Sei sulla pagina 1di 7

Princpios do Processo Administrativo Giovana Harue Jojima Tavarnaro

Para a regularidade de desenvolvimento do processo administrativo e justia das decises essencial o bom emprego dos princpios jurdicos sobre ele incidentes e, por isso, deve-se observar o significado, a importncia, os objetivos e as decorrncias de ordem prtica de cada um dos princpios do processo administrativo. Os princpios so normas, e, como tal, dotados de positividade, que determinam condutas obrigatrias e impedem a adoo de comportamentos com eles incompatveis. Servem, tambm, para orientar a correta interpretao das normas isoladas, indicar, dentre as interpretaes possveis diante do caso concreto, qual deve ser obrigatoriamente adotada pelo aplicador da norma, em face dos valores consagrados pelo sistema jurdico. Cabe ressaltar que, sobre o processo administrativo incidem diversos princpios expressamente previstos em diferentes partes do texto constitucional, como o caso dos princpios contidos no art. 5o e, mais diretamente, dos princpios contidos no art. 37, especificamente direcionados para a Administrao Pblica em todas as suas formas e aes. Porm, alm dos princpios expressos existem tambm no contexto constitucional princpios implcitos ou decorrentes daqueles, sem falar dos princpios consagrados pela teoria geral do Direito, como o caso do princpio da segurana jurdica. Diante da pouca utilidade em se tentar organizar sistematicamente os princpios do processo administrativo, optou-se por fazer uma simples enumerao, no exaustiva e sem ordem hierrquica, do que pareceu corresponder aos princpios de maior aplicabilidade ou utilidade prtica. certo que outros princpios so tambm aplicveis ao processo administrativo, sendo que sua relevncia vai depender das circunstncias do caso concreto.

Princpio da Igualdade Deve-se observar que no processo administrativo o Estado , ao mesmo tempo, parte e juiz, evidenciando uma desigualdade fundamental. Mas essa desigualdade deve ser compensada por uma atuao a mais isenta possvel na conduo do processo, tendo como norte a igualdade entre as partes. Um requisito bsico e fundamental para isso assegurar ao administrado que postula ou se defende perante o Estado um tratamento que no o coloque em posio subalterna. Na instruo e na deciso do processo administrativo a autoridade pblica disso incumbida deve zelar pela maior igualdade possvel entre as partes, inclusive compensando eventuais desigualdades, em busca de uma soluo legal, justa e convincente.

Princpio da Legalidade Pelo princpio da legalidade, tem-se que administrao pblica uma atividade que se desenvolve debaixo da lei, na forma da lei, nos limites da lei e para atingir os fins assinalados pela lei. sempre necessria a previso legislativa como condio de validade de uma atuao administrativa, porm, essencial que tenham efetivamente acontecido os fatos aos quais a lei estipulou uma conseqncia. Est totalmente superado o entendimento segundo o qual a discricionariedade que a lei confere ao agente legitima qualquer conduta e impede o exame pelo Poder judicirio. O princpio da legalidade no pode ser entendido como um simples cumprimento formal das disposies legais. Ele no se coaduna com a mera aparncia de legalidade, mas, ao contrrio, requer uma ateno especial para com o esprito da lei e para com as circunstncias do caso concreto.

Princpio da Finalidade Segundo o princpio da finalidade, a norma administrativa deve ser interpretada e aplicada da forma que melhor garanta a realizao do fim pblico a que se dirige. Deve-se ressaltar que o que explica, justifica e confere sentido a uma norma precisamente a finalidade a que se destina. A partir dela que se compreende a racionalidade que lhe presidiu a edio. Logo, na finalidade da lei que reside o critrio norteador de sua correta aplicao, pois em nome de um dado objetivo que se confere competncia aos agentes da Administrao. preciso examinar luz das circunstncias do caso concreto se o ato em exame atendeu ou concorreu para o atendimento do especfico interesse pblico almejado pela previso normativa genrica.

Princpio da Motivao O princpio da motivao determina que a autoridade administrativa deve apresentar as razes que a levaram a tomar uma deciso. A motivao uma exigncia do Estado de Direito, ao qual inerente, entre outros direitos dos administrados, o direito a uma deciso fundada, motivada, com explicitao dos motivos.

Sem a explicitao dos motivos torna-se extremamente difcil sindicar, sopesar ou aferir a correo daquilo que foi decidido, por isso, essencial que se apontem os fatos, as inferncias feitas e os fundamentos da deciso. A falta de motivao no ato discricionrio abre a possibilidade de ocorrncia de desvio ou abuso de poder, dada a dificuldade ou, mesmo, a impossibilidade de efetivo controle judicial, pois, pela motivao ;e possvel aferir a verdadeira inteno do agente.

Princpio da Razoabilidade O princpio da razoabilidade uma diretriz de senso comum, ou mais exatamente, de bom-senso, aplicada ao Direito. Esse bom-senso jurdico se faz necessrio medida que as exigncias formais que decorrem do princpio da legalidade tendem a reforar mais o texto das normas, a palavra da lei, que o seu esprito. Enuncia-se com este princpio que a Administrao, ao atuar no exerccio de discrio, ter de obedecer a critrios aceitveis do ponto de vista racional, em sintonia com o senso normal de pessoas equilibradas e respeitosas das finalidades que presidiram a outorga da competncia exercida.

Princpio da Proporcionalidade O princpio da proporcionalidade tem o objetivo de coibir excessos desarrazoados, por meio da aferio da compatibilidade entre os meios e os fins da atuao administrativa, para evitar restries desnecessrias ou abusivas. Por fora deste princpio, no lcito Administrao Pblica valer-se de medidas restritivas ou formular exigncias aos particulares alm daquilo que for estritamente necessrio para a realizao da finalidade pblica almejada. Visa-se, com isso, a adequao entre os meios e os fins, vedando-se a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico.

Princpio da Moralidade A Constituio Federal elegeu como um de seus princpios fundamentais a moralidade como um todo, abrindo o caminho para a superao da vergonhosa impunidade que campeia na Administrao Pblica, podendo-se confiar em uma nova ordem administrativa baseada na confiana, na boa-f, na honradez e na probidade. O princpio da moralidade pblica contempla a determinao jurdica da observncia de preceitos ticos produzidos pela sociedade, variveis segundo as circunstncias de cada caso.

possvel zelar pela moralidade administrativa, por meio da correta utilizao dos instrumentos para isso existentes na ordem jurdica, entre os quais merece posio de destaque exatamente o processo administrativo, pela extrema amplitude de investigao que nele se permite, chegando mesmo ao mrito do ato ou da deciso, ao questionamento de sua oportunidade e convenincia.

Princpio da Ampla Defesa A Constituio Federal assegura, aos litigantes em geral, tanto na esfera administrativa quanto judicial, o direito defesa, com os meios a ela inerentes. Ao falar-se de princpio da ampla defesa, na verdade est se falando dos meios para isso necessrios, dentre eles, assegurar o acesso aos autos, possibilitar a apresentao de razes e documentos, produzir provas testemunhais ou periciais e conhecer os fundamentos e a motivao da deciso proferida. O direito ampla defesa impe autoridade o dever de fiel observncia das normas processuais e de todos os princpios jurdicos incidentes sobre o processo.

Princpio do Contraditrio A instruo do processo deve ser contraditria, ou seja, essencial que ao interessado ou acusado seja dada a possibilidade de produzir suas prprias razes e provas e, mais que isso, que lhe seja dada a possibilidade de examinar e contestar argumentos, fundamentos e elementos probantes que lhe sejam favorveis. O princpio do contraditrio determina que a parte seja efetivamente ouvida e que seus argumentos sejam efetivamente considerados no julgamento.

Princpio da Segurana Jurdica O princpio da segurana jurdica ou da estabilidade das relaes jurdicas impede a desconstituio injustificada de atos ou situaes jurdicas, mesmo que tenha ocorrido alguma inconformidade com o texto legal durante sua constituio. Muitas vezes o desfazimento mais prejudicial do que sua ordem social. Por isso, no finalidade, sem causar dano terceiros. do ato ou da situao jurdica por ele criada pode ser manuteno, especialmente quanto a repercusses na h razo para invalidar ato que tenha atingido sua algum, seja ao interesse pblico, seja a direitos de

Muitas vezes as anulaes e revogaes so praticadas em nome da restaurao da legalidade ou da melhor satisfao do interesse pblico, mas na verdade para satisfazer interesses subalternos, configurando abuso ou desvio de poder. Mesmo que assim no seja, a prpria instabilidade decorrente desses atos um elemento perturbador da ordem jurdica, exigindo que seu exame se faa com especial cuidado.

Princpio do Interesse Pblico A finalidade da lei sempre ser a realizao do interesse pblico, entendido como o interesse da coletividade. Cada norma visa a satisfao de um determinado interesse pblico, mas a concretizao de cada especfico interesse pblico concorre par a realizao do interesse pblico em sentido amplo (interesse comum a todos os cidados). O interesse pblico deve ser conceituado como interesse resultante do conjunto dos interesses que os indivduos pessoalmente tm quando considerados em sua qualidade de membros da sociedade.

Princpio da Eficincia A Emenda Constitucional no 19/88 acrescentou o princpio da eficincia aos demais princpios originalmente previstos no art. 37 a Constituio Federal. Por bvio, este princpio j estava implcito, porm, ao torn-lo explcito, pretendeu-se demonstrar a importncia que ele passou a ter. Em termos prticos, deve-se considerar que, quando mera formalidade burocrtica for um empecilho realizao do interesse pblico, o formalismo deve ceder diante da eficincia. Dessa forma, preciso superar concepes puramente burocrticas ou meramente formalsticas, dando-se maior nfase ao exame da legitimidade, da economicidade, da razoabilidade, em benefcio da eficincia.

Princpio da Informalidade O princpio da informalidade significa que, dentro da lei, pode haver dispensa de algum requisito formal sempre que a ausncia no prejudicar terceiros nem comprometer o interesse pblico. Um direito no pode ser negado em razo da inobservncia de alguma formalidade instituda para garanti-lo desde que o interesse pblico almejado tenha sido atendido.

Princpio da Boa-f A boa-f um importante princpio jurdico, que serve tambm como fundamento para a manuteno do ato viciado por alguma irregularidade. A boa-f um elemento externo ao ato, na medida em que se encontra no pensamento do agente, na inteno com a qual ele fez ou deixou de fazer alguma coisa. Na prtica, impossvel definir o pensamento, mas possvel aferir a boa ou m-f, pelas circunstncias do caso concreto.

Princpio da Publicidade O art. 37 da Constituio Federal estampa o princpio da publicidade, aplicvel a todos os Poderes, em todos os nveis de governo. Como regra geral, os atos praticados pelos agentes administrativos no devem ser sigilosos. Portanto, salvo as ressalvas legalmente estabelecidas e as decorrentes de razes de ordem lgica, o processo administrativo deve ser pblico, acessvel ao pblico em geral, no apenas s partes envolvidas.

Princpio da Oficialidade Por fora do princpio da oficialidade a autoridade competente para decidir tem tambm o poder/dever de inaugurar e impulsionar o processo, at que se obtenha um resultado final conclusivo e definitivo, pelo menos no mbito da Administrao Pblica. Diante do fato de que a administrao pblica tem o dever elementar de satisfazer o interesse pblico, ela no pode, para isso, depender da iniciativa de algum particular. O princpio da oficialidade se revela pelo poder de iniciativa para instaurar o processo, na instruo do processo e na reviso de suas decises, inerente Administrao Pblica. E, por isso, tais aes independem de expressa previso legal. A Administrao Pblica tem o dever de dar prosseguimento ao processo, podendo, por sua conta, providenciar a produo de provas, solicitar laudos e pareceres, enfim, fazer tudo aquilo que for necessrio para que se chegue a uma deciso final conclusiva.

Princpio da Verdade material No processo administrativo o julgador deve sempre buscar a verdade, ainda que, para isso, tenha que se valer de outros elementos alm daqueles trazidos aos autos pelos interessados. A autoridade administrativa competente no fica obrigada a restringir seu exame ao que foi alegado, trazido ou provado pelas partes, podendo e devendo buscar todos os elementos que possam influir no seu convencimento.

Princpio do Duplo grau de jurisdio administrativa As decises administrativas, inclusive e principalmente aquelas proferidas no processo, podem conter equvocos. Da a necessidade de que as condutas estatais submetam-se a duplo exame, porque a oportunidade de se haver uma segunda anlise propicia uma

melhor concluso e maior segurana para o interessado e para a coletividade. prpria autoridade que tenha proferido a deciso recorrida oferecida uma oportunidade de reexame, em geral, vez que a ela que se dirige o recurso e o pedido de reconsiderao, o que, no ocorrendo, determina a remessa autoridade hierarquicamente superior. A possibilidade de reexame da deciso retira o arbtrio de quem decide e obriga a que a deciso proferida seja devidamente fundamentada e motivada, dando ensejo possibilidade de controle, inclusive judicial, sem o qual no existe o chamado Estado de Direito.

Potrebbero piacerti anche