Sei sulla pagina 1di 8

Plano de Aula revoluo Francesa 1 Passo: Trabalhar com os alunos os antecedentes da R.

F afim de que eles entendam as caracteristicas feudais que ainda existiam na Frana no fim da I. Moderna. 2 Passo: Imprimir o texto: "A queda da Bastilha e o fim do regime absolutista". 3 Passo: Comear a leitura 4 ou 3 paragrafo, explicando a eles que a leitura no seguir uma ordem cronologica e que eles devero enumar os paragrafos. Para uma melhor explanao da situao Francesa ser explicado que , alm da crise financeira e de abastecimento de alimentos, a Frana tambm amargava uma alta dvida externa, por ter apoiado a independncia norteamericana em 1776 (com o intuito de enfraquecer a Inglaterra).

4 Passo: Utilizar a lousa e desenhar uma pirmide social francesa daquela epoca dividindo-a em trs partes sendo a base a maior entre elas. No topo, destacando o clero, chamado tambm de Primeiro Estado; abaixo deste, a nobreza (de espada, de toga, e dona de terras), chamada de Segundo Estado; e, por fim, a base, composta pela alta burguesia (banqueiros, comerciantes, industriais), pela baixa burguesia (profissionais liberais), pelos trabalhadores urbanos e pelos camponeses. 5 Passo: Esclarecer que o Terceiro Estado sustentava economicamente, por meio do pagamento de impostos, os outros dois Estados. Ao mesmo tempo, era ignorado nas decises polticas. 6 Passo: Comentar com os alunos que, diante das presses financeiras, Lus XVI decidiu convocar uma assemblia, no ano de 1787, com o Primeiro e o Segundo Estados, no intuito de limitar seus privilgios. A Assemblia dos Notveis no teve xito e Lus 16 convocou os Estados-Gerais.

7 Passo: Salientar a importncia da convocao da Assemblia dos EstadosGerais, em maio de 1789, lembrando que a ltima convocao datava de 1614. E que, nessa assemblia, cada Estado tinha direito a apenas um voto, mas o Primeiro Estado (clero) e o Segundo (nobreza) se uniram para vencer o Terceiro.

8 Passo: Esclarecer que o Terceiro Estado no aceitou o resultado dos votos e exigiu que a votao para solucionar os problemas fosse contabilizada no

mais por Estado, e, sim, por cabeas que compunham os trs Estados. Para os historiadores, essa reao o prenncio da revoluo.

9 Passo: Deixar claro que, desse ponto em diante, a Frana mergulharia numa profunda mudana estrutural, cujos desdobramentos sero estudados em outra aula.

Revoluo Francesa A queda da Bastilha e o fim do regime absolutista

A Bastilha uma fortaleza parisiense que foi usada como priso estatal na Frana durante os sculos 17 e 18. Mantinha principalmente prisioneiros polticos que contestavam o poder absoluto do rei. Os franceses celebram a queda da Bastilha, ocorrida em 14 de julho de 1789, como um marco da Revoluo Francesa, que levou ao fim do regime absolutista.

Entre os sculos 15 e 18, o absolutismo foi o sistema poltico e social que vigorou na maior parte da Europa. Tambm denominado Antigo Regime, consistia na centralizao do poder poltico nas mos do monarca. Todas as esferas da vida nacional, da cobrana de impostos declarao de guerra, dependia de decises unilaterais do rei. Alm dele, apenas a nobreza, detentora de terras, gozava de algum poder e prestgio social. O sistema gerou muitos protestos de outras classes, principalmente da burguesia. A Burguesia

Os burgueses enriqueciam por meio de atividades como o comrcio e a indstria. Embora estivessem acumulando crescente poder econmico, no tinham o poder poltico, por causa do absolutismo. Com o tempo, as arbitrariedades do rei e a insatisfao provocaram a ecloso de protestos.

Durante a segunda metade do sculo 18, a Frana atravessou diversas crises. Era um pas endividado, entre outros motivos, por causa da derrota para Inglaterra na Guerra dos Sete Anos (1756-1763) e a conseqente perda de

colnias e mercados. A situao levou o rei a aumentar os impostos, provocando ainda mais insatisfao popular. No final da dcada de 1780, o pas teve pssimas colheitas e enfrentou invernos rigorosos, o que aumentou o preo dos produtos alimentcios. O povo temia a fome e, manipulado pela burguesia, passou a participar dos protestos por maior participao poltica.

Em maio de 1788, o rei convocou os Estados-Gerais para tentar debelar a crise. Os Estados-Gerais represetavam os segmentos da sociedade francesa. O primeiro Estado era composto pelo Clero, o segundo pela nobreza, e o terceiro pelo povo, formado pela burguesia, por trabalhadores urbanos e por camponeses. A votao era feita por Estado, o que facilitava as coisas para a nobreza. Aliando-se ao Clero (uma instituio historicamente conservadora), ela conseguia fazer 2x1 e impedir que as mudanas propostas pelo terceiro Estado fossem adotadas. A Revoluo Francesa

O povo e a burguesia exigiam que a votao no fosse mais por Estado, mas por cabea, o que foi negado pelo rei. Revoltas eclodiram em todo o pas. Os produtos alimentcios comearam a faltar. O terceiro Estado deixou de participar dos Estados-Gerais e converteu-se em uma Assemblia Nacional Constituinte. O rei Lus 16 cedeu e aceitou ter seus poderes limitados por uma Constituio. Mas em 1789 as perseguies polticas, o agravamento da crise econmica e a concentrao de tropas em Paris causaram na populao o "Grande Medo" do Estado. Todos temiam que o absolutismo voltasse.

Foi um passo para a mobilizao popular que, em 14 de julho de 1789, tomou a Bastilha, onde eram mantidos os presos polticos. Era a prpria Revoluo. Na Bastilha, estavam apenas sete prisioneiros, mas ela era vista como smbolo do despotismo e onde, acreditava-se, eram guardadas armas e munio. Foi atacada por multides, incluindo amotinados da Guarda Francesa. O comandante, De Launay, rendeu-se. Mas ele e seus homens foram mortos e a fortaleza, demolida.

Revoltas e saques contra o Clero e a Nobreza sacudiram o pas. Temendo por suas vidas, os nobres aboliram os direitos feudais, aliviando a situao dos camponeses (que pagavam pesados impostos). Em agosto, era lanada a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado. Faltava apenas a participao de trabalhadores e camponeses no poder poltico. Mas, embora

tenha sido beneficiada pela revolta deles, a burguesia no se mostrou disposta a dividir o poder poltico.

Ainda sofrendo privaes, e no vendo atendidas suas demandas, as camadas mais pobres da populao radicalizaram a Revoluo, na fase da Conveno e do Terror. Mas essa uma outra histria.

Potrebbero piacerti anche