Sei sulla pagina 1di 41

FACULDADE DE CINCIA E TECNOLOGIA - FACIT

AVALIAO DA EFICINCIA DE TROCA TRMICA EM UM TROCADOR DE BANCADA

MONTES CLAROS

2011

ATHOS LUIZ CAIRES PEREIRA

AVALIAO DA EFICINCIA DE TROCA TRMICA EM UM TROCADOR DE BANCADA

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia Qumica da Faculdade de Cincia e Tecnologia de Montes Claros, como parte dos requisitos para obteno do diploma de Engenheiro Qumico.

Orientador: Prof. Claudia Fernandes

MONTES CLAROS 2011

ii

TEMA DO TRABALHO

ATHOS LUIZ CAIRES PEREIRA Aprovada em ____/____/_____.

BANCA EXAMINADORA

_________________________________________________ Claudia Fernandes (orientador) Engenheiro Qumica-Instituio

__________________________________________________ Nome Completo Titulao-Instituio

__________________________________________________ Nome Completo Titulao-Instituio

CONCEITO FINAL: _____________________

Dedicatria

AGRADECIMENTOS

RESUMO

Abstract

Lista de figuras

Lista de quadros

Lista de abreviaturas e siglas

Lista de notaes ou smbolos

Sumrio

Introduo TRANSFERNCIA DE CALOR 1- CONCEITO BSICO SOBRE TRANSFERNCIA DE CALOR A transferncia de calor conceituada a transferncia de energia entre o sistema e as vizinhanas, quando a fora motriz fornecida por um gradiente de temperatura. Esta energia ser transferida espontaneamente da regio de temperatura alta para a regio de temperatura baixa (MILO; KORETSKY, 2007). Isso ocorre quando dois ou mais corpos so colocados prximos, ou em contato, a partir deste momento, a energia trmica presente no material de temperatura superior, tende a equilibrar o sistema, transferindo sua energia trmica ao corpo de temperatura inferior, devido a transferncia de energia cintica entre as partculas individuais ou grupos, em nvel atmico. Nos gases, ocorre a transferncia de calor devido ao choque das molculas, nos metais devido ao movimento de seus eltrons livres, j nos lquidos e slidos ocorre a vibrao de sua estrutura reticular. 2- TIPOS DE TRANSFERENCIA TRMICA A transferncia trmica acontece por quatro mecanismos fsicos diferentes: a conduo, conveco, radiao e a combinao de dois ou mais destes mecanismos. A conduo o processo pelo qual o calor flui de uma regio de temperatura mais alta para outra de temperatura mais baixa, dentro de um meio (slido, lquido ou gasoso) ou entre meios diferentes em contato fsico (KREITH; BOHN, 1977). A conduo trmica est determinada pela Lei de Fourier, que estabelece a transferncia de calor em uma dada direo, proporcional rea normal direo de fluxo de calor e ao gradiente de temperatura nessa direo (INCROPERA; DEWITT, 1998).

Equao 1

Onde: (dQx/dt) a taxa de fluxo de calor na direo x que atravessa a rea A. (K) a constante de condutividade trmica. (T) a temperatura. (t) o tempo. J a conveco o processo de transporte de energia pela ao combinada da conduo de calor, armazenamento de energia e movimento de mistura. Sendo importante principalmente como mecanismo de transferncia de energia entre uma superfcie slida e um lquido ou gs (KREITH; BOHN, 1977). A transferncia de calor por conveco se expressa segundo a Lei do Enfreamento de Newton, conforme se segue:

Equao 2

Onde: (dQ/dt) a taxa de fluxo de calor. (h) o coeficiente de conveco (ou coeficiente de filme). (As) a rea do corpo em contato com o fluido. (Ts) a temperatura na superfcie do corpo. (Tinf) a temperatura do corpo longe do fluido. Radiao outro tipo de transferncia trmica, que consiste no processo pelo qual o calor transmitido de um corpo a alta temperatura para um de mais baixa quando tais corpos esto separados no espao, ainda que exista vcuo entre eles (KREITH; BOHN, 1977). Contudo, existe ainda os mecanismos combinados, que so utilizados em situaes prticas da engenharia, no qual podem aparecer problemas que envolvam mais de um mecanismo de transferncia de calor.

3- TROCADORES DE CALOR

As indstrias qumicas utilizam em larga escala a troca de calor que ocorre entre dois fluidos, onde existe um gradiente de temperatura entre eles e os mesmo se encontram separados por uma fronteira slida. O equipamento utilizado para realizar esta transferncia trmica, denominado trocador de calor. Este equipamento inserido num processo com intuito de arrefecer (resfriar) ou aquecer o fluido de interesse. Pode-se observar o uso especfico de trocadores de calor nas industrias, atravs de aquecimento e condicionamento de ar, refinaria de petrleo, processamento de gs natural, usinas de produo de energia, recuperao de calor em processos, tratamento de guas residuais. Objetivando uma boa eficincia, os trocadores so projetados para maximizar a superfcie de contato da parede entre os fluidos enquanto minimiza a resistncia do fluxo atravs do trocador. Os trocadores de calor so classificados, conforme sua disposio dos fluidos, geometria e utilizao.

CLASSIFICAO DOS TROCADORES DE CALOR Neste captulo so revisados algumas particularidades da classificao dos trocadores de calor e tambm as tcnicas que so utilizadas na analise de trocadores de calor industriais.

1-DISPOSIO DOS FLUIDOS No trocador de correntes paralelos ambos os fluidos entram percorrem o trocador no mesmo sentido. J no trocador contracorrente os fluidos entram e saem por extremidades opostas do trocador, ou seja, as correntes percorrem sentidos opostos. Sendo que o trocador de correntes cruzadas os fluidos percorrem sees perpendiculares um ao outro. Por fim, o trocador multipasse, que possui mais de um passe, nos tubos ou no casco.

2-GEOMETRIA (CONSTRUO):

2.1-Trocador de Calor Duplo Tubo (Double Pipe)

De acordo com ARAUJO (2010, p. 7) o trocador de calor duplo tubo composto por:
[...] dois tubos concntricos, geralmente com dois trechos retos e com conexes apropriadas nas extremidades de cada tubo, para dirigir os fluidos de uma seo reta para outra. Esse conjunto com forma de U denominado grampo (hairpin).

Normalmente os trocadores duplo tubo so compostos por vrios grampos conectados em srie, fornecendo, assim, uma rea de troca razovel. Nesse tipo de trocador, um fluido escoa pelo tubo interno e o outro, pelo espao anular, a troca de calor ocorre atravs da rea de do tubo interno.

Este tipo de trocador apresenta o tubo interno liso ou aletado, que com aletas externas longitudinais, indicado quando o fluido que escoa pelo espao anular apresenta coeficiente de transferncia de calor por conveco muito baixo, cerca de menos da metade do outro coeficiente, aumentando a rea de troca de calor (ARAUJO, 2010). Esse tipo de trocador de calor apresenta as principais vantagens como: facilidade de construo, montagem e ampliao de rea. Sendo que pode ser instalada rea adicional em uma unidade j existente, e sua facilidade de manuteno possibilita o fcil acesso para a limpeza em ambos os lados de escoamento, no entanto, depende das conexes das extremidades (ARAUJO, 2010). Em relao aos fluidos ARAUJO (2010, p. 07) conceitua:

Os fluidos podem operar em contracorrente ou em paralelo. Em contracorrente, os dois fluidos percorrem o trocador em sentidos contrrios, enquanto em paralelo no mesmo sentido. Esse tipo de trocador costuma ser economicamente vivel quando so necessrias reas de troca de at 30 m2 e, em outras situaes quando o trocador casco e tubos no for a melhor soluo econmica, isto , nmero de tubos por passagem menor que 30, dimetro do casco menor que 200 mm (8 in), baixas vazes, grande cruzamento (interseo) de temparatura, calor trocado menor que 500 kW.

No entanto, este tipo de trocador possui as desvantagens de ocupar grande espao fsico para pouca rea de troca que fornece e o alto custo por unidade de rea de troca de calor, conforme as dimenses padro apresentada na tabela abaixo.

Casco Tubo Espessura (mm) Espessura (mm) Diam. nominal PressoDiam. ext. Diam. ext. PressoAlta Alta (pol.) Padro Presso Padro Presso 2 3,91 5,54 60,3 25,4 2,77 2,77 3 5,49 88,9 25,4 2,77 3 5,49 7,62 88,9 48,3 3,68 5,08 31/2 5,74 8,08 101,6 48,3 3,68 5,08 1/2 3 5,74 8,08 101,6 60,3 3,91 5,54 4 6,02 8,56 114,3 48,3 3,68 5,08 4 6,02 8,56 114,3 60,3 3,91 5,54 4 6,02 8,56 114,3 73,0 5,16 7,01

2.2-Trocador de calor de placas Trocador de calor de placas consiste, conforme ARAUJO (2010, p. 34) em:

[...] um suporte onde placas independentes e metal, sustentadas por barras, so presas por compresso, entre uma extremidade mvel e outra fixa. Entre placas adjacentes formam-se canais por onde os fluidos escoam. A troca de calor se d atravs de cada placa, de um lado tem-se o fluido frio e do outro, o quente.

Os trocadores de placa foram introduzidos em 1930 na indstria de alimentos em razo da facilidade de limpeza. A viabilidade do trocador de placas se sustenta em algumas condies (ARAUJO, 2010 p. 38):
a)A presso de operao for menor que 30 bar; b) As temperaturas forem inferiores a 180C ou 260C se puder ser utilizada fibra de amianto, mas com menores pressoes; c)Houver vcuo no muito elevado; d)Houver volumes moderados de gases evapores com ou sem mudana de fases.

2.3- Trocador de calor casco e tubo (Shel and Tube)

Outro tipo de trocador de calor e o casco e tubo, e para melhor entendelo o ilustre professor ARAUJO (2010, p.15) o descreve da seguinte forma:

O trocador de calor casco e tubo composto por um casco cilndrico (1) contendo um conjunto de tubos (2), colocados paralelamente ao eixo longitudinal ao casco. Os tubos so presos em suas extremidades, a placas perfuradas denominadas espelhos (3), a cada furo corresponde a um tubo do feixe. Os espelhos, por sua vez, so presos de alguma forma ao casco. Os tubos que compem o feixe atravessam vrias placas perfuradas, as chicanas (4), que servem para direcionar o fluido que escoa por fora dos tubos e tambm para suportar os tubos. Na realidade, o que se costuma chamar de feixes de tubos o conjunto composto por tubos e chicanas. As chicanas so mantidas em posies fixas por meio dos espaadores de chicanas (7). No trocador de calor casco e tubo, um dos fluidos escoar pelo interior dos tubos (fluido do lado tubo) e outro por fora dos tubos (fluido do lado casco). O fluido do lado tubo entrar no trocador atravs de um bocal (8), indo para o carretel (5), onde ter acesso ao interior dos tubos passando pelos orifcios do espelho (3). Esse fluido percorrer o trocador e sair pelo bocal (8) do carretel (5) existente na outra extremidade do equipamento. O fluido do lado casco ingressar no trocador atravs de um dos bocais (9) presentes no casco, ser direcionado pelas chicanas (4) para cruzar o feixe de tubos (2) vrias vezes ao longo de seu comprimento, saindo pelo outro bocal (9) localizado na outra extremidade.

O trocador de calor casco e tubo, o mais empregado na indstria qumica, principalmente em refinarias de petrleo, em razo de sua ampla faixa de uso e aplicao para alta presso, sendo utilizado para processos que necessitem de grandes reas de troca de calor (acima de 5.000 m2) , presses acima de 30 bar e temperaturas superiores a 260C. Pode ser construdo com diferentes materiais, possibilitando a operao com fluidos corrosivos, podendo operar ainda com lquidos, gases ou vapores como condensador ou

vaporizador, em posio horizontal ou vertical, dependendo da necessidade da operao (ARAUJO, 2010). 2.3.1- Feixe de tubos

Os tubos utilizados no trocador casco e tubo, ao contrrio do duplo tubo, no seguem a mesma norma dos tubos utilizados para transporte, conforme expe ARAUJO (2010, p. 16):

A norma vlida a BWG1, a dimenso do tubo indicada pelo dimetro externo e pela espessura da parede, esta dada pelo nmero de BWG que pode variar de 7 a 24. BWG 7 corresponde espessura de parede grossa, 0,180 polegada (4,57 mm), BWG a espessura de parede fina (0,022 polegada (0,56 mm). Ao contrrio da norma IPS ou NPS utilizada para tubos de transporte, um determinado valor do BWG representa sempre a mesma espessura de parede, qualquer que seja o dimetro do tubo.

A escolha da espessura da parede depender das condies operacionais, como presso e corroso dos fluidos, sendo que a espessura mais utilizada para condies normais referente ao BWG 16, 0,065 polegada (1,65 mm) (ARAUJO, 2010). Em relao aos tipos de tubos, o mais utilizado na maioria das aplicaes os tubos so lisos, no entanto, dependendo das caractersticas do fluido que escoa do lado casco, podem ser aletados (ARAUJO, 2010). Quanto a fabricao destes tubos, os mesmos podem ser de inmeros materiais, na maioria das aplicaes so de metais, como ao carbono, cobre, lato, ao inox e ligas nobres; como tambm h trocadores com tubos de grafite e teflon com especificaes prprias (ARAUJO, 2010).

Norma Birminghan Wire Gauge (Disponvel em www.engineringtoolbox.com acessado em: 17/08/11).

2.3.1.1- Dimenses dos tubos

Em princpio, a rea de troca de um trocador de calor, pode ser disposta de vrias maneiras, por exemplo, pode-se ter um equipamento com tubos longos e com determinado dimetro de casco ou com a mesma rea construir um trocador com tubos curtos, porm com maior nmero de tubos e, portanto, maior dimetro de casco. J em relao ao custo de trocadores de calor, mostram que mais conveniente e mais econmico construir trocadores longos com dimetros de casco e tubos menores (ARAUJO, 2010).

2.3.1.2- Comprimento

Com base no que foi apresentado anteriormente, ou seja, que mais barato construir um trocador com tubos longos e pequeno dimetro de casco, deve-se procurar sempre utilizar o maior comprimento de tubo possvel, compatvel com o espao que se dispe para instalar o trocador de calor e com o comprimento disponvel pelos fornecedores de tubos (ARAUJO, 2010). Em muitas situaes o espao disponvel para a instalao do equipamento fator determinante do comprimento do tubo. Assim, h trocadores casco e tubo cujo feixe pode ser removido de dentro do casco para manuteno e limpeza e, portanto, um espao com, pelo menos, o mesmo

comprimento do tubo deve estar disponvel ao lado do trocador, no sentido da retirada do feixe (ARAUJO, 2010). De acordo com ARAUJO apud SAUNDERS (1988) trocadores casco e tubo com feixe removvel podem ter at 9 m com o feixe pesando at 20 toneladas, para trocadores com o espelho fixo, o comprimento pode atingir at 15 m, embora haja trocadores com at 22 m de comprimento. De acordo com o TEMA2, so considerados comprimentos padro 8, 10, 12, 16 e 20 ft. Normalmente, a relao entre comprimento e dimetro do casco est entre 5 e 10. Outro critrio que s vezes define o comprimento dos tubos refere-se padronizao dos trocadores de calor que fazer parte do processo, todos devem ter tubos com a mesma especificao. Isso tem o objetivo de facilitar a manuteno, quanto substituio e aos materiais necessrios limpeza do trocador.

2.3.1.3- Dimetro Quanto ao dimetro ARAUJO (2010, p. 17) pontua:

A seleo do dimetro do tubo depende da natureza da incrustao do fluido, do espao disponvel e do custo. Utilizando-se tubos com o dimetro reduzido e pequeno espaamento entre eles, obtm-se trocadores mais compactos, entretanto pode-se ter dificuldade, principalmente na parte externa dos tubos, por onde escoa o fluido do lado casco. A incrustao que se forma pela utilizao do equipamento um fator importante na escolha do dimetro e do espaamento dos tubos. A prtica de limpeza do lado tubo muitas vezes exige que o dimetro do tubo no seja menor que cerca de 20 mm, embora possa haver trocadores, de pequeno porte e que operam com fluidos limpos, que utilizam tubos com dimetros da ordem de de polegada (6,35mm). Os dimetros de tubo mais utilizado so de 3/4 (19,05 mm) para situaes nas quais o fluido do lado tubo no muito
2

Norma Tubular Exchangers Manufactures Association (Disponvel em www.tema.org acessado em: 17/09/11).

viscoso nem incrusta muito. Fluidos com alta viscosidade, como leos pesados, podem exigir tubos de 2 polegadas (50,8 mm). Veremos posteriormente que a perda de carga de cada fluido fator importante no projeto de um trocador de calor, sendo afetada diretamente pelo dimetro do tubo. Se o fator de incrustao (Rd), que veremos posteriormente, do fluido do lado tubo for menor que 0,003 (ft h F/Btu), recomenda-se utilizar tubos com dimetro externo de polegada.

Quanto espessura da parede dos tubos, ARAUJO apud SAUNDERS (1988) apresenta as seguintes consideraes: A espessura da parede deve ser capaz de resistir presso interna e externa separadamente ou mxima presso diferencial atravs da parede. Em alguns casos, a presso no fator determinante, considerar ento: Adequada margem para corroso; Resistncia vibrao ocasionada pelo escoamento do no casco; Tenso axial, particularmente em trocadores de espelhos fixos;

Padronizao quanto estocagem de partes sobressalentes, no caso tubos para vrios trocadores;

Custo. Assim, usar-se tubos de pequeno dimetro faz o trocador de calor tanto econmico como compacto. No entanto, mais provvel o trocador de calor incrustam mais rapidamente e pequeno tamanho faz a limpeza mecnica das incrustaes difcil. Ao prevalecer a incrustao e os problemas de limpeza, tubos de dimetros maiores devem ser utilizados (ARAUJO, 2010). Conclui-se que para determinar o dimetro de tubos, o espao disponvel, custos, incrustao, bem como a natureza dos fluidos devem ser considerados.

2.3.2 Disposio dos tubos (tube pitch)

H normas e prticas que governam a disposio dos tubos para formar o feixe tubular. O TEMA normaliza quanto os arranjos triangular 30, triangular 60, quadrado 90e quadrado rodado 45, conforme figura a seguir.

Assim, ARAUJO (2010, p. 18-19) dispe sobre as quatro configuraes:

Os arranjos triangulares fornecem trocadores mais compactos. Para o mesmo dimetro de tubo, passo e dimetro de casco, o nmero de tubos e,consequentemente a rea de troca, maior para trocador com arranjo triangular do que com arranjo quadrado. O arranjo triangular, por ser mais compacto, pode inviabilizar a limpeza mecnica da superfcie externa dos tubos, portanto no recomendada para situaes nas quais o fluido do lado seja incrustante e exija limpeza mecnica da superfcie de troca. A limpeza mecnica mais fcil na parte interna do tubo do que na parte externa. Por essa razo, os fluidos com altos fatores de incrustao so colocados, preferencialmente, escoando ao lado do tubo. Deve-se sempre que possvel utilizar um arranjo triangular, por fornecer trocadores mais compactos, arranjo quadrado se utiliza apenas se houver problema de incrustao no lado casco. Em condies de incrustao, alm de utilizar arranjo quadrado, o passo deve ser tal que possibilite acesso para

limpeza mecnica, ou seja, a abertura entre tubos deve ser de no mnio 1/4de polegada (6,35 mm). Quanto aos valores de fator de incrustao, costuma-se indicar, de forma genrica, que o arranjo triangular satisfatrio para fluidos limpos, com fator de incrustao (Rd) de at 0,002 ft2 hF/Btu, para o fluido do casco ou em situaes que seja possvel a limpeza qumica. Normalmente, o passo (pitch) no inferior a 1,25 vez o dimetro externo do tubo, exceto quando se tem fluidos limpos, que praticamente no incrustam, e dimetro de tubos pequenos (inferiores a de polegada). Nesse caso, a relao passo/dimetro externo pode ser reduzido a 1,20, mas geralmente essa relao esta entre 1,25 e 1.5. Em termos mecnicos, os tubos no podem ficar muito prximos para no enfraquecer os espelhos. A distribuio dos tubos padronizada e o nmero de tubos que possvel alocar em determinado dimetro de casco depende do dimetro externo do tubo, do tipo e do valor do passo e do nmero de passagens no lado tubo.

2.4- Casco

Em relao aos cascos, eles so padronizados com dimetros de at 24 polegadas utilizam-se tubos comerciais (norma IPS), acima disso so construdos a partir de chapas soldadas, e costumam ter a espessura de parede de no mnimo 3/8 de polegada (9,5 mm). Tamanhos tradicionais, para dimetro interno, esto no intervalo de 8 a 60 polegadas, mas h cascos com dimetros maiores que 120 polegadas; e dimetros internos de 12 a 24 polegadas com espessura de 3/8 de polegada, suportam presses de 300 psi (20 atm) (ARAUJO, 2010).

3.1.8 Chicanas

Quanto sustentao dos tubos temos as chicanas, que tm por funo evitar curvaturas e possvel vibrao, e direcionar o escoamento do lado casco, aumentando a turbulncia do fluido frio, otimizando assim a transferncia de calor e evitando regies mortas (ARAUJO, 2010). O espaamento entre chicanas padronizado pelas normas de trocadores de calor, que definem valores mximos e mnimos (o espaamento mnimo igual a um quinto do dimetro interno do casco ou a duas polegadas, aquele que for maior; e O espaamento mximo entre chicanas definido pelo comprimento mximo de tubo no suportado) (ARAUJO, 2010).

3.2 Escolha do fluido No existem regras fixas que estabeleam qual tipo de fluido deve passar pelos tubos.

Fluido mais sujo, mais fcil remoo dos tubos que do casco; Fluido mais corrosivo, pois, alm de ser mais econmico, usar

tubos resistentes corroso do que o casco com a mesma propriedade, mais fcil substituir tubos furados que o casco;

Fluido com maior presso, o casco tem menor resistncia devido

seu maior dimetro;

Fluido menos viscoso, a menos que a perda de presso seja

muito baixa;

gua de refrigerao por facilidade de limpeza; O fluido de menor vazo volumtrica, em vista do casco oferecer

mais espao. Entre lquidos de propriedades semelhantes, deve passar pelos tubos aquele de maior presso, maior temperatura e mais corrosivo. 3.3 Tipo de operao

No funcionamento dos trocadores de calor tubulares, o fluido refrigerante pode percorrer a seo do trocador em contracorrente ou paralelo ao fluido quente.

3.3.1 Operao em paralelo A figura abaixo apresenta a distribuio de temperatura, onde os dois fluidos entram no tocador na mesma extremidade e percorrem no mesmo sentido. Nas extremidades de entrada temos a maior e menor temperatura do fluidos quente e frio, respectivamente. Ao longo da seo do trocador, a temperatura vai diminuindo. Na operao em paralelo, impossvel obter a temperatura de sada do fluido frio maior que a de sada do fluido quente.

3.3.2 Operao em contracorrente

Neste tipo de operao os fluidos percorrem a seo do trocador por extremidades opostas e em sentidos contrrios. Em comparao ao escoamento paralelo, a diferena de temperatura entre fluidos mais homogenia ao longo do trocador. Neste tipo de operao a temperatura de sada do fluido frio pode ser maior que a do fluido quente (t 2>T2). Isto torna a operao em contracorrente mais vantajosa que a em paralelo, pois possvel obter uma maior taxa de transferncia trmica.

Balano de energia O balano de energia em sistemas abertos onde no existe a ocorrncia de reao qumica pode ser definido conforme descrito por ARAUJO (2010, p. 08): Equao 3

Sendo E a energia total, Q o calor transferido, W o trabalho mecnico ou eltrico, H a entalpia, Ec a energia cintica, e EP a energia potencial. A maioria dos equipamentos de troca de calor opera em estado estacionrio, no trocador de calor no h trabalho sendo realizado e nem acmulo de energia e os termos referentes energia potencial e cintica so desprezveis quando comparados com outros termos do balano de energia.

Assim a equao a seguir pode ser escrita para cada corrente no trocador, como dispe ARAUJO (2010, p. 08): Equao 4

Sendo w a vazo mssica da corrente e h2 e h1 as entalpias por unidade de massa da corrente nas condies de entrada e sada, respectivamente. No trocador de calor pode ocorrer troca de calor com o ambiente, podendo-se assim despreza-la quando comparada com a quantidade trocada entre os fluidos, devido a reduzida quantidade de troca. Com essa disposio, o calor cedido por um fluido passa ser igual ao calor recebido pelo fluido no equipamento (ARAUJO, 2010). Reescrevendo a equao anterior para cada fluido que escoa no trocador, temos a descrio de ARAUJO (2010, p. 09):

para o fluido quente, cuja vazo mssica ser representada por wq, as temperaturas de entrada e sada por T1 e T2, respectivamente, e as entalpias correspondentes por hq1 e hq2. qq = wq (hq1 e hq2)

Equao 5

para o fluido frio, cuja vazo mssica ser representada por wf, as temperaturas de entrada e sada por t1 e t2, respectivamente, e as entalpias correspondentes por hf1 e hf2. qf = wf(hf1 - hf2)

Equao 6

O fluido frio recebe calor do fluido quente, portanto, qf > 0, enquando o fluido quente cede calor, portanto qq < 0. qf = - qq wf(hf2 - hf1) = wq(hq1 - hq2) = q

Equao 7 Equao 8

No havendo mudana de fase em nenhum dos fluidos, apenas o calor sensvel ser trocado, tornando a equao: wf.cpf(t2 - t1) = - wq.cpq(T2 - T1)

Equao 9

Sendo cpf e cpq, calor sensvel dos fluidos frio e quente respectivamente. Neste trocador em questo, nenhum dos fluidos envolvidos sofre mudana de fase, portanto no entrar no estudo do balano o calor latente ().

Diferena de temperatura em um trocador de calor

Na figura a seguir, esta representado um trocador de calor casco e tubo operando em contracorrente, com o fluido quente escoando no interior dos tubos e o fluido frio no lado casco.

O balano de energia, no estado estacionrio, para uma seo diferencial do trocador representado pela equao. dq = U t dA

Equao 10

Sendo dq a quantidade de calor trocada na rea dA, t a diferena de temperatura (T - t) e U o coeficiente global de transmisso de calor, baseado na rea externa do tubo interno (A0),dado pela seguinte equao:

Equao 11

Lembrando que a quantidade de calor trocada tambm pode ser representada por:

dq = Wf cpf dt = Wq cpq dT = U (T - t) dA

Equao 12

Se o calor especfico de cada fluido constante, ou puder ser representado por um valor mdio no intervalo de variao de temperatura de cada fluido, a relao entre a temperatura de cada fluido e o calor trocado linear. Dessa forma, o mesmo ocorrer com o t, sua relao com q tambm ser linear. Esse comportamento representado pela figura a seguir, em que a diferena de temperatura nas extremidades do trocador, so dadas por: t1 = T1 - t2 Equao 13

t2 = T2 t1

Equao 14

A derivada de t em relao a q pode ser expressa como:

Equao 15

A equao tal substituda na equao tal, obtm a equao:

Equao 16 Rearranjando para integrao:

Equao 17

Considerando U constante, obtm-se:

Equao 18 A equao anterior pode ser colocada da seguinte forma

Equao 19

Ou seja,

Equao 20

MLDT a mdia logartmica das diferenas de temperaturas e t1 a diferena de temperatura entre os fluidos no terminal i do trocador. A equao tal, a equao de projeto de um trocador de calor. A rea de troca de calor A refere-se rea externa do tubo interno (A o), ou somente A, a partir deste momento. Para clculo real da rea de troca trmica, est equao deve ser multiplicada por 11, pois o trocador possui 11 tubos.

A = de L

Equao 21

Sendo de o dimetro externo dos tubos interno do trocador casco e tubo e L o comprimento total do trocador. Para o clculo do MLDT, algumas circunstncias foram levadas em considerao, conforme dispe ARAUJO (2010, p. 12): Vazes constantes; Perdas de calor desprezveis; Calor especfico constante; Sem mudana de fase; U constante ao longo do trocador.

Metodologia Para a construo do trocador de calor de bancada, foram utilizados materiais de fcil acesso, onde no foram levadas em considerao as normas as quais regem a construo de tais equipamentos em escala industrial, pois, o mesmo, tem intuito apenas de visualizao em prticas laboratoriais, dos fenmenos de transferncia trmicas estudados em sala de aula. Lista de materiais 01 cano de PVC; 02 tampes de pvc; 11 tubos de alumnio 06 chicanas feitas de polietileno de alta densidade; 03 barras roscada 36 porcas; 04 chulas de plstico; 04 mangueiras; 01 bomba de vazo de 4 L/min Montagem do trocador O cano de PVC foi previamente faceado com auxlio de um torno. As chicanas foram serradas com serra tico-tico e faceadas com o dimetro interno do tubo de PVC com o torno. Ento as chicanas foram furadas com furadeira (por onde passaram os tubos de alumnio), e ento cortadas (pedao inferior a metade de sua circunferncia) de forma alternada. O tubo de alumnio foi dividido em 11 tubos de 51,5 cm. As chicanas foram separadas pela barra roscada e firmadas com as porcas. Ento, os tubos de alumnio aps desempenados, foram colocados pelos orifcios das chicanas, formando assim o feixe de tubos, que por sua vez ser acoplado no tubo de PVC (casco). Aps acoplado o feixe de tubos, foram encaixadas as chulas nos orifcios feitos anteriormente no tubo de PVC e nos tampes. As extremidades externas do tubo de PVC foram

desgastadas com auxlio do esmeril, por onde se encaixam os tampes por presso. Para que no houvesse vazamento do lado casco para o lado tubo, o feixe de tubos aps acoplado foi vedado com uma resina acrlica.

Material dos tubos Alumnio Material do casco PVC

Dimetro interno (mm)

Dimetro externo (mm)

Comprimento Espessura (cm) (mm)

rea (m)

Condutividade trmica (W/m.K)

Execuo de ensaios Os ensaios realizados seguiram o seguinte procedimento: Foram encaixadas nos tampes mangueiras de entrada e sada do fluido quente. Na entrada, a mangueira se encontrava interligada a uma bomba com vazo de 4 L/min, onde, lanava no trocador o fluido quente, devidamente aquecido por ebulidor, dentro de um equipamento banho maria, o qual, tem um termmetro conjugado que realiza a leitura da temperatura instantnea. O fluido frio, tem sua entrada interligada a torneira da pia do laboratrio com vazo de 6L/min, e temperatura aferida manualmente por termmetro.

Resultados e discusso Foram realizados 12 ensaios, os quais, tm seus resultados expressos na tabela a seguir:

Ensaio I II III IV V VI VII VIII IX X XI XII

tm

T1 72 54 48 68 56 75 63 59 70 65 76 48 -

T2 45 32 28 43 29 46 40 34 42 39 51 26 -

(T2-T1) 27 22 20 25 27 29 23 25 28 26 26 22 25

t1 21 23 21 25 21 24 18 21 19 22 22 26 -

t2 45 44 40 47 44 46 39 45 39 44 37 43 -

(t2 t1) 24 21 19 22 23 22 21 24 20 22 25 21 22

Discusso A partir da observao dos resultados obtidos nos ensaios laboratoriais, foi possvel perceber que a variao de temperatura mdia do fluido quente foi superior em 3 C variao de temperatura mdia de fluido frio, assim como j era esperado no escoamento contracorrente, visto que, neste tipo de operao, possvel que ocorra superioridade da variao mdia de fluido frio sobre o fluido quente, ou vice versa.

Potrebbero piacerti anche