Sei sulla pagina 1di 5

Alcoolismo.

O alcoolismo uma doena crnica, com aspectos comportamentais e socioeconmicos, caracterizada pelo consumo compulsivo de lcool, na qual o usurio se torna progressivamente tolerante (aceitao) intoxicao produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinncia, quando a mesma retirada. Com o consumo excessivo, o lcool causa alucinaes to terrveis quantas aquelas originadas pelo LSD. Como os barbitricos, pode causar ataques durante a abstinncia e, como a herona, induz ao coma e morte. O lcool um sedativo com efeitos tranquilizantes e hipnticos; portanto, embora a pessoa que beba possa experimentar alguma exaltao a princpio, o lcool mais deprime que estimula o sistema nervoso central. Por essa razo, pertence categoria mais perigosa das drogas: aquela com maiores probabilidades de matar por meio de uma overdose (excesso). O lcool reduz as restries e a responsabilidade da pessoa. Esses efeitos, no entanto, so, com frequncia, muito mais evidentes para os outros que para aquele que bebe. Ao beber, a pessoa pode tornar-se impulsiva e fala em excesso, comportando-se de maneira inoportuna, ofensiva ou, s vezes, violenta. Alm disso, a capacidade de discernimento e a concentrao so progressivamente afetadas, na medida em que o consumo de bebida alcolica aumenta. O indivduo que bebe pode andar cambaleando e ter alguma dificuldade para articular as palavras. Este estado geral alterado pode aumentar os riscos de acidentes.

Fatores genticos O alcoolismo tende a ocorrer com mais frequncia em certas famlias, entre gmeos idnticos (univitelinos), e mesmo em filhos biolgicos de pais alcolicos adotados por famlias de pessoas que no bebem. Estudos mostram que adolescentes abstmios, filhos de pais alcolicos, tm mais resistncia aos efeitos do lcool do que jovens da mesma idade, cujos pais no abusam da droga. Muitos desses filhos de alcolicos se recusam a beber para no seguir o exemplo de casa. Quando acompanhados por vrios anos, porm, esses adolescentes apresentam maior probabilidade de abandonar a abstinncia e tornarem-se dependentes.

Filhos biolgicos de pais alcolicos criados por famlias adotivas tm mais dificuldade de abandonar a bebida do que alcolicos que no tm histria familiar de abuso da droga.

Como identificar o alcoolismo Muitos indivduos quando se encontram em situaes e problemas dirios aos quais no conseguem resolver, buscam o refgio no lcool. Com isso os mesmos saem da realidade de suas vidas, se encorajam para resolver determinadas situaes dentre outros... Atravs desses resultados obtidos os indivduos comeam a se acostumar e acabada acontecendo a dependncia, onde o ato de beber socialmente passa a ser feito diariamente, vira um costume, no qual a pessoa no consegue sequer ficar um dia sem ingerir qualquer tipo de bebida alcolica. ( onde no tem mais controle e faz do lcool como algo que fosse essencial para sua vida). Fases do lcool. Fase 1 Adaptao Ocorre logo aps o primeiro contato com a droga. Nessa fase, o lcool serve de muleta, pois facilita o contato social. O indivduo sente-se bem quando ingere lcool. o caso do adolescente que vai, pela primeira vez, a um barzinho ou a um baile, toma um chope ou uma caipirinha, fica mais solto, mais alegre, ou da menina que v diminudos os sintomas da TPM e a inibio. Para eles, o lcool alivia a ansiedade, a angstia diante das dificuldades naturais da vida. Perodo em que a maioria desenvolve um mecanismo de tolerncia ao lcool e h uma adaptao do sistema nervoso central (SNC) a maiores quantidades da droga. Quem no conhece o jovem vencedor, brilhante no trabalho e nos estudos, feliz no amor, que vai a festas, bebe mais do que os outros, no se embriaga e ainda leva os o amigos bbados para casa. No dia seguinte, comum encontr-lo gabando-se de que bebida alguma o derruba. Infelizmente, nessa fase, comeam a surgir os apagamentos. Apagamento diferente de coma alcolico. No apagamento, a pessoa age sem registrar o que faz. Vai ao banco, paga contas, guarda o carro na garagem, atropela um pedestre, comete um homicdio e no se lembra de nada, mesmo que haja vtima, arma e testemunha diante de seus olhos. No final da segunda fase, a presso social se intensifica e provoca as paradas foradas, que podem durar meses e at anos, mas a doena continua em franco desenvolvimento e, surgindo uma oportunidade, ele volta a beber. Fase 3 Sndrome de Abstinncia Neste estgio da doena, a dependncia fsica est instalada e o lcool,, passa a ser o remdio que minora o sofrimento nas crises de abstinncia, que so dolorosas. onde

acontece a deteriorao fsica, mental e social evidente. Basta observar a figura ictrica, inchada, sem controle dos esfncteres, perambulando pelas ruas ou vtima de tremores, delrios e alucinaes, capaz de beber desodorante, lcool etlico, combustvel, perfume e at urina porque sabe que atravs dela parte do lcool ingerido ser eliminada. Srias complicaes de sade cirroses, neurites, psicoses, pancreatites, hemorragias de esfago e estmago, tumores malignos marcam a 3 fase.

Intoxicao Aguda O lcool cruza, com liberdade, a barreira protetora que separa o sangue do tecido cerebral. Poucos minutos depois de um drinque, sua concentrao no crebro j est praticamente igual da circulao. Os sintomas da intoxicao aguda so variados: euforia, perda das inibies sociais, comportamento expansivo (muitas vezes inadequado ao ambiente) e emotividade exagerada. H quem desenvolva comportamento beligerante ou explosivamente agressivo. Algumas pessoas no apresentam euforia, ao contrrio, tornam-se sonolentas e entorpecidas, mesmo que tenham bebido moderadamente. Segundo as estatsticas, essas quase nunca desenvolvem alcoolismo crnico. Com o aumento da concentrao da droga na corrente sangunea, a funo do cerebelo comea a mostrar sinais de deteriorao, provocando desequilbrio, alterao da capacidade cognitiva, dificuldade crescente para a articulao da palavra, falta de coordenao motora, movimentos vagarosos ou irregulares dos olhos, viso dupla, rubor facial e taquicardia. O pensamento fica desconexo e a percepo da realidade se desorganiza. Quando a ingesto de lcool no interrompida surgem: letargia, diminuio da frequncia das batidas do corao, queda da presso arterial, depresso respiratria e vmitos, que podem ser eventualmente aspirados e chegar aos pulmes provocando pneumonia entre outros efeitos colaterais perigosos. Em no-alcolicos, quando a concentrao de lcool no sangue chega faixa de 300mg/dl a 400 mg/dL ocorre estupor e coma. Acima de 500 mg/dL, depresso respiratria, hipotenso e morte. Metabolismo O metabolismo no fgado remove de 90% a 98% da droga circulante. O resto eliminado pelos rins, pulmes e pele.

Um adulto de 70kg consegue metabolizar de 5 a 10 gramas de lcool por hora. Como um drinque contm, em mdia, de 12 a 15 gramas, a droga acumula-se progressivamente no organismo, mesmo em quem bebe apenas um drinque por hora. O lcool que cai na circulao sofre um processo qumico chamado oxidao que o decompe em gs carbnico (CO2) e gua. Sndrome do blackout e da abstinncia Pode ocorrer em bebedores espordicos ou crnicos e caracteriza-se por amnsia que pode durar horas, sem perda de conscincia da realidade durante a crise. O blackout (ou apagamento) acontece porque o lcool interfere nos circuitos cerebrais encarregados de arquivar acontecimentos recentes. O lcool uma droga depressora do Sistema Nervoso Central. Para contrabalanar esse efeito, o usurio crnico aumenta a atividade de certos circuitos de neurnios que se opem ao depressiva. Quando a droga suspensa abruptamente, depois de longo perodo de uso, esses circuitos estimulatrios no encontram mais a ao depressora para equilibr-los e surge, ento, a sndrome de hiperexcitabilidade caracterstica da abstinncia. Seus sintomas mais frequentes so: tremores, distrbios de percepo, convulses e delirium. Reconhecimento da dependncia e reabilitao Uma das caractersticas mais importantes do alcoolismo a negao de sua existncia por parte do usurio. Raros so aqueles que reconhecem o uso abusivo de bebidas, passo considerado essencial para livrarem-se da dependncia. As recomendaes atuais para tratamento do alcoolismo, envolvem duas etapas: a) Desintoxicao Geralmente realizada por alguns dias sob superviso mdica, permite combater os efeitos agudos da retirada do lcool. Dados os altssimos ndices de recadas, no entanto, o alcoolismo no doena a ser tratada exclusivamente no mbito da medicina convencional. b) Reabilitao Alcolicos annimos Depois de controlados os sintomas agudos da crise de abstinncia, os pacientes devem ser encaminhados para programas de reabilitao, cujo objetivo ajud-los a viver sem lcool na circulao sangunea.

Potrebbero piacerti anche