Sei sulla pagina 1di 19

Oficina Virtual de Projeto de Negcios: Prottipo de um Ambiente de Aprendizagem Baseada em Projeto Claudio DIpolitto NEICT - Ncleo de Estudos em Inovao,

Conhecimento e Trabalho Universidade Federal Fluminense claudiodipolitto@gmail.com

Resumo
O projeto de um novo negcio envolve um conjunto de decises e criaes inter-relacionadas, baseadas em um ou mais ciclos de prospeco e sistematizao de informaes tcnicas, mercadolgicas, scio-econmicas, entre outras. Especificamente, o processo de projeto de novos empreendimentos de base tecnolgica, foco deste artigo, freqentemente envolve, mais do que o empreendedor solitrio, um time empreendedor constitudo por pessoal de formao tecnolgica. Neste contexto, a premissa-chave na concepo da Oficina Virtual de Negcios Inovadores, como um Ambiente de Aprendizagem Baseada em Projeto, que o processo de projeto deve apoiar o trabalho colaborativo de prospeco de possibilidades, escolha da oportunidade, definio do modelo de negcio, gesto do conhecimento essencial, definio do plano de negcio e verificao da viabilidade. Este artigo apresenta as premissas educacionais os modelos conceitual e lgico e um prottipo simplificado de um ambiente colaborativo que visa apoiar a discusso dos vrios aspectos do empreendimento pelos componentes do time e a simultnea elaborao de um documento que reflita e sintetize as informaes e decises relevantes ao projeto-plano de negcio. Uma verso do projeto da Oficina foi desenvolvida em Moodle para a Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, com apoio do SEBRAE.

1. Antecedentes: A Oficina de Projeto de Negcios


Minha trajetria em ensino, pesquisa e consultoria em Empreendedorismo, Estratgia e Inovao tem me posto frequentemente em contato com indivduos e grupos interessados em elaborar um plano de negcios de um empreendimento de base tecnolgica e potencialmente (ou pretensamente) inovador. No mais das vezes, contudo, apesar de uma clara competncia tecnolgica, no existe clareza do conceito do negcio. Assim, com o tempo meu curso de plano de negcio foi se transformando em uma oficina de projeto de negcio. As mudanas foram profundas, em forma e contedo. A forma deixou de ser expositiva e centrada no professor (curso), passando a ser construtiva e centrada nos participantes (oficina). A nfase deixou de estar no contedo apresentado (curso) e deslocou-se para o processo de aprendizagem e construo colaborativa do conhecimento (percurso). Em sntese, a espinha dorsal deixou de ser o plano de negcios (foco no produto) e passou a ser o projeto do negcio (foco no processo). O resultado destas oficinas de projeto de negcio tambm um Plano de Negcio. Mas um plano que reflete o conhecimento organizado durante o processo de Projeto do Negcio. Desta forma, elaborar o plano torna-se muito mais do que preencher o roteiro de um documento, seguindo uma receita de bolo. O plano o resultado da explorao de uma oportunidade de gerar valor (o o que fazer) e a inveno de uma forma adequada de ger-lo (o como fazer). O plano o documento que rene e organiza as intuies, as anlises, 1 os modelos, as propostas e as projees que foram elaborados no processo de projeto . Esta experincia tem-se reforado atravs de discusses e provocaes feitas, nos ltimos dez anos, com algumas centenas de alunos em oficinas de Projeto (e Plano) de Negcios, Gesto do Conhecimento e da Inovao, Novos Modelos de Negcio, em cursos MBA do CRIE/COPPE/UFRJ, da Fundao Getlio Vargas e da Escola Politcnica da UFRJ, e, especialmente, atravs da conduo da oficina de projeto de negcios inovadores para diferentes turmas de empreendedores que participam do processo seletivo da Incubadora Tecnolgica da COPPE.

2. Motivao da Oficina Virtual de Negcios Inovadores


A proposta de projetar e validar o prottipo de uma Oficina Virtual de Negcios Inovadores, como um projeto-piloto para a Incubadora Tecnolgica da COPPE, nasceu da convergncia de diferentes fatores: o interesse da Incubadora em explorar ambientes virtuais que apoiem a emergncia de novos grupos empreendedores oriundos do ambiente acadmico da UFRJ; a abordagem construtivista e colaborativa j empregada em minhas oficinas presenciais de projeto de negcio; minhas pesquisas em gesto do conhecimento e aprendizagem apoiada por computador (usualmente referida pelo anglicismo elearning); o interesse do SEBRAE em apoiar projetos-piloto em Incubadoras de Base Tecnolgica.

A abordagem construtivista e colaborativa da oficina de projeto de negcios, foi derivada de minha atuao anterior na capacitao de equipes de desenvolvedores de software. Em tais oficinas de Engenharia de Software (nas quais no basta s equipes de desenvolvimento aprender a fazer diagramas de anlise e projeto de sistema) o que importa projetar um software que atenda os requisitos dos usurios.

Oficina Virtual de Negcios Inovadores: Prottipo de um Ambiente de Aprendizagem Baseada em Projeto

Claudio Dipolitto NEICT / UFF

3. Premissas
Considerando que nosso objetivo no projeto no era desenvolver software mas, sim, realizar um experimento-piloto com a metodologia de aprendizagem baseada de projeto em um ambiente virtual, resolvemos buscar no mercado uma ferramenta de Ensino Apoiado em Computador (EAD). Para suportar o processo de construo colaborativa de projetos de negcio, por times de empreendedores, o ferramental deveria atender aos princpios educacionais descritos a seguir. Abordagem construtivista de aprendizagem. Coloca-se a nfase na construo ativa do conhecimento pelos participantes (orientao a projeto) e no na exposio e memorizao de contedos (tutorial). Papel catalisador do professor. O professor assume o papel de facilitador, orientador e incentivador do processo de aprendizagem e de descoberta pelos participantes e no de repositrio de contedo ou de emissor de verdades e certezas. Foco na ao. A aprendizagem ativa construda em torno de desafios que incentivem a ao empreendedorainovadora dos aprendizes atravs da busca, absoro, gerao e aplicao de conhecimento. Foco no time. O princpio de treinar junto o time que joga junto orienta o foco da oficina virtual no apoio aprendizagem de equipes de empreendedores, atravs do suporte s discusses e decises do negcio em elaborao. Cooperao. A dinmica cooperativa de interao e produo envolve os participantes, a saber, indivduos e equipes empreendedoras, professores-tutores, monitores e demais especialistas, eventualmente convidados.

4. Ferramental
Desta forma, uma caracterstica considerada essencial para a ferramenta sua adequao autoria colaborativa, visto que os participantes estaro desenvolvendo, na Oficina, as seguintes habilidades, tpicas da atividade de concepo e projeto de negcios inovadores: discusso para explorao e avaliao de alternativas de oportunidades tecnolgicas e mercadolgicas; identificao e caraterizao dos clientes e mercados tpicos; desenho e seleo de modelos de negcio viveis, competitivos e sustentveis; projeto dos demais aspectos qualitativos e quantitativos do projeto de negcio. Ressaltamos que as atividades inventivas, inerentes Oficina, exigem que tanto o ambiente virtual (baseado na Internet), quanto o processo de orientao, tenham como centro de gravidade a dinmica de interao criativa entre os participantes de cada time. Para tanto, insuficiente a mera exposio de contedos, seguida da verificao da memorizao tpica dos ambientes tutoriais. Para exemplificar, no suficiente que o aprendiz se recorde do Modelo Estrutural da Indstria de Michael Porter, mas sim que saiba aplic-lo anlise do negcio projetado.

5. Limitaes Encontradas nos Tutoriais


Durante o processo de anlise de alternativas tecnolgicas para a Oficina, foram descartados os Sistemas de 2 Autoria (SA) e os ambientes LMS (Learning Management System) avaliados , que por serem baseados no paradigma tutorial, enfatizam a transmisso e verificao de contedo pr-programado, mais do que a construo colaborativa de conhecimento pelos aprendizes de forma integrada e transparente. Tampouco, foi encontrada no mercado brasileiro, dentro da realidade oramentria do projeto, qualquer outra ferramenta que atendesse adequadamente aos requisitos da Oficina, a saber: um ambiente integrado de discusso e edio colaborativa do projeto de negcio.

6. Tecnologia Adotada
Decidiu-se por adaptar uma ferramenta de publicao colaborativa de portais/jornais , partindo da premissa de que esta poderia suportar com maior facilidade a interao dos aprendizes na definio e a evoluo dos componentes do negcio projetado, visto j ser utilizada na publicao de portais e jornais interativos. Como descrevemos no restante deste artigo, foi necessrio um considervel esforo de adaptao e expanso do ferramental escolhido com vistas a atender aos requisitos do processo colaborativo de concepo e desenvolvimento de um projeto de negcio, meta da Oficina.
3

7. Arquitetura do Ambiente da Oficina


A Oficina Virtual de Negcios Inovadores da Incubadora da COPPE foi concebida com dois ambientes integrados: ambiente de consulta: armazena o contedo esttico da Oficina gerado pelo professor e consultado pelos participantes;
2 3

Learning Studio da Interface-TI; AulaNet da EduWeb; Visual Class da Class Informtica Notitia da ISM-Calandra; Calandra da ISM-Calandra

2/19

Oficina Virtual de Negcios Inovadores: Prottipo de um Ambiente de Aprendizagem Baseada em Projeto

Claudio Dipolitto NEICT / UFF

ambiente de prtica: ambiente colaborativo, onde ocorrem as interaes entre os aprendizes que constituem os times empreendedores. o professor-tutor e os monitores, alm de consultores, eventualmente alocados para assessorar os projetos.

8. Aprendizagem Baseada em Projeto


O elemento-chave da Oficina o ambiente de prtica que suporta um processo de Aprendizagem Baseada em Projeto extensamente discutida na literatura internacional (Pape et al 2002, Janneck e Bleek 2002, Allison 2001, Puntambekar 1999, Deacon, Paxton e Carr 2000, Dart, Johnston e Schmidt 1999, Tiessen e Ward 1999, Engebretson e Meysenburg 2003, Fung 1996, Fincher e Petre 1998, Cheesman e Heilesen 1999, Kolodner e Nagel 1999, Ward e Tiessen 1997). As razes brasileiras so traadas, em trabalho recm-publicado, por Barbosa, Gontijo e Santos (2004), que afirma que "o Mtodo de Ensino Orientado por Projetos foi introduzido no Brasil a partir do Movimento Escola Nova, atravs dos trabalhos de Ansio Teixeira e Loureno Filho". Os autores, citam a constatao de Amaral (2000), de que "a partir da utilizao do Mtodo de Projetos (MP), a aprendizagem passa a ser vista como um processo complexo e global, onde o conhecimento da realidade e a interveno nela tornam-se elementos do mesmo processo" e de que "contrariamente metodologias tradicionais, que trabalham com contedos fragmentados, conduzindo a uma organizao compartimentada de disciplinas, o MP busca romper com esse modelo, possibilitando uma articulao entre conhecimentos de forma significativa." Barbosa, Gontijo e Santos (2004) destacam, ainda, que na pedagogia de projetos, "novos papis so atribudos a professores e alunos", referindo-se ao alerta de Hernndez (1998) de que "o professor torna-se um pesquisador, dividindo com os alunos a responsabilidade pela construo do conhecimento", a quem, por sua vez, cabe "desenvolver uma postura ativa durante o processo de ensino-aprendizagem e reconhecer que o professor no mais o nico a decidir sobre os caminhos a serem seguidos nem o centro absoluto do saber". Avaliando os resultados do MP em uma experincia-piloto promovida no Curso de Eletrnica do Colgio Tcnico da UFMG, Barbosa, Gontijo e Santos (2004) reportam que "de modo geral, o MP se apresentou como recurso pedaggico mais eficiente no processo de formao de competncias, quando comparado Metodologia Tradicional de ensino", citando como indicadores positivos no MP, segundo pesquisa realizada junto aos alunos um melhor desempenho qm relao a: integrao entre teoria e prtica, autonomia dos alunos, desenvolvimento da criatividade, conhecimento vinculado ao cotidiano, formao acadmica voltada ao exerccio profissional, crescimento pessoal e interao professor-aluno. Quanto s recomendaes para futuros experimentos recomenda-se a "elucidao mais detalhada dos pressupostos que envolvem o mtodo, junto aos alunos", o "acompanhamento metdico no que se refere elaborao e cumprimento de cronogramas, documentao do trabalho, desenvolvimento de avaliao formativa", a "organizao de grupos com menor nmero de participantes (4 a 5 alunos)", o cuidado de se evitar a "escolha de temas excessivamente complexos" e conscincia para as presses decorrentes do "dilema entre trasmitir contedo ou desenvolver competncias" (Barbosa, Gontijo e Santos 2004) . Sobre o uso do MP associado ao ensino a distncia, baseado na Internet, O'Sullivan (2003) descreve uma experincia que "sincroniza uma srie de tcnicas de aprendizagem" e onde "aprendizagem baseada em projeto, aprendizagem atravs de estudos de caso, aprendizagem online e aulas so combinadas" em um curso de Gesto da Inovao, no Departamento de Engenharia Industrial da Universidade Nacional da Irlanda. Segundo o autor, foi positiva a avaliao do curso feita pelos alunos, que "receberam bem o desafio de criar seus prprios estudos de caso", "buscaram a oportunidade de defender seus trabalhos frente aos colegas e aos examinadores" e "sentiramse donos de seus prprios estudos de caso, que foram concebidos para maximizar os aspectos prticos da aprendizagem (das estratgias de inovao e projeto de sistemas)".

9. Filosofia de Aprendizagem da Oficina


A Oficina deve facilitar o trabalho colaborativo entre os alunos de um mesmo time empreendedor durante a explorao, discusso e definio do negcio bem como facilitar a interao com um ou mais com orientadores (professores, monitores ou consultores). Cada turma ser dividida em grupos, cada um dos quais corresponde a um time empreendedor que dever compor, ao longo do curso, o projeto de um negcio prprio. O curso pode ocorrer de forma no-presencial ou semi-presencial e os alunos podem acessar o contedo e colaborar virtualmente a partir de qualquer local. A Oficina Virtual constitui o ambiente de interao e colaborao entre os alunos e os orientadores. Para efeitos didticos, cada projeto de negcio dividido em seis fases consecutivas, (cada uma com durao definida no incio de cada turma, por exemplo, uma semana). As fases so as listadas abaixo: Prospectar Possibilidades; 3/19

Oficina Virtual de Negcios Inovadores: Prottipo de um Ambiente de Aprendizagem Baseada em Projeto

Claudio Dipolitto NEICT / UFF

Escolher Oportunidade; Definir Modelo de Negcio; Gerir Conhecimento Essencial; Definir Plano de Negcio; Verificar Viabilidade. O produto do projeto um plano de negcio essencial que dividido em seis perspectivas. Em cada fase, o grupo deve produzir contedo (textos e diagramas) referente a cada perspectiva. Desta forma, as seis perspectivas vo sendo concebidas, completadas e refinadas durante cada uma das seis fases da Oficina. As perspectivas so listadas abaixo: Negcio; Indstria; Mercado; Produto; Processos; Nmeros. Cada perspectiva em cada fase dividida em tarefas. Para cada tarefa, o processo de aprendizagem envolve o seguinte ciclo bsico de autoria individual e coletiva: cada empreendedor l a tarefa; cada empreendedor d sua soluo (autoria) individual para a tarefa; cada empreendedor comenta as solues dos colegas de time; o time discute a soluo da tarefa; o time faz a consolidao (autoria) colaborativa da tarefa no documento de projeto. A figura 1 ilustra o relacionamento entre fases e perspectivas em um projeto de negcio especfico. O modelo conceitual da Oficina permite que fases e perspectivas sejam configuradas conforme a metodologia de projeto, adotada em um curso especfico.

Fase

1. Prospectar Possibilidades

2. Escolher Oportunidade

Perspectiva A. Negcio

3. Definir Modelo de Negcio

4. Gerir Conhecimento Essencial

5. Definir Plano de Negcio

6. Verificar Viabilidade

B. Industria

C. Mercado

D. Produto

E. Processos

F. Nmeros

Figura 1- Fases e Perspectivas do Projeto de Negcio Considerando a plataforma disponvel resolvemos adotar uma metfora de interface/interao que fosse aderente aos requisitos essenciais da Oficina. Os requisitos essenciais refletem os processos cognitivos que a Oficina visa apoiar: frum de discusso (processos de brainstorming/anlise e gerao de diversidade de conhecimento); seleo (processos de seleo das alternativas at ento geradas); edio: (processos de combinao/sntese dos conhecimentos at ento selecionados).
4

Calandra/Domino 4/19

Oficina Virtual de Negcios Inovadores: Prottipo de um Ambiente de Aprendizagem Baseada em Projeto

Claudio Dipolitto NEICT / UFF

Estes processos so realizados sistematica, repetida e assincronamente pelos membros de cada Time de Projeto, constituindo um processo espiral de construo colaborativa de conhecimento. O processo de construo de conhecimento baseou-se no modelo de gerao de inovaes, ilustrado na figura 2.
gerao de diversidade
(frum de discusso)

seleo

combinao

(marcar itens do frum)

(edio do documento)

Figura 2 - Modelo de Gerao de Inovaes Assim, tanto o indivduo quanto o time exercitam repetidos ciclos de gerao de diversidade, seleo e combinao em termos de conhecimento e componentes do negcio projetado. Durante os repetidos ciclos de gerao de conhecimento, cada membro do time vai respondendo s tarefas (questes, desafios) colocadas pela metodologia de projeto para cada fase, como exemplificado na figura 3. Cada tarefa contribui para o projeto a partir de uma dada perspectiva de anlise do negcio.

fase 1
1.Prospectar Possibilidades

perspectiva A

Viso de Mundo do Negcio da Empresa clientes fornecedores concorrentes entrantes substitutos Cliente Essencial necessidade desejo? oportunidade? dever? produto preo/valor ponto/distribuio promoo Cadeia de Valor produo inovao organizao preos vendas custos margens

A. Negcio A. Negcio B. Indstria B. Indstria C. Mercado C. Mercado D. Produto D. Produto E. Processos F. Nmeros E. Processos F. Nmeros

tarefa

perspectiva F

tarefa

Figura 3 Tarefas de diferentes "Perspectivas" na fase "Prospectar Possibilidades" A figura 4 ilustra o processo cclico (espiral) de explorao individual e coletiva das diferentes perspectivas de anlise e projeto do negcio e destaca a inexistncia de pr-requisito ou de melhor ordem para realizar uma tarefa (responder uma questo de projeto). Cada membro do time empreendedor pode comear a responder questes dentro da perspectiva que preferir, seja por experincia, informao ou intuio. O importante que as vrias questes sejam trabalhadas pelos diversos membros do time de forma a gerar diversidade, seleo e combinao de olhares e escolhas.

5/19

Oficina Virtual de Negcios Inovadores: Prottipo de um Ambiente de Aprendizagem Baseada em Projeto

Claudio Dipolitto NEICT / UFF

O Negcio

Viso
Os Nmeros Preo Vendas Custos Investimentos Margens Cadeia de Valor (rede / teia) produo inovao organizao Os Processos de Mundo do Negcio da Empresa A Indstria Clientes Fornecedores Concorrentes Entrantes Substitutos Cliente Essencial (valor percebido) necessidade? desejo? oportunidade? dever? O Mercado

4 Ps
produto preo/valor ponto/distribuio promoo O Produto

Figura 4 Processo espiral de explorao das perspectivas do negcio

10. Metodologia de Projeto da Oficina


A figura 5 ilustra como a partir das premissas do projeto (teoria construtivista de ensino-aprendizagem, experincias nas oficinas presenciais baseadas em projeto, aposta em um ambiente integrado de discusso-edio), foi definido o processo de desenvolvimento. Optamos por um processo de desenvolvimento estruturado em trs etapas: projeto conceitual, projeto lgico e projeto fsico. No projeto conceitual, foi definida a essncia da Oficina, independente de decises e restries de implementao. No projeto lgico, foi definido um modelo de interao para o modelo conceitual, contendo a interface do frum e da rea de edio do documento. No projeto fsico foi definida a forma 5 de implementar o prottipo no ambiente tecnolgico disponvel . Tais etapas so descritas nas prximas sees.

Premissas: teorias, experincias, apostas

Processo de Desenvolvimento
Projeto Conceitual por qu o que Projeto Lgico o como essencial Projeto Fsico o como efetivo

Figura 5 - Metodologia de Projeto

11. Projeto Conceitual da Oficina


A partir da filosofia de aprendizagem baseada em projeto, foi definido um modelo conceitual de seu ambiente de sofware, ilustrado pela figura 6. O professor (orientador) define a metodologia de projeto, composta pelas fases do processo de desenvolvimento, bem pelas vrias tarefas (questes ou desafios) que propostas aos participantes dentro de diferentes perspectivas (mtodos de anlise e projeto de negcio). O aprendiz (membro de um time empreendedor) consulta o material publicado pelo professor e prope solues individuais para cada tarefa depois combinadas em solues compostas, tanto individualmente como em equipe. O

Calandra/Domino

6/19

Oficina Virtual de Negcios Inovadores: Prottipo de um Ambiente de Aprendizagem Baseada em Projeto

Claudio Dipolitto NEICT / UFF

processo de proposio e combinao de solues atmicas em solues compostas, pode ser implementado por um ambiente de discusso (frum) e edio colaborativa (conforme apresentado as prximas sees).
6 compe 1

fase
1 contm n

professor
1

compe n 1

perspectiva
1 contm n

compe

tarefa
1 n recebe

n compe 1

soluo atmica (individual)


1 n participa de

n lembra de 1 dilui-se em 1 n

aprendiz
1

monta 1 n

soluo composta individual


1 n mostra-se como

soluo do time
1 n mostra-se como

monta n 1

aprendiz como editor

enxerga n

viso linear individual

dilui-se em 1 n

viso linear do time

Figura 6 - Modelo Conceitual da Oficina O esquema abaixo ilustra o encadeamento de fases, perspectivas, tarefas derivadas da metodologia proposta pelo professor e das solues propostas pelos participantes.
fase (1 de 6) perspectiva (1 de 6) tarefa (1 de n) soluo (1.1) soluo (1.2) soluo (1.3) tarefa (2 de n) soluo (2.1) soluo (2.2) soluo (2.3) tarefa (3 de n) soluo (3.1) soluo (3.2) aprendiz
compe 1 n compe 1 compe 1 n 1 n

fase
1 contm n

professor

perspectiva
1 contm n

compe n

tarefa
1 recebe n

soluo

7/19

Oficina Virtual de Negcios Inovadores: Prottipo de um Ambiente de Aprendizagem Baseada em Projeto

Claudio Dipolitto NEICT / UFF

Cada participante elabora suas solues para as tarefas colocadas podendo selecionar e combinar suas respostas em novas configuraes, conforme ilustrado nos dois esquemas abaixo.

indivduo gerao diversidade

tarefa
1 n recebe

seleo

soluo atmica
1

participa compe de n 1 soluo monta 1 composta n

aprendiz

combinao

fase (1 de 6) perspectiva (1 de 6) tarefa (1 de n) soluo (1.1) soluo (1.2) soluo (1.3) tarefa (2 de n) soluo (2.1) soluo (2.2) soluo (2.3) tarefa (3 de n) soluo (3.1) soluo (3.2) tarefa
1 recebe n

soluo composta soluo (1.2) soluo (1.3 + 2.3) soluo (3.2)

soluo atmica
1 n

participa compe de 1 soluo monta composta n 1

aprendiz

8/19

Oficina Virtual de Negcios Inovadores: Prottipo de um Ambiente de Aprendizagem Baseada em Projeto

Claudio Dipolitto NEICT / UFF

As solues vo dando origem a trechos do documento de projeto.

fase (1 de 6) perspectiva (1 de 6) tarefa (1.1 de 1.n) soluo (1.1.1) soluo (1.1.2) soluo (1.1.3) tarefa (1.2 de 1.n) soluo (1.2.1) soluo (1.2.2) soluo (1.2.3) tarefa (1.3 de 1.n) soluo (1.3.1) soluo (1.3.2) perspectiva (5 de 6) tarefa (5.1 de 5.n) soluo (5.1.1) soluo (5.1.2) soluo (5.1.3) tarefa (5.2 de n) soluo (5.2.1) soluo (5.2.2) soluo composta soluo (5.1.1) soluo (5.1.3 + 5.2.1) soluo (5.2.2) soluo composta (tema 1) soluo (1.1.2) soluo (1.1.3 + 1.2.3) soluo (1.3.2)

documento linear
viso
o vis

viso linear de um dado subconjunto de solues (artefatos)

tarefa
1 recebe n

soluo atmica
1 n participa de

n compe 1 monta 1 n 1 enxerga n

soluo composta
1 n

aprendiz

mostra-se como

viso linear

Professor e aprendizes so co-autores do conhecimento.

6 compe 1 compe 1 n 1

fase
1 contm 6

professor

perspectiva
1 contm n

compe n

tarefa

recebe 1 n

soluo atmica
1 n participa de

n compe 1 monta 1 n 1 enxerga n

soluo composta
1 n

aprendiz

mostra-se como

viso linear

9/19

Oficina Virtual de Negcios Inovadores: Prottipo de um Ambiente de Aprendizagem Baseada em Projeto

Claudio Dipolitto NEICT / UFF

Os aprendizes cooperam na criao do conhecimento de projeto de seu time.

time gerao de diversidade indivduo 1


gerao de diversidade seleo combinao

seleo

combinao

indivduo 2
gerao de diversidade seleo combinao

Figura 7 - Modelo de Gerao de Conhecimento Um dos membros do time assume o papel de editor para selecionar itens debatidos no frum e combin-los (editlos) no documento de projeto.

tarefa
1 recebe n n compe 1

soluo atmica n (individual)


1 n participa de lembra de 1

aprendiz
1

monta soluo compos- dilui-se ta individual 1 em n 1 n 1 n mostra-se como dilui-se 1 em n

soluo do time
1 n mostra-se como

monta n 1

aprendiz como editor

enxerga n

viso linear individual

viso linear do time

10/19

Oficina Virtual de Negcios Inovadores: Prottipo de um Ambiente de Aprendizagem Baseada em Projeto

Claudio Dipolitto NEICT / UFF

12. Projeto Lgico da Oficina


O modelo de interao apresenta uma interface de frum plano semi-estruturado cujo contedo inicial um roteiro de projeto, proposto pelo professor, contendo as questes-tarefas, dentro de cada perspectiva de projeto.

Roteiro de Projeto (espinha dorsal do curso)


O Negcio
Questes-tarefas perspectiva - Viso do mundo: onde o negcio cria valor? - Viso do negcio: o que falta no mundo de seus clientes? - Viso da empresa: como sua empresa se diferenciar ?

A Indstria
- Quem so os clientes e qual seu o poder de barganha? - Quem so os fornecedores e qual seu o poder de barganha? - Quem so os concorrentes atuais e como a rivalidade? - H barreiras entrada para novos competidores? Quais? - H ameaa de substitutos? Quais?

elabora Roteiro de Projeto Professor

O Mercado
- Quem seu cliente essencial? - Que necessidades (manifestas ou inconscientes) ele tem ? - Que desejos (manifestos ou inconscientes) ele tem? - Que oportunidades podem ser criadas para ele? - Que deveres ele tem para cumprir?

... ... ... ... ... ... ... ...


Tema N ...
- Pergunta N.1 ?

... ... ... ... ... ... ...


- Pergunta N.m?

Este roteiro a publicao bsica do professor que determina tanto as questes do frum quanto a estrutura inicial do documento de projeto. Cada time empreendedor vai completando esta estrutura com o contedo especfico de seu projeto.
O Professor tem uma publicao que contm o (nico) Roteiro de Projeto do curso

Roteiro de Projeto (coletivo/comum)


O Negcio
- Viso do mundo: onde o negcio cria valor? - Viso do negcio: o que falta no mundo de seus clientes? - Viso da empresa: como sua empresa se diferenciar ?

A Indstria

ina term de

... ... ... ... ... ... ... ...

- Quem so os clientes e qual seu o poder de barganha? - Quem so os fornecedores e qual seu o poder de barganha? - Quem so os concorrentes atuais e como a rivalidade? - H barreiras entrada para novos competidores? Quais? - H ameaa de substitutos? Quais?

de te r mi na

Fruns de Criao do Time(1)


O Negcio
- Viso do mundo: onde o negcio cria valor? Frum de Viso do Mundo - Viso do negcio: o que falta no mundo de seus clientes? Frum de Viso do Negcio - Viso da empresa: como sua empresa se diferenciar ? Frum de Viso da Empresa

Documento de Projeto do Time(1)


- Viso do mundo: onde o negcio cria valor?

popula

rea de Viso do Mundo - Viso do negcio: o que falta no mundo de seus clientes? rea de Viso do Negcio - Viso da empresa: como sua empresa se diferenciar ?

... ... ... ... ... ... ... ... ...


Fruns de Criao do Time(x)
O Negcio
- Viso do mundo: onde o negcio cria valor? Frum de Viso do Mundo - Viso do negcio: o que falta no mundo de seus clientes? Frum de Viso do Negcio - Viso da empresa: como sua empresa se diferenciar ? Frum de Viso da Empresa

Cada Time tem uma publicao contendo um conjunto de Fruns e um Documento de Projeto

... ... ... ... ... ... ... ... ...


Documento de Projeto do Time(x)
- Viso do mundo: onde o negcio cria valor? rea de Viso do Mundo - Viso do negcio: o que falta no mundo de seus clientes?

rea de Viso da Empresa

popula

rea de Viso do Negcio - Viso da empresa: como sua empresa se diferenciar ?

... ... ... ... ... ... ... ...

... ... ... ... ... ... ... ...

rea de Viso da Empresa

11/19

Oficina Virtual de Negcios Inovadores: Prottipo de um Ambiente de Aprendizagem Baseada em Projeto

Claudio Dipolitto NEICT / UFF

O esquema abaixo ilustra estas vrias publicaes.

Roteiro de Projeto (coletivo/comum) Fontes de Consulta (coletivo/comum)


O Negcio

publicao do Professor

- Viso do mundo: onde o negcio cria valor? - Viso do negcio: o que falta no mundo de seus clientes? - Viso da empresa: como sua empresa se diferenciar ?

reas de Conceitos reas de Recursos reas de Exemplos

A Indstria
- Quem so os clientes e qual seu o poder de barganha? - Quem so os fornecedores e qual seu o poder de barganha? - Quem so os concorrentes atuais e como a rivalidade? - H barreiras entrada para novos competidores? Quais? - H ameaa de substitutos? Quais?

... ... ... ... ... ... ... ...


O Negcio

... ... ... ... ... ... ... ...


Documento de Projeto do Time(1)
- Viso do mundo: onde o negcio cria valor? rea de Viso do Mundo - Viso do negcio: o que falta no mundo de seus clientes? rea de Viso do Negcio - Viso da empresa: como sua empresa se diferenciar ?

Fruns de Criao do Time(1)

publicao do Time (1) ... publicao do Time (x)

- Viso do mundo: onde o negcio cria valor? Frum de Viso do Mundo - Viso do negcio: o que falta no mundo de seus clientes? Frum de Viso do Negcio - Viso da empresa: como sua empresa se diferenciar ? Frum de Viso da Empresa

... ... ... ... ... ... ... ... ...


Fruns de Criao do Time(x)
O Negcio
- Viso do mundo: onde o negcio cria valor? Frum de Viso do Mundo - Viso do negcio: o que falta no mundo de seus clientes? Frum de Viso do Negcio - Viso da empresa: como sua empresa se diferenciar ? Frum de Viso da Empresa

...rea de Viso da Empresa ... ... ... ... ... ... ... ...
Documento de Projeto do Time(x)
- Viso do mundo: onde o negcio cria valor? rea de Viso do Mundo - Viso do negcio: o que falta no mundo de seus clientes? rea de Viso do Negcio - Viso da empresa: como sua empresa se diferenciar ?

... ... ... ... ... ... ... ...

...rea de Viso da Empresa ... ... ... ... ... ... ...

A pgina inicial da publicao do Time (x) reflete a publicao do Professor que apresenta o Roteiro de Projeto como um conjunto de questes-tarefas, divididas em diferentes temas (p.ex. Negcio, Indstria, Mercado...).

Roteiro de Projeto (coletivo/comum)


O Negcio

Time (x) acessa Roteiro de Projeto na publicao do professor Alunos de um Time

- Viso do mundo: onde o negcio cria valor? - Viso do negcio: o que falta no mundo de seus clientes? - Viso da empresa: como sua empresa se diferenciar ?

A Indstria
- Quem so os clientes e qual seu o poder de barganha? - Quem so os fornecedores e qual seu o poder de barganha? - Quem so os concorrentes atuais e como a rivalidade? - H barreiras entrada para novos competidores? Quais? - H ameaa de substitutos? Quais?

... ... ... ... ... ... ... ...


Tema N ...
- Pergunta N.1 ?

... ... ... ... ... ... ...

12/19

Oficina Virtual de Negcios Inovadores: Prottipo de um Ambiente de Aprendizagem Baseada em Projeto

Claudio Dipolitto NEICT / UFF

As questes-tarefas do Roteiro de Projeto apontam para estruturas de Frum de cada Time (relacionamento 1-a-1).

Fruns de Criao do Time(x) Roteiro de Projeto (coletivo/comum)


O Negcio
Frum de Viso do Mundo ------------------------------------------------------------------------------------------------Frum de Viso do Negcio -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Empresa Frum de Viso da ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Time (x) discute seu projeto em seus Fruns de Criao Alunos de um Time

- Viso do mundo: onde o negcio cria valor? - Viso do negcio: o que falta no mundo de seus clientes? - Viso da empresa: como sua empresa se diferenciar ?

A Indstria
- Quem so os clientes e qual seu o poder de barganha? - Quem so os fornecedores e qual seu o poder de barganha? - Quem so os concorrentes atuais e como a rivalidade? - H barreiras entrada para novos competidores? Quais? - H ameaa de substitutos? Quais?

... ... ... ... ... ... ... ...


Tema N ...
- Pergunta N.1 ?

Frum de Quem so os clientes... -----------------------------------------------------------Frum de Quem ... fornecedores... --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ... concorrentes... Frum de Quem --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- barreiras entrada.. Frum de H --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ameaa...substitutos Frum de H ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

... ... ... ... ... ... ...


Frum de Pergunta N.1 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Conforme o Time (x) discute uma questo-tarefa o respectivo Frum vai sendo populado. Por ex., vemos abaixo, o Frum criado pelo Time (x) ao discutir suas vrias opes para a questo-tarefa Viso de Mundo: ...

Fulano Beltrano

Sicrano

Fruns de Criao do Time(x)


O Negcio

Alunos de um Time

Time (x) discute seu projeto em seus Fruns de Criao

- Viso do mundo: onde o negcio cria valor? - Viso do negcio: o que falta no mundo de seus clientes? - Viso da empresa: como sua empresa se diferenciar ?

A Indstria
- Quem so os clientes e qual seu o poder de barganha? - Quem so os fornecedores e qual seu o poder de barganha? - Quem so os concorrentes atuais e como a rivalidade? - H barreiras entrada para novos competidores? Quais? - H ameaa de substitutos? Quais?

... ... ... ... ... ... ... ...


Tema N ...
- Pergunta N.1 ?

... ... ... ... ... ... ...

Frum de Criao
O negcio > Viso do mundo: onde o negcio cria valor? [+] [++] [-] [- -]
[-] 18/05/04 14h3217 - comer fora, rapidez, variedade, livre-escolha... [ Fulano] [Discutir ] [+] [++] [-] [- -] Hoje em dia, as pessoas que trabalham fora, no conseguem mais ir almoar em casa. Por outro lado, muita gente gostaria de poder escolher o que comer ao invs de aceitar as opes empac restaurantes a La Carte... [-] 18/05/04 14h4359 - necessidade de dieta, dvidas, receitas, ... [ Beltrano] [Discutir ] [+] [++] [-] [- -] Tem gente que precisa fazer dieta e tem dificuldade em saber controlar direito o que pode ou deve comer preciso conhecer receitas adequadas dieta e ter em casa os ingredientes necessrios para preparar t [-] 18/05/04 14h4419 - milhagem perdida, viagem forada, programas de fidelidade incompatveis ... [ Sicr Lorem ipsum dolor naum dolor est balem dous dalem dolor es ipsum dolor est. Ipsum dolor naum dolor est balem dous dalem dolor es ipsum dolor est Naum dolor est balem dous dalem dolor es ipsum dolor est [-] 18/05/04 14h53359 - oportunidade de morar no mato, opes de conectividade, knowledge worker ... [

13/19

Oficina Virtual de Negcios Inovadores: Prottipo de um Ambiente de Aprendizagem Baseada em Projeto

Claudio Dipolitto NEICT / UFF

A pgina inicial acessada pelo Time (x) apresenta o Roteiro de Projeto como um conjunto de questes-tarefas, divididas em diferentes temas (p.ex. Negcio, Indstria, Mercado).
apoio

1o
Prospectar
Menu

2o
Escolher

3o
Definir MN

4o
Gerir

5o
Definir PN

6o
Estudar
Conceitos

Lorem ipsum dolor naum dolor est balem dous dalem dolor es ipsum dolor est balem dous dalem dolor es ipsum balem dous dalem dolor es ipsum ipsum balem dous dalem dolor es ipsum

Cada questo-tarefa abre um Frum, exclusivo do - Viso do mundo: onde o negcio cria valor? Time (x) em uma janela - Viso do negcio: o que falta no mundo de seus clientes? Recursos independente. - Viso da empresa: como sua empresa se diferenciar ?

O Negcio

A Indstria
Ferramentas - Quem so os clientes e qual seu o poder de barganha? - Quem so os fornecedores e qual seu o poder de barganha? - Quem so os concorrentes atuais e como a rivalidade? - H barreiras entrada para novos competidores? Quais? - H ameaa de substitutos? Quais? Exemplos

O Mercado
- Quem seu cliente essencial? - Que necessidades (manifestas ou inconscientes) ele tem ? - Que desejos (manifestos ou inconscientes) ele tem?

A questo-tarefa clicada abre uma janela independente com uma explicao sinttica e os campos para a resposta do aluno.
apoio

1o
Prospectar
Menu

2o
Escolher

3o
Definir MN

4o
Gerir

5o
Definir PN

6o
Estudar
Conceitos

Lorem ipsum dolor naum dolor est balem dous dalem dolor es ipsum dolor est balem dous dalem dolor es ipsum balem dous dalem dolor es ipsum ipsum balem dous dalem dolor es ipsum

O Negcio
- Viso do mundo: onde o negcio cria valor? - Viso do negcio: o que falta no mundo de seus clientes? Recursos - Viso da empresa: como sua empresa se diferenciarNegcio Perspectiva atual O ?

Viso do mundo: Onde o negcio cria valor?

Ferramentas

Voc sabe em que mundo vivem seus clientes? Descreva aqui suas premissas sobre o mundo de seus clientes. Olhe pela janela para o mundo l fora e tente ver o que est acontecendo, como as Explicao Sinttica e no Contexto A Indstria coisas esto mudando a vida das pessoas e o que elas precisam ou querem ou acham oportuno. Clique aqui, para saber mais - Quem so os clientes e qual seu o poder de barganha? Link para pgina na publicao do Professor sobre A primeira viso: Visualizando o mundo.

Questo-Tarefa proposta pelo professor

Quem so os fornecedores e qual seu o poder de barganha? Sua soluo a esta tarefa (sujeita a melhorias): Quem so os concorrentes atuais e como a rivalidade? H barreiras entrada para novos competidores? Quais? H ameaa de substitutos? Quais?

Exemplos

Soluo elaborada pelo aluno

O Mercado
- Quem seu cliente essencial? Essncia da soluo inconscientes) ele : - Que necessidades (manifestas ouacima (idias-chave)tem ? - Que desejos (manifestos ou inconscientes) ele tem? enviar idia !!

Essncia aintetiza a soluo dada

14/19

Oficina Virtual de Negcios Inovadores: Prottipo de um Ambiente de Aprendizagem Baseada em Projeto

Claudio Dipolitto NEICT / UFF

Assim, digamos que, por exemplo, Beltrano insira sua idia de Viso de mundo ...
apoio

1o
Prospectar
Menu

2o
Escolher

3o
Definir MN

4o
Gerir

5o
Definir PN

6o
Estudar
Conceitos

Lorem ipsum dolor naum dolor est balem dous dalem dolor es ipsum dolor est balem dous dalem dolor es ipsum balem dous dalem dolor es ipsum ipsum balem dous dalem dolor es ipsum

O Negcio
- Viso do mundo: onde o negcio cria valor? - Viso do negcio: o que falta no mundo de seus clientes? Recursos - Viso da empresa: como sua empresa se diferenciarNegcio Perspectiva atual O ? Viso do mundo: Onde o negcio cria valor? Questo-Tarefa proposta pelo professor

Ferramentas

Voc sabe em que mundo vivem seus clientes? Descreva aqui suas premissas sobre o mundo de seus clientes. Olhe pela janela para o mundo l fora e tente ver o que est acontecendo, como as Explicao Sinttica e no Contexto A Indstria coisas esto mudando a vida das pessoas e o que elas precisam ou querem ou acham oportuno. Clique aqui, para saber mais - Quem so os clientes e qual seu o poder de barganha? Link para pgina na publicao do Professor sobre A primeira viso: Visualizando o mundo.

- Quem so os fornecedores e qual seu o poder de barganha? Sua soluo a esta tarefa (sujeita a melhorias): - Quem so os concorrentes atuais e como a rivalidade? Tem gente que precisa fazer dieta e tem dificuldade em saber - H barreiras entradadireito onovos competidores? Quais? controlar para que pode ou deve comer. - H ameaa de substitutos? Quais?
preciso conhecer receitas adequadas dieta e ter em casa os ingredientes necessrios para preparar tais receitas.

Exemplos

Soluo elaborada pelo aluno

O Mercado
- Quem seu cliente essencial? Essncia da soluo inconscientes) ele : - Que necessidades (manifestas ouacima (idias-chave)tem ? necessidade de dieta, dvidas, receitas, ... - Que desejos (manifestos ou inconscientes) ele tem? enviar idia !!

Essncia aintetiza a soluo dada

Se, por exemplo, no decorrer da discusso, os comentrios de Beltrano e Sicrano foram levados em conta por Fulano contribuindo na evoluo de sua idia, poderamos chagar a uma situao como a ilustrada a seguir.
apoio

1o

2o

3o

4o

Prospectar Escolher Definir MN Gerir O negcio > Viso do mundo: onde o negcio cria valor? [+] [++] [-] [- -]

5o 6o Frum de Criao Definir PN Estudar

Lorem dolor es ipsum dolor est Menu em dia, nas cidades grandes eipsum dolor naum dolor est balem dous dalemconseguem mais ir almoar em casa.Conceitos Hoje mdias, as pessoas que trabalham fora, no

18/05/04 14h3217 - comer fora, rapidez, variedade, livre-escolha... [ Fulano] [Discutir ] [+] [++] [-] [- -]

balem dous dalem dolor es ipsum balem dous dalem dolor es ipsum ipsum Por outro lado, muita gente gostariadous dalem dolor es ipsum balem de poder escolher o que comer ao invs de aceitar as opes empacotadas dos restaurantes a La Carte... 19/05/04 10h0501 - tem gente que almoa em casa [complementa Beltrano] [Discutir ] [+] [++] [-] [- -] Lembre-se que no interior e nos bairros muita gente almoa em casa ainda. O Negcio 19/05/04 12h3858 - tem razo, vou alterar para Hoje em dia, nas cidades grandes, as pessoas... [concorda Fulano] [Discutir ] 19/05/04 12h4228 - olha que, mesmo no interior, na cidades mdias existe McDonnalds ... [complementa Sicrano] [Discutir ] 20/05/04 14h0147- -Viso do mundo: onde o negcio cria valor? [Discutir ] [+] [++] [-] [- -] ok, alterado ... ver novo texto abaixo ... [concorda Fulano] Hoje em dia, nas grandes e mdias cidades, o que pessoas que trabalham fora, no conseguem mais ir almoar em casa. - Viso do negcio: muitas falta no mundo de seus clientes? Recursos Por outro lado, muita gente gostaria de poder escolher o que comer ao invs de aceitar as opes empacotadas dos - Viso restaurantes a La Carte... da empresa: como sua empresa se diferenciar ? 19/05/04 14h0147 - Fulano, tem gente fina que gosta de ser servido pelo garom .. he he ... [questiona Sicrano] [Discutir ] 18/05/04 14h4359 - necessidade de dieta, dvidas, receitas, ... [ Beltrano] [Discutir ] [+] [++] [-] [- -] Tem gente que precisa fazer dieta e tem dificuldade em saber controlar direito o que pode ou deve comer. A Indstria preciso conhecer receitas adequadas dieta e ter em casa os ingredientes necessrios para preparar tais receitas.

- perdida, viagem clientes e qual seu o poder de barganha? 18/05/04 14h4419 - milhagemQuem so os forada, programas de fidelidade incompatveis ... [ Sicrano] [Discutir ] [+] [++] [-] [- -] Ferramentasdolor naum dolor est balem dous dalem dolor es ipsum dolor est. Exemplos Lorem ipsum - Quem so os fornecedores e qual seu o poder de barganha? Ipsum dolor naum dolor est balem dous dalem dolor es ipsum dolor est - Quem so os concorrentes atuais e como a rivalidade? Naum dolor est balem dous dalem dolor es ipsum dolor est - H barreiras entrada para novos competidores? Quais? 18/05/04 14h53359 - oportunidade de morar no mato, opes de conectividade, knowledge worker ... [ Beltrano] [Discutir ] [+] [++] [-] - H ameaa de substitutos? Quais? Balem dous dalem dolor es ipsum balem dous dalem dolor es ipsum ipsum.
Dolor es ipsum balem dous dalem dolor es ipsum ipsum.

nova idia ?

O Mercado
- Quem seu cliente essencial? - Que necessidades (manifestas ou inconscientes) ele tem ? - Que desejos (manifestos ou inconscientes) ele tem?

15/19

Oficina Virtual de Negcios Inovadores: Prottipo de um Ambiente de Aprendizagem Baseada em Projeto

Claudio Dipolitto NEICT / UFF

Aps algumas rodadas de discusso, os integrantes do time empreendedor podem decidir comear a selecionar tpicos onde h consenso e transport-los para o documento de projeto.
apoio

1o

2o

3o

4o

5o

6o

Seleo de Tpicos PN Frum Prospectar Escolher Definir MN Gerir Definir do Estudar O negcio > Viso do mundo: onde o negcio cria valor?
Lorem ipsum dolor es est Menu l fora e tente ver o que est acontecendo,naum dolor est balem dous dalem dolor dasipsum doloro que elas precisam ou querem Conceitos mundo como as coisas esto mudando a vida pessoas e Voc sabe em que mundo vivem seus clientes? Descreva aqui suas premissas sobre o mundo de seus clientes. Olhe pela janela para o balem dous dalem dolor es ipsum balem dous dalem dolor es ipsum ipsum ou acham oportuno. Clique aqui, paradous dalem dolor es ipsum balem saber mais sobre A primeira viso: Visualizando o mundo. [Prof. Claudio]

con 18/05/04 14h3217 comer fora, rapidez, variedade, livre-escolha... [ Fulano] t ro le d Hoje em dia, nas cidades grandes e mdias, as pessoas que trabalham fora, no conseguem mais ir almoar em casa. e lado, Por outrosele muita gente gostaria de poder escolher o que comer ao invs de aceitar as opes empacotadas dos O Negcio La restaurantes a o Carte...
19/05/04 10h0501 tem -gente que almoa em casa [complementa Beltrano] Viso do mundo: onde o negcio cria valor? Lembre-se que no interior e nos bairros muita gente almoa em casa ainda. - Viso vou alterar para Hoje em dia, no cidades de seus pessoas... [concorda Fulano] [Discutir ] 19/05/04 12h3858 tem razo, do negcio: o que falta nas mundograndes, as clientes? Recursos 19/05/04 12h4228 - - Viso da empresa: como sua empresaexiste McDonnalds ... [complementa Sicrano] [Discutir ] olha que, mesmo no interior, na cidades mdias se diferenciar ? 20/05/04 14h0147 ok, alterado ... ver novo texto abaixo ... [concorda Fulano] Hoje em dia, nas grandes e mdias cidades, muitas pessoas que trabalham fora, no conseguem mais ir almoar em casa. Por outro lado, muita gente gostaria de poder escolher o que comer ao invs de aceitar as opes empacotadas dos restaurantes a La Carte... 19/05/04 14h0147 Fulano, tem gente fina que gosta de ser servido pelo garom .. he he ... [questiona Sicrano] [Discutir ] A Indstria Tem gente que precisa fazer - Quem so os clientes e qual seu o poder de barganha? dieta e tem dificuldade em saber controlar direito o que pode ou deve comer. Ferramentas preciso conhecer receitas adequadas dieta efornecedores e qual seu o poderpara barganha?receitas. Exemplos - Quem so os ter em casa os ingredientes necessrios de preparar tais 18/05/04 14h4419 milhagem perdida, viagem forada, programas de fidelidade incompatveis ... [ Sicrano] - Quem so os concorrentes atuais e como a rivalidade? Lorem ipsum dolor naum dolor est balem dous dalem dolor es ipsum dolor est. - H barreiras entrada para novos competidores? Quais? Ipsum dolor naum dolor est balem dous dalem dolor es ipsum dolor est Naum dolor est balem dous dalem ameaa de substitutos? Quais? - H dolor es ipsum dolor est 18/05/04 14h53359 oportunidade de morar no mato, opes de conectividade, knowledge worker ... [ Beltrano] [Discutir ] [+] [++] [Balem dous dalem dolor es ipsum balem dous dalem dolor es ipsum ipsum. Dolor es ipsum balem dous dalem dolor es ipsum ipsum. 18/05/04 14h4359 necessidade de dieta, dvidas, receitas, ... [ Beltrano]

O Mercado

nova idia ?

- Quem seu cliente essencial? Copiar para Documento de Projeto - Que necessidades (manifestas ou inconscientes) ele tem ? - Que desejos (manifestos ou inconscientes) ele tem?

Qualquer item da discusso pode ser marcado, durante a seleo.


cio ele so o do na
apoio

Prospectar Escolher Definir MN O negcio > Viso do mundo: onde o negcio cria valor?

pic

2o

3o

4o 5o 6o Seleo de Tpicos PN Frum Gerir Definir do Estudar

Lorem ipsum dolor es est Menu l fora e tente ver o que est acontecendo,naum dolor est balem dous dalem dolor dasipsum doloro que elas precisam ou querem Conceitos mundo como as coisas esto mudando a vida pessoas e balem dous dalem dolor es ipsum balem dous dalem dolor es ipsum ipsum ou acham oportuno. Clique aqui, paradous dalem dolor es ipsum balem saber mais sobre A primeira viso: Visualizando o mundo. [Prof. Claudio] 18/05/04 14h3217 comer fora, rapidez, variedade, livre-escolha... [ Fulano] Hoje em dia, nas cidades grandes e mdias, as pessoas que trabalham fora, no conseguem mais ir almoar em casa. Por outro lado, muita gente gostaria de poder escolher o que comer ao invs de aceitar as opes empacotadas dos O Negcio ad restaurantes a La Carte... ion 19/05/04 10h0501 tem -gente que almoaec casa [complementa Beltrano] l em onde o negcio cria valor? Viso do mundo: e Lembre-se que no interior e nos bairros muita gente almoa em casa ainda. os - Viso doc alterar para Hoje em dia, no cidades grandes, as pessoas... [concorda Fulano] [Discutir ] 19/05/04 12h3858 tem razo, pi negcio: o que falta nas mundo de seus clientes? vou Recursos t mesmo no interior, na cidades mdias existe McDonnalds ... [complementa Sicrano] [Discutir ] 19/05/04 12h4228 - - Viso da empresa: como sua empresa se diferenciar ? olha que, 20/05/04 14h0147 ok, alterado ... ver novo texto abaixo ... [concorda Fulano] Hoje em dia, nas grandes e mdias cidades, muitas pessoas que trabalham fora, no conseguem mais ir almoar em casa. Por outro lado, muita gente gostaria de poder escolher o que comer ao invs de aceitar as opes empacotadas dos restaurantes a La Carte... 19/05/04 14h0147 Fulano, tem gente fina que gosta de ser servido pelo garom .. he he ... [questiona Sicrano] [Discutir ] A Indstria Tem gente que precisa fazer - Quem so os clientes e qual seu o poder de barganha? dieta e tem dificuldade em saber controlar direito o que pode ou deve comer. Ferramentas preciso conhecer receitas adequadas dieta efornecedores e qual seu o poderpara barganha?receitas. Exemplos - Quem so os ter em casa os ingredientes necessrios de preparar tais 18/05/04 14h4419 milhagem perdida, viagem forada, programas de fidelidade incompatveis ... [ Sicrano] - Quem so os concorrentes atuais e como a rivalidade? Lorem ipsum dolor naum dolor est balem dous dalem dolor es ipsum dolor est. - H barreiras entrada para novos competidores? Quais? Ipsum dolor naum dolor est balem dous dalem dolor es ipsum dolor est Naum dolor est balem dous dalem ameaa de substitutos? Quais? - H dolor es ipsum dolor est 18/05/04 14h53359 oportunidade de morar no mato, opes de conectividade, knowledge worker ... [ Beltrano] [Discutir ] [+] [++] [Balem dous dalem dolor es ipsum balem dous dalem dolor es ipsum ipsum. Dolor es ipsum balem dous dalem dolor es ipsum ipsum. 18/05/04 14h4359 necessidade de dieta, dvidas, receitas, ... [ Beltrano]

Voc sabe em que mundo vivem seus clientes? Descreva aqui suas premissas sobre o mundo de seus clientes. Olhe pela janela para o

O Mercado

nova idia ?

- Quem seu cliente essencial? Copiar para Documento de Projeto - Que necessidades (manifestas ou inconscientes) ele tem ? - Que desejos (manifestos ou inconscientes) ele tem?

16/19

Oficina Virtual de Negcios Inovadores: Prottipo de um Ambiente de Aprendizagem Baseada em Projeto

Claudio Dipolitto NEICT / UFF

Desta forma, o documento de projeto poderia, por exemplo, apresentar-se como ilustrado a seguir.
apoio

1o
Prospectar Projeto: Menu Empresa: Equipe Funo Nome

2o
Escolher

4o 5o Documento de ProjetoDefinir PN de Negcio Definir MN Gerir


Data: Verso:

3o

6o
Estudar

Lorem ipsum dolor naum dolor est balem dous dalem dolor es ipsum dolor est balem dous dalem dolor es ipsum balem dous dalem dolor es ipsum ipsum balem dous dalem dolor es ipsum

Conceitos

email O Negcio

- Viso do mundo: onde o negcio cria valor? - Viso do negcio: o que falta no mundo de seus clientes? Sumrio Executivo (mximo deViso da empresa: como sua empresa se diferenciar ? - 400 palavras)

rea de contedo padro do Documento de Projeto


Recursos

A Indstria
Ferramentas Exemplosrea transVoc sabe em que mundo vivem seus - Quem Descreva fornecedores e qual seu o poder declientes. Olhe pela janela para o clientes? so os aqui suas premissas sobre o mundo de seus barganha? portada do mundo l fora e tente ver o que est acontecendo, como as coisas esto mudando a vida das pessoas e o que elas precisam ou querem - Quem so os primeira viso: Visualizando o mundo. rivalidade? ou acham oportuno. Clique aqui, para saber mais sobre Aconcorrentes atuais e como a[Prof. Claudio] Frum de - H barreiras entrada ok, alterado ... ver novo texto abaixo ... [concorda Fulano] para novos competidores? Quais? Hoje em dia, nas grandes e mdias cidades, muitas pessoas que trabalham fora, no conseguem mais ir almoar em casa. - H ameaa de substitutos? Quais? Por outro lado, muita gente gostaria de poder escolher o que comer ao invs de aceitar as opes empacotadas dos restaurantes a La Carte...

O negcio > Viso do mundo: onde o negcio e qual seu o poder de barganha? - Quem so os clientes cria valor?

Criao

O Mercado
- Quem seu cliente essencial? - Que necessidades (manifestas ou inconscientes) ele tem ? - Que desejos (manifestos ou inconscientes) ele tem?

E na medida em que outras questes vo sendo debatidas, o documento segue evoluindo.


apoio

1o

2o

3o

Prospectar Escolher Definir MN Projeto: Lorem ipsum dolor naum dolor est balem dous dalem dolor es ipsum dolor est Menu Empresa: balem dous dalem dolor es ipsum balem dous dalem dolor es ipsum ipsum balem dous dalem dolor es ipsum Sumrio Executivo (mximo de 400 palavras) O Negcio

4o 5o 6o Documento Definir PN de Negcio de Projeto Gerir Estudar


Data:
Conceitos

Verso:

- Viso do mundo: onde o negcio cria valor? O negcio > Viso do mundo: onde o negcio cria valor? - Viso do negcio: o que falta no mundo de sobre o mundo de Voc sabe em que mundo vivem seus clientes? Descreva aqui suas premissasseus clientes? seus clientes. Olhe pela janela para o Recursos mundo l fora e tente ver o que est acontecendo, como as coisas estose diferenciar ? pessoas e o que elas precisam ou querem - Viso da empresa: como sua empresa mudando a vida das
ou acham oportuno. Clique aqui, para saber mais sobre A primeira viso: Visualizando o mundo. [Prof. Claudio] ok, alterado ... ver novo texto abaixo ... [concorda Fulano] Hoje em dia, nas grandes e mdias cidades, muitas pessoas que trabalham fora, no conseguem mais ir almoar em casa. Por outro lado, muita gente gostaria de poder escolher o que comer ao invs de aceitar as opes empacotadas dos A Indstria restaurantes a La Carte...

O negcio > Viso do negcio: o que falta nopoder de barganha? - Quem so os clientes e qual seu o mundo de seus clientes? Que valor voc pode criar para estes (potenciais) clientes? Descreva agora que coisas sua empresa poderia fazer para atender os Ferramentas Exemplos - Quem so Esta a segunda viso: visualize o negcio. [Prof. Claudio] clientes naquele mundo visualizado.os fornecedores e qual seu o poder de barganha? pega-paga, restaurante self-service, concorrentes atuais e como a rivalidade? - Quem so os preo-fixo ou a quilo...] [ Fulano] Neste mundo de comer fora, necessidade de rapidez, desejo de variedade e ter poder-de-escolha podemos imaginar H barreiras pagar pelo que novos competidores? Quais? diversas formas de-pegar o que quer eentrada para escolheu. e se voc permitir q. ameaa de substitutos? Quais? japons? [questiona Sicrano] - H o cliente cozinhe na mesa a la restaurante
A idea atrair o pessoal que gosta de cozinhar MAS no quer ter a trabalheira de lavar a loua, depois. Existem umas mesas especiais em certos restaurantes japoneses com local prprio para fritar a comida na hora. Pensa a respeito. gostei da idia! Legal, e alm disso eu poderia permitir que o cliente ... [concorda Fulano] Alm disso, poderamos avaliar a idea do cliente trazer alguns ingredientes especiais para dar seu toque pessoal e O Mercado secreto na receita. E quem sabe criar algo como uma competio entre amigos: um concurso de chefs por um dia. - Quem seu cliente essencial? no esqueam da mamadeira das crianas, ok? [complementa Sicrano]

- Que necessidades (manifestas ou inconscientes) ele tem ? - Que desejos (manifestos ou inconscientes) ele tem?

17/19

Oficina Virtual de Negcios Inovadores: Prottipo de um Ambiente de Aprendizagem Baseada em Projeto

Claudio Dipolitto NEICT / UFF

O documento segue mesclando o que selecionado do frum de criao e o que editado diretamente no documento pelos membros do time empreendedor em questo.
apoio

1o
Prospectar
Menu

2o
Escolher

3o
Definir MN

4o
Gerir

5o
Definir PN

6o
Estudar

Lorem ipsum dolor naum dolor estde Documento es ipsum dolor est Edio balem dous dalem dolor de Projeto balem dous dalem dolor es ipsum balem dous dalem dolor es ipsum ipsum balem dous dalem dolor es ipsum

Conceitos de Negcio

O Negcio O negcio > Viso do mundo: onde o negcio cria valor?


Voc sabe em que mundo vivem seus clientes? Descreva aqui suas premissas sobre o mundo de seus clientes. Olhe pela janela para o - Viso do mundo: onde o negcio cria valor? mundo l fora e tente ver o que est acontecendo, como as coisas esto mudando a vida das pessoas e o que elas precisam ou querem - Viso mais sobre A primeira falta no mundo mundo. [Prof. Claudio] ou acham oportuno. Clique aqui, para saber do negcio: o queviso: Visualizando ode seus clientes? Recursos

- Viso da ... [concorda Fulano] ok, alterado ... ver novo texto abaixo empresa: como sua empresa se diferenciar ? Hoje em dia, nas grandes e mdias cidades, muitas pessoas que trabalham fora, no conseguem mais ir almoar em casa. Por outro lado, muita gente gostaria de poder escolher o que comer ao invs de aceitar as opes empacotadas dos restaurantes a La Carte...

A partir do texto originado nas discusses eu (Fulano) sugiro a redao abaixo para a sesso 1.1 de nosso Projeto de Negcio: A Indstria

- Quem so os clientes e qual seu o poder de barganha? Exemplos - Quem so os fornecedores e qual seu o poder de barganha? 1.1. Viso do mundo: onde oos concorrentes atuais e como a rivalidade? - Quem so negcio cria valor? - H barreiras entrada para novos competidores? Quais? Nossas hipteses sobre o ambiente em que vivem nossos potenciais clientes so baseadas na viso de um - H ameaa de substitutos? Quais? mundo urbano, onde muitas pessoas trabalham longe de casa, tm pouco tempo e muitos afazeres, e j no podem desfrutar do conforto de almoar em casa durante a semana. Ferramentas

Texto editado por Fulano para Viso de Negcio no Documento de Projeto (a partir do que j tinha sido selecionado do Frum de Por outro lado, essas mesmasO Mercado cansadas (i) de esperar muito tempo para serem atendidas nos pessoas esto Criao). restaurantes a la carte, onde podemseu cliente essencial? - Quem pagar, e (ii) de ter poucas opes de escolher e montar as refeies conforme o paladar de cada-dia. necessidades (manifestas ou inconscientes) ele tem ? Que - Que desejos (manifestos ou inconscientes) ele tem? Edio deste Bloco Concluir

1. O negcio.

13. Projeto Fsico da Oficina: Primeiro Prottipo


O prottipo construdo e que ser testado nas turmas-piloto constitui uma verso parcial das especificaes elaboradas nos Projeto Conceitual e no Projeto Lgico, levando em conta as seguintes condies de restrio de domnio: o principal objetivo do projeto educacional e no tecnolgico, a saber, o que se pretende validar o modelo de construo colaborativa de conhecimento e a metodologia de aprendizagem baseada em projeto em um ambiente virtual apoiado na Internet; o prottipo est sendo construdo em funo da no disponibilidade de uma ferramenta pronta que suporte o ciclo de gerao de diversidade, seleo e combinao de forma integrada e colaborativa; trata-se de um projeto-piloto que visa realizar uma prova de conceito e no a construo de um produto acabado; uma vez demonstrada a utilidade educacional de um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa baseada em projeto e identificadas as limitaes da presente verso, uma verso produto pode ser especificada incorporando novos requisitos apontados pela realizao das turmas-piloto. Para o prottipo foram adotadas as seguintes simplificaes: as tarefas foram organizadas em uma nica fase, visando reduzir a durao das turmas-piloto; 6 a interface foi simplificada e adequada plataforma disponvel visando diminuir a quantidade de alteraes impostas a essa plataforma (uma vez que no propsito do projeto desenvolver uma nova plataforma do zero); Uma verso do projeto da Oficina foi posteriormente desenvolvida na plataforma de educao distncia Moodle para a Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ.

14. Sugestes para uma Verso Produto


Recomendamos que uma verso-produto da Oficina seja construda a partir das especificaes aqui apresentadas, incorporando a experincia das turmas-piloto e utilizando um ambiente de desenvolvimento e uma biblioteca de rotinas baseados em uma plataforma de software livre, de forma a facilitar e baratear sua ampla adoo por entidades sem fins lucrativos voltadas a fomentar o empreendedorismo e a inovao no Brasil.
6

Calandra/Domino 18/19

Oficina Virtual de Negcios Inovadores: Prottipo de um Ambiente de Aprendizagem Baseada em Projeto

Claudio Dipolitto NEICT / UFF

Referncias
ALLISON, Q., MCKECHAN, D., RUDDLE, A., MICHAELSON, R. (2002). A Group Based System for Group Based Learning. Computer Support for Collaborative Learning Conference Europe, Euro-CSCL 2001, Mar 22-24, Universiteit Maastricht, Maastricht, The Netherlands. AMARAL, A.L. (2000) "Conflito Contedo/Forma em Pedagogias Inovadoras: A Pedagogia de Projetos na Implantao da Escola Plural", FAE/UFMG, Mimeo apud Barbosa, E.F., Gontijo, A.F. e Santos, F.F. (2004) "Inovaes Pedaggicas em Educao Profissional: Uma Experincia de Utilizao do Mtodo de Projetos na Formao de Competncias", Boletim Tcnico do SENAC, v.30, n.2. BARBOSA, E.F., GONTIJO, A.F. E SANTOS,F.F. (2004) "Inovaes Pedaggicas em Educao Profissional: Uma Experincia de Utilizao do Mtodo de Projetos na Formao de Competncias", Boletim Tcnico do SENAC, v.30, n.2. CHEESMAN, R., HEILESEN, S.B. (1999) Supporting Problem-based Learning in Groups in a Net Environment. Computer Support for Collaborative Learning Conference, CSCL 1999, Dec. 12-15, Stanford University, Palo Alto, California. DART, P., JOHNSTON, L. SCHMIDT, C. (1995) Enhancing Project-Based Learning; Variations on Mentoring. Technical Report 95/31, 12 pages, Department of Computer Science of The University of Melbourne, Australia. DAVIES, G. (1998) "Improving the Quantity and Quality of Young Scientists and Engineers through Project-Based Learning: A Natinally-Assessed Platinum Award", Education + Training, V.40, n.2/3, pp. 91-94. DEACON, A., PAXTON, M., CARR, T. (2000), Creating a Project-Based Learning Environment for Commerce Courses by Customising an Office Suite. Conference on Information Technology in Tertiary Education, CITTE 2000, Jun 28-30, University of Port Elizabeth, Port Elizabeth, South Africa. DIPOLITTO, C. (2002) As Decises na Criao de um Novo Negcio, Revista Inteligncia Empresarial, n. 13, CRIE, COPPE/UFRJ. ENGEBRETSON, A. J., MEYSENBURG, M. M. (2003) Project-Based Courses. Midwest Instruction and Computing Symposium, MICS 2003, Apr 11-12, College of St. Scholastica, Duluth, Minnesota. FINCHER, S. PETRE, M. (1998) Project-Based Learning Practices in Computer Science Education. Frontiers in Education Conference, FIE 1998, Nov 4-7, Arizona State University, Tempe, Arizona. FUNG, P. (1996) Issues in Project-based Distance Learning in Computer Science. Journal of Distance Education, XI (2), 57-74. HERNNDEZ, F. (1998) Transgresso e Mudana na Educao: Os Projetos de Trabalho, ed. Artmed, Porto Alegre. JANNECK, M., BLEEK, W.-G. (2002). Project-based Learning with CommSy. Computer Support for Collaborative Learning Conference, CSCL 2002, Jan 7-11, University of Colorado, Boulder, Colorado. KOLODNER, J.L., NAGEL, K. (1999) The Design Discussion Area: A Collaborative Learning Tool in Support of Learning from Problem-Solving and Design Activities. Computer Support for Collaborative Learning Conference, CSCL 1999, Dec. 12-15, Stanford University, Palo Alto, California. O'SULLIVAN, D. (2003) "Online Project Based Learning in Innovation Management", Education + Training, V.45, n.2, pp. 110-117. PAPE, B., BLEEK, W.-G., JACKEWITZ, I., JANNECK, M. (2002). Software Requirements for Project-Based Learning CommSy as an Exemplary Approach. Proceedings of the 35th Hawaii International Conference on System Sciences, Hawaii, IEEE Computer Society. SADHANA P. (1999). An integrated approach to individual and collaborative learning in a web-based learning environment. Computer Support for Collaborative Learning Conference, CSCL 1999, Dec. 12-15, Stanford University, Palo Alto, California. TIESSEN, E.L., WARD, D.R. (1999) Developing a Technology of Use for Collaborative Project-Based Learning. Computer Support for Collaborative Learning Conference, CSCL 1999, Dec. 12-15, Stanford University, Palo Alto, California. WARD, D.R., TIESSEN, E.L. (1997) Supporting Collaborative Project-Based Learning on the WWW, Computer Support for Collaborative Learning Conference, CSCL 1997, Dec. 10-14, Univ. of Toronto/OISE, Toronto, Ontrio, Canada.

19/19

Potrebbero piacerti anche