Sei sulla pagina 1di 2

B DADOS DE IDENTIFICAO DO CANDIDATO

No deixe de preencher as informaes a seguir. Prdio Sala

Nome do Aluno

N de Identidade

rgo Expedidor

UF

N de Inscrio

ENSINO FUNDAMENTAL LNGUA PORTUGUESA


Leia o poema abaixo para responder s questes de 01 a 04. Se este rio fosse meu,
PARASO Se esta rua fosse minha eu mandava ladrilhar, no para automvel matar gente, mas para criana brincar. Se esta mata fosse minha, eu no deixava derrubar. Se cortarem todas as rvores, Onde que os pssaros vo morar? eu no deixava poluir. Jogue esgotos noutra parte, Que os peixes moram aqui. Se este mundo fosse meu, Eu fazia tantas mudanas Que ele seria um paraso De bichos, plantas e crianas.
(In: Vera Aguiar, coord. Poesia fora da estante. Porto Alegre: Projeto, 1995. p. 113)

Observe a tira.

Maurcio de Sousa. O Estado de S. Paulo, O Estadinho, 31/5/97

05. Na tira acima, Chico confunde um pouco o sentido das palavras. Para haver melhor entendimento, ser necessrio que ele (Chico) perceba que A) acento com C um indicativo do acento grfico; assento com ss um objeto ou lugar onde algum se senta. B) acento ou assento so variaes da lngua e que no modificam o sentido. C) a professora no se expressou bem, causando uma grande confuso. D) com a resposta to bem colocada de Chico, a professora fica surpresa e considera como correta a resposta. 06. Uma determinada escola apresenta a seguinte mensagem a uma comunidade:

01. O poema Paraso em seus versos expressa uma idia ao leitor de que: A) algum est apresentando uma proposta de mudana em sua vida pessoal. B) as coisas s podem mudar, quando as pessoas tomam posse delas. C) a apresentao da idia nos versos revela uma preocupao mais social, em busca de um mundo melhor. D) s a liberdade pessoal pode promover mudanas no mundo. 02. Observe os verbos destacados nestes versos: Se esta rua fosse minha, eu mandava ladrilhar. As palavras em negrito so A) verbos fosse: pretrito-imperfeito do subjuntivo; mandava: futuro do presente do indicativo. B) verbos fosse: presente do subjuntivo, mandava: pretrito perfeito do indicativo. C) verbos fosse: mais -que-perfeito do indicativo; mandava: pretrito-imperfeito do indicativo. D) verbos fosse: pretrito-imperfeito do subjuntivo; mandava: pretrito-imperfeito do indicativo. 03. Qual dos verbos apresenta a ordem de separao silbica correta? A) Se es/ta rua fos/se min/ha... B) Se es/ta ma/ta fos/se mi/nha... C) Se es/te ri/o fo/sse me/u... D) Se es/te mu/ndo fos/se meu... 04. Assinale a alternativa em que o grupo de palavras tenha sido acentuado pela mesma razo de AUTOMVEL, RVORE, PARASO: A) SADE, MISRIA, MATRIA. B) IDIA, SANDLIA, ELTRICO. C) ETREAS, ANNCIO, MNIMO. D) INFLAMVEL, ANTRTICO, SADA.

Reescrevendo essa mensagem de outra forma, seria correto: A) Informamos que as matrculas estaram abertas a partir do dia dcimo cinco de novembro. B) Informamos que as matrculas estaro abertas a partir do dia quinze de novembro. C) Informamos que as matrculas estaro abertas a partir do dia dez e cinco de novembro. D) Informamos que as matrculas estaram abertas a partir do dez quinto de novembro.

07.

Criana que trabalha compromete sua vida

Trocando a palavra criana por crianas, haver modificaes no restante da frase. Marque a resposta correta que contm essas modificaes: A) Crianas que trabalham compromete sua vidas. B) Crianas que trabalha comprometem suas vidas. C) Crianas que trabalham comprometem suas vidas. D) Crianas que trabalha compromete suas vida.

08. Relacione corretamente as expresses de nossas lnguas a seus significados. (1) Pagar o pato. ( ) Revelar um segredo, falar o que no devia. (2) Cair como um ( ) Fazer a uma pessoa o mesmo patinho. que ela nos fez. (3) Pagar na mesma ( ) Ser totalmente enganado. moeda. (4) Dar com a lngua ( ) Fazer papel de tolo, pagando nos dentes. por aquilo que no deve. Das proposies relacionadas correto afirmar a seguinte ordem: A) 1, 2, 3, 4. B) 3, 4, 2, 1. C) 1, 2, 3, 4. D) 4, 3, 2, 1.

14. As conotaes fazem uso dos provrbios e expresses populares. Marque a alternativa em que os dois provrbios tm o mesmo sentido: A) Quem aviso amigo . / Olho por olho dente por dente. B) Em terra de cego quem tem um olho rei./ Costume de casa vai praa. C) Seguro morreu de velho. / Nem tudo que reluz ouro. D) De gro em gro a galinha enche o papo / Devagar se vai ao longe. 15. Associe as colunas de acordo com o significado das palavras sublinhadas 1. Jos foi chamado para ( ) Duro, inflexvel. trabalhar na ferraria perto da estao. 2. O ferreiro no conseguiu ( ) Fbrica de terminar o trabalho a tempo. ferragens. 3. O feijo um alimento ( ) Pessoa que trabalha ferrfero. com ferragem. 4. O ferrete caiu no meu p. ( ) Que contm ferro. 5. A deciso daquele homem ( ) Instrumento de ferrenha. trabalho. A seqncia correta A) 3, 5, 1, 2, 4 C) 5, 1, 2, 4, 3. B) 2, 5, 1, 4, 3 D) 1, 3, 2, 5, 4 16. Observe as grias utilizadas no balo abaixo. Marque a alternativa em que a palavra DESCOLEI se formou pela mesma razo de: Descolei um A) atrapalhado C) refiz adesivo maneiro! B) abenoado D) felizmente 17. Observe: Minha filha um amor. Deixa de ser coruja!

Observe a tira e responda s questes 09, 10 e 11.

09. Calvin, a personagem da tira, por ter sido criativo em hora inadequada, estabeleceu uma relao de causa e conseqncia no muito boa, percebida na alternativa A) A causa est apresentada no 1 quadrinho, e a conseqncia, no 3. B) A causa se apresenta no 2 quadrinho, e a conseqncia, no 3. C) A conseqncia fica bem clara no 2 quadrinho, justificando a causa de no ter estudado. D) As causas na tira foram apresentadas, e as conseqncias dependeram do entendim ento do leitor. 10. No primeiro e no ltimo quadrinho, so citados dois advrbios indicando respectivamente, circunstncias de A) lugar / tempo B) negao / lugar C) dvida / negao D) negao / intensidade.

Quem agenta coruja convencida? A palavra que est caracterizando a coruja pode-se dizer que : A) Amor B) Filha C) Convencida D) Minha

11. A, quando abri o livro, as letras caram todas no cho. Observado o verbo em negrito, o sujeito implcito nessa situao seria A) Elas B) Voc C) Eu D) Ele

12. Assinale a alternativa que apresenta as mensagens representadas, respectivamente, pelos sinais a baixo. A) Proibido buzinar. / Cuidado! Perigo! B) Siga esquerda. / Proibido fumar! C) Siga em frente. / Silncio! D) Proibido buzinar. / Mo dupla! 13. Observando o ttulo de uma notcia: Fria no banco: cliente invade agncia com carro. O ttulo da notcia nos garante afirmar. I. impossvel saber quem invadiu a agncia, se foi um homem ou mulher, pois cliente uma palavra uniforme. II. Esse problema no poder ser esclarecido, por no haver testemunha que esclarea o fato, uma vez que s o carro estava em evidncia. III. Como o substantivo uniforme se refere tanto ao gnero feminino como ao masculino, o que poderia definir a situao seria a presena do artigo o ou a para saber se foi homem ou mulher. Das concluses apresentadas, correto dizer que A) I e II B) I e III C) II e III D) I, II e III

18. De acordo com as classes Quanto voc gramaticais, QUANTO e VOC recebe de salrio? referem-se ao: A) Pronome do caso oblquo. / Pronome do caso reto. B) Pronome interrogativo. / Pronome de tratamento. C) Pronome demonstrativo. / Pronome interrogativo. D) Pronome interrogativo. / Pronome relativo. 19. A alternativa que se refere palavra fogueirinha A) substantivo prprio, masculino. B) substantivo comum, aumentativo, plural. C) substantivo masculino, singular. D) substantivo, feminino, grau diminutivo, singular. 20. Releia atentamente o fragmento da letra da msica. Em seguida, indique o sujeito e o predicado do primeiro verso A paz do mundo comea em mim: A) A paz do mundo /
(sujeito) (predicado) (predicado)

A paz do mundo comea em mim se tenho amor com certeza sou feliz...
Nando Cordel

comea em mim.

B) A paz
(sujeito)

do mundo comea em mim. em mim.


(predicado) (sujeito)

C) A paz do mundo comea /


(sujeito)

D) A paz
(sujeito)

do mundo
(predicado)

/ comea em mim.

Potrebbero piacerti anche