Sei sulla pagina 1di 10

SECRETARIA DE ADMINISTRAO DO ESTADO DE PERNAMBUCO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

DADOS DE IDENTIFICAO DO CANDIDATO No deixe de preencher as informaes a seguir: Prdio Sala

Nome

N de Identidade

rgo Expedidor

UF

N de Inscrio

GESTOR DE OBRAS / ENGENHEIRO ELETRICISTA

ATENO

Abra este Caderno, quando o Fiscal de Sala autorizar o incio da Prova. Observe se o Caderno est completo. Ele dever conter 40 (quarenta) questes objetivas de mltipla escolha com 05 (cinco) alternativas cada, assim distribudas: 1 Componente - Conhecimentos Bsicos: 10 (dez) de Conhecimentos da Lngua Portuguesa, 05 (cinco) de Conhecimentos de Informtica e 05 (cinco) sobre Licitaes e Contratos na Administrao Pblica; 2 Componente Conhecimentos Especficos: 20 (vinte) questes envolvendo Conhecimentos sobre a rea de atuao de opo do candidato.

Se o Caderno estiver incompleto ou com algum defeito grfico que lhe cause dvidas, informe, imediatamente, ao Fiscal.

Uma vez dada a ordem de incio da Prova, preencha, nos espaos apropriados, o seu Nome completo, o Nmero do seu Documento de Identidade, a Unidade da Federao e o Nmero de Inscrio.

Para registrar as alternativas escolhidas nas questes objetivas de mltipla escolha, voc receber um Carto-Resposta de Leitura tica. Verifique se o Nmero de Inscrio impresso no Carto coincide com o seu Nmero de Inscrio.

As bolhas constantes do Carto-Resposta devem ser preenchidas totalmente, com caneta esferogrfica azul ou preta.

Preenchido o Carto-Resposta, entregue-o ao Fiscal e deixe a sala em silncio.

BOA SORTE!

CONHECIMENTOS BSICOS LNGUA PORTUGUESA TEXTO 1 para as questes de 01 a 03. Eu amo a minha honestidade, amo a honestidade das pessoas, no a considero uma virtude, mas, sim, um compromisso. Gosto de amigos, ainda que poucos, porm pessoas raras, incomuns, loucas de preferncia (...) Acredito no amor universal e nas pessoas que o exercitam, as demais ignoro e lamento.
LISPECTOR, Clarice. Disponvel em: http:// pensadoruol.com.br/poemas_de_honestidade (Adaptado)

01. Assinale a alternativa abaixo na qual ambos os termos sublinhados se classificam como pronomes relativos que fazem referncia a algo declarado anteriormente. A) Eu amo a minha honestidade / Gosto de amigos, ainda que poucos. B) no a considero uma virtude/ porm pessoas raras. C) as demais ignoro e lamento/ Acredito no amor universal e nas pessoas. D) no a considero uma virtude/ e nas pessoas que o exercitam. E) as demais ignoro e lamento/ e nas pessoas que o exercitam. 02. Interpretando-se o texto 1, conclui-se que A) Clarice Lispector pregava a adoo de posturas que induzissem desonestidade. B) a autora enfatiza a necessidade permanente de o ser humano cultivar amizade com pessoas incomuns. C) a autora valoriza tanto o amor e as pessoas que o praticam e relega as que no o fazem. D) pessoas loucas e incomuns tm forte tendncia a prticas desonestas. E) a honestidade compromisso de poucos. Para a autora, a prtica da honestidade reside no fato de se cultivar constantemente um amor universal e irrestrito. 03. Percebe-se que, no texto 01, a autora se utilizou apenas de um tempo verbal, o presente do indicativo. Abaixo, em todas as alternativas, houve mudana de tempo verbal. Assinale a que contm verbo(s) no futuro do presente. A) Eu amava a minha honestidade, amava a honestidade das pessoas. B) No a considerara uma virtude, mas, sim, um compromisso. C) Gostasse de amigos, ainda que poucos. D) Acreditava no amor universal e nas pessoas que o exercitavam. E) As demais ignorarei e lamentarei. Texto 2 para a questo 04. 04. Observando-se a charge abaixo,

Disponvel em : http:// www.bampi.com.br/wordpress/cat=9

nela se percebe a presena de alguns sinais de pontuao. Detendo-se no primeiro quadrinho, em relao s vrgulas, est CORRETO o que est contido na alternativa A) A primeira vrgula separa termos deslocados, e a segunda, oraes coordenadas. B) Ambas as vrgulas separam oraes subordinadas. C) Apenas uma das vrgulas separa um aposto. 2

D) A primeira vrgula isola o vocativo, e a segunda separa a orao principal da subordinada. E) A primeira vrgula separa o vocativo, e a segunda, oraes coordenadas. Texto 3 para as questes 05 e 06. Desigualdade social Que mundo esse? Onde a fome assola A dor desola Onde a criana chora Que mundo esse? Onde uns nada tem E outros com tantas notas de cem Local onde o mal vem vencendo o bem Que mundo esse? Eivado de desigualdades Onde impera a maldade A frica chora com tanta desumanidade Mundo louco Onde as doenas s afligem os que ganham pouco Burgueses e governos insossos Terra sem igualdade.
O pensador Breno. Disponvel em: www.recantodasletras.com.br.

05. Aps a leitura do poema, percebe-se em uma de suas passagens que o autor infringiu os padres da norma culta. Assinale a alternativa que o contm bem como a justificativa de tal ocorrncia. A) Onde uns nada tem- o verbo deveria estar no plural, concordando com o seu sujeito. A grafia correta, portanto, seria a seguinte : tm. B) Eivado de desigualdades- o termo eivado deveria concordar com o termo a que se refere, desigualdades, e com ele concordar em gnero e nmero. C) Onde impera a maldade como o verbo deste trecho transitivo indireto, o complemento indireto deveria assim ser grafado: maldade. D) E outros com tantas notas de cem o termo tantas est incorretamente empregado. O autor deveria ter utilizado bastante por ser o nico que caberia neste contexto. E) Onde as doenas s afligem os que ganham pouco- o termo sublinhado deveria estar no plural, concordando com doenas. 06. Interpretando-se o texto, percebe-se que o autor A) vislumbra horizontes de equilbrio social em um futuro prximo B) tece comparativos entre cenrios que refletem as desigualdades sociais. C) favorvel e luta incessantemente em prol das desigualdades sociais. D) portador de uma viso otimista e antecipa equiparaes salariais. E) se considera desprovido de bens, embora, ao final, se declare um burgus insosso. Texto 04 para as questes de 07 a 09. Soneto de fidelidade De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento Quero viv-lo em cada vo momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento 3

E assim quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angstia de quem vive Quem sabe a solido, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que no seja imortal, posto que chama Mas que seja infinito enquanto dure.
Moraes, Vincius de. Disponvel em:http: //letras.terra.com.br

07. Analisando-se os versos abaixo: De tudo, ao meu amor serei atento Dele se encante mais meu pensamento tem-se como CORRETO o que se afirma na alternativa A) Os termos meu amor completam o sentido do verbo serei, e o verbo se encante concorda com o sujeito representado por Dele. B) Meu amor exemplo de regncia nominal, uma vez que completa o sentido do termo atento. Quanto ao verbo se encante, concorda com o seu sujeito, meu pensamento. C) O verbo serei exige dois complementos, e o verbo se encante, apenas um, e este no vem regido de preposio. D) Tanto o verbo serei como o verbo se encante exigem complementos no regidos de preposio. E) Apenas o verbo se encante exige complemento sem ser regido de preposio. 08. Assinale a alternativa cujo conectivo sublinhado exprime ideia de contrariedade. A) Que mesmo em face do maior encanto B) E assim quando mais tarde me procure C) ...que seja infinito enquanto dure 09. Sobre o emprego da Vrgula, analise os itens abaixo: I. II. III. IV. Quem sabe a morte, angstia de quem vive a vrgula separa termos que explicam o seu antecedente. De tudo, ao meu amor serei atento a vrgula isola o vocativo. Quem sabe a solido, fim de quem ama a vrgula isola o aposto. Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto as vrgulas separam oraes coordenadas. D) E em seu louvor hei de espalhar meu canto E) Mas que seja infinito enquanto dure

Est CORRETO o que se afirma em A) I e II. B) II e III. C) I e III. D) II e IV. E) I, II e IV.

Texto 5 para a questo 10. S se adquire perfeita sade vivendo na obedincia s leis da Natureza. A verdadeira felicidade impossvel sem verdadeira sade, e a verdadeira sade impossvel sem rigoroso controle da gula. Todos os demais sentidos estaro automaticamente sujeitos a controle quando a gula estiver sob controle. Aquele que domina os prprios sentidos conquistou o mundo inteiro e tornou-se parte harmoniosa da natureza.
GANDHI, Mahatma. Disponvel em: http//pensadoruol.com.br

Analisando-se o texto 5, tem-se como CORRETO o que se declara na alternativa A) No trecho vivendo na obedincia s leis da Natureza, a crase facultativa. B) Se no trecho estaro automaticamente sujeitos a controle quando a gula estiver sob controle, houvesse uma vrgula antes do conectivo quando, seria considerada uma desobedincia s normais gramaticais vigentes. C) O verbo conquistou concorda em nmero e pessoa com o seu sujeito, aquele. D) Estaria correto tambm, se se colocasse uma vrgula aps o termo inteiro. E) O termo harmoniosa concorda em gnero e nmero com a palavra a que se refere, natureza.

INFORMTICA 11. O computador um equipamento composto por circuitos eletrnicos, capazes de interpretar e executar instrues. Sobre o computador, assinale a alternativa FALSA. A) Um sistema de computador integrado pelo hardware e pelo software. O hardware o equipamento propriamente dito, incluindo os perifricos de entrada e sada, a mquina e seus elementos fsicos. O software constitudo de instrues numa sequncia lgica, a formar os programas. B) A Unidade Central de Processamento (CPU), a memria principal e a unidade de entrada e sada so elementos bsicos do hardware do computador. Na Unidade Central de Processamento, ocorre o armazenamento de dados. Na memria principal, ocorre a interpretao e execuo de instrues. C) So exemplos de perifricos de sada de um computador: monitor, impressoras. So exemplos de perifricos de entrada de um computador: teclado, mouse, scanners. D) Drive uma pea responsvel por receber CDs (ou DVDs), para que se possa fazer uma leitura destes no computador. E) Driver o software de instalao de algum equipamento ou produto como, por exemplo, o de uma impressora. 12. O painel de controle do sistema operacional Windows Seven exibe diversas ferramentas para alterar as configuraes do sistema. Na opo Sistema e Segurana, encontramos ferramentas referentes manuteno e ao gerenciamento do computador. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a funo a que determinada ferramenta se refere. A) Windows Update Mostra o desempenho do computador: hardware, sistema operacional, entre outros. B) Windows Defender Exibe algumas configuraes para economia de energia, tendo sempre em vista o desempenho do computador. C) Firewall do Windows Impede que hackers e software mal intencionados invadam o computador. D) Sistema Procura no sistema por spyware e outros programas indesejveis. E) Backup e Recuperao Permite atualizaes do sistema operacional por meio da Internet. 13. O Microsoft Excel 2003 um software de planilha eletrnica ou de clculos. Considere a tabela abaixo numa planilha do Excel. A 24 25 1 B 10 10 30 C 1 24 25 D 15 15 20 E

1 2 3

=SOMA(A1:D3)

A funo =SOMA(A1:D3) retorna o valor A) 44 B) 4 C) 100 D) 200 E) 50

14. O Microsoft Word 2003 um editor de texto com recursos avanados de editorao, que permite uma integrao com todos os programas do Pacote Office da Microsoft. Para facilitar e agilizar a edio, foram criadas teclas de atalhos. Assinale a alternativa que apresenta a associao INCORRETA entre tecla de atalho e sua funo. A) Ctrl + Z desfazer ltima ao. B) Ctrl + V colar texto. C) Ctrl + P localizar palavra. 15. Sobre a Internet, assinale a alternativa FALSA. A) A Internet um conjunto de redes de computadores interligados pelo mundo inteiro, que tm em comum um conjunto de protocolos e servios. Um par de protocolos utilizados por todos os computadores ligados Internet o TCP/IP. B) Os equipamentos na Internet so referenciveis por meio de um nome simblico, que est associado ao seu endereo de IP. Essa associao realizada por um conjunto de servidores que junto com a interface para aplicaes na Internet denominase DNS. C) O World Wide Web o servio de multimdia da Internet, que contm um vasto armazm de documentos em hipertexto (HTML). D) Intranet uma rede interna de alguma instituio ou empresa em que geralmente o acesso ao seu contedo restrito. Desta forma, somente possvel acess-lo localmente. E) O HTTP o protocolo para a excluso de dados no sistema World Wide Web. D) Ctrl + O abrir novo arquivo. E) Ctrl + B salvar documento.

LICITAES E CONTRATOS NA ADMINISTRAO PBLICA 16. Tratando-se dos processos de dispensa e de inexigibilidade de licitao, analise as proposies abaixo: I. II. As hipteses de inexigibilidade no se acham exaustivamente elencadas no artigo da Lei 8.666/93. A comprovao de superfaturamento, nas hipteses de dispensa ou inexigibilidade de licitao, no importa na responsabilidade solidria e nem nos danos causados Fazenda Pblica. III. A motivao do processo de contratao direta no deve incluir a caracterizao da situao emergencial ou calamitosa que justifique a dispensa, quando for o caso de tal hiptese de dispensa de licitao. IV. Dispensar ou inexigir licitao fora das hipteses previstas em lei, na forma da Lei 8.666/93, representa ilcito penal. Assinale a alternativa CORRETA. A) Todas esto corretas. B) Apenas I, II e IV esto corretas. C) Apenas I e IV esto corretas.

D) Apenas II, III e IV esto corretas. E) Apenas II e IV esto corretas.

17. Sobre o preceito que dispe a Lei 8.666/93, estabelecendo que, para contratao de servios profissionais especializados de natureza singular, a serem realizados por profissionais de notria especializao, a licitao A) dispensvel. B) obrigatria, na modalidade prego, preferencialmente eletrnico. C) obrigatria, na modalidade convite. D) obrigatria, na modalidade concorrncia. E) inexigvel. 18. Em uma licitao na modalidade prego, existem seis licitantes, que oferecem, inicialmente, os seguintes preos: 1. 2. 3. 4. 5. 6. R$ 12.000,00 R$ 12.900,00 R$ 19.000,00 R$ 20.500,00 R$ 21.000,00 R$ 20.300,00

Quais licitantes devero ser chamados para fazer novos lances? A) 1 e 2, apenas. B) 1 e 3, apenas. C) 1, 2 e 3, apenas. D) 1, 2, 3, 4, 5 e 6. E) 1, 2, 3, 4 e 6, apenas.

19. Uma empresa participante de licitao na modalidade convite, no se conformando com a revogao do procedimento licitatrio, poder ingressar com recurso administrativo no prazo de A) 10 dias teis, a contar da intimao do ato. B) 5 dias teis, a contar da deciso da Administrao. C) 5 dias teis, a contar da intimao da ata. D) 3 dias teis, a contar da deciso da Administrao. E) 2 dias teis, a contar da intimao do ato. 20. Segundo a Lei 8.666/93, na compra de bens imveis pela Administrao, deve ser aplicada licitao na modalidade concorrncia A) somente para valores acima de R$ 165.000,00. B) somente para valores acima de R$ 500.000,00. C) somente para valores acima de R$ 650.000,00. D) somente para valores acima de R$ 1.500.000,00. E) independente do valor envolvido.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 21. Relativo Programao. Controle e Acompanhamento de Obras, quanto ao item Oramento e Composio de Custos, assinale a alternativa CORRETA. A) Custos Fixos, Custos variveis e Amortizao de Capital. B) Custos Fixos e EBITA (Indicador de Desempenho Operacional). C) No se considera custos de oportunidades erro de especificao. D) necessrio considerar apenas os custos fixos e eventualmente os custos variveis. E) O custeio baseado em atividades (ABC Activety Based Costing) largamente empregado sobre os custos indiretos. 22. Para um sistema de proteo contra descargas atmosfricas SPDA do tipo Franklin, que utiliza quatro captores com ngulo de 45, a altura mnima, em metros, dos captores em relao ao topo do prdio a ser protegido, cuja dimenso da superfcie de 20 m de largura e 20 m de comprimento, deve ser de A) 75 m. B) 50 m. C) 25 m.

D) - 225. E) 50.

23. O circuito eltrico de fora trifsico e comando para acionamento de uma moto-bomba predial para recalque de gua da caixa inferior para a superior, possui fusveis, contator, rel trmico de proteo, uma boia inferior e uma boia superior. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA. A) O rel trmico deve funcionar na opo com reteno, caso a boia inferior deixe de atuar. B) O rel trmico deve funcionar na opo sem reteno, caso a boia superior deixe de atuar. C) O rel trmico s deve atuar, se o fusvel do comando no atuar. D) O rel trmico pode ser dispensado, quando a boia j exerce controle automtico. E) O rel trmico est no circuito de fora, e sua ao de comando deve funcionar na opo com reteno. 24. Para aquecimento de gua, so utilizadas trs resistncias monofsicas de 3 kW cada, ligadas na configurao tringulo, em uma rede trifsica de 380V e funcionam em regime nominal. Se essas mesmas resistncias forem ligadas em estrela, A) a energia dissipada continuar a mesma numa mesma unidade de tempo. B) a potncia ser reduzida a 1/3 da nominal. C) a energia dissipada aumentar para uma mesmo intervalo de tempo. D) a energia dissipada nem aumentar nem diminuir num mesmo intervalo de tempo; E) a potncia ser elevada de trs vezes o valor nominal. 25. Se no existe restrio, inclusive de segurana, na instalao de um capacitor para correo do fator de potncia na baixa tenso, qual a maior vantagem entre os critrios a seguir e em conformidade com a Concessionria de Eletricidade? A) Para correo do fator de potncia, indiferente o local de instalao do Capacitor; o importante mant-lo, no mnimo, igual a 0,85. B) Para correo do fator de potncia, indiferente o local de instalao do Capacitor; o importante mant-lo, no mnimo, igual a 0,89. C) Para correo do fator de potncia indiferente o local de instalao do Capacitor; o ideal mant-lo, no mnimo, igual a 0,90. D) Para se obter a energia reativa necessria operao adequada dos equipamentos, necessria a instalao dos capacitores prximos desses equipamentos, com um fator de potncia maior ou igual a 0,82. E) Sempre que possvel, a energia reativa necessria para a operao adequada dos equipamentos requer como procedimento mais correto a instalao dos capacitores prximos desses equipamentos, com um fator de potncia maior ou igual a 0,92. 26. A Norma NBR 5410 da ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas recomenda, para o caso de Instalaes Eltricas em Baixa Tenso, que a seo mnima de condutor de cobre utilizado em tomadas prediais de uso geral deve ser A) 1,0 mm. B) 2,5mm. C) 1,5mm.

D) 2,0mm. E) 10,0mm.

27. Conforme as Condies Gerais de Fornecimento de Energia Eltrica, a Resoluo 414/2010, em substituio Resoluo 456/2000) da ANEEL - Agncia Nacional de Energia Eltrica, ao estabelecer os direitos e deveres do Consumidor e das Distribuidoras de Energia Eltrica, dispe que o limite de carga instalada na unidade consumidora para fornecimento em tenso secundria de distribuio (baixa tenso - Consumidor Secundrio) um dos seguintes valores: A) 75kW. B) 45kW. C) 55kW.

D) 65kW. E) 112,5kVA.

28. De acordo com a NR 10 / Portaria 598/2004 Norma Reguladora de Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade, publicada pelo Ministrio do Trabalho e Emprego, entendem-se por Baixa Tenso, em corrente alternada, valores de tenso at, no mximo, de aproximadamente A) 24V. B) 42V. C) 220V.

D) 380V. E) 1000V.

29. Em relao ao uso de Dispositivos de Corrente de Fuga, tambm conhecidos como Dispositivos Corrente Diferencial Residual ou, simplesmente, dispositivos DR, para seccionamento automtico da alimentao, conforme exigncia da NBR 5410/97 ABNT, buscando evitar que uma tenso de contato se mantenha sobre um tempo que possa resultar em perigo para as pessoas, CORRETO afirmar que A) o dispositivo DR deve monitorar todos os condutores vivos da instalao, incluindo as fases e, tambm, o neutro. B) o dispositivo DR deve monitorar todos os condutores vivos da instalao, incluindo as fases e excluindo o neutro. C) o condutor de proteo (PE) deve ser ligado ao dispositivo DR. D) os dispositivos DR podem ser aplicados em instalaes dotadas do esquema de aterramento TN-C. E) os dispositivos de ao residual podem ser unipolares, bipolares ou tetrapolares. 30. Uma mquina industrial funciona normalmente com um motor trifsico de induo, cuja chave de partida estrelatringulo. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA. A) A corrente na partida mais baixa que a corrente em regime normal de funcionamento. B) A tenso na partida, sendo menor em cada elemento fase, faz com que a corrente durante a partida seja menor que a corrente nominal do motor. C) O torque na partida fica reduzido a, aproximadamente, 0,33 do torque nominal. D) O torque na partida fica reduzido a, aproximadamente, 0,58 do torque nominal. E) O torque na partida fica reduzido a, aproximadamente, 0,45 do torque nominal. 31. Ao escolher entre uma chave tipo softstart e uma chave de partida tipo estrela-tringulo para um motor de induo trifsico 10CV, 220/380V, para uma moto-bomba de recalque de gua predial, em cujo local da instalao a tenso nominal da rede trifsica 380/220V, assinale a opo CORRETA. A) Pode prevalecer a escolha da chave estrela-tringulo, por ser uma chave de menor custo. B) Entre as duas opes, apenas a chave tipo softstart se aplica ao caso. C) Pode prevalecer a escolha da chave estrela-tringulo, por ser uma chave que oferece fcil manuteno. D) Entre as duas opes, na escolha de uma chave adequada, ambas so corretas. E) Entre as duas opes, apenas a chave estrela-tringulo se aplica ao caso. 32. Encontra-se ligado a uma rede trifsica de 380V um motor de induo trifsico de 10CV; 380/660V; rendimento 0,86; fator de potncia 0,86. CORRETO afirmar que o valor mais prximo de sua corrente nominal, em ampre, A) 16A. B) 10A. C) 12A.

D) 13A. E) 18A.

33. Um Transformador Trifsico de 300kVA: 13.8/13.2/12.6/12,0/11.4kV 380/220V 60Hz , Impedncia percentual: 4%, quando ligado ao sistema eltrico primrio de 13800V, sua corrente secundria de curto-circuito simtrica de aproximadamente A) 11,5kA. B) 13kA. C) 12,5kA.

D) 13,5kA. E) 10kA.

34. Um Disjuntor Trifsico de Manobra e Proteo de Mdia Tenso, 13,8kV, segundo os critrios normativos da CELPE - Companhia Energtica de Pernambuco, deve possuir uma Potncia de Curto-Circuito mnima de A) 13,8Kva. B) 250MVA. C) 350MVA.

D) 138MVA. E) 13,8MVA.

35. Quando existe obrigatoriedade do uso de Disjuntor Trifsico de Manobra e Proteo de Mdia Tenso, 13,8kV, segundo os critrios normativos da CELPE - Companhia Energtica de Pernambuco, relativo aos Rels de Proteo, nas opes de escolha de rels primrios ou rels secundrios, CORRETO afirmar que A) obrigatria a utilizao do rele e sua parametrizao. B) a capacidade do rele escolhido deve ser de 250MVA. C) a capacidade do rele escolhido deve ser de 138MVA. D) a capacidade do rele escolhido deve ser de 350MVA. E) a capacidade do rele escolhido deve ser de 13,8MVA.

36. Relativo existncia de Rels Primrios e Rels Secundrios de Proteo e segundo os critrios normativos da CELPE - Companhia Energtica de Pernambuco, quando existe obrigatoriedade em relao ao uso de Disjuntor Trifsico de Manobra e Proteo de Mdia Tenso, 13,8kV, CORRETO afirmar que A) obrigatria a utilizao dos dois tipos de rels com atuao independente. B) obrigatria a utilizao de apenas Rels Primrios. C) obrigatria a utilizao de apenas Rels Secundrios. D) se utilizam tais rels para atuao em cascata, atuando primeiro os rels primrios. E) se utilizam tais rels para atuao em cascata, atuando primeiro os rels secundrios. 37. Na preparao de um projeto de iluminao interna, o Fator de Utilizao das luminrias tem o seguinte significado: A) o mesmo que Fator de Reflexo. B) o mesmo que Fator do Local. C) o mesmo que rendimento da luminria no plano de trabalho. D) o mesmo que rendimento da luminria no solo. E) depende das cores das paredes e da altura do p direito. 38. Ao se estabelecer um Plano de Manuteno Predial, visando conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificao, levando em considerao a segurana de seus usurios, CORRETO afirmar que o plano de manuteno tem como objetivo estabelecer uma A) estratgia de conservao eficaz, sem desperdcio de tempo, de recursos humanos e financeiros. B) rotina de conservao, sem desperdcio de tempo e recursos financeiros. C) estratgia de recuperao eficaz, sem desperdcio de tempo, recursos humanos e financeiros. D) estratgia de restaurao eficaz, sem desperdcio de tempo, recursos humanos e financeiros. E) programao de conservao eficaz, sem desperdcio de tempo, recursos humanos e financeiros. 39. A Agenda Ambiental na Administrao Pblica (A3P) um programa, que visa implantar a responsabilidade socioambiental nas atividades administrativas e operacionais da administrao pblica. Enfoca cinco eixos temticos prioritrios uso racional dos recursos naturais e bens pblicos; gesto adequada dos resduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilizao e capacitao dos servidores e licitaes sustentveis. Sobre isso, CORRETO afirmar que A) a qualidade de vida no ambiente de trabalho visa facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador com remunerao adequada e desenvolver suas atividades na organizao por meio de aes para o desenvolvimento pessoal e profissional. B) usar racionalmente os recursos naturais e bens pblicos implica us-los de forma econmica e racional evitando o seu desperdcio. Esse eixo engloba o uso racional de energia, gua e madeira, alm do consumo de papel, copos plsticos e outros materiais de expediente, exceto disposio administrativa em contrrio. C) a sensibilizao busca criar e consolidar a conscincia cidad da responsabilidade socioambiental nos servidores. O processo de capacitao contribui para o desenvolvimento de competncias institucionais e individuais oferecendo oportunidade para os servidores desenvolverem atitudes com vistas a um melhor desempenho de suas atividades. D) a gesto adequada dos resduos passa pela adoo da poltica dos 5Rs: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar. Dessa forma, deve-se, primeiramente, destinar o resduo gerado corretamente para, ento, reduzir o consumo e combater o desperdcio. E) a administrao pblica deve promover a responsabilidade socioambiental nas suas compras. Licitaes que levem aquisio de produtos e servios sustentveis, importantes s para a conservao do meio ambiente, quando no comparadas s que se valem do critrio de menor preo. 9

40. Um transformador trifsico de 300kVA: 13.8/13.2/12.6/12.0/11.4kV 380/220V 60Hz, impedncia percentual: 4%, ligado ao sistema eltrico primrio de 13800V. A corrente de linha secundria a 80% do valor nominal de aproximadamente A) 365A. B) 460A. C) 456A.

D) 445A. E) 440A.

10

Potrebbero piacerti anche