Sei sulla pagina 1di 5

N 30 - Fevereiro 2010

Revista Digital de Podologia


Gratuita - Em Portugus

Como Eu Trato o Linfedema de Membros Inferiores.


Dra. Rosangela Arnt. Brasil.

O linfedema o edema resultante do comprometimento do sistema linftico, com caractersticas variveis dependendo da etiologia e do tempo de evoluo. Na fase inicial, costuma ser mole, depressvel, frio, indolor e regride com o repouso. Quando de longa durao, duro, no depressvel, frio, indolor e no regride com o repouso. Em todos os casos, o paciente refere desconforto, e at dor em peso no local atingido, e sempre existe a alterao esttica implicada. Conforme a etiologia, os linfedemas podem ser: PRIMRIO - congnito, precoce ou tardio SECUNDRIO POR ALTERAO DOS VASOS LINFTICOS - ps surtos de erisipela, ps estase venosa crnica, ps traumas, filariose, iatrognico SECUNDRIO POR ALTERAO DOS LINFONODOS - neoplasias, fibrose ps-radioterapia, esvaziamento ganglionar, tuberculose, medicamentos. Nos ltimos 05 anos atendi em torno de 10 casos de pacientes com linfedema em MMII, causados pelas mais diversas etiologias, alguns de difcil controle clnico, e muitos de pacientes que exigiam outro tipo de abordagem que no a convencional. Portanto, desenvolvi um protocolo multiteraputico, com um surpreendente resultado em muitos desses casos, ampliando a possibilidade da melhora da qualidade de vida e auto-estima desses pacientes. O protocolo consta de 20 sesses na Clnica, pelo menos 02 vezes por semana, com 03 etapas cada sesso. A primeira etapa constituda de HidroOzonoterapia local, com aparelho Ozonomatic, ciclo de 25 min com oznio contnuo, com gua aquecida a 38 C aproximadamente, utilizando uma espcie de pequena ofur (chamamos Vaschetta) para mergulhar os membros inferiores at quase atingir os joelhos, com o paciente sentado.

Fonte: www.revistapodologia.com

O oznio um gs levemente azulado, com odor caracterstico, formado por trs tomos de oxignio, altamente instvel, que, ao liberar o terceiro tomo, forma o oxignio nascente com seu poder altamente oxidante, e com todas as propriedades benficas que ele traz. De acordo com os diversos estudos sobre o oznio, desde muito tempo atrs, e da Tese do Oznio do Instituto Adolfo Lutz, esse gs capaz de ser: bactericida, fungicida, germicida, desintoxicante, secativo, cicatrizante, hidratante e tonificante. Ao adicionarmos oznio na gua em determinada temperatura, formaremos uma concentrao tal de oxignio ativo que, dissolvido na gua quente, ser capaz de penetrar atravs da pele, e difundir-se pelos tecidos at o sangue do paciente. A gua na temperatura de 36 a 38o C faz uma vasodilatao perifrica, com aumento da circulao, dilatao dos poros da pele, facilitando a penetrao do oxignio atravs das camadas da derme.

Portanto, no caso em questo, a HidroOzonoterapia fundamental para o tratamento do linfedema de membros inferiores, pois ativa a circulao linftica, libera as toxinas das regies tratadas, elimina microorganismos, e tonifica. Ainda, facilita a ao do tratamento realizado em seguida. Aps essa parte da terapia, o paciente colocado na maca, seus membros inferiores so secados, e ele preparado conforme as normas da iontoforese. Passamos a ionizar (podemos usar ionizador porttil inclusive) ou podemos usar um Fton

Emissor Porttil com cristal de Vogel, na seguinte ordem, no local do linfedema, gis com freqncia vibracional que corrige as informaes celulares e servem de aumento da biorreceptividade celular pela via transdrmica: gel de essncia vibracional floral similar procana (para estabilizar as membranas celulares e funciona como um anti-envelhecimento tambm), gel de essncia vibracional similar freqncia do cobalto (harmoniza alteraes na circulao), gel de essncia vibracional similar freqncia do silcio (esse mineral faz parte do colgeno, especialmente dos vasos, inclusive dos linfticos, e aumenta a elasticidade das paredes dos vasos), gel de essncia vibracional similar freqncia do potssio (esse mineral fundamental em casos de edema, equilibrando as trocas de lquido dos tecidos ajudando a eliminar o excesso), gel de essncia vibracional similar freqncia do ltio (esse mineral atua nos tecidos musculares melhorando seu tnus, relaxando, e tambm melhorando o humor geral do paciente), gel de essncia vibracional similar freqncia da elastina (a elastina leva informao aos vasos de como ter uma ao circulatria mais eficaz) e gel de essncia vibracional similar freqncia da placenta (nutre e informa os tecidos como regenerarem-se, e ainda tem efeito na circulao em geral, inclusive a linftica). Esta etapa finalizada com um hidratante especial, com caractersticas vibracionais no produto. A seguir, o paciente faz terapia vibratria com magnetos e infravermelho longo em um aparelho chamado Fisiomag, por 5 min, divididos em 03

Fonte: www.revistapodologia.com

posies de membros inferiores. Nos intervalos entre as sesses, o paciente usa em casa as essncias vibracionais, com individualizao de tipos e doses. Em geral, receito que friccione 2xs ao dia, no local do linfedema, gel de essncia vibracional similar freqncia de oxignio ativo, gel de harmonizao de elastina e de harmonizao de placenta, por via oral dever corrigir sua ditese (na Medicina Funcional de Mntrier, geralmente est na ditese III) e proponho que faa repouso programado e intercalado com exerccios apropriados. O resultado em geral comea a aparecer a partir da 5 sesso, mas em casos mais leves, desde a 1 sesso pode haver melhora importante. Como so casos crnicos e alguns, sem possibilidade de cura, sugiro que se faa a manuteno do tratamento, iniciando com 01 sesso por semana, e afastando as sesses cada 10 dias, cada 15 dias, conforme a evoluo. extremamente gratificante encontrarmos formas variadas, sem qualquer efeito colateral, de ajudarmos nossos pacientes com quadros, s vezes desoladores, de problemas crnicos. Em especial, recordo aqui, uma paciente de 56 anos, com linfedema em membros inferiores, mais acentuado Direita, ps-safenectomia, quadro este de longa data, agravado pelas alteraes hormonais e bipedestao prolongada devido s atividades voluntrias na igreja. Esta paciente j havia tratado por diversas ocasies, com pouca ou nenhuma melhora, e j havia deixado seu voluntariado pelo problema angiolgico estar incomodando muito. Procurou-me buscando um tratamento antienvelhecimento proposto atravs da Stylo Vital (esttica e nutrio em Curitiba PR), e ao fazermos uma avaliao completa, queixou-se do desconforto nos MMII, inclusive naquele momento, com limitao funcional. Iniciou o tratamento do linfedema nos moldes explicados acima, e na 3 sesso j apresentava melhora significativa. Aps a 10 sesso (05 semanas) me procurou para contar que havia conseguido retomar suas atividades voluntrias na igreja, o que a gratificava muito. Ela j terminou as 20 sesses e est na manuteno. Com o tempo, possvel que haja a regenerao do sistema linftico, pois estamos nutrindo toda aquela regio afetada, e ensinando ao seu organismo como funcionar corretamente.

Sugesto de protocolo para linfedema de membros inferiores 02 sesses por semana - 20 sesses / mais manuteno a critrio. 1 Etapa - 25min Hidro-Ozonoterapia/Ozonomatic Mergulhar os membros inferiores at os joelhos, na Vaschetta, com gua aquecida a 36-38 C com programao de oznio contnuo.

2 Etapa - 15min Iontoforese \ Fton Emissor Ionizao com aparelho de corrente galvnica, rolinho corporal, com gotas de Positivis em uma gaze no eletrodo em contato direto com o paciente, ionizar ou aplicar o Fton Emissor, nos membros inferiores, com ateno especial ao local do edema (vide texto com explicaes sobre as essncias vibracionais):

Fonte: www.revistapodologia.com

Resultado

1. Neutrinicuser Gel - 1 min low f 2. ercepthum Gel - 1 min P 3. enurm Gel - 1min A 4. Hestelar Gel - 1 min 5. Ne itro Ge - 1min vu 6. Elastis Gel - 3min 7. Alimen Gel - por 3min vitta 8. em r Oxyderme Ce 3 Etapa - 5min Terapia Vibratria (Fisiomag) Colocar o paciente sentado, membros inferiores horizontalizados, com os calcanhares apoiados no aparelho e ligar por 02 min. Trocar para as panturrilhas por mais 01 min, e colocar sob os joelhos por mais 30 segundos.

Obs.: este um resultado mostrado em livros e na internet, totalmente possvel com este tipo de protocolo. Exemplo atual:

Antes

Depois

Nota da Autora: os aparelhos mostrados neste artigo so de uso comum na esttica h longo prazo, e so registrados na Anvisa. Os produtos descritos so Gis de Essncias Vibracionais Florais isentos de registro pela Portaria MS/SVS/GABIN n 479/98.

Caso recente 10 Sesses Nov / Dez 2009

Dra Rosangela Arnt Nutrloga Curitiba Pr Fone/fax (41) 3027-3849 rosangela@stylovital.com.br

Fonte: www.revistapodologia.com

Potrebbero piacerti anche