Sei sulla pagina 1di 2

GELOLOGIA Falhas Extenso

A extenso da falha varia entre poucos centmetros e centenas de quilmetros. O plano de falha a superfcie da fratura onde se observa deslocamento relativo entre blocos, as dimenses podem variar de forma ampla.

Nomenclatura
No caso das falhas no verticais, o bloco situado acima do plano de falha chamado de capa ou teto, enquanto o que fica abaixo chamado de muro ou lapa. E no meio plano da folha

Correntes de conveco Conveco o tipo de transmisso de energia trmica em que essa energia transmitida por massas fluidas que se deslocam de uma regio para outra em virtude da diferena de densidade dos fluidos existentes nessas regies.
Eroso
pela gua da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ao do gelo, quando expande o material no qual se infiltra a gua congelada. A eroso destri as estruturas (areias, argilas, xidos e hmus) que compem o solo. Estas so transportados para as partes mais baixas dos relevos e em geral vo assorear cursos d'gua.

Eroso pluvial
A eroso pluvial provocada pela retirada de material da parte superficial do solo pelas guas da chuva. Esta ao acelerada quando a gua encontra o solo desprotegido de vegetao. A primeira ao da chuva se d atravs do impacto das gotas d'gua sobre o solo. Este capaz de provocar a desagregao dos torres e agregados do solo, lanando o material mais fino para cima e para longe, fenmeno conhecido como salpicamento. A fora do impacto tambm fora o material mais fino para abaixo da superfcie, o que provoca a obstruo da porosidade (selagem) do solo, aumentando o fluxo superficial e a eroso.

roso elica
Ocorre quando o vento transporta partculas diminutas que se chocam contra rochas e se dividem em mais partculas que se chocam contra outras rochas. Podem ser vistas nos desertos na forma de dunas e de montanhas retangulares ou tambm em zonas relativamente secas.

eroso diferencial
Eroso diferencial , na realidade, a regra da formao do modelado terrestre, pois cada rocha de uma regio responde de forma diferente de outra rocha ao mesmo processo erosivo. O seu estudo um dos pontos chave da geomorfologia e da foto-interpretao. Por exemplo, camadas de quartzitos (quartzo muito resistente ao intemperismo) tendem a formar zonas elevadas e cristas enquanto que xistos, com minerais menos resistentes ao intemperismo, como as micas, tendem a ocorrer em zonas mais baixas.

Eroso antrpica
Eroso causada pelos Seres Humanos. No uma eroso natural. Ns temos conscincia e controle desse tipo de eroso.

princpio da horizontalidade original


Princpio de cronologia relativa que estabelece que os sedimentos so sempr e depositados em camadas horizontais. Qualquer fenmeno geolgico que altere a horizontalidade sempre posterior sedimentao.

Dique: intruso gnea tabular vertical, que corta as estruturas das rochas circundantes. Batlito: extensa exposio (> 100 km ) contnua de rocha plutnica, normalmente de composio grantica. Brecha: rocha formada por fragmentos centi a decimtricos, angulosos, unidos atravs de um cimento natural. Sill: intruso gnea tabular concordante com as estruturas das rochas circundantes.
2

laclito um tipo de intruso gnea concordante, que foi injectada entre duas camadas de rochas sedimentares. A presso do magma suficientemente alta para forar as camadas sobrejacentes para cima, dando ao laclito uma forma de domo ou de cogumelo, sendo a base horizontal. Os laclitos tendem a formar-se em profundidades relativamente pequenas e tipicamente apresentam composio grantica. O arrefecimento subterrneo ocorre lentamente, o que d tempo suficiente para a formao de grandes cristais. A rocha sobrejacente aos laclitos muitas vezes completamente erosionada , expondo o ncleo de rocha gnea.

Potrebbero piacerti anche