Sei sulla pagina 1di 55

O que so Prensas?

As prensas so mquinas ferramentas em que o material placa ou chapa trabalhado sob operaes de conformao ou corte e so utilizadas, principalmente, na metalurgia bsica e na fabricao de produtos de metal, mquinas e equipamentos, mquinas de escritrio e equipamentos de informtica, mveis com predominncia de metal, veculos automotores, reboques e carrocerias. As prensas so usadas para conformar, moldar, cortar, furar, cunhar e vazar peas. Nesses processos existe sempre um martelo (puno) cujo movimento proveniente de um sistema hidrulico (cilindro hidrulico) ou de um sistema mecnico (em que o movimento rotativo transformado em linear atravs de um sistema de bielas, manivelas ou fusos). H uma grande diversidade de prensas, que variam quanto ao tipo, modelo, tamanho e capacidade de aplicao de fora ou velocidade. No mercado, encontramos prensas com capacidade de carga de poucos quilos at prensas de mais de 50.000 toneladas de fora. No parque industrial brasileiro a maioria das prensas do tipo excntrica que a mais perigosa. O acionamento das prensas pode ser feito por pedais, botoeiras simples, por comando bimanual ou por acionamento contnuo. Quais os elementos bsicos em uma prensa?

Cadeia cinemtica Conjunto de todas as peas que geram o movimento para ser aplicado no martelo. Fazem parte da cadeia cinemtica as peas: volantes, engrenagens, eixos, guias, correias entre outras.

Biela Pea que faz a conexo entre o conjunto de trao e o martelo.

Martelo Pea qual, numa extremidade, fixa-se o estampo e que aplica a fora necessria para fazer a conformao da pea. Zona de prensagem Espao entre o martelo e a mesa da prensa, onde se coloca o ferramental. a rea onde o martelo aplica a fora e na qual o operador deve concentrar toda a sua ateno, pois onde realiza seu o trabalho ou atividade. Comando bimanual Dispositivo de segurana da prensa que exige que o operador mantenha as duas mos nos botes de acionamento para que a mquina comece a funcionar. Estrutura Armao da prensa que pode ser confeccionada em ferro fundido, ao fundido ou em chapa de ao soldada. Categorias de risco

Todos os elementos de controle eltricos ou eletrnicos, responsveis pela parada ou incio de movimentos em prensas, devem obedecer categoria de riscos nvel 4 da NBR 14153. Esta norma brasileira baseada na norma europia EN 954-1 que determina 5 nveis de anlise de riscos, e que utilizada para efetuar controles que evitem falhas. As categorias apresentadas a seguir representam uma classificao de aspectos de segurana de um sistema de controle, que se referem capacidade de uma unidade de produo resistir a falhas e seu desempenho quando uma falha ocorre. Categoria B Esta categoria que no inclui nenhuma medida especial para segurana, mas que a base para as demais categorias - considera que o projeto de uma unidade de produo deve contemplar condies bsicas de segurana do trabalho, levando em conta o tipo de trabalho que ser executado e os materiais que sero processados. Alm disso, deve prever a vibrao, alimentao eltrica e campos eltricos externos.

Em outras palavras ela determina que partes de um sistema de controle da segurana ou de seus dispositivos ou componentes devem ser projetados, construdos, selecionados, montados e combinados de acordo com padres relevantes de modo que possam resistir a todas as solicitaes a que sero submetidos. A previso de todos estes aspectos leva a uma categoria considerada de preveno de risco mnimo. Categoria 1 Inclui as condies de segurana especificadas pela categoria B e alm disso os sistemas de controle mecnico devem estar de acordo com critrios de qualidade previstos. Tem como objetivo a PREVENO de falhas. Categoria 2 Esta categoria contempla as condies da categoria B e inclui os dispositivos que evitam a partida em caso de uma falha detectada. Isto sugere o uso de rels de interface com redundncia e auto-verificao de energizao. Permite-se a operao mediante um canal simples, sempre que o dispositivo de partida seja absolutamente efetivo e testado para o uso em condies normais. Se o teste for garantido, deve-se optar por um controle de duplo canal. Tem como objetivo a DETECO de falhas (ou seja, as falhas no devem ser apenas prevenidas, mas detectadas e corrigidas). Categoria 3 Esta categoria contempla todas as condies da categoria B, incluindo os sistemas de segurana projetados de forma que uma simples falha no leve perda de funes de segurana e a simples falha possa ser detectada. Isto alerta no somente para o uso de sistema redundantes no rel de interface, como tambm nos dispositivos de entrada, usando-se sistemas de duplo canal. Tem como objetivo a DETECO de falhas (ou seja, as falhas no devem ser apenas prevenidas, mas detectadas e corrigidas). Categoria 4 Esta categoria contempla todas as condies da categoria B, sendo que uma simples falha ser detectada no momento ou antes de uma nova energizao do sistema de segurana, sendo que a acumulao de trs falhas consecutivas no dever conduzir perda da funo de segurana. Deve ser considerada como a categoria com o mais de elevado risco. Tem como objetivo a DETECO de falhas (ou seja, as falhas no devem ser apenas prevenidas, mas detectadas e corrigidas). Monitoramento e checagem so as chaves destas 3 ltimas categorias. Reduzindo o risco Pode-se reduzir os riscos, por meio de 3 diferentes aes:

Eliminar ou reduzir os riscos tanto quanto possvel mediante a introduo de modificaes no design da mquina. Tomar as medidas de proteo necessrias, em relao ao que no pode ser eliminado. Informar operadores para os riscos residuais, decorrentes de ignorar medidas recomendveis ou adotar atalhos para realizar o trabalho. Existe uma hierarquia entre as medidas que devem ser tomadas quando a eliminao do perigo no ocorre ainda na fase de projeto da mquina. So elas: (a) Adotar protees de enclausuramento (b) Utilizar protees mveis ou dispositivos de proteo tais como cortinas de luz, grades, etc. (c) Utilizar ferramentas de proteo (d) Fornecer informao, instruo, treinamento e superviso Vamos imaginar uma empresa, por exemplo, que tenha diversos tipos de prensas sem quaisquer dispositivos de segurana. Para desenvolver um plano de melhoria tendo em vista as possibilidades financeiras da empresa, o seu plano contemplou inicialmente a colocao de comando bimanual em todas as prensas, em seguida, a troca das vlvulas de segurana e, finalmente, a introduo de cortinas de luz. Mas, como as mquinas estavam em funcionamento, os operrios receberam treinamentos, informaes e superviso especiais, concomitantemente s mudanas, pois eles estavam expostos a situaes de risco. Capacidade requerida A maioria das operaes de corte ou conformao devem contar com uma avaliao terica da capacidade de fora necessria para a execuo, antes mesmo da escolha da prensa que ir executar o trabalho. Mas, bom lembrar que operaes de cunhagem, ou conformao com resultado de baixa absoro de energia, baixo deslocamento de material, costumam induzir a erros de avaliao e devem, por isso, contar com a realizao de ensaios de produo com o uso de equipamentos que meam a capacidade necessria. Uma prensa no deve ser usada em sua capacidade limite. recomendvel usar 70% da capacidade plena da mquina. Se a velocidade exigida para a realizao do trabalho for acima de 400gpm o mais recomendvel utilizar 50% da capacidade plena para garantir as tolerncias dimensionais do conjunto.

Efeito de mola (contra-golpe)

Em uma operao de corte por exemplo, a fora necessria para cortar o material, forando a abertura da estrutura da prensa, deve ser igual fora de fechamento da estrutura aps a realizao do corte. Quando a ferramenta est fechada no seu limite e o martelo da prensa ainda continua em seu curso descendente, o corpo da mquina flexionar e o eixo sofrer uma toro adicional. Assim que o ponto for ultrapassado, ocorrer o fenmeno Efeito Mola (contra-golpe), atirando o martelo para cima, enquanto o corpo volta ao seu estado original. O forte contragolpe atinge o eixo, engrenagens e chavetas. H uma intensificao deste efeito em mquinas com longo tempo de uso, que consequentemente possuem folgas maiores. A intensidade do contragolpe maior do que o esforo realizado no prprio trabalho. Portanto, todo cuidado pouco nas operaes de instalao e ajustes de estampos. O dimensionamento incorreto de uma prensa para a realizao de um determinado trabalho pode aumentar o efeito mola e consequentemente a probabilidade de gerar acidentes. O perigo da velocidade Para aumentar a produtividade, muitas vezes, os usurios de prensas excntricas aumentam a rotao do volante das prensas, pois quanto mais golpes conseguese mais peas por minuto. H que se considerar, no entanto, que esta uma situao de grande risco. Em uma prensa excntrica, o sistema de armazenamento de energia o volante de inrcia. Ao aumentar a rotao do volante ocorre uma alterao completa das caractersticas do projeto inicial da mquina.

Considere a equao e = m.(vp)2. A energia (e) disponvel no volante a massa da coroa (m) deste volante vezes a velocidade perifrica da coroa (Vp), ao quadrado. Ou seja, ao aumentar a velocidade do volante, aumenta-se sua capacidade de armazenamento de energia ao quadrado. Cabe ao fabricante da prensa determinar quais as velocidades mnimas e mximas da prensa e ao usurio obedecer as especificaes. Se a energia disponvel na cadeia cinemtica de uma prensa superar a capacidade de resistncia mecnica dos diferentes elementos do conjunto, pode ocorrer um grave acidente.

"Eixo rompido" "Martelo rompido"

"Volante" TIPOS 1) Chavetas: o fim das mquinas mortferas O item 9 do Programa de Preveno de Riscos em Prensas e Similares (PPRPS), diz: As prensas mecnicas excntricas e similares de engate por chaveta no podem permitir o ingresso das mos ou dos dedos dos operadores nas zonas de prensagem, devendo adotar as seguintes protees na zona de prensagem: a) ser enclausuradas, com protees fixas ou b) operar somente com ferramentas fechadas. A traduo mais simples do que diz a norma seria que, se existem prensas de engate chaveta, como elas ficaram mais conhecidas, numa fbrica, elas devem ter proteo em torno de suas ferramentas que no deixem que o trabalhador que a opera coloque a mo ou sequer um dedo perto do estampo. Para isso, devem ser colocadas grades fixas, isto , que s podem ser removidas com o auxlio de outras ferramentas. Alm disso, a fabricao e a comercializao deste tipo de prensa tambm so proibidos. At aqui, nenhuma novidade. Ento, por que falar disso novamente? Porque as prensas de engate chaveta poderiam ser conhecidas tambm por mquinas assassinas. E mesmo assim ainda h quem defenda sua fabricao, compra e venda.

Apesar de serem mais baratas e de terem, aparentemente, um sistema de segurana fcil de ser mantido, as chavetas so verdadeiras bombas-relgio. Quando no esto protegidas e quando esto. Quando no h proteo, um descuido, gerado normalmente por excesso de confiana do operador, acarreta a perda de dedos e at mesmo da mo de quem a manuseia. E, mesmo com todo o cuidado, quantos no foram os casos de operadores que, ao fazerem a manuteno de suas mquinas, sofreram acidentes ou at mesmo morreram com um golpe inesperado da mquina? Depois que um ciclo iniciado, nem o Super Homem impede o martelo de descer, frisa o presidente do INPAME, Eng. Josebel Rubin. E mesmo quando existem as grades de proteo, ainda h risco. Muitos operadores, preocupados em aumentar a produtividade e incomodados com elas, retiram as grades e esquecem de recolocar. Com isso, o perigo prossegue, acrescenta Jos Amauri Martins, consultor tcnico da ACE Schmersal, conselheiro do INPAME e membro do COBMEQ da ABNT/ CB04. Outro fato muito comum o famoso repique, causado pela quebra da chaveta ou da mola da prensa e que solta o martelo inesperadamente. Com a mquina desprotegida ou protegida de forma errada, um acidente quase inevitvel. Desta forma, fcil concluir que, para evitar acidentes, mortes, processos e indenizaes o caminho mais seguro aposentar de vez as prensas de engate chaveta. O que j exigido pelas normas de segurana em vigor. Fonte: ACE Schmersal 2) Martelo Pneumtico O funcionamento Essa mquina possui uma cmera pneumtica que fica constantemente pressurizada por meio de vlvulas especiais e que mantm o martelo suspenso. Aciona-se o pedal para liberar o ar-comprimido que retm o martelo, possibilitando sua descida, tanto pela fora da gravidade quanto pela fora exercida pelo arcomprimido em outra cmera. O uso Forjamento a quente de peas metalrgicas. Riscos envolvidos ou falhas possveis Por no ter acionamento eltrico e/ou redes pneumticas, no permite a instalao de dispositivos de segurana mais modernos (opto-eletrnicos). Quando o martelo acionado, a cmara fortemente pressionada, podendo fazer com que os parafusos da cabea do amortecedor sejam expelidos com enorme fora, arremessando-o a elevados nveis de altura. Como o trabalho realizado em altos nveis de temperatura e em que se usam produtos qumicos base de enxofre, o operador pode passar mal e cair dentro da rea de risco.

Quando o martelo acionado sob forte presso do ar ou devido presso do choque do martelo na pea, um de seus parafusos pode soltar-se e ser arremessado como um projtil. Acionamento acidental do pedal, liberando o ar-comprimido e consequentemente o martelo. O Sistema de proteo Parafusos: devem ser amarrados com cabos de ao 1/8, fazendo uma trama que funcione como impedimento sua projeo Parafuso central da cabea do amortecedor: deve ser preso mquina com cabo de ao para evitar que seja ejetado. Mangote da entrada de ar: deve ser protegido para impedir sua projeo em caso de ruptura. Zona de operao: deve ser colocada uma barra de proteo mvel, que sirva de recurso para o operador se apoiar em caso de queda, escorrego, mal estar, etc. 3) Prensa excntrica com freio/embreagem O funcionamento O motor eltrico transmite movimento de rotao para o volante que gira em falso. O volante est sobre o eixo principal ou intermedirio que, quando acionados os botes do conjunto bimanual com simultaneidade, recebe o sinal da vlvula pneumtica de segurana mxima, permite a passagem de ar acoplando o conjunto de embreagem e coloca em movimento rotativo o eixo. Por sua vez, com movimento de rotao do eixo, o conjunto da biela/excntrico movimenta o martelo da prensa no sentido vertical O uso Estampagem de peas metlicas para indstria automotiva, fabricao de utenslios domsticos, etc. Riscos envolvidos ou falhas possveis Sem os equipamentos de segurana pode funcionar ou repicar sem o comando do operador. Quebra dos parafusos esfricos fazendo o martelo descer. O estampo pode cair e atingir os membros do operador. As prensas podem ter mais de 4 metros de altura. Nesses casos, quando o mecnico ou eletricista necessitam fazer a manuteno no tm onde pisar ou prender o cinto de segurana. A troca ou ajuste de ferramenta representa perigo, por isso certos cuidados devem ser tomados. O transporte da ferramenta pode provocar acidentes. O Sistema de proteo da prensa excntrica com freio e embreagem Escadas de acesso e plataforma de manuteno: plataforma com chapa xadrez, grade ou treliada em volta de toda prensa e escada de acesso do tipo marinheiro.

Controlador lgico programvel: usado para fazer a lgica de controle da prensa com segurana. Possui redundncia, diversidade de componentes e autodeteco de falhas. Rels de segurana da prensa excntrica com freio e embreagem

A possibilidade de uma parada segura. Comando bimanual de Vlvula de segurana mxima: deve ser instalada no sistema de funcionamento pneumtico da prensa para garantir que no repique ou seja, que pare a prensa. Cortina de luz: garante a paralizao da prensa quando o operador coloca a mo na zona de prensagem. preciso ter cuidado para que a instalao esteja correta. simultaneidade: dispositivo que garante que o operador mantenha as duas mos no dispositivo bimanual at que a prensa execute a operao; se ele retirar a mo do dispositivo, a prensa pra automaticamente. O que prensa excntrica com freio e embreagem Tipo de mquina que pode ser desligada em qualquer ponto antes do girabrequim completar um ciclo e o martelo completar sua descida. Tem elevado custo de instalao, exige manuteno peridica e relativamente complexa em seus conjuntos mecnicos e de acionamento. altamente confivel.

Seu acionamento pneumatico; depois de acionada a vlvula de segurana, o uma pequena quantidade de ar introduzida na cmara que libera o freio e aciona a embreagem; uma vez executado o ciclo, o ar liberado a prensa pra por ao do freio que acionado por mola.

Comentrios: Esta mquina menos perigosa que as de engate com chaveta, pois apresenta preciso na parada dos movimentos. Mquinas mais antigas devem ser adquiridas com as protees necessrias ou devem ser instaladas. 4)Prensas excntricas As prensas excntricas tm uma capacidade nominal de operao para executar uma determinada pea. As aplicaes devem ser previstas levando-se em conta a quantidade de toneladas para executar uma pea. Os equipamentos que trabalham sem levar em conta a capacidade nominal de operao podem estar funcionando em situao irregular de trabalho sem que o usurio o saiba. A dificuldade do clculo da fora aplicada conseqncia da disposio fsica do conjunto eixo excntrico e conjunto biela/martelo. A fora resultante sobre o martelo funo do torque disponvel no eixo excntrico e sua posio em relao linha central de fora, que tem como resultado uma fora varivel em relao posio do eixo que muitas vezes maior que a fora nominal que a mquina foi projetada para suportar. Observe abaixo como, matematicamente, possvel aplicar uma fora infinita numa prensa excntrica. Na prtica, a aplicao de uma fora infinita s no possvel pois um ou mais componentes da prensa ir se romper.

Uma situao de sobrecarga no uso da prensa pode provocar acidentes que podem ir da simples quebra de uma biela at a ruptura da estrutura. Alm das

perdas materiais, a sobrecarga pode provocar acidentes com os operadores pois as partes da mquina que se rompem podem vir a atingi-los com conseqncias imprevisveis. As prensas excntricas so projetadas para proporcionar capacidade nominal quando a trajetria do centro da biela se acha a trinta graus (alfa = 30) do PMI Ponto Morto Inferior. preciso conhecer o trabalho efetuado no final do curso pois o operador pode sobrecarregar, sem perceber, todos os componentes da mquina, uma vez que a prensa tem em seu volante, energia suficiente para proporcionar uma fora efetiva no martelo muitas vezes superior sua capacidade. O clculo da fora exata necessria para a execuo de um trabalho no simples, principalmente em estampos complexos. difcil reunir, na prtica, as condies ideais da prensa e da ferramenta e ainda confiar na uniformidade do material utilizado. A maneira mais segura de trabalho adotar as prensas excntricas com indicadores de carga ou fora. Estes instrumentos mostram a fora real aplicada durante a operao de prensagem e normalmente oferecem condies de superviso e controle e interrompem o funcionamento da prensa quando se ultrapassa o limite permitido da fora. Preveno de possveis causas de sobrecarga em prensas excntricas A sobrecarga ocorre quando a execuo do trabalho necessita de uma capacidade maior do que a prensa pode oferecer. O usurio poder sobrecarregar a prensa quando: Efetuar uma regulagem muito baixa do martelo. necessrio uma ateno especial na regulagem da altura do martelo. Operadores ou trocadores de ferramentas necessitam de uma boa orientao para compreenderem os procedimentos corretos e os riscos envolvidos na troca e instalao dos estampos. H uma variao da espessura do material a ser trabalhado. preciso muito cuidado na troca da matria-prima, pois variaes mnimas de espessura podero acarretar grandes alteraes na capacidade necessria. H uma variao na resistncia do material a ser trabalhado. Os materiais podem ter a mesma aparncia ou bitola, mas pode haver uma grande diferena na resistncia mecnica, o que causa grandes transtornos. Acidentalmente ou intencionalmente, por falta de extrao, coloca-se, no dispositivo de alimentao, uma pea sobre a anterior, que no foi retirada. necessrio uma ateno especial , principalmente em sistemas automticos de alimentao, em que no h a interferncia do operador todo o tempo. 5) Prensa Hidrulica O funcionamento

O movimento de descida e subida do martelo executado pela ao de um ou mais

cilindros hidrulicos atuados por unidade hidrulica. A velocidade de descida e subida, a forma de operao e o curso do martelo so definidos pelo projeto.

Este sistema se diferencia dos martelos de queda ou dos marteletes pelo fludo que exerce presso sobre o martelo, ou seja, o leo injetado por bombas hidrulicas de alta presso de motores potentes. Em outras palavras, o martelo se movimenta por fora de um pisto que se desloca num meio fluido (leo) dentro de um cilindro. Seu movimento lento e pode ser interrompido a qualquer momento, sendo seus acessrios principais: bomba, canalizaes e vlvula de controle do leo. O uso Processo de fabricao de forjados (eixos, virabrequim, bielas e etc.) ou no repuxo de grandes peas ou quando a fora de conformao deve ser a mesma em todo o seu curso descendente, podendo-se alterar as velocidades de conformao. O Sistema de proteo Escada de acesso e plataforma de manuteno: plataforma com chapa xadrez, grade ou trelia em volta de toda prensa e escada de acesso do tipo marinheiro. Controlador lgico programvel: usado para fazer a lgica de controle da prensa com segurana. Possui redundncia, diversidade de componentes e auto deteco de falhas. Rels de segurana: possibilidade de uma parada segura. Vlvula de segurana mxima: deve ser instalada no sistema de funcionamento pneumtico da prensa para garantir que a prensa pare. Cortina de luz: garante a paralisao da prensa quando o operador coloca a mo na zona de prensagem. preciso ter cuidado para que a instalao esteja correta. Comando bimanual de simultaneidade: dispositivo que garante que o operador mantenha as duas mos no dispositivo bimanual at que a prensa execute a operao; se ele retirar a mo do dispositivo, a prensa pra automaticamente. Os dispositivos de proteo no podem, eles mesmos, criar perigo para o operador, devendo sempre que possvel ser acoplado firmemente mquina.

O que : Prensa que pode ser parada em qualquer ponto de seu ciclo e em que a fora exercida pelo martelo constante. Comentrios: Como as prensas hidrulicas so mais lentas que as mecnicas, muitas vezes pode-se ter a impresso que so mais seguras, contudo, isso no verdade. H casos de acidentes fatais na operao destas prensas.

6) Prensas Hidrulicas e Freio / Embreagem: como torn-las seguras? Quando o assunto a segurana das prensas hidrulicas, mecnicas excntricas com freio / embreagem e similares, o Programa de Preveno de Riscos em Prensas e Similares diz que devem ser adotadas as seguintes protees na zona de prensagem: a) ser enclausuradas ou b) operar somente com ferramentas fechadas ou c) possuir comando bimanual com simultaneidade e auto-teste conjugado com cortina de luz com auto-teste. Como j vimos com relao a prensa de engate chaveta, o enclausuramento e as ferramentas fechadas so formas no muito eficazes para resguardar operadores que buscam, com a idia de aumentar a produtividade, burlar essas protees, retirando-as e no colocando de volta, por mais que o risco de um acidente seja, desta maneira, ampliado. Resta, ento, apenas uma alternativa: utilizar comandos bimanuais e cortinas de luz conjugados. Alm de colocar que ambos devem ser usados em conjunto, o Programa tambm exige que o comando bimanual tenha simultaneidade e autoteste, sendo este ltimo exigido tambm para as cortinas de luz. Mas, o que so simultaneidade e auto-teste? Por que estas exigncias nos equipamentos? No caso dos comandos bimanuais, a simultaneidade ocorre quando ambos os botes devem obrigatoriamente serem apertados num intervalo mximo de 0,5 segundos para que a mquina seja acionada.

O auto-teste impede, em ambos os equipamentos, que haja falhas na segurana. Assim, as cortinas de luz enviam sinais de um lado para outro, como teste, de tempos em tempos (conforme regulagem), mesmo que no estejam sendo utilizadas, para que, quando a mo do operador a atravesse, por exemplo, a mquina seja realmente desligada. importante ficar atento que nem todas as cortinas de luz e comandos bimanuais que esto no mercado atendem aos requisitos do PPRPS. Para que estes produtos estejam de acordo com o programa, estes devem dispor de certificao internacional que garante que suas caractersticas de segurana de acordo com as normas nacionais e internacionais atuais vigentes. A ACE Schmersal conta, em sua Safety Division, apenas com produtos que so aprovados pelo Programa e que garantem a seus clientes que segurana em mquinas no ser causa de acidentes. Fonte: ACE Schmersal Dobradeira O funcionamento O princpio de funcionamento o mesmo da prensa hidrulica: dois pistes que se encontram na parte superior da mquina so acionados assim que o operador pisa no pedal que fica ao nvel do cho. O martelo da dobradeira desce vagarosamente e conforma o material segundo a matriz acoplada no martelo. O uso Fabricao de peas e perfis dobrados em grficas, indstrias metalrgicas, etc. Riscos envolvidos ou falhas possveis Movimentao dos eixos que podem atingir pessoas que passarem prximos mquina. Quando feita manualmente, a alimentao da mquina pode provocar srios ferimentos ao operador ao inserir as mos na zona de prensagem. O Sistema de proteo A proteo da zona de prensagem com a utilizao de grades de segurana muito difcil de ser realizada. Pode-se utilizar, no entanto, sensores pticos como dispositivos de proteo. Comando bimanual: deve ser utilizado com simultaneidade de modo que o operador tenha que manter as mos no comando durante a operao e at o final da queda livre do puno. O operador s poder acionar o pedal a partir desse momento. Cortina de luz: pode ser usada com a maioria das operaes com dobradeiras. Elas possuem recursos de controle de resoluo que permitem que no detectem uma placa, mas detectem a mo humana.

Proteo dos batentes traseiros: Na parte traseira das dobradeiras, existem eixos cujos movimentos podem provocar acidentes. Para evit-los necessrio impedir, com proteo adequada, o acesso das pessoas a essa rea de risco.

O que : Mquina que realiza o dobramento de estruturas metlicas e de outros materiais. Comentrios: Muitos so os acidentes causados por essas mquinas, pois a matriz no pode ser enclausurada.

Guilhotina O funcionamento O princpio de funcionamento o mesmo da prensa mecnica com engate por chaveta e por frico, e da prensa hidrulica. A guilhotina difere das demais mquinas pelo seu movimento vertical, que feito pelo suporte das lminas de corte. A movimentao vertical da lmina conseguida por braos laterais que funcionam como alavancas. O uso Corte de metais ou outros materiais (papel, plstico, etc.) Riscos envolvidos ou falhas possveis. O perigo maior reside no ponto de operao onde o material inserido, segurado e retirado. A parte traseira tambm oferece risco.

O Sistema de proteo Proteo no volante e na rea de corte, por meio de: Grades de segurana feitas de chapa de ao ou fibra de vidro As grades monitoradas por fins-de-curso de segurana, ligados a rels e vlvulas de segurana ou ao acionamento do motor eltrico param o movimento de risco a descida do martelo - sempre que forem levantadas ou removidas. CLP: permite a autodeteco de falhas. Rels de segurana: utilizados para garantir uma parada segura do puno. Comandos bimanuais Cortinas de luz: tm a capacidade de diferenciar uma placa de um membro humano. Vlvulas de segurana possveis de serem utilizadas caso a guilhotina seja acionada por circuitos eltricos.

O que : Tipo de prensa que dispe de uma lmina mvel utilizada para cortar chapas ou placas diversas (de ao, de papel, etc.), sem deixar rebarbas. Essa lmina, tambm conhecida por faca de corte, a principal ferramenta da guilhotina (cuja qualidade decisiva para determinar o mximo rendimento do equipamento). Essas mquinas, como as prensas, podem ser mecnicas ou hidrulicas. Comentrios: Raramente, encontra-se guilhotinas com algum tipo de proteo, a no ser uma proteo fsica na rea de corte; essas mquinas so muito velozes pois para realizar o cisalhamento, o processo gasta apenas o tempo de deslocamento do puno. As guilhotinas mais antigas so operadas a pedal e a alavanca; nas mquinas mais modernas, o comando de funcionamento se d por meio de um comando bimanual sincronizado. Pedal

Caractersticas: uma alavanca projetada para ser operada pelos ps do operador, em prensas do tipo com engate por chaveta. Dispositivo que permite que o operador controle o funcionamento da prensa, ativando-a ou parando-a com um de seus ps. O pedal pode ter atuao eltrica, pneumtica ou hidrulica.

proibida, pelo Pargrafo 1 da Clausula 6 da Conveno, a utilizao de pedais com acionamento mecnico em prensas ou equipamentos similares. O pedal deve ser instalado numa caixa de proteo.

Comentrios: Os pedais de acionamento devem ser usados em prensas que tm sua zona de prensagem enclausurada ou utilizam somente ferramentas fechadas, pois o operador pode inadvertidamente ativar a prensa enquanto suas mos se encontram na zona de prensagem. Calo de Segurana

Caractersticas: um acessrio que serve travar o martelo da prensa quando da troca ou manuteno de estampos, ou manuteno da prpria prensa. O operador deve calar o martelo pois ele pode descer mesmo com a prensa desligada, antes mesmo de colocar o estampo sobre a mesa da prensa. Pode ser feito de ao ou madeira (cabreva). Nunca deve ser utilizado com a mquina em funcionamento. Deve ter ligao eletromecnica, ou seja, deve ser ligado na tomada eltrica da prensa. Com esse dispositivo, a mquina no entra em funcionamento se o macho for retirado da tomada (pois cessa a corrente eltrica). Deve ser pintado de cor amarela.

Comentrios: Se a mquina entrar em funcionamento com o calo sob seu martelo ele ser fragmentado e os seus estilhaos podem ser arremessados em grande velocidade causando srios acidentes. Vlvulas Pneumticas e Hidrulicas Caractersticas: Dispositivos eletromecnicos instalados na rede de ar comprimido ou rede de leo. Vlvulas hidrulicas fazem funcionar o sistema de freio frico nas prensas hidrulicas.

Vlvula a ar faz funcionar sistema de freio e embreagem nas prensas de freio-frico.

Cmaras azuis: conectadas a atmosfera Cmaras vermelhas: ar com presso de 4 a 6 kgf/cm Sem ar o freio est acionado e a embreagem solta A vlvula comanda o feio frico (partida e parada da prensa) Quando o sistema eltrico acionado, a vlvula acionada e entra ar empurrando a mola, libertando o freio e acionando a embreagem. Neste momento, o martelo da prensa desce. A vlvula faz um movimento de pisto (sobe e desce) Comentrios: H o risco de se a vlvula enroscar ou deslocar lentamente a cmara continuar pressurizada; nesse caso, o sistema de embreagem acionado e a prensa acionada repica. Para maior segurana no caso de falha, os mecnicos usam instalar vlvulas em srie ou vlvulas paralelas. Jamais recondicionar vlvula de ar. Nunca "acreditar" que as vlvulas de segurana funcionam perfeitamente; no existem margens para suposies nestes casos.

Vlvulas Pneumticas e Hidrulicas em Srie Caractersticas: Para evitar problemas com a vlvula pode-se coloc-las em srie, mas mesmo assim podem ocorrer problemas. Comentrios: Causas de uma provvel repetio do golpe da prensa: Mesmo que uma das vlvulas permanea aberta possvel operar a prensa. Quando uma das vlvulas permanece aberta, no h nenhuma indicao de falhas. No h monitoramento sobre os estados dos assentos de vedao. O retorno lento da vlvula retarda a despressurizao. Vlvulas Pneumticas e Hidrulicas em Paralelo Caractersticas: Colocar as vlvulas em paralelo uma das formas de evitar que por enroscamento ou deslocamento de uma nica vlvula, a mquina venha a repicar. Comentrios: Causas de uma provvel repetio do golpe da prensa: Se uma das vlvulas estiver aberta possvel continuar operando a prensa.

Se uma das vlvulas permanecer aberta ou demorar a fechar pode provocar um resduo de presso suficiente para manter a embreagem em funcionamento. No h monitoramento sobre os estados dos assentos de vedao. O retorno lento da vlvula retarda a despressurizao.

NB 824 Trata de vlvulas de segurana ou alivio de presso, focando em aquisio, instalao e utilizao. Vlvulas de segurana mxima (SMx)

Caractersticas:

Essas vlvulas so assim chamadas porque so vlvulas duplas com sistema de fluxo cruzado, sensorizadas e que garantem obedincia ao comando. Possuem dois conjuntos internos com construo tipo poppet acionados por solenides independentes. Conexes de entrada , sada e escape so comuns para os dois conjuntos. Quando os solenides so energizados simultaneamente os dois conjuntos so acionados. Comentrios:

Se houver falha em um dos conjuntos, se ele no abrir, fechar ou tiver um deslocamento lento, a entrada bloqueada. O sistema de fluxo cruzado no permite vazamento excessivo e a presso no freio/embreagem praticamente zero (menor que 2% da presso de entrada) e paralisa o martelo. Se houver falha, um sistema interno de monitoramento eltrico impede qualquer atuao.

Vlvulas SMx Crossmirror Caractersticas: Funcionamento da vlvula com falha; Fluxo cruzado, isenta de presso residual; Monitoramento dinmico totalmente pneumtico;

Bloqueio pneumtico em caso de falha ( no utiliza pressostato, micro switch ou outros meios estticos); No existe nenhuma possibilidade de conexo errada; Exige reset aps falha ( de acordo com a Norma europia 692); Reset incorporada ou remoto; Pressostatos opcionais para sinalizao de falha.

Comentrios: Se a prensa possui sistema de freio e embreagem separados instalar uma vlvula de segurana no sistema de freio e outra no sistema de embreagem interligando-as eletricamente. O sincronismo entre a atuao de freio e embreagem evita que a embreagem funcione com o freio engatado, o que produz um arraste do freio e danificao da prensa. O sincronismo evita ainda a queda do martelo da prensa por gravidade caso a embreagem e o freio no estejam engatados. Se h sincronismo, entre a atuao do freio e embreagem e na parada da prensa h sobreposio do freio e embreagem, o silenciador da vlvula da embreagem substitudo por um imediatamente maior tornando a ao da embreagem mais rpida eliminando a sobreposio. Neste caso, no h reduo da capacidade de exausto da vlvula do freio, garantindo sempre o menor curso/tempo de parada. Se h sincronismo, no acionamento da prensa quando h sobreposio entre freio e embreagem, um redutor de vazo fixo introduzido na flange da entrada P da vlvula eliminando a sobreposio. Interligao Eltrica entre vlvulas: As vlvulas devem estar interligadas de modo que ou atuam as duas ou nenhuma; Pressotatos instalados nas sadas das vlvulas camuflam a cada ciclo da prensa. O monitoramento dos pressostatos por um CLP assegura o acionamento ou desligamento simultneo das prensas. Vlvulas SMx monitoradas por Pressostato Caractersticas: Exige a utilizao de um controlador eletrnico CLP para monitorar os pressostatos. O CLP deve ser de duplo canal. A segurana depende da programao do CLP. Comentrios: importante conectar corretamente os pressostatos.

Vlvulas de SMx Tipo E-P Caractersticas: Com fluxo cruzado, se um dos mbolos permanece atuado, ocorre apenas um pequeno vazamento. A presso no freio/embreagem menor que 2% da presso de alimentao.

O monitoramento esttico. No atende a norma EN 692 (Europa). O microswitch, responsvel pelo bloqueio da vlvula, pode no ser corretamente conectado. Pode ser feito um "jump" no micro-switch. Comentrios: Em caso de falha, para voltar a operar normalmente, necessrio o acionamento de um reset que s pode ser feito com ferramentas adequadas, chave ou cdigo eletrnico. A possibilidade de falha simultnea nos dois conjuntos remota e a repetio de golpes eliminada. A segurana do sistema depende do comando eltrico que deve ser projetado de acordo com as normas de segurana.

Bloqueio

Caractersticas: So peas que permitem o travamento dos dispositivos de isolamento de energia. Ou seja, com esses dispositivos evita-se energizaes acidentais. A manipulao incorreta de vlvulas, o acionamento acidental de disjuntores de plugs industriais, de painis eltricos, de chaves eltricas, etc. podem colocar em risco a vida dos trabalhadores. Para as diferentes fontes de energia, existem inmeros dispositivos de bloqueio que podem prevenir riscos no ambiente de trabalho e evitar a ocorrncia de acidentes. Tipos de dispositivos de bloqueio: Bloqueadores de vlvulas: de esfera, de gaveta, borboleta, etc. Multibloqueadores: em ao, em alumnio, em plstico, etc. Etiquetas de segurana. Cadeados industriais e supercadeado. Bloqueador pneumtico. Comentrios: importante lembrar que o bloqueio apenas uma das fases do controle de energia. Todos os dispositivos de comando devem ser sinalizados e bloqueados, o que inclui, naturalmente o bloqueio da energia eltrica. A deciso do qu e de como bloquear depende de cuidadosa anlise de fontes de energia.

Bloqueador de Vlvula: Esfera

Bloqueador de Vlvula: Gaveta

Multibloqueador: em Alumnio

Multibloqueador: em Plstico

Etiquetas de Segurana

Cadeados Industriais

Supercadeado

Bloqueador Pneumtico

Anlise de fontes de energia

Especificaes e caractersticas do equipamento para anlise de fontes de energia Modalidade de energia e magnitude Eltrica 440V Pneumtica 7kgf/cm2 Descrio e localizao de bloqueio ( DIE ) Chave geral ( CH1 ) Painel Vlvula ( V1 ) na parte superior do equipamento Dispositivo de bloqueio a ser utilizado Cadeado e multibloqueador Bloqueio de vlvula gaveta

Procedimento para o bloqueio e/ou alvio das energias Desligue a chave e bloqueie com o cadeado e multibloqueador. No h energia residual a ser avaliada. Feche a vlvula e alivie a presso residual atravs da vlvula V2 que se encontra abaixo do motor de esteira. Procedimentos de testes e verificao - Verificar se o voltmetro se encontra na posio 0. Tentar acionar a mquina (teste) atravs da botoeira de acionamento no painel (BA1). Tentar detectar a tenso pelo cabo eltrico de sada, com dispositivo apropriado. - Verificar se o manmetro (M1) indica presso zero. Verificar, novamente, se a vlvula V2 foi totalmente aberta. Sistemas de Alimentao Para que as prensas e similares possam realizar seu trabalho, necessrio colocar, na zona de prensagem, entre o estampo superior e o inferior, a matriaprima, placa ou chapa - metlica ou de outro material qualquer - que resultar na pea que se quer conformar ou cortar. A esse processo de colocao e retirada dado o nome de alimentao das mquinas. Aqui, voc estudar, em mais detalhes, os seguintes sistemas de alimentao: Bandeja Gaveta Gravidade Esteira Mo mecnica So mencionados na Conveno, alm desses, a alimentao por robtica e os alimentadores automticos (chamada de alimentao contnua). Bandeja Caractersticas: Um dispositivo circular como uma roda metlica com vrias cavidades. Nas cavidades so colocadas a matria prima. O operador gira a roda e pisa no pedal da prensa para a conformao. Comentrios: No oferece segurana total porque a matriz pode ser aberta pelo operador. Gaveta Caractersticas: Dispositivo em forma de gaveta que leva a matria-prima para a zona de prensagem. O operador coloca a matria-prima num dispositivo fora da matriz e empurra o dispositivo com a matria-prima para a zona de prensagem para ser conformada.

Comentrios: Pode ser usada em qualquer tipo de prensa. Impede que o operador coloque as mos na zona de prensagem. Gravidade Caractersticas: Um dispositivo inclinado que se posiciona acima da zona de prensagem. A matria-prima colocada no dispositivo pelo operador que, depois que a posiciona, aciona a mquina. Por fora da gravidade a pea escorrega pelo dispositivo at a zona de prensagem; ar comprimido expulsa a pea conformada para uma caixa de produtos acabados, que fica ao lado da prensa. Comentrios: No oferece segurana total, pois o operador pode abrir a matriz e colocar as mos na zona de prensagem. Esteira

Caractersticas: Esteiras fora da matriz com velocidade constante. Sensor registra a presena de matria-prima na entrada do estampo que se abre. Matria-prima cai na zona de prensagem e a prensa acionada e faz-se a conformao. A pea conformada soprada por jatos de ar comprimido para depsito. Comentrios: A matriz pode ser aberta pelo operador que pode colocar a mo sob a zona de prensagem. Para segurana total necessria a instalao de cortinas de luz que interrompam a mquina em presena das mos. Sistema de Alimentao por Mo Mecnica Caractersticas: Pode ser robotizada, fazendo movimentos de colocao e retirada de matria prima e produto acabado. Pode ser complementada por cortina de luz pois se o operador colocar a mo em zona de prensagem a prensa pra.

Comentrios: Pina magntica no mo mecnica. Pina magntica um paliativo que no oferece a proteo necessria ao operador e deve ser evitada. Proteo Fsica Quando uma prensa ou similar est funcionando, h zonas de riscos s quais o prensista ou outras pessoas que se encontram no ambiente de trabalho podem acessar. Para evitar esse acesso, h barreiras fsicas que podem ser usadas. Neste curso, voc estudar trs formas de proteo fsica: Enclauramento da ferramenta Enclausuramento de parte da mquina Enclausuramento da rea de operao Enclausuramento de ferramenta Caractersticas: O estampo fechado e s permite a entrada do material mas no da mo do operador. A proteo para enclausuramento do estampo deve ser: forte e robusta e no pode ser facilmente removida fabricada em chapa, tela de ao ou policarbonato. Comentrios: Pode ser utilizado em qualquer tipo de prensa. Deve ser previsto quando se projeta o estampo da prensa. Para alguns tipos de pea sua utilizao no possvel. Oferece segurana total. Enclausuramento de parte da mquina

Caractersticas: uma proteo mecnica de algumas partes da mquina: deve ser forte e robusta e fabricada em chapa, tela de ao ou policarbonato, na forma de grades, barras ou capas; quando o acesso a uma parte constante, o enclausuramento deve ser feito por proteo

que no seja facilmente removvel; quando o acesso a ela raro, a parte deve ser enclausurada por proteo fixa. Comentrios: Em qualquer equipamento, as partes mveis podem atingir o operador. A instalao de protees mecnicas protegem o operador. Caractersticas: A proteo para enclausuramento da zona de prensagem pode ser fixa ou mvel, e deve ser: forte e robusta e no pode ser facilmente removida fabricada em chapa, tela de ao ou policarbonato projetada para passar apenas o material e no a mo e os dedos do operador ligada eletricamente por sensores ao comando da prensa, fazendo com que ela no funcione se for retirada Comentrios: A proteo no pode interferir na possibilidade de inspeo da prensa. Comando bimanual

Caractersticas:

Apresenta-se de diferentes formas, segundo o tipo de prensa em que estiver instalado: para excntricas com engate por chaveta, o comando bimanual deve obrigar o operador a manter-se afastado da zona de prensagem; Em prensas excntricas com freio/embreagem, os comando ficam perto da zona de prensagem, mas impedem que as mos se aproximem dela. Dois botes de comando que devem ser pressionados simultaneamente (defasagem de tempo inferior a 0,5 segundos), para que a prensa funcione. Se um dos botes no estiver pressionado a mquina impedida de continuar funcionando. Obriga o operador a estar com as duas mos no dispositivo impedindo-o de chegar zona de prensagem. O design da prensa deve impedir a operao inadequada da prensa. Deve ser corretamente construdo e instalado. O comando bi-manual comutado por temporizador no permite que os operadores travem um dos comandos e passem a alimentar a prensa com a mo que ficou livre.

Com o temporizador, os comandos devem ser atuados simultaneamente em determinado tempo, exigindo que o operador esteja com as duas mo ocupadas at o incio do movimento. Comentrios: No um dispositivo completamente seguro; ele protege apenas o operador, no protege outras pessoas que transitam perto da prensa. Comando eltrico-rels Caractersticas: Unidades eletromecnicas com superviso eletrnica com o mnimo de dois rels. Acionamento positivo nos seus contatos de segurana abertos em srie, com redundncia. Conexo de dispositivos externos e incluso de contatos em pontos corretos do circuito eltrico de automao da mquina.

Comentrios: Os dispositivos de segurana devem ser ligados a comandos eltricos de segurana. Cortina de luz

Caractersticas: Uma cortina de luz (sistema de proteo baseado em feixes e sensores pticos que interrompe ou impede a prensagem quando a mo ou outra parte do corpo adentra zona de prensagem). projetada para, automaticamente, parar a mquina, quando o campo de sensoreamento interrompido. Pode ser do tipo cortina de luz, monitores de rea a laser e fotoclulas de segurana, e pode proteger pequenas ou grandes reas. Todas as funes de uma cortina de luz do tipo 4 so testadas, admitindose apenas duas falhas que no provoquem perda da funo de segurana. Instalao: A escolha da altura de proteo e o posicionamento da cortina de luz no devem permitir o acesso de dedos e mos na rea de risco. O circuito de comando dever estar conectado em duplo canal. Se houver anomalia em um dos canais (um contato de rel (colado, por exemplo), o segundo canal dever parar o movimento de risco. Os rels de segurana permitem isso. A distncia de segurana est prevista na norma EM 999.

Para cortinas de luz com resoluo (capacidade de deteco at 40mm) a frmula :

S = K.T+ 8. (d-14) S = distncia entre a rea da mquina a proteger e o dispositivo opto-eletrnico (valor a ser calculado). K = constante referente velocidade de aproximao da mo. Para S maior ou igual a 500mm, adota-se o K = 1600mm/s e, para S menor que 500mm, adota-se K = 2000mm/s. T = tempo total que a mquina leva para parar de executar o movimento que coloca em perigo o operador (tempo para parar de descer um martelo de prensa, por exemplo). D = resoluo da cortina de luz, que a capacidade de deteco da cortina de luz. Por exemplo, para uma deteco de dedos, a resoluo de d = 14 suficiente pois ser detectado qualquer objeto com dimetro maior ou igual a 14 mm. Para a deteco de mos a resoluo de 30mm. Assim, no h cortinas de luz com resoluo menor que 14 mm. A frmula s vlida para valores com d menores ou iguais a 40mm. Comentrios: Para que o sensor ptico seja considerado seguro deve ser projetado e fabricado de acordo com a norma apropriada (IEC 61 496, partes 1, 2 e 3 que tm validade no Brasil). No h registro de um acidente sequer por ter havido falha numa cortina de luz que estivesse dentro das especificaes . Para as prensas de engate mecnico, como as prensas de chaveta ou as prensas de frico ou ainda para os martelos de forjar, os equipamentos opto-eletrnicos de segurana no devem ser aplicados pois no possuem redes pneumticas e/ou acionamentos eltricos que permitam a instalao desses recursos. CLP

Caractersticas: Devem possuir redundncia na CPU. Diversidade de controle de autoteste. Software de programao especfico para a segurana. Programa de software completo com sistemas de blocos com funes de segurana como: paradas de emergncia, controle de grades e portas de segurana, laos de realimentao, controle de cortina de luz, e etc. Confiabilidade adquirida por aprovao em renomadas entidades de avaliao mundial. Comentrios: Os dispositivos de segurana devem ser ligados a comandos eltricos de segurana.

Pinas ou Tenazes

Caractersticas: As pinas e tenazes so usadas, em geral para o forjamento a morno e a quente. O uso de pinas e tenazes em forjamento a frio s se justifica como alternativa provisria antes da implantao de outros sistemas de segurana. Comentrios: comum que os prprios operadores produzam suas prprias pinas e tenazes, o que pode causar problemas pois no h como garantir que a matria-prima tenha a qualidade necessria. Como aprimorar a segurana das prensas? Sob um ponto de vista de seu funcionamento, quanto mais eficientemente uma mquina realiza sua tarefa de processar um material, melhor ela . Na prtica, no entanto, isso no se confirma, pois alm de ser eficiente ela deve ser segura. Para obter adequada segurana nesse tipo de mquina, necessrio: a) avaliar os riscos oferecidos, ou seja, considerando-se o conhecimento dos limites e do funcionamento de uma mquina, passa-se a analis-la para identificar seus perigos potenciais. A partir disso, estima-se se o grau de risco que ela oferece para determinar se as medidas de segurana existentes so satisfatrias ou se so necessrias outras medidas adicionais para reduzir o risco observado. b) reduzir os riscos, ou seja, implementar as medidas de segurana indicadas e repetir o processo de avaliao de riscos para garantir que as mudanas introduzidas determinem a necessria segurana. Avaliando o risco Para efeito de segurana em prensas, considera-se que um risco uma funo da severidade do dano possvel e da probabilidade de ocorrncia desse dano. Um dos princpios da avaliao de risco o de que ela deve ser realizada durante todas as fases da vida das mquinas, o que implica acompanhamento constante

e permanente para garantia de segurana. Alm desse princpio, outro se refere idia de que a avaliao de risco implica julgamentos que se apoiam em mtodos qualitativos e, na medida do possvel, em quantitativos. Para que seja possvel avaliar os riscos envolvidos em prensas, recomenda-se o uso de alguns critrios. Esses critrios vlidos para qualquer mquina e equipamento tm como limites: a gravidade prevista pelo dano a permanncia em reas perigosas a possibilidade de evitar o risco Especificamente, eles limites devem ser considerados nos seguintes nveis. S= severidade (gravidade) de ferimento potencial S1 -> Leve (em geral inteiramente reversvel, por exemplo, arranho, contuso) S2 -> Grave (em geral irreversvel, incluindo morte)

F=

durao ou freqncia de exposio ao risco F1 -> Exposio pouco freqente e/ou curta exposio (quando o acesso somente necessrio de tempo em tempo e/ou a exposio acontece por um curto perodo) F2 -> Exposio freqente e contnua ou de longa durao (se a pessoa se encontra exposta freqentemente ao ponto de risco)

P=

Possibilidade de evitar o risco P1 -> Possvel sob condies especficas (o operador reconhece o risco e evita ferimentos) P2 -> Pouco possvel (o operador no reconhece o risco e no evita ferimentos)

Geralmente se encontram relacionados velocidade qual se origina, a proximidade do ponto de risco, o nvel de treinamento e a experincia do operador. Se, na opinio do responsvel, o operador reconhece o risco e evita ferimentos, dever selecionar P1, e em caso contrrio, P2. Segue alguns fabricantes de cortinas de luz: www.sick.com.br www.siemens.com.br www.aceschmersal.com.br www.pilzbr.com.br www.instrutec.com.br RELAO DE EPC CERTIFICADOS, VINCULADOS AO SISTEMA INPAME CORTINA DE LUZ - CERTIFICADAS A-) AB TECH SOLUES DE SEGURANA LTDA INSTALADORES HOMOLOGADOS: ROCKWELL AUTOMATION Endereo: Av Piraporinha, 521 - Jd. Planalto - Cep 09891-001 So Bernardo do Campo SP Telefone: (0xx11) 4390 9166 - Fax: (0xx11) 4390 7797 E-mail: marketing@abtech.com.br Site: www.abtech.com.br Marca / Fabricante: Allen-Bradley / Rockwell Automation Faixas de Comprimento / Resoluo: 160mm a 1800mm / de 14 a 30mm Categorias de risco vinculadas ao tipo de uso: tipo 4: (conforme EN 61496), para uso especifico em mquinas e equipamentos tipo 2: para outros tipos de uso (ao exemplo de proteo perimetral) Certificao emitida por: Mercado CE e TUV (para todas as diretrizes aplicveis. UL 61496, UL 1998) Certificao INPAME n: CL 001-02 Emitida em: 15/06/2005 Validade: 15/06/2006 Atendimento s Normas INPAME: GP.1 / GP.2 / GP.3 / GP.4 / GP.5 B-) ELETRONOR DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELTRICOS LTDA DISTRIBUIDOR HOMOLOGADO: ROCKWELL AUTOMATION Endereo 1: Rua Paran, 2145 - So Geraldo, Cep 90240-602 - Porto Alegre - RS Telefone: (0xx51) 3326-4400 - Fax: (0xx51) 3342-8053 Endereo 2: Rua Atlio Bassanesi, 2350 - Sanvitto - Cep 95010-330 - Caxias do Sul - RS Telefone: (0xx54) 220-3800 - Fax: (0xx54) 220-3801

Endereo 3: Rua Carlos Essenfeld, 1190 - Hauer - Cep 81650-090 - Curitiba - PR Telefone: (0xx41) 3217-1900 - Fax: (0xx41) 3217-1901 E-mail: eletronor@eletronor.com.br Site: www.eletronor.com.br Marca / Fabricante: Allen-Bradley / Rockwell Automation Faixas de Comprimento / Resoluo: 160mm a 1800mm / de 14 a 30mm Categorias de risco vinculadas ao tipo de uso: tipo 4: (conforme EN 61496), para uso especifico em mquinas e equipamentos tipo 2: para outros tipos de uso (ao exemplo de proteo perimetral) Certificao emitida por: Mercado CE e TUV (para todas as diretrizes aplicveis. UL 61496, UL 1998) Certificao INPAME n: CL 001-03 Emitida em: 30/06/2005 Validade: 30/06/2006 Atendimento s Normas INPAME: GP.1 / GP.2 / GP.3 / GP.4 / GP.5 C-) INTERENG AUTOMAO INDUSTRIAL LTDA DISTRIBUIDOR HOMOLOGADO: ROCKWELL AUTOMATION Endereo 1: Av Carlos Berchiari, 108 - Cep: 14870-010 Jaboticabal SP Telefone: (0xx16) 3209 1700 - Fax: (0xx16) 3209 1701 E-mail: marketing@intereng.com.br Endereo 2: Rua Operrio Oswaldo dos Santos, 531 Cep: 13478-230 Americana - SP Telefone: (0xx19) 3471 6600 - Fax: (0xx19) 3471 6601 E-mail: filialamericana@intereng.com.br Endereo 3: Av Naes Unidas, 17 Salas 713 / 714 Cep: 17013-905 Bauru SP Telefone: (0xx14) 3227 5658 - Fax: (0xx14) 3227 5790 E-mail: filialbauru@intereng.com.br Site: www.intereng.com.br Marca / Fabricante: Allen-Bradley / Rockwell Automation Faixas de Comprimento / Resoluo: 160mm a 1800mm / de 14 a 30mm Categorias de risco vinculadas ao tipo de uso: tipo 4: (conforme EN 61496), para uso especifico em mquinas e equipamentos tipo 2: para outros tipos de uso (ao exemplo de proteo perimetral) Certificao emitida por: Mercado CE e TUV (para todas as diretrizes aplicveis. UL 61496, UL 1998) Certificao INPAME n: CL 001-04 Emitida em: 15/06/2005 Validade: 15/06/2006 Atendimento s Normas INPAME: GP.1 / GP.2 / GP.3 / GP.4 / GP.5 D-) LADDER AUTOMAO INDUSTRIAL LTDA DISTRIBUIDOR HOMOLOGADO: ROCKWELL AUTOMATION Endereo 1:

Av Eng Luiz Carlos Berrini, 936 - 12 andar Brooklin Cep: 04571-000 - So Paulo SP Telefone: (0xx11) 2164 8300 - Fax: (0xx11) 2164 8333 Endereo 2: Rua Tiradentes, 162 - Sala 23/24 - Cep: 09541-220 - So Caetano do Sul - SP Telefone: (0xx11) 4227-5676 - Fax: (0xx11) 4227-2436 - 4226-454 Endereo 3: Av Andrmeda, 433 5 andar - Cep: 12230-000 - So Jos dos Campos SP Telefone: (0xx12) 3931-4800 - Fax: (0xx12) 3934-1867 Endereo 4: Rua Duque de Caxias, 124 - sala 101 - Vila Leo - Cep: 18040-425 Sorocaba SP Telefone: (0xx15) 3224-2410 Endereo 5: Av Evandro Lins e Silva, 840 - Salas 812 a 814 - Cep 22621-470 - Rio de Janeiro RJ Telefone: (0xx21) 2136-1300 - Fax: (0xx21) 2136-1313 E-mail: vendas@ladder.com.br Site: www.ladder.com.br Marca / Fabricante: Allen-Bradley / Rockwell Automation Faixas de Comprimento / Resoluo: 160mm a 1800mm / de 14 a 30mm Categorias de risco vinculadas ao tipo de uso: tipo 4: (conforme EN 61496), para uso especifico em mquinas e equipamentos tipo 2: para outros tipos de uso (ao exemplo de proteo perimetral) Certificao emitida por: Mercado CE e TUV (para todas as diretrizes aplicveis. UL 61496, UL 1998) Certificao INPAME n: CL 001-05 Emitida em: 05/06/2005 Validade: 05/06/2006 Atendimento s Normas INPAME: GP.1 / GP.2 / GP.3 / GP.4 / GP.5 E-) ROCKWELL DO BRASIL AUTOMATION LTDA DISTRIBUIDOR AUTORIZADO: ALLEN BRANDLEY Endereo: Rua Comendador Souza, 194 So Paulo SP Cep: 05037-900 Telefone: (0xx11) 3618 8800 - Fax: (0xx11) 3618 8968 E-mail: Site: www.rockwellautomation.com.br Marca / Fabricante: Allen-Bradley / Rockwell Automation Faixas de Comprimento / Resoluo: 160mm a 1800mm / de 14 a 30mm Categorias de risco vinculadas ao tipo de uso: tipo 4: (conforme EN 61496), para uso especifico em mquinas e equipamentos tipo 2: para outros tipos de uso (ao exemplo de proteo perimetral) Certificao emitida por: Mercado CE e TUV (para todas as diretrizes aplicveis.

UL 61496, UL 1998) Certificao INPAME n: CL 001-05 Emitida em: 05/06/2005 Validade: 05/06/2006 Atendimento s Normas INPAME: GP.1 / GP.2 / GP.3 / GP.4 / GP.5 F-) SENSOR DO BRASIL LTDA DISTRIBUIDOR AUTORIZADO: BANNER Endereo: Rua Jordo Schiavetto, 436 - Cep 13184-100 - Hortolndia - SP Telefone: (0xx19) 3897-9400 - Fax: (0xx19) 3897-9414 E-mail: MailScanner detectou uma possvel tentativa de fraude de "www.inpame.org.br" engenharia@sensordobrasil.com.br Sites: www.sensordobrasil.com.br / www.pprps.com.br Marca / Fabricante: BANNER Faixas de altura: 114 mm a 1829mm - Resoluo: 19mm e 25,4mm Comprimentos: 09 mt / 18 mt Categorias de risco vinculadas ao tipo de uso: tipo 4: (conforme EN 61496), para uso especifico em mquinas e equipamentos tipo 2: para outros tipos de uso (ao exemplo de proteo perimetral) Certificao emitida por: UL, TV, CE Certificao INPAME n: CL 002-01 Emitida em: 15/06/2005 Validade: 15/06/2006 Atendimento s Normas INPAME: GP.1 / GP.2 / GP.3 / GP.4 / GP.5 IMPORTANTE: Procure sempre adquirir dispositivos de segurana certificados e com categoria compatvel ao risco de sua mquina

Normas de Segurana para Prensa Excntrica de Engate por Chaveta. NBR 13761 / NM 13852 Segurana de Mquinas Distncia de Segurana para impedir o acesso a zonas de perigo pelos membros superiores A norma estabelece valores para distncias de segurana, de modo a impedir o acesso a zonas de perigo pelos membros superiores de pessoas com idade superior ou igual a trs anos. Estas distncias se aplicam por si s, quando so suficientes para garantir a segurana adequada. As distncias de segurana protegem as pessoas que tentam atingir as zonas de perigo sem ajuda adicional. NBR 13930 Prensas Mecnicas Requisitos de Segurana rea de risco: regies da prensa ou na periferia da prensa que possibilitem risco de acidente do operador, conforme o seguinte: - rea/regio do ferramental (entre a placa da mesa e a placa do martelo)

- Regio do curso do deslocamento do martelo - Regio de entrada ou sada de materiais, de processamento e retirada de peas - Regio no permetro da prensa que contiver possibilidade de deslocamento de dispositivos auxiliares no processo, alimentadores, mesas mveis, transferidores, robs, carros transportadores de ferramentas, alimentadores de blanks, partes mveis e rotativas da mquina. NBR 14153 Segurana de Mquinas Partes de Sistemas de Comando relacionadas segurana Princpios Gerais para Projeto O desempenho, com relao ocorrncia de defeitos, de uma parte de um sistema de comando, relacionada segurana, dividido, nesta norma, em 5 categorias (B, 1, 2, 3, 4), de acordo com a sua resistncia a defeitos, e seu subseqente comportamento na condio de defeito. Quanto mais a reduo do risco depender das partes de sistema de comando relacionadas segurana, maior precisa ser a habilidade (funo requerida suprida) dessas partes para resistir a defeitos. Quanto maior a resistncia a defeitos das partes relacionadas segurana, menor a probabilidade que esta parte falhe no cumprimento de suas funes de segurana. Portaria 3214 NR-12 Especificao Para Sistemas de Gesto de Segurana e Sade no trabalho Aprova as Normas Regulamentadoras - NR - do Captulo V, Ttulo II, da Consolidao das Leis do Trabalho, relativas a Segurana e Medicina do Trabalho. A Norma Reguladora no 12, trata dos requisitos de segurana em situao de trabalho que envolva mquinas e equipamentos industriais. Prensa Mecnica/Freio embreagem NBR 13761 / NM 13852 Segurana de Mquinas Distncia de Segurana para impedir o acesso a zonas de perigo pelos membros superiores A norma estabelece valores para distncias de segurana, de modo a impedir o acesso a zonas de perigo pelos membros superiores de pessoas com idade superior ou igual a trs anos. Estas distncias se aplicam por si s, quando so suficientes para garantir a segurana adequada. As distncias de segurana protegem as pessoas que tentam atingir as zonas de perigo sem ajuda adicional.

NBR 13930 Prensas Mecnicas Requisitos de Segurana rea de risco: regies da prensa ou na periferia da prensa que possibilitem risco de acidente do operador, conforme o seguinte: - rea/regio do ferramental (entre a placa da mesa e a placa do martelo) - Regio do curso do deslocamento do martelo - Regio de entrada ou sada de materiais, de processamento e retirada de peas - Regio no permetro da prensa que contiver possibilidade de deslocamento de dispositivos auxiliares no processo, alimentadores, mesas mveis, transferidores, robs, carros transportadores de ferramentas, alimentadores de blanks, partes mveis e rotativas da mquina NBR 14152 Segurana de Mquinas - Dispositivos de Comando bimanuais - aspectos funcionais e princpios para projeto Um dispositivo de comando bimanual um dispositivo de segurana que fornece uma medida de proteo ao operador contra o alcance de zonas perigosas durante situaes de perigo, pela localizao dos dispositivos de atuao de comando em uma posio especfica. So descritas as caractersticas principais de um dispositivo de comando bimanual para o alcance de segurana e expe a combinao de caractersticas funcionais de trs tipos. Dispositivo que exige ao menos a atuao simultnea pela utilizao das duas mos, com o objetivo de iniciar e manter, enquanto existir uma condio de perigo, qualquer operao da mquina, propiciando uma medida de proteo, apenas para a pessoa que o atua. NBR 14153 Segurana de Mquinas Partes de Sistemas de Comando relacionadas segurana Princpios Gerais para Projeto O desempenho, com relao ocorrncia de defeitos, de uma parte de um sistema de comando, relacionada segurana, dividido, nesta norma, em 5 categorias (B, 1, 2, 3, 4), de acordo com a sua resistncia a defeitos, e seu subseqente comportamento na condio de defeito. Quanto mais a reduo do risco depender das partes de sistema de comando relacionadas segurana, maior precisa ser a habilidade (funo requerida suprida) dessas partes para resistir a defeitos. Quanto maior a resistncia a defeitos das partes relacionadas segurana, menor a probabilidade que esta parte falhe no cumprimento de suas funes de segurana. NBR 13928 / NM 272

Segurana de Mquinas Requisitos Gerais para projeto e construo de protees fixas e mveis Fixa requisitos gerais para projeto e construo de protees, desenvolvidas principalmente para proteo de pessoas de perigos mecnicos Proteo: parte da mquina especificamente utilizada para prover proteo por meio de uma barreira fsica - Pode atuar: - Fechada: somente efetiva quando fechada - Em conjunto com um dispositivo de intertravamento com ou sem bloqueio da proteo. Proteo fixa Proteo de enclausuramento Proteo distante Proteo mvel Proteo acionada por energia Proteo com auto fechamento Proteo de comando Proteo ajustvel Proteo com intertravamento Proteo com intertravamento e dispositivo de bloqueio BS EN 60204-1: 1998 Safety of machinery. Electrical equipment of machines. General requirements Essa norma se refere aplicao de sistemas e equipamentos eltricos a mquinas fxas, ou seja, que no podem ser transportadas durante seu funcionamento, incluindo entre elas, um mquinas que trabalham em conjunto e de modo coordenado. O equipamento a que se refere essa norma inclui o ponto de conexo da fonte de energia da mquina. Essa parte e aplicvel ao equipamento eltrico ou partes do equipamento eltrico que operam com voltagens no superiores a 1000V para corrente alternada e no superiores a 1500V para corrente contnua, bem como com frequencias que no excedam a 200Hz. Voltagens e frequencias superiores apresentam exigncias especiais. Prensa Hidrulica NBR 13761 / NM 13852 Segurana de Mquinas Distncia de Segurana para impedir o acesso a zonas de perigo pelos membros superiores A norma estabelece valores para distncias de segurana, de modo a impedir o acesso a zonas de perigo pelos membros superiores de pessoas com idade superior ou igual a trs anos. Estas distncias se aplicam por si s, quando so suficientes para garantir a segurana adequada.

As distncias de segurana protegem as pessoas que tentam atingir as zonas de perigo sem ajuda adicional. NBR 13930 Prensas Mecnicas Requisitos de Segurana rea de risco: regies da prensa ou na periferia da prensa que possibilitem risco de acidente do operador, conforme o seguinte: - rea/regio do ferramental (entre a placa da mesa e a placa do martelo) - Regio do curso do deslocamento do martelo - Regio de entrada ou sada de materiais, de processamento e retirada de peas - Regio no permetro da prensa que contiver possibilidade de deslocamento de dispositivos auxiliares no processo, alimentadores, mesas mveis, transferidores, robs, carros transportadores de ferramentas, alimentadores de blanks, partes mveis e rotativas da mquina NBR 14153 Segurana de Mquinas Partes de Sistemas de Comando relacionadas segurana Princpios Gerais para Projeto O desempenho, com relao ocorrncia de defeitos, de uma parte de um sistema de comando, relacionada segurana, dividido, nesta norma, em 5 categorias (B, 1, 2, 3, 4), de acordo com a sua resistncia a defeitos, e seu subseqente comportamento na condio de defeito. Quanto mais a reduo do risco depender das partes de sistema de comando relacionadas segurana, maior precisa ser a habilidade (funo requerida suprida) dessas partes para resistir a defeitos. Quanto maior a resistncia a defeitos das partes relacionadas segurana, menor a probabilidade que esta parte falhe no cumprimento de suas funes de segurana. EN 693 Machine tools safety hydraulic presses Estabelece as condies para garantir a segurana em prensas hidrulicas. Essa norma indica como uma das formas de aumentar a segurana no caso dessas prensas adotar o controle bimanual. Prensa de frico ou percusso NBR 14153 Segurana de Mquinas Partes de Sistemas de Comando relacionadas segurana Princpios Gerais para Projeto

O desempenho, com relao ocorrncia de defeitos, de uma parte de um sistema de comando, relacionada segurana, dividido, nesta norma, em 5 categorias (B, 1, 2, 3, 4), de acordo com a sua resistncia a defeitos, e seu subseqente comportamento na condio de defeito. Quanto mais a reduo do risco depender das partes de sistema de comando relacionadas segurana, maior precisa ser a habilidade (funo requerida suprida) dessas partes para resistir a defeitos. Quanto maior a resistncia a defeitos das partes relacionadas segurana, menor a probabilidade que esta parte falhe no cumprimento de suas funes de segurana. NBR 13930 Prensas Mecnicas Requisitos de Segurana rea de risco: regies da prensa ou na periferia da prensa que possibilitem risco de acidente do operador, conforme o seguinte: - rea/regio do ferramental (entre a placa da mesa e a placa do martelo) - Regio do curso do deslocamento do martelo - Regio de entrada ou sada de materiais, de processamento e retirada de peas - Regio no permetro da prensa que contiver possibilidade de deslocamento de dispositivos auxiliares no processo, alimentadores, mesas mveis, transferidores, robs, carros transportadores de ferramentas, alimentadores de blanks, partes mveis e rotativas da mquina. Portaria 3214 NR 12 Especificao Para Sistemas de Gesto de Segurana e Sade no trabalho Aprova as Normas Regulamentadoras - NR - do Captulo V, Ttulo II, da Consolidao das Leis do Trabalho, relativas a Segurana e Medicina do Trabalho. A Norma Reguladora no 12, trata dos requisitos de segurana em situao de trabalho que envolva mquinas e equipamentos industriais. Guilhotina NBR 13760 / NM 13854 Segurana de Mquinas - Folgas Mnimas para evitar o esmagamento de partes do corpo humano De uma maneira geral, pode-se dizer que uma mquina segura se existe a probabilidade de a mquina continuar em operao, ser ajustada, sofrer manuteno e ser desmontada, sob as condies normais de utilizao previstas, sem causar danos sade humana. Um mtodo de evitar o risco de esmagamento de partes do corpo humano fazer uso das folgas mnimas especificadas nesta norma. NBR 13930

Prensas Mecnicas Requisitos de Segurana rea de risco: regies da prensa ou na periferia da prensa que possibilitem risco de acidente do operador, conforme o seguinte: - rea/regio do ferramental (entre a placa da mesa e a placa do martelo) - Regio do curso do deslocamento do martelo - Regio de entrada ou sada de materiais, de processamento e retirada de peas - Regio no permetro da prensa que contiver possibilidade de deslocamento de dispositivos auxiliares no processo, alimentadores, mesas mveis, transferidores, robs, carros transportadores de ferramentas, alimentadores de blanks, partes mveis e rotativas da mquina BS EN 60204-1: 1998 Safety of machinery. Electrical equipment of machines. General requirements Essa norma se refere aplicao de sistemas e equipamentos eltricos a mquinas fxas, ou seja, que no podem ser transportadas durante seu funcionamento, incluindo entre elas, um mquinas que trabalham em conjunto e de modo coordenado. O equipamento a que se refere essa norma inclui o ponto de conexo da fonte de energia da mquina. Essa parte e aplicvel ao equipamento eltrico ou partes do equipamento eltrico que operam com voltagens no superiores a 1000V para corrente alternada e no superiores a 1500V para corrente contnua, bem como com frequencias que no excedam a 200Hz. Voltagens e frequencias superiores apresentam exigncias especiais. EN 693 Machine tools safety hydraulic presses Estabelece as condies para garantir a segurana em prensas hidrulicas. Essa norma indica como uma das formas de aumentar a segurana no caso dessas prensas adotar o controle bimanual. Guilhotina NBR 13758 Segurana de Mquinas - Distncias de segurana para impedir o acesso a zonas de perigo de membros inferiores Segurana de Mquinas - Preveno de Partida Inesperada Manter a mquina parada durante a presena de pessoas em suas zonas de perigo uma das condies mais importantes da utilizao segura de mquinas e, em razo disso, um dos maiores objetivos do projetista e do usurio de mquinas. Partida inesperada: mudana do repouso ao movimento da mquina ou de uma de suas partes, causada por: comando de partida oriundo de falha

do sistema ou de influncia externa sobre ele; comando de partida gerado por ao no intencional; restaurao de fornecimento de energia, aps interrupo; influncias externas ou externas (vento, ombusto, gravidade) Elementos mecnicos NBR 13760 / NM 13854 Segurana de Mquinas - Folgas Mnimas para evitar o esmagamento de partes do corpo humano De uma maneira geral, pode-se dizer que uma mquina segura se existe a probabilidade de a mquina continuar em operao, ser ajustada, sofrer manuteno e ser desmontada, sob as condies normais de utilizao previstas, sem causar danos sade humana. Um mtodo de evitar o risco de esmagamento de partes do corpo humano fazer uso das folgas mnimas especificadas nesta norma.

NBR 13761 / NM 13852 Segurana de Mquinas Distncia de Segurana para impedir o acesso a zonas de perigo pelos membros superiores A norma estabelece valores para distncias de segurana, de modo a impedir o acesso a zonas de perigo pelos membros superiores de pessoas com idade superior ou igual a trs anos. Estas distncias se aplicam por si s, quando so suficientes para garantir a segurana adequada. As distncias de segurana protegem as pessoas que tentam atingir as zonas de perigo sem ajuda adicional. NBR 13928 / NM 272 Segurana de Mquinas Requisitos Gerais para projeto e construo de protees fixas e mveis Fixa requisitos gerais para projeto e construo de protees, desenvolvidas principalmente para proteo de pessoas de perigos mecnicos Proteo: parte da mquina especificamente utilizada para prover proteo por meio de uma barreira fsica - Pode atuar: - Fechada: somente efetiva quando fechada - Em conjunto com um dispositivo de intertramvamento com ou sem bloqueio da proteo Proteo fixa Proteo de enclausuramento

Proteo distante Proteo mvel Proteo acionada por energia Proteo com auto fechamento Proteo de comando Proteo ajustvel Proteo com intertravamento Proteo com intertravamento e dispositivo de bloqueio Dobradeira NBR 13760 / NM 13854 Segurana de Mquinas - Folgas Mnimas para evitar o esmagamento de partes do corpo humano De uma maneira geral, pode-se dizer que uma mquina segura se existe a probabilidade de a mquina continuar em operao, ser ajustada, sofrer manuteno e ser desmontada, sob as condies normais de utilizao previstas, sem causar danos sade humana. Um mtodo de evitar o risco de esmagamento de partes do corpo humano fazer uso das folgas mnimas especificadas nesta norma. NBR 13761 / NM 13852 Segurana de Mquinas Distncia de Segurana para impedir o acesso a zonas de perigo pelos membros superiores A norma estabelece valores para distncias de segurana, de modo a impedir o acesso a zonas de perigo pelos membros superiores de pessoas com idade superior ou igual a trs anos. Estas distncias se aplicam por si s, quando so suficientes para garantir a segurana adequada. As distncias de segurana protegem as pessoas que tentam atingir as zonas de perigo sem ajuda adicional. NBR 13930 Prensas Mecnicas Requisitos de Segurana rea de risco: regies da prensa ou na periferia da prensa que possibilitem risco de acidente do operador, conforme o seguinte: - rea/regio do ferramental (entre a placa da mesa e a placa do martelo) - Regio do curso do deslocamento do martelo - Regio de entrada ou sada de materiais, de processamento e retirada de peas - Regio no permetro da prensa que contiver possibilidade de deslocamento de dispositivos auxiliares no processo, alimentadores, mesas mveis, transferidores, robs, carros transportadores de ferramentas, alimentadores de blanks, partes mveis e rotativas da mquina

NBR 13761 / NM 13852 Segurana de Mquinas Distncia de Segurana para impedir o acesso a zonas de perigo pelos membros superiores A norma estabelece valores para distncias de segurana, de modo a impedir o acesso a zonas de perigo pelos membros superiores de pessoas com idade superior ou igual a trs anos. Estas distncias se aplicam por si s, quando so suficientes para garantir a segurana adequada. As distncias de segurana protegem as pessoas que tentam atingir as zonas de perigo sem ajuda adicional. NBR 13760 / NM 13854 Segurana de Mquinas - Folgas Mnimas para evitar o esmagamento de partes do corpo humano De uma maneira geral, pode-se dizer que uma mquina segura se existe a probabilidade de a mquina continuar em operao, ser ajustada, sofrer manuteno e ser desmontada, sob as condies normais de utilizao previstas, sem causar danos sade humana. Um mtodo de evitar o risco de esmagamento de partes do corpo humano fazer uso das folgas mnimas especificadas nesta norma. NBR 14153 Segurana de Mquinas Partes de Sistemas de Comando relacionadas segurana Princpios Gerais para Projeto O desempenho, com relao ocorrncia de defeitos, de uma parte de um sistema de comando, relacionada segurana, dividido, nesta norma, em 5 categorias (B, 1, 2, 3, 4), de acordo com a sua resistncia a defeitos, e seu subseqente comportamento na condio de defeito. Quanto mais a reduo do risco depender das partes de sistema de comando relacionadas segurana, maior precisa ser a habilidade (funo requerida suprida) dessas partes para resistir a defeitos. Quanto maior a resistncia a defeitos das partes relacionadas segurana, menor a probabilidade que esta parte falhe no cumprimento de suas funes de segurana. NBR 13929 / NM 273 Segurana de Mquinas - Dispositivos de intertravamento associados protees - Princpios para projeto e seleo Dispositivo mecnico, eltrico, ou de outro tipo que tem a finalidade de impedir a operao de elementos da mquina, sob condies especficas. Martelo pneumtico

NBR 13758 Segurana de Mquinas - Distncias de segurana para impedir o acesso a zonas de perigo de membros inferiores Segurana de Mquinas - Preveno de Partida Inesperada Manter a mquina parada durante a presena de pessoas em suas zonas de perigo uma das condies mais importantes da utilizao segura de mquinas e, em razo disso, um dos maiores objetivos do projetista e do usurio de mquinas. Partida inesperada: mudana do repouso ao movimento da mquina ou de uma de suas partes, causada por: comando de partida oriundo de falha do sistema ou de influncia externa sobre ele; comando de partida gerado por ao no intencional; restaurao de fornecimento de energia, aps interrupo; influncias externas ou externas (vento, ombusto, gravidade) Elementos mecnicos NBR 13760 / NM 13854 Segurana de Mquinas - Folgas Mnimas para evitar o esmagamento de partes do corpo humano De uma maneira geral, pode-se dizer que uma mquina segura se existe a probabilidade de a mquina continuar em operao, ser ajustada, sofrer manuteno e ser desmontada, sob as condies normais de utilizao previstas, sem causar danos sade humana. Um mtodo de evitar o risco de esmagamento de partes do corpo humano fazer uso das folgas mnimas especificadas nesta norma. NBR 13761 / NM 13852 Segurana de Mquinas Distncia de Segurana para impedir o acesso a zonas de perigo pelos membros superiores A norma estabelece valores para distncias de segurana, de modo a impedir o acesso a zonas de perigo pelos membros superiores de pessoas com idade superior ou igual a trs anos. Estas distncias se aplicam por si s, quando so suficientes para garantir a segurana adequada. As distncias de segurana protegem as pessoas que tentam atingir as zonas de perigo sem ajuda adicional. NBR 13930 Prensas Mecnicas Requisitos de Segurana rea de risco: regies da prensa ou na periferia da prensa que possibilitem risco de acidente do operador, conforme o seguinte: - rea/regio do ferramental (entre a placa da mesa e a placa do martelo) - Regio do curso do deslocamento do martelo - Regio de entrada ou sada de materiais, de processamento e retirada de peas

- Regio no permetro da prensa que contiver possibilidade de deslocamento de dispositivos auxiliares no processo, alimentadores, mesas mveis, transferidores, robs, carros transportadores de ferramentas, alimentadores de blanks, partes mveis e rotativas da mquina NBR 14153 Segurana de Mquinas Partes de Sistemas de Comando relacionadas segurana Princpios Gerais para Projeto O desempenho, com relao ocorrncia de defeitos, de uma parte de um sistema de comando, relacionada segurana, dividido, nesta norma, em 5 categorias (B, 1, 2, 3, 4), de acordo com a sua resistncia a defeitos, e seu subseqente comportamento na condio de defeito. Quanto mais a reduo do risco depender das partes de sistema de comando relacionadas segurana, maior precisa ser a habilidade (funo requerida suprida) dessas partes para resistir a defeitos. Quanto maior a resistncia a defeitos das partes relacionadas segurana, menor a probabilidade que esta parte falhe no cumprimento de suas funes de segurana. NBR 13928 / NM 272 Segurana de Mquinas Requisitos Gerais para projeto e construo de protees fixas e mveis Fixa requisitos gerais para projeto e construo de protees, desenvolvidas principalmente para proteo de pessoas de perigos mecnicos Proteo: parte da mquina especificamente utilizada para prover proteo por meio de uma barreira fsica - Pode atuar: - Fechada: somente efetiva quando fechada - Em conjunto com um dispositivo de intertramvamento com ou sem bloqueio da proteo Proteo fixa Proteo de enclausuramento Proteo distante Proteo mvel Proteo acionada por energia Proteo com auto fechamento Proteo de comando Proteo ajustvel Proteo com intertravamento Proteo com intertravamento e dispositivo de bloqueio Martelo de queda

Plano de implantao do PPRPS O que o PPRPS? O Programa de Preveno de Riscos de Prensas e Similares um planejamento estratgico e seqencial que visa demonstrar as diversas etapas das medidas de segurana que devem ser implementadas em prensas e equipamentos similares com o objetivo de evitar acidentes de trabalho. O PPRPS est previsto na Conveno.

De quem e quais so as responsabilidades na implantao do PPRPS? Os seres humanos so limitados do ponto de vista psquico, fsico e biolgico, sendo necessrios dispositivos de segurana para garantir que as falhas humanas possam ocorrer sem lesar as pessoas. o princpio da falha segura como diz Binder & I.M Almeida (jan/2000). Uma mquina segura aquela a prova de erros e falhas humanas. Assim, os fabricantes tm parte desta responsabilidade no desenvolvimento de projetos e produo de mquinas. A segurana no apenas uma obra de engenharia. Os acidentes de trabalho tambm so influenciados por situaes imediatas de trabalho como a tarefa, o meio ambiente de trabalho, a organizao do trabalho em sentido amplo e por situaes impostas pela sociedade como desemprego, necessidade de produo, etc. Empregador e empregado nesta luta de preveno de acidentes tm suas responsabilidades.

Evitar acidentes antes de tudo, um compromisso coletivo. Todas as instncias envolvidas no processo fabricante, empregador, e empregado, tm a sua parte de responsabilidade no cumprimento da Conveno Coletiva. Os supervisores desempenham um papel especial no acompanhamento do trabalho junto s prensas e equipamentos similares, cuidando da segurana dos operadores. Responsabilidades do Fabricante Para selecionar e aplicar diferentes tcnicas de segurana na concepo e desenvolvimento de mquinas necessrio o envolvimento e a participao dos diferentes atores da cadeia produtiva. Fabricantes, compradores das mquinas, empregados e setores de fabricao e projeto, de venda, dos servios de instalao e de manuteno devem contribuir no processo. O fabricante e o projetista, do ponto de vista da segurana, tm um papel privilegiado, pois podem interferir para que o projeto conceba uma mquina segura, uma vez que realizar adaptaes com a mquina em funcionamento muito mais difcil e oneroso. A automatizao das mquinas fornece maior proteo aos operadores O fabricante das prensas e similares tm responsabilidade nas condies de segurana que so oferecidas pela mquina, assim, a Conveno Coletiva de novembro de 2002, explicita, na Clusula 6 a sua responsabilidade. Clusula 6a Os fabricantes comprometem-se, para todas as prensas e equipamentos similares e injetoras de plstico, novas ou recondicionadas, que vierem a ser produzidas a

partir da vigncia desta Conveno Coletiva, a instalar protees nas partes de transmisso de movimentos e a incorporar os demais requisitos necessrios ao atendimento da legislao trabalhista vigente, da presente Conveno Coletiva e dos seus anexos. Em contraproposta, as empresas adquirentes convenientes se comprometem a incluir tal necessidade nas especificaes de aquisio do maquinrio nacional ou estrangeiro. Pargrafo Primeiro A partir da vigncia desta Conveno Coletiva fica proibida a fabricao de prensas mecnicas excntricas de engate por chaveta e a utilizao de pedais com acionamento mecnico. Pargrafo Segundo Os fabricantes signatrios comprometem-se a fazer figurar em seus manuais de instrues os textos completos da presente Conveno Coletiva e seus anexos. impossvel para o fabricante de equipamentos saber, no dia a dia, qual o uso destinado mquina adquirida pelos diversos usurios, devido a grande versatilidade de aplicaes. Porm, competncia do fabricante: a) fabricar produtos seguros e de qualidade; b) esclarecer o comprador sobre quais os dispositivos e acessrios de segurana possveis de serem colocados em cada equipamento; c) estabelecer um largo coeficiente de segurana em seus produtos; d) prestar todas as informaes tcnicas do produto ao comprador.

Como compor um programa PPRPS?

Para o desenvolvimento de um programa de PPRPS necessria a identificao da empresa, identificao das mquinas e da localizao da mquinas atravs de uma planta baixa. Dados da empresa A identificao da empresa deve ser feita por meio de uma ficha que indique a razo social, o endereo, a atividade e o nmero de prensas e de funcionrios. A ficha deve identificar, tambm, o responsvel pelo PPRPS. Localizao das prensas Indicar a localizao de uma prensa importante para se avaliar a distncia de outras mquinas, a rea de circulao de pessoas, o acesso de pessoas a reas de risco. Assim, a apresentao de uma planta baixa simples com a localizao das prensas e de reas prximas importante para conhecer melhor o risco envolvido na situao. Identificao dos equipamentos necessrio o cadastramento dos equipamentos existentes, com o levantamento real das condies de uso e seus dispositivos de segurana. Cada equipamento dever ter uma ficha de identificacao que contenha todos os dados que contribuam para ampliar a segurana na sua operao. Alm dos dados de identificao do equipamento, necessrio indicar as protees a serem implantadas e a previso de quando isso dever ocorrer.

Nessa ficha, devem ser includas, tambm, datas para a manuteno do equipamento. Como estabelecer um cronograma de correo e instalao das protees necessrias? As fichas permitem detectar quais protees devem ser instaladas em cada equipamento e o tempo necessrio para torn-lo mais seguro. Com as necessidades indicadas em relao a todos os equipamentos da empresa, possvel planejar as aes globalmente, incluindo respectivo o cronograma. Na Conveno Coletiva, Anexo Tcnico II Cronogramas para implementao do PPRPS esto determinados os prazos . Esses prazos referem-se aos diversos itens, e o no-cumprimento pode levar a sanes. A seguir, um exemplo de cronograma com base em inventrio realizado nas mquinas. Como desenvolver um plano de manuteno? O plano de manuteno baseado no tempo de vida til dos componentes fundamental para a segurana. Ele pode levar substituio de alguns elementos fundamentais na mquina podendo evitar a ocorrncia de acidentes. O processo de manuteno deve ser totalmente documentado, pois o histrico de um equipamento fornece elementos fundamentais para a preveno de acidentes e para prpria manuteno preditiva. O cuidado constante com a manuteno de uma mquina aumenta a sua vida til e diminui a probabilidade de interrupes acidentais no processo de produo. H trs tipos de manuteno: a preventiva, preditiva e corretiva. Manuteno preventiva Na manuteno preventiva, estando a mquina em perfeito funcionamento, confere-se os itens de maior importncia, levando-se em conta a proteo e a segurana do operador. Cada item ajustado a um padro estabelecido em normas e procedimentos de manuteno. Manuteno preditiva A manuteno preditiva se baseia no tempo de vida til dos componentes. Estes so substitudos antes de apresentarem problemas para evitar acidentes e preservar o desempenho e a segurana do operador. Manuteno corretiva A manuteno corretiva aquela que acontece quanto necessrio substituir peas para fazer funcionar um equipamento que parou de funcionar ou quebrou inesperadamente. A elaborao de um bom programa de manuteno fundamental para qualquer empresa, pois depender deste programa o bom desempenho da produo. O que importante para realizar uma boa manuteno? Um bom programa de manuteno inclui uma ficha de controle para cada equipamento. Para que essa ficha seja til e permita identificar as providncias necessrias ela deve conter : Dados de identificao do equipamento Modelo, n de srie, etc. Pontos principais de manuteno Recomendaes

Data de realizao das manutenes corretivas, incluindo uma breve descrio do problema Nome do tcnico que realizou as correes e em que data Qual o trabalho executado na ocasio da ocorrncia Assinatura do tcnico que realizou a correo. A ficha funciona como um pronturio mdico. Da mesma forma que o mdico acompanha a evoluo de um paciente consultando as anotaes sobre os sintomas, as doenas, os exames feitos, etc., o responsvel pela manuteno ao consultar a ficha de um equipamento pode detectar os pontos fracos, as dificuldades e as intervenes necessrias a serem feitas na mquina.

Por que a inspeo importante? A inspeo um modo de verificar o funcionamento de diferentes conjuntos de um equipamento e de identificar qualquer anomalia antes que ela possa se tornar um problema ou provocar um acidente. Alm da manuteno, a eficincia do equipamento depende de uma boa inspeo. O fabricante costuma sugerir a implementao de um plano de inspeo no manual de operaes ou manuteno do equipamento. Sendo seguido, seguramente garantir uma boa manuteno. O operador pode se encarregar das inspees dirias, semanais e at mensais. As inspees semestrais, no entanto, devem ser realizadas sempre por um tcnico especializado. Para facilitar a inspeo preciso elaborar uma lista de conferncia que ir orientar as inspees dirias, semanais, mensais e semestrais, para cada um dos sistemas do equipamento (que pode ser mecnico, eltrico, pneumtico ou hidrulico). Essa lista deve contemplar, tambm, os procedimentos usados para a realizao das inspees. A seguir, supondo a inspeo de uma prensa excntrica, apresenta-se fichas de inspeo diria, semanal, mensal e semestral, tendo em vista permitir a comparao dos itens que so inspecionados.

Quais as condies para a implementao da inspeo e manuteno? A implementao de um bom plano de inspeo e manuteno exige uma equipe bem treinada, um estoque de peas de reposio e o uso de peas originais. Uma equipe bem treinada. Profissionais bem preparados tanto na operao como na inspeo e manuteno uma condio indispensvel para a implantao de um plano de inspeo e manuteno eficientes. preciso desenvolver programas de capacitao para garantir a execuo competente de programas de inspeo e manuteno. Estoque de peas de reposio. A disponibilidade das peas em estoque agilizam o processo de manuteno e impedem grandes paradas no processo de produo. A substituio e a reposio de peas pode fazer a diferena entre um trabalho de qualidade na inspeo e na manuteno. O manual de instrues do fabricante indica as peas de reposio que o proprietrio de prensas deve ter em seu estoque. Uma atitude que deve orientar a prtica de manuteno evitar a improvisao para evitar a danificao dos equipamentos e o risco da segurana dos operadores.

Uso somente de peas originais. As peas originais tm a garantia do fabricante para o funcionamento da mquina e devem orientar as aquisies das peas de reposio. O uso improvisado de peas pode comprometer a segurana na operao da mquina. s vezes a economia na aquisio de uma pea pode trazer problemas srios na mquina e o custo para a reparao e at de possveis acidentes muito maior. Como desenvolver um procedimento seguro de trabalho? A maioria das empresas tm adotado um procedimento seguro para quase todas atividades que envolvam mquinas e operadores. Para elaborar um procedimento seguro na operao de uma mquina preciso envolver todas as pessoas diretamente ligadas a uma determinada operao. A elaborao de um procedimento seguro tem como objetivo eliminar as causas de acidentes diante a uma possibilidade de risco. Para elaborar um procedimento seguro pode-se partir de uma lista de verificao, como referncia, e a partir dela fazer o levantamento das etapas de trabalho e dos riscos envolvidos. Ao final do processo, teremos um documento que dever conter todos os passos que os funcionrios devero executar para que se evite um acidente. Nesse processo, o mais importante a discusso com todos os envolvidos para a definio final do procedimento seguro. Todos os atores devem ser envolvidos: tcnico e engenheiro de segurana, operadores e pessoal de manuteno. A discusso deve ter como foco a busca de um consenso e o comprometimento de todos na definio do procedimento. importante que todos percebam a importncia dessa elaborao coletiva para evitar acidentes. Uma sugesto para o desenvolvimento coletivo de procedimentos seguros envolve os seguintes passos: Organizao dos envolvidos segundo o papel que ocupam na empresa: operador, responsvel pela manuteno e tcnico ou engenheiro de segurana. Analisar uma ficha de verificao que servir de referncia para a elaborao do procedimento seguro; como por exemplo, para a retirada e colocao de um estampo de uma prensa excntrica, conforme a descrio da ficha. Analisar uma ficha de um procedimento seguro j realizado, como por exemplo, para transporte do estampo. Elaborar a partir de discusso o procedimento seguro, como no exemplo, para retirada e colocao do estampo. importante notar que a discusso de todos os envolvidos dever buscar o consenso. Observe exemplos de: ficha de procedimento seguro de retirada e colocao de estampo, ficha de procedimento seguro de transporte de estampo, ficha de procedimento seguro de troca de estampos e matrizes.

Programa de treinamento Como deve ser feito? O treinamento de profissionais indispensvel para garantir uma operao com qualidade e com segurana. A capacitao deve atingir todas as instncias da

empresa, desde o tcnico ou engenheiro de segurana at operadores e profissionais de manuteno. Para a introduo de dispositivos de segurana nas mquinas, os profissionais devem ser preparados para conhecer as possibilidades existentes no mercado e decidirem em relao aos dispositivos mais adequados para cada uma das mquinas especficas. Ao introduzir modificaes nas mquinas para aumentar a segurana indispensvel que os profissionais sejam preparados para a nova situao e que compreendam o significado das modificaes. A Conveno Coletiva de novembro de 2002, Anexo Tcnico II, Itens 29, 30, 31 e 32 prev a realizao de treinamentos. Item 29 O treinamento especfico para operadores de prensas ou equipamentos similares deve obedecer ao seguinte currculo bsico: a) Tipos de prensas ou similares b) Princpio de funcionamento c) Sistemas de proteo d) Possibilidades de falhas dos equipamentos e) Responsabilidade do operador f) Responsabilidade da chefia imediata g) Riscos na movimentao e troca dos estampos e matrizes h) Calos de proteo i) Outros Item 30 O treinamento especfico para movimentao e troca de ferramentas, estampos e matrizes dever ser ministrado para os operadores e funcionrios responsveis pela troca e ajuste dos conjuntos de ferramentas em prensas e similares, devendo conter: a) Tipos de estampos e matrizes b) Movimentao e transporte c) Responsabilidades na superviso e operao de troca dos estampos e matrizes d) Meios de fix-los mquina e) Calos de segurana f) Lista de checagem (checklist) de montagem g) Outros. Item 31 O treinamento especfico previsto nos itens 29 e 30 ter validade de 2 (dois) anos, devendo os operadores de prensas ou equipamentos similares passarem por reciclagem aps este perodo. Item 32 Treinamento bsico para trabalhadores envolvidos em atividades com prensas e equipamentos similares dever ser ministrado com condio fundamental, antes do incio das atividades, conforme o disposto no item 1.7, alnea b, da NR-1

Como deve ser implementado? Consultando a Conveno possvel observar que de responsabilidade do empregador, atravs dos responsveis pela implantao do PPRPS, a execuo de um programa de treinamento que deve envolver todos os operadores de prensas e similares e tambm manter disponvel toda documentao para uma possvel inspeo. A Conveno Coletiva especifica os detalhes para a execuo dos treinamentos. da responsabilidade do empregador decidir sobre a execuo do treinamento que poder ser realizado internamente ou ento delegar esta tarefa para terceiros idneos. O responsvel pelo treinamento deve : Controlar as caractersticas dos treinamentos que j foram ou sero executados. Possuir documentao relativa a comprovao da participao do funcionrio no treinamento e uma declarao assinada pelo prprio funcionrio atestando que efetivamente recebeu o treinamento. Possuir comprovao do contedo programtico desenvolvido no curso. Observe um exemplo de ficha de controle de treinamento realizados em empresa. CONTROLE DE TREINAMENTO Curso: Movimentao e manuseio de ferramentas Ministrado em 05/04/2003 Validade 05/04/2005 Carga horria 8 horas Ministrado por: Professor Joaquim (SENAI) Os participantes aqui mencionados e listados confirmam ter recebido treinamento especfico seguindo o Programa de Preveno de Riscos de Prensas e Similares PPRPS Participantes Nome Cargo Setor Assinatura

Contedo programtico

Ateno! O exemplo de cronograma apresentado aqui no tem o mesmo formato do cronograma sugerido na Conveno. Exemplo de cronograma de correes Equipamento N Correo Prazo dias Responsvel Assinatura necessria Proteo integral do volante e 30 dias engrenagem Proteo na ponta do eixo P1 Prensa de engate por chaveta 001 Adaptao do comando eltrico para o calo de segurana 30 dias Manuteno Manuteno Manuteno Manuteno

Calo de segurana 30 dias 30 dias

Enclausuramento da 60 dias zona de prensagem Fechamento das ferramentas 60 dias

Manuteno Manuteno Manuteno Manuteno Manuteno Manuteno

Proteo integral do volante e 60 dias engrenagem Proteo na ponta do eixo 60 dias

Calo de segurana 60 dias Adaptao do comando eltrico 60 dias para o calo de 002 segurana Enclausuramento da 60 dias zona de prensagem Fechamento das ferramentas Cabo de ao na biela Trava na biela para segurar o eixo P3 90 dias 90 dias 90 dias

P2 Prensa de engate por chaveta

Manuteno Manuteno Manuteno Manuteno Manuteno Manuteno

Comando bimanual 60 dias 003 Calo de segurana 60 dias

Prensa com embreagem pneumtica

Adaptao do comando eltrico duplo canal, calo de 60 dias segurana e cortina de luz Instalao de cortina 60 dias de luz Instalao de vlvula 90 dias de segurana dupla Instalao de guardas laterais na 60 dias zona de prensagem

Manuteno

Manuteno Manuteno Manuteno

Potrebbero piacerti anche