Sei sulla pagina 1di 8

CLASSIFICAO DAS ONDAS Podemos classificar as ondas quanto : sua origem direo de oscilao tipo de energia transportada.

da. ONDAS QUANTO ORIGEM Quanto origem uma onda pode ser classificada em onda mecnica e onda eletromagntica. Onda mecnica a onda produzida por uma perturbao num meio material, como, por exemplo, uma onda na gua, a vibrao de uma corda de violo, a voz de uma pessoa, etc.

Ondas eletromagnticas so produzidas por variao de um campo

eltrico e um campo magntico, tais como as ondas de rdio, de televiso, as microondas e outras mais.

As ondas eletromagnticas no precisam de um meio de propagao, logo podem propagar-se no vcuo. As ondas mecnicas no tm essa possibilidade.
A luz pode se propagar no vcuo pois uma onda eletromagntica. O som s se propaga em meios materiais , pois uma vibrao na matria.

ONDAS QUANTO DIREO DE OSCILAO Uma outra classificao de onda em relao direo de oscilao, comparada coma direo de propagao. Considere, por exemplo, uma corda segurada por duas pessoas nas extremidades. A pessoa na extremidade da esquerda levanta e abaixa a corda rapidamente. Forma-se, ento, um pulso de onda.

Aps alguns instantes, o pulso ter se propagado e teremos a situao seguinte:

Note que o pulso de onda est se propagando na horizontal da esquerda para a direita, enquanto os pontos da corda, os perturbados pelo pulso, oscilam para cima e para baixo. Com isso, a direo de oscilao (vertical) perpendicular direo de propagao (horizontal). A onda ser chamada de onda transversal.

Podemos obter uma onda transversal usando uma mola helicoidal.

Entretanto, os exemplos mais significativos de ondas transversal so as ondas eletromagnticas (todas), que sero estudadas mais adiante.

Considere agora uma pessoa falando.

O som da voz da pessoa se propaga no espao em todas as direes, afastando-se da fonte, como indicado no desenho. O som, transmitindo-se no ar, produz compresses e rarefaes. De acordo com a seqncia sonora emitida pela pessoa, podemos ter camadas de ar mais comprimidas ou menos comprimidas, conforme est representado na figura como regies claras e regies escuras.

Podemos fazer o diagrama de oscilao num certo instante:

Veja a figura abaixo para ter uma viso complementar desse fenmeno.

Outro exemplo interessante pode ser obtido com uma mola helicoidal:

Existem tambm as ondas mistas, como o som nos slidos.

ONDAS QUANTO AO TIPO DE ENERGIA TRANSMITIDA Quanto ao tipo de energia transmitida pela onda, podemos classific-la em ondas sonoras, ondas luminosas, ondas trmicas, etc.

Resumindo

Mecnicas Ondas

Longitudinais Transversais Mistas Transversais

Eletromagnticas

Testes: 1. Considere as afirmaes abaixo I -. As ondas luminosas so constitudas pelas oscilaes de um campo eltrico e de um campo magntico. II - As ondas sonoras precisam de um meio material para se propagar. III - As ondas eletromagnticas no precisam de um meio material para se propagar Quais delas so corretas? (A) Apenas I (B) Apenas I e II (C) Apenas I e III (D) Apenas II e III (E)I, II e III

2. As ondas eletromagnticas, como as ondas luminosas, propagam-se independentemente do meio. No vcuo, todas as ondas eletromagnticas possuem (A) a mesma amplitude. (B) mesma freqncia. (C) mesma velocidade. (D) mesmo comprimento de onda. (E) mesmo perodo.

3. Selecione a alternativa que, pela ordem, preenchem corretamente as lacunas: Uma onda transporta ........:........ de um ponto a outro do espao. No vcuo, todas as ondas eletromagnticas, possuem mesma ................. . As ondas sonoras propagam-se em uma direo ................... . direo das vibraes do meio. (A) energia - freqncia paralela (B) matria - velocidade - perpendicular (C) energia - amplitude - perpendicular (D) matria - intensidade paralela (E) energia - velocidade - paralela

4. Uma onda qualquer caracterizada por uma amplitude, uma frequncia, um comprimento de onda e uma velocidade de propagao. Dentre essas grandezas, as que dependem exclusivamente da fonte emissora da onda

so. (A) amplitude e freqncia. (B) amplitude e velocidade. (C) amplitude e comprimento de onda (D) velocidade e comprimento de onda. (E) freqncia e comprimento de onda.

5. Ondas mecnicas so do tipo transversal, longitudinal ou mista na onda transversal, as partculas do meio (A) no se movem. (B) movem-se numa direo perpendicular direo de propagao da onda. (C) movem-se numa direo paralela direo de propagao da onda. (D) realizam movimento cuja trajetria senoidal. (E) realizam movimento retilneo uniforme.

6. A onda sonora classificada como............ pois a sua propagao ocorre somente em meio........... que vibram com a onda sonora deslocam-se na direo As partculas.................. direo de propagao da onda. (A) mecnica material - paralela (B) mecnica gasoso - paralela (C) mecnica slido - perpendicular (D) eletromagntica - material - perpendicular (E) eletromagntica - material paralela

7. Classifique cada exemplo de onda ( coluna da direita) de acordo com o tipo correspondente (coluna da esquerda). 1 . longitudinal 2. transversal ( ) ondas sonoras ( ) ondas de rdio ( ) onda estacionria em uma corda de violo

A relao numrica, de cima para baixo, da coluna da direita, que estabelece a seqncia correta das associaes (A) 1 2 2 (B) 1 1 1 (C) 1 2 1 (D) 2 1 2 (E) 2 1 1

Potrebbero piacerti anche