Sei sulla pagina 1di 12

A AERODINMICA DOS AEROMODELOS

Por: Paulo Salvado

Coyright 2000 Editora Bruno Sob concesso da Revista Brasil Modelismo O presente texto e imagens que acompanham so propriedade autoral da Editora Bruno e somente podem ser copiados ou impressos mediante prvia e expressa autorizao da Revista Brasil Modelismo. Penas da Lei.

Um elemento aerodinmico indispensvel para que qualquer aeronave (o aeromodelo uma aeronave) mantenha seu vo de forma estvel e controlada a estabilidade inerente e suas caractersticas. Os aeromodelos VCC (de vo circular controlado ou "U-control") so talvez as nicas aeronaves que no seguem todas essas regras porque bvio que um aparelho que voa preso a cabos de controle tem um comportamento completamente diferente daqueles de vo-livre ou radiocontrolados. Mas alguns itens so comuns a todas as aeronaves (e aeromodelos).

Qualquer aeromodelo cujos movimentos atravs do ar no est limitado por cabos de controle, estar livre para subir ou descer, girar de um lado para outro e mudar de direo para a esquerda ou direita; combinando e variando a intensidade destes trs movimentos para realizar um nmero infinito de manobras. Uma aeronave realiza seus movimentos em torno de trs diferentes eixos.

O primeiro o eixo vertical em torno do qual a aeronave gira para mudar a direo do vo. Este eixo direcional atravessa o avio perpendicularmente, passando atravs de um ponto imaginrio chamado centro de gravidade ou, simplesmente, CG. Para estabilizar o aparelho em torno do seu eixo direcional empregada uma superfcie na cauda, tambm vertical, que conhecemos por deriva. Instalando-se um leme mvel nessa deriva, ser possvel comandar a guinada da aeronave, ou seja, poderemos mudar a direo de vo no plano horizontal para a esquerda ou direita.

Um modelo de vo-livre (lembre-se de que um aeromodelo de vo-livre aquele que voa por si prprio, sem qualquer interferncia do aeromodelista) sem deriva teria poucas chances de manter a trajetria de vo e, provavelmente, entraria facilmente em parafuso at o solo.

O CG pode ser localizado de forma exata suspendendo-se o aeromodelo por um barbante, etc., por um ponto qualquer como, por exemplo, o bordo-de-fuga da asa na altura da sua juno com o bordo marginal (curvatura da ponta-de-asa) . Com o modelo esttico e utilizando um fio-de-prumo, estenda a linha direcionada pelo barbante e o prumo, com um lpis macio ou caneta hidrogrfica, at pouco depois desta atravessar a fuselagem. Repita a operao, desta vez pendurando o aeromodelo por um outro ponto, que pode ser o bordo marginal do estabilizador. O CG estar na intercesso das duas linhas.

Como os aeromodelos VCC so assimtricos e geralmente tm um contrapeso na asa direita para compensar o peso dos cabos de controle, o CG deles estar localizado em um ponto fora da fuselagem sobre a asa direita. J os aeromodelos de vo livre e radiocontrolados devero ter seus CGs rigorosamente sobre o eixo da fuselagem. Este um mtodo preciso e complicado mas h um outro, bem mais simples, que pode ser praticado com preciso bastante razovel: Levante o aeromodelo pelas asas usando os dedos indicadores at equilibr-lo na posio horizontal; o CG estar sobre a linha que une um dedo ao outro, passando pela fuselagem.

O segundo eixo atravessa a aeronave na direo de uma ponta-de-asa outra, passando atravs do CG. O avio sobe ou desce em torno deste eixo chamado de eixo lateral. A superfcie responsvel pela sua estabilizao o estabilizador, horizontalmente instalado na cauda. Se instalarmos profundores no estabilizador, poderemos controlar a arfada do aeromodelo, isto , poderemos faz-lo picar ou cabrar (descer ou subir, respectivamente).

O terceiro e ltimo eixo atravessa a aeronave do nariz cauda, tambm passando pelo CG, e conhecido por eixo longitudinal. O aparelho gira em tomo deste eixo como um churrasco no espeto. A estabilizao deste eixo obtida levantando-se as pontas das asas em relao sua raiz ou centro, formando o que chamamos diedro. Mas se instalarmos ailerons nos bordos-de-fuga da asa poderemos controlar a rolagem do aeromodelo, ou seja, faz-lo girar tanto no sentido horrio como no anti-horrio. Resumindo, os movimentos bsicos de uma aeronave so trs: Guinada, arfada e rolagem e so efetuados respectivamente em torno de trs eixos imaginrios existentes em todo avio: Eixo vertical, eixo lateral e eixo longitudinal.

No se pode ver ou sentir esses eixos mas eles so fatores muito importantes, principalmente quando o aeromodelista, ao projetar seu aeromodelo, tem de enfrentar problemas como limitar a movimentao exagerada ou indesejvel em tomo deles.

Quais as principais atitudes a serem tomadas para a obteno dessa to desejada estabilidade? Comeando pelo eixo vertical, ele dever utilizar um tamanho suficiente de deriva e, possivelmente, desviar horizontalmente a linha-de-trao do motor para alguma correo durante a fase motorizada do vo. Um estabilizador de tamanho apropriado, possivelmente auxiliado por um desvio vertical da linha-de-trao corrigir mergulhos e subidas indesejveis em tomo do eixo lateral. Um apropriado diedro nas asas manter o modelo estvel em tomo do eixo longitudinal.

O diedro funciona de forma bem simples. Quando a trajetria da aeronave for perturbada (por uma rajada de vento lateral, por exemplo) ele faz com que a superfcie alar (rea da asa) projetada da semi-asa que abaixa fique maior do que a da semi-asa que se eleva. Em conseqncia, a semi-asa mais baixa passa a gerar mais sustentao que a outra, provocando

uma rolagem no sentido inverso da inclinao. Quando as semi-asas estiverem novamente niveladas, suas sustentaes voltam a ser iguais e o aparelho volta sua atitude nivelada. O diedro tambm auxilia a guinada inclinando as asas para que o avio no "derrape" ao realizar uma curva, como faz uma bicicleta. Avies VCC ou radiocontrolados de acrobacia, que necessitam ter caractersticas de vo muito semelhantes quando voando normalmente ou de dorso (invertido) geralmente no utilizam diedro em suas asas. Nestes casos, os cabos de controle ou os ailerons ficam responsveis pela estabilizao da aeronave em tomo do seu eixo longitudinal.

O CG do avio tambm produz um profundo efeito sobre a estabilidade do vo. Se a aeronave est mais pesada de um lado, ela tender a guinar para o seu lado mais pesado. A estabilidade de um modelo VCC pode ser corrigida simplesmente adicionando-se peso asa externa ao crculo de vo, o que faz tambm aumentar a fora que mantm os cabos de controle esticados.

De maneira geral, todo esforo dever ser feito para que um aeromodelo de vo-livre ou radiocontrolado no fique mais pesado de um lado. Para isso, equilibre lateralmente o aparelho segurando-o com os dedos pelo nariz e pela cauda (em aeromodelos maiores, ser necessrio um ajudante para isso), adicionando peso no lado mais leve ou aliviando o mais pesado.

O CG o ponto onde os eixos vertical, lateral e longitudinal da aeronave se cruzam. tambm o ponto em torno do qual o avio realiza todos seus movimentos enquanto est voando. Conseqentemente, o CG exerce importante influncia na estabilidade inerente do aparelho. Um avio, para ser estvel, dever ter obrigatoriamente o seu CG a frente do centro de presso ou CP da asa. CP o ponto imaginrio por onde a asa exerce sua fora de sustentao e que se move para frente ou para trs na proporo que aumenta ou diminui o ngulo de ataque da asa.

Um aparelho real, seja uma aeronave de passageiros ou um avio militar de treinamento, deve ser projetado para voar de forma mais estvel possvel e, por isso, tem seus CGs localizados bem para frente do CP. J um avio acrobtico ou um caa militar tem o CG mais prximo ao CP. H uma particularidade nos avies de combate da ltima gerao: Eles tm o seu CG atrs do CG. Isto torna o avio completamente instvel ao ponto de apenas poderem ser controlados atravs de "caixas pretas"(computadores).

Essa caracterstica faz com que possam assumir caractersticas de vo peculiares como manter uma trajetria reta de vo com o nariz do avio apontado para um ponto fora desta trajetria. Isto permite uma melhor pontaria das metralhadoras e canhes. Um jornalista

ingls disse que pilotar um avio desses sem o auxlio do computador seria como estar sentado em um cap de uma automvel rodando a 100 km/h, tentando manter uma bicicleta em trajetria reta segurando-a pelo guido. A bicicleta, neste caso, estaria rodando de marcha a r.

O mesmo acontece com os aeromodelos de treinamento e acrobticos. Quanto mais para trs se desloca o CG de um modelo VCC ou radiocontrolado, mais sensvel fica o comando da arfada, at o ponto a partir do qual o modelo fica incontrolvel. Se o aeromodelo for construdo a partir de um "kit", a localizao correta do CG dever estar assinalada na planta. Se for um projeto original, com estabilizador no sustentvel e com rea de 30% a 40% da superfcie alar, comece por localiz-lo a um-tero da corda da asa, a partir do bordo-deataque e finalize o seu posicionamento atravs de testes de vo. Aeromodelos de vo-livre so a exceo essa regra. Como seus estabilizadores so desenhados para produzirem sustentao junto com as asas, seus CGs so deslocados para trs. Aparelhos chamados noconvencionais, como os canards e as asas-deita (ou asasvoadoras) tm seus CGs localizados de forma bem peculiar (veja a ilustrao). Para os canards utiliza-se um artifcio utilizando-se falsos vetores que representam as grandezas das superfcies das asas e do estabilizador, aplicados sobre a vista de topo do aparelho. Na ilustrao, a diviso por 20 das grandezas das superfcies aleatria e tem por finalidade definir a proporcionalidade dos comprimentos dos vetores. As asas-delta tm seus CGs localizados na projeo, sobre o eixo longitudinal, da interseo da linha imaginria que se desenvolve ao longo da envergadura, comeando entre 15% a 20% da corda da raiz e prolongando-se at a ponta-de-asa, com a linha que representa a corda mdia da asa. Essas localizaes de CGs de aparelhos no-convencionais so apenas tericas e servem de ponto de partida para a localizao definitiva atravs de testes de vo.

Pose-se alterar o CG de um aeromodelo simplesmente adicionando-se peso (pedaos de chumbo ou fio de solda) nos extremos mximos da fuselagem, isto , no nariz ou na cauda. Pode-se tambm, por exemplo, utilizar um spinner (ogiva sobre o cubo da hlice) mais pesado ou colocar uma roda de bequilha mais pesada na cauda (se o modelo for dotado de trem-de-pouso convencional). Se o modelo for radiocontrolado, pode-se melhor posicionar o CG apenas mudando a localizao do receptor, servos e, principalmente, da bateria que o elemento mais pesado do sistema.. Alguns planadores ou modelos com motor a elstico mais simples podem ser regulados deslocando-se a posio das asas para frente ou para trs, prtica impossvel em modelos mais complexos.

Os aeromodelos VCC merecem um pargrafo especial por causa das suas caractersticas, bastante diferentes daquelas dos aeromodelos de vo-livre ou radiocontrolados. Como qualquer avio, o aeromodelo VCC tem os trs eixos (vertical, lateral e longitudinal) mas, entretanto, os cabos que mantm o modelo cativo, limitam a trajetria do vo a um crculo em volta do piloto, obstruindo qualquer possibilidade de controle sobre a guinada e a rolagem. Os cabos impedem que o aeromodelo ultrapasse os limites do crculo de vo e, assim, substituem a funo do leme. A prova disso que os modelos VCC de velocidade no tm deriva. Essa superfcie suprimida para diminuir o arrasto.

Mas, apesar disso, os modelos VCC esportivos e de acrobacia tm deriva e sua principal finalidade (deixando de lado a esttica) assegurar que o modelo tenha sempre a tendncia para guinar para fora do crculo de vo, assim esticando os cabos de controle.

Algumas derivas tm leme permanentemente fletido para a direita e outras so completamente fletidas, ou seja, tm seus bordos-de-fuga deslocados para a direita em relao ao eixo longitudinal da fuselagem. Essas deflexes tm o mesmo efeito estando o aeromodelo em vo normal ou invertido.

O projetista de um aeromodelo VCC tambm no precisa esquentar a cabea com o eixo longitudinal do ser modelo. Os cabos de controle, em um sistema "U-control", esto presos a um balancim no centro da fuselagem e na raiz das asas e se estendem em direo ao piloto atravs de tubos-guia localizados na ponta da asa interna ao crculo de vo.

Os cabos no permitem um desnivelamento exagerado das asas, o que leva a deduzir que, quanto mais eles estiverem esticados, mais estvel estar o aeromodelo. Os cabos tambm tornam o diedro inefectivo.

Um aeromodelo VCC pode ser ou no provido de diedro que no far diferena alguma. Mas esse mesmo projetista ter de se preocupar, e muito, com o comportamento do aeromodelo em torno do seu eixo lateral. O tamanho do estabilizador no muito crtico, o mesmo no acontecendo com o tamanho dos profundores, que so comandados atravs dos cabos de controle e da manete na mo do piloto. Ao comandar os profundores, o piloto pode modificar a trajetria do aeromodelo, fazendo-o picar ou cabrar e, assim, realizar bonitas e arrojadas acrobacias.

O nico requisito necessrio para que um modelo VCC seja eficiente que seja sempre capaz de sustentar o vo nivelado em trajetria estvel e mantendo os cabos de controle esticados, o que toma a correta localizao do seu CG um fator muito importante.

Entretanto, se a estabilidade no to problemtica nos aeromodelos VCC, ela um dos baluartes do desempenho de aeromodelos de vo-livre (no-controlados). O CG o ponto imaginrio prelo qual a fora da gravidade exerce sua atrao sobre a estrutura da aeronave mas, como j citamos anterionnente, existe tambm o CP que o ponto, tambm imaginrio, por onde as asas exercem sua fora de sustentao, que se contrape fora da gravidade.

O CP um ponto mvel que se move para frente na proporo que aumenta o ngulo de ataque da asa e vice-versa. Esse deslocamento medido em porcentagem do comprimento da corda da asa (vide ilustrao).

Conseqentemente, fcil deduzir que asas com grande alongamento, isto , com grande envergadura e corda estreita proporcionam pequenos deslocamentos do CP.

Uma vez que o deslocamento do CP na direo do CG causa uma tendncia para levantar o nariz do avio at deteriorar sua estabilidade, importante ter em mente diminuir ao mximo a movimentao do CP com a variao do ngulo de ataque da asa.

Uma asa sozinha por demais instvel para sustentar vo por si prpria. A explicao tcnica para isto que o CP se desloca para trs quando o ngulo de ataque diminui. O deslocamento do CP tambm aumenta de acordo com a espessura do perfil; da asa. Perfs espessos, de alta sustentao, apresentam um deslocamento do CP bem maior. Geralmente, a um ngulo de ataque igual a zero, o CP se localiza entre 40% e 50% do comprimento da corda, a partir do bordo-de-ataque. Como o CG no se movimenta e o CP se move de acordo com o ngulo de ataque, torna fcil deduzir que, quando um estiver mais afastado do outro, aumentar a fora binria (conjunto de foras afastadas entre si que exercem um movimento de rotao em um determinado corpo) que faz com que gire em tomo do seu eixo lateral, o que torna necessria uma outra fora que anule o efeito deste binrio.

Esta fora provida pelo estabilizador que, no s mantm as asas no seu devido ngulo de ataque como tambm faz com que ela retome a este ngulo quando a aeronave muda de

trajetria no plano vertical (para cima ou para baixo). A rea, perfil, formato e ngulo de ataque ou incidncia do estabilizador, bem como seu posicionamento na fuselagem, varia de acordo com cada projeto. Sua rea (ou superfcie), por exemplo, dever ser maior quanto menor for momento de cauda, que a distncia entre ele e as asas ("momento" a distncia de um determinado ponto onde exercida uma fora, a outro ponto qualquer, como uma alavanca). A rea dever ser menor se o momento de cauda for maior.

Potrebbero piacerti anche