Sei sulla pagina 1di 5

INTRODUO

A principio, o crack visto como um modo de fuga da realidade. um srio problema


de sade pblica que traz consigo a dura evidncia da falta de empenho do governo para com a sociedade, porque esta tambm comprometida e, como maiores afetados, os usurios que ficam a merc de aes marqueteiras intituladas de Planos de governo, mutires, foras-tarefas. A ideia dessas aes mostrar os modelos que os dependentes qumicos deveriam ter, mas na maioria das vezes conseguem apenas maquiar um problema poltico, social, educacional, de segurana e principalmente de sade. Os fatores que podem levar um indivduo a se tornar dependente da droga so to complexos e variveis quanto a prpria constituio da sociedade. O uso e dependncia do crack esto longe de ser apenas um problema consequente como o de polcia. Essa diversidade e complexidade social colocam o problema originrio nas questes voltadas, no apenas, para segurana, mas tambm para uma srie de dficits sociais nas diversas reas da sociedade.

DESENVOLVIMENTO 1 DESENVOLVIMENTO 1 Assim como o vcio de drogas como lcool e maconha, o crack tem se inserido no meio dos dependentes qumicos, por ser uma droga de efeitos mais rpido, intenso e de baixo custo. Apesar de essa substncia ter pouco tempo de existncia na sociedade, cada vez mais h a facilidade de acesso e dependncia de pessoas de qualquer classe social.

Mesmo sendo considerada nova na sociedade, a composio do crack j muito conhecida entre os dependes, pois extrada da cocana muito presente na humanidade. Talvez seja mais consumida nas classes mais pobres, pois barata. Como consequncia h a falta de recursos destas para pagar tratamento mais completo, coisa que o sistema pblico faz de forma ineficaz. A dependncia afeta todas as classes sociais, mas o grau de envolvimento e dependncia mais comum s famlias expostas ao problema social.
No caso das crianas e adolescentes, o vcio do crack ganha contornos ainda mais dramticos, j que costuma vir acompanhado de desamparo familiar. E como raramente esses jovens procuram ajuda sozinhos, acabam entregues droga nas cracolndias. (Revista Veja).

Por ter uso mais frequentes nas classes mais desfavorvel financeiramente, o crack deixa uma margem para o preconceito, pois a sociedade tem a viso de que s classe pobre afetada , que os usurios so marginais. Alertando assim para esse tipo de problema que cada vez mais aumenta, trazendo para a sociedade a uma sensao de desespero, pois os crimes cometidos pelos dependentes so cada vez mais veiculados pela mdia. Mesmo assim ainda existe pessoas na sociedade que no tem conhecimento sobre o assunto, ou no esto nem ai para os problemas que tem surgido com esse problema ou s iro se preocupar quando se vtima direta dos efeitos do crack ou quando se atingido com uma vitima na famlia, haja visto o grau de informao e interesse em combater o problema.

DESENVOLVIMENTO 2

O crack tem sido alvo de preocupaes sociais, alertando para um problema de questo emergencial, pois o abuso das drogas est afetando cada vez mais a sociedade em vrios nveis.

nesse contexto onde entra o trabalho do assistente social, que juntamente com o governo tem tentado diminuir o numero de usurios, atravs de grupos formados por profissionais que se interessam pelos vrios casos.

Mdicos, enfermeiros, nutricionistas, e assistentes sociais e muitos outros profissionais. Na dependncia qumica, trabalha numa equipe interdisciplinar, buscando promover a incluso social dos usurios de drogas pela adoo de uma abordagem de ateno Integral que estimule a qualidade de vida e o exerccio pleno da cidadania, Disponibilizando informao e orientao, acolhimento e apoio. Encaminhamentos a grupos de autoajuda, pesquisas e estudos sobre a temtica tambm so realizados na efetivao da interveno profissional. Diante da nfase ao individualismo e com a linguagem exacerbada do mercado, os assistentes sociais so desafiados a elaborar uma interpretao crtica do seu contexto de trabalho, um atento acompanhamento conjuntural, o estabelecimento de estratgias viveis, atribuindo um tratamento terico metodolgico e tico-poltico diferenciado. Com a questo do uso e abuso de drogas se percebe o alcance cada vez maior de consequncias generalizadas na vida social das pessoas: na desagregao familiar. (REFLEXO SOBRE A PRTICA PROFISSIONAL DO SERVIO SOCIAL NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARING: A DEPENDNCIA QUMICA COMO EXPRESSO DA QUESTO SOCIAL). Voltando a questo da poltica social que quase inexistente projetos que incluam jovens em situaes de vulnerabilidade. No h uma atuao enrgica e direta dos governos, igreja, escola e sociedade para conter o aumento dos ndices de usurios de drogas. A ideia de que a drogadio um problema que afeta principalmente pessoas que tm a estrutura familiar comprometida j est ultrapassada. Possa ser que este seja um dos motivos mais influentes, mas que j est ultrapassado. A dependncia afeta todas as classes sociais. Talvez seja mais intenso nas classes mais pobres em funo da falta de recursos destas para pagar tratamento mais completo coisa que o sistema pblico no faz. Mas os mutires formados por esses profissionais ficam somente ali embaixo dos viadutos, nas chamadas cracolandias.

DESENVOLVIMENTO 3 Aps chegada da famlia real em 1808, houve uma evoluo urbana no Brasil. Se instalaram inicialmente em salvador, onde cumpriram um acordo, abrir os portos para a Inglaterra, mas o destino da coroa portuguesa era o Rio de Janeiro, provocando assim um aumento da populao e uma tentativa de modernizao, deixa a populao de baixa renda na precariedade, na falta da qualidade de vida, isso porque o governo no estava nem ai para a sociedade, e sim para seus interesses, o embelezamento do Rio de Janeiro para torna-se, aparentemente, mais prximo possvel de uma cidade europeia. Na reforma de ocorrida entre 1903 e 1906

Em 1903 com as reformas de Pereira Passos ocorreu o mesmo o governo tinha a inteno de modernizar, mas a sem se preocupar com a sociedade. A falta de ateno do governo resultou no grande nmero de doenas desqualificando o nvel de vida da sociedade, forando as pessoas a migrarem para as chamadas favelas.
Pereira Passos ao eliminar as contradies do espao urbano carioca gerava novas contradies. Com a destruio de inmeros cortios, a nica alternativa, para uma populao pobre que precisava morar prximo ao local de trabalho foi favela. Os morros do centro, at ento poucos habitados, passam rapidamente a serem habitados dando origem a algumas atuais comunidades carentes. (http://officinadahistoria.blogspot.com.br)

E atualmente no diferente a tentativa dos governos de acabarem com cracolndias sem o apoio aos usurios, no acabam com o problema simplesmente faz com que esses dependentes migrem para onde as drogas so mais acessveis.

Desenvolvimento 4

Um toxicmano primeiro que tudo um ser humano, uma afirmao que repetimos exausto. Aprendamos a controlar juntos os seus comportamentos para diminuir esses efeitos nocivos [...]. A sade pblica um domnio nobre que passa bem sem uma falsa segurana moral (Colle, 2001, p.232). Sabemos que preciso buscar, por meios de projetos, uma conciliao para esses usurios e para as famlias que convivem com esse problema, pois os prprios no sabem, ou muitas vezes no entendem como lidar com as situaes que a dependncia trs. Incentivar as praticas de afeto que perdido ao longo dessas situaes , fazendo com que os usurios tenham vontade de buscar uma sada para dependncia.
Pesquisa feita pela Unidade de Pesquisa em lcool e Droga das da Universidade Federal de So Paulo (Uniad-Unifesp) na cracolndia, no centro da capital paulista. que entrevistou 170 usurios, somente 10% afirma que o ingresso aos servios foi feito por meio de projetos sociais. A maior parte diz que a oferta de servios foi feita pela Igreja (53%) e por ONGs (22%).

Pensado nisso percebemos que a maioria dos dependentes tem a inteno de se livrar desse vicio, mas falta uma base para ajuda-los, como do governo e tambm da famlia. Os profissionais que se interessam pela rea veem isso claramente.
Em alguns casos at fcil desintoxicar. Ficam 20 ou 30 dias sem usar, mas volta tudo como era antes, falta estrutura e acompanhamento. Tem quem diga que no sabe nem o que ter uma casa, fazer comida, o que ter hora para isso ou para aquilo. O resgate dessas regras muito difcil. ZERO HORA.

Potrebbero piacerti anche