975, e dispe sobre as promoes dos Oficiais da Ativa da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Art. 2 - Os alunos-oficiais PM que, por concluso do curso de Escola de Formao de Oficiais, forem declarados Aspirantes-aOficial PM no mesmo dia, classificados por ordem de merecimento intelectual, constituem uma turma de formao de Oficiais PM. 1 - O Oficial PM ou Aspirante-a-Oficial PM que, na turma de formao respectiva, for o ltimo classificado, assinala o fim da turma. 2 - O Oficial PM que ultrapassar hierarquicamente um de outra turma passar a pertencer a turma do ultrapassado. 3 - O deslocamento do ltimo elemento de uma turma de formao, por melhoria ou perda de sua posio hierrquica, de corrente de causas legais, acarretar, para o elemento que o anteceda imediatamente na turma, a ocupao do fim da turma. 4 - O deslocamento que sofrer o Oficial PM na escala hierrquica, em conseqncia de tempo de servio perdido, ser consignado no Almanaque dos Oficiais da Polcia Militar e registrado nas suas folhas de alteraes, passando o Oficial PM a fazer parte da turma que lhe couber pelo deslocamento havido.

Art. 3 - A fim de assegurar o equilbrio de acesso tomar-se por base o efetivo total de Oficiais, por posto, dentro de cada quadro, fixado em Lei.
19

Art. 4 - Os limites quantitativos de antigidade, a que se refere o art 28 do Decreto-Lei n. 216 de 18 julho de 1975 so os seguintes: a) Para estabelecer as faixas, por ordem de antigidade, dos Capites PM e Majores PM que concorrem

constituio dos Quadros de Acesso por Antigidade e Merecimento: I (metade) do efetivo previsto de Capites PM do Quadro de Oficiais PM, exceo dos Capites QOPM do Quadro III (SUPLEMENTAR-Q-III); (Dec.

11.461/88) II 1/3 (um tero) do efetivo previsto de Capites PM do Quadro III (SUPLEMENTAR-Q-III); (Dec. 11.461/88) III (metade) do efetivo previsto de Majores PM do Quadro de Oficiais PM ; (Dec. 17.780, de 28.8.92) IV - (metade) do efetivo previsto de Capites PM Mdicos e Majores dos Quadros de Oficiais de Sade; V O efetivo previsto de Capites PM dos Quadros de Oficiais de Sade exceo dos Capites PM Mdicos.

b) Para estabelecer as faixas, por ordem de antigidade, dos Tenentes-Coronis PM que concorrem constituio dos Quadros de Acesso por Merecimento: I 1/3 (um tero) do efetivo previsto dos Tenentes-Coronis PM do Quadro de Oficiais PM: II (metade) do efetivo previsto dos Tenentes-Coronis PM do Quadro de Oficiais PM Mdicos.
20

1 - Os limites quantitativos referidos nas letras a e b deste artigo sero fixados:

1 Em 26 de dezembro para as promoes de 21 de Abril;

2 Em 22 de Abril para as promoes de 21 de Agosto; 3 Em 22 Agosto para as promoes de 25 de dezembro.

2 - Periodicamente, a Comisso de promoes de Oficiais PM (CPOPM) fixar limites para remessa da documentao dos Oficiais PM a serem apreciados para posterior ingresso nos Quadros de Acesso. 3 - Sempre que, das divises previstas nas letras a e b deste artigo, resultar um quociente fracionrio, ser ele tomado por inteiro e para mais. 4 - Sero, tambm considerados includos nos limites quantitativos de antigidade para fins de incluso em Quadro de Acesso por Antigidade, os Primeiros e Segundos Tenentes PM que satisfizerem as condies de interstcio estabelecidas neste

Regulamento, at a data da promoo. 5 - Quando, da fixao dos limites quantitativos de antigidade para estabelecer, por postos, nos Quadros, as faixas de Oficiais PM que concorrem constituio dos Quadros de Acesso por Antigidade e por Merecimento, houver Oficiais que no satisfaam s condies de acesso, os limites estabelecidos nas alneas a e b deste artigo, sero completados pelos Oficiais que se encontrem em condies de acesso, obedecida a ordem de antigidade.
21

Art. 5 - Na apurao de nmero total de vagas a serem preenchidas nos diferentes postos dos Quadros, sero observados: I O disposto nos art 19 e 20 do Decreto-Lei n. 216, de 18 julho de 1975; II O disposto no art 78 e no 1 do art 80 do Estatuto dos Policiais Militares (Decreto-Lei n. 215, de 18 julho de 1975); III O cmputo das vagas que resultarem das transferncias ex officio para a reserva remunerada, prevista at a data de promoo, inclusive as decorrentes de quotas compulsrias; e IV A decorrncia da reverso ex- officio de Oficial PM agregado na data de promoo, por incompatibilidade hierrquica de novo posto com o cargo que vinha exercendo.

CAPTULO II DOS QUADROS DE ACESSO SEO I DOS REQUISITOS ESSENCIAIS

Art. 6 - Interstcio, para fins de ingresso em Quadros de Acesso, o tempo mnimo de permanncia em cada posto, nas seguintes condies: - Aspirante-a-Oficial PM - 6 (seis) meses; - Segundo Tenente PM 24 (vinte e quatro) meses; - Primeiro Tenente PM 36 (trinta e seis) meses; - Capito PM 48 (quarenta e oito) meses; - Major PM 36 (trinta e seis) meses; e - Tenente-Coronel PM 36 (trinta e seis) meses.
22

Art. 7 - Aptido fsica a capacidade fsica indispensvel ao Oficial para o exerccio das funes que lhe competirem no novo posto.

1 - A aptido fsica ser verificada previamente em inspeo de sade. 2 - A incapacidade fsica temporria, verificada em

inspeo de sade, no impede o ingresso em Quadro de Acesso e a promoo do Oficial PM ao posto imediato.

Art. 8 - As condies de acesso a que se refere o inciso III, da letra a do art 14 do Decreto-Lei n. 216, de 18 de julho de 1975, so: I cursos; II servio arregimentado; e III exerccio de funes especficas. Pargrafo nico Quando uma funo permitir que sejam atendidos mais de um dos requisitos previstos nos incisos II e III deste artigo, ser considerado aquele que o Oficial PM ainda no satisfaa.

Art. 9 - Cursos, para fins de ingresso em Quadro de Acesso, so os que habilitam o Oficial PM ao acesso aos diferentes postos da carreira, nas seguintes condies:

I Curso de Formao de Oficiais para acesso aos postos de 2 Tenente PM, 1 Tenente PM e Capito PM;
23

II Curso de Aperfeioamento de Oficiais PM (feito na Corporao ou em outra Polcia Militar) para acesso aos postos de Major PM e Tenente-Coronel PM do QOPM e Oficiais Mdicos e ao posto de Major PM para Oficiais Dentistas, Farmacuticos e Veterinrios; III Curso Superior de Polcia Militar para promoo ltimo posto de cada Quadro.

1 considerados:

Para os efeitos previstos neste regulamento, so

a) Curso de Formao de Oficiais (CFO) O curso regular para o QOPM e o Estgio Probatrio de Adaptao de Oficiais (EPAO) para o Quadro de Sade, realizados na Escola de Formao de Oficiais da Corporao; b) Curso de Aperfeioamento de Oficiais (CAO) e Curso Superior de Polcia Militar (CSPM) os realizados na Corporao ou em outra Polcia Militar para o QOPM e para o Quadro de Sade, conforme estabelecido pelo Regulamento da Escola Superior de Polcia Militar (ESPM) e respectiva instrues e Normas baixadas pelo Comandante Geral da Corporao. 2 - Ficam respeitados os direitos assegurados pelo pargrafo nico do Art. 11 do Decreto Federal n. 88.777, de 30 de setembro de 1983 (R-200). (Dec. 17.712/92).

Art. 10 Servio arregimentado o tempo passado pelo Oficial PM no exerccio de funes considerados arregimentadas e
24

constituir requisito para ingresso em Quadro de Acesso, nas seguintes condies: I Do Quadro de Oficiais PM: - 2 Tenente PM 24 (vinte e quatro) meses, incluindo o tempo arregimentado como

Aspirante-a-Oficial PM; - 1 Tenente PM 24 (vinte e quatro) meses; - Capito PM 24 (vinte e quatro) meses; - Major PM 12 (doze) meses; e - Tenente-Coronel PM 12 (doze) meses.

II Do Quadro de Oficiais de Sade: - 1 Tenente PM - 12 (doze) meses; e - Capito PM 12 (doze) meses. Art. 11 Ser computado como servio arregimentado, para fins de ingresso em Quadro de Acesso, o tempo passado: I Em qualquer Organizao Policial Militar exceto em: 1 Estabelecimentos Policiais Militares de Ensino, pelos Oficiais-Alunos; 2 Estado-Maior, Diretorias Gerais, Gabinete do Comando Geral e Ajudncia Geral, pelos Capites PM Mdicos, Farmacuticos, Dentistas e Veterinrios. II Em funes tcnicas de suas especialidades, pelos Primeiros-Tenentes Farmacuticos em PM Mdicos, Dentistas e e

Hospitais,

Laboratrios

Policlnicas Policiais-Militares, e pelos PrimeirosTenentes PM Veterinrios, em Unidades MdicoVeterinrios.


25

III Na Secretaria de Estado da Polcia Militar. IV No Gabinete Militar da Governadoria e da ViceGovernadoria do Estado. V Nas Sees de Operaes de Informaes e de ContraInformaes do Centro de Informaes do Exrcito, dos Exrcitos, das Regies Militares e dos Comandos Militares da rea. VI Nos Servios de Segurana de Presidncia da Repblica e Vice-Presidncia da Repblica. (Dec. 17.364/92).

Art. 12 As condies de interstcio e de servio arregimentado estabelecidas neste Regulamento podero ser reduzidas at a metade, por ato de Governador do Estado, mediante proposta do Comandante-Geral da Corporao, ouvido o Estado Maior do Exrcito, tendo em vista a renovao dos Quadros.

Art. 13 O exerccio de funes especficas que permitam ao Oficial PM a aplicao e a consolidao de conhecimentos adquiridos, necessrio ao desempenho dos cargos do comando, chefia ou direo, ser exigido nas seguintes condies: a) Tenente-Coronel PM do QOPM, com o Curso Superior de Polcia Militar: exerccio de funo arregimentada como Major PM ou Tenente-Coronel PM, por 24 (vinte e quatro) meses, consecutivos, ou no, sendo pelo menos 12 (doze) meses, no comando ou subcomando de unidade operacional ou estabelecimento policial-militar de
26

ensino ou nas chefias das sees de Estado-Maior Geral da Corporao ou das Sees de Operaes dos Comandos de Policiamento da Capital do Interior. (Dec. 12.682/89) b) Tenente-Coronel PM Mdico: exerccio de funes privativas de Major PM ou Tenente-Coronel PM durante 24 (vinte e quatro)

meses, consecutivos ou no. Art. 14 O incio e o trmino da contagem dos tempos referidos neste regulamento so definidos pelo Estatuto dos Policiais Militares e pelos regulamento e normas referentes movimentao. 1 - O tempo passado por Oficial PM no desempenho de cargo policial-militar de posto superior ao seu ser computado como se fosse em exerccio de cargo policial-militar do seu posto. 2 - O exerccio interino de comando, chefia ou direo de organizao policial-militar, por tempo igual ao superior a 6 (seis) meses consecutivos, ser computado como comando, chefia ou direo efetiva.

Art. 15 - Os conceitos profissional e moral do Oficial PM sero apreciados pelos rgos de processamento das promoes, atravs do exame da documentao de promoo informaes recebidas. e demais

Art. 16 Constitui requisito para ingresso em Quadro de Acesso por Merecimento ser Oficial PM considerado com mrito suficiente no julgamento da Comisso de Promoo de Oficiais PM (CPOPM).
27

Art. 17 Aos rgos responsveis por movimentao, caber providenciar, em tempo oportuno, que os Oficiais PM cumpram os requisitos de arregimentao e o previsto no art 14, deste

regulamento, exigidos como condies de ingresso em Quadros de Acesso. 1 - As providncias de movimentao devero ser

realizadas, pelos menos, at o momento em que o Oficial PM atinja a faixa: a) Tenente-Coronel PM, terceiro quarto da respectiva escala hierrquica; b) Major PM, segundo tero da respectiva escala hierrquica; e c) Demais postos, primeira metade da escala hierrquica por posto. 2 - O Oficial PM que, por ter sido transferido mediante requerimento, gozado licena a pedido, ou desempenhado funo de natureza civil ou cargo pblico civil temporrio no eletivo, no satisfazer aos requisitos exigidos ser responsvel nico pela sua no incluso em Quadro de Acesso. 3 - O Comandante-Geral, excepcionalmente, poder considerar, com a aprovao do Excelentssimo Senhor Governador do Estado, mediante exposio fundamentada, como satisfazendo os requisitos de arregimentao e funes especficas, para fins de ingresso em Quadros de Acesso, o Oficial PM que, por imperiosa necessidade de servio, ainda no os tenha satisfeito. (Dec. 8.894/86)

SEO II
28

DA SELEO E DA DOCUMENTAO BSICA

Art. 18 A seleo para incluso nos Quadros de Acesso e demais avaliaes processar-se-o atravs dos rgos e autoridades competentes para emitir julgamento sobre o Oficial PM. 1 - Os rgos e autoridades referidos no caput so: a) b) c) a Comisso de Promoes de Oficiais; a Comisso de Conceituao de Oficiais; o Chefe do Gabinete Militar da Governadoria do Estado; d) e) f) o Chefe do GCG e Ajudante Geral; o Chefe do Estado Maior; os Comandantes, Chefes e Diretores de OPM.

2 - A recusa, retardo ou infidelidade em qualquer informao, por parte dos rgos e autoridades referidas no pargrafo anterior ou do Oficial ao qual se dirija o Presidente da Comisso de Promoo de Oficiais, sero considerados falta de cumprimento do dever. 3 - O funcionamento da Comisso de Conceituao de Oficiais (CCO) ser disciplinado por Ato do Secretrio de Estado da Polcia Militar. (Dec. 17.713/92)

Art. 19 As autoridades que tiverem conhecimento de ato ou de atos graves que possam influir, contrria e decisivamente na incluso ou permanncia de Oficial PM em quaisquer dos Quadros de Acesso, devero, por via hierrquica, lev-los ao conhecimento do
29

Comandante-Geral, que determinar a abertura de sindicncia inqurito para apurao dos fatos.

ou

Art. 20 Os documentos bsicos para a Seleo dos Oficiais PM a serem apreciados para ingresso nos Quadros de Acesso, so os seguintes: I Atas de Inspeo de Sade; II Folhas de Alteraes; III Cpias de alteraes e de punies, publicadas em boletins reservados;

IV Fichas de Informaes (FI); V Fichas de Apuraes de Tempo de servio (ATS); e VI - Ficha de Promoo (FP)

1 - Os documentos a que se referem os incisos I, II, III, e IV deste artigo sero remetidos diretamente Diretoria Geral de Pessoal nas datas previstas do Anexo I (Calendrio). 2 - Os documentos a que se refere o inciso V e VI deste artigo sero elaborados pela Diretoria Geral de Pessoal e pela CPOPM, respectivamente.

Art. 21 Todo Oficial PM includo nos Limites fixados pela CPOPM ser inspecionado de sade, anualmente. 1 - Se o Oficial PM for julgado apto, a ata correspondente ser vlida por um ano, caso nesse perodo no seja julgado inapto.

30

2 - Caso o Oficial PM, por outro motivo, seja submetido a nova inspeo de sade, uma cpia da respectiva ata ser remetida Diretoria Geral de Pessoal. 3 - O Oficial PM designado para curso ou estgio no exterior, de durao superior a 30 dias, ser submetido a inspeo de sade, para fins de promoo, antes da partida. 4 - No caso do pargrafo anterior, o Oficial PM que permanecer no estrangeiro decorrido em ano aps a data da realizao da inspeo de sade dever providenciar nova inspeo de sade, por mdico, de preferncia brasileiro e da confiana da autoridade diplomtica do Brasil na localidade, bem como a remessa do resultado Diretoria Geral de Pessoal.

Art. 22 A Ficha de Informaes a que se refere o inciso IV do Art 20 destina-se a sistematizar as apreciaes sobre o valor moral e profissional do Oficial PM, por parte das autoridades referidas no pargrafo 1 do Art 18, segundo normas e valores numricos estabelecidos pelo Comandante-Geral de Corporao. 1 - A Ficha de Informao ter carter confidencial e ser feita em uma nica via. 2 - O Oficial PM conceituado ter conhecimento da Ficha de Informaes que a ele se referir. (Dec. 16.752/91) 3 - As Fichas de Informaes sero normalmente preenchidas uma vez por semestre, com observaes at 30 de junho e 31 de dezembro e sero remetidas Diretoria Geral de Pessoal, de forma a darem entrada naquele rgo dentro de 40 (quarenta) dias aps terminado o semestre.
31

4 - Fora das pocas referidas no pargrafo anterior, sero preenchidas as Fichas relativas a Oficiais PM desligados de qualquer organizao policial-militar antes do trmino do semestre, sendo,

neste caso, preenchidas e remetidas imediatamente Diretoria Geral de Pessoal. Art. 23 A mdia aritmtica dos valores numricos finais das Fichas de Informaes do Oficial PM, relativas ao mesmo posto, constituir o Grau de Conceito no posto.

Art. 24 A Ficha de Promoo, a que se refere o inciso VI do Art. 20, destina-se contagem dos pontos relativos ao Oficial PM.

SEO III DA ORGANIZAO

Art. 25 Os Quadros de Acesso por Antigidade (QAA) e Merecimento (QAM) sero organizados separadamente por Quadros e submetidos aprovao do Comandante-Geral da Corporao nas seguintes datas: I At 21 de fevereiro, de 21 de junho e 25 de outubro os de Antigidade e Merecimento; e II Extraordinariamente, qualquer um deles, quando aquela autoridade determinar. 1 - Os Quadros de Acesso aprovados sero publicados no Boletim Reservado da Corporao, dentro do prazo de 10 (dez) dias. 2 - Os Quadros de Acesso por Antigidade sero organizados mediante o relacionamento, em ordem decrescente de antigidade, dos Oficiais PM habilitados ao acesso e includos nos
32

limites quantitativos referidos nos incisos I, II, III e IV da letra a do Artigo 4 . 3 - Os Quadros de Acesso por Merecimento sero organizados mediante julgamento pela CPOPM, do mrito, qualidade e requisito peculiares exigidos dos Oficiais PM para a promoo. 4 - Ser excludo de qualquer Quadro de Acesso o Oficial PM que, de acordo com o disposto no Estatuto dos Policiais Militares, deva ser transferido ex offcio para reserva remunerada ou que tenha requerido passagem para a inatividade. (Dec. 13.118/89) 5 - Para a elaborao de Quadros de Acesso

Extraordinrios o Comandante Geral da Corporao, por proposta da CPOPM fixar a data de referncia para o estabelecimento dos novos limites, de acordo com as fraes estabelecidas nos incisos das letras a e b do Art. 4 . 6 - Para promoo ao posto de Coronel PM sero organizados, apenas Quadros de Acesso por Merecimento.

Art. 26 O julgamento do Oficial PM pela CPOPM, para incluso em Quadros de Acesso, ou avaliao de Tenente-Coronel PM com 28 (vinte e oito) anos ou mais de efetivo servio, ser feito tendo em vista: I As apreciaes constantes das Fichas de Informaes; II A eficincia revelada no desempenho de cargos e comisses, particularmente a atuao no posto considerado, em comando, chefia ou direo; III A potencialidade para desempenho de cargos mais elevados;
33

IV A capacidade de liderana, iniciativa a presteza de deciso; V Os resultados obtidos em curso regulamentares freqentados; VI O realce entre seus pares; VII As punies sofridas; VIII- O cumprimento de penas restritivas de liberdade, ou de suspenso do exerccio do posto, cargo ou funo; IX O afastamento das funes para tratar de interesses particulares; e X Outros fatores, positivos e negativos, a critrio da CPOPM. 1 - A contagem de tempo de efetivo servio prevista para avaliao do Tenente-Coronel PM que no concorre constituio de Quadro de Acesso, referir-se- s datas previstas no Art. 31 deste Decreto. 2 - A avaliao do Tenente-Coronel PM de que trata este artigo verificar-se- nas mesmas datas previstas para a organizao dos QAA e QAM, constantes do inciso I do Art 25 deste Decreto. (Dec. 7.755/84) 3 - A inabilitao do Tenente-Coronel PM com 28 (vinte e oito) anos ou mais de efetivo servio, para o Acesso ao posto de Coronel PM, de conformidade com o pargrafo nico do Art. 31 do Decreto-Lei n. 216, de 18.07.75, dever ser justificada e inserta em Ata. (Dec. 7.755/84) 4 - O julgamento final do Oficial PM considerado no habilitado para acesso, em carter provisrio, de conformidade com alnea b do Art. 29 do Decreto-Lei n. 216, de 18.07.75 deve ser
34

justificado, inserto em Ata e submetido ao Comandante Geral da Corporao. (Dec. 7.755/84) Art. 27 Alm dos fatores referidos no sero apreciados para ingresso artigo anterior,

em Quadro de Acesso por

Merecimento, conceitos, menes, tempo de servio, ferimentos em ao, trabalhos julgados teis e aprovados pelo rgo competente, medalhas e condecoraes nacionais, referncias elogiosas, aes destacadas, e outras atividades consideradas meritrias.

Art. 28 Os fatores citados no Art 27 e aqueles que constituam demrito como punies, condenaes, falta de

aproveitamento em cursos, como Oficial PM, sero computados em pontos para as promoes aos postos de Major PM, Tenente-Coronel PM e Coronel PM, na forma regulada pelo Comandante Geral da Corporao.

Art. 29 As atividades profissionais sero apreciadas, para cmputo de pontos, a partir da data de declarao de Aspirante-aOficial PM, ou na ausncia deste ato, da nomeao do Oficial PM.

Art. 30 Os Oficiais PM includos nos Quadros de Acesso tero revistas, quadrimestralmente, sua contagem de pontos.

Art. 31 As contagens de pontos referir-se-o:

I a 30 de julho do ano anterior, para organizao dos Quadros de Acesso por Merecimento e Antigidade relativos s promoes de 21 de abril;
35

II a 31 de dezembro do ano anterior, para organizao dos Quadros de Acesso por Merecimento e Antigidade relativos s promoes de 21 agosto; e III a 30 de junho, para organizao dos Quadros de Acesso por Merecimento e Antigidade relativos s promoes de 25 de dezembro. (Dec. 19.547/93)

Art. 32 Ao resultado do julgamento da CPOPM, para ingresso em Quadro de Acesso por Merecimento, sero atribudos valores numricos variveis de 0 (zero) a 6 (seis).

Art. 33 A soma algbrica do Grau de Conceito no posto, dos pontos referidos no Art. 28, e de valor numrico obtido como resultado do julgamento da CPOPM, ser registrada na Ficha de Promoes e dar o total de pontos segundo o qual o Oficial PM ser classificado no Quadro de Acesso por Merecimento.

Art. 34 Ser excludo do Quadro de Acesso por Merecimento j organizado, ou dele no poder constar, o Oficial PM que: I Tiver sido condenado por crime doloso cuja sentena haja passado em julgado; II Houver sido punido, no posto atual, por transgresso considerada como atentatria dignidade e ao pundonor policialmilitar, tal como embriagus, falta verdade, falta de probidade, dar
36

parte de doente ao ser designado para emisses policiais-militares, deslealdade, outras, assim julgadas pela CPOPM; e III For considerado com mrito insuficiente, no julgamento da CPOPM de que trata o Art. 32 deste Regulamento, ao receber igual ao inferior a 2 (dois).

Art. 35 Poder ser excludo do Quadro de Acesso, por proposta de um dos rgos de processamento das promoes ao Comandante Geral da Corporao, o Oficial PM acusado com base no que dispe o Art. 19, deste Regulamento.

Pargrafo nico o Oficial PM nas condies deste artigo ser, no prazo de 60 dias, aps a devida apurao, reincludo em Quadro de Acesso ou submetido a Conselho de Justificao, instaurado ex-officio,

Art. 36 Nos Quadro de Acesso por Antigidade e Merecimento, os Oficiais PM sero colocados na seguinte ordem: I pelo critrio de antigidade, por turma de formao ou nomeao; e II pelo critrio de merecimento, na ordem rigorosa de pontos.

Art. 37 Quando houver reverso de Oficial PM , na forma prevista no pargrafo nico do Art. 30 do Decreto-Lei n. 216, de 18 de julho de 1975, a CPOPM organizar, se for o caso, um complemento ao Quadro de Acesso por Merecimento, e o submeter aprovao do Comandante-Geral da Corporao.
37

CAPTULO III DAS PROMOES SEO I DISPOSIES PRELIMINARES

Art. 38 A processamento das promoes obedecer, normalmente, seguinte seqncia: I fixao de limites para a remessa da documentao dos Oficiais PM a serem apreciados para posterior ingresso nos Quadro de Acesso; II fixao dos limites quantitativos de antigidade para ingresso dos Oficiais PM nos Quadros de Acesso por Antigidade e Merecimento; III inspeo de sade dos Oficiais PM includos nos limites acima; IV organizao dos Quadros de Acesso; V remessa dos Quadros de Acesso ao Comandante Geral da Corporao; VI publicao dos Quadros de Acesso; VII apurao das vagas a preencher; VIII remessa ao Comandante-Geral da Corporao das propostas para as promoes; e IX promoes.

Pargrafo nico o processamento das

promoes

obedecer ao calendrio constante do Anexo I, em que, tambm, se especificam atribuies e responsabilidades.


38

Art. 39 Para cada data de promoes, a CPOPM organizar uma proposta para as promoes por antigidade e merecimento, contendo os nomes dos Oficiais PM a serem considerados.

Art. 40 As promoes por Antigidade e Merecimento sero efetuadas nas seguintes propores em relao ao nmero de vagas: I para os postos de 2 Tenente PM, 1 Tenente PM e Capito PM a totalidade por antigidade; II - para o posto de Major PM uma por antigidade e uma por merecimento; III para o posto de Tenente-Coronel PM uma por antigidade e duas por merecimento; (Dec. n. 18.601/93) e IV para o posto de Coronel PM todas por merecimento.

1 - Nos Quadros, a distribuio das vagas pelos critrios de promoo resultar da aplicao das promoes estabelecidas neste artigo sobre totais de vagas existentes nos postos a que se referem. 2 - O preenchimento de vaga de antigidade pelo critrio de merecimento, no altera, para a data de promoo seguinte, a proporcionalidade entre os critrios de antigidade e merecimento estabelecida neste artigo. 3 - A distribuio das vagas pelos critrios de antigidade e merecimento, em decorrncia da aplicao das propores, em seqncia s promoes realizadas na data anterior. ( 4 Lei 12.452/88-Bol 6.12.88).
39

Art. 41 As vagas apuradas separadamente nos diferentes Quadros para cada posto cabero aos Oficiais PM do posto imediatamente inferior: I as de antigidade, aos mais antigos nos respectivos Quadros, respeitadas as disposies deste Regulamento; II as de merecimento, nos respectivos Quadros, obedecido o disposto no art 48 deste Regulamento.

1 - Para efeito deste artigo, as turmas de formao constitudas de Oficiais PM que concluram os respectivos cursos de formao em segunda poca sero considerados como complemento final da turma de formao anterior. 2 - A distribuio das vagas a que se refere este artigo farse-, separadamente, pelos critrios de antigidade e merecimento, na conformidade do artigo anterior. (Dec. 4.137/81) 3 - Quando a vaga de antigidade no QOPM de um dos Quadros referidos no art 1 da Lei n. 544, de 05.05.82, couber a Oficial PM mais moderno que o outro daqueles quadros, ser preenchidas pelo critrio de merecimento, por aquele Oficial PM, desde que satisfaa as exigncias do art. 49. (Dec. 6.433/82) 4 - Para efeito de aplicao deste artigo, a quota compulsria prevista no Estatuto dos Policiais Militares incidir, separadamente, sobre os respectivos Quadros. (Dec. 4.137/81)

Art. 42 As promoes em ressarcimento de preterio, includas as decorrentes do disposto no Art. 35, sero realizadas sem
40

alterar as distribuies de vagas pelo critrios de promoo, e entre os Quadros em promoes j ocorridas.

SEO II DO ACESSO AOS POSTO INICIAIS

Art. 43 Considera-se posto inicial de ingresso na carreira de Oficial PM, para fins deste Regulamento: I no Quadro de Oficiais-Militares o segundo Tenente PM; II no Quadro de Oficiais de Sade o primeiro Tenente PM; e III no Quadro de Capeles PM o de Primeiro Tenente PM.

Pargrafo nico O Acesso ao Posto inicial, no QOPM, se faz pela promoo do Aspirante-a-Oficial PM e nos QOS e QOCapl, por nomeao.

Art. 44 Para promoo ao posto inicial ser necessrio que o Aspirante-a-Oficial PM satisfaa aos seguintes requisitos: I interstcio II aptido fsica; III curso de formao; IV comprovada vocao para a carreira verificada em estgio prvio em Unidade Operacional ou em Unidade de Apoio de Ensino; (Dec. 7.819/84) V- conceito moral;
41

VI no estar submetido a Conselho de Disciplina; VII no possuir antecedentes criminais que o tornem incompatvel com oficialato; (Dec. 13.118/89) VIII obter conceito favorvel da CPOPM.

1 - Os requisitos referidos nos incisos IV e V deste artigo sero apreciados pela CPOPM com base nas informaes prestadas, em carter obrigatrio pelo Comandante da Unidade, 5 (cinco) meses aps a data da declarao da Aspirante-a-Oficial PM. 2 - O Comandante da Unidade emitir um conceito sinttico, relativo aptido moral, vocao para a carreira e conduta civil e militar do Aspirante-a-Oficial PM, com base em observaes pessoais e informaes prestadas pelo Comandante imediato. 3 - A Ata de Inspeo de sade e as informaes referidas no pargrafo anterior sero remetidas pelo meio mais rpido, diretamente Diretoria Geral de Pessoal.

Art. 45 Para nomeao ao posto inicial dos Quadros que incluam Mdicos, Dentistas, Farmacuticos, Veterinrios e Capeles PM, ser necessrio que o candidato seja aprovado em concurso de provas e ttulos. 1 - O candidato aprovado no concurso a que se refere este artigo ser nomeado Primeiro Tenente PM Estagirio, de acordo com o nmero de vagas existentes e segundo a ordem de classificao no concurso. 2 - O perodo de Estgio probatrio, previsto no pargrafo precedente, ter a durao de 6 (seis) meses.
42

3 - Somente ser efetivado, no primeiro posto de que trata o Art. 43, o estagirio que concluir o perodo de estgio com aproveitamento e satisfazer aos requisitos previstos nos incisos II, IV, V, VII e VIII do Art 44. 4 - Compete ao Comandante do Estagirio, aps 5 (cinco) meses da nomeao, prestar, em carter obrigatrio, as informaes necessrias apreciao dos requisitos indispensveis efetivao no posto inicial. 5 - Os Oficiais Estagirios que no satisfizerem as condies para a efetivao no primeiro posto sero demitidos por ato do Governador do Estado, mediante proposta do Comandante Geral da Corporao.

SEO III DA PROMOO POR ANTIGIDADE

Art. 46 A promoo pelo critrio de antigidade nos Quadros competir ao Oficial PM que, includo em Quadro de Acesso, for o mais antigo da escala numrica em que se achar. Art. 47 O Oficial PM que, na poca de encerramento das alteraes, no satisfizer aos requisitos para fins de ingresso em Quadros de Acesso, mas que possa vir a satisfaz-los at a data da promoo, ser condicionalmente includo nos respectivos QAA e QAM.

SEO IV DA PROMOO POR MERECIMENTO


43

Art. 48 A promoo por merecimento ser feita com base no Quadro de Acesso por merecimento, obedecido o seguinte critrio: I As vagas promoo ao posto de Coronel PM sero preenchidas por livre escolha entre os Tenentes-Coronis PM integrantes do Quadro de Acesso por Merecimento. II Para os demais casos, para a primeira vaga ser selecionado um entre dois Oficiais que ocupem as duas primeiras classificaes; para a segunda vaga, ser selecionado um Oficial entre a sobra dos concorrentes primeira vaga e mais os dois que ocupem as duas classificaes que vm imediatamente a seguir; e para a terceira vaga, ser selecionado um Oficial entre a sobra dos concorrentes que vm imediatamente a seguir e assim por diante. (Dec. 4.137/94)

Pargrafo nico Nenhuma reduo poder ocorrer no nmero de promoes por merecimento, por efeito de o respectivo Quadro de Acesso possuir quantidade de Oficiais PM inferior ao dobro de vagas previstas para serem preenchidas pelo critrio de merecimento.

Art. 49 Poder ser promovido por merecimento em vaga de antigidade o Oficial PM que esteja includo simultaneamente nos Quadros de Acesso por Merecimento e Antigidade, desde que tenha direito promoo por antigidade e seja integrante da proposta de promoes por merecimento ou que o nmero de ordem de sua classificao no QAM seja igual ou menos que o nmero total de vagas a serem preenchidas na mesma data por Oficial PM do seu posto, no respectivo Quadro.
44

Art. 50 O Governador do Estado, nos casos de promoo por merecimento, apreciar livremente o mrito dos Oficiais contemplados na proposta encaminhada pelo Comandante Geral e decidir-se- por qualquer dos nomes, observando o que dispe este Regulamento.

SEO V DAS PROMOES POR BRAVURA E POST-MORTEM

Art. 51 O Oficial PM promovido por bravura e que no atender aos requisitos para o novo posto dever satisfaz-lo, como condio para permanecer na ativa, na forma que for estabelecida em regulamentao peculiar. 1 - Os documentos que tenham servido de base para promoo por bravura sero remetidos Diretoria Geral de Pessoal.

Art. 52 - Ser promovido post-mortem, de acordo com o 1 do art 26 do Decreto-Lei n. 216, de 18 Jul 75, o Oficial PM que, ao falecer, satisfazia as condies de acesso e integrava a faixa dos Oficiais PM que concorreriam promoo pelos critrios de antigidade ou de merecimento, consideradas as vagas existentes na data do falecimento.

Pargrafo nico Para efeito de aplicao deste artigo, ser considerado quando for o caso, o ltimo Quadro de Acesso por Merecimento ou por Antigidade em que o Oficial PM falecido tenha sido includo.
45

CAPTULO IV DOS RECURSOS

Art. 53 - O recurso referente composio de Quadro de Acesso ou direito de promoo ser dirigido ao Comandante-Geral da Corporao e encaminhado, para fins de estudo e parecer, diretamente ao Presidente da CPOPM, a quem o Comandante, Chefe ou Diretor do Oficial PM recorrente dar cincia imediata daquele encaminhamento.

Pargrafo

nico

Nas

informaes

prestadas

pelo

Comandante, Chefe ou Diretor, no requerimento do recorrente, dever constar a data do Boletim interno que tenha publicado o recebimento do documento oficial que transcreveu o ato que o interessado julgar prejudic-lo.

Art. 54 O recurso referente a incluso na quota compulsria ser dirigido ao Comandante-Geral encaminhado

diretamente ao Presidente da Comisso de Promoes de Oficiais PM, a quem o Oficial indicado para integrar a quota dar cincia imediata do recurso.

CAPTULO V DA COMISSO DE PROMOES DE OFICIAIS PM

Art. 55 A Comisso de Promoes de Oficiais PM constituda dos seguintes membros: I Natos;


46

O Chefe do Estado-Maior da Polcia-Militar; e O Diretor Geral de Pessoal II Efetivos: 4 (quatro) Coronis PM. 1 - Quando se trata de promoes no Quadro de Oficiais de Sade, far parte da CPOPM o Diretor Geral de Sade. 2 - Presidir a Comisso de Promoes de Oficiais da Polcia Militar o Comandante-Geral da Corporao e, no seu impedimento, o Chefe do Estado Maior.

Art. 56 Comisso de Promoes de Oficiais PM compete, precipuamente:

I organizar e submeter aprovao do Comandante Geral da Corporao, nos prazos estabelecidos neste Regulamento, os Quadros de Acesso e as propostas para as promoes por antigidade e merecimento; II propor a agregao de Oficiais PM que devam ser transferidos ex-officio para a reserva, segundo o disposto no Estatuto dos Policiais-Militares; III informar ao Comandante-Geral da Corporao acerca dos Oficiais PM agregados que devam reverter na data da promoo, para que possam ser promovidos; IV submeter ao Comandante-Geral na segunda quinzena do ms de dezembro de cada ano, estudo e proposta para a fixao de nmero de vagas para promoo, tendo em vista o estabelecimento de quotas compulsrias, de acordo com o disposto no Estatuto dos Policiais Militares;
47

V organizar, at 31 (trinta e um) de janeiro de cada ano, a lista dos Oficiais PM destinados a integrarem a quota compulsria, submetendo-a ao Comandante-Geral; VI cientificar, imediatamente, os Oficiais PM indicados para integrarem a quota compulsria; VII emitir pareceres sobre recursos referentes composio de Quadros de Acesso, direto de promoes e incluso em compulsria; VIII organizar a relao dos Oficiais PM impedidos de ingressar nos Quadros de Acesso por Antigidade; IX organizar e submeter considerao do Comandante Geral da Corporao os processos referentes aos Oficiais PM julgados no habilitados para o acesso em carter provisrio; X propor ao Comandante-Geral da Corporao a excluso dos Oficiais PM impedidos de permanecer em Quadro de Acesso, em face da legislao em vigor; XI fixar os limites quantitativos de antigidade

estabelecidos neste Regulamento; XII propor ao Comandante-Geral da Corporao, para elaborao de Quadros de Acesso extraordinrios, datas de elaborao de Quadros de Acesso extraordinrios, datas de referncia para o estabelecimento de novos limites, de acordo com as fraes estabelecidas nas letras a e b do art 4 deste Regulamento; XIII fixar limites para remessa de documentos; XIV propor ao Comandante-Geral da Corporao, quando julgar conveniente, o impedimento temporrio para a promoo do Oficial PM indiciado em Inqurito Policial Militar;
48

XV Avaliar o Tenente-Coronel PM, que conte 28 (vinte e oito) anos ou mais de efetivo servio mesmo que o Oficial PM no tenha ingressado no Quadro de Acesso, declarando, quando for o caso, a inabilitao para o acesso ao posto de Coronel PM, e (Dec. 7.755/84)

Art. 57 Ressalvado o disposto no art. 36, a CPOPM decidir por maioria de votos, tendo o seu Presidente, apenas, o voto de qualidade.

Art. 58 Somente por imperiosa necessidade poder-se- justificar a ausncia de qualquer membro aos trabalhos da CPOPM.

Art. 59 Constituir-se- atribuio da Diretoria Geral de Pessoal assessorar os trabalhos da CPOPM, cabendo-lhe, tambm o preparo e organizao de toda a documentao necessria.

Art. 60 A CPOPM reger-se- por Regimento Interno, que detalhar os pormenores de seu funcionamento.

CAPTULO VI DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS

Art. 61 A apurao dos tempos a que se refere os artigos 10, 13 e 28 compete Diretoria Geral de Pessoal.

Art. 62 Aplicam-se aos Aspirantes-a-Oficial PM e aos Oficiais PM do Quadro de Oficiais Auxiliares, do Quadro de Oficiais
49

Especialistas e do Quadro de Oficiais Capeles, os dispositivos deste Regulamento, no que lhes for pertinente.

Art. 63 - Os Tenentes-Coronis PM oriundos dos Quadros da ex-PMERJ, no possuidores do Curso Superior de Polcia, tero um prazo de carncia de 2 (dois) anos para satisfazerem o disposto no art 9 e seu inciso III. 1 - O Tenente-Coronel PM incurso neste artigo, durante o prazo de carncia, satisfeitas as demais condies, poder entrar em Quadro de Acesso e se habilitar ao acesso a Coronel PM. 2 - O prazo de carncia de que trata este artigo ter incio a 01 de janeiro de 1976.

Art. 64 Os Oficiais PM do Quadro de Oficiais de Sade, para os quais ainda no exista curso de aperfeioamento, ficaro dispensados desse requisito para ingresso em Quadro de Acesso.

Art. 65 As promoes por merecimento e antigidade, em 25 de dezembro de 1975 e em 21 de abril de 1976, sero realizadas com base nos Quadros legislao anterior. de Acesso organizados de acordo com a

Pargrafo nico Aps as promoes realizadas conforme estabelece este artigo, os Oficiais PM remanescentes dos Quadros de Acesso que ficarem situados fora dos limites previstos nas letras a e b do art 4 ficaro impedidos de promoo at que venham a ser abrangidos pelo referidos limites.
50

Art. 66 A Ficha de Informaes organizada na forma deste Regulamento ser utilizada a partir de 21 de abril de 1976, para organizao dos Quadros de Acesso por merecimento e antigidade.

Art. 67 O grau de conceito no posto de que trata o art 23 somente comeara a ser computado para a organizao dos Quadros de Acesso relativos s promoes de 21 de agosto de 1976. Art. 68 Aos Oficiais PM abrangidos pela faixa prevista no 1 do art. 17 e que no cumpriram o requisito constante do inciso II do art 8, deste Regulamento, ser concedido um prazo de carncia de dois anos, a contar da data de vigncia do mesmo, para satisfaz-lo.

Pargrafo nico O Oficial PM, incurso neste artigo, durante o prazo de carncia, poder entrar em Quadro de Acesso e se habilitar promoo, desde que satisfeitas as demais condies.

Art. 69 Este Decreto entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

Rio de Janeiro, em 23 de dezembro de 1975

FLORIANO FARIA LIMA

51

ATOS DO PODER EXECUTIVO DECRETO N 16.752, DE 19 DE AGOSTO DE 1991

ALTERA dispositivo dos Decretos n 532 de 23.12.75 (Que regulamenta o Decreto-Lei n 216, de 18.05.75, que dispe sobre as promoes de Oficiais da Ativa da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro) e n 7.766, de 28.11.84 (Que regulamenta as promoes de Praas da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro) e d outras providncias.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuies legais, e tendo em vista o que consta do processo de n E-25/000226/50091,

DECRETA:

Art. 1 - O 2, do artigo 22, do Decreto n 532, de 23.12.75, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 22 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .............................................. 2 - O Oficial PM conceituado ter conhecimento da Ficha de Informao que a ele se referir.

Art. 2 - O artigo 55, do Decreto n 7.766, de 28.11.84, passa a figurar com a seguinte redao:
52

Art. 55 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 - Os atributos em apreciao recebero os seguintes valores numricos:

1 - Excelente . . . . . . . . . . 80 2 - Muito Bom . . . . . . . . . 60 3 Bom . . . . . . . . . . . . . . 40 4 Regular . . . . . . . . . . . 20 5 Insuficiente . . . . . . . . 00

2 - O Graduado conceituado ter conhecimento da Ficha de Informao que a ele se referir.

Art. 3 - Este decreto entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

Rio de Janeiro, 19 de agosto de 1991 LEONEL BRIZOLA

53

CONTAGEM DE PONTOS PARA PROMOO DE OFICIAIS PORTARIA N 0028/PMERJ DE 12 DE AGOSTO DE 1980

Regula a contagem de pontos para promoo Oficiais e d outras providncias. O COMANDANTE-GERAL DA POLCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuies legais, e de acordo com o que dispem os art. 22 e 28 de Decreto n 532, de 23 de dezembro de 1975.

RESOLVE:

Art. 1 - Na elaborao da Ficha de Informaes ser obedecido o seguinte: I A apreciao das qualidades do Oficial PM ser feita dentro da seguinte conceituao: 1 O carter constitudo pela reunio de qualidades atinentes personalidade do Oficial PM, apreciadas pelo conceito em que tido no meio policial-militar e na sociedade civil. Na apreciao do carter devero ser considerados, entre outros, os seguintes aspectos: lealdade e amor verdade; noo de

responsabilidade; comportamento em face das situaes e energia e perseverana. 2 A inteligncia estimada pela faculdade de aprender, rpida e claramente, as situaes; capacidade de raciocnio e deciso e facilidade de expresso oral ou escrita. 3 O esprito e a conduta policial-militar so apreciados consoantes as manifestaes habituais da atividade do Oficial no
54

cumprimento do dever, esprito de disciplina, correo de atitudes e de uniformes, esprito de camaradagem e relaes humanas. 4 A cultura profissional e geral avaliada pela soma dos conhecimentos profissionais e gerais especializados ou no, adquiridos pelo Oficial PM. 5 A conduta civil avaliada pelo procedimento em pblico, educao e procedimento privado; moralidade nos

compromissos assumidos; esprito de cavalheirismo e urbanidade; correo de atitudes; observncia exata das convenes sociais e respeito leis e autoridades civis. 6 A capacidade como Comandante, Chefe ou Diretor revelada, nos vrios estgios e escales do Comando, pela ascendncia do Oficial PM sobre os subordinados, apoiada sobre tudo, no exemplo e na confiana mtua e conquistada pela demonstrao de qualidade de Chefe, tais como: capacidade de liderana, capacidade de julgamento e capacidade de planejamento. 7 A capacidade como administrador revelada pela probidade na gesto dos dinheiros pblicos e particulares; zelo no trato e conservao dos bens da Polcia Militar, capacidade de organizao e eficincia administrativa aferida e comprovada nas inspees e nos encargos correntes, empreendimento e melhorias introduzidas na vida administrativa da Unidade ou Repartio e obras e estudos realizados em benefcio dos interesses da Fazenda Estadual. 8 A capacidade como instrutor apreciada pelo resultados apresentados na instruo da tropa e no ensino em geral; facilidade de expresso; maior ou menor grau de preciso; desembarao e clareza com que transmite assuntos tcnicoprofissionais a instruendos e subordinados, facilidade, perfeio e
55

desembarao em projetar e executar trabalhos e em dirigir atividades de sua especialidade. 9 A capacidade fsica, relativa ao posto, avaliada pelo estado orgnico e de robustez do Oficial comprovada em exame mdico, atividade, disposio para o trabalho, presteza e boa vontade nos trabalhos policial-militares correntes; resistncia fadiga e s intempries, evidenciada em trabalhos prolongados sob as mais variadas condies climatricas e, finalmente, pelas partes do doente e dispensa do servio por doenas. Art 2 - As apreciaes da Ficha de Informaes sero calcadas na Ficha Base de Informaes, que ter carter Confidencial. Pargrafo nico - A Ficha Base de Informaes, feita em uma nica via dever acompanhar a Ficha de Informaes. Art 3 - Para emitir o conceito Final na Ficha de Informaes, o Comandante, Chefe ou Diretor levar em conta os seguintes valores. I Excelente (E) quando ao cmputo dos conceitos sintticos parciais o nmero de conceitos de categoria Excelente for igual metade mais um e os demais forem, no mnimo, na categoria Muito Bom. (alterado portaria 0150/93) II Muito Bom (MB) quando a metade mais um do nmero de conceitos sintticos parciais emitidos for de categoria Muito Bom, ou de graduao superior e o resgate for no mnimo, da categoria Bom. III Bom (B) quando a metade mais um do nmero de conceitos sintticos parciais emitidos for de categoria
56

BOM, ou de graduao superior e o restante for no mnimo, de categoria Regular. IV Regular (R) quando a metade mais um do nmero de conceitos sintticos parciais emitidos for de categoria Regular, ou de graduao superior e o restante for no mnimo, de categoria Insuficiente. V Insuficiente (I) quando a metade ou mais um do nmero de conceitos sintticos parciais emitidos for de categoria Insuficiente. VI Quando a soma de conceitos sintticos for mpar, deve ser considerado como metade mais um o quociente inteiro da diviso daquela soma por 2 (dois) mais (1) um. VII Na apreciao dos conceitos parciais sintticos devero ser registradas pelo menos 15 (quinze)

observaes, dentre as indicadas pela Ficha Base de Informaes.

Art 4 - Ao conceito final atribuir-se- um valor numrico, segundo critrio: - Conceito excelente (E) . . . . . . . . . . . . 6 - Conceito muito bom (MB) . . . . . . . . . 5 - Conceito bom (B) . . . . . . . . . . . . . . . . .4 - Conceito regular (R) . . . . . . . . . . . . . . 3 - Conceito insuficiente (I) . . . . . . . . . . . 1

Pargrafo nico Nenhuma autoridade poder eximir-se da elaborao da Ficha de Informaes do Oficial PM sob suas ordens. Quando no tenha apreciao firmada por ser achar o Oficial PM h menos do 90 (noventa) dias sob suas ordens, o juzo dever
57

ser formulado com base, exclusivamente, nas alteraes do Oficial, circunstncias que ser consignada naquele documento.

Art 5 - As autoridades referidas no art. 18, 1 POR, emitiro os seus julgamentos nas seguintes circunstncias: I para os Tenentes-Coronis PM todas as autoridades mencionadas nas alneas b a g com o posto de Coronel PM, respectivamente em relao aos Tenentes-Coronis PM sob suas ordens diretas. II para os Oficiais PM, at o posto de Major: 1 servindo no Gabinete Militar da Governadoria do Estado constante na alnea b. 2 servindo fora da Corporao o Chefe da Diretoria Geral Pessoal. 3 servindo nos rgos de Direo Setorial de Apoio as constantes das alneas e e q, para os respectivos rgos. 4 servindo nos rgos de Execuo a constante da alnea q. 5 servindo no EM a constante da alnea c. 6 servindo no CECOPOM a constante da alnea q. 7 servindo nos rgos de Assessoria Especial as constantes da alnea d, para os respectivos rgos.

Art 6 - Para a apurao de tempo de servio, de que trata o Art 61 do Regulamento de Promoes de Oficiais PM, sero observadas as seguintes normas:
58

I O tempo de efetivo servio em funo policialmilitar ser contado da data de Aspirante-a-Oficial PM ou da nomeao para o Quadro de Oficiais de Sade, at a data do encerramento considerado, abatendo-se os tempos constantes no 5 do Art 93 da Constituio Federal. II No tempo de arregimento, ser levado em conta os descontos previstos no Estatuto dos Policiais Militares e o Regulamento de Movimentao, conforme o Art 14 do RPO (Contagem de Tempo). III Todo o tempo passado em Estabelecimento Policial Militar de Ensino, como integrante do seu QO, ser contado como arregimentado, exceto para os alunos (inciso II do Art 11 do RPO). IV Sero lanados na Ficha de Apurao de Tempo de Servio (ATS), os seguintes tempos: 1 Total: - Efetivo servio em funo policialmilitar - Arregimentado - Em funo tcnica - Em funo especfica (Art 13 do RPO)

2 No Posto: - Arregimentada - Em funo tcnica - Em funo especfica - Em funo de instrutor - Permanncia no posto
59

V O tempo passado pelos mdicos, dentistas, farmacuticas e veterinrios, ser contado como em funes tcnicas, observando-se os incisos III e IV do Art 11, bem como as demais situaes em que no exera funes de suas especialidades, ou sirva nas condies dos incisos I e II do Art 11 do RPO quando poder ser contado como arregimentado em funo tcnica, conforme o caso (ver quadro de cmputo).

VI O Oficial que no possuir arregimentao ao ingressar em QA, poder ser considerado como satisfazendo tal requisito pelo Comandante-Geral (Art 17, 3, do RPO), lanandose na ficha as devidas observaes, se for o caso.

Art 7 - Para o preenchimento das fichas de promoo, sero consideradas as seguintes normas:

I TEMPO COMPUTADO

1 Em funo policial-militar computada entre a data de declarao de Aspirante-a-Oficial PM e a data de encerramento das alteraes 0, 10 por semestre ou frao igual ou superior a 90 (noventa) dias. 2 De perman6encia no posto 0,20 por semestre ou frao igual ou superior a 90 (noventa) dias. 3 Como instrutor, no posto, 0,25 por semestre ou frao igual ou superior a 90 (noventa) dias, at o limite de 1,5 pontos.
60

4 Em funo, no posto, nos rgos a seguir discriminados, computando-se apenas o ltimo semestre ou frao, igual ou superior a 90 (noventa) dias relativo ao encerramento das alteraes correspondente a cada data de promoo: a) Secretaria de Estado da Polcia Militar (SEPM), Estado-Maior (EM), Comando de Policiamento de rea (CPA) e Diretoria Geral de Ensino (DGE) ou rgos de Apoio de Ensino: 0,50 pontos; b) Gabinete Militar da Governadoria do Estado (GMGE), Gabinete do Comando Geral (GCG), Centro de Comunicaes e de Operaes da Polcia Militar

(CECOPOM), Ajudncia Geral (AjG), rgos de Direo Setorial ou rgos de Apoio: 0,40 pontos; e c) Organizaes Policiais Militares (OPM) Operacionais, na seguinte forma: - Comando: 0,50 pontos; - Sub-Comando: 0,40 pontos; - Sees do Estado-Maior e Comando de Companhia: 0,30 pontos. II Ferimento em ao decorrente de manuteno da ordem pblico e assim julgado pelo CPOPM, desde que no tenha acarretado a concesso de medalha: 0,15 pontos. III Trabalhos julgados teis pela CPOPM, desde que tenham sido aprovados ou adotados na Corporao, pelo menos uma vez, com conseqente
61

publicao,

de

aproveitamento ou adoo em Boletim da Polcia Militar. No sero considerados os trabalhos feitos em conseqncia de determinao, ordem, estgios escolares ou de exerccios de funes prprias. Devendo, outrossim, ser individuais e mostrar a espontaneidade do autor. Ser somente computado um trabalho por categoria, de acordo com a classificao atribuda pela CPOPM: 1 categoria A, sobre assuntos

profissionais; 0,50 pontos; 2 categoria B, sobre assuntos de

cultura geral ou cientifica: 0,10 ponto.

IV CURSOS

Os resultados finais dos cursos sero referidos em menes Muito Bem (MB) e Bem (B). A estes conceitos sero atribudos os pontos abaixo: 1 Curso Superior de Polcia Militar: Muito Bem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1,75 Bem . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1,50 2 Curso de Aperfeioamento de Oficiais: Muito Bem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1,25 Bem . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1,00 3 Curso de Formao de Oficiais: Muito Bem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,75 Bem . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,50 4 Curso
62

de

Especializao

Profissional,

computando-se, apenas, um curso:

a) com durao mnima de 6 (seis) meses: Muito Bem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,20 Bem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,10 b) com durao inferior a 6 (seis) meses e superior a 3 (trs) meses: Muito Bem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,10 Bem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,05 c) com durao inferior a 3 (trs) meses e superior a 1 (um) ms: Muito Bem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,05 Bem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,03 V MEDALHAS

1 Do Mrito Policial-Militar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,50 2 de Bravura . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,20 3 de Tempo de Servio 10 anos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,05 20 anos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,10 30 anos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,05 4 de Distino 1 Classe . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,15 2 Classe . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,10 5 de Estudo Medalha Prmio Major PM Portugal (CSP) . . . . . . 0,40 Medalha Prmio Major PM (CAO) . . . . . . . . . . . . . 0,30 Medalha Duque de Caxias (CFO) . . . . . . . . . . . . . . 0,20

63

VI ELOGIOS

1 ao destacada de coragem do Oficial PM no cumprimento do dever, descrita, inequivocamente, em elogio individual e assim julgada pela CPOPM, desde que no tenha acarretado promoo por bravura ou concesso de Medalha de Bravura . . . . . . . . . . .. . 0,20. 2 ao meritria de carter excepcional, com risco da prpria vida descrita em elogio individual e assim julgada pela CPOPM . . . . . . . . . . 0,15. 3 Ao de carter excelente que destaque o Oficial PM entre seus pares, descrita em elogio individual e assim julgada CPOPM. At o limite de 01 (um) elogio por ano . . . . . . . . . . . . 0,10. 4 No sero atribudos pontos aos elogios motivados por passagem de Comando, movimentao e participao em desfiles ou competies esportivas.

VII - PONTOS NEGATIVOS

Transgresso disciplinar no posto, traduzida em punio, computando-se somente a mais severa quando houver mais de uma em conseqncia da mesma falta (agravada, representao ou queixa, etc). 1 Repreenso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,10 2 Deteno . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,15 3 Priso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,30 4 Sentena passada em julgado, por crime ou contraveno:
64

At 6 (seis) meses . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,15 Superior a 6 (seis) meses . . . . . . . . . . . . . . . . 1,00 5 Falta de aproveitamento intelectual em curso, no posto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,50

1 Para os fins do disposto no inciso I, item 4 deste artigo, aos alunos do Curso Superior da Polcia Militar (CSPM), Curso de Aperfeioamento de Oficiais (CAO), e curso de extenso sero atribudos os prazos relativos ltima funo exercida.

2 Ainda, com relao ao estabelecimento no inciso I, item 4 deste artigo, quando o Oficial PM for movimentado ou exercer mais de uma funo no mesmo semestre sero atribudos os pontos relativos funo exercida, por prazo igual ou superior a 90 (noventa) dias.

3 Para os fins do disposto no inciso V, item 5 deste artigo, ao Oficial PM que fizer jus s medalhas ali contidas, mesmo que no as tenha recebido, sero atribudos os pontos a elas correspondentes.

Art. 8 - Esta Portaria entrar em vigor na data de sua publicao, ficando revogadas as Portarias n 0006, de 17 de maro de 1975 e 001/PMERJ, de 24 de Abril de 1978 e as disposies em contrrio.

65

PORTARIA PMERJ N 0141, DE 1 DE NOVEMBRO DE 1992

Altera dispositivos da Portaria n 0028/PMERJ de 12.08.80, que regula a contagem de pontos para a promoo de Oficiais e d outras providncias. O COMANDANTE GERAL DA POLCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuies legais e de acordo com o que dispe os artigos 18, 22 e 28 do Decreto n 532, de 23 de dezembro de 1975, alterado pelos Decretos n 16.752, de 19 de agosto de 1991 e n 17.713 de 10 de Agosto de 1992.

R E S O L V E:

Art. 1 - Os Arts. 2, 3, 5 e 7 da Portaria n 0028/PMERJ de 12 de agosto de 1980, passam a vigorar com as seguintes redaes:

Art. 2 - as apreciaes de todos os Oficiais sero lanadas na Ficha de Informaes prpria, e tero carter confidencial. I Para preenchimento e remessa das Fichas ser obedecido o seguinte rito: 1 A Comisso de Conceituao de Oficiais (CCO) preencher as Fichas de Informaes de Oficiais, emitindo o conceito final, assinando-as. 2 A divulgao do conceito dos Oficiais ser individual e restrita, e caber ao Subcomandante, Subchefe ou Subdiretor da OPM.

66

3 Em havendo discordncia, primeiramente o Cmt, CH ou Dir conversar com o Oficial interessado sobre a questo da avaliao. 4 Persistindo a discordncia, o avaliado poder fazer, atravs de requerimento, pedido de reconsiderao do conceito emitido pela CCO, que far o julgamento em ltima instncia. II A Comisso de Conceituao de Oficiais ser assim constituda: 1 Unidade Operacional (UOp) e Unidades Especiais: - Comandante (Presidente) - Subcomandante (Membro) - Oficial mais antigo do EM (membro) 2 Chefias e Diretoria - Chefe ou Diretor (Presidente) - Subchefe ou Subdiretor (Membro) - Oficiais mais antigos (Membros) III O conceito dos membros da CCO ser atribudo pelo Presidente da mesma, cabendo pedido de reconsiderao do conceito CPOPM, aps esgotados os argumentos com o emissor do conceito. IV Em princpio, ser atribudo o conceito decidido de forma consensual e, no havendo consenso, ficar consignado e prevalecer a mdia aritmtica dos participantes da CCO, arrendondando-se para mais a frao superior a 0,5 e para menos a inferior. V No verso da Ficha de Informaes constaro de dois quadrilteros superpostos, contendo ao lado do primeiro os
67

dizeres DE ACORDO, e ao lado do segundo a palavra RECORRO. Logo abaixo ser consignada a data e assinatura do avaliado. VI Os dados relativos ao julgamento do recurso

efetuado pela CCO sero lanados no verso da Ficha de Informaes respectiva, contendo breve justificativa, os graus modificando, o conceito final, a data e a assinatura de todos os seus integrantes e o ciente do avaliado. O anverso da Ficha no poder ter seus dados modificados, ressalvas ou rasuras. VII Ao examinar os recursos, no ser facultado CCO diminuir o conceito emitido anteriormente. VIII S ser (o) revisto (s) e julgado (s) pela CCO o (s) item (s) onde o Oficial avaliado tenha discordado do conceito emitido. IX Os prazos estabelecidos no Regulamento de Promoes de Oficiais, para efeito de remessa das Fichas de Informaes, sero mantidos, devendo a CCO adotar medidas para tal cumprimento. Art 3 - Para emitir o conceito final na Ficha de Informaes, a Comisso de Conceituao dos Oficiais, e as autoridades que preenchem a referida Ficha, levaro em conta os seguintes valores: ................................................... VII Na apreciao dos conceitos parciais sintticos devero ser registrados pelo menos 17 (dezessete) observaes, assinalando-se com NO (no observado) os demais.

68

VIII Quando o Conceito Final for excelente (E) ou Insuficiente (I), haver necessariamente justificativa

circunstanciada em separado.

Art 5 - As autoridades referidas no Art 18, 1 do RPO, emitiro seus julgamentos nas seguintes circunstncias: I Para os Coronis PM As autoridades mencionadas nas alneas a, c, d e f aos que servem sob ordens diretas. III- Para os Oficiais PM, at o posto de Major. As autoridades constantes das alneas a e b.

Art 7 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . VI ELOGIOS

1 A ao destacada de coragem do Oficial PM, no cumprimento do dever, descrita, inequivocamente, em elogio individual, e assim julgada pela CPOPM, desde que no tenha acarretado Medalha de Bravura . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,20 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . Art 2 - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao, revogando as disposies em contrrio.

Rio de Janeiro, 24 de novembro de 1992.


CARLOS MAGNO NAZARETH CERQUEIRA CORONEL PM

COMANDANTE - GERAL
69

ATO DO COMANDANTE GERAL PORTARIA PMERJ N 0150 DE 22 DE JUNHO DE 1993

Altera dispositivos da Portaria n 0028/PMERJ, DE 12.08.80, que regulamenta a contagem de pontos para promoo de Oficiais e d outras providncias. O COMANDANTE GERAL DA POLCIA MILITAR, no uso de suas atribuies legais,

R E S O L V E:

Art 1 - O inciso I do art. 3 da Portaria n 0028/PMERJ, de 12 de Agosto de 1980, passa a vigorar com a seguinte redao:

Art 3 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

I Excelente (E) quando pelo menos dois teros do total dos conceitos sintticos parciais emitidos forem de categoria Excelente e os demais da categoria Muito Bom. ( . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . )

Art 2 - Esta Portaria entrar em vigor na data de sua publicao, revogando as disposies em contrrio.

Rio de Janeiro, 22 de junho de 1993 CARLOS MAGNO NAZARETH CERQUEIRA CEL PM

70

Potrebbero piacerti anche