Sei sulla pagina 1di 14

ESTRATGIA EMPRESARIAL Consolidao da Anlise do Ambiente SWOT (aula 11)

Marcelo Gattermann Perin

SWOT
O conhecimento das condies do ambiente externo, somado ao entendimento de quais so as foras e fraquezas da empresa, permite uma noo bastante clara de qual deve ser o tratamento dado s oportunidades e ameaas identificadas.

SWOT
Para isto, preciso que se avalie quais pontos fortes da empresa podem ser utilizados para explorar as oportunidades ou para reter as ameaas. Da mesma forma, a empresa precisa verificar quais dos seus pontos fracos (fraquezas) podem prejudicar o mximo aproveitamento das oportunidades ou, ainda, reduzir as suas defesas frente s ameaas.

SWOT
Normalmente, os pontos classificados como mais fortes na anlise interna vo favorecer a empresa no aproveitamento da maioria das oportunidades, bem como os registrados como mais fracos tendem a dificultar a abordagem das oportunidades. Mas isto no pode ser tomado como uma regra geral...

SWOT
Para cada oportunidade deve-se analisar em detalhes quais os pontos fortes da empresa podem ser utilizados e de que forma. Tambm deve ser cuidadosamente revisado o impacto que cada ponto fraco pode exercer na tarefa de buscar cada oportunidade. A interpretao do que pode ser feito com os pontos fortes e com os pontos fracos para aproveitar a oportunidade chamada de TRATAMENTO.

SWOT
Nessa linha, o tratamento um caminho geral de como a oportunidade pode ser explorada, tomando por base o(s) ponto(s) forte(s) e fraco(s) associado(s) oportunidade. Cada oportunidade deve ser analisada em separado.

Considere o seguinte exemplo


A oportunidade:
Aumento de interesse pelo esporte

Pontos fortes associados:


Qualidade dos produtos fabricados (+5)

Pontos fracos associados:


Atendimento ao cliente (-5) Equipe de vendas pequena e desestimulada (-4) Relacionamento com clientes (-4)

Qual o tratamento deveria ser dado para esse caso?

SWOT
Um possvel tratamento (ou caminho a seguir) para que a empresa pudesse aproveitar a oportunidade em questo seria:
Apostar na qualidade dos produtos fabricados pela empresa, incrementando e treinando a equipe de vendas para um melhor atendimento e o relacionamento com os clientes, investindo em uma melhor comunicao!

SWOT
O mesmo raciocnio dever ser elaborado para as ameaas, ou seja, a cada ameaa devem ser relacionados os pontos fortes e fracos que nela exeram algum tipo de influncia, descrevendo a natureza desta relao no seu TRATAMENTO. A figura a seguir sintetiza o raciocnio apresentado apresentando uma tabela normativa para a consolidao da anlise SWOT.

Anlise Extena

Tabela de Cruzamento
Anlise Interna

Oportunidades

Pontos Fortes

Pontos Fracos

Tratamento

?
Ameaas Pontos Fortes Pontos Fracos Tratamento

SWOT
A dica na consolidao da anlise SWOT a de analisar cada oportunidade (ameaa) em separado. Para cada uma delas, verificar os pontos fortes que podem ser usados ou esto relacionados com a oportunidade (ameaa), um por um. O mesmo em relao aos pontos fracos. Essa tarefa deve ser exaustiva.

SWOT
Tome cuidado para que o tratamento declarado no seja ainda muito especfico O tratamento deve ser uma definio mais ampla sem detalhes de aes pormenorizadas. Pense no tratamento como uma possvel estratgia a ser aplicada adiante.

SWOT
Ao final desta anlise, tem-se uma lista de possveis tratamentos ou atitudes a serem tomados pela empresa para dominar as oportunidades do ambiente externo e ao mesmo tempo se defender das suas ameaas. Este conjunto de tratamentos dever ser tomado como base para o estabelecimento dos caminhos a serem seguidos pela empresa, ou seja, a especificao das estratgias empresariais a serem adotadas.

SWOT
Em outras palavras, o conjunto de tratamentos especificados dar uma tima imagem daquilo que pode ser feito para o desenvolvimento da empresa no seu ambiente. Tambm oferece um contexto claro para a definio do o que e quanto se pode pleitear como objetivos da empresa, face s possibilidades de linhas de ao (caminhos) diagnosticadas.

Potrebbero piacerti anche