Sei sulla pagina 1di 4

Pr comunitrio Biblioteca Oscar Romero Qumica Orgnica 07/02/2009 Aula 1 Reviso de Conceitos Um nico elemento qumico o carbono tem

em a singular capacidade de participar de mais compostos do que todos os demais elementos qumicos juntos. RICARDO FELTRE Qumica Orgnica a parte da qumica que estuda os compostos de carbono. As substncias orgnicas j eram utilizadas desde a pr-histria: o lcool, obtido da fermentao do suco de uva um exemplo. Depois vieram os alquimistas, que com sua busca ao elixir da longa vida, obtiveram muitos extratos vegetais, ou seja, extraram muitas substncias orgnicas de plantas. E assim por diante. Durante os sculos XVIII e XIX, estava vigorando a teoria da fora vital, onde seu criador Berzelius dizia que compostos orgnicos s poderiam ser preparadas a partir de organismos vivos. Em 1828, Wohler, conseguiu produzir uria a partir de cianato de amnio: NH+4CNO- O=C NH2 NH2

Como Estudar qumica orgnica? Qualquer conhecimento necessita do mnimo de memorizao. Para se jogar xadrez, por exemplo, necessita-se memorizar o nome das peas e dos movimentos. Para se relacionar com algum, voc precisa memorizar seus nomes. E com a qumica orgnica no diferente! preciso memorizar como se diferencia uma substncia de outra e suas principais propriedades. Porque uma parte da qumica dedicada somente ao estudo do carbono?

1) Ligao inica Ligao covalente Ligao inica ocorre entre ons positivos e ons negativos (ction e nions), simplesmente por atrao eletrosttica entre os ons ( os opostos se atraem). Nas ligaes inicas, ocorre a transferncia definitiva de eltrons. Na ligao covalente todos os tomos envolvidos tendem a receber eltrons. Por isso, cada tomo compartilha o eltron livre (ou desemparelhado) do tomo vizinho.

O carbono s poderia formar duas ligaes, j que s possui dois eltrons desemparelhados. Pela sua configurao normal ele no atingiria o octeto.

Este o primeiro objeto da qumica orgnica. O carbono pode formar quatro ligaes devido a hibridizao dos orbitais, isto , a mistura dos orbitais. Outras formas hibridas:

2) Eletronegatividade: a atrao que um tomo tem pelo par de eltrons em uma ligao qumica. Est relacionada com o tamanho dos tomos. Quanto menor o tamanho do tomo, menor o nmero de camadas eletrnicas, consequentemente maior ser a atrao do ncleo sobre os eltrons. Logo o tomo atrai mais intensamente os eltrons. - Ligaes polares: Quando a diferena das eletronegatividades no igual a zero. - Ligaes apolares: quando a diferena igual ou muito prxima a zero. Obs.: Se essa diferena ultrapassar 1,7, significa que a ligao inica.

3) Foras intermoleculares: Dipolo induzido: Em determinado momento, os eltrons da molcula podem estar localizados em sua maioria, num determinado lado da molcula, originando um plo negativo e um plo positivo (o ncleo). Os plos originados nesta molcula ir induzir a formao de plos na molcula vizinha e assim sucessivamente. Essa a nica interao que ocorre entre compostos apolares. Dipolo-dipolo: Ocorre em molculas polares. Como elas por si mesmas j possuem plos negativos e positivos, um lado atrai o lado oposto da molcula vizinha. Ponte de hidrognio: um caso extremo de dipolo-dipolo. Ocorre quando um hidrognio se liga : H F, O, N Os quais so altamente eletronegativos, originando plos muito acentuados.

4) Porque compostos orgnicos e inorgnicos possuem P.F. e P.E. to diferentes? Compostos inorgnicos possuem foras de atrao mais fortes (dipolo-dipolo) do que compostos orgnicos em geral (dipolo-induzido). Com isso, torna-se difcil a sua mudana de fase, isto , passagem de um estado de maior atrao para um estado de menor atrao.

Potrebbero piacerti anche