Sei sulla pagina 1di 4

FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO

TRABALHO DE DIREITO CIVIL III Imputao do Pagamento

Trabalho

apresentado

disciplina de Direito Civil III, como requisito avaliativo, da turma de Direito D-42, da Docente Erica Camargo. Acadmicos: Duanny Drayton Pinto Neves Ana Paula Luna Novais Gleiciane Bento Costa

PORTO VELHO RONDNIA

Introduo A imputao do pagamento disciplinada no Captulo IV do Ttulo III do Livro I da Parte Especial do Cdigo Civil (arts. 352 a 355) implica necessariamente a existncia de mais de um dbito da mesma natureza, isso dito porque doutra forma no existiria como indicar divida a ser quitada se ela fosse nica, a quitao seria automtica com o oferecimento da prestao. Esse o contedo jurdico do conceito da imputao do pagamento, ou seja, da indicao de qual dvida est sendo adimplido com a imputao, esse contedo o que passamos a analisar.

Conceito Jurdico Imputar significa indicar, apontar. No direito brasileiro, no h qualquer impedimento para que um devedor contraia com um credor mais de uma obrigao de mesma natureza. Quando isso ocorre, necessrio saber, quando se oferece uma prestao, a qual dbito o devedor est oferecendo a prestao. Assim, dispe o art. 352 do Cdigo Civil que a pessoa obrigada por dois ou mais dbitos da mesma natureza, a um s credor, tem o direito de indicar a qual deles oferece pagamento, se todos forem lquidos e vencidos.

Elementos da Imputao No basta a existncia de mais de um dbito de mesma natureza para que ocorra o fenmeno da imputao do pagamento, necessrio que eles sejam lquidos e j se encontrem vencidos (art. 352 cdigo civil, in fine), pois se apenas uma tem essas caractersticas, a lei assume que o pagamento foi efetuado em relao a dvida vencida e lquida, sem que o devedor possa dispor de forma contrria. Disto surgem os elementos da imputao: (1) identidade de devedor e de credor, (2) existncia de dois ou mais dbitos da mesma natureza; (3) bem como o fato de as dividas serem liquidas e vencidas certas quanto existncia, determinadas quanto ao valor.

Direito de Efetuar a imputao Presente os elementos apontados na Seo anterior, o devedor poder indicar qual dvida est adimplindo. Isso implica admitir, que em regra cabe ao devedor a imputao do pagamento (artigo 352 do Cdigo Civil). Isso ocorrer em regra, pois, se o devedor no exercer este direto potestativo o credor ter que oferecer, mesmo assim o comprovante de quitao de uma dvida, isso significa que se neste momento o devedor no reclamar seu direito, ento seu direito de imputao considerar-se- no exercido, salvo provando o devedor ter existido violncia ou dolo. Estes so os termos do artigo 353 do Cdigo Civil que abaixo reproduzimos:
Art. 353. No tendo o devedor declarado em qual das dvidas lquidas e vencidas quer imputar o pagamento, se aceitar a quitao de uma delas, no ter direito a reclamar contra a imputao feita pelo credor, salvo provando haver ele cometido violncia ou dolo.

O No Exerccio da Imputao pelos Sujeitos da Relao Obrigacional. O legislador desenvolvendo sua linha de raciocnio foi alm e decidiu regular a hiptese em que no haja manifestao nem do sujeito passivo nem do sujeito ativo, neste caso, a imputao feita pela norma jurdica. Essas regras, como se poder observar da leitura dos artigos 354 e 355 do Cdigo Civil so subsidirias, e sua aplicao dependem da no manifestao dos sujeitos da relao.
Art. 354. Havendo capital e juros, o pagamento imputar-se- primeiro nos juros vencidos, e depois no capital, salvo estipulao em contrrio, ou se o credor passar a quitao por conta do capital. Art. 355. Se o devedor no fizer a indicao do art. 352, e a quitao for omissa quanto imputao, esta se far nas dvidas lquidas e vencidas em primeiro lugar. Se as dvidas forem todas lquidas e vencidas ao mesmo tempo, a imputao far-se- na mais onerosa.

Concluso Do exposto, conclu-se na presente pesquisa que imputao do pagamento na verdade a indicao de qual dvida est sendo adimplida. Para que ela se possibilite necessrio a presena de 3 (trs) elementos, a saber: (1) identidade de devedor e de credor, (2) existncia de dois ou mais dbitos da mesma natureza; (3) bem como o fato de as dividas serem liquidas e vencidas certas quanto existncia, determinadas quanto ao valor. Sendo possvel, em regra cabe ao devedor realizar a imputao do pagamento, se no exercer seu direito potestativo, caber ao credor indicar na quitao qual dvida est sendo pago, podendo o direito de imputao ser reclamado ainda neste momento pelo devedor (salvo dolo ou coao) O legislador ainda disps sobre os casos em que ambos os sujeitos omitiram-se na imputao, estabelecendo regras para as mesmas, nos termos do art. 354 e 355 do Cdigo Civil.

Referncias Bibliogrficas. BRASIL. Lei n. 10406, de 10 de janeiro de 2002. Cdigo Civil. Dirio Oficial da Unio, 11 de janeiro de 2002. Manual de direito civil: volume nico - Flavio Tartuce. 2.ed.rev.,atual. E ampl. Rio de Janeiro: Forense; So Paulo: MTODO,2012.

Potrebbero piacerti anche