Sei sulla pagina 1di 6

Produo de Alginato por Microrganismos

Jos Miguel Mller, Renata Lopes dos Santos, Riveli Vieira Brigido Departamento de Engenharia Qumica e Engenharia de Alimentos, UFSC

A R T I G O T C N I C O C I E N T F I C O

Resumo: O alginato um copolmero linear constitudo de unidades de cidos a-L-gulurnicos e b-D-manurnicos e extensamente utilizado devido as suas propriedades espessantes, estabilizantes e gelificantes. Estas caractersticas fazem com que este biopolmero encontre aplicaes na indstria de alimentos, na indstria txtil e de papel, em cosmticos e na rea farmacutica e mdica. Atualmente para este conjunto de aplicaes sua principal fonte so algas marrons, entretanto, o alginato pode ser obtido a partir de biossntese, utilizando-se microrganismos do gnero Pseudomonas e Azotobacter. A produo bacteriana de alginato apresenta-se como uma alternativa interessante e sua produo por microrganismos, alm de possibilitar a produo de biopolmeros de alta qualidade com caractersticas especficas e pr-determinadas, ir diminuir o impacto ambiental nas regies em que as algas marinhas das quais extrado so coletadas. Nos ltimos anos, vrios estudos relacionados produo de alginato por microrganismos foram realizados com o objetivo de avaliar sua produo e rota metablica de biossntese, para caracterizar o material produzido e para determinar as potencialidades de aplicao deste novo material. O rpido desenvolvimento de aplicaes do alginato na rea mdica e farmacutica, bem como a descoberta de propriedades imunolgicas nicas deste material tem aumentado o interesse no desenvolvimento de processos para produzi-lo. Neste artigo so abordados aspectos relacionados produo e as caractersticas do alginato bacteriano e tambm reportadas s potencialidades e aplicaes inovadoras nas quais este material vem sendo utilizado. Palavras-chave: Azotobacter, Pseudomonas, alginato, alginato bacteriano, biopolmero.

Alginate Production by Microorganisms


Abstract: Alginate is a linear copolymer consisting of units of a-L-guluronic and b-D-mannuronic acid which is widely used due to its thickening, stabilizing and gelling properties. These characteristics mean that it has many applications in the food, textile, paper, cosmetics and pharmaceutical industries, as well as in the medical area. Currently, the main source of alginate for such applications is brown algae; however, this biopolymer can be obtained through biosynthesis, using micro-organisms of the genera Pseudomonas and Azotobacter. The bacterial production of alginate represents an interesting alternative since, in addition to enabling the production of high quality polymers with predetermined and specific characteristics, it can reduce the environmental impact in areas from which the seaweed is collected. In recent years, several studies related to the production of alginate by microorganisms have been performed to evaluate the production process and metabolic pathway of biosynthesis, to characterize the material produced and to determine the potential applications of this new material. The rapid development of new applications of alginate in the medical and pharmaceutical areas, as well as the discovery of the unique immunological properties of this material, has led to increased interest in finding novel processes for its production. This article examines aspects of the production of bacterial alginate and the characteristics of the material obtained, and also addresses potential and innovative applications for the use of this material. Keywords: Azotobacter, Pseudomonas, alginate, bacterial alginate, biopolymer.

Introduo
O alginato foi caracterizado no final do sculo 19 e atualmente obtido de algas marrons coletadas em regies costeiras no mar. O alginato pode constituir at 40% da massa seca destas algas. Devido a suas propriedades nicas, para gelificar e espessar solues e atuar como suporte de imobilizao, o material tornouse um produto de importncia comercial. O alginato amplamente utilizado em alimentos, cosmticos e medicamentos e tambm encontra aplicao na indstria txtil e de papel. Atualmente vem sendo utilizado em aplicaes inovadoras na rea mdica e farmacutica. Em funo de suas caractersticas utilizado como espessante, estabilizante de emulses e de espuma, agente de encapsulao, agente de gelificao, agente de formao de filmes e de fibras sintticas entre outras possibilidades. O alginato utilizado atualmente extrado de algas, entretanto a sua produo por microrganismos ir permitir uma explorao controlada de suas fontes naturais. Adicionalmente, a produo por microrganismos pode ser realizada sob condies controladas, usando substratos de qualidade constante e permitindo assim a obteno de materiais especficos com caractersticas uniformes. O alginato bacteriano foi descoberto em 1964, quando foi isolado a partir de uma cepa mucide de Pseudomonas aeruginosa isolada de pacientes portadores de fibrose cstica submetidos a tratamento com antibiticos[1]. Posteriormente foram identificadas bactrias do gnero Azotobacter e Pseudomonas como produtoras deste biopolmero. A descrio da produo por Azotobacter foi realizada em 1966[2]. No incio dos anos 80 foram identificados microrganismos do gnero Pseudomonas que no apresentaram patogenicidade e possuam a capacidade de sintetizar alginato. Os microrganismos reportados foram P. florencens, P. mendocina e P. putida[3]. A produo de alginato por microrganismos est associada ao desenvolvimento de uma caracterstica mucide fenotpica associada formao de extensas colnias denominadas biofilmes[4]. O alginato produzido por microrganismos apresenta caractersticas semelhantes ao extrado de algas e pode tambm ser utilizado como biomaterial em funo de sua biocompatibilidade[5]. O alginato bacteriano pode substituir o material extrado de algas em suas aplicaes tradicionais e sua utilizao na rea mdica e farmacutica vem sendo extensamente estudada devido possibilidade de produzir materiais de alta pureza e tambm materiais que apresentem estruturas polimricas especificas[6].

Autor para correspondncia: Jos Miguel Mller, Departamento de Engenharia Qumica, Centro Tecnolgico, Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Universitrio, Crrego Grande, CEP 87020-900, Florianpolis, SC, Brasil, e-mail: jmu@enq.ufsc.br

Polmeros, vol. 21, n 4, p. 305-310, 2011

305

Mller, J. M. et al. - Produo de alginato por microrganismos

Estrutura e Propriedades Fsicas do Alginato


O alginato um copolmero linear constitudo de cidos a-Lgulurnicos e b-D-manurnicos com ligaes 1-4. O material varia extensamente em termos de sua proporo entre os resduos manurnicos (M) e gulurnicos (G) bem como em sua estrutura sequencial e grau de polimerizao. Desta forma, o material pode apresentar sequncias alternadas de resduos MG e blocos constitudos de dois ou mais resduos M ou G[7]. Para vrias aplicaes nas quais o material utilizado fundamental sua capacidade de formar gis, cujas caractersticas dependem da proporo M/G e do nmero de ligaes cruzadas entre as cadeias polimricas. Os gis so formados na presena de ctions divalentes como Ca++ ou Mg++ e a presena de sequncias de resduos gulurnicos necessria para que apresentem esta capacidade[6]. A interao entre os ons divalentes e os blocos gulurnicos forma a estrutura denominada modelo caixa de ovos[8]. No alginato produzido por bactrias esto presentes tanto os resduos manurnicos como os gulurnicos. Os resduos manurnicos podem estar ligados com grupos acetil, no carbono 2 e/ou 3, o que os torna parcialmente acetilados (Figura 1)[9]. Uma caracterstica apresentada por alginatos produzidos por Pseudomonas a ausncia de resduos ou de blocos constitudos de cidos gulurnicos[7]. As caractersticas estruturais do material afetam significativamente seu comportamento reolgico. Assim, as propriedades reolgicas do biopolmero sintetizado por bactrias esto associadas ao grau de polimerizao, s complexas interaes entre ons e os resduos gulurnicos e manurnicos e ao grau de acetilao. A fora do gel formado ir depender do nmero e da extenso dos blocos de resduos gulurnicos ao longo da cadeia polimrica e da concentrao de ons presentes[7]. A presena de grupos acetil confere ao material biossintetizado caractersticas viscoelsticas mais pronunciadas[10].

Biossntese do Alginato por Microrganismos


Na literatura, somente os gneros Pseudomonas e Azotobacter so reportados como produtores de alginato, que para sua sntese utilizam diferentes fontes de carbono. A metabolizao dos acares que formam sua estrutura segue a via de Entner-Doudurof, onde frutose ou frutose 1-6 bifosfato so convertidas em Frutose 6-fosfato que metabolizada ao nucleotdeo manose 1-fosfato. O nuclotdeo convertido em guanosina difosfato manose (GDPmanose)

precursor do cido manurnico que a unidade monomrica do biopolmero[6,11]. A etapa de polimerizao ocorre pela ao de um conjunto de protenas localizadas na membrana citoplasmtica. As enzimas que alteram a estrutura do alginato, como acetilases e epimerases, so encontradas no espao periplsmico destes microrganismos[6]. As enzimas denominadas C-5 epimerases convertem os resduos manurnicos em gulurnicos e as acetilases ligam o grupo acetil ao bloco manurnico[12]. A sequncia de etapas de biossntese apresentada na Figura 2. A cadeia polimrica formada constituda inicialmente de resduos manurnicos. Sequencialmente o polimanuronato acetilado e epimerizado. Na etapa de acetilao, grupos acetil so ligados aos carbonos 2 e/ou 3 dos resduos manurnicos[9,13]. Os fatores que a afetam esta etapa de biossntese, no esto definidos para ambos os gneros e a presena de grupos acetil sugere uma proteo da ao de epimerases[5,14]. A ao de epimerases converte o cido a-L-manurnico em seu C-5 epmero, cido b-D-gulurnico. Para o gnero Azotobacter foram identificadas sete epimerases que apresentam diferentes padres para converso destes resduos, cuja atividade est associada a concentrao de clcio no meio de cultura. Para Pseudomonas foi somente identificada uma epimerase e os fatores que afetam sua atividade ainda no foram definidos[15]. As epimerases podem ser divididas em dois grupos: um que gera somente blocos alternados (MG) e outro que forma blocos de resduos gulurnicos (GG). A ao destas enzimas possibilita a elaborao de alginatos que no apresentam blocos de resduos manurnicos (MM)[16]. Os genes necessrios para biossntese de alginato, denominados alg, esto distribudos no Grupo I de homologia de Pseudomonas da linhagem Azotobacter-Azomonas[17]. Estudos realizados com estas bactrias indicam que o controle da biossntese de alginato em Pseudomonas aeruginosa, envolve pelo menos 24 genes, sendo que dois, alg 8 e alg 44, apresentam papel fundamental no processo de polimerizao. A ordem fsica e a distribuio dos genes alg em Pseudomonas e A. vinelandii so idnticas as encontradas em Pseudomonas aeruginosa[5,17]. Modificaes genticas indicam que a ausncia de um nico destes genes suficiente para que o microrganismo produza somente cidos urnicos[18]. Estudos observaram tambm que em Pseudomonas a ausncia do gene alg G faz com que o alginato produzido possua somente resduos manurnicos[19].

Figura 1. Alginato sintetizado por micro-organismos. MOAc: resduo manurnico acetilado; M: resduo manurnico; e G: resduo gulornico.

306

Polmeros, vol. 21, n 4, p. 305-310, 2011

Mller, J. M. et al. - Produo de alginato por microrganismos

Figura 3. Converso de alginatos por enzimas. a) sequncia de cidos manurnicos; b) sequncia de blocos alternados; e c) sequncia com blocos gulurnicos. Enzima A e B, C5-epimerases.

Modificaes Qumicas e Enzimticas


As propriedades do alginato bacteriano so determinadas pelo seu grau de polimerizao, acetilao e distribuio dos resduos manurnicos e gulurnicos ao longo da cadeia polimrica. Atualmente possvel produzir materiais com caractersticas previamente determinadas, ajustando-se as condies de cultura, atravs de manipulaes genticas nos microrganismos produtores e por de processos in vitro que utilizam enzimas liases ou epimerases. Este conjunto de possibilidades permite a elaborao de alginatos com composio definida [15]. As epimerases so muito eficientes no controle da composio e sequncia dos resduos presentes na estrutura polimrica do alginato e atravs de seu uso possvel modificar a estrutura de alginatos sintetizados por microrganismos ou extrados de algas marinhas[19]. Um exemplo a modificao de alginatos sintetizados por Pseudomonas, constitudos majoritariamente por resduos manurnicos, por enzimas epimerases como ilustrado na Figura 3. As enzimas A e B (Figura 3) so C-5 epimerases que apresentam diferentes padres de converso dos resduos manurnicos. Enquanto um grupo converte resduos vizinhos, produzindo blocos de gulurnicos, o outro grupo no apresenta esta capacidade. Desta forma, a partir de um material isento de resduos gulurnicos, pode-se estabelecer padres sequenciais de resduos gulurnicos ou materiais isentos de blocos manurnicos[23]. O conhecimento da biossntese do alginato e particularmente da possibilidade de modific-lo abre novas oportunidades no campo da engenharia metablica para desenhar alginatos com propriedades prestabelecidas, principalmente para aplicaes na rea mdica[15]. Outros materiais de interesse tambm podem ser obtidos por modificao qumica do alginato, pois existe um grande interesse em desenvolver novos materiais polimricos. Pesquisas recentes na modificao qumica do alginato reportam a elaborao de materiais compsitos com sulfato de clcio, com quitosana ou com polmeros acrlicos que apresentam aplicaes de interesse especial em sistemas para liberao controlada de medicamentos[24].

Figura 2. Rota metablica de biossntese de alginato em bactrias. MOAc: resduo manurnico acetilado; M: resduo manurnico; e G: resduo gulurnico.

Produo de Alginato por Bactrias


O crescente uso do alginato em diferentes aplicaes aumentou o interesse em avaliar as funes biolgicas e fisiolgicas relacionados biossntese do polmero pelos microrganismos. Nestes estudos, busca-se tambm entender melhor as rotas metablicas utilizadas pelos microrganismos para controlar a regulao, formao e composio do material biossintetizado e a otimizao de seu processo de produo[5,20]. Pesquisas relacionadas ao estudo da estrutura do biopolmero indicam que o alginato sintetizado pelos gneros Pseudomonas e Azotobacter parcialmente acetilado e que os grupos acetil esto exclusivamente associados aos resduos manurnicos. Adicionalmente, blocos de resduos gulurnicos (GG) so somente encontrados em alginatos sintetizados pelo gnero Azotobacter[7]. Fatores relacionados com a composio do meio de cultura, proporo entre carbono e nitrognio, nvel de agitao, temperatura, transferncia de oxignio so reportadas em vrios estudos relacionados a produo de alginato por ambos gneros em frascos agitados e biorreatores. Para produo de alginato por A. vinelandii um fator de importncia o suprimento de oxignio em faixas de concentrao bem definidas. A tenso de oxignio dissolvido deve permanecer em uma faixa bastante estreita para uma tima produo de massa celular e alginato, pois, sob condies de limitao de oxignio, o micro-organismo produz polihidroxibutirato[6]. O efeito da limitao de outros fatores de crescimento foram tambm avaliados na produo de alginato por Azotobacter. Alguns resultados interessantes, como alta taxa especfica de produo de alginato, foram obtidos pela limitao de fosfato, ferro e /ou molibdnio. Em culturas de batelada alimentada com limitao da fonte de carbono o alginato foi tambm produzido a taxas similares, apresentado resduos gulurnicos e alta massa molecular[6]. Na produo de alginato por Pseudomonas, o efeito de fatores como fonte de carbono, relao carbono/nitrognio e o efeito de constituintes do meio de cultivo sobre a produo de alginato, tem sido avaliados. Nestes estudos reportado o uso de tcnicas de resistncia a antibiticos e/ou uso de agentes mutagnicos para seleo dos microrganismos produtores[21,22].

Aplicaes do Alginato
Atualmente a produo de alginato em escala comercial est restrita a sua obteno a partir de algas marinhas e os principais usurios deste material so a indstria de alimentos e a indstria txtil e de papel. A indstria de alimentos utiliza a maior parte do alginato produzido atualmente. Entre suas aplicaes usuais esto o uso em sorvetes, em produtos lcteos e misturas para bolos. O alginato encontra aplicaes tambm na indstria de bebidas onde utilizado para melhorar as caractersticas sensoriais destes produtos. Em cervejas estabiliza a espuma e na elaborao de sucos pode ser utilizado para manter os constituintes da mistura em suspenso[6].

Polmeros, vol. 21, n 4, p. 305-310, 2011

307

Mller, J. M. et al. - Produo de alginato por microrganismos

Na indstria txtil a utilizao do alginato melhora o desempenho das tintas utilizadas nos processos de impresso favorecendo a aderncia e a deposio destes materiais sobre os tecidos. Na indstria de papel a adio de alginato permite que as propriedades para impresso destes materiais tambm melhorem[6]. Algumas aplicaes promissoras do alginato incluem sua utilizao em filmes bioativos para cobertura de alimentos e na elaborao de alimentos reestruturados onde pode ser utilizado em polpas de frutas, de vegetais e em carnes. A adio de alginato em massas proporciona um melhoramento das propriedades de pasta, modifica as caractersticas reolgicas e a textura do material, retarda a retrogradao e aumenta a capacidade de hidratao do amido[25]. O alginato utilizado em aplicaes na rea mdica. Vrios produtos farmacuticos so imobilizados em alginato. Sua utilizao como excipiente de liberao de medicamentos, curativos inteligentes, em formulaes para preveno de refluxo gstrico, bem como materiais de impresso dental, j conhecida. Estudos recentes avaliam o potencial de estruturas homopolimricas de alginato. Entre aplicaes reportadas na literatura para estes materiais, est o estmulo a clulas do sistema imune, como citoquinas, interleucina 1, interleucina 6 e fator de necrose tumoral alfa, cuja resposta est associada estrutura sequencial de biopolmeros constitudos exclusivamente de grupos manurnicos[6]. Estruturas constitudas somente de grupos gulurnicos foram propostas para o tratamento de pacientes portadores de fibrose cstica em funo de sua capacidade de modificar as caractersticas reolgicas da mucina[26]. O alginato apresenta boas caractersticas para formao de nanocpsulas e tem sido extensamente avaliado para formao de partculas com tamanhos na faixa de 100 a 2 mm para liberao de diferentes materiais[27]. Nanopartculas contendo alginato, usadas na liberao controlada de inibidores de proteases[28] e na liberao de insulina[29], apresentaram bom desempenho na liberao destes medicamentos. Algumas proposies so inovadoras, como, por exemplo, seu uso em partculas inalveis ou em partculas magnticas. A avaliao de nanopartculas inalveis de alginato indicou que o material pode ser um carreador ideal para medicamentos no tratamento de doenas respiratrias[30]. A combinao das propriedades magnticas de nanopartculas de ferro com a biocompatibilidade do alginato resultou em um material que pode ser usado como suporte de medicamentos cuja liberao pode ser controlada atravs de estmulos externos[31]. O biopolmero usado na elaborao de hidrogel de alginato, material utilizado em engenharia tecidual. Trata-se de um suporte tridimensional para clulas, tambm conhecido como scaffold, cujas caractersticas de firmeza, ligao e liberao de molculas bioativas e de dissoluo podem ser controladas a partir de modificaes fsico-qumicas do biopolmero ou mesmo sobre os gis formados a partir do alginato[32]. Um exemplo desta possibilidade a imobilizao de clulas tronco em scaffolds construdos com alginato, onde observou-se que materiais com maiores propores de resduos gulurnicos so mais adequados para este fim[33]. O alginato tem sido tambm utilizado em combinao com outros materiais principalmente nas reas biotecnolgica e biomdica. Compsitos de alginato como alginatoPEGAc (alginato de polietilenoglicol acrilato), um gel que combina as propriedades do alginato com as caractersticas mucoadesivas do polietilenoglicol, demonstram que o material no apresenta citotoxicidade[34]. Compsitos de colgeno, contendo albumina encapsulada em esferas de alginato foram utilizados como suporte para o crescimento de clulas epiteliais da crnea; o material obtido apresentou biocompatibilidade e excelentes caractersticas de claridade tica e resistncia mecnica[35].

Novas possibilidades de aplicao de alginatos de alta qualidade envolvem sua utilizao no transplante de clulas. Entre os estudos apresentados na literatura reportada sua utilizao para imobilizar clulas produtoras de insulina para reverso de diabetes tipo I e para elaborar cpsulas de alginato/poli-L-lisina contendo Ilhotas de Langerhans, que so avaliadas atualmente como pncreas endcrino bioartificial[6,26]. Um gel formado por alginato modificado com peptdeos para permitir sua ligao com heparina, tambm reportado como suporte para liberao controlada de fatores angiognicos. Os estudos demonstraram o potencial teraputico deste material na promoo da angiognese, bem como na engenharia tecidual[36]. Para o conjunto de aplicaes do alginato, os materiais extrados de diferentes partes das algas, ou submetidos a fracionamento, atendem a maioria das necessidades. Entretanto, algumas aplicaes na rea mdica e farmacutica necessitam de materiais homogneos com caractersticas especficas, que somente podem ser obtidos pela produo do material por microrganismos. O entendimento de fatores que determinam as propriedades do alginato bacteriano, como a distribuio e sequncia dos blocos que o constituem, grau de acetilao e a possibilidade de modificar sua estrutura, ir ampliar as possibilidades de projetar alginatos para aplicaes especficas[5].

Aspectos Econmicos e Produo Industrial


O alginato extrado de algas comercializado por US$ 5-20 kg1, para suas aplicaes usuais[5]. A produo de alginato bacteriano, pode ter por referncia outros biopolmeros j comercializados, entre os quais se encontram xantana e gelana. Os custos de produo de biopolmeros dependem do rendimento obtido da fonte de carbono utilizada, dos custos relativos ao processo de produo e de etapas posteriores de separao. A possibilidade de usar fontes de carbono de resduos de processos industriais, como glicerol, melaos ou soro de queijo, apresenta-se tambm como uma opo interessante para reduo de custos. A aplicao final do biopolmero tambm determinante nos custos do material, pois os processos de purificao, conhecidos como processos de downstream, so os que mais contribuem no preo de comercializao do produto. Para produo industrial deste biopolmero importante otimizar o processo de produo, de forma a alcanar rendimentos apresentados por biopolmeros como a xantana, cuja concentrao chega a 30 g.L1 no meio de fermentao[5]. Estudos realizados com Azotobacter vinelandii ou Pseudomonas reportam concentraes menores do biopolmero ao final do processo fermentativo para ambos os gneros. Os melhores parmetros de concentrao de biopolmero, rendimento de bioconverso e produtividade, reportados em processos de produo de alginato so mostrados na Tabela 1. Os resultados referem-se a experimentos realizados em laboratrio em fermentadores cujo volume til de at 5 L. A produo de alginato em escala piloto, com Pseudomonas sp. modificada geneticamente, foi recentemente iniciada pela empresa Progenesis Technologies LLC incubada na Universidade de Marshall nos EUA, entretanto no so informados detalhes do processo no site da empresa.

Perspectivas Futuras para Produo de Alginato Bacteriano


As principais fontes para produo comercial de alginato so algas marinhas. As algas das quais extrado, Laminaria hyperborea e Macrocystis pyrifera, fazem parte de um exuberante ecossistema

308

Polmeros, vol. 21, n 4, p. 305-310, 2011

Mller, J. M. et al. - Produo de alginato por microrganismos

Tabela 1. Parmetros de produo de alginato para os gneros Pseudomonas e Azotobacter.


Micro-organismo Azotobacter vinelandii DSMZ 93-541b
[20]

P (g.L1) 4,9 6,2 4,9 0,5 23,5 8,95 2,2

YP/S (g.g1) 0,12 0,31 ND 0,36 0,44 ND

Q (g.L1.h1) 0,2 0,06 ND ND 0,407 0,044

Azotobacter vinelandii NCBI 9068[37] Pseudomonas fluorescens 20118::TnKB10[19] Pseudomonas mendocina NCIB 11687[38] Pseudomonas mendocina CCT 2245[21] Pseudomonas putida 1582[39]

P: concentrao de alginato (g.L1); Y(P/S): rendimento de bioconverso (g.g1); e Q: produtividade (g.L1.h1).

marinho conhecido como floresta de kelp. Estas florestas, que desenvolvem-se em latitudes de 40 a 60 em ambos hemisfrios, so um ambiente cuja complexidade espacial as torna um bercrio para animais como anfpodes e peixes predadores. Estudos realizados na costa da Califrnia[40] e na Tasmnia[41] mostram que a capacidade adaptativa deste ecossistema vem sendo afetada pelas mudanas climticas e pela pesca comercial. A sobrepesca desencadeou um aumento da populao de herbvoros, como ourios do mar, cuja principal fonte de alimento so as florestas de kelp. O sobrepastoreio criou reas do leito marinho desnudas de algas e cobertas de ourios. Nestes estudos, em funo do aquecimento do oceano e da remoo sem precedentes de predadores, tambm enfatizada a necessidade urgente de restaurar as populaes importantes da floresta de kelp. Desta forma, a crescente preocupao em minimizar o impacto da ao humana sobre este ecossistema torna a produo de alginato por microrganismos uma opo interessante. Adicionalmente, a possibilidade de produzir alginatos de alta qualidade com caractersticas pr-determinadas fazem com que alginato bacteriano apresente vantagens sobre o material extrado de algas. Um melhor entendimento dos mecanismos de sntese por ambos os gneros ir permitir que estratgias de produo possam ser delineadas, possibilitando a elaborao de materiais para aplicaes especficas, principalmente na rea mdica e farmacutica. Uma possibilidade interessante a produo de polimanuronatos utilizando microrganismos que no apresentam o gene alg G que codifica enzimas epimerases[19]. Estes biopolmeros constitudos somente de resduos manurnicos podem ser posteriormente modificados in vitro por epimerases. Esta sequncia de etapas apresenta-se como estratgia a ser explorada para projetar alginatos com caractersticas estruturais especficas em termos da proporo e sequncia desejada de resduos manurnicos e/ou gulurnicos[6,15]. Outras caractersticas do material produzido, entre as quais, o grau de acetilao e massa molecular do biopolmero, tambm podem ser controladas durante o processo de biossntese e abrir novas possibilidades para sua utilizao[6]. Os conhecimentos obtidos nas ltimas dcadas, com relao biossntese de alginato por microrganismos torna provvel que este material venha a ser o prximo biopolmero produzido em escala industrial, uma vez que materiais com caractersticas especificas como alginatos de alta pureza utilizados na rea farmacutica podem alcanar preos de at US$ 40.000 kg1[5]. Atualmente h uma demanda crescente de materiais projetados a partir de biopolmeros bacterianos para aplicaes especficas. Adicionalmente, a vantagem competitiva de desenvolver processos ambientalmente amigveis para produzir materiais biodegradveis e, em alguns casos, materiais biocompatveis, torna-se cada vez mais atrativa para a indstria. Neste contexto, o uso de bactrias proporciona um campo de pesquisa crescente para produzir e projetar biopolmeros com propriedades especficas[42].

Referncias Bibliogrficas
1. Linker, A. & Jones, R. S. - Nature, 204, p.187 (1964). http://dx.doi. org/10.1038/204187a0 2. Gorin, J. P. A. & Spencer, T. J. F. - Can. J. Chem., 44, p.993 (1966). http://dx.doi.org/10.1139/v66-147 3. Govan, J. R. W.; Fyfe, J. A. M. & Jarman, T. R. - J. of Gen.. Microbiol., 1125, p.217 (1981). 4. Costerton, J. W. - TrendsMicrobiol., 9, p.50 (2001). http://dx.doi. org/10.1016/S0966-842X(00)01918-1 5. Remminghorst, U. & Rehm, B. H. A. - Biotechnol. Lett.,28, p.1701 (2006). http://dx.doi.org/10.1007/s10529-006-9156-x 6. Sabra, W.; Zeng, A. P. & Deckwer, W. D. - Appl. Microbiol. Biotechnol., 56, p.315 (2001). http://dx.doi.org/10.1007/s002530100699 7. Skjak-Braek, G.; Grasdalen, H. & Larsen, B. - Carbohydr. Res., 154, p.239 (1986). 8. Grant, G. T.; Morris, E. R.; Ress, D.A.; Smith, P .J. C. & Thom, D. - FEBS Letters, 32, p.195 (1973). http://dx.doi.org/10.1016/00145793(73)80770-7 9. Rehm, B. H. A. & Valla, S. - Appl. Microbiol. Biotechnol., 48, p.281 (1997). http://dx.doi.org/10.1007/s002530051051 10. Moresi, M.; Bruno, M. & Parente, E. - J. Food Eng., 64, p.179 (2004). http://dx.doi.org/10.1016/j.jfoodeng.2003.09.030 11. Ertesvg, H. & Valla, S. - Pol. Degrad. Stabil., 59, p.85 (1998). 12. Haug, A. & Larsen, B. - Bochim. Biophys.Acta.,192, p.557 (1969). 13. Anderson, A. J.; Hacking, A. J. & Daves, E. A. - J. Gen. Microbiol., 133, p.1045 (1987). 14. Fyfe J. A. M. & Govan, J. R. W. - Prog. Ind. Microbiol.,18, p. 45 (1983). 15. Ertesvg, H.; Hoidal, H. K.; Scherven, H.; Svanem, B. I. G. & Valla, S. - Metab. Eng., 1, p.262 (1999). 16. Gimmestad, M.; Steingedal, M.; Ertesvg, H.; Moreno, S.; Christensen, G. E. & Valla, S. - J Bacteriol., 188, p.5551 (2006). http://dx.doi. org/10.1128/JB.00236-06 17. Ahmed, M. N. - Cur. Genom.,8, p.191 (2007). 18. Jain, S. & Ohman, D. E. - J. Bacteriol. 180, p.634 (1998). 19. Gimmestad, M.; Sletta, H.; Ertesvg, H.; Bakkevig, K.; Jain, S.; Suh, S.; Skjk-Braek, G.; Ellingsen, T. E. Ohman, D. E. & Valla, S. - J. Bacteriol., 185, p.3515 (2003). http://dx.doi.org/10.1128/ JB.185.12.3515-3523.2003 20. Sabra, W. A.; Zeng, A. P.;Sabry, S.; Omar, S. & Deckwer, W. D. - Appl. Microbiol., 52, p.773 (1999). 21. Mller, J. M. & Monte Alegre, R. - World J. Microbiol. Biotech., 23, p.691 (2007). 22. Hacking, A. J.; Taylor, I. W. F.; Jarman, T. R. & Govan, J. R. W. - J. Gen. Microbiol., 1129, p.3473 (1983). 23. Mrch, Y. A.; Donati, I.; Strand, B. L. & Skjk-Brk, G. Biomacromol.,8, p.2809 (2007). 24. Ayala, G. G.; Malinconico, M. & Laurienzo, P. - Molecules., 13, p.2069 (2008).

Polmeros, vol. 21, n 4, p. 305-310, 2011

309

Mller, J. M. et al. - Produo de alginato por microrganismos

25. Lee, S.; Bae, I. N.; Jung, J.; Jang, K.; Kim, Y. W. & Lee, H. G. - J. Text. Stud., 39, p.393 (2008). http://dx.doi.org/10.1111/j.17454603.2008.00149.x 26. Draget, K. & Taylor, C. - Food Hydrocoll., 23, p.1 (2009). 27. Lertsutthiwong, P.; Noomun, K.; Jongaroonngamsang, N.; Rojsitthisak, P. & Nimmannit, U. - Carbohy. Pol., 74, p.209 (2008). http://dx.doi. org/10.1016/j.carbpol.2008.02.009 28. Angshuman, B.; Bhadttacharjee, S. K.; Mahanta, R.; Biswanath, M. &Bandyopadhayay, S. K. - J. Glob. Pharma. Techn.,2, p.126 (2010). 29. Sarmento, B.; Ribeiro, A. J.; Veiga, F.; Ferreira, D. C. & Neufeld, R. J. - J. Nanosc. Nanotech.,7, p.2833 (2007). http://dx.doi.org/10.1166/ jnn.2007.609 30. Ahmad, Z.; Sharma, S. & Khuller, G. K. - Int. J. Antimicrob. Agents., 4, p.298 (2005). 31. Finotelli, P. V.; Sampaio, D. A.; Morales, M. A.; Rossi, A. M. & RochaLeo, M. H. - Braz. J. Chem. Eng., 25, p.443 (2008). 32. Augst, A. D.; Kong, H. J. & Mooney, D. J. - Macromol. Biosci.,6, p.623 (2006). http://dx.doi.org/10.1002/mabi.200600069 33. Purcell, E. K.; Singh, A. &Kipke, D. R. - Tissue Eng., 15, p.541 (2009). 34. Davidovich-Pinhas, M. & Bianco-Peled, H. - Acta Biomat.,7, p. 625 (2011). http://dx.doi.org/10.1016/j.actbio.2010.09.021

35. Liu, W.; Griffith, M. & Li, F. - J. Mater. Sci: Mater. Med., 19, p.3365 (2008). http://dx.doi.org/10.1007/s10856-008-3486-2 36. Lee, K. Y.; Nishishita, N.; Hirano, Y. & Mooney, D. - Key Eng. Mat., 342-343, p.517 (2007). http://dx.doi.org/10.4028/www.scientific. net/KEM.342-343.517 37. Chen, W. P.; Chen, J. Y.; Chang, S. C. & Su, C. L. - App. Env. Microb., 49, p.543 (1985). 38. Hacking, A. J.; Taylor, W. F.; Jarman, T. R. & Govan, J. R. W. - J. Gen. Microbiol., 129, p.3473 (1983). 39. Conti, E.; Flaibani, A. ORegan, M. & Sutherland, I. W. Microbiol., 140, p.1125 (1994). http://dx.doi.org/10.1099/13500872140-5-1125 40. Linga, S. D.; Johnson, C. R.;Frusherb, S. D.; Ridgway, K. R.; Purcell, E. K.; Singh, A. & Kipke, D. R. - PNAS, 106, p.22341 (2009). 41. Steneck, R. S.; Vavrinec, J. & Leland, A.V. - Ecosyst., 7, p.323 (2004). 42. Rehm, B. H. A.- Nature, 8, p.578 (2010). Enviado: 23/08/10 Reenviado: 25/01/11 Aceito: 07/02/11
DOI: 10.1590/S0104-14282011005000051

310

Polmeros, vol. 21, n 4, p. 305-310, 2011

Potrebbero piacerti anche